close

Mais Blog

Os Bastidores dos 6 Meses do Viver de Blog: 217.293 Visitas, 10.735 Emails, 1.582 Comentários

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 18 de novembro de 2013
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

bastidores-viver-de-blog

Words have the power to destroy or heal. When they are both true and kind, they can change the world. ~ Buddha

Antes de mostrar a você todos os números, estratégias e resultados nesses 6 incríveis meses do Viver de Blog, quero contar a você uma rápida história sobre o poder das palavras.

Sim, as palavras possuem o poder de destruir ou curar. Quando verdadeiras e generosas, elas podem mudar o mundo. Essa é uma das minhas frases favoritas porque a minha “cura” estava nas palavras e eu só consegui enxergá-la após um acidente, que mudou a minha vida.

Você conhece esse caminho de vida: “Estude na escola e obtenha as melhores notas para entrar numa faculdade. Estude na faculdade e obtenha as melhores notas para conseguir um emprego seguro. Estude no seu trabalho e obtenha as melhores notas (avaliações) para conseguir ser promovido e garantir uma boa aposentadoria.”

Essa era a visão de trabalho e vida que eu tinha no início dos meus 19/20 anos, há cinco anos atrás. Empreender era uma tarefa apenas de “quem nasceu para isso”. Era muito arriscado sob o olhar de uma família de engenheiros e viver de blog ou de receitas na internet, parecia coisa de malandro, que deseja se aproveitar dos outros.

Porém, a sensação na realidade era de um hamster numa roda, correndo o máximo que podia sem sair do lugar. Na faculdade, ninguém estudava para aprender, mas sim para passar nas provas e obter uma boa nota. No trabalho, as pessoas são recompensadas pelo tempo de trabalho e não pela qualidade desse trabalho. Estava na hora de dar um basta nisso.

Como estudante de economia na UFRJ, resolvi criar um blog sobre investimentos e publicar artigos no meu tempo vago. No final do dia, olhava as estatísticas do site e via 10, 20 visitas. Talvez meus pais, familiares ou amigos próximos liam o blog. Era muito pouco, mesmo eu achando que meus artigos eram a nova maravilha do mundo.

Até que…

Na véspera do início das aulas da faculdade, sai com uns amigos para jogar uma pelada e numa dividida mais forte quebraram a minha tíbia e fíbula da perna direita. Na hora, não acreditei no que acabara de acontecer e imaginava que talvez nunca voltaria a andar, ou ficaria manco, ou nunca mais seria o mesmo jogando bola ou correndo, atividades que sempre pratiquei em minha vida.

Entretanto, quebrar a minha perna direita foi a melhor experiência de vida que tive. Mesmo carregando uma haste de titânio, 6 parafusos e mais de 18 pontos ao longo da perna, eu aprendi muito em pouco tempo.

Eu reconheci que tempo é nosso bem mais precioso. E quando você percebe que, em questões de segundos, um acidente pode mudar completamente sua vida, você passa a dar valor para o que realmente importa.

Após esse dia, eu estava decidido a sempre entregar o meu melhor, sem desculpas, sem enrolações. Essa filosofia de vida estava valendo para minha recuperação, para o que gostava de estudar, para a minha saúde e minha família.

Um ano após a operação, eu já havia esquecido o que era sentir dor e que ainda existia um metal dentro da minha perna. Voltei a jogar bola melhor do que antes, bati meu recorde na corrida de 10km com tempo de 42:05, compartilhei toda experiência e luta da recuperação nesse artigo que hoje tem mais de 700 comentários e, claro, estudei bastante sobre investimentos e sobre como Viver de Blog.

O HC Investimentos cresceu ao ponto de alcançar 1.000.000 de visitas. O eBook Alocação de Ativos foi o primeiro a bater os 150º de temperatura (maior nível de vendas possível) no Hotmart e, no dia 07/11/2013, o Viver de Blog comemorou 6 meses de “vida”, com 217.293 visitas, 10.735 emails cadastrados e 1.582 comentários.

