close

Mais Blog

Como criar um blog: passo a passo para quem não tem conhecimento técnico

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 28 de fevereiro de 2024
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você deseja saber como criar um blog com um passo a passo simples, mesmo que não entenda de programação, design e nunca tenha criado um site antes? 

Neste artigo, comece a idealizar e tire do papel como criar seu blog de sucesso — pessoal ou profissional — do jeito certo, de uma forma simples e rápida.

Ter as melhores dicas para agilizar o nascimento e crescimento do seu blog é essencial, principalmente se você não deseja perder tempo e oportunidades, começando a criar seus conteúdos na internet o quanto antes.

Portanto, leia até o final e entenda como criar seu blog com um passo a passo para facilitar sua presença online e contando com a ajuda da tecnologia.

Para começar, como criar um site/blog?

Ter um blog que realmente converte ou que mostre seus talentos, para ganhar dinheiro ou te posicionar no seu nicho de atuação, não é um mistério e não te exige experiência/conhecimento na criação de sites.

Para ter um blog de sucesso, além de um conteúdo de qualidade, você só precisa de 3 elementos:

  • anatomia de uma homepage ideal;
  • adoção de boas práticas de usabilidade;
  • identidade visual consistente.

E você só consegue completar esse checklist para mostrar seu propósito para o mundo em formato de blog ou realmente monetizar sua paixão se contar com as ferramentas certas como aliadas nessa missão.

Um bom site constrói a identidade online de uma marca e, para isso, precisa contar com a escolha de um domínio, ter uma hospedagem na web e uma plataforma para criar seu blog. Mas, calma, vou te explicar em um passo a passo e você verá que não é um bicho de sete cabeças.

Escolha o domínio e o nome do seu blog

Você pode criar um blog do completo zero usando serviços de hospedagem gratuitos e abrir mão de um blog com domínio próprio, porém eu garanto para você que este tipo de economia não irá compensar nem agora e muito menos no futuro.

Este é um grave erro que atrasa seu projeto em meses ou anos, porque todo posicionamento no Google que você tiver conquistado será perdido quando você mudar seu domínio.

Se você não está disposto a investir pouco por mês em uma hospedagem, será que você está realmente preparado(a) para virar um(a) empreendedor(a) digital?

Pense nisso. Não existe negócio com custo zero!

Dito isto, a escolha do nome precisa ser feita com cuidado. A sua marca será a responsável por transmitir o conceito do seu blog.

Portanto, leve em consideração 3 estratégias na hora de decidir qual será o nome e consequentemente o domínio do seu blog:

  • Seu próprio nome;
  • Uma marca própria;
  • Uma palavra-chave exata com um termo bastante pesquisado (e relacionado a seu nicho).

Com quais ferramentas posso contar?

Agora, você precisa contratar um serviço de hospedagem que te atenda com agilidade e seja simples de usar, caso contrário será praticamente impossível saber como criar um blog passo a passo fácil e rápido.

Mas, antes, saiba que você encontra duas opções no mercado: a escolha por uma hospedagem ou por um criador de sites. A hospedagem do site é apenas um serviço que coloca seu site no ar.

Ao procurar por serviços de hospedagem, você irá encontrar 4 tipos diferentes:

  • Hospedagem Compartilhada: um grande servidor para vários blogs e sites distintos. Custo baixo.
  • Servidor virtual: uma pequena parte do grande servidor fica exclusiva para o seu blog ou site.
  • Servidor Dedicado: um servidor exclusivo para o seu blog ou site. Alto custo e conhecimentos avançados.
  • Servidor na Nuvem (Cloud): vários servidores prestam serviços para o seu blog ou site. Alta performance e custo médio.

Ao contrário da escolha por uma plataforma de construção de sites, não é possível de fato criar um site apenas com um serviço de hospedagem de site. Você precisaria criá-lo manualmente e fazer o upload dos arquivos para o servidor de hospedagem. Ou mesmo usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress.

Embora ambos sejam importantes, saber a resposta de como e onde criar um blog optando pela hospedagem do site ou por um criador de sites é simples: apenas uma dessas opções é essencial para colocar seu site na internet, enquanto o outro é uma etapa opcional na criação de sites.

O criador de sites é a opção fácil e rápida de expandir com a ajuda da tecnologia.

Criador de sites

Opte por uma plataforma completa que permite a você, como usuário, criar e publicar páginas da web sem mexer em códigos.

Suas funcionalidades simples de “arraste e solte” sem lidar com uma linha de código te permitem criar uma página na web ou uma loja online com facilidade. 

Ou seja, se você não entende de programação e quer ter uma página funcional de maneira rápida e com aparência profissional, uma plataforma de criação de sites pode te ajudar a construir facilmente seus sites.

Além disso, conte com os melhores construtores de sites que já incluem um serviço de hospedagem. Com isso, não é necessário comprar um plano de hospedagem separadamente. 

Aproveite o cupom 10% OFF em qualquer hospedagem da Hostinger por 12 meses ou mais com o código VIVERDEBLOG (ganhe o domínio e a plataforma criador de sites por um ano)

Se você é iniciante e não entende de programação, o criador de sites é o ideal por causa de sua curva de aprendizado simples e facilidade de uso. Agora, saiba escolher a ferramenta certa para o seu blog.

Quais são as melhores opções do mercado?

Escolha a ferramenta que vai acelerar sua tomada de decisão e acelerar os bastidores de seu blog.

Separei os melhores criadores de site do mercado e suas características para projetar seu site da maneira mais fácil e intuitiva possível.

Wix

A plataforma Wix é popularmente conhecida como uma solução para iniciantes, com interface amigável, personalização e adição de conteúdos facilmente para o layout de seu site, incorporando elementos multimídia como imagens e vídeos.

Economize tempo com modelos prontos para uso ou personalize se inspirando nos designs disponíveis para criar um site com sua identidade visual.

Ele se baseia em elementos visuais como ‘blocos’ que você adiciona ou remove com facilidade e ainda conta com uma lista robusta de complementos que incluem e-mail marketing, redes sociais, ferramentas de análise e ferramentas de SEO. Lembrando que alguns desses recursos podem ter custos adicionais.

Weebly

O Weebly também tem uma interface simples de uso, excelente para quem não tem conhecimento técnico.

Seu editor é intuitivo, os usuários podem personalizar facilmente seus sites e não precisam de habilidades de codificação ou design. Todos os sites são construídos para serem responsivos, ou seja, navegáveis também em dispositivos móveis.

É uma opção popular para iniciantes, integrando recursos extras, como formulários de contato e galerias de imagens. Quem deseja remover  anúncios e ter acesso a recursos mais avançados pode optar por planos pagos na plataforma.

Squarespace

O Squarespace tem designs atraentes e modernos, fornecendo modelos de alta qualidade e projetados por profissionais. Inclusive, com templates premiados em suas fontes de designer e paletas de cores.

De acordo com a própria plataforma, você pode começar “com um template flexível; ou use nosso construtor de sites de arrastar e soltar e crie o seu. Depois, personalize de acordo com seu estilo e suas necessidades profissionais de designer.”

Ou seja, conte uma aparência profissional, economize tempo e reduza a dependência de designers ou desenvolvedores web para criar seu blog passo a passo.

Criador de sites da Hostinger

O Criador de Sites da Hostinger é um dos construtores de sites mais populares, tanto para uso pessoal quanto profissional, permitindo também a construção de páginas para lojas online com facilidade.

É indicado para usuários que precisam criar um site atrativo rapidamente, com templates criados por designers profissionais, uso sem complicações e ferramentas avançadas de IA. Por isso, é um dos melhores criadores de sites para iniciantes.

As ferramentas de inteligência artificial incluem construtor de site com IA, criador de conteúdo desenvolvido por IA, gerador de logo e análise de mapa de calor (heatmap).

Comece a construir seu blog escolhendo um template de design já pronto. Com sua interface intuitiva, templates responsivos, recursos avançados e preços acessíveis, o criador de sites Hostinger garante a melhor experiência do usuário para os visitantes.

Publique seu blog em apenas alguns cliques

Veja como publicar seu blog pode ser simples usando a plataforma integrada criador de sites da Hostinger em apenas 3 passos:

Como comprar a hospedagem da Hostinger

Nos planos de hospedagem tradicionais, um mesmo servidor armazena sites de vários usuários. Esse tipo de hospedagem é a opção mais barata e muito usada em sites pessoais ou pequenas e médias empresas.

Escolha entre os planos de hospedagem Single, Premium, Business e Cloud Startup, que já incluem o Criador de Sites da Hostinger.

Aproveite o cupom 10% OFF em qualquer hospedagem da Hostinger por 12 meses ou mais com o código VIVERDEBLOG (ganhe o domínio e a plataforma criador de sites por um ano)

Os Planos de Hospedagem da Hostinger já vêm com Domínio Grátis

Os planos de hospedagem de sites já vêm com um nome de domínio grátis nas assinaturas de 12 meses ou mais.

Assim, você pode acessar todos os recursos no criador de sites da Hostinger ou conectar um domínio existente ao seu site hospedado na Hostinger de forma fácil.

Comece a criar com o criador de sites

criador_de_site_hostinger

Agora, basta seguir o passo a passo para começar a criar seu blog:

1. Selecione o Criador de Sites da Hostinger com IA e conecte seu nome de domínio.

sites_com_ia

2. Escolha um template de site pronto ou deixe que a IA gere seu site em minutos.

template_de_site

Você pode usar a inteligência artificial da Hostinger para que ela construa seu site apenas a partir de um briefing.

No exemplo acima, é possível ver que basta descrever como é o seu negócio ou sua marca em algumas frases e a IA faz a mágica acontecer.

criando_seu_site

3. Personalize seu site usando o editor de arrastar e soltar. Adicione novas páginas, altere a cor de fundo, mova elementos e muito mais.

otimizacao_de_site

4. Otimize seu site com as ferramentas de SEO integradas e integrações com Google Analytics, Hotjar e Facebook Pixel.

loja_online

Depois, é só publicar seu site.

Aproveite o cupom 10% OFF em qualquer hospedagem da Hostinger por 12 meses ou mais com o código VIVERDEBLOG (ganhe o domínio e a plataforma criador de sites por um ano)

Vantagens do Criador de Sites com IA da Hostinger

Com opções de personalização sem esforço e experiência amigável ao usuário, criar seu blog em minutos é possível sem a necessidade de habilidades com programação ou conhecimentos de design.

Inteligência artificial

Como você viu no exemplo acima, você pode escrever um texto sobre seu site e o Criador de Sites constrói sua página dos sonhos com facilidade.

Ou seja, os usuários podem facilmente gerar um site personalizado sabendo como criar um blog passo a passo preenchendo apenas um formulário. Assim, economize tempo e tenha um resultado profissional com visuais atraentes e templates personalizáveis.

Facilidade de uso

O recurso ‘arraste e solte’ permite mudar imagens, cores e elementos de lugar sem conhecimento de design, em alguns cliques.

Sua interface intuitiva facilita o seu uso com a edição arrastando e soltando o elemento que quiser na tela e construindo seu site rapidamente.

Suporte 24 horas

Se precisar de ajuda para saber como criar seu blog de sucesso, conte com a Hostinger via chat 24 horas, 7 dias por semana. A equipe de Sucesso do Cliente está pronta para te auxiliar pelo chat ou e-mail, garantindo uma comunicação descomplicada.

Gere seu logo único e exclusivo com  IA

O Criador de Logo é mais um recurso da inteligência artificial em que você pode criar o logo da sua empresa/blog/loja virtual na hora, usando a integração da Hostinger com o ChatGPT e Stable Difusion (a Hostinger é a primeira empresa do mundo a usar estes modelos).

Crie seu logo personalizado e torne sua marca memorável com um logotipo profissional.

Se você deseja um futuro brilhante na internet, já tem seu passo a passo ideal. Conte com a ajuda de ferramentas excelentes, crie seu site e aproveite o cupom VIVERDEBLOG para aplicar 10% OFF em qualquer hospedagem de 12 meses ou mais da Hostinger, ganhando seu domínio e criador de sites por um ano em todos os planos.

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade