Mais Presença

6 passos incrivelmente fáceis para descobrir seu nicho de mercado e construir uma autoridade incontestável na internet

Baixar e-book!

Nicho de mercado: você realmente reconhece a importância de definir onde vai focar seus esforços para ter um negócio online de sucesso?

A internet trouxe, tanto para consumidores como para empreendedores, um mundo de possibilidades.

Através da web é possível achar praticamente qualquer tipo de produto ou serviço, em qualquer lugar do mundo, a apenas um clique de distância.

E atuar em um nicho de mercado é basicamente oferecer uma solução “quase perfeita” para um problema de um grupo específico de pessoas.

Por seu caráter específico, o volume de vendas em nichos tende ser mais baixo, mas as margens de lucro geralmente são mais altas.

Outra vantagem: grandes empresas e sites não se interessam por mercados de nicho pois não enxergam reais possibilidades de ganhos, deixando o terreno livre para pequenos empreendimentos online.

Pense na grande dificuldade para alguém que está querendo conquistar um lugar de destaque em um mercado de massa, com grandes players já estabelecidos.

Como você esperaria se destacar e alcançar a sua concorrência em um mercado tão amplo?

Produzindo conteúdo sobre absolutamente tudo? Moda, entretenimento, culinária, relacionamentos e saúde?

Ou sendo apenas mais um peixe em um vasto oceano lotado de tubarões?

Será viável começar seu negócio online dessa maneira? Pense a respeito…

Você quer conquistar o seu espaço de destaque e fazer o seu blog, site ou negócio ser reconhecido por seu valor?

Então continue lendo este artigo, para saber mais sobre:

Pense grande e execute pequeno: empresas que começaram atuando em mercados de nicho

nicho-de-mercado-01

O que a maior loja de produtos online do mundo, a Amazon e a enorme rede de hóteis e resorts Marriott têm em comum?

Além de serem negócios bem sucedidos e multi milionários, ambas começaram de forma bastante parecida: como um pequeno negócio focado em um nicho de mercado.

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, criou sua livraria online na garagem de sua casa.

O casal J. Willard e Alice Marriott começou com um pequeno negócio em Washington, especializado na venda de um refresco chamado “Root Beer” (mistura de sorvete de baunilha com refrigerante).

Muito provavelmente nem teríamos ouvido falar dessas empresas se seus fundadores não tivessem começado seus negócios em nichos menores e aos poucos fossem aumentando sua atuação no mercado.

Foram necessários anos, até mesmo décadas para crescer esses impérios e ganhar destaque.

Somente após se consolidar como uma loja online de livros que a Amazon começou a oferecer a mais diversa variedade de produtos que vemos hoje.

E isso quando já tinha dominado o seu nicho inicial e juntado capital suficiente para investir na ampliação do negócio .

Então, mesmo que você queira atuar em um mercado mais amplo, guarde essa lição das grandes: comece pequeno, focado em um mercado de nicho, conquiste seu lugar e só depois suba para o próximo degrau.

As maiores dificuldades em encontrar seu nicho de mercado

nicho-de-mercado-02

Você até compreende e aceita a ideia de que atuar em um mercado de nicho faz sentido e é a melhor maneira de começar a construir sua autoridade no mundo online.

No entanto, pode ser que você ainda pense: será que realmente preciso escolher um nicho de mercado?

Ou posso continuar “falando de tudo um pouco”, já que que me considero um generalista, tenho vários interesses e não tenho conhecimento aprofundado em nenhuma área.

Mas, pense comigo: será que você realmente já não produz ou deseja produzir um conteúdo específico?

Se você já tem um blog, analise tudo que já publicou até hoje. Não reconhece nenhum padrão?

E se você ainda não começou e nem faz ideia do que gostaria de produzir, será que já não possui alguns interesses mais direcionados? É só observar seu estilo de vida, gostos e preferências para enxergar coisas em comum.

Sem dúvidas, escolher um nicho de mercado não é tarefa fácil.

Precisamos levar em consideração alguns fatores como:

  • Seu interesse/paixão pelo nicho de mercado;
  • Seu conhecimento sobre os problemas específicos do nicho;
  • Tamanho e demanda do nicho de mercado.

O grande segredo do sucesso em um nicho de mercado é descobrir quais necessidades não estão sendo supridas em mercados maiores e identificar se as pessoas estariam dispostas a pagar um valor a mais por um produto/serviço que atenda àquela demanda específica.

Inclusive é bastante comum que um nicho seja iniciado por alguém que não encontrou a solução ideal para seu problema e decidiu fazê-la e oferecê-la para quem mais partilhasse das mesmas dores e desejos.

Então, esteja sempre atento ao que está sendo dito nas entrelinhas e quem sabe você não acabará por descobrir verdadeiras minas de ouro praticamente inexploradas.

Isso não significa que você precisa prestar atenção a todo mercado consumidor, mas sim em uma parcela específica dele.

E para descobrir quem é ou será sua audiência, primeiro faça uma segmentação de mercado.

Segmentação de mercado para não errar na escolha do nicho

nicho-de-mercado-03

Quem quer agradar a todos acaba por não agradar ninguém.

Você conhece sua audiência? Ou por quê ela escolhe acessar seu blog, comprar seus produtos ou contratar seus serviços ao invés de optar pelos seus concorrentes?

Mesmo que ainda não tenha audiência, sabe com quem gostaria de se comunicar de forma mais eficaz?

A segmentação de mercado é feita através da divisão do mercado consumidor em grupos com características,desejos e necessidades parecidas entre si e para qual você deseja oferecer alguma solução.

Como vimos no artigo anterior “Como definir o posicionamento estratégico da sua marca e se tornar inabalável no seu nicho de mercado”, os critérios de segmentação mais utilizados são:

  • Segmentação geográfica:local físico onde seu público/audiência se encontra. Pode ser classificado por país, estado, cidade e até mesmo bairro. No mundo online podemos dizer que esse é o critério menos relevante;
  • Segmentação demográfica: inclui características como idade, sexo, classe social, profissão, grau de instrução, religião, raça, nacionalidade e tamanho da família;
  • Segmentação psicográfica: divisão por estilo de vida, personalidade e valores. Muitas vezes dentro de uma segmentação demográfica encontramos diversas subdivisões;
  • Segmentação comportamental: relacionados ao comportamento com relação a um produto ou a seu conteúdo. O quanto seu público conhece do assunto que você escreve, onde procuram por essas informações, conhecimentos, sua atitude, uso e resposta a um produto ou serviço.

Quanto mais você sabe sobre seu público, maiores as chances de produzir algo que seja exatamente aquilo que ele precisa.

E por isso fazer a segmentação de mercado é tão vital, já que facilita o processo de definição de persona.

Definir uma persona, um avatar, alguém que represente as características do público em geral, facilita o processo de entender como “funciona a cabeça do cliente”.

Outra vantagem em fazer uma boa segmentação do mercado é a possibilidade de descobrir oportunidades, novos nichos de atuação, que ainda não estão sendo bem atendidos pelos grandes competidores.

Como fazer uma simples segmentação de mercado para descobrir sua audiência

nicho-de-mercado-04

Vamos supor que você queira iniciar seu blog/site sobre alimentação, um mercado bastante atraente mas ao mesmo tempo também muito concorrido.

As possibilidades de assuntos e abordagens são infinitas, especialmente se você decide apostar em uma postura “generalista” e escrever um pouco de tudo para qualquer pessoa.

Você poderia ensinar receitas a seu público, ou quem sabe publicar conteúdo sobre alimentação vegetariana, dicas de onde encontrar os restaurantes mais renomados do Brasil ou ainda como tornar a cozinha saudável e algo atraente para crianças.

Percebe um problema aqui?

Com quem você está falando? Com jovens universitários que seguem o vegetarianismo, com o público de alto poder aquisitivo de São Paulo ou com mães que querem alimentar melhor seus filhos?

Veja, você ainda está publicando artigos relacionados a seu mercado principal, o da alimentação, mas se seu público não se conecta com o que você publica, por que ele voltaria para ler outros artigos ou se interessaria em comprar algo de você?

E se, ao invés de tentar cobrir todos os assuntos, você decidisse começar a filtrar seu público-alvo, afunilando um pouco a abrangência do seu mercado.

Alimentação – Alimentação saudável.

Ao restringir à alimentação saudável, você conseguirá se comunicar com mais clareza.

Mas ainda assim será um “generalista”, que sabe de tudo um pouco.

E que tal alimentação saudável fora de casa?

Nós sabemos como é difícil se alimentar com qualidade quando temos que comer fora de casa. Um problema que faz parte do dia a dia de muitas pessoas.

Muitas mesmo. Tanto que é possível ser ainda mais específico.

Alimentação saudável fora de casa para universitários.

Nesse ponto já temos uma boa segmentação. E o conteúdo surtirá mais efeito, pois será bem direcionado.

E claro, é possível restringir ainda mais, e escrever sobre alimentação saudável fora de casa para universitários vegetarianos.

Quanto mais segmentado seu público, melhor você conseguirá entendê-lo e oferecer soluções feitas quase sob medida.

Obviamente só será interessante segmentar seu público até um determinado nível enquanto ainda houver demanda. E somente enquanto ainda for possível produzir conteúdos virais.

Está curtindo esse artigo? Então coloque seu email abaixo e junte-se a vários leitores inteligentes do Viver de Blog e ser o primeiro a receber novos conteúdos memoráveis.

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Passo a passo para encontrar seu nicho para um negócio online rentável

nicho-de-mercado-05

Quando falamos de nichos de mercado online, devemos pensar em dividir nosso público além dos critérios de segmentação de mercado e considerar também o que esse público precisa e busca resolver na internet.

Critérios de segmentação geográfica, por exemplo, podem nem ser tão relevantes, pois posso comercializar serviços e produtos sem as mesmas barreiras geográficas que um negócio físico teria, por exemplo.

