Mais Blog

Trabalhar até morrer ou morrer de trabalhar? Por que a qualidade de vida no trabalho atual está roubando sua felicidade

Stephanie era uma funcionária de uma grande empresa Telecom na França em busca de um direito básico esquecido pelas grandes corporações: a qualidade de vida no trabalho.

“Era” porque, aos seus 32 anos, ela escreveu suas últimas palavras em um email enviado ao pai, pouco antes de se jogar da janela do escritório:

“O meu chefe não sabe, obviamente, mas serei a 23ª funcionária a se suicidar. Não aceito a nova reorganização do serviço. Vou mudar de chefe e, para passar por aquilo que eu vou passar, prefiro morrer. Deixo no escritório a bolsa com as chaves e o celular. Levo comigo a minha carta de doadora de órgãos, nunca se sabe. Não gostaria que você recebesse uma mensagem desse gênero, mas estou mais do que perdida. Quero-lhe bem, papai”.

A empresa em questão é a gigante telecom do mercado francês, Orange, com mais de 150.000 funcionários e um faturamento em torno de € 40 bilhões (aproximadamente R$ 175 bilhões hoje em dia).

Após 35 empregados se matarem entre 2008 e 2009, o diretor da época, Didier Lombard, cedeu ao cargo.

Ele foi obrigado a se retratar após sugerir que o suicídio era uma “moda” da companhia.

Além disso, o jornal francês, Le Parisien publicou um documento interno da companhia de 2006 atestando que Lombard falava deliberadamente para os diretores que ele era responsável por cortar 22.000 pessoas da empresa, adicionando:

“Ou eu farei isso de um jeito ou de outro, pela porta ou pela janela.”

Infelizmente, esse não é um caso específico ou isolado.

Outro gigante do mercado global, dessa vez no setor bancário, o Bank of America Merryl Linch notificou a morte de um estagiário por excesso de trabalho, após 3 dias seguidos de muito stress.

A idade dele? Apenas 21 anos.

O problema é grave. As consequências, irreparáveis.

Mas por que e como chegamos a esse ponto?

E mais importante:

O que podemos fazer para que nosso futuro (profissional e pessoal) não seja roubado por uma péssima qualidade de vida?

Isso é o que vamos discutir nesse artigo.

Continue lendo para saber mais sobre:

Ao final dele, você terá uma ótima surpresa sobre um futuro brilhante que vemos, acreditamos e praticamos para um novo modelo de gestão de empresas, incluindo o Viver de Blog. 🙂

Parece interessante? Então compartilhe esse post com seus amigos e vamos juntos mudar essa realidade para uma melhor qualidade de vida!

São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos.

Qualidade de Vida no Trabalho: Muito mais importante do que você imagina

Importância qualidade de vida no trabalho - Viver de Blog

Como você leu na introdução, o assunto sobre qualidade de vida no trabalho nas empresas é sério e merece toda atenção necessária.

Inclusive, você sabia que existe um termo em japonês para definir “morte por excesso de trabalho”?

Esse termo é Karoshi e, de acordo com um estudo do governo, em torno de 150 pessoas morrem de Karoshi por ano.

conceito de qualidade de vida no trabalho é simples:

“É uma forma de se pensar a respeito das pessoas, trabalho e organização, de modo global e abrangente.”

Não existe separação da satisfação no trabalho com a vida de um indivíduo como um todo.

Logo, o trabalho assume uma dimensão enorme em nossas vidas. Afinal, em média, passamos mais de 90.000 horas trabalhando ao longo dela.

São 3.750 dias, 535 semanas ou 10 anos trabalhando.

Mas isso só acontece porque a maioria de nós está acostumado a ver o trabalho como uma obrigação, um lugar para esperar pelo fim de semana ou até mesmo uma necessidade para se sustentar na vida.

A razão desse pensamento?

Em resumo: baixa relação entre a missão que te envolve e a qualidade de vida no trabalho que você está inserido.

As empresas não investem o suficiente em programas de qualidade de vida no trabalho por acreditarem que a conta não fecha.

Ao invés de pensarem em produtividade, felicidade e parcerias de longo prazo, tratam pessoas inteligentes como somente mais um número em suas planilhas de custos.

Qualidade de Vida nas Empresas

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-03

Você já se perguntou por que muitos de nós trabalham 8 horas por dia com baixa produtividade, enquanto outras pessoas são capazes de gerar resultados de uma semana inteira em apenas 4 horas?

Essa diferença de produtividade, na maioria das vezes, está relacionada ao nosso ambiente de trabalho e à nossa motivação para exercer as tarefas que fazem parte do dia a dia.

Aliás, muitos empregos exigem uma carga diária de trabalho entre 10 e 12 horas, não deixando espaço para outras atividades, como estudo, exercícios físicos e lazer.

Além da falta de tempo, as exigências das empresas estão cada vez mais descabidas, deixando muitas pessoas doentes com a enorme pressão.

Nunca tivemos tantos casos de ataques cardíacos, derrames, pressão alta, diabetes, câncer e depressão.

Outro dado alarmante: 70% dos brasileiros afirmam sofrer com o estresse relacionado ao trabalho, de acordo com a pesquisa feita pela ISMA (Internacional Stress Management Association).

Como encontrar motivação em um cenário como esse?

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-04

A boa notícia é que algumas organizações estão preocupadas com o bem estar de seus funcionários, e não somente porque são “boazinhas”, mas sim porque perceberam a clara relação entre produtividade e felicidade.

E felicidade está relacionada ao conceito de qualidade de vida no trabalho.

As corporações começam a ver o desempenho melhorar e as faltas e licenças médicas diminuírem quando passam a investir em programas de qualidade de vida no trabalho.

A verdade é que, na sociedade atual, o trabalho é visto não só como ganha-pão, mas sim como fonte de realização.

Os funcionários mais motivados são os que enxergam oportunidades de crescimento e encontram meios de conciliar sua vida profissional e pessoal; não necessariamente aqueles com os maiores salários.

Mas você deve estar se perguntando: o que essas empresas estão fazendo na prática para transformar seus empregados em pessoas mais felizes e satisfeitas?

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-05

Veja abaixo o que grandes companhias como Google, Procter&Gamble e HP (que já foram parte do ranking das melhores empresas para se trabalhar da Revista Exame) estão fazendo para promover a qualidade de vida no trabalho.:

  • Flexibilidade de horários de entrada e saída (principalmente para funcionários com filhos)
  • Foco na meta e não no processo
  • Licença maternidade remunerada de 6 meses e não remunerada de um ano
  • Trabalho desafiador
  • Bom clima organizacional
  • Foco no cliente
  • Home Office se a função permitir

Uma nova abordagem para empresas 100% virtuais

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-06

Como vimos anteriormente, uma das características das empresas que se preocupam com a qualidade de vida no trabalho é oferecer a possibilidade de se trabalhar em casa.

Para saber a verdade sobre trabalhar e ganhar dinheiro em casa, leia esse artigo.

E nessa situação, não é só o funcionário que acaba sendo beneficiado.

Recentemente, o Banco do Brasil decidiu fazer um experimento com 100 de seus empregados trabalhando diretamente de casa.

A motivação inicial, no entanto, não foi a promoção da qualidade de vida no trabalho, mas sim uma redução de 17% nos gastos com energia e aluguel.

Sem falar, é claro, no ganho de 15% na produtividade de cada colaborador remoto, segundo estudo feito pelo próprio Banco.

E por que a produtividade aumenta no sistema Home Office?

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-07

O mais óbvio é que não perde-se tempo em deslocamentos. Nada de ficar parado no trânsito ou ter que enfrentar ônibus ou metrô lotados.

Outra é que, o horário é mais flexível, dando a oportunidade de se trabalhar em seu momento mais produtivo ou de fazer outras atividades, como buscar seus filhos na escola.

E por último, um ambiente mais tranquilo e sem interrupções de telefones e colegas, também afeta positivamente a produtividade.

Felizmente, cada vez mais empresas estão decidindo adotar a política de home office por reconhecerem seus benefícios.

Aproximadamente 34% da população mundial já trabalha em algum tipo de atividade home-based. São quase 1.19 bilhão de pessoas, de acordo com a Customer Contact Strategies.

No Brasil apenas 14% das grandes corporações oferecem a possibilidade de trabalho remoto para alguns funcionários e em alguns dias da semana, segundo dados da Top Employers Institute.

Ainda assim é um grande avanço em prol de mais qualidade de vida no trabalho.

Além das questões trabalhistas serem uma barreira para que mais empresas abracem de vez o home office, ainda existe muita relutância por parte dos chefes.

Mesmo com cada vez mais estudos provando o contrário, muita gente ainda acredita que trabalhar de casa (e em alguns casos, de pijama), pode ser prejudicial para produtividade.

Evidente que, sem disciplina, o home office pode acabar comprometendo seu rendimento. Então é sempre necessário fugir das muitas distrações para se manter produtivo.

Conheça as técnicas para vencer os vilões da produtividade nesse nosso artigo aqui.

E se você souber administrar bem suas tarefas, não se distrair e principalmente realizar um trabalho motivador, o sucesso será garantido.

A ciência por trás da motivação no trabalho todo dia

Um dos principais pilares da produtividade e motivação no trabalho é você saber exatamente o que te faz pular da cama.

Linguagem comum entre empreendedores digitais: O que faz o seu coração cantar.

Estudos conduzidos por Daniel Pink já mostraram que o dinheiro não é o principal fator de motivação para o trabalho.

Dinheiro é apenas um meio. Nunca um fim.

Mas o que nos motiva a trabalhar todo dia? Por que o trabalho faz parte do nosso dia-a-dia e por que buscamos melhorar cada vez mais nossas habilidades?

Aqui estão os 3 principais fatores que explicam esse desejo pelo trabalho:

motivação no trabalho 2

  1. Autonomia: Nosso desejo de viver a vida que desejamos. Nossa vontade de ter a liberdade para fazer o que preferimos.
  2. Maestria: Nosso senso de urgência para ser melhor em diversos sentidos, tanto profissional como pessoal.
  3. Propósito: Nossa missão de vida. A intenção de fazer uma diferença no mundo, mesmo que relativamente pequena.

Quando você possui esses 3 fatores muito bem alinhados, você diminui drasticamente as distrações, procrastinações e o contato com pessoas negativas.

Você aprende a dizer: CHEGA!

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-09

Chega de tudo que tira sua motivação, foco e capacidade criativa.

Praticamente todos os empreendedores digitais de alta performance que conheço e mantenho forte contato não vêem TV.

Eles também não lêem jornais ou revistas.

Seria ingênuo demais acreditar que a informação local, principalmente nas grandes mídias do mundo “offline” (ou até online), é suficiente para trazer conteúdos de altíssima qualidade, on-demand e praticamente personalizados.

Logo, eles hoje lêem blogs, sites, eBooks. Fazem cursos online ou presenciais. Escutam audiobooks ou podcasts. Participam de grupos de discussão e masterminds.

Como vimos, a motivação no trabalho está ligada a 3 fatores:

  1. Autonomia
  2. Maestria
  3. Propósito

E essa motivação vai além de um simples conceito de auto-ajuda.

Se conhecer é fundamental para saber por que você está saindo de uma zona de conforto para buscar uma nova jornada, para onde você está indo e como irá chegar lá.

Você pode saber detalhes de como saí da zona de conforto e conhecer minha história nesse artigo aqui.

É o despertar inerente da curiosidade e a arte de alcançar grandes feitos dentro de cada um de nós.

Se você está trabalhando hoje em algo que não favorece a conexão dos 3 fatores citados, fique de olho.

É muito provável que sua segunda-feira tenha um gosto amargo, assim como a sexta-feira seja um período de grande alívio.

E desse modo, suas habilidades profissionais morrem aos poucos, tirando a oportunidade que você tem de fazer algo memorável no mundo.

O “Plano B” já não é tão atraente

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-10

Em uma pesquisa da Isma Brasil, foi apontado que 72% das pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho.

Além disso, um estudo recente feito pelo instituto de pesquisa Observatório Universitário revelou que 53% dos formados no país trabalham em setores que não têm nada a ver com o curso que fizeram na faculdade.

Em geografia, apenas 1% dos formados atuam na área depois de ganhar o canudo. Em ciências econômicas, 9,1%; em biologia, 9,8%.

Para piorar, os tradicionais “planos B” para quando as coisas dão errado na faculdade já não são tão atraentes.

E se você pensou que a segurança de um emprego público é garantida e com grande oferta de postos de trabalho, sinto em dizer, mas…

Atualmente, o setor estatal responde por apenas 11,3% dos postos de trabalho no Brasil, uma das menores taxas do mundo.

Não é à toa que se espera uma taxa de desemprego acima de 10% em 2016.

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-11

Logo, 50% dos brasileiros desempenham mais de uma atividade ou fazem horas extras para compensar os baixos salários de hoje, segundo uma pesquisa recente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Nem os executivos estão livres.

Entre eles, é normal trabalhar mais de 10 ou 12 horas por dia.

O resultado é um quadro de sintomas que deterioram drasticamente a qualidade de vida como:

  • Stress
  • Depressão
  • Mãos tremendo
  • Mãos frias
  • Baixa auto-estima
  • Formigamentos
  • Dificuldade para dormir
  • Doenças cardiovasculares
  • Diabetes
  • Hipertensão

Entre outros distúrbios.

Por falar nisso, veja o vídeo sobre qualidade de vida no trabalho. Basta clicar aqui embaixo:

Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal no YouTube para ver mais vídeos

Apesar de tudo, trabalho e felicidade podem sim andar de mãos dadas.

Mas as condições econômicas atuais somadas ao modelo de trabalho atrasado nas empresas dificultam o principal aspecto que pode garantir esse casamento:

A qualidade de vida.

O que é qualidade de vida

Antes de falar sobre qualidade de vida e sua importância, preciso compartilhar alguns números preocupantes.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 30% dos trabalhadores do planeta apresentam transtornos da ansiedade, estresse ou depressão.

Além disso, os casos de câncer devem crescer cerca de 50% até 2030.

No Brasil 52,5% das pessoas estão com excesso de peso, sem falar daqueles que estão no peso “ideal”, mas possuem muito mais gordura do que músculos, o que é tão perigoso quanto o excesso de peso em si.

E se aquela “vozinha” na sua cabeça está pensando em fatores genéticos para justificar números tão altos…

Não custa lembrar que 70% do quanto e do como vivemos deve-se ao estilo de vida que adotamos, e apenas 30% correspondem aos fatores genéticos.

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-13

E são esses 70% ligados ao estilo de vida que definem nossa qualidade de vida. É sobre ele que vou escrever mais abaixo.

Mas primeiro…

Qual é o conceito de qualidade de vida?

Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade.

Envolve o bem espiritual, físico, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

Porém, não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Ou mesmo expectativa de vida. Principalmente, porque alguns estudos mostram que, apesar do aumento da expectativa de vida, esses anos adicionais são vividos com má qualidade.

Mas então… Como ter efetivamente uma alta qualidade de vida?

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-15

Primeiro, é importante lembrar que, apesar de ser possível medir a qualidade de vida em uma escala de 0 a 100 através de 100 perguntas, ela se expressa melhor através de uma sensação.

Afinal, existem pessoas que trabalham 6h por dia e tem uma péssima qualidade de vida. Já outras, trabalham 10h-12h por dia e tem uma excelente qualidade de vida.

O “segredo” por trás dos números é como se trabalha nessas horas e o que a pessoa faz em seu tempo livre.

Podemos resumir essa efetividade em 10 hábitos saudáveis que podem se aplicar como regra geral para impulsionar sua qualidade de vida.

10 Hábitos saudáveis para garantir uma melhor qualidade de vida

icones habitos

  1. Não sentar por muito tempo: Sentar é o novo fumar. Além de dificultar sua respiração em uma postura sentada, você reduz a produção de enzimas que ajudam a quebrar gordura. Dores nas costas, redução da queima calórica e aumento no risco de câncer são consequências diretas de permanecer sentado por muito tempo.
  2. 30 minutos de exercício diariamente: A prática de atividade física aumenta a produção de diversos hormônios (serotonina, endorfina) ligados ao prazer e bem-estar, diminuindo a ansiedade e favorecendo a capacidade cognitiva.
  3. Pegar sol: A vitamina D é fabricada a partir da penetração dos raios ultravioleta B do sol. A carência desta vitamina está associada a 17 tipos de câncer.
  4. Meditação e autoconhecimento: Indivíduo está ligado a individualidade. Portanto, se conhecer melhor aliado a práticas de meditação ajudam você a entender o que funciona e o que não funciona para otimizar sua qualidade de vida.
  5. Beber mais água: Cerca de 70% do corpo humano adulto é composto por água. Consumir pouca água durante o dia pode provocar cansaço e sonolência, dor de cabeça, fome e até mesmo confusão mental. Quando existe uma queda de 5% no volume de água no corpo, seu cérebro perde em torno de 30% de seu desempenho.
  6. Cuide de sua energia – Afaste-se de pessoas negativas: Não existe algo mais contagioso do que energia, para o bem ou para o mal. Lembre-se: Você é a média das 5 pessoas com quem mais se relaciona: se deseja ser uma pessoa melhor, relacione-se com pessoas melhores.
  7. Evite excesso de glúten e açúcar: Produtos do tipo light, diet, zero e fit não são realmente saudáveis como se vendem. Um Toddy, por exemplo, tem em sua composição 90% de açúcar. Já o consumo em excesso de glúten pode aumentar os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia e hipertensão.
  8. Planejamento para execução: Quando você não monta sua agenda, fica a mercê da agenda alheia. E quando você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Torne-se responsável pelo rumo da sua vida.
  9. Respiração: Em geral, respiramos superficialmente através da respiração torácica. Ao contrair os músculos abdominais na respiração você fortalece seu diafragma, obtendo mais oxigênio a cada inspiração.
  10. Pratique a gratidão: A habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional, além de melhorar os relacionamentos

Para informações mais detalhadas sobre cada um desses pontos, além de outros hábitos saudáveis, recomendo consultar esse post no Guia da Boa Forma.

A energia física, o equilíbrio mental e uma forte motivação para continuar adiante são os 3 pilares para uma melhor qualidade de vida.

Alinhando todos esses 3 pilares, você começa a desenvolver uma alta performance em seu trabalho (profissional) e em seus relacionamentos (pessoal).

Falando em relacionamentos…

Está curtindo esse artigo? Então coloque seu email abaixo e junte-se a vários leitores inteligentes do Viver de Blog e ser o primeiro a receber novos conteúdos memoráveis.

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Gestão de Pessoas

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-16

“Todo poder que ao invés de servir procura se servir, não serve”. – Mário Sérgio Cortella

Relacionar-se com pessoas é uma arte. Cada indivíduo é, digamos… individual.

Não existe uma fórmula pronta e única para lidar com pessoas.

Mesmo atualmente, ainda existem empresas cujos executivos tratam pessoas inteligentes como um simples número na planilha de custos.

Portanto, a gestão de pessoas não deve ser tarefa de um RH, mas sim do líder da equipe.

E que fique bem claro a diferença entre um líder e um chefe.

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-35

Um verdadeiro líder é aquele que conduz pessoas e as inspira. Ele precisa motivar sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto.

Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las.

O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.

Problemas na gestão de pessoas

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-28

A grande maioria das pessoas já teve (ou tem) um chefe ruim na vida.

E se você se identificou com a frase acima é porque realmente o vê como chefe, não como líder.

Isso acontece porque existe um grave problema na gestão de pessoas em diversas empresas.

Os principais problemas são:

  1. Não reconhecer um trabalho bem feito: Todos nós adoramos elogios, principalmente, se fizermos um bom trabalho. Porém, a maioria dos chefes olham apenas defeitos e erros. Líderes olham ambos, mas lembram de valorizar um ótimo trabalho e de fazer a pessoa se sentir verdadeiramente importante.
  2. Não dar direções claras para um projeto ou tarefa: O fator “bola de cristal” é comum em empresas onde nem mesmo o executivo sabe onde quer chegar.
  3. Não ter tempo suficiente para se encontrar/conversar com o time: A equipe é o valor mais importante de uma empresa. Não ter tempo suficiente para falar com ela é negar seu ativo mais precioso.
  4. Não dar feedbacks: Seguindo o problema de comunicação, quando o chefe não oferece um retorno sobre uma ideia ou uma pergunta, ele trata a conversa como via de mão única na empresa.
  5. Tomar crédito pela ideia de outras pessoas: Essa dói. Quando alguém tem uma excelente ideia, o chefe não apenas se faz de indiferente como a utiliza futuramente se apropriando como o “dono” daquela ideia.
  6. Não lembrar do nome dos funcionários: Dale Carnegie já disse em “Como fazer amigos e influenciar pessoas” que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante de qualquer linguagem.
  7. Não aceitar ideias / não escutar: Chefes que acreditam ser superiores não dão a devida atenção a funcionários subordinados. Líderes, por outro lado, entendem que grandes ideias não dependem de hierarquias ou posição na empresa.
  8. Favorecer empregados específicos: Eles promovem a inveja e competição desnecessariamente entre pessoas da equipe. Elegem favoritos o tempo todo, desmotivando pessoas que não estão no “gosto pessoal do chefe”.
  9. Procrastinação: A incapacidade de tomar decisões, sejam elas simples ou complexas, pode travar seu time, retardando o avanço da empresa. Típico caso em que o líder é o gargalo da empresa.
  10. Somente reclamam: Alguns chefes acreditam que apenas reclamar trará a solução mágica para resolver os problemas da empresa. Eles não sugerem, não criam e não conversam. Apenas reclamam com seus funcionários na esperança deles acharem mais rápido a solução.

