Mais Receitas

Como ganhar dinheiro com blog mesmo sem ter uma audiência gigantesca (fuja dos maiores erros cometidos por amadores)

banner-como-ganhar-dinheiro-com-blog

Como ganhar dinheiro com blog? Essa é a pergunta que mais recebo desde que criei o Viver de Blog.

O fato de ter um blog sem anúncios sempre instigou a curiosidade das pessoas: como será que é possível ganhar dinheiro com blog sem depender de cliques?

O Viver de Blog não possui anúncios do tipo Adsense, não possui banners e não aceita nenhum tipo de artigo patrocinado.

Um fato inusitado, especialmente quando comecei, há alguns anos atrás.

Mesmo hoje em dia, basta você acessar os mais diversos tipos de blogs e sites, e ainda encontrará quem acredita neste tipo de receita para ganhar dinheiro com blog.

A eficácia deste tipo de estratégia só diminui ano após ano.

O problema deste modelo de monetização é que você precisa de uma quantidade absurda de tráfego contínuo para conseguir gerar alguma renda.

Isso vale para site ou blog quanto para seu canal do YouTube.

Além da perda do poder de gerar receita, um blog repleto de anúncios atrapalha a navegação dos seus leitores. Resultando em uma péssima experiência e espantando quem poderia virar um cliente seu e gerar muito mais lucro.

Existe outra maneira de ganhar dinheiro através de um blog? Sem dúvidas!

Nesse artigo você vai aprender que é sim possível descobrir como ganhar dinheiro com blog  de verdade. E não apenas alguns centavos.

E o melhor de tudo: sem comprometer a experiência do seu usuário. Ou melhor, atraindo ainda mais clientes para seu negócio.

Para que você saiba como ganhar dinheiro com blog, vou mostrar para você toda a estratégia por trás do modelo de monetização do Viver de Blog.

Portanto, continue lendo para saber mais sobre:

Parece interessante? Então compartilhe com seus amigos para que cada vez mais pessoas descubram como ganhar dinheiro com blog, viver de acordo com seu propósito e ainda espalhar conteúdo de qualidade.

Por que você precisa apostar no Inbound Marketing para ganhar dinheiro com blog

como-ganhar-dinheiro-com-blog

Se você assiste vídeos no YouTube, já deve ter passado por essa situação nada agradável.

Você está prestando atenção no conteúdo do vídeo e, de repente, sem aviso algum, um anúncio começa a ser transmitido no meio do seu vídeo.

Interrompendo contra a sua vontade a programação que você escolheu assistir naquele momento.

Não sei você, mas eu realmente não gostei nem um pouco dessa atualização do YouTube.

Além de exibir anúncios no início dos vídeos, agora permite que o usuário seja interrompido, na minha opinião, um dos piores jeitos de chamar a atenção.

Exatamente como acontece na televisão, no rádio e até mesmo nas mídias impressas como jornais e revistas, onde os anunciantes tentam chamar sua atenção para seus produtos e serviços, interrompendo uma programação que é do seu interesse.

Na internet, os pop-ups de propagandas fazem esse papel de interrupção, assim como anúncios de mal posicionados ou em exagero, entre outros.

Que o método de interrupção, a base do Outbound Marketing ou Velho Marketing ainda funciona, ninguém duvida. Porém, essa estratégia agressiva e intrusiva vem perdendo cada vez mais relevância.

Você já ouviu falar de banner blindness ou algo como cegueira a banners?

Basicamente estamos tão acostumados a ver anúncios espalhados por toda a parte que já nem prestamos mais atenção a eles.

Se a eficácia do Velho Marketing está diminuindo, para realmente descobrir como ganhar dinheiro com blog, você precisa apostar no Inbound Marketig ou o Marketing da Permissão.

O Inbound Marketing não permite que você compre ou interrompa a atenção da sua audiência. Sua estratégia é baseada em ganhar seu interesse.

Um exemplo claro disso é quando você decide assinar uma lista de emails, como a do Viver de Blog.

Inclusive se você ainda não assina, coloque seu email aqui embaixo para receber todas os nossos conteúdos gratuitos.

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Ao assinar nossa lista, você recebe um email, pedindo a confirmação do seu cadastro. Você é livre para receber, assim como é livre para deixar de receber.

Os softwares de email marketing, como MailChimp (link afiliado), estão cada vez mais do lado da confirmação em 2 passos, para favorecer o usuário.

Principalmente no Marketing Digital o Inbound apresenta resultados muito superiores ao OutBound Marketing, sendo responsável por 90% dos cliques na web e apresentar um baixo custo na aquisição de um novo cliente.

Para saber mais sobre o Novo Marketing, confira três dos nossos conteúdos sobre o assunto:

Portanto, para conhecer os segredos sobre como ganhar dinheiro com blog, você primeiro precisa conquistar o interesse da sua audiência com excelentes conteúdos gratuitos e aos poucos ganhar sua confiança.

Quer saber como ganhar dinheiro com blog? Primeiro, conquiste a confiança da sua audiência

como-ganhar-dinheiro-com-blog-001

No artigo que escrevi sobre “Como criar um blog de sucesso do absoluto zero”, falei sobre a importância de escolher um assunto relacionado à sua habilidade única na hora de criar um blog.

Ao contrário do que muitos gurus dizem por aí, ganhar dinheiro com blog dormindo, sem fazer nenhum tipo de investimento ou dedicar tempo e esforço é uma grande mentira.

Ou seja, se você quer fazer do blog um meio de vida, terá que muitas vezes trabalhar 10, 12 até 14 horas por dia.

O que não costuma ser um problema quando fazemos aquilo que está alinhado a nosso propósito de vida.

No entanto, se você pensa em criar um blog para ganhar rios de dinheiro, desista. Talvez você encontre outras opções melhores para você.

Mas o principal ponto desta questão é: se você só coloca o foco na venda e não gosta do que faz e não está preocupado de verdade com seu público, as pessoas irão perceber.

E não irão confiar em você!

Ao ler seus artigos, ver seus vídeos e cair nas páginas de venda de seus produtos, elas avaliam sua confiança na frente de qualquer outra coisa.

Se você parece mentir ou demonstra apenas empurrar um produto, se preocupando com a comissão, elas irão sentir isso e a confiança delas por você irá cair.

Porém, se você conseguir gradativamente conquistar a confiança de seus leitores, através de artigos de qualidade e dicas que os ajudem a resolver problemas, eles irão colocá-lo em um nível mais alto em seu “medidor de confiança”.

Quanto mais seus leitores confiarem em você, mais oportunidades de vender um produto/serviço você terá, porque eles sabem que você não está empurrando algo, mas oferecendo uma maneira de solucionar um problema, uma aflição ou a falta de um conhecimento.

Não há nada de errado em ganhar dinheiro com blog. Desde que você jamais o coloque na frente da confiança que a sua audiência tem por você.
banner-como-ganhar-dinheiro-com-blog

Geração de tráfego: necessário, mas não suficiente para realmente saber como ganhar dinheiro com blog

como-ganhar-dinheiro-com-blog-002

Vou ser honesto: gerar uma avalanche de tráfego não é tarefa fácil. Especialmente se você está criando seu Blog do Zero, o início pode ser até mesmo frustrante.

Alguns demoram meses e meses até começar a colher os resultados de seus esforços. Outros acabam por desistir no meio do caminho, por acreditarem que não terão sucesso.

A verdade é que, se gerar um pouco de tráfego já exige muito esforço, paciência e conhecimentos em SEO, imagine conseguir na proporção necessária para ganhar dinheiro com blog através de anúncios.

Só que você não precisa ter uma lista de 150 mil inscritos nem atingir o patamar de 8 milhões de visitas para começar a entender como ganhar dinheiro com blog.

Os modelos mais tradicionais de monetização de blogs são 100% apoiados em quantidades massivas de tráfego. São elas:

  1. Cliques em anúncios espalhados pelo blog;
  2. Anúncios e postagens patrocinadas por grandes marcas.

Já falamos da primeira opção aqui.

Além de irritar o usuário pela poluição visual causada pelos anúncios, grande parte das pessoas já ignora automaticamente este tipo de abordagem intrusiva, podendo, inclusive, abandonar sua página.

A segunda opção também depende de uma quantidade absurda de tráfego. Grandes empresas, de qualquer que seja o mercado, estão apostando em influenciadores digitais.

Porém, elas procuram por pessoas que possuem números expressivos de seguidores nas redes sociais e um número de pelo menos 100 mil acessos mensais no blog, dependendo do nicho.

Afinal, quanto mais pessoas acessarem aquele conteúdo, maior será o alcance da marca em relação ao público final.

E quanto maior sua audiência, maior o preço que você poderá cobrar por este tipo de postagem.

Além da grande exigência de tráfego, ao investir somente neste modelo de monetização você ficará dependente do interesse de outras empresas em você e seu blog e ainda poderá desagradar sua audiência.

Especialmente se não sinalizar um post patrocinado. E pior: não recomendar marcas que acredita, mas sim, qualquer uma que oferece uma boa quantia.

Como eu comecei a ganhar dinheiro com blog como-ganhar-dinheiro-com-blog-003

Quando comecei meu primeiro blog, o HC investimentos, ainda enquanto cursava economia na UFRJ, não me dedicava 100% a meu, então, hobby.

O blog era apenas uma maneira divertida de passar o tempo.

Nessa época recebia no máximo 20 visitas por dia. Um número praticamente irrelevante, especialmente se comparado a outros blogs de finanças que já estavam no mercado há muito mais tempo.