Mais importante do que saber a idade, sexo e local de residência de sua possível audiência para descobrir o seu nicho de mercado ideal, é responder a essas perguntas:

  • Quem mais precisa daquilo que tenho a oferecer?
  • Para quem eu gostaria de produzir conteúdo?
  • Quais benefícios posso oferecer para as pessoas através da minha habilidade única?
  • Quem eu já ajudei? (não necessariamente clientes, podem ser amigos, parentes)
  • O que eles têm em comum?
  • Quais desejos, problemas e necessidades das pessoas que ajudei?
  • Qual é o tipo de linguagem mais adequado para esse público: formal ou informal
  • O que irá se conectar melhor com esse público: dicas práticas? Frases inspiracionais? Histórias que geram reflexão?
  • Por que eles devem ler o meu blog ou site?
  • Qual é a proposta única de valor do meu blog ou site?
  • Quais são os maiores sonhos e medos do meu público-alvo?

Tire a atenção do que você considera importante  para ouvir o que as pessoas necessitam.

Não esqueça que você está produzindo conteúdo, gratuito ou pago, não para você, mas sim para sua audiência. Então preste menos atenção no que você pensa ou quer e foque nas outras pessoas.

Permita que sua audiência seja o herói através de histórias memoráveis!

Passo 1: descubra assuntos relacionados ao mercado que deseja explorar

Comece do jeito mais fácil e óbvio: faça uma pesquisa por seu assunto de interesse no Google.

Continuaremos com o nosso exemplo anterior de um blog sobre alimentação.

Vá até o final da primeira página de resultados e perceba que você encontrará outras sugestões de pesquisas relacionadas ao termo pesquisado.

Entre as sugestões encontramos algumas bastante interessantes, como alimentação saudável, alimentação equilibrada e alimentação e saúde.

Veja que somente com essa simples pesquisa já conseguimos identificar assuntos que estão sendo bastante pesquisados e que seriam ótimos mercados para se atuar.

Mas vamos para o próximo passo para verificar a demanda real pelos termos encontrados.

Passo 2: faça pesquisas por termos relacionados ao nicho de mercado

Os-maiores-segredos-da-produção-de-conteúdo(5)

Vamos usar o Google Keyword Planner para descobrir mais palavras-chave relacionadas ao nicho que estamos estudando.

Além de fazer a pesquisa para o termo “alimentação” para garantir uma lista de novas ideias, veja qual o volume de buscas para as palavras encontradas nas buscas relacionadas no final da pesquisa no Google.

Selecione os resultados mais atrativos, com maior pesquisa mensal e menor concorrência.

Mas não tome como base apenas o indicativo no Google Adwords para saber se a concorrência é alta ou baixa.

Faça uma pesquisa em uma Guia Anônima do Google pela mesma palavra-chave mas com a MOZ Bar instalada e descubra o grau de dificuldade para rankeamento.

Anote todos os dados de volume de buscas mensais e concorrência em uma planilha à parte.

Ao escolher em quais mercados pretende aprofundar seu estudo lembre-se que: nichos muito pequenos e com pouca concorrência tendem a não ser lucrativos, pois se ninguém está explorando é possível que não haja público interessado.

Selecione somente os resultados com pelo menos 5 mil pesquisas mensais.

Passo 3: analise a procura pelo termo ao longo do tempo

Os-maiores-segredos-da-produção-de-conteúdo(5)

No Google Trends você irá encontrar gráficos para os termos pesquisados que mostram a frequência de pesquisa através do tempo, globalmente.

A ferramenta fornece a popularidade do termo dividida por cidades, regiões, países e linguagem.

Você pode comparar o volume de pesquisas dentro de algumas opções de condições específicas.

Procure conhecer a flutuação dos termos mais relevantes encontrados na pesquisa feita no Keyword Planner.

Certamente você fará uma boa escolha ao dar preferência aos termos que vêm apresentando um aumento no volume de buscas ao longo do tempo.

Passo 4: procure por problemas sem soluções

nicho-de-mercado-07

O fórum de Perguntas e Respostas do Yahoo é o lugar perfeito para encontrar as maiores frustrações da sua audiência.

Muitas vezes esses usuários não tiveram suas dúvidas respondidas por buscas online e recorrem a fóruns como um “último recurso”.

Se um tópico apresentar algum engajamento você pode estar diante de uma oportunidade de nicho de mercado não explorada.

Passo 5: review de produtos

nicho-de-mercado-08

Se o nicho de mercado que você escolheu for lucrativo, você certamente irá encontrar produtos e serviços sendo vendidos, físicos ou digitais.

Portanto, faça uma busca em sites como Buscapé, Amazon, Lojas Americanas ou quaisquer outros grandes varejistas online.

Faça uma pré seleção dos produtos com alto número de reviews (no mínimo 50) e preste atenção no sentimento das pessoas em relação ao produto que adquiriram.

Estão satisfeitas? Suas expectativas foram atendidas? O que poderia ser melhorado?

Anote todos os insights que parecem importantes.

Este tipo de pesquisa irá revelar as brechas do mercado, que serão melhor atendidas por empresas de nicho.

Repita a busca por produtos, mas dessa vez para os digitais, no Hotmart.

Procure pelos produtos mais vendidos, de preferência aqueles que atingiram 150 graus na área que você quer atuar.

Passo 6: leia comentários em blogs e sites

nicho-de-mercado-09

Faça uma busca por sites e blogs que já possuem posição de destaque em seu nicho de mercado.

O que seus leitores estão dizendo? Sentem falta de algo?

Também anote todas essas impressões.

Sendo esses seus maiores concorrentes não se limite apenas ao site. Vá explorar as redes sociais desses blogs. E leia atentamente cada comentário.

Você pode conseguir uma dica preciosa.

O sucesso de seu negócio online em um nicho de mercado depende de basicamente 3 fatores:

  • O tamanho do nicho (muito pequeno, pouca lucratividade);
  • O grau de concorrência (pouca concorrência pode indicar que não há oportunidade);
  • Sua habilidade para se tornar uma autoridade respeitada em seu nicho de mercado.

10 dicas para se tornar uma autoridade em seu nicho de mercado

nicho-de-mercado-10

Entregar valor através de seu site ou blog e estabelecer sua autoridade no seu nicho de mercado é mais que uma obrigação; é a base do marketing digital.

Mesmo que você esteja apenas começando em seu nicho de mercado, saiba que sim, é possível, fazer com que sua audiência perceba você como uma autoridade no assunto.

Não espere conseguir aumentar seus seguidores, sua lista de emails e concretizar vendas de seus produtos sem ao menos ser respeitado por sua audiência.

Isso não vai acontecer.

Ao se tornar uma autoridade, as pessoas vão ouvir o que você tem a dizer.

Além de se tornarem mais interessados em conhecer a sua história. Por isso não deixe de elaborar uma página “Sobre” para seu site ou blog.

E vão acreditar em sua palavra e seguir suas recomendações. Porque confiam em você.

E claro, porque você mereceu ganhar essa confiança.

Estabelecer autoridade em um nicho ou até mesmo sub-nicho de mercado é infinitamente mais rápido do que tentar fazer a mesma coisa em um mercado não segmentado.

Quanto menor o nicho, mais você conseguirá entender os anseios de seu público, será mais fácil estudar sobre o assunto e assim produzirá muito mais conteúdos de qualidade na área.

E por qualidade de conteúdo podemos entender:

  • Conteúdo detalhado e aprofundado. Esqueça textos rasos, de 500 palavras ou menos;
  • Temas bem pesquisados;
  • Conteúdo difícil de ser encontrado em seu nicho com o mesmo grau de qualidade.

Portanto, seu dever como proprietário de um blog, negócio ou site é criar algo no estado da arte, com o objetivo de encantar as pessoas ao ponto de elas falarem sobre você naturalmente.

Quer se tornar uma autoridade em seu nicho? Então não ignore essas 10 dicas:

  1. Saiba como você quer ser visto por seu público em comparação a seus concorrentes;
  2. Identifique os blogs, sites e influenciadores mais populares de seu nicho de mercado. Estude tudo a seu respeito, desde o design do site, cores utilizadas, estilo de escrita, quais os artigos mais populares, que tipo de material produzem ou se são conhecidos por usar alguma gíria ou expressão próprias;
  3. Para ser um especialista em um assunto você só precisa saber mais do que a maioria das pessoas sabe. E isso não é um feito tão difícil de conquistar, basta estudar seu nicho (e não falo de anos e anos de estudo);
  4. Seja pessoal ao escrever seu texto. Converse com seu leitor, use bastante a palavra”você”, pois isso irá aumentar a conexão entre você e sua audiência e os encorajará a comentar e participar;
  5. Use dados, números e estatísticas para embasar seus argumentos. Você, automaticamente estará acrescentando valor e aumentando sua credibilidade;
  6. Faça uso de palavras assertivas, dê instruções e diga o que seu leitor deve fazer em seguida, através de calls to action. Quando você passa confiança e assertividade as pessoas tem maior tendência a seguir seus conselhos;
  7. Se você produzir conteúdo sobre o qual não possui tanto conhecimento, use citações de experts na área para adicionar valor a seu material;
  8. Apresente suas melhores métricas para sua audiência: número de inscritos em sua lista de email, depoimentos de nomes influentes em seu nicho de mercado a respeito do seu trabalho ou número de visitas orgânicas mensais do seu blog.
  9. Se você palestra ou participa de eventos importantes em seu nicho não hesite em tirar fotos. Aliás, aparecer ao lado de pessoas de sucesso em seu mercado automaticamente aumenta sua credibilidade;
  10. Comece a coletar provas de sua autoridade. Tente conseguir o testemunho de alguém relevante em seu mercado sobre seu trabalho. Ou mesmo que você ainda não tenha vendido nenhum produto ou serviço, peça para seus amigos contarem como você conseguiu, com sua habilidade única, ajudá-los a resolver algum problema.

Se você pretende ser uma autoridade e conquistar o sucesso com seu blog ou site, precisa dominar a arte da persuasão e aumentar seu poder de influenciar pessoas. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo.

Fatos e estatísticas para Tweetar

  1. (tweet) O grande segredo do sucesso em um nicho de mercado é descobrir quais necessidades não estão sendo supridas.
  2. (tweet) A segmentação de mercado é feita através da divisão do mercado consumidor em grupos com características,desejos e necessidades parecidas.
  3. (tweet) Quanto mais segmentado seu público, melhor você conseguirá entendê-lo e oferecer soluções feitas quase sob medida.
  4. (tweet) Tire a atenção do que você considera importante para ouvir o que as pessoas necessitam.
  5. (tweet) Ao se tornar uma autoridade, as pessoas vão ouvir o que você tem a dizer.

Conclusão: aposte em um nicho de mercado lucrativo e alcance o sucesso

nicho-de-mercado-11

Não importa se você está começando agora na jornada rumo ao descobrimento de sua habilidade única ou se já vem trilhando esse caminho.

Lembre-se: nenhuma decisão precisa ser definitiva. Você pode moldar sua história de acordo com o que desejar.

Portanto, não desanime.

Se encontrar obstáculos em seu caminho, desvie, passe por cima, mas siga até chegar exatamente onde sempre sonhou.

Comece fazendo o necessário; depois faça o possível; e de repente você estará concretizando o impossível – Francisco de Assis

É hora de conquistar seu lugar no mundo.

Livre-se de todas as suas crenças limitantes e acredite que você pode ir longe.

Você deseja aprender a produzir conteúdos memoráveis 2 vezes mais rápido e com 10 vezes mais poder de viralização e vendas, mesmo que você não tenha o dom da escrita? Conheça o curso de produção de conteúdo do Viver de Blog. Clique aqui embaixo e saiba mais!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

vive exclusivamente de blog desde seus 23 anos e quer ajudar você a Viver de Blog também. Saiba mais aqui →

  • Gustavo Succi

    Ótimo artigo! Como sempre. 😉

    • Obrigado, mestre!

      Gratidão pelo seu comentário aqui.

      Grande Abraço!

  • Top! Amei as dicas Henrique 🙂

  • Jéssica Galvão

    Excelente artigo! Simplesmente esclarecedor! Finalmente descobri meu nicho de mercado e já estou fazendo as primeiras pesquisas! Parabéns pelos maravilhosos artigo e blog! Sucesso!

    • Excelente Jéssica! Fico feliz que tenha ajudado você de alguma forma 😀

      Abração e sucesso!

  • Jadson Marques

    Bom dia Henrique!

    Sem dúvidas esse é um artigo que abrirá caminho para todos nós que estamos iniciando nessa área tão libertadora que é o marketing digital.
    Conteúdo em linguagem simples, mas sem ser simplista. É disso que o mundo precisa, claridade de informação!
    Humildemente falando Henrique, li atentamente todo o artigo e notei alguns erros bem simples, e é amigavelmente que te mostro para que tenha a oportunidade de corrigi-los.

    *O primeiro se encontra no subtitulo (me corrija se eu estiver errado): “Segmentação de mercado para não errar na escolha do nicho”. O erro está no primeiro critério (segmentação geográfica), na palavra “bairo”.

    *O segundo é só uma repetição seguida de palavras que se encontra no subtitulo (me corrija se eu estiver errado): “Passo a passo para encontrar seu nicho para um negócio online rentável”. Está bem no fim da descrição do subtitulo no trecho: Tire a atenção do que você considera importante e “para para” ouvir o que as pessoas necessitam.

    *O terceiro foi só o espaçamento entre duas palavras que se encontra no subtitulo (me corrija se eu estiver errado): ” 10 dicas para se tornar uma autoridade em seu nicho de mercado”.
    O erro de espaçamento está na dica 7, na parte em negrito: citações “deexperts”.

    Espero não ter sido desagradável Henrique, quis te ajudar a ser ainda melhor.
    Muito obrigado por tanta riqueza em sabedoria compartilhada de forma gratuita, VOCÊ É O CARA do conteúdo memorável.

    Forte abraço e fique com Deus!

    • Opa Jadson! Pode ficar tranquilo, isso é sempre bem-vindo para que possamos melhorar cada vez mais 🙂
      Vou dar uma olhadinha em cada um.. obrigadão!

      Aliás, fico bem feliz que tenha gostado do conteúdo! Tamo junto!

      Abração e sucesso!

      • Rafael

        Henrique, aprecio muito o seu trabalho. De verdade.
        Por aqui no meu blog, assim como você, eu uso o Disqus no sistema de comentários e embora eu já tenha fuçado nas configurações, eu não consegui encontrar a opção de desativar as notificações deste seu artigo… rsrsrs..

        Não quero desativar as notificações relacionadas ao meu blog e sim, a este seu em particular. Você pode compartilhar essa informação? Rsrsrrs

        Um abraço e sucesso!

  • Gabriel

    Excelente. Obrigado pelas dicas. Eu havia acabado de lançar essa pergunta no curso. Pode ignorá-la pois já foi muito bem respondida.

    • haha boa Gabriel! Fico feliz que tenha ajudado você! Tamo junto 😀
      Se tiver alguma dúvida mais específica, pode mandar para o nosso email também, combinado?

      Abração e sucesso!

  • Excelente, Henrique! Recomendei esse e o outro post no meu SnapChat!

    Ambos vieram justamente quando eu também estava falando de posicionamento no DigCast (podcast do Digaí).

    Algo me diz que o universo esteja conspirando para que o posicionamento seja enfatizado nos dias atuais.

    Mais uma vez, uma obra completíssima e definitiva!

    Muito MAIS sucesso para você!

    • hahaha boa Cleydson! É isso aí 🙂

      Abração e obrigado por sempre estar por aqui man! Sucesso!

  • Julio Zartos

    Henrique, a cabeça tá a mil! Muita informação e conteúdo de qualidade. Cada detalhe aqui exposto é relevante. Não dá prá deixar nada passar batido. Ufa! Top Player, man!! º/

    • Obrigadão man! fico feliz que tenha sido incrível para você! Tamo junto 🙂
      No que precisar, estamos por aqui!

      Abração e sucesso!

  • EmersonTomate

    Dicas Top!

  • João Paulo

    Henrique conteúdo top! Parabéns!
    Infelizmente não pude fazer parte do curso blog memorável, sendo assim estou tentando montar o meus blog quebrando a cabeça na infinidade de informações que achamos na internet.
    Gostaria que me tirasse uma dúvida, minha intenção é montar um blog na área de pesca, sempre fiz isso e gosto bastante, mas quando você diz que devemos verificar se há demanda, eu acredito que tenha bons assuntos que eu possa estar estudando e falando, mas no caso de criar um produto para estar vendendo no caso de infoprodutos nessa área acredito eu que eu não seria tão feliz, pois, não há muito o que se vender nesta área (a não ser matérias de pesca) na visão que tenho hoje.
    Gostaria que me desse algumas dicas nesse assunto.
    Colocar anúncios do google adsense seria uma boa?

    • Opa João Paulo! Obrigado por comentar 🙂

      Eu tenho o pensamento de que sempre há uma forma de oferecermos conteúdo ou produto/serviço através de um blog para que ela seja monetizado sem depender do adsense. Para isso, você precisar entender qual a “dor” do seu público e pensar em algo que seja relevante para eles e que resolva seu problema.

      Esse problema pode ser resolvido, muitas vezes, por alguma informação que você sabe e que pode ajudar, entende?

      Espero ter ajudado!

      Abração e sucesso!

      • João Paulo

        Ah sim, bacana! Obrigado pela resposta!
        Todos conteúdos do site show! Meus parabéns!
        Muito sucesso! Forte abraço.

  • Cara,
    As informações do artigo são muito valiosas.

    Você acertou no que disse no texto. Temos que pensar grande e executar pequeno, são muitos casos de empreendedores de sucesso com essa visão de negócios, iniciar um sonho grande com um projeto pequeno. Aliás, é uma regra da natureza, toda arvore grande começou com uma pequena semente.

    VALEU mesmo Henrique pelo conteúdo!

    • Opa Guilherme! Fico feliz que tenha gostado cara e espero continuar contribuindo com meus estudos do dia a dia 🙂

      Abração e sucesso!

  • Eduardo Feitosa

    Excelente artigo…ajudou bastante a como me planejar para escolher meu nicho de mercado.

    • Fico feliz em ter ajudado você Eduardo! Tamo junto 🙂

      Abração e sucesso!

  • Sempre com postagens tops! Obrigado mais uma vez, Henrique Carvalho! 😉

  • Marlon Pscheidt

    Muito bom, valeu mesmo…
    Tava sentido falta de algo sobre isso na internet que realmente me encorajasse a tomar uma decisão!
    Volto pra contar os resultados

    Abraço

    • Opa Marlon! Fico feliz em ter ajudado e inspirado você! Tamo junto 🙂

      Abração e sucesso!

  • Excelente, amor. Conteúdo super relevante como sempre!

    Um fato: qualquer desafio se torna mais simples depois de um artigo do Viver de Blog sobre o assunto. 🙂

    Beijos!

  • Ramon Ramon

    Cara, vc é muito bom!!! Já tive vária ideias, investi meu precioso tempo (hr de almoço!! rs) pra ler esta pérola.
    Muito obrigado!!
    Sucesso!!

  • Milena Barbosa

    Tudo o que estava precisando ler hoje. Depois que comecei a seguir e estudar o Viver de Blog muito coisa boa aconteceu no meu negócio. Ainda tenho muitas dúvidas de como efetivar o meu público. Produzido conteúdo voltado para educadores infantis com o foco de trazer recursos para desenvolver projetos para educar com valores. Estudo e pratico muito o assunto, mas muito momentos me sinto insegura se estou caminhando certo e principalmente como tornar rentável esse trabalho.

    Continuarei por aqui para aprender mais.

    • Opa Milena! Fico feliz em ter inspirado e ajudado você de alguma forma 😀

      Fico feliz que você continuará com a gente!

      Abração e sucesso!

  • Excelente artigo. Parabens!

  • Veronica Medeiros

    Queria te sugerir um artigo que pode ser complementar a esse: Como escrever o primeiro post! Afina, depois de escolhido um nicho para começar a blogar, vem a dúvida, o que escrever num primeiro post? Fica aqui a sugestão! Parabéns por mais um artigo memorável!!!

  • GuntVanHaguen

    Cara…. a partir de hoje esse post será meu livro de cabeceira hehe!!! Parabéns é um guia maravilhoso pra pessoas que como eu ainda não se acharam! Sério! Cada ideia que eu tiver vou aplicar no seu guia!

    • Maravilha Gunt! Fico feliz em ter ajudado você de alguma forma! Tamo junto!

      Abração e sucesso!

  • Rodrigo Belote

    Olá, Henrique! Excelente artigo, parabéns! Rapaz, você sabe de algum site ou blog que tenham tutorias que ensinam como utilizar e tirar o máximo proveito das ferramentas citadas no seu artigo? E você já pensou em criar tutorias sobre essas ferramentas para “marinheiros de primeira viagem” (apenas uma sugestão)?

    Abração!

  • Gabriel Paiva

    Eu tenho na minha mente o meu nicho de mercado formado, mas tenho medo de ser um nicho que atingiria apenas uma parcela formada mais por estudantes, o que li em alguns lugares que pode não ser muito lucrativo. Trabalho na área de Desenvolvimento Pessoal num projeto educacional e gostaria de desenvolver meu trabalho em torno disso, em um nicho um pouco mais específico, que seria Desenvolvimento de Qualidades de Liderança em quem acredita que não conseguiria, como pessoas tímidas, “antissociais”, etc. O meu grande medo é que eu no fim atinja apenas uma pequena parcela mais jovem e não possa ir muito para frente com o negócio.

    • Olá Gabriel! 🙂

      É realmente muito importante pensar em todos os detalhes da sua ideia para que você mire na direção certa. Mesmo que o seu público seja este, você pode, de repente, traçar estratégias para que consiga atingí-los e ter um retorno financeiro satisfatório com isso 🙂

      No que precisar, estamos por aqui!

      Abração e sucesso!

  • Pedro Hartmann

    Rodrigo. Nicho WordPress/WebDesign no Brasil é muito ultrapassado?

    • Opa Pedro! Obrigado por comentar! 🙂

      Não é ultrapassado não e vai depender da forma como você vai se comunicar e oferecer materiais, entende?

      Abração!

  • marciano Santos

    Muito bom Henrique!!!
    Analise de nicho:
    Ganhar dinheiro online: TODO MUNDO quer, é muito difícil, precisa muitas ferramentas e conhecimento, precisa atualizações frequentes, etc. Logicamente é lucrativo…

    Poucos nichos são assim.

    Outros nichos:
    Exemplo: alimentação para universitários:
    Público relativamente pequeno, é muito fácil, não precisa de ferramentas, precisa pouco conhecimento, não precisa atualização, tem muita gente que sabe tudo do assunto por aí, Logicamente nunca será lucrativo…

    RESUMO:

    Ganhar dindim pela net é para poucos

    ponto final

    • Opa Marciano! Obrigado pelo comentário e por contribuir com sua opinião! 🙂

      Eu acredito que qualquer coisa que queremos fazer, se não for feita com persistência, concentração, diferenciação, estudo, trabalhar com a sua arte ao invés de somente querer ganhar dinheiro (que é uma consequencia de um excelente trabalho) e etc, sempre será para poucos.

      Mas, quando fazemos tudo o que está ao nosso alcance, dia após dia, o sucesso vem com certeza!

      Digo isso porque vejo isso acontecer diariamente 😀

      Abração e sucesso!

  • Andrei Lima

    Henrique tenho acompanhado seu blog cerca de quase 1 ano, li todas as suas postagens e isso foi o suficiente para querer iniciar um negocio online. Quero vender sites, que eu mesmo desenvolvo porem encontro dificuldades em que escrever. Ja pensei em ensinar a usar esses sites que eu desenvolvo ( wordpress ) como tambem a ensinar HTML + CSS. Contudo penso que as pessoas que buscam HTML + CSS provavelmente querem ser desenvolvedores como eu… Teria algum conselho pra me dar?

  • Mayara Silva

    A D O R E I o artigo. Muito bem explicativo e me abriu a mentes para novos desafios. Eu ja iniciei o Blog, consegui montá-lo como eu queria, mas estou tendo problemas para produzir conteúdo, até porque escrever de moda é complicado, quando grandes sites e personalidades já fazem isso e oferecem as melhores notícias FULL TIME. Fica complicado atuar neste cenário, e estou buscando estudá-lo mais para me inserir onde mais poderei contribuir com conteúdos Memoráveis, como o Viver de Blog conseguiu me ensinar ao longos dos artigos que venho lendo ultimamente….
    Depois desse artigo, então, agora é que vou estudar mais ainda as possibilidades de Nicho para atuar. Muito obrigada!

    • Woow Mayara! Fico bem feliz em saber que estou ajudando e inspirando você dia após dia! Tamo junto 🙂

      Abração e sucesso com o seu blog!

  • Rafael

    Excelente contribuição, meu querido.
    Vamos marcar uma entrevista?

  • LLS

    Olá, estou procurando uma palavra chave principal e estou com alguma duvida. O Segmento é muito promissor e ultra concorrido, Consigo colocar esta palavra chave na URL, a palavra chave em questão, tem 4 Milhões de buscas mensais e a concorrência baixa. Estou com um pé atras para escolher esta palavra, acho pode ser uma furada está muito fácil. O que posso fazer nesse caso? os concorrentes tem uma PA e DA em torno de 35 e no MOZ a dificuldade para esta palavra é de 1%. Será que a esmola não está muito grande?

    • Opa! Realmente está bem “suspeito” rs rs rs… Mas as vezes acontece isso mesmo. Recomendo fortemente que você analise todos os seus concorrentes para que você tenha uma noção melhor do que está ocorrendo e para que possa produzir um conteúdo no mínimo entre 3x a 5x melhor, entende?

      Espero ter ajudado!

      Abração!

  • Vanio Bilhalva

    Fala Henrique, sensacional esse conteúdo! Parece um minicurso sobre mercados de nicho. Tu gera um imenso valor para a tua audiência. Não sei se seria ético mas seria um boa , ter uma avaliação sua, sobre um case baseado nessas informações que descreveste neste post. Tomamos por exemplo o site Hypeness, criado por um talentoso casal, que faz um sucesso tremendo e já está bem consolidado. Não consigo enxergar o mercado de nicho deles, nem um público específico. Eles abordam temas mais generalistas e tem o seu público fiel. Seria esse um caso aparte esse?
    Sou seu aluno no Conteúdos Memoráveis, e está sendo um grande aprendizado. Forte abraço!

    • Opa Vanio! Fico feliz que tenha gostado man!

      Sobre a sua sugestão, vou anotar aqui para ver a possibilidade 🙂

      Abração e sucesso!

  • Ezequias

    Henrique,

    Gostei do seu trabalho, só tenho duvida se posso ser um blogueiro rs.
    O meu blog não é muito acessado, veja se tenho futuro.
    http://ezequiasanacleto.blogspot.com.br/

    Abraço
    Ezequias

    • Opa Ezequias!

      Todos nós temos uma habilidade única para compartilhar com o mundo man 🙂

      Sobre seu blog, de cara já posso sugerir que você esteja na wordpress.org ao invés do blogspot. Isso, imediatamente, fará com que se blog fique mais profissional e leve mais tráfego!

      Abração e sucesso!

  • Olá Henrique,
    Muito bom seu artigo, posso dizer que é uma aula, muito bem definido e com dicas corretas, posso dizer que um grande problema que enfrentei foi a escolha do nicho, quando voce comeca faz a pesquisa “como ganhar dinheiro pela internet” e realmente tem o desejo de trabalhar com isto, voce acaba seguindo oque todos estão fazendo, este seu artigo, nos leva a outro horizonte.
    Estou comecando minha caminhada agora…
    Parabéns!
    http://dicacapital.com/

    • Maravilha Anderson! Fico realmente muito contente em ter ajudado você de alguma forma. Realmente este tipo de pesquisa existe uma infinidade de resultados diversos e, se não tiver cuidado de filtrar bem estas informações, pode acabar prejudicando :/

      Tamo junto!

      Abração e sucesso!

  • Carina Costa

    Excelente artigo! Ajudou bem mais que muitos cursos pagos por ai.
    Só uma dúvida, não consigo acessar o Google Keyword Planner, pois é preciso fazer login no AdWords e o AdWords é pago, pede o numero do cartão e tudo. É isso mesmo ou existe um jeito de acessar gratuitamente? 🙁
    Obrigada.

    • Opa Carina! Obrigado pelo comentário!

      Algumas pessoas me falaram isso, mas parece que é um tutorial inicial e que abaixo tem um link que vai direto para o Google Keyword Planner sem a necessidade de realizar um anúncio 😀

      Espero ter ajudado!

      Abração!

  • LUIZ MARCELO

    The best! Vlw mesmo o conteúdo desse artigo. De ponta, pois estava atrás de informações mais profundas sobre o assunto.

    • Opa Luiz! Obrigadão pelo feedback 😀

      Tamo junto!

      Abração e sucesso!

  • Excelente conteúdo Henrique. Eu tenho acompanhado de perto o seu trabalho e tenho aprendido muito.
    Mas ainda me resta uma dúvida ainda: eu tenho um blog que fala de empreendedorismo. Dentro deste universo de empreendedorismo, no meu pensamento eu achei que deveria tentar achar um nicho próprio, e então tive a ideia de trazer o tema empreendedorismo para profissionais da minha área. Mas você acha que eu ainda deveria nichar ainda mais?

    • Olá Jardel! 🙂

      O tema “empreendedorismo” é bem amplo e quanto mais você definir o seu público, mais diretamente você conseguirá falar com eles. Acredito que começando a falar sobre empreendedorismo para profissionais da sua área já seja bem específico, você só precisa verificar o tamanho deste mercado 🙂

      Espero ter ajudado!

      Abração!

  • Memorável, épico, o estado da arte. Sempre que venho ler os seus conteúdos fico impressionado com a evolução do Viver de Blog. Você começou excelente e não para de melhorar, isto é incrível! Ainda encoraja as pessoas a fazerem o melhor. Nota 10. Parabéns e Sucesso!

    • Wooow Ailton! Maravilha man 🙂

      Fico muito feliz por inspirar você! Tamo junto!

      Abração e sucesso!

  • ismavolk

    Conteúdo de alto valor! Muito obrigado por compartilhar!