Gestão Estratégica de Pessoas

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-18

A gestão estratégica de pessoas é muito importante para que o comandante da equipe seja visto como um líder, não um chefe.

Cometendo os erros citados acima, você será um chefe odiado. Porém, seguindo algumas dicas abaixo, você aumentará as chances de se tornar um líder admirado por sua equipe.

Como grandes líderes desenvolvem e motivam uma equipe de alta perfomance

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-19

  1. Liste as atividades que cada um na sua equipe está desenvolvendo.
  2. Analise como as habilidades que cada um possui estão sendo bem utilizadas. Ou seja, verifique se as pessoas estão fazendo o que sabem, ou se alguma habilidade está sendo desperdiçada, por exemplo. O mesmo vale para funções que exigem habilidades que as pessoas não possuem.
  3. Verifique quais são os desafios apresentados a cada um no time. Esses desafios fazem sentido? Estão muito acima do que a pessoa consegue entregar? Ou talvez são muito fáceis?
  4. Tenha pessoas usando suas habilidades máximas em desafios máximos. Imagine o melhor jogador disputando a final ou o artista desenvolvendo sua obra-prima. Esse é o espírito que você quer trazer para a sua equipe!
  5. Conte boas histórias: Um líder bem sucedido é também um bom contador de histórias, pois ele precisa se comunicar e ser compreendido rapidamente, além de ter bons argumentos para convencer uma audiência.
  6. Entenda as motivações individuais: Encontre maneiras de conversar com a individualidade de cada um da sua equipe e os motive dessa forma.
  7. Pense no futuro (e pense grande): Uma visão clara para o futuro é a melhor forma de você traçar o caminho que sua empresa e sua equipe precisam traçar para chegar nesse objetivo.
  8. Reconheça as boas atitudes: Grandes líderes costumam demonstrar respeito e admiração pelos trabalhos de suas equipes.
  9. Apresente desafios: As pessoas não desenvolvem novos talentos se continuam fazendo a mesma coisa de sempre. Estimule novas habilidades ao apresentar tarefas desafiadoras.
  10. Encoraje soluções criativas (fora do padrão): Por vezes, dar a liberdade para que a sua equipe escolha o seu próprio jeito de resolver pequenos problemas é a melhor forma de mantê-la motivada.

Falei muito mais sobre gestão de pessoas e como lidera uma equipe nesse artigo aqui.

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-20

O treinamento e desenvolvimento de pessoas em uma equipe é fundamental para melhorar a performance de uma equipe.

Quanto mais preparada ela estiver, menor será o tempo gasto no entendimento de projetos, tarefas e ferramentas.

A importância de investir em treinamento

  1. Vantagem Competitiva: A competitividade é uma consequência natural do treinamento e desenvolvimento do capital humano de uma empresa. Ter vantagem competitiva é possuir um diferencial que os concorrentes não possuem. O treinamento e desenvolvimento de pessoas coloca a empresa a frente da concorrência.
  2. Elevar os níveis de qualidade: O sucesso de qualquer empresa está diretamente ligado à qualidade de sua equipe de funcionários. Quanto mais preparados e eficientes, melhor o nível de qualidade de seus processos e serviços. O treinamento também influencia no aumento dos níveis de qualidade no relacionamento entre funcionários e no atendimento ao cliente.
  3. Aumentar a produtividade: O aumento da produtividade é consequência direta da capacitação da equipe e da qualidade de vida no trabalho.

Como reter talentos e desenvolver pessoas:

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-21

Um dos maiores desafios empresariais é manter um excelente colaborador dentro da equipe.

Pessoas extraordinárias costumam ter uma visão diferenciada e aguçada para resolver problemas e são motivadas por desafios.

Portanto, quando a motivação no trabalho cai e os desafios já não são tão grandes, elas tendem a procurar outras opções.

Empresas como Apple, Google e Tesla conseguem reter talentos porque sua visão para o futuro é enorme.

Mas não é apenas isso…

Existem outros 5 fatores essenciais para desenvolver pessoas brilhantes em uma equipe:

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-22

  1. Crie um ambiente que possibilite ao colaborador desenvolver projetos com maior autonomia e novas competências.
  2. Envolva os funcionários nos processos de decisão ou engaje-os em projetos em andamento, escutando suas sugestões de forma apreciativa.
  3. Crie ações para melhorar o clima no ambiente de trabalho. Estimule os hábitos saudáveis que listamos ao longo desse artigo.
  4. Estimule a troca de ideias e crie oportunidades para ouvir as pessoas. Evite eventuais críticas não construtivas.
  5. Crie um ambiente mais familiar, confortável ou até mesmo descontraído. Quanto mais personalizado é o ambiente de trabalho, melhor o sentimento da pessoa que trabalha nele

Aproveitando que estamos falando sobre ambientes de trabalho…

Está curtindo esse artigo? Então coloque seu email abaixo e junte-se a vários leitores inteligentes do Viver de Blog e ser o primeiro a receber novos conteúdos memoráveis.

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

15 Ferramentas de Gestão (com foco em home-office e nossa experiência)

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-23

Essa é para você que ama uma dica ou recomendação de ferramentas, plugins e aplicativos para “hackear” sua produtividade e do seu time.

Um aviso, antes das ferramentas recomendadas:

“A fool with the best tool is still a fool”.

Numa tradução literal:

“Um idiota com a melhor ferramenta ainda é um idiota”.

Portanto, lembre-se que nenhuma ferramenta é uma pílula mágica que irá resolver todos os seus problemas com apenas um clique.

Ferramenta de Gestão #1: Slack

vdb-logo-04

Slack é um aplicativo de mensagens para times.

É a ferramenta que, sem dúvida, mais usamos na Viver de Blog.

Com uma interface focada no usuário e um visual agradável e relativamente descontraído, o Slack entrega o melhor ambiente para discussão de ideias separadas por todos os canais da empresa, desde analytics até webdesign.

Ferramenta de Gestão #2: TeamWork

vdb-logo-12

Teamwork é um aplicativo web e mobile para gerenciamento de projetos e tarefas.

Usamos essa ferramenta para toda a equipe estar ciente do que é preciso ser realizado em cada área de empresa, além do acompanhamento de projetos, tarefas e calendários.

Ferramenta de Gestão #3: Google Drive

vdb-logo-01

Google Drive é um aplicativo para criar, organizar e visualizar de forma sincronizada e colaborativa todos os documentos pessoais e profissionais.

Usamos essa ferramenta separando cada canal da empresa em pastas, colocando os arquivos (textos, planilhas, apresentações, entre outros) de forma organizada e fácil de encontrar.

Ferramenta de Gestão #4: Sweet Process

vdb-logo-08

Sweet Process é um aplicativo web para você criar e organizar procedimentos de tarefas para você e sua equipe.

Usamos essa ferramenta para colocar um passo-a-passo das tarefas repetitivas que tomam nosso precioso tempo.

Ganhamos tempo e organização para focarmos no crescimento da equipe e do negócio.

Ferramenta de Gestão #5: Google Apps

vdb-logo-02

Google Apps é um aplicativo criado para empresas, projetado para equipes.

Usamos essa ferramenta basicamente para personalizarmos todos os emails do nosso time.

Ferramenta de Gestão #6: MailChimp

vdb-logo-10

MailChimp (link afiliado) é um software de email marketing voltado tanto para blogueiros, pequenas empresas, como para grandes empresas.

Usamos essa ferramenta para gerenciar nossos cadastros de email, assim como enviar campanhas e definir sequências de emails automáticos.

Obs: O link afiliado acima garante a você um recebimento de US$ 30 de desconto assim que você passa do plano inicial grátis para qualquer plano pago.

Ferramenta de Gestão #7: Help Scout

vdb-logo-14

HelpScout é um aplicativo web na categoria Help Desk, software para suporte ao leitor/cliente.

Usamos essa ferramenta para gerenciar e responder todos os emails recebidos de contato no Viver de Blog, assim como interações através da lista de email.

Ferramenta de Gestão #8: Unbounce

vdb-logo-07

Unbounce é um aplicativo web para criação e análise de landing pages, páginas com foco específico em conversão (clique ou captura de email)

Usamos essa ferramenta para construir todas as nossas landing pages, como essa do infográfico Psicologia das Cores no Marketing e no dia-a-dia.

Ferramenta de Gestão #9: Media Temple

vdb-logo-09

Media Temple (link afiliado) é um serviço de hospedagem

Usamos essa ferramenta para hospedar a grande maioria de nossos blogs/sites com excelente uptime (tempo no ar) e flexibilidade para customziações.

Obs: O link afiliado acima garante a você um desconto de 20% em qualquer plano oferecido pela Media Temple com o cupom VIVERDEBLOG.

Ferramenta de Gestão #10: Zapier

vdb-logo-06

Zapier é um aplicativo online para automatização de tarefas e integração de ferramentas.

Usamos essa ferramenta para conectar dados entre diferentes aplicativos, como Mailchimp <> Typeform, Pocket <> Evernote e Slack <> Google Drive.

Ferramenta de Gestão #11: Zoom

vdb-logo-05

Zoom é um aplicativo para conferências online voltado para times e empresas.

Usamos essa ferramenta para fazer calls (chamadas) com toda a equipe ou parte da equipe.

Preferimos ele ao Hangouts ou Skype pela estabilidade com um grande número de pessoas nos calls, interação e gravações automáticas.

Ferramenta de Gestão #12: 1Password for Teams

vdb-logo-13

1Password for teams é um aplicativo para gerenciar senhas e logins para times através de uma única senha mestre.

Usamos essa ferramenta para manter todo o time unificado e atualizado com senhas e logins de aplicativos importantes para o funcionamento do negócio.

Publiquei em nosso canal do YouTube um vídeo mostrando como eu uso o 1Password no meu dia-a-dia. Clique aqui embaixo para conferir:

Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal no YouTube para ver mais vídeos

Ferramenta de Gestão #13: Hotmart

vdb-logo-15

Hotmart é uma plataforma para produtores e afiliados venderem seus produtos facilmente online.

Usamos essa ferramenta para vender nossos produtos e cursos, assim como gerar receita através da recomendação de produtos ou serviços afiliados (terceiros).

Ferramenta de Gestão #14: Conta Azul

vdb-logo-03

Conta azul é um aplicativo para gerenciar toda a parte financeira da empresa com relatórios fáceis de criar e analisar.

Usamos essa ferramenta para manter nosso fluxo de caixa em dia, assim como traçar cenários de despesas e receitas.

Ferramenta de Gestão #15: Enotas

vdb-logo-11

Enotas (link afiliado) é um programa de emissão de notas eletrônicas, totalmente integrado com o Hotmart.

Usamos essa ferramenta para emitir de forma praticamente automática nossas notas fiscais.

Valores de uma Empresa

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-24

”A felicidade é um estado de consciência que vem do cumprimento de valores”. – Ayn Rand

Como definir a missão, visão e valores de uma empresa? 

icone-habitos-01

E por que eles são tão importantes?

Os valores da empresa guiam a conduta de uma organização. Já os planos de missão e visão ditam sua rota de execução.

Os valores de uma empresa devem refletir princípios éticos e morais, unindo o mundo empresarial ao pessoal.

São princípios inegociáveis, ditando comportamentos e atitudes no funcionamento de toda estrutura organizacional.

Dão suporte às formas de relacionamento dos colaboradores entre si e perante os clientes, fornecedores e sociedade.

Como definir os valores de uma empresa?

icone-habitos-02

Existem algumas metodologias para definir os valores de uma empresa, mas nada melhor do que uma reflexão profunda com os stakeholders e colaboradores internos:

  1. Os valores centrais são fundamentais, independente deles serem premiados?
  2. Se você acordasse amanhã e dinheiro não fosse uma necessidade para o resto de sua vida, você se manteria firme a estes valores?
  3. Você consegue imaginar esses valores sendo válidos daqui a 100 anos, assim como são hoje?
  4. Você gostaria que sua empresa mantivesse esses valores, mesmo que, em algum momento, eles se tornem uma desvantagem competitiva?
  5. Se você começasse uma nova empresa amanhã em um ramo totalmente diferente de trabalho, você construiria os mesmos valores fundamentais para essa nova organização, independente da diferença de suas atividades?

Se a resposta para os 5 itens acima for “Sim”, você tem os valores de sua empresa muito bem definidos.

Exemplos de valores de uma empresa

icone-habitos-03

Abaixo, citarei alguns valores comuns e exemplos reais de valores aplicados em empresas.

Exemplos de valores comuns:

  • Responsabilidade
  • Equilíbrio:
  • Compromisso
  • Comunidade
  • Diversidade
  • Empoderamento
  • Inovação
  • Integridade
  • Propriedade
  • Segurança

Exemplo de Valores da empresa Volkswagen:

  • Proximidade ao cliente
  • Alta performance
  • Adicionar valor
  • Renovação
  • Respeito
  • Responsabilidade
  • Sustentabilidade

Missão de uma empresa

icone-habitos-04

A missão de uma empresa corresponde ao seu propósito único e para quem ela se destina.

Para definir isso com sabedoria, é interessante que se responda a três questões básicas:

  • Por que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

A missão de uma empresa pode ser resumida em um parágrafo, uma linha ou até mesmo em poucas palavras.

Exemplo de missão da Disney:

  • Alegrar pessoas.

Visão de uma empresa

icone-habitos-05

Ao definir a visão de uma empresa, é importante estabelecer a perspectiva para longo prazo.

A visão inspira-se naquilo que se almeja para o futuro.

Inclui-se, nesta etapa, aquilo em que a empresa quer se tornar e em que direção devem ser focados os seus esforços.

Exemplo da visão da Mercedes-Benz:

  • Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços.

Cultura da empresa

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-25

A cultura da empresa, ou cultura organizacional de uma empresa, resume tudo o que uma organização representa em relação à sua visão, missão, valores, estratégia e história.

A cultura de uma empresa é como se fosse nosso DNA. Ela deve representar rapidamente o conjunto de informações muitas vezes não visível ou tangível na organização.

É fundamental que todos da equipe entendam e compartilhem a visão institucional, permitindo que toda a organização caminhe na mesma direção, seguindo estratégias também comuns a todos.

Ter uma cultura organizacional sólida e transparente a todos os membros da empresa, possibilita minimizar os riscos de embates interpessoais.

cultura de uma empresa é tão importante que resolvemos compartilhar a nossa com você.

Um pouco da cultura Viver de Blog

O foco da nossa cultura é:
Alcançar a excelência e incentivar pessoas a descobrirem e liberarem todo o seu potencial.

  1. Integridade e Comprometimento: “Integridade é estar fazendo a coisa certa, mesmo quando ninguém está olhando”. – C.S. Lewis
  2. Crescimento: “Se você não está crescendo, você está morrendo”. – Anthony Robbins
  3. Liberdade e Autonomia: “Liberdade não é fazer o que se quer, mas querer o que se faz.” – Satre
  4. Responsabilidade e Poder: “Não vamos tentar consertar a culpa do passado. Vamos aceitar nossa responsabilidade pelo futuro”. – John F. Kennedy
  5. Organização e Documentação: “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”. – Pitágoras
  6. Comunicação produtiva: “O maior problema da comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada”. – George Bernard Shaw
  7. Excelência e Alta Performance: “Nunca pare. Nunca se conforme até que o bom seja melhor e o melhor seja excelente”.

Fatos e Estatísticas para Tweetar:

  1. (tweet) Em média, passamos mais de 90.000 horas trabalhando ao longo de nossas vidas.
  2. (tweet) 70% dos brasileiros afirmam sofrer com o estresse relacionado ao trabalho, de acordo com a pesquisa feita pela ISMA (Internacional Stress Management Association).
  3. (tweet) As corporações começam a ver o desempenho melhorar e as faltas e licenças médicas diminuírem quando passam a investir em programas de qualidade de vida no trabalho.
  4. (tweet) 34% da população mundial já trabalha em algum tipo de atividade home-based. São quase 1.19 bilhão de pessoas, de acordo com a Customer Contact Strategies.
  5. (tweet) No Brasil apenas 14% das grandes corporações oferecem a possibilidade de trabalho remoto para alguns funcionários e em alguns dias da semana, segundo dados da Top Employers Institute.
  6. (tweet) Em uma pesquisa da Isma Brasil, foi apontado que 72% das pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho.
  7. (tweet) Um estudo recente feito pelo instituto de pesquisa Observatório Universitário revelou que 53% dos formados no país trabalham em setores que não têm nada a ver com o curso que fizeram na faculdade.
  8. (tweet) O setor estatal responde por apenas 11,3% dos postos de trabalho no Brasil, uma das menores taxas do mundo.
  9. (tweet) 50% dos brasileiros desempenham mais de uma atividade ou fazem horas extras para compensar os baixos salários de hoje, segundo uma pesquisa recente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
  10. (tweet) Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 30% dos trabalhadores do planeta apresentam transtornos da ansiedade, estresse ou depressão.
  11. (tweet) No Brasil 52,5% das pessoas estão com excesso de peso, sem falar daqueles que estão no peso “ideal”, mas possuem muito mais gordura do que músculos, o que é tão perigoso quanto o excesso de peso em si.
  12. (tweet) 70% do quanto e do como vivemos deve-se ao estilo de vida que adotamos, e apenas 30% correspondem aos fatores genéticos.

Construindo um Legado Memorável

vdb-trabalhar-ate-morrer-ou-morrer-de-trabalhar-26B
O Viver de Blog cresceu muito nos últimos 2 anos, desde quando ele era o blog de uma pessoa só até a fase onde trabalhávamos em um grupo de 4-6 pessoas.

Agora, chegou o momento de iniciarmos uma nova jornada.

2016 será um ano em que iremos All-In, colocando todos os nossos esforços para que ele seja realmente fantástico.

É por esse motivo que o Viver de Blog agora tem uma equipe com 15 pessoas dedicadas e mais 6 pessoas em projetos/consultorias.

Estamos investindo forte em pessoas brilhantes para que nosso poder de transformação seja infinitamente maior.

Esse é nosso comprometimento com você em 2016.

  • Mais conteúdo
  • Mais profissionalismo
  • Mais qualidade.

Que esse ano seja épico e que você tenha metas ousadas para crescer tanto profissionalmente como pessoalmente.

Estamos no início dessa jornada.

Uma jornada em busca de uma melhor qualidade de vida no trabalho.

Uma jornada em busca de ser melhor 1% todos os dias.

Uma jornada em busca de um legado memorável.

E você? Vem com a gente?

Deixe um comentário abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

vive exclusivamente de blog desde seus 23 anos e quer ajudar você a Viver de Blog também. Saiba mais aqui →

  • Leandro Souza

    Conteúdo de qualidade indiscutível, extremo profissionalismo e cuidado a todos os detalhes. Henrique, seu trabalho é fantástico, nos inspira e faz acreditar na evolução diária de cada nossos projetos. Seja sempre este “Norte” pra nós, muito obrigado e sucesso… Você merece! Abraços…

  • Leandro Souza

    Conteúdo de qualidade indiscutível, extremo profissionalismo e cuidado a todos os detalhes. Henrique, seu trabalho é fantástico, nos inspira e faz acreditar na evolução diária de nossos projetos. Seja sempre este “Norte” pra nós, muito obrigado e sucesso… Você merece! Abraços…

    • Muito obrigado, Leandro!

      Sempre prezamos pela excelência nos conteúdos que geramos no Viver de Blog e fico feliz demais quando esse trabalho serve de inspiração.

      Obrigado por acreditar e lutar pela evolução diária de seus projetos.

      Grande Abraço e sucesso!

  • Nem preciso dizer que quando vi a postagem no facebook falando sobre novo artigo já fiquei esperando.

    Existiu um sociólogo/filósofo que acreditava na possibilidade de um dia trabalharmos somente essas 4 horas por dia. Não concordo com MUITA coisa dele, mas isso é visível que podemos conseguir. Mas ainda temos muito a visão de trabalho e mais trabalho.

    Não raro o termo “trabalho” por ser de origem de um instrumento de tortura já adquiriu péssima conotação. E é essa satisfação que você fala, que muitos perderam. A noção de trabalho não ser o instrumento de tortura. Esse problema de não se encaixar, de stress, de problemas de saúde relacionados ao trabalho, foi o que outro filósofo chamou de O mal estar da civilização.

    Estar cercado de boas pessoas faz toda diferença como você cita nesse e em outro artigo. A palavra ‘companhia’ vem do latim. Era a denominação de um barco na antiguidade. Cum pan ia, “vão com o mesmo pão”. Seria a questão de ter pessoas boas por perto para repartir o pão. O único alimento que na época não estragava.

    Para não me alongar na escrita, apenas agradecer por mais um “conteúdo épico e texto memorável”. Afinal ” Escrever é uma ociosidade atarefado.” Muito trabalho e dedicação envolvidos. Ah, não sou religioso. Mas estudei muito religião. Vale lembrar uma citação da Bíblia; “De nada adianta a um homem ganhar o mundo se ele perder ferramentas. (Mt 16,24)

    *obrigado pela indicações das ferramentas.

    • Muito obrigado pelo comentário, Edivan!

      Sem dúvida, a definição de trabalho evoluiu bastante até o presente momento.

      E, quem sabe, em um futuro não tão distante, grande parcela do trabalho humano necessário seja cada vez menos intenso e cada vez mais automatizado.

      Grato pelo complemento ao artigo.

      Forte Abraço!

  • Sim! Boca aberta e olhos arregalados!
    Parabéns pelo artigo e pelo crescimento do blog. Acompanho o Viver de Blog desde quando era de apenas uma pessoa. Fico estimulada a continuar estudando e buscando sempre a “melhor” qualidade de vida no meu trabalho.
    Parabéns Henrique!
    E que essa equipe arrase em 2016! 😀
    Abraço!

    • Muito obrigado pelo comentário, Kamilla!

      Forte Abraço e sucesso!

  • Sensacional, por isso que amo o viver de blog! Nāo é só conteúdo, é reflexāo, análise e é claro um incentivo, para que cada um de nós possamos fazer diferente onde quer que esteja 🙂 Obrigada!

    • Oi Kalinka!

      Obrigado pelo comentário e por dedicar parte do seu tempo para essa reflexão.

      Forte Abraço e sucesso!

  • Willian Binder

    Oi Henrique!

    Artigo foda, como de costume.

    No início achei que seria um texto voltado para profissionais que buscam melhorar a sua própria qualidade de vida no trabalho, mas o artigo também se mostrou um guia para líderes comprometidos com sua equipe.

    Não há dúvidas que este post também será uma referência nos mecanismos de buscas. 😉

    Os dez hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida são matadores e pontuais, mas pra mim o grande diferencial é coloca-los numa rotina diária. Fazer todos os dias as mesmas coisas não é chato quando VOCÊ escolhe o que fazer.

    Aliás, quando se trabalha em casa fica muito mais fácil criar a própria rotina.

    Hábitos, rotinas, “rituais”… Para mim, essas são coisas valiosas para uma boa qualidade de vida.

    Sucesso para os novos colaboradores do Viver de Blog! Se com uma equipe mais enxuta o blog já era memorável, agora… 2016 promete!

    PS: citar Dale Carnegie é garantia de conteúdo bom, haha!

    PPS: notei que quando clicamos no botão de compartilhar no Facebook, o início do texto na imagem é cortado. Ainda, quando o post já está publicado na timeline, a imagem não está aparecendo. Será que o problema foi comigo? Enfim, talvez você queira dar uma olhada nisso. 😉

    • Oi Willian, tudo bem?

      Obrigado pelo comentário. Essa parte dele, além de muito inteligente, é uma mudança de paradigma total:

      “Os dez hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida são matadores e pontuais, mas pra mim o grande diferencial é coloca-los numa rotina diária. Fazer todos os dias as mesmas coisas não é chato quando VOCÊ escolhe o que fazer.”

      Agradeço por aumentar o valor do artigo colaborando com sua opinião.

      Cito um trecho de outro artigo aqui no Viver de Blog sobre criar sua própria jornada:

      “Se você acredita plenamente no que está fazendo, mesmo sabendo dos riscos e incertezas pelo caminho, não se importe com o que outras pessoas dizem sobre você ou sobre suas ideias.

      Elas podem rir, debochar e inferiorizar você…

      Mas se você se responsabiliza por cada atitude tomada e coloca, de verdade, uma forte intenção no que faz para o benefício de outras pessoas, esse é o seu destino.

      Seja melhor do que você imagina, até o ponto em que você não será tratado como louco, mas sim como uma lenda.”

      Trabalhar via home-office é essencial para termos maior controle sobre decisões, hábitos e, consequentemente, nossa qualidade de vida.

      Abração!

      P.S. Já resolvemos o problema da imagem no Facebook. Obrigado pelo aviso. 🙂

  • kenady Araujo

    Com certeza é um conteúdo incrível. Estou gostando de aprender aqui no viver de blog, ainda me encontro em um trabalho e sem qualidade de vida. Mas quero mudar isso rapidamente, Obrigado Henrique pelo conteúdo.

    • Oi Kenady!

      Obrigado pelo comentário.

      Não se preocupe. A intenção em mudar já o coloca à frente da maioria dos brasileiros.

      Boa sorte nessa jornada por uma qualidade de vida melhor no trabalho.

      Forte Abraço!

  • Que artigo maravilhoso, Henrique! Aliás, que blog maravilhoso.

    Gostei muito mesmo deste artigo pela visão reflexiva que ele apresenta. Sem falar das rápidas dicas sobre missão, visão e valores de uma empresa (partes de um bom planejamento estratégico).

    Enfim, lancei meu blog ontem e estou aplicando tudo o que aprendi no Viver de Blog nele, agora é esperar um pouquinho pra ver se está dando certo.

    • Oi Matheus!

      Obrigado pelo comentário sobre o artigo.

      Fico feliz que tenha curtido.

      Sobre o seu novo blog: Parabéns!

      E se me permite uma dica rápida: Procure investir na divulgação dele nesse momento inicial, principalmente se você estiver criando conteúdos memoráveis.

      Temos um ótimo artigo sobre como você pode divulgar seu blog:

      http://viverdeblog.wpengine.com/como-divulgar-meu-blog/

      Abraços e sucesso!

  • Nossa…

    Estou sem palavras para dizer o quanto eu AMEI o post!

    É um verdadeiro guia que muitos profissionais e gestores deveriam ler e colocar item por item em prática.

    Claro que tudo depende de cenários, ambientes, modelos e etc, mas esse post contém muitas dicas e sacadas extremamente úteis para ajudar as pessoas.

    Qualidade de vida no trabalho é algo sério e que eu considero muito. Já rejeitei propostas profissionais porque considerei alguns fatores e um dos que mais dou peso é isso, qualidade de vida.

    Ter um bom salário é importante, mas se não tiver qualidade de vida, isso meio que perde o sentido. Pelo menos para mim…

    Quero fazer um poster do “10 Hábitos saudáveis para garantir uma melhor qualidade de vida” para colocar aqui 🙂

    Parabéns a todos envolvidos, tudo ficou muito lindo e prático!

    • Oi Priss!

      Qualidade de vida é essencial profissionalmente e pessoalmente.

      Uma saúde equilibrada é o pilar de tudo.

      Sem ela, é praticamente impossível desenvolver um trabalho de altíssima performance em longo prazo.

      Feliz em saber que o post foi útil para você que já busca qualidade de vida através de yoga, meditação, exercícios ao ar livre, entre outras práticas.

      Obrigado por fazer parte desse time e acreditar nos mesmos valores do Viver de Blog.

      Beijos!

      • 😀

        Eu que agradeço, trabalhar com você e a nossa equipe memorável é demais!

  • Ramiro Gomes Ferreira

    Grande Henrique!

    Mais um post SUPER MEMORÁVEL, sem nenhuma surpresa!

    Certamente irei reler diversas vezes, e usarei como referência para a gestão de pessoas. Meus parabéns pela criação desta cultura incrível, que é a do Viver de Blog. Assim como tudo que vocês produzem, servirá de inspiração para mim, no Clube do Valor (http://www.clubedovalor.com.br)

    Tenho certeza que 2016 vai ser fantástico.

    Vamos com tudo!

    Grande abraço

    • Fala Ramiro!

      Grato pelo comentário, cara.

      E mais ainda por saber que seremos a inspiração para você no Clube do Valor.

      2016 será memorável.

      Vamos juntos nessa!

      Abração!

  • Philip Camanducci

    Parabéns pelo artigo.

    Estou aprendendo muito e aplicando tudo no meu blog

    Obrigado por tudo

  • Luciana

    Realmente impactante e inspirador!

  • Fábio Valentim

    Cara, este post é muito bom e recomendo muito. Infelizmente em algumas empresas (especialmente a última que trabalhei, que graças a Deus saí de lá), já é motivo de justa causa. Existem muitas empresas que são gerenciadas por dinossauros que ainda estão presos à época de Henry Ford. Mas parabéns pelo seu esforço e espero mesmo que isso possa abrir a mente de muitos empresários que queiram ver suas empresas crescerem e se desenvolverem no mercado.

    • Oi Fábio!

      Buscamos a vanguarda para um trabalho mais humanizado e com altíssima qualidade de vida.

      Afinal, cada um de nós possui habilidades únicas que podem ser compartilhadas com o mundo na forma de trabalho.

      As empresas precisam pensar mais em pessoas e menos em números.

      Forte Abraço!

      • Fábio Valentim

        Verdade. Não é por acaso que surgem inúmeros casos de depressão, principalmente por conta de ambientes de trabalho insólitos.

  • Caiã Oliveira

    Henrique, ótimo artigo. Parabéns pelo blog!!

    Também estou iniciando minhas pesquisas para começar um e o seu blog tem me ajudado muito. Grande abraço.

    • Oi Caiã!

      Que ótimo cara. Fico feliz em poder colaborar!

      Forte Abraço!

  • O retorno do Batman não poderia ter sido mais memorável! Parabéns pelo novo artigo, amor! Não só a você, mas a essa equipe brilhante que se formou. 🙂

    Conteúdo incrível, fácil de assimilar (apesar do viés acadêmico) e extremamente reflexivo. Faz a gente pensar sobre o rumo que decidimos dar às nossas vidas, e me fez lembrar do impacto que você teve nas minhas escolhas. Obrigada!

    Espero que esse artigo motive e inspire muitas pessoas a encontrarem soluções melhores que trabalhar em algo que elas não gostam. Definitivamente, trabalho tem que ser fonte de satisfação, senão a chance de ser só mais uma pessoa infeliz no meio da multidão é muito grande.

    Sempre tem uma solução, e são pessoas como você, que fazem o que amam (e fazem da melhor forma possível), que descortinam os caminhos que estavam ocultos. Caminhos que, sozinhos, provavelmente não descobriríamos.

    É possível viver de blog, é possível viver e fazer o que se ama, é possível impactar pessoas com a sua missão, é possível (por que não?) ser parte da grande mudança que desejamos ver no mundo.

    E esse é só o começo 😉

    Beijos, te admiro muito!

    • Que comentário brilhante, amor. Obrigado!

      Quanto mais estudamos (seja essa educação formal ou não) percebemos que mais não sabemos sobre diversos assuntos.

      É essa biblioteca desconhecida que nos ajudará a formar decisões melhores, muitas vezes contra-intuitivas, remando contra a maré da sociedade.

      E em praticamente todos os caminhos que fogem desse padrão, a recompensa é muito gratificante.

      Precisamos estar muito atentos as pessoas que nos inspiram, que nos fortalecem e que nos auxiliam como mentores.

      Seja uma melhor qualidade de vida no trabalho, hábitos saudáveis ou como viver de blog, o extraordinário exige essa “extra” além do ordinário.

      Obrigado por também acreditar nesse caminho e, principalmente, por todo apoio e inspiração!

      Beijão!

  • Morvan

    Bom dia.

    Escrevi, no meu blogue, há algum tempo, Aposentadorias: 85/95 E Avante. Trabalhar Para Viver Ou O Contrário? Nele, trato do problema da aposentadoria e como o trabalho é considerado, de forma bastante restrita, como algo intra-empresa. As pessoas, os Governos, não entendem que o trabalho permeia a vida humana e nós produzimos estando ou não intramuros na empresa. Este “taylorismo” acaba, em nome da mais-valia, tornando o homem um autômato.
    Este é um tópico excelente para discussão e eu lamento pela moça e por muitos outros que ainda terão suas vidas ceifadas e a troco de quê?

    • Oi Morvan!

      Obrigado pelo comentário e agradeço por aumentar o valor do artigo colaborando com sua opinião. É realmente um excelente tópico de discussão 🙂

      E, quem sabe, em um futuro não tão distante, grande parcela do trabalho humano necessário seja cada vez menos intenso e cada vez mais automatizado.

      Abraços e sucesso!

      • Morvan

        Boa tarde.
        Henrique, se nossos governantes (ou governados!) não fossem tão bitolados, haveria trabalho para todos (a carga horária de 08 horas é desumano e improducente). Agora, volta a conversa da aposentadoria e o 85/95. O FMI é quem manda, infelizmente.

        • Opa Morvan…

          Então, muitos empregos exigem uma carga diária de trabalho entre 10 e 12 horas, não deixando espaço para outras atividades, como estudo, exercícios físicos e lazer.

          Mas, também é importante lembrar que existem pessoas que trabalham 6h por dia e tem uma péssima qualidade de vida.

          Já outras, trabalham 10h-12h por dia e tem uma excelente qualidade de vida. 🙂

          O “segredo” por trás dos números é como se trabalha nessas horas e o que a pessoa faz em seu tempo livre.

          Abraços e sucesso.

          • Morvan

            Boa tarde.
            Mas por trás desta exigência de 08 ou mais horas está a exploração do trabalhador, a mais-valia. O trabalhador poderia ter mais descanso e mais produtividade. Como diria o grande filósofo Domenico de Masi E Seu Ócio Criativo, o homem se tornou um autômato. E não foi o operário, quem produz riqueza, quem criou isto…

          • Entendi Morvan!

            Muito obrigado por comentar e por contribuir 🙂

            Abraços e sucesso.

  • Fábio Fernandes

    Realmente, conteúdo essencial para quem almeja não apenas passar pelo mundo, mas, viver no mundo!

    • Exatamente Fábio!

      Muito obrigado pelo comentário 🙂

      Forte Abraço e sucesso!

  • Viana

    “Chega de tudo que tira sua motivação, foco e capacidade criativa.

    Praticamente todos os empreendedores digitais de alta performance que conheço e mantenho forte contato não vêem TV.

    Eles também não lêem jornais ou revistas.”

    Ao ler este trecho do artigo uma dúvida me surge, creio que seja um questionamento de outros empreendedores digitais também, pois ao menos até aqui nunca vi nenhum empreendedor digital de alta performance abordar este tópico em específico…

    Sobre vídeo-games (incluo aqui jogos para computador também), qual é a sua opinião / observação? Conhece empreendedores digitais de alta performance que jogam vídeo-games? É válido utilizá-los como forma de lazer / entretenimento?

    Pergunto isto porque não assisto TV, não leio jornal ou revistas há muito tempo, uma vez que tenho opinião formada sobre, mas não é o caso dos vídeo-games e, atualmente, ando confuso sobre este tema.

    Desde criança sempre fui um jogador casual, não um gamer que joga tudo quanto é jogo e acompanha sagas / franquias (não digo isto de forma pejorativa), sempre preferi jogos mais simples como os clássicos Mario, Donkey Kong, Final Fight, Double Dragon, Top Gear e tudo quanto é jogo que seja semelhante aos citados, e as vezes alguns jogos mais atuais, destes que te proporcionam uma jogatina totalmente diferente dos clássicos.

    Na maioria das vezes, jogar era uma questão de lazer para mim, sempre me divertia jogando…

    O problema é que desde que me tornei um empreendedor digital (+ de 4 anos) tenho evitado jogar qualquer que seja o jogo, porque na minha concepção estes estariam me tirando o foco e, por consequência, minando meu potencial e produtividade.

    Tentei voltar a jogar casualmente algumas vezes, e em todas as tentativas continuava me divertindo ao jogar, porém, logo após o ato sempre sentia um sentimento de culpa que na maior parte das vezes chegava a ser atormentador e me causava um certo desespero, não sei ao certo de onde isto surgiu e porque isso acontece, mas cheguei á conclusão de que é hora de ouvir a opinião de pessoas que trabalham na mesma área e tem resultados sólidos.

    É isso, quero saber a sua opinião ( e dos leitores do ViverDeBlog, caso queiram opinar) a respeito.

    No mais, parabéns por mais um excelente artigo!

    Abraço!

    • Olá Viana!

      Existem diversos estudos que indicam que jogar video game aumenta a produtividade e, principalmente, a criatividade.

      O video game, na verdade, é considerado com um hobby e que nos exige bastante concentração por um longo período de tempo.

      Na realidade, não vejo ainda nenhum indicativo que prejudique desde que usado no momento certo sem interferir em outras atividades, entende? As vezes é o que acontece com que vê TV, por exemplo, que passa tanto tempo vendo que depois percebe que “perdeu” um longo período que poderia ter utilizado para algo mais, digamos, engrandecedor.

      Espero ter ajudado de alguma forma e muito obrigado por acompanhar o blog e ver aqui uma possibilidade de melhoria na sua vida! 🙂

      Abraços e sucesso.

  • Guilherme Vilela

    Excelente Post! Venho seguido o Viver de Blog a mais ou meno 1 ano e a cada dia é publicado um Post melhor que o outro, sempre com assuntos relevantes e condizentes com a necessidade do momento. Gostei de tudo no Post, o Slide com a Cultura da empresa me deu grandes inspirações para formalizar a Cultura da minha empresa. Obrigado por compartilhar esse excelente trabalho!

    • Olá Guilherme!

      Muito obrigado pelas palavras gentis e fico realmente muito feliz por ter colaborado de alguma forma para ajudá-lo a formalizar a cultura da sua empresa.

      Abraços e sucesso!

  • Adão

    Que ótima motivação/informações. Caiu como luva pro meu início de ano.

    • Olá Adão!

      Fico imensamente feliz de ter ajudado de alguma forma 🙂

      Abraços e sucesso!

  • Oi Henrique!

    Parabéns por mais um artigo memorável!

    A maneira simples, mas efetiva com a qual você mostrou a empresa Viver de Blog ficou simplesmente fantástica!

    Tenho certeza que essa nova fase será nada menos que memorável.

    Um Abraço!

    Christian

    • Opa Christian, tudo bom?

      Muito obrigado por comentar e por mandar energias positivas para cá 🙂

      Tenho certeza que o seu ano também será memorável!

      Abraços e sucesso.

  • Nato Sabino S

    O que dizer…
    Mais uma vês, um artigo fantástico, artigo que vai influenciar muitas vidas, assim como está influenciando a minha…

    Como dizem as crianças… ” quando crescer quero ser igual a você tio…;)

    Só tenho a dizer que vocês, mais uma vês, estão de parabéns, excelentes como sempre.

    O Viver de Blog tem sido um diferencial na minha carreira, apesar de estar no início. Tenho acompanhado vocês sempre, praticamente todos os dias ;)…

    Obrigado por existirem.

    Sucesso!!!

    • Opa Nato! Fico imensamente feliz com as palavras gentis!

      Muito obrigado por comentar e por acompanhar o blog.

      Abraços e sucesso.

  • Daniel Bizon

    Henrique como está? Que artigo realista e bacana. Muito do que ouço das pessoas nas viagens de palestra. Um abraço e espero revê-lo em breve. É provável que estarei novamente no Fire. Saudações!

    • Olá Daniel! Tudo bem cara?

      Muito obrigado por comentar e fico feliz que a qualidade do artigo esteja dentro do que você você já conhece em palestras. Isso é muito positivo 🙂

      Abraços e sucesso no Fire!

      • Daniel Bizon

        Valeu Henrique! Nos vemos lá! Estou curtindo demais o Blog Memorável e em breve estará no ar o meu blog (área de desenvolvimento pessoal). Vou te falar quando sair. Estamos trabalhando nos bastidores. Abraço!

        • Fala Daniel, tudo bom?

          Fico feliz que esteja curtindo o blog memorável… E me conte quando puser seu blog no ar 🙂

          Abraços e sucesso!

  • Olá Henrique,

    Mesmo algumas empresas e instituições adotando práticas como ginástica laboral para a qualidade de vida, alguns funcionários não aderem nesse novo estilo de vida porque pensam que é perda de tempo. Ainda persiste o mito de que para ter mais resultados é preciso trabalhar mais. Na verdade é o contrário, se queremos ter mais resultados e uma qualidade de vida no trabalho, é preciso gostar (no mínimo isso) do que se faz e que o trabalho esteja alinhado com os valores, a visão e a missão.

    Lendo o artigo eu me identifiquei em vários pontos: atuação profissional diferente da formação (o curso no qual me graduei até foi citado), momentos de stress, procedimentos desnecessários (comuns em serviços públicos), assuntos relativos a produtividade, crescimento, criatividade e outros mais.

    Vejo que os ensinamentos não se aplicam apenas em uma empresa, podem e devem também ser utilizados em qualquer organização, como uma associação sem fins lucrativos, um clube, uma instituição pública, dentre outros. Afinal, podemos liderar, ter qualidade de vida e boa convivência não apenas no trabalho, mas em todos os lugares que frequentamos.

    Como é de praxe no Viver de Blog, os conteúdos são memoráveis, mas parece que este artigo foi mais além, é simplesmente ÉPICO! Um verdadeiro guia para formação de líderes e também de qualidade no trabalho. Parabéns mais uma vez!

    Grande abraço e muito sucesso!

    • Olá Fabio! Muito obrigado cara pelo elogio e agradeço por aumentar o valor do artigo colaborando com sua opinião e experiência.

      As empresas precisam pensar mais em pessoas e menos em números. E, em contrapartida, a equipe precisa estar ciente da importância disso no dia-a-dia.

      Abraços e muito sucesso para você! Que 2016 seja, no mínimo, ÉPICO! 🙂

  • Opa Henrique! Muito bom o artigo!

    Falando em números, os gestores precisam colocar na cabeça que 25% dos custos médicos de uma empresa são modificados por ações de bem-estar organizacional e qualidade de vida no trabalho.

    Além disso, o engajamento do funcionário, tem 56% melhor desempenho em indicadores de fidelização de clientes.

    Por fim, o ROI médio em programas de qualidade de vida no trabalho é de 3:1 (investir 1 milhão por ano, e ter savings de 3mi, parece interessante, não?).

    Mas o mais importante desse post é a disseminação desses conceitos, ainda muito, mas muito esquecidos e tidos como perfumaria nas organizações.

    Parabéns Henrique e equipe!

    abs

    • Olá Fabiano!

      Muito obrigado por contribuir com seu comentário.

      Realmente, como você disse, esse assunto é tido como “perfumaria” nas organizações e precisa evoluir bastante para que seja cada vez mais comum, principalmente no Brasil 🙂

      Abraços e sucesso.

  • Gabriel Paiva

    Poxa, que texto sensacional! E é justamente sobre isso que estou escrevendo no momento: Liderança! Esse texto será um ótimo guia. O blog está maravilhoso, HC. Muito sucesso!

    • Olá Gabriel!

      Fico feliz que possa usar este artigo como guia e referência.

      Muito obrigado por comentar 🙂

      Abraços e sucesso.

  • Mauricio Junior

    Parabéns Henrique, você é o cara !

    Com certeza o post mais completo que consegue conectar:

    – Propósito.
    – Desenvolvimento pessoal e profissional.
    – Motivação e inspiração.
    – Cultura organizacional.
    – Técnica e dicas.
    – E muitos outros …

    Desejo que esse 2016 seja ótimo para nossa comunidade !

    Abraço !

    • Opa Mauricio! Muito obrigado cara!

      Obrigado também por comentar 🙂

      Abraços e sucesso.

  • Luis Bivar Ramos

    Parabéns pelo artigo, excelente conteúdo 🙂

  • Jackson Miranda

    Oi Henrique,

    Cara parabéns pelo seu artigo, super bem explicado, muito bem escrito, seria super importante que muitas empresas praticassem esses conceitos.

    Parabéns cara li e mandei o link para meus amigos.

    Um grande abraço e um 2016 cheio de desafios e conquistas pra nós.

    • Olá Jackson!

      Muito obrigado mesmo pelas palavras gentis cara… E também por comentar e compartilhar o blog com seus amigos 🙂

      Grande abraço e que 2016 seja memorável para todos nós!

  • Mateus Silva

    Parabéns artigo sensacional gostei muito.

    Livro: Trabalhe 4 horas por semana

  • Ivomar Barbosa Santos

    O que dizer… é um prazer imenso consumir o conteúdo do Viver de Blog!!! É como assistir a uma final de campeonato, é algo único! Parabéns!

    • Olá Ivomar!

      Muito obrigado pelo elogio cara. Fico realmente muito feliz!

      Abraços e sucesso.

      • Ivomar Barbosa Santos

        Henrique,

        Os seus conteúdos inauguraram um novo significado para artigos de altíssima qualidade = conteúdo épico.
        Quando li esse artigo, classifiquei ele com o padrão Viver de Blog de qualidade, o tive de vir compartilhar, tem tudo a ver também com esse artigo:

        https://www.linkedin.com/pulse/7-perguntas-para-encontrar-seu-prop%C3%B3sito-na-vida-ana-colombia

        • Olá Ivomar!

          Fico feliz que tenha gostado. Fique à vontade para participar das conversas aqui nos comentários do Viver de Blog, combinado? 🙂

          Sobre o artigo que você compartilhou, é muito bom mesmo!

          Abraços e sucesso.

  • Sem sombra de dúvidas o viver de blog é meu guia, meu verdadeiro
    manual de instrução, buscava muita informação la fora, pois aqui
    em nosso Pais ainda é complicado encontrar informação de
    qualidade.

    Claro que isso vem mudando, é Graças a Deus! 🙂

    Quero dar parabéns a todos do Viver de blog, afinal, já não é
    uma empresa de um, mas de uma equipe altamente envolvida, que se
    preocupa com os leitores entregando conteúdos Épicos!

    Sou design de Joias por paixão mas com a industrialização uma
    profissão que era apaixonante se tornou mecânica e pouco glamorosa
    em seus bastidores.

    Faz 1 ano que decide criar um blog voltado a pessoas que estão em
    busca de uma vida com propósito e Felicidade, eu mesmo sou usuário
    do meu próprio conteúdo! 😉 passei por períodos de depressão etc
    Enfim…

    Sou um pequeno elemento no oceano no meio de verdadeiros tubarões
    do mundo digital, mas acredito no propósito e no objetivo desse
    artigo.

    Precisamos acreditar que sim! É possível viver com qualidade de
    vida, e mudar a nossa história, trabalhando com aquilo que nos faça
    Feliz.

    Foi aqui no Viver de blog que comecei a entender o verdadeiro
    conceito que um blog deveria ter, e sigo a risca todas as dicas,
    porém o interessante, é que, não concordo com tudo que tem no
    site, até porque o meu nicho é em outro segmento, mas com certeza o
    viver de blog faz com que a gente visualize diversos caminhos e nos
    ajuda a formar nossa própria personalidade.

    PS: Esse Artigo está Fantástico!

    Obrigado a todos, sou Fã de carteirinha! E continuem no mesmo
    propósito!

    • Woowww Jair!

      Comentário épico o seu 🙂

      Agradecemos demais por nos acompanhar e por valorizar o nosso trabalho. Buscamos diariamente sermos 1% melhor e repassar isso em nossas postagens e em todas as áreas da empresa. E é incrível para nós quando percebemos tão claramente os efeitos deste nosso trabalho.

      Fico ainda mais feliz por te ajudado você tão positivamente. Isso é imensamente gratificante e espero que recorrentemente isso aconteça. 🙂

      Muito obrigado por nos acompanhar.

      Abraços e sucesso Jair.

  • SENSACIONAL.

    Cara, vocês abordaram um tema importantíssimo. O estresse e a depressão são um dos maiores problemas da atualidade. E é por isso que eu acredito que esteja acontecendo uma verdadeira revolução: Muitas pessoas migrando para trabalhos com uma melhor qualidade de vida!

    “Afinal, existem pessoas que trabalham 6h por dia e tem uma péssima qualidade de vida. Já outras, trabalham 10h-12h por dia e tem uma excelente qualidade de vida.

    O “segredo” por trás dos números é COMO se trabalha nessas horas”

    Realmente, eu tenho lido bastante ultimamente sobre Propósito. Eu recomendo o livro Unique Ability e o Will it Fly do Pat Flynn para quem quer encontrar o seu Propósito maior e, em seguida, montar um negócio que esteja alinhado com isso e, consequentemente, que traga mais prazer, propósito e felicidade ;D

    Grande abraço!

    P.S.: fico muito feliz que vocês estejam crescendo tanto. A sua garra e a ambição constante são motivadoras 🙂

    • Uauuu Fábio!

      Felizmente no Brasil está crescendo esta ideia de valorizar a qualidade de vida no trabalho e consequentemente na vida pessoal. É algo extremamente importante e valioso. As empresas que já tomaram esta decisão, estão colhendo frutos incríveis.

      Fico também muito feliz por te motivarmos de uma forma tão positiva.

      Agradeço pelas recomendações, vou por aqui na minha lista para dar uma olhada 🙂

      Muito obrigado por nos acompanhar!

      Abraços e sucesso.

      • Com certeza, Henrique! Todo mundo só tem a ganhar com essa valorização da qualidade de vida.

        Parabéns e obrigado para você e para toda a equipe!

        Forte abraço

        • Forte abraço Fábio e obrigado mais uma vez 🙂

          • @[email protected]:disqus, inclusive você indica algum livro ou treinamento sobre mentalidade?

          • Olá Fábio! Você conhece a High Stakes Academy do Gabriel Goffi? Ele é fera! Certamente lá você encontrar excelentes materiais. 🙂

            Abraços e sucesso.

          • Já ouvi falar, mas ainda não conheço não. Beleza, obrigado pela indicação!!

            Abraço!

          • Opa Fábio! Por nada! 🙂

            Abraços e sucesso.

  • Cada vez mais, o conteúdo do Viver de Blog nos inspira.
    Esse artigo sobre qualidade de vida está completaço e cheio de informações saborosas e úteis.
    E verdade: temos que buscar formas criativas de produzirmos mais e melhor sem, contudo, prejudicarmos nossa qualidade de vida.
    Essa saída do home office me parece a grande sacada do nosso tempo, principalmente para quem trabalha com produção de conteúdo (escrito, blogueiro, jornalista, designer, fotógrafo, videomaker, etc).
    Li o artigo e fiquei cheio de ideias, pois lidero uma equipe de jornalistas na empresa em que trabalho.
    Obrigado ao Viver de Blog por tão preciosa contribuição.
    Faz algum tempo que virei leitor assíduo do blog e venho sempre aqui em busca de novidades.
    Abraços!

    • Olá Luiz!

      Fico feliz que tenha gostado! Nosso objetivo aqui é de sempre trazer artigos memoráveis e que, de alguma forma, desperte algo positivo nas pessoas. Bom saber que provocamos isso em você 🙂

      Abraços e sucesso com suas novas ideias!

  • Guilherme Miranda

    Simplesmente Épico esse Post!

    Me identifiquei bastante, pois estou mudando ‘toda’ a minha vida nos últimos meses em busca de melhor Qualidade de Vida!
    Infelizmente a realidade é que as pessoas demoram muito para descobrir o que realmente tem valor e de fato traz felicidade!
    O ambiente da maioria das empresas é muito triste, e infelizmente são ‘cegos’ quanto a essas mudanças que trariam tanto beneficio para os funcionários e consequentemente para a empresa.

    Fico muito feliz em saber que existem blogs como esse que contribuem tanto para que as pessoas possam refletir!

    Parabéns!

    • Wowww Guilherme!

      Muito bom que você tenha conseguido despertar e esteja mudando “toda” a sua vida em busca de mais qualidade de vida. Está certo!

      Como você disse, muita gente ainda não despertou, e menos ainda as empresas, mas tenho certeza que aos poucos esta mentalidade mudará 🙂

      Obrigado por acompanhar o VDB e sempre que passar por aqui, deixe seu comentário, pois é muito importante para nós sabermos se estamos caminhando na direção certa!

      Abraços e sucesso com suas mudanças!

  • Grande Post Henrique. Realmente algo que merece ser lido, relido, partilhado e guardado para futura consulta.

    Alguns comentários ao teu artigo:

    Concordo 100% quando dizes que a maioria das empresas vê os seus colaboradores como um número ou como eu gosto de chamar, uma cabeça de gado. Só lhes interessa o lucro e não querem saber como ele é alcançado.

    Este é um assunto que eu posso falar pois trabalho numa grande empresa onde se passa isso exactamente. Não querem saber se estás bem disposto, se estás contente ou se gostas do que fazes, só lhes interessa que as coisas apareçam feitas e não interessa como.

    Não há elogios da chefia, não há reconhecimento do teu bom trabalho e ainda põe as coisas como se eles nos tivessem a fazer um favor em nós estarmos a trabalhar alí. Frases como “Tens sorte em ter trabalho” ou “como tanto desemprego por aí vocês são uns preveligiados” são recorrentes.

    É por isso que nos ultimos anos estou a tentar encontrar algo meu que me permita trabalhar para mim, fazendo o que gosto!

    Mais do que dinheiro, procuro a “tal” qualidade de vida que me permita ser mais feliz e me permita fazer os outros também mais felizes.

    Obrigado pelo excelente conteúdo que crias

    Abraço

    • Olá Nuno!

      Infelizmente ainda existem muitas empresas com este perfil, mas, em contrapartida, fico feliz que existam outros tantos como você: que buscam por melhoria e qualidade de vida.

      Muito obrigado por comentar! Esta é uma excelente maneira de conseguirmos analisar se estamos caminhando na direção certa 🙂

      Abraços e sucesso na sua jornada!

  • Mais um post que parece uma tese de doutorado! Excelente!

    • Opa Guilherme!

      Fico feliz que tenha gostado. Fique à vontade para participar das conversas aqui nos comentários do Viver de Blog, combinado? 🙂

      Abraços e sucesso!

  • Adriana

    Ótimo material, conteúdo completo. Sucesso em 2016.

    • Olá Adriana!

      Fico feliz que tenha gostado. Fique à vontade para participar das conversas aqui nos comentários do Viver de Blog, combinado? 🙂

      Abraços e sucesso.

  • Adorei o post! Parabéns pelo sucesso, Henrique e equipe. Muito sucesso! Forte abraço

    • Olá Diego!

      São esses feedbacks que nos estimulam a continuar produzindo conteúdos épicos! 🙂

      Abraços e sucesso.

  • Liliam Lago Araujo

    Parabéns mais uma vez a você Henrique e toda a sua equipe por esse Excelente Post. Mais do que pertinente este assunto em nossos dias. Desejo ainda mais Sucesso !

    • Olá Liliam!

      Fico feliz que tenha gostado. Fique à vontade para participar das conversas aqui nos comentários do Viver de Blog, combinado? 🙂

      Abraços e sucesso para você também!

  • Jean Luc

    A qualidade do post é incrível, estou realmente muito impressionado.
    Parabéns!

    • Olá Jean!

      Muito obrigado por comentar! Esta é uma excelente maneira de conseguirmos analisar se estamos caminhando na direção certa 🙂

      Abraços e sucesso!

  • Bruno Freire

    Que vontade de imprimir este post e levar para o meu CHEFE. Estou sem palavras! Parabéns pelaa publicação!

    • Opa Bruno!

      São esses feedbacks que nos estimulam a continuar produzindo conteúdos épicos! 🙂

      Forte abraço!

      P.S.: é uma excelente ideia imprimir o post e deixar na mesa do chefe “sem querer” haha

  • Elias Patrick Jr

    Henrique, o artigo é brilhante. Ou melhor, memorável. Eu gostaria apenas de chamar a atenção para uma referência. Você mostra como exemplo os valores da Volkswagen. Não acho que seja uma boa referência no momento, visto o escândalo dos poluentes que está acabando com a imagem da empresa. Use a Apple, empresa tão admirada por você, ou alguma outra que lembre qualidade de vida – que é o tema do artigo. Abraços!

    • Olá Elias!

      Obrigado pelo comentário e por dedicar parte do seu tempo para essa reflexão. 🙂

      Abraços e sucesso!

  • Excelente conteúdo! Parabéns pelo trabalho.

    • Olá Ana Carolina!

      Muito obrigado por comentar! Esta é uma excelente maneira de conseguirmos analisar se estamos caminhando na direção certa 🙂

      Abraços e sucesso!

  • André Ferreira Rodrigues

    Perfeito!!!! Não existem outras palavras para definir!!!
    Obrigado pelo texto.
    Sucesso ao Viver de Blog e todos os envolvidos!
    André

    • Olá André!

      São esses feedbacks que nos estimulam a continuar produzindo conteúdos épicos! 🙂

      Abraços e sucesso!

  • Olá Henrique, conheci seu blog e já virei sua fã, não paro de olhar e captar idéias, cada dia representa muito, parabéns !!! http://www.camilazivit.com.br

    • Opa Camila!

      Muito obrigado por comentar! Esta é uma excelente maneira de conseguirmos analisar se estamos caminhando na direção certa 🙂

      Abraços e sucesso.

  • @viverdeblog:disqus, comentei e acabei esqueci de colocar outra coisa. O questionário de qualidade de vida que você cita, o WHOQOL-100, tem uma versão resumida com 26 questões. Eu utilizo bastante, segue o link com o questionário resumido e uma planilha de cálculo com a sintaxe da OMS. Abs Falamos!
    http://produtividadecerta.com/wp-content/uploads/2016/02/whoqol_planilha_quest_PCl.zip

    • Opa Fabiano!

      Obrigado por comentar e por contribuir com sua opinião 🙂
      Vou dar uma olhada lá no link que recomendou…

      Abraços e sucesso.

  • Renata Andrés

    Excelente artigo!
    Qualidade de Vida é um tema fundamental para discutirmos as condições atuais de trabalho e o modo como temos lidado com as escolhas em nossa vida.
    As empresas, em muitos casos, ainda não se deram conta desta importância, mas trata-se de uma mudança cultural que já está acontecendo.
    Trabalho com a oferta de soluções para empresas em Qualidade de Vida e o que tenho notado é que os gestores estão percebendo esta necessidade para desenvolvimento das equipes e retenção de talentos; exatamente como bem colocado no post.
    Temos mais é que divulgar este conceito nos quatro cantos no mundo!!! Quanto mais as empresas tiverem uma atuação focada na qualidade de vida, melhor será para toda a sociedade, tanto para nós enquanto profissionais que também desejamos ter qualidade nas nossas vidas quanto para que o consumo e o mercado possam ser mais justos e sustentáveis.
    Forte abraço para a equipe do Viver de Blog. Estão de parabéns!

    • Perfeito Renata, é exatamente isso!

      Precisamos divulgar e fazer com que o mundo seja melhor para todos 🙂

      ​​​Obrigado pelo comentário e por dedicar parte do seu tempo para essa reflexão.​​​

      Abraços e sucesso.

  • Ana Maria Guterres Lima

    Olá, muito interessante seu post, vi um artigo semelhante e muito bom tbm que fala a respeito do hotmart:

    1. Escalabilidade: possibilidade de faturar de R$ 1000 até R$ 10.000,00 por dia ou mais apenas com um computador e acesso a internet, sem depender de funcionários ou estruturas gigantescas.

    2. Tempo: Não adianta você ter rios de dinheiro e não ter tempo para fazer o que gosta, na rotina tradicional você trabalhar x horas por dia, como afiliado você pode escolher o horário mais adequado.

    3. Liberdade Geográfica: posso trabalhar com produtores de qualquer lugar do Brasil, promover produtos e vender para pessoas de qualquer lugar do mundo, e trabalhar da praia ou qualquer lugar com internet e rede elétrica.

    http://mkt.intersites.net.br/hotmart/hotmart-o-que-e-como-funciona-o-que-e-um-afiliado-quais-os-melhores-produtos

    Um abraço a todos!

  • Rafael Hack

    Show, mais um post memorável!

  • Excelente post! Parabéns!

    • Opa Walter!

      Muito obrigado por comentar! Esta é uma excelente maneira de conseguirmos analisar se estamos caminhando na direção certa 🙂

      Abração e sucesso!

  • Edward Fernandes

    Fantástico!

    • Opa Edward!

      Muito obrigado por comentar! Esta é uma excelente maneira de conseguirmos analisar se estamos caminhando na direção certa 🙂

      Abraços e sucesso!

  • joaao

    Está sendo ensinado na Universidade de Harvard, e em Stanford.

    O Wall Street Journal declarou mesmo que entre 50% e 65% de todos os produtos serão vendidos por métodos de serviço multi-nível já no final deste ano. Esta é uma indústria de bilhões de dólares e dos 500.000 milionários nos E.U.A., 20% (100.000) fez a sua fortuna nos últimos anos usando sistemas MLM.

    Além disso, estatísticas mostram que 45 pessoas se tornam milionários todos os dias usando Marketing Multinível. http://www.sistemawinner.com.br/karlaemaicon

  • Fontes de Consulta:

    http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/26732-o-suicidio-de-trabalhadores-os-casos-do-brasil-e-da-franca-entrevista-especial-com-marcelo-finazzi
    http://www.theguardian.com/business/2014/mar/19/orange-france-investigates-second-wave-suicides
    http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/slavery-in-the-city-death-of-21-year-old-intern-moritz-erhardt-at-merrill-lynch-sparks-furore-over-8775917.html
    https://en.wikipedia.org/wiki/OrangeS.A.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Le_Parisien
    http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/asia/carreiromortejapaokarochi.pdf
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_vida_no_trabalho#cite_note-1
    http://www.businessinsider.com/disturbing-facts-about-your-job-2011-2?op=1
    http://super.abril.com.br/historia/da-para-ser-feliz-no-trabalho
    http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/04/72-das-pessoas-estao-insatisfeitas-com-o-trabalho-aponta-pesquisa.html
    http://www.minhavida.com.br/saude/materias/15909-expectativa-de-vida-maior-pode-ser-de-ma-qualidade-diz-estudo
    http://destinonegocio.com/br/empreendedorismo/como-fazer-a-missao-visao-e-valores-de-uma-empresa/
    https://7geese.com/benefits-of-having-core-values-and-how-to-set-them-in-your-organization/
    http://certificacaoiso.com.br/8-tecnicas-que-os-grandes-lideres-usam-para-motivar-pessoas/
    http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Jairo-Martins/noticia/2014/05/6-dicas-para-reter-talentos-na-sua-empresa.html
    https://endeavor.org.br/fundador-time-ceo/
    http://veler.com.br/blog/3-motivos-para-investir-em-treinamento-e-desenvolvimento/
    https://www.customercontactstrategies.com/tool-kits/enterprise-remote/
    http://www.top-employers.com/pt-BR/
    https://www.youtube.com/watch?v=u6XAPnuFjJc

  • Marcos Faria

    Este artigo foi uma agradável surpresa! Escrevo sobre isso no blog http://blog.tenhaumaeidea.com.br/
    No futuro irei linkar este texto a alguns que eu escrever rs.
    Obrigado!

    • Olá Marcos! Fico feliz por saber que gostou!

      Obrigado pelo comentário! 🙂

      Abraço!