Infelizmente, tive de quebrar minha perna e ver minhas esperanças de jogar futebol e correr destruídas para aprender que as palavras tem o poder curar. Que os livros e o conhecimento de pessoas experientes e confiáveis eram a minha válvula de escape para fugir dessa corrida de hamster, da dor de não poder andar por semanas e correr por meses.

Eu estava me apoiando nas sábias palavras de inteligentes mestres, nos ombros de gigantes, que me ensinariam grande parte do que sei hoje sobre investimentos e marketing digital, buscando minha independência e liberdade para trabalhar na internet, como e quando eu quiser.

Por esse motivo, eu sou grato pelo caminho que tive de passar para chegar nesse estágio atual e nada me motiva mais do que mostrar a pessoas como você que, quando você junta conhecimento e energia, nada pode separar você de seus sonhos.

Nunca duvide do poder das palavras.

Não existe nenhuma riqueza como conhecimento e nenhuma pobreza como a ignorância ~Ali ibn Abi-Talib

Nesse artigo, mostrarei um pouco mais sobre o crescimento do Viver de Blog em diversos pilares para que você possa pegar e aplicar algumas dicas para seu site/negócio e possa obter resultados ainda melhores.

Se você ainda não tem o seu próprio blog, confira este artigo aqui sobre como criar um blog do absoluto zero.

Ah, também compartilharei uma excelente surpresa que venho (de forma bem discreta e quieta) trabalhando dias e noites nesses últimos meses. Portanto, não esqueça de ler até o final desse artigo.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

Por Dentro das 217.293 Visitas em 6 Meses

audiencia

Antes de iniciar esse projeto do Viver de Blog no mercado de Marketing Digital, algumas pessoas me chamavam de louco. “Por que você vai entrar no mercado mais difícil e mais disputado começando do zero?” eles diziam.

E eu respondi: “Porque é o mercado que precisa de mudanças urgentes em sua transparência, design, qualidade de conteúdo e acredito que posso ajudar com meu aprendizado, nem que seja de forma modesta”.

Ao contrário de gurus que “guardam milagrosos segredos” para enriquecer rapidamente, você encontra aqui no Viver de Blog transparência, honestidade e praticidade para transformar estratégias e conhecimento em resultados.

Agora você entrará nos bastidores desses 6 meses de “vida” do Viver de Blog e verá como cada quebra-cabeça foi se encaixando para que o blog alcançar esses números.

As 217.293 Visitas em Diferentes Escalas Temporais

Separei em 3 partes os gráficos sobre a evolução das visitas nos seis meses de vida do Viver de Blog.

Visitas Diárias

Visitas Diarias

O dia de lançamento foi inesquecível e você pode entender o porquê. Quase 5.000 visitas no primeiro dia do blog, o que mostra o poder de um lançamento minimamente bem estruturado.

Os demais picos de visitas são publicações de novos artigos, que recebem uma ótima quantidade de tráfego devido a lista de email e a rápida divulgação nas redes sociais.

Pelo gráfico, talvez não seja possível ver uma evolução real das visitas com o tempo, mas o gráfico semanal abaixo ajuda.

Visitas Semanais

Visitas Semanal

Agora fica mais claro ver que, após as 2 primeiras fortes semanas, o Viver de Blog vem recebendo mais visitas, semana após semana.

Visitas Mensais

Visitas Mensal

O gráfico mensal só confirma o gráfico semanal.

Ah, a última semana, assim como o último mês apresentam uma queda porque não possuem o seu período completo, já que a periodicidade desses dados vão de 07/05/2013 até 06/11/2013, completando os 6 meses.

100.000 Páginas Visitadas Somente em Outubro

100k Pageviews Outubro

Em termos de páginas visitadas, foram 388.361 no total, o que dá uma média de 1,79 páginas por visitantes.

Porém, o que mais chama atenção nos dados é que mais de 1/4 (25%) das 388.361 páginas visitadas ocorreu somente em Outubro, quando o blog alcançou 100.114 páginas visitadas nesse mês.

Estatísticas das Visitas

estatisticas-visitas

Abrindo ainda mais os números e dados, você poderá ver exatamente as estatísticas por trás de todas essas visitas no site.

Visitas por Cidade

Visitas por Cidade

Eixo SP-RJ com mais de 25% de todas as visitas.

A surpresa dos números foi ver Curitiba em 4º lugar com 3,31% de todas as visitas no período. Um abraço pra galera de Curitiba. 🙂

63,39% são novos visitantes

63,39- nova visita

Esse é um padrão que costumo observar nos meus sites, com 60-70% de novas visitas.

Gosto quando o número fica entre essa faixa ou até um pouco abaixo de 60% porque indica que uma boa parcela dos leitores (30%-40%) estão voltando ao blog para ler mais artigos.

Sites cujos novos visitantes representam mais de 90% precisam tomar bastante cuidado, já que eles devem depender muito das buscas orgânicas no Google para suas visitas e/ou não estão trabalhando bem o relacionamento com seus leitores.

Conforme veremos mais abaixo no artigo, depender de uma única fonte de tráfego é o caminho mais rápido para o fracasso de um site.

O inglês dos US é mais forte do que o português de Portugal: What's happening?

85- pt e 10- en

Foi uma grande surpresa saber que mais de 10% de todas as visitas do Viver de Blog são de língua americana.

Esperava que o 2º lugar dessa lista fosse de o português de Portugal.

O Viver de Blog pelo Mundo

mundo todo visita VdB

Como é bom ver esse gráfico bem azul!

Ele mostra que o conhecimento transmitido aqui pelo site está chegando a diversos lugares do mundo. Não importa onde você esteja, com acesso a internet, você pode transpor qualquer barreira de conhecimento. Se você está em algum desses lugares mais distantes, deixe um comentário ao final do artigo para saber mais sobre você e sua experiência longe do Brasil. 🙂

Abaixo ao Internet Explorer!

Chrome 71,39- | IE apenas 4,5-

Internet Explorer apenas em 4º lugar no ranking de browsers aqui no Viver de Blog.

Esses números mostram até certo ponto a maturidade do público do Viver de Blog com relação a tecnologia, já que, infelizmente, o IE é um browser capenga que demora a adotar novidades para melhorar a experiência do usuário.

Pessoalmente, sou fã do Safari, mas também uso o Chrome como segundo navegador, sendo este a preferência número #1 dos leitores, com amplo domínio de 71,39%.

Site Responsivo: Vale a pena?

91,12- Desktop

91,12% das visitas do blog são originadas através de Desktops, ou seja, de um computador ou laptop.

Isso significa que você deveria ignorar as visitas via mobile ou tablet?

É claro que não. Há pouco tempo atrás, as visitas não-desktop no HC Investimentos estavam em 3%. Hoje, no Viver de Blog, já estão em torno de 9%, mostrando um rápido crescimento da utilização de aparelhos móveis para leitura na web.

Estudos ainda estimam que em 2016, o tráfego na internet pelos dispositivos móveis será maior do que computadores e laptops juntos.

O Viver de Blog é um totalmente responsivo, já preparado para esse grande tendência. E você: Já está preparado?

Em Tablets e Mobile, Apple ainda domina

Apple 56,16-

Olhando apenas para os números de dispositivos móveis, aparelhos da Apple lideram as visitas aqui no Viver de Blog com mais de 50%.

Você acredita que criar um blog é pra quem entende de ferramentas e softwares? Eu vou te mostrar o passo-a-passo para você criar um blog do zero ao longo de 7 aulas práticas (100% grátis). Comece agora mesmo!

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Fontes de Tráfego

fontes-de-trafego

Os números de tráfego por si só dizem apenas uma pequena parte da história. Mais importante, é analisar de onde veio todo esse tráfego e entender quais são as fontes de tráfego que trazem mais visitas, capturam mais emails e até mesmo geram mais receitas.

A diversificação das fontes de tráfego

Tipos de Tráfego - Bem Diversificado

Como disse anteriormente, depender de uma única fonte de tráfego é o caminho mais rápido para o fracasso.

Basta essa fonte de tráfego mudar suas regras e você estará perdido, sem visitantes para o seu site.

Perceba na imagem acima como as fontes de tráfego para o Viver de Blog são muito bem diversificadas.