Foi somente após quebrar a minha perna direita em uma partida de futebol, como contei aqui, que parei para refletir sobre o rumo que iria dar para minha vida profissional e consequentemente para aquele blog que até então era apenas um passatempo.

Minha escolha, como você já deve imaginar, foi descobrir como ganhar dinheiro com blog através do HC Investimentos.

Estudei tudo que podia sobre Marketing Digital, geração de tráfego, produção de conteúdo e finanças e comecei a aplicar os conhecimentos no blog.

Assim, aquele blog que recebia míseras 20 visitas, depois de muito estudo e trabalho, passou a receber cerca de 3 mil visitas diárias.

Eu estava decidido a ser uma referência no Brasil sobre finanças. E assim eu investi muito tempo e energia para construir essa autoridade.

Aos poucos fui conseguindo alcançar o meu objetivo.

No entanto, havia um pequeno problema. Apesar de ter aumentado consideravelmente a geração de tráfego do meu site, ele não me rendia absolutamente nada.

Ao contrário. Gerava gastos com hospedagem, domínio e claro, de tempo, como qualquer outro blog que está sendo criado do zero para o sucesso.

Eu não queria apostar nos modelos convencionais de monetização que apresentei aqui neste artigo, como os anúncios do Adsense ou produção de posts patrocinados.

Ao invés disso, continuei procurando por alternativas para ganhar dinheiro com blog e encontrei o Hotmart.

O primeiro passo para ganhar dinheiro com blog: Marketing de afiliados

como-ganhar-dinheiro-com-blog-004

O Hotmart é uma plataforma que permite produtores e afiliados venderem produtos online facilmente e com total segurança.

Basicamente, o Marketing de Afiliados funciona da seguinte forma:

  • Você se afilia a um produto.
  • Você coloca seu link de afiliado em seu site ou qualquer mídia de comunicação.
  • Um usuário clica nesse seu link e cai na página do produto que está sendo promovido.
  • Ele compra o produto e você ganha uma comissão pela venda.

Conheci o sistema de Marketing de Afiliados através do Rafael Seabra, meu amigo e criador do Quero Ficar Rico, que acabou me chamando para ser afiliado do eBook dele na época.

Para minha surpresa, logo no primeiro dia, o eBook me gerou como afiliado R$ 748,50 em comissões. Nada mal para apenas o envio de um email!

E claro, outras vendas foram realizadas nos dias seguintes.

Pronto, eu tinha encontrado a maneira de ganhar dinheiro com blog que não envolvesse cliques em anúncios do Adsense!!!

Claro que, ao apostar no Marketing de Afiliados como fonte de renda, você não pode sair vendendo qualquer coisa. O efeito será exatamente o mesmo que lotar seu site de banners: seu público irá perder a confiança em você.

Portanto, siga algumas regras básicas:

  • Só indique produtos que você confia e usa.
  • Será que se você atua no nicho de maternidade, indicar um produto sobre carros usados terá alguma coerência? Pense nisso se quiser fazer alguma venda.
  • Indique que se trata de um link afiliado. Ao contrário do que pode parecer, seus leitores passarão a confiar ainda mais em você pela transparência.

Veja que segui exatamente essas 3 regras quando indiquei o MailChimp alguns parágrafos atrás.

Um serviço que utilizamos aqui na VDB, que está dentro do contexto deste artigo e foi sinalizado como link afiliado.

Seguindo estes 3 princípios, mesmo com uma pequena audiência, você concretizará suas primeiras vendas.

Exatamente como eu fiz.

E você vai descobrir que é possível ganhar dinheiro com blog de uma forma melhor ainda: com seus próprios produtos!

A maneira mais lucrativa de ganhar dinheiro com blog: venda de produtos próprios

como-ganhar-dinheiro-com-blog-005

Às 10:00 de uma terça-feira, o lançamento do meu primeiro eBook sobre Alocação de Ativos, começou com força total.

E para a minha total surpresa, foram mais de R$ 10.353,00 em faturamento em menos de 24 horas.

O eBook Alocação de Ativos foi o primeiro a bater os 150º de temperatura (maior nível de vendas possível) no Hotmart.

E até hoje é um produto que me gera uma renda mensal sem que eu precise elaborar grandes campanhas de lançamento para vendê-lo.

Falando assim até parece que foi um processo fácil…

No entanto, foram mais de 3 meses, trabalhando mais de 10 horas por dia, praticamente todo dia.

Pesquisa de mercado, busca por fontes de dados, mapa-mental das ideias, geração do conteúdo, contratação de um designer, estratégia de divulgação e também criação de uma página de vendas.

Além disso, busca por parcerias, entrevistas, integração entre a página de vendas e a distribuição e comercialização do info-produto, suporte aos novos clientes…

O ganho é muito maior quando você é o criador do produto. Porém, o trabalho cresce na mesma medida.

Ao trabalhar como afiliado, o processo de escolha é infinitamente mais simples, tem riscos muito menores, menos trabalho e ainda é possível ganhar um bom dinheiro.

Não existe método perfeito, mas na quesito geração de receita, ter um produto próprio compensa.

E, na minha opinião, é um passo que todo empreendedor digital que quer ganhar dinheiro com blog precisa dar em um momento.

Sem falar que essa não é uma escolha exclusiva. Você pode mesclar as duas estratégias para resultados ainda melhores.

E você pode usar uma terceira opção para ganhar dinheiro com blog:

Conteúdo exclusivo para membros

como-ganhar-dinheiro-com-blog-006

Muitas pessoas gostam de ter acesso a conteúdos exclusivos para sentirem que possuem algo que a maioria das pessoas não têm.

E se você consegue juntar uma audiência fiel, que confia no seu trabalho, certamente você encontraria pessoas dispostas a pagar uma mensalidade para ter acesso a um pouco mais do seu conteúdo.

Você pode criar uma área com conteúdo exclusivo para membros em seu blog, mediante um pagamento recorrente de mensalidade e oferecer tanto artigos, quanto vídeos e materiais em PDF.

Desde que seja VIP, como é o caso do VDB Club.

Criamos uma área com conteúdos exclusivos, que consideramos a nossa Netflix de conhecimento sobre marketing digital, onde contamos vários segredos dos bastidores e mostramos em detalhes como as coisas são feitas por aqui.

Pronto(a) para começar a pensar em como vender seus produtos e serviços para finalmente descobrir como ganhar dinheiro com blog?
banner-como-ganhar-dinheiro-com-blog

Venda invisível através de conteúdo persuasivo

como-ganhar-dinheiro-com-blog-007

Quando você começar a vender pela internet encontrará uma das maiores barreiras: a resistência à venda.

O que eu quero dizer com isso?

As pessoas já se acostumaram a conseguir conteúdo gratuito na internet. E muitas sentem-se verdadeiramente ofendidas se precisam pagar para obter algo.

Se a estratégia de venda for executada de forma errada então, pior ainda.

Portanto, você já tem que partir do princípio que as pessoas não estão preparadas para comprar enquanto consomem conteúdo pela internet.

No entanto, isso não significa que você não possa “preparar o terreno” para que a venda aconteça da melhor maneira possível.

Eu mesmo já cometi um erro desses ao indicar um fundo para investimentos em Ouro em um artigo do HC Investimentos.

Apesar de ter escrito um conteúdo de muita qualidade, expressar minha verdadeira opinião e trazer muito valor, recebi uma enxurrada de críticas.

Por quê?

Porque eu mencionava cerca de 7 vezes (sim, eu fiz isso) durante o artigo, que a melhor maneira de investir em ouro era através do fundo Órama Ouro.

E sim, os links se tratavam de uma parceria entre o meu site e a Órama. E eu acreditei que estava usando as técnicas de Copywriting corretamente.

Mas, nesse caso em questão, eu simplesmente ignorei a importância da venda invisível.

Para se caracterizar como venda invisível, sua recomendação a respeito de um determinado produto ou serviço deve soar exatamente como o que é: uma recomendação.

Se a recomendação fosse feita apenas com um link no final do artigo, nada disso teria acontecido.

Como um exemplo de venda invisível bem sucedida, tenho o caso do Épico.

Escrevi o artigo “O que Steve Jobs, Apple e a minha avó me ensinaram sobre design, foco e simplicidade”, contando minha história e como o design e o layout ideal fez a diferença para começar a ganhar dinheiro com meu blog.

Assim, já crio uma conexão com o leitor, entrego conteúdo de valor ao longo do artigo e faço uma única call to action no final do artigo.

“Visite essa página aqui e saiba mais informações sobre esse projeto. (e aproveite para ver a beleza de página que o eu e o Márcio produzimos – O design incrível é mérito todo dele)”.

Várias vendas foram realizadas, não recebi nenhuma reclamação e mantive a credibilidade com meus leitores.

Esse é o verdadeiro poder da persuasão e da venda invisível.

Elementos amplamente utilizados durante lançamentos realizados pela internet.

Etapas de um lançamento eficiente: preparando o terreno para a venda

como-ganhar-dinheiro-com-blog-008

Não basta ter um produto sensacional ou oferecer um serviço fantástico para descobrir como ganhar dinheiro com blog.

A estratégia de marketing e vendas por trás será a grande responsável pelo seu sucesso ou seu fracasso.

Deixei bem clara a importância de conhecer e investir no Inbound Marketing ou o Novo Marketing.

Produzir conteúdos memoráveis, ganhar a confiança dos seus leitores e virar uma autoridade em seu nicho de mercado são pré-requisitos básicos para começar a pensar em como ganhar dinheiro com blog.

O segundo passo é desenvolver o produto ou o serviço que você irá oferecer.

Não preciso nem dizer que você deve conhecer bem seu público, fazer uma pesquisa, se possível, para identificar suas maiores necessidades, dores e desejos e criar algo que dê exatamente o que essas pessoas necessitam.

Garanto que pode não ser tudo, mas já garante boa parte do sucesso.

A necessidade de antecipar o que está por vir para sua audiência

como-ganhar-dinheiro-com-blog-009

Você é fã convicto de alguma série de TV? Se sim, acredito que fica bastante ansioso(a) quando a data de lançamento da próxima temporada começa a se aproximar.

Essa sensação de sonhar com o que não podemos ter agora é alimentada pelo gatilho da antecipação.

Extremamente poderoso, pois ativa partes do cérebro ligadas à felicidade, além de deixar seu leitor ansioso pela futura venda que está por vir.

Por esse motivo, é tão usado para qualquer tipo de lançamento.

E não só o gatilho da antecipação é usado, mas inúmeros outros. Se você não conhece os mais poderosos gatilhos mentais, recomendo a leitura desses dois artigos abaixo:

Uma boa metáfora para explicar essa etapa de antecipação em um lançamento seria a comparação com um teaser de um filme, por exemplo.

Ao contrário do trailer que explica um pouco mais da história, o teaser serve para gerar curiosidade.

Como fizemos nesse vídeo do Épico, onde mostramos o produto mas não falamos nada sobre as vendas:

Você pode fazer uma série de artigos, infográficos ou vídeos para gerar curiosidade na sua audiência. Essa é a primeira parte de um lançamento na internet.

Conteúdo gratuito e com qualidade memorável

como-ganhar-dinheiro-com-blog-010

Em um lançamento, você pode usar apenas textos para gerar conteúdo.

Porém, para criar uma verdadeira conexão com sua audiência, conteúdos em vídeo são muito mais eficientes.

Nesse fase, o objetivo é publicar 3 vídeos com conteúdo de altíssimo nível que possa educar as pessoas, assim como prepará-las para o produto/serviço que você irá lançar.

Ou seja, o conteúdo gratuito precisa ter conexão com o produto/serviço que você irá vender, como uma pequena degustação do conteúdo pago que está por vir.

O foco desses 3 vídeos ainda não é vender, mas sim mostrar sua autoridade e fazer com que o leitor realmente confie no seu conhecimento e na sua intenção.

Finalmente chega a hora de mostrar a oferta

como-ganhar-dinheiro-com-blog-011

Você já fez todo o trabalho de antecipação e já ofereceu conteúdo gratuito memorável.

Agora é a hora de apresentar o seu produto/serviço através de um vídeo de vendas.

É nesse ponto que você precisa reforçar o por quê está oferecendo seu conhecimento para as pessoas. Assim como os resultados que elas devem esperar com o seu produto.

Através de uma missão bem definida que o motiva a compartilhar sua experiência através de um produto/serviço e uma forte história como base, você ganhará mais confiança do público.

Reforçando sua mensagem com bônus, garantias e matando objeções colocará você cada vez mais perto do “Sim” final.

E assim finalmente  entender e  dominar seu mercado e ganhar dinheiro de verdade com seu blog e viver o estilo de vida que muitos desejam porém poucos realmente conseguem.

Por que a grande maioria das pessoas nunca vai saber como ganhar dinheiro com blog

como-ganhar-dinheiro-com-blog-012

Como você viu, nenhuma informação que passei aqui é altamente sigilosa. Muito menos segredos guardados a sete chaves para falar sobre como ganhar dinheiro com blog.

Só que muitas pessoas acabam presas a mitos sobre ganhar dinheiro online e sequer buscam por novas opções, vivendo um looping infinito de sucessivos fracassos.

Existe tanta informação duvidosa vinda de falsos gurus, que elas se perdem em meio a confusão de como transformar uma ótima ideia em um blog/site rentável.

Eu diria que 90% das pessoas que tenta ganhar dinheiro online, segue essa fórmula furada aqui:

  • Decide mudar de vida porque detesta seu trabalho, não aguenta mais trabalhar 14 horas por dia, enfrentar trânsito para fazer algo que não gosta.
  • Ouve algum guru prometendo ganhos estratosféricos de maneira rápida e fácil sem sair de casa, através de um site ou blog e vê sua salvação.
  • Cria um conta grátis no Blogger, WordPress.com ou Wix e cria um domínio qualquer.
  • Procura info-produtos para vender em seu site e ganhar uma comissão por cada venda.
  • Espalha banners desses produtos por todo o site e promove esses produtos em redes sociais como se não houvesse amanhã.
  • Não se preocupa em oferecer conteúdo gratuito valioso, pois teme que ninguém comprará nada se o fizer. Ao invés disso, escreve somente reviews dos produtos que vende e deixa o melhor guardado para seu produto pago.
  • Não conquista seu público e consequentemente não realiza nenhuma venda.
  • Sem conseguir qualquer resultado, como era de se esperar, essa pessoa desiste de descobrir como ganhar dinheiro com blog e passa a afirmar que ganhar dinheiro com blog é apenas uma ilusão.

Se ganhar dinheiro online fosse fácil assim como essas pessoas imaginam, todo mundo estaria rico.

Acreditam em tudo que leem sem nunca usar o senso crítico e saem copiando estratégias alheias sem questionamentos, sem colocar sua personalidade e sem usar a criatividade.

Fórmulas existem e funcionam na medida que você coloca sua cara nelas e mostra para seu público quem é você de verdade, sem máscaras e sem artifícios para vender.

Além do mais, para ganhar dinheiro com blog você precisa estudar, dedicar horas e horas de trabalho e esforço e pensar sempre no que é melhor para sua audiência e não para você mesmo.

Quando você começar a entender que seu leitor é a parte mais importante desse processo e por isso merece só o melhor, você começará a ver os resultados aparecendo na sua conta bancária.

E se você deseja aprender a produzir conteúdos memoráveis 2 vezes mais rápido e com 10 vezes mais poder de viralização e vendas, mesmo que você não tenha o dom da escrita? Conheça o curso de produção de conteúdo do Viver de Blog. Clique aqui embaixo e saiba mais!

banner-pcm

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

vive exclusivamente de blog desde seus 23 anos e quer ajudar você a Viver de Blog também. Saiba mais aqui →

  • Paula Kist

    Parabéns Henrique, pela honestidade e clareza do conteúdo sempre excelente! Acredito muito nessa relação de confiança com o leitor, de sempre entregar o melhor conteúdo possível, pois foi assim que me tornei leitora assídua do Viver de Blog. E pelo mesmo motivo deixei de abrir newsletter de outros blogueiros que, pelo mal trabalho, perderam minha confiança. Conteúdos sempre memoráveis – esse é o caminho, com certeza!

    • Wooow Paula! Muito obrigado pelo comentário! Fico muito feliz por receber um feedback como o seu!

      Em toda a jornada do Viver de Blog procuramos exatamente isso que você afirmou: construir uma relação de confiança com quem nos segue e sempre oferecer conteúdos de qualidade. Na verdade, memoráveis. Saber que foi por estes motivos que você passou a nos acompanhar e que continua conosco significa que temos acertado em nossas escolhas e atingido nossos objetivos!

      Gratidão! 🙂

  • Conteúdo incrível!! Artigo maravilhoso.

  • Parabéns pelo conteúdo!

  • Robson Fernando de Souza

    Olá, Henrique, tudo bem?

    Como essas dicas se aplicam a blogs que não são focados em vendas de produtos e serviços ou em temas que sejam focados em investimentos e outras maneiras de ganhar dinheiro, como blogs de ideias políticas?

    Abs

    • Thaís Rodrigues

      Minha dúvida é exatamente a mesma. Como aplicar esses tópicos em um blog que não seja voltado para produtos, mas ideias?

      E o artigo é realmente excelente, obrigada Henrique!

  • Otelício Bispo Dos Santos Da C

    Mais um excelente post!!! Muito bom, Henrique! Brigado por compartilhar suas estratégias vencedoras e a evitar as que não funcionam!

    • Opa Otelício! Que bom que gostou!

      Obrigado pelo feedback e por acompanhar nossos conteúdos! 😀

      Abração!

  • Iagdum

    Transforme seu blog WordPress em um aplicativo cheio de funcionalidades!

    Receba em até 7 dias!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-819980196-aplicativo-mobile-para-seu-blog-wordpress-_JM

  • Arilson Dias

    Parabéns pelo artigo. Achei interessante você falar sobre que não é preciso ter uma audiência gigantesca para ganhar dinheiro na internet. Eu mesmo tinha uma site com apenas 100 visitas por dia, um nicho muito específico, e seguia estas dicas que você deu aqui. Mesmo assim eu ganhava o suficiente para pagar todas as contas da minha casa com este site. Concordo tudo que você disse. O marketing antigo está em decadência, ficando cada vez mais caro e com menos resultado. O marketing de conteúdo é o que dá resultados.
    Parabéns.

    • Opa Arilson! Seu relato é um exemplo concreto do que colocamos no artigo! Obrigado por enriquecer o conteúdo com seu comentário! 🙂

      Fico muito feliz por saber que contribuímos positivamente em sua jornada! o/

      Conte com a gente sempre!

      Grande abraço e sucesso pra você!

  • Ola Henrique, como sempre um artigo memorável sua historia resumida aqui conta um pouco sobre o seu sucesso estou seguindo seus passos meu amigo, você e referencia aqui para nos também sou empreendedor e tenho blog e vou chega la, obrigado por compartilha um pouco de sua historia parabéns.

    • Opa Ananias! Obrigado pelo comentário!

      Fico muito feliz por saber que minha história tem inspirado você em sua jornada!

      Espero que nossos conteúdos te tragam crescimento e sucesso!

      Vamo que vamo! 😀

      Abração!

  • Flávio Henriques Fernandes

    Perfeito! Parabéns

  • Adriano Oliveira

    Olá Henrique,

    Parabéns pelo artigo.

    Meu primeiro contato com o Marketing Digital foi através de um curso que ensina ganhar dinheiro com Adsense. Nessa época estava desempregado e parecia ser uma ótima oportunidade. Investir nesse curso e ainda hoje tenho projetos com Adsense.

    Com o passar do tempo percebi que o Adsense gerava muito pouco para um volume exorbitante de visitas. Para você ter ideia tenho dois blogs que juntos geram mais de 300.000 por mês, ambos com 5.000 vistas por dias e ganho apenas US$ 10,00 por dia.

    Investir muito dinheiro para saber como obter tráfego orgânico e de fato aprendi, pois em apenas 4 meses levei um blog do zero a 2.000 visitas por dia e no 6 mês já tinha mais de 4.000 visitas nesse blog.

    Entretanto, percebi que o Adsense não é a melhor forma de monetizar um blog, além de afetar direta a taxa de rejeição do blog.

    A prova disso é que nos dois blogs a taxa de rejeição é de quase 90% e no meu blog sobre marketing digital e que não tem banner nenhum, a taxa de rejeição não chega a 40%.

    Acredito que o blog é a melhor opção para empreender pela internet, mas dependendo do nicho, a concorrência é brutal, sem contar nos empreendedores que estão usando da PBN para poder tirar vantagens.

    Mesmo com todas as dificuldades decidir criar um blog no nicho de ganhar dinheiro pela internet, porém focando unicamente no meu avatar.

    Inicialmente, criava 3 conteúdos por semana, mas ao assistir um vídeo seu decidir criar um artigo por semana de qualidade.

    Após ler esse artigo, tive algumas ideias para meu blog e estou determinado em 2017 colocá-lo no centro das atenções do meu público. A tarefa não é simples, mas vou conseguir!

    • Opa Adriano! Muito bacana o seu relato!

      É bem por aí mesmo! Conteúdos de qualidade são a melhor forma de atrair visitas e construir autoridade!

      Fico bastante feliz por saber que nossos conteúdos estão colaborando em suas decisões!

      Desejo que seu blog tenha muito sucesso e conte com a gente sempre!

      Forte abraço!

  • Super conteúdo Henrique, aprendo algo novo em cada artigo, obrigada!

    • Olá Maria! Obrigado por comentar!

      Fico feliz por saber que gostou e que sempre aprende algo novo com nossos conteúdos! 😀

      Grande abraço!

  • José Amado

    Boa Tarde galera do VDB, como sempre, excelente artigo, com pontos de vista muito bem colocados e defendidos. Realmente é aqui que busco inspiração, a mais de 2 anos, para meu projeto que estará em andamento, se DEUS quiser, ja em Janeiro próximo.
    Mas Henrique, como seu leitor e fã, perdoe-me pela ousadia, mas tenho notado que de uns tempos para cá, os posts do VDB tem ficado cada vez maiores (muitos caracteres), o que, pelo menos para mim, dificulta a leitura, pois entendo que leitores de conteúdo digital, em sua maioria, buscam conteúdos excelentes (como os do VDB) porém rapidos para leitura.
    Outra coisa que tenho notado são os erros de português que tem aparecido com maior frequência (Inclusive neste post), mas entendo também que isso é mero detalhe haja visto o excelente artigo e conteúdo publicados.
    Mais uma vez quero expressar minha satisfação em ser leitor do VDB e ter acesso a tanto material valioso e perdi desculpas pela audácia em fazer criticas (construtivas) ao seu canal

    Abraço e sucesso á toda a equipe

    • Olá José! Obrigado pelo comentário e feedback!

      Fico feliz que goste e se inspire em nossos conteúdos! Espero que cada vez mais possamos compartilhar com você conhecimentos relevantes e que contribuam positivamente em sua jornada!

      Sobre o que indicou como oportunidade de melhoria, agradeço por colaborar conosco! Jamais consideraremos ousadia uma sinalização vinda de quem nos acompanha e faz questão de colaborar em nosso crescimento! 😀

      Conte com a gente sempre e mais uma vez obrigado!

      Forte abraço!

  • Bruno Virgilio

    Estava precisando exatamente dessa orientação, obrigado Henrique!

    OBS: O link do VDB CLUB, que você coloca no artigo, esta direcionando para o BLOG MEMORÁVEL.

    Abraço

    • Olá Bruno! Que bom que gostou e será útil para você! 🙂

      Obrigado pelo comentário e por nos avisar sobre o link! Vamos verificar por aqui!

      Grande abraço!

  • Gilson Lira

    Deu erro na entrega do e-book.

    • Opa Gilson! Obrigado por nos avisar! Vamos verificar por aqui!

      Abraço!

  • João Lessa Shiratam

    Muito show, camarada! Deu uma passada geral e com profundidade suficiente para que possamos tomar ações. Parabéns e começarei a acompanhar teu blog.

    • Opa João! Que bom que gostou!

      Fico feliz por saber que irá nos acompanhar! Espero que nossos conteúdos sejam sempre relevantes para você e te possibilitem muitas ações de crescimento!

      Vamo que vamo!

      Grande abraço!

  • Deu erro pra baixar o ebook, já testei com IE, Firefox, Chrome e Blisk: “Failed to load resource: the server responded with a status of 403 (Forbidden)”

    Não só nesse eBook, como em outros também.

    • Opa Dono do Bar! Obrigado por nos avisar! Nosso time de tecnologia já está verificando por aqui!

      Em breve estará normalizado! 🙂

      Grande abraço!

  • André Luiz

    Quase caio no mito do adsense, mas li este artigo do começo ao fim agora o foco é outro. Depois te conto se deu certo Henrique. Obrigado!

    • Opa André! Estou curioso para saber!

      Conta pra gente, hein?! 😉

      Abração!

  • Henrique, você obviamente tem um conteúdo de extrema qualidade mas vou deixar aqui uma mistura de crítica e dúvida. Você mesmo citou o erro de inserir um link patrocinado 7 vezes em uma publicação ao invés de fazer a venda invisível. Você fala da importância da transparência e da credibilidade. Mas eu me lembro que no entanto, quando o Épico foi lançado, você divulgou em vários lugares (tem muito tempo, não vou saber onde estão essas informações) que ele seria vendido por um período X e depois não seria vendido mais. Reforçou bem a ideia de “quem comprou, comprou. quem não comprou, vai ficar sem”. Lembro exatamente não se tratar de “oferta especial até data X” e sim prazo limite para adquirir o tema. No entanto a venda nunca foi interrompida e alguns anos depois, este tema continua sendo vendido. Na ocasião me senti um pouco enganado. Não comprei o tema, mas me senti enganado pela falta de verdade na informação.

    O que eu queria saber (depois dessa crítica) é entender até que ponto você considera importante a transparência. O que aconteceu no caso do Épico? Você entende isso como uma estratégia que foi acertada ou hoje vê um erro nessa questão?

    Minha outra dúvida é sobre o fornecimento de email em troca de um conteúdo. Não existe mais obrigatoriedade em autorizar a inscrição em um mailing? Hoje todos os sites de marketing de conteúdo pulam essa etapa. Você informa o seu email em troca do recebimento de um ebook, mas o que acontece é que cai nesse funil que parece nunca mais ter saída.

    Vários sites, os maiores deles inclusive, não te permitem nunca o descadastro do mailing apesar de sempre terem o link para cancelar assinatura (assinatura esta que você nunca autorizou). O opt-out frequentemente não é respeitado. Ou então, depois de algum tempo você volta a receber um email, resolve abrir e aí já passa a receber novamente aquela enxurrada de conteúdo indesejado.

    Minhas questões se devem à minha necessidade de investir em marketing de conteúdo e a minha intenção em aprender mais, mas ao mesmo tempo fico avaliando o quanto essa agressividade pode incomodar o meu leitor tanto quanto ela me incomoda. Como fazer isso de forma a ter bons resultados e ainda assim respeitar aquele que consome a sua informação? Como encontrar o ponto de equilíbrio?

    Espero que entenda as minhas críticas. São questões que realmente me irritam, mas fico em um meio de caminho como consumidor dessas informações e como alguém que gostaria de aplicar o marketing de conteúdo em meus projetos.

    Um abraço.

  • Elcias Monteiro

    Excelentes dicas. Mas fazer um pequeno investimento também dá muito retorno para quem quer aumentar o tráfego de visitantes de qualidade em seu blog. Funciona assim: o blogueiro faz um pequeno investimento de 6 reais e recebe 1000 visitas. E ainda fatura 1 real por indicação. O saque mínimo para receber por indicação: 1 real apenas
    contato para comprar as visitas: [email protected]

  • Ana Macedo

    Muito interessante e informativo. Você “walked your talk”, vendeu sua credibilidade sem pretenção. Vou me inscrever no seu Blog. Obrigada pelas dicas.

    • Ola Ana! Obrigado pelo feedback! Fico feliz por saber que gostou!

      Seja bem vinda ao blog! Espero que nossos conteúdos sejam sempre relevantes para você! 🙂

      Grande abraço!