Mais Presença

A importância do Calendário Editorial para a sua estratégia de produção de conteúdo

banner-calendario-editorial

A produção de conteúdo é parte essencial de um plano de marketing digital eficiente. E o Calendário Editorial entra como parte da organização dessa estratégia.

Para você, sua empresa ou seu blog prosperarem na internet e fora dela também, três itens são fundamentais:

1. Conhecer a fundo seu público-alvo: características como sexo, idade, grau de escolaridade são importantes, mas não dizem muito a respeito de comportamentos. É mais importante conhecer seus desejos, medos e preocupações. Esse será o fio condutor da sua segunda ação.

2. Investir na produção de conteúdo relevante: quando você conhece seu público a fundo, sabe oferecer a solução em forma de conteúdo que ele precisa. Mostre que você domina o assunto sobre o qual se propôs a escrever. Para isso, foque em qualidade, não quantidade. Elabore artigos, vídeos, eBooks, infográficos e outros formatos de conteúdo que gerem valor e se destaquem no meio de tanta informação disponível na internet.

3. Divulgar o conteúdo: focar apenas na produção de conteúdo e não montar um plano de divulgação, é apenas desperdício de tempo, afinal esse conteúdo precisa chegar até sua audiência, seja por meio de redes sociais, de campanhas de email marketing ou até pelo ranqueamento no Google.

Você já sabe o que precisa fazer parte da sua estratégia de marketing de conteúdo.

No entanto, ter a teoria à sua disposição não significa sucesso na hora de colocar o plano em prática.

Hoje eu vou focar no segundo item da sua estratégia: a produção de conteúdo relevante.

Ou melhor, o planejamento desse conteúdo!

E para isso você precisa de um Calendário Editorial para seu blog, site ou negócio.

Continue lendo para saber mais sobre:

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com seus amigos e vamos juntos aproveitar o poder da produção de conteúdo para melhorar o nível de qualidade de materiais na internet.

A importância de ter um Calendário Editorial para organizar a produção de conteúdo

calendario-editorial-001

O meu objetivo aqui não é apresentar a você um somente um template pronto de Calendário Editorial.

Caso você deseje esse tipo de material, é só baixar nosso Planner para produtores de conteúdo aqui.

No Planner você vai encontrar:

  • Metas anuais e mensais para o seu negócio.
  • Páginas para brainstorming de ideias para vídeos, artigos, podcasts e redes sociais.
  • Espaço para o calendário de afiliados.
  • Organização mensal e anual das finanças.
  • Eventos e Lançamentos.
  • E também organização do Calendário Editorial

Quero que você entenda que, mais do que apenas organizar o que será publicado diariamente, semanalmente ou mensalmente em seus canais de comunicação, o Calendário Editorial tem como propósito organizar uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo.

Monte seu mix com vários tipos de conteúdo que são interessantes para você incluir na sua estratégia, e assim alcançar melhores resultados, como aumentar o tráfego, o engajamento e as conversões.

Um Calendário Editorial definido dá mais segurança aos membros do seu time e evita um dos maiores problemas de quem trabalha com conteúdo: o atraso de prazos de entrega.

A frustração do seu leitor ao entrar em seu blog e não encontrar o conteúdo que deveria ser publicado naquele dia pode ser grande.

Se esse é um fato recorrente então, você corre o risco de começar a perder audiência.

Você provavelmente já possui muitas ideias para a produção de conteúdos futuros em seu blog, site ou canal do YouTube.

Porém, se você não tem essas ideias organizadas corre o risco de perdê-las.

E pior, toda vez que precisar criar um novo conteúdo terá que iniciar do completo zero, desperdiçando energia, tempo e reduzindo drasticamente a sua produtividade.

Com essa economia de tempo você reserva mais horas para fazer aquilo que realmente importa: investir na produção de conteúdos memoráveis e ainda encontra mais tempo e energia para sair da zona de conforto e criar conteúdos criativos e inovadores.

Ao usar um Calendário Editorial, você deixa de fazer a produção de textos de forma aleatória e pautada na intuição para executar um plano baseado em números e dados concretos.

Um Calendário Editorial bem organizado permite até que você tire do papel projetos mais complexos, como escrever um livro.

Além de conseguir manter a frequência ideal. Como consequência seu tráfego tende a aumentar consideravelmente.

A estrutura ideal do Calendário Editorial

calendario-editorial-002

O Calendário Editorial serve para você entender tudo que foi feito em termos de produção de conteúdo e tudo que está por vir, para assim tomar as melhores decisões.

Não acredito em uma única estrutura ideal, porém, aqui na Viver de Blog, alguns itens precisam fazer parte do nosso Calendário Editorial para que toda a equipe, não só a de produção de conteúdo, consiga se organizar melhor. São eles:

  • Datas de publicação: se você usa um calendário já pronto, como o Google Calendar como fazemos aqui na VDB, os dias da semana e as datas já estarão listados.
  • Os temas dos conteúdos, geralmente identificados com a palavra-chave principal que será usada no artigo, infográfico ou vídeo.
  • Datas de lançamento de produtos próprios, para que as datas de publicação e de conteúdos de divulgação não se sobreponham. Assim como as datas de lançamentos de produtos afiliados e eventos importantes do mercado de atuação. Vale ficar de olho nessas datas, pois você pode acabar sobrecarregando sua lista de emails com tantas divulgações no mesmo dia ou até na mesma semana.
  • Horário de publicação: se você já tem um blog há algum tempo, é provável que conheça os dias e horários mais acessados. Nós programamos a publicação de conteúdo para às 6 da manhã apenas para já disponibilizar o material que será enviado por email e publicado nas redes sociais (esses sim seguem horários de publicação de acordo com picos de acesso).
  • Data de entrega: em nosso calendário não especificamos a data de entrega da produção de conteúdo já que usamos o Trello para as tarefas. Mas você pode, além da data de publicação, inserir prazos de entrega no Calendário Editorial.
  • Datas importantes como feriados e festas de fim de ano precisam constar em seu calendário. Não recomendo publicar em dias como esses, pois a audiência e a taxa de aberturas de emails tende a ser muito menor, pelo menos em nosso mercado de atuação.

Definições importantes para montar o seu Calendário Editorial

calendario-editorial-003

Um calendário eficiente não inclui apenas o tema ou título dos artigos a serem publicados e as datas em que essa publicação irá acontecer.

Seu calendário faz parte de sua estratégia de produção de conteúdo.

O que significa que, primeiro, é preciso entender quem faz parte da sua audiência, o que faz as pessoas voltarem para seu site e quais assuntos são mais interessantes.

Feito isso, alguns outros aspectos importantes não podem ser ignorados:

Frequência das postagens

calendario-editorial-006

Uma das maiores dúvidas de quem trabalha com produção de conteúdo.

Qual a frequência ideal?

Um dado revelador aponta que 60% dos profissionais de marketing trabalham com marketing de conteúdo semanalmente.

Na minha opinião, a frequência ideal é aquela que você consegue manter, sem falhar e principalmente sem comprometer a qualidade das suas publicações.

Ou seja, ao invés de publicar diariamente artigos rasos, de 300 a 500 palavras, aposte na produção de um conteúdo mais elaborado.

Invista mais tempo na pesquisa de palavras-chave, de conteúdos sobre o assunto e, claro, na escrita do seu texto.

Veja o que está sendo produzido na internet a respeito do tema que você deseja publicar e faça algo diferente. Ou até melhor.

A produção de um conteúdo memorável leva tempo, mas em compensação traz muito mais tráfego qualificado para seu site.

Exatamente o que ensinamos no nosso curso de Produção de Conteúdos Memoráveis, onde você aprende  a produzir conteúdos memoráveis 2 vezes mais rápido e com 10 vezes mais poder de viralização e vendas, mesmo sem o dom da escrita.

Clique aqui embaixo para assistir nossa aula gratuita sobre produção de conteúdo:

banner-pcm

Portanto, priorize a qualidade na hora de definir a frequência. E claro, considere o tempo que você leva para a produção de conteúdo.

Priorize projetos e não seja flexível demais

calendario-editorial-007

Tenha muita clareza a respeito de quais conteúdos não podem sofrer atrasos na publicação (como conteúdos de lançamentos, por exemplo) e quais são mais maleáveis.

Procuramos fazer um planejamento de produção de conteúdo de no máximo 3 meses.

Já constatamos que um planejamento de conteúdo a longo prazo tende a sofrer mais modificações, gerando retrabalho de organização do Calendário Editorial.

Aliás, não tenha medo de ter que fazer uma mudança ou outra em seu planejamento, pois sabemos que nossa expectativa de mundo ideal nem sempre acontece no real.

No entanto, isso não significa que você deve ignorar aquilo que foi cuidadosamente planejado por meses, mas sim que as prioridades podem mudar por muitos motivos e é preciso saber se adaptar para conseguir um blog bem sucedido.

Se adaptar e variar o tipo de conteúdo que fará parte da sua estratégia.

Tipos de conteúdos que serão publicados

calendario-editorial-008

Para uma boa estratégia de produção de conteúdo, além de você buscar temas interessantes e muito procurados por sua audiência, você precisa trazer variedade para seu Calendário Editorial.

Por variedade consideramos o formato do material que será publicado:

  • Artigos e posts de blog: disponibilizam um conteúdo com fácil acesso e variadas visões de mundo.
  • Aplicativos: unem utilidade com diversão. Sempre há espaço para um aplicativo novo no mercado.
  • Quizzes: as pessoas adoram responder Quizzes, pois alimentam suas fantasias e desejos.
  • Vídeos: 69% dos usuários de smartphones acham que vídeos são a solução perfeita para consumir conteúdo nesse dispositivo.
  • Áudio (Podcasts): melhor opção para atividades que ocupam o corpo (dirigir, fazer exercícios).
  • Infográficos: uma informação visualmente organizada, fácil e rápida de ser consumida.
  • Jogos: em uma rotina estressantes, os jogos conquistam as pessoas para relaxar.
  • eBooks: conteúdos mais completos e que tratam de assunto mais complexos funcionam muito bem em formato de eBook.

Levamos em consideração também o teor do conteúdo em si:

    • Conteúdos informativos: como guias completos, tutoriais passo a passo e muitas dicas práticas. Veja um exemplo aqui

.

  • Conteúdos emocionais: histórias pessoais ou de outras pessoas que trazem uma boa dose de emoção, como esse artigo.
  • Conteúdos sociais: essencial para estreitar laços com outras pessoas do seu mercado, como esse artigo que escrevi reunindo os 30 melhores sites e artigos de Marketing Digital.
  • Conteúdos especiais para antecipação de lançamentos: trazem conteúdo gratuito e de qualidade, mas já relacionando o assunto com o futuro lançamento de um produto, como esse exemplo aqui que antecipou o lançamento do nosso template Premium, o Épico.

E claro, a porcentagem de cada tipo de conteúdo que vamos publicar.

Por exemplo, no Viver de Blog, a grande maioria das postagens são de conteúdos informativos, com dicas práticas e bastante informação.

Nosso público recebe muito bem esse tipo de material, sendo o pilar que sustenta nossa estratégia de produção de conteúdo.

Já o formato de conteúdo que atrai mais visitas para o blog, é, sem dúvida, o infográfico.

Também procuramos organizar as publicações no blog por séries de assuntos.

Definimos um tema central e publicamos vários artigos e materiais educacionais com assuntos relacionados, como a série sobre Criatividade:

Já no YouTube, categorizamos os vídeos em 6 playlists:

Entender o que funciona ou não funciona para sua audiência é muito importante para melhorar cada vez mais sua estratégia de produção de conteúdo.

Mas caso você ainda não tenha uma boa base de leitores ou está sem ideias para novas publicações, separei alguns modelos de conteúdos que vão trazer variedade para seu calendário.

E melhor: também aumentam suas chances de viralizar na internet.

Modelos de conteúdo para turbinar seu Calendário Editorial

calendario-editorial-009

Pouca gente sabe, mas existem “fórmulas” para publicar conteúdos virais na internet.

Não basta contar apenas com a sorte. Existem estratégias, sim, por trás de conteúdos memoráveis.

Há também alguns modelos especiais de artigos que são muito simples, exigem pouco esforço para publicação e ainda assim possuem grandes potenciais de viralização.

Perfeitos para turbinar seu Calendário Editorial.

Vamos conhecê-los!

Agregador de conteúdo

calendario-editorial-010

O “Agregador de Conteúdo” permite que você se aproveite da autoridade do conteúdo de outras pessoas.

Tudo que você precisa é encontrar os conteúdos mais compartilhados sobre um determinado tema e criar um novo artigo no formato “lista” com as principais dicas sobre este tema, utilizando o que há de mais viral na internet.

Você pode usar o Buzzsumo para essa tarefa.

O Buzzsumo é uma ferramenta que analisa quais os conteúdos mais influentes da internet para um termo específico.

Procurei pelo tema “perda de peso” e encontrei vários artigos listando 5 alimentos que favoreceriam o emagrecimento.

Com isso, criei este artigo fictício: “5 Alimentos Surpreendentes Que Ajudam Na Perda de Peso (o #4 é inacreditável)”

Bastou criar uma introdução, um tópico para falar de cada alimento, escolher imagens e claro linkar para os artigos originais.

Simples assim.

Utilizando este modelo, você consegue criar um novo conteúdo com alto potencial de viralizar praticamente sem esforço e de uma maneira honesta, pois você mantém a referência para as publicações originais.

Incorpore e reaja

calendario-editorial-011

Neste caso, você só precisa incorporar em seu artigo um vídeo bastante relevante para sua audiência (não precisa ser seu) e reagir a ele.

Em outras palavras, escrever sobre o que você acha do vídeo, seja concordando com a opinião do autor ou discordando e explicando seus pontos.

Se o vídeo for popular, melhor ainda.

Utilizei essa estratégia nos artigos 17 Gatilhos Mentais Para Você Dominar a Arte da Persuasão e Alavancar Suas Vendas Parte 1 e Parte 2, por exemplo.

Nesses artigos eu incorporei vários vídeos populares, com centenas de milhares de visualizações.

Um exemplo é o vídeo “Brain Tricks – This is How Your Brain Works“, ele tem um pouco mais de 4 minutos de duração e mais de 11 milhões de visualizações.

Depois de fazer essa incorporação eu só precisei comentar quais gatilhos mentais eles estavam usando no próprio vídeo e mostrar como eu via relevância em cada um daqueles exemplos.

Fatiamento de vídeos

calendario-editorial-012

o propósito deste tipo de conteúdo é justamente aproveitar a popularidade e relevância de um determinado vídeo e “escrevê-lo” para sua audiência.

Aqui estão os passos que você deve seguir:

  • Encontrar um vídeo com conteúdo de qualidade sobre o tema que você pretende abordar;
  • Escolher um título impossível de ser ignorado para seu conteúdo;
  • Fazer uma rápida introdução;
  • Descrever cada explicado no vídeo e colocar um screen shot que ilustre cada um dos passos.
  • Incorpore o vídeo apenas no final do artigo.

Perguntas frequentes

calendario-editorial-013

Quando você já possui alguma audiência, você certamente vai receber emails e comentários com dúvidas e sugestões de assuntos para abordar em seu blog.

Eu, por exemplo, recebo diariamente centenas de emails e comentários em meus artigos.

Ao invés de responder dúvidas comuns individualmente, escolho preparar um novo artigo para o Viver de Blog.

Se muitas pessoas me perguntam sobre um determinado assunto, isso significa que tantas outras possuem a mesma dúvida e não se deram o trabalho de perguntar.

Alguns dos mais populares artigos do Viver de Blog surgiram dessa fórmula:

Painel de especialistas

calendario-editorial-014

Neste conteúdo, você vai mandar perguntas para 3 ou mais autoridades em sua área **de atuação e pedir que eles dêem uma resposta curta para cada uma delas.

Algo bastante simples e que dificilmente alguém se negaria a responder, sobretudo se você souber como abordar e deixar claro que se trata de apenas uma única pergunta onde você só precisa de uma resposta curta e objetiva.

Após receber as respostas destes especialistas, você só precisa inseri-las no seu novo artigo.

Entrevistas

calendario-editorial-015

Este é um tipo de conteúdo que tem um imenso potencial para aumentar substancialmente a autoridade do seu blog e consequentemente sua autoridade também.

Basicamente você precisa preparar uma série de perguntas para entrevistar algum especialista da sua área de atuação.

Esta entrevista pode ser enviada por email e você pode publicá-la como um artigo em texto ou, dependendo da disponibilidade do especialista, você pode entrevistá-lo pelo Skype ou Google Hangouts, por exemplo, e publicar o áudio ou mesmo o vídeo dessa entrevista.

Citações

calendario-editorial-016

Basta você usar sua criatividade e separar um conjunto de frases famosas e inspiradoras e usá-las para um objetivo específico.

Como por exemplo: “17 frases que impulsionaram sua mentalidade empreendedora”.

As pessoas simplesmente adoram ler e compartilhar frases inspiradoras.

No Viver de Blog fizemos algo com bastante êxito neste sentido.

Separamos 101 frases inspiradoras e publicamos no artigo “[eBook] 101 Frases Inpiradoras Para Abrir Sua Mente e Melhorar Seu Dia”.

Resultado: mais de 2 mil compartilhamentos nas redes sociais e milhares de emails capturados para nossa lista.

Vale a pena aproveitar conteúdos antigos?

calendario-editorial-017

Esta é dúvida muito frequente, especialmente entre os alunos do nosso curso de Produção de Conteúdos Memoráveis.

Após aprenderem algumas técnicas que ensinamos no curso, alguns alunos se perguntam se devem reescrever, ignorar ou até mesmo deletar alguns de seus conteúdos antigos.

Aqueles que julgam não estar no nível de qualidade desejado.

Antes de mandar suas antigas publicações para a lixeira, cuidado.

Certamente alguns deles podem estar linkados em outros sites e simplesmente não substituir esses links quebrados irá prejudicar sua estratégia de link building e consequentemente seu ranking nos mecanismos de busca.

Eu não sou muito a favor de deletar conteúdos.

Se preciso, e se você tiver esse tempo disponível, faça uma reciclagem de conteúdos que estão datados ou que precisam de mais profundidade.

Ainda melhor do que reciclar esse post e mantê-lo na mesma URL, seria escrever sobre o mesmo tema, com uma abordagem muito melhor, complementando o que você escreveu no passado e publicá-lo novamente.

Lembre-se que o Google e outros buscadores dão preferência para conteúdos mais recentes na hora de rankear artigos.

E claro, não esqueça de inserir um link para seu post antigo dentro da nova publicação.

Outra opção também é aproveitar o tema que você considera ter sido mal aproveitado e publicá-lo em outro formato.

Ou até mesmo fazer a junção de vários posts antigos que tratam do mesmo tema e republicá-los em um único artigo muito mais robusto.

Assim você enriquece seu Calendário Editorial e sua estratégia de produção de conteúdo sem precisar de tanto esforço adicional. E ainda aproveita o trabalho que você teve no passado de forma muito mais eficiente.

Ferramentas para você criar seu Calendário Editorial

calendario-editorial-018

Uma boa maneira de começar a desenhar um planejamento editorial alinhado com seus objetivos é se inspirar em calendários feitos por outros sites ou pessoas e ajustar para as suas necessidades.

Existem inúmeras ferramentas digitais disponíveis no mercado para a criação de um calendário editorial eficiente, como:

  • Google Calendar: apesar de não ser uma ferramenta específica para essa função, é gratuita e permite que você personalize o seu próprio Calendário Editorial de forma fácil e rápida.
  • Trello: além de ser uma excelente ferramenta para quem gosta de trabalhar com a metodologia “Scrum” ou “Kanban“, é possível usar a função gratuita “Calendário” para organizar suas atividades em formato Agenda.
  • Editorial Calendar: esse plugin para WordPress permite que você visualize todas suas postagens agendadas, use a função drag and drop para mudar datas das postagens e faça uma edição rápida de títulos e conteúdos.
  • CoSchedule: o plugin para WordPress pago permite não só o planejamento de seus artigos mas também agendar postagens para redes sociais e designar tarefas específicas para membros da equipe.
  • Content Tools: o download dessa ferramenta pode ser feito gratuitamente no site da Content Tools e é uma ótima alternativa para produção do calendário de conteúdo do seu blog/site.
  • Rock Content: outra opção gratuita e que pode ser usada offline.

Escolha uma delas e comece hoje mesmo a planejar com cuidado sua estratégia de produção de conteúdo.

Agora é com você

calendario-editorial-019

Aproveite este primeiro dia do ano para montar o Calendário Editorial da sua empresa, site ou blog.

Garanto que todo o trabalho que você terá será compensado no futuro com muito mais qualidade na entrega, maior tráfego e claro, muito mais receita para seu negócio.

E não se esqueça de baixar nosso Planner para Produtores de Conteúdo aqui.

banner-3d-planner

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

vive exclusivamente de blog desde seus 23 anos e quer ajudar você a Viver de Blog também. Saiba mais aqui →