O tráfego direto, aquele que os leitores salvam nos favoritos ou acessam diretamente o site, é o mais popular com 25% das visitas de todo o site.

Para minha surpresa, o Facebook ficou em 2º lugar com 17,82%. Provavelmente, é o resultado de conseguir uma fanpage com mais de 100.000 fãs, postar diariamente, interagir vez ou outra nos grupos de marketing digital e receber visitas através do pessoal que compartilha artigos e recomenda-os para seus amigos.

Se juntarmos todas as fontes do Facebook (referral, darkposts e m.facebook), teríamos mais de 28,94% de visitas vindas somente do Facebook. Essa última são visitas via mobile e darkposts são uma estratégia com anúncios para trazer tráfego qualificado para um site através de um custo muito barato. (Ainda estou coletando alguns dados para validar esse tipo de estratégia)

Fechando o TOP 3, as buscas orgânicas vindas do Google são uma ótima fonte de visitas com 14,81%, que irei detalhar mais abaixo.

A Avalanche de Buscas Orgânicas

Avalanche Busca Orgânica - Mais de 600 visitas por dia agora

Esse é um daqueles gráficos que podem “dizer” mais do que várias palavras. Vou tentar compartilhar algumas delas de forma mais prática e resumida aqui.

1. Não faça do SEO sua prioridade quando estiver começando um site.

No primeiro dia do Viver de Blog me perguntaram nos comentários qual era o impacto do SEO em um novo site e respondi que era praticamente zero. No início, você tem poucos artigos com baixo compartilhamento social, poucos backlinks e seu domínio ainda não possui muita relevância.

Portanto, um bom caminho a seguir no início de um blog é procurar parcerias, estreitar o networking e conseguir emplacar artigos que se compartilham sozinhos, como o 30 sites e artigos sobre Marketing Digital que publiquei no dia do lançamento do Viver de Blog.

2. O trabalho de Keyword Research e SEO é como Juros Compostos.

Juros Compostos são aqueles que crescem numa proporção exponencial ao invés de linear, o “famoso” juros sobre juros.

Para sites, gosto do termo avalanche de tráfego, porque quando se pega velocidade, é como uma bola de neve descendo a montanha, ganhando velocidade e força.

Perceba como o gráfico vai crescendo semana após semana, à medida que o domínio e os artigos do Viver de Blog tornam-se mais relevantes para as pesquisas no Google.

3. Faça com que as Atualizações do Google ajudem você ao invés de atrapalharem.

Esse ano tem sido marcado por diversas atualizações do Google, o que está tirando muita gente do mercado. O mundo do search mudou e muito nos últimos anos. Criar um conteúdo de qualidade e se preocupar com a experiência do usuário no site é cada vez mais importante, ao invés de focar apenas em técnicas para conseguir backlinks, otimização de keywords no artigo e toda a parte técnica do SEO.

Artigos que trazem mais cliques orgânicos

Artigos que trazem mais cliques orgânicos

Separei para você as páginas que mais trazem visitas orgânicas aqui no Viver de Blog.

Todas as páginas estão muito bem rankeadas no Google para uma determinada palavra-chave e conseguem gerar um fluxo crescente de visitas, conforme vimos anteriormente na avalanche das buscas orgânicas.

A homepage do Viver de Blog está em primeiro na lista porque muitas pessoas fazem buscas no google por “Viver de Blog” ou “viverdeblog” para encontrar esse site. Quanto mais forte a sua marca, melhor o posicionamento dela nas pesquisas.

Esse fator de branding e a quantidade de cliques a partir de uma palavra-chave é o que faz empresas aéreas como Azul e Gol estarem em primeiro lugar quando você pesquisa por essas palavras-chave.

Caso não fossem grandes empresas, você poderia encontrar resultados relacionados a cor azul e o que é um gol no futebol.

Facebook detém 86,64% de visitas entre as redes sociais

Facebook 86,64- de visitas de redes sociais

O Facebook é atualmente a rede social mais completa e com maior número de usuários.

Por esse motivo, busquei aplicar meus maiores esforços nessa rede social, através do crescimento da fanpage, atualizações diárias e participação em grupos relacionados a Marketing Digital, além de anúncios também. Saiba mais sobre como fiz isso aqui.

Desse modo, 86,64% de todas as visitas vindas através das redes sociais são geradas pelo Facebook. LinkedIn (que surpresa!) e Twitter ficam logo atrás com 10,04% juntos.

Pensando nos infográficos que publico no Pinterest, esperava uma maior visitação através dessa rede social, mas parece que a rede social ainda é muito pouco utilizada aqui no Brasil.

O crescimento rápido de um blog não é tarefa fácil. Porém, você pode cortar caminhos se conhecer algumas estratégias de Growth Hacking. Interessou? Então saiba mais aqui.

Contéudo

escrever-artigo

Escrever, escrever, escrever. Há pouco tempo me perguntaram sobre como fazer para escrever bem. Minha resposta foi simples: leia muito.

Cada pessoa possui um estilo de escrita diferente, assim como sua personalidade. Porém, ao ler bastante, seja através de livros, blogs ou cursos online, você entende melhor como se comunicar de forma mais clara e direta. Quanto mais você praticar, melhor a sua escrita ficará.

Nessa parte de conteúdo, vou compartilhar com você quais foram os artigos que receberam mais visitas, como é o ciclo de vida de um artigo e o que fazer para ressuscitar artigos velhos e “mortos”.

As Páginas com Mais Pageviews

Artigos com Mais Pageviews

A primeira página é a Homepage do Viver de Blog, sendo a que possui o maior número de pageviews, representando 16% de todo o site.

A página sobre também é muito visitada, devido ao destaque que ela recebe através da sidebar, dos links internos e do compartilhamento social, quando a assinatura da lista de email é confirmada.

Em relação aos artigos, o infográfico sobre a Psicologia das Cores é o maior sucesso de conteúdo aqui no site, com mais de 30.000 pageviews, mais de 100 comentários e 6.000 (!) compartilhamentos em menos de 2 meses. Ele é a prova de que quanto mais tempo você investe em um conteúdo bem pensado, com uma boa estratégia de divulgação, maiores são as chances dele viralizar.

Os artigos sobre as melhores imagens para facebook ads, como gerar mais tráfego, a verdade sobre ganhar dinheiro online e os melhores plugins para wordpress também possuem uma ótima aceitação dos leitores.

Veja abaixo como esses artigos ganharam força logo após serem publicados.

Infográfico sobre a Psicologia das Cores

Psi-Cores

O lançamento de qualquer artigo aqui no Viver de Blog tende a ser o momento de maior pico de tráfego e pageviews para um conteúdo.

Isso ocorre porque a crescente e responsiva lista de email traz, na maioria das vezes, mais de 1.000 leitores do Viver de Blog para o novo artigo. Quando se trata de infográficos, esse número pode ultrapassar 1.500 leitores em um único dia.

Além disso, a divulgação nas redes sociais ajuda o novo conteúdo se espalhar pela web.

Após o período inicial de publicação, ocorre uma queda natural, já que o novo já não é mais tão novo. Para “ressuscitar” velhos artigos costumo usar 3 principais estratégias:

  1. Linkagem interna em novos artigos
  2. Republicação nas redes sociais
  3. Pequeno investimento em Facebook Ads

A alta visitação desse infográfico no início de novembro se deve ao melhor posicionamento no ranking do Google (experimente pesquisar “psicologia das cores” e clique no meu link) e aos anúncios via Facebook.

As melhores imagens para facebook ads

Imagem Facebook Ads

O pico de novembro desse artigo também se deve ao investimento em Facebook Ads, quando o artigo viralizou em um único dia, conseguindo (sozinho) mais de 5.000 pageviews através um preço inferior a R$ 0,05 por clique.

Conheça nosso infográfico sobre marketing viral aqui.

Buscas no site: Facebook, MailChimp, Ferramentas e Temas

Buscas por Facebook, MailChimp, Ferramentas e Temas

Analisando as principais buscas pelo Viver de Blog, percebo que existe uma demanda de informações sobre:

  • Facebook
  • Mailchimp (link afiliado).
  • Ferramentas
  • Temas

1.582 comentários – média de 68 por post

1582 comentários - média de 68 por post

Esse é um dos dados que mais me impressionou.

Afinal, 1.582 comentários em apenas 23 posts significa que a média de comentários por artigo é de 68. Completamente surreal, se você olhar diversos blogs em qualquer nicho de mercado.

Melhor ainda é ler comentários motivadores como esses abaixo:

comentarios-vdb

Muito obrigado a todos vocês que já deixaram um comentário aqui no site. Eles são meu melhor indicador de que estamos caminhando juntos corretamente nessa longa jornada.

Sei também que existem muitos leitores silenciosos que lêem tudo que podem aqui no site, mas nunca deixaram comentários.

Eu mesmo faço isso em diversos sites lá fora, mas apareça hoje aqui nos comentários desse artigo, nem que seja para se apresentar. Adoraria saber mais sobre você. 🙂

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Uma análise do crescimento da lista de emails do Viver de Blog: De 0 a 10.735 em 6 meses

email

Email continua sendo minha forma preferida de comunicação com leitores e potenciais clientes.

O design do Viver de Blog é otimizado para capturar emails, mas será que ele cumpriu sua tarefa de incentivar leitores a colocarem seus emails para receber todas as novidades do site?

Os números não me deixam mentir. De 0 a 10.735 emails em apenas 6 meses, no mercado mais difícil e disputado como o de marketing digital, parece ser um ótimo resultado.

Vamos ver todos os detalhes desse crescimento. Espero que as informações possam ajudar você a priorizar ainda mais sua lista de emails. Caso precise de dicas mais diretas, leia esse artigo para saber como capturar mais emails e esse artigo para otimizar suas campanhas de email.

Qual é o botão que mais captura emails no site?

Qual botão Captura mais Email no site

Ter acesso a esse tipo de informação é fundamental para você entender a experiência do usuário no seu site e identificar os melhores pontos para captura de email.

Os números acima mostram que o o super campo de captura de email na homepage (home-header), conhecido como Feature-Box, foi responsável por 31.47% de todas as inscrições na lista de email. É um resultado fantástico, dado que pouquíssimos sites utilizam esse recurso.

Na própria entrevista com o Rafael Seabra sobre design para conversão, comentamos sobre a eficiência desse tipo de otimização em sites.

A sidebar com box de captura flutuante, que desliza junto com a rolagem da tela pelo leitor, também teve ótimos resultados, de 20,24%.

Outro ponto importante para o crescimento da lista de emails foi a captura de emails no topo de cada artigo. Novamente, esse é outro ponto inexplorado na grande maioria dos blogs e, para minha surpresa, teve uma aceitação excelente.

Esses 3 pontos juntos foram responsáveis por mais de 70% de toda a captura de emails. Existe, portanto, uma grande oportunidade em capturar emails que poucos blogs exploram e você pode ser um deles.

Não tenha medo de adicionar mais caixas de captura de email pelo seu blog, mas lembre-se que a usabilidade e uma boa experiência do usuário sempre vem em primeiro lugar. Portanto, nada de exageros.

Qual página captura mais Email no site?

Qual página captura mais Email no site

Após matar a curiosidade sobre qual caixa de captura consegue o maior número de emails, fui logo verificar quais são as páginas mais eficientes no crescimento da lista de email.

Se você relembrar o gráfico desse artigo com as páginas com maior número de pageviews, irá perceber uma forte correlação entre mais visitas e mais emails.

A maior diferença aqui é a página sobre, que estava em lugar em pageviews (6,41%), agora está em lugar em captura de emails (23,19%)

Evolução da lista de emails do Viver de Blog

evolução lista VdB

Aí está a evolução real da lista de emails do Viver de blog para você comprovar dia após dia como foi esse crescimento.

Perceba que, apesar de pequenos picos, a linha de tendência (em cinza fraco pontilhado no gráfico) mostra o crescimento natural da lista, que atualmente vem recebendo mais de 100 novos emails por dia. S-u-r-r-e-a-l.

E para conhecer melhor o potencial do seu site através do Google Analytics não deixe de ler este artigo sobre o assunto.

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade