close

Mais Conversões

[Infográfico] Otimização de Sites: Como subir para o topo do Google, aumentar conversões e vender mais

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 31 de março de 2014
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando se pensa em Otimização de Sites, normalmente só se pensa nas táticas (nem sempre adequadas) para subir no ranking do Google.

Porém, otimizar um site vai muito além disso, incluindo também uma melhor usabilidade que garante mais conversão e um site mais rápido para melhorar a usabilidade.

Veja todos os detalhes sobre Otimização de Sites no infográfico logo abaixo.

Eu irei compartilhar várias estatísticas e dicas sobre porque (e como) você pode otimizar o seu site para atrair mais leitores, prospectos (leads) e clients.

Veja algumas estatísticas abaixo sobre Otimização de Sites:

  • Se um site de e-commerce ganha 100 mil dólares por dia, um segundo de atraso na página pode custar 2.5 milhões de dólares em perdas de vendas todos os anos;
  • Testes de usabilidade têm mostrado que o usuário está disposto a esperar, em média, no máximo 8.6 segundos antes de abandonar um site;
  • 1 segundo de atraso (ou 3 segundos de espera) diminui a satisfação do consumidor em, aproximadamente, 16%.

Pensando na importância do assunto, o Viver de Blog produziu um rico infográfico com absolutamente tudo sobre Otimização de Sites.

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar uma versão em alta qualidade desse infográfico:

Vdb_otimizacao_de_sites_600px

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Compartilhe esse Infográfico no seu site (copie e cole o código HTML)
[compartilhe imagem=”https://viverdeblog.com/wp-content/uploads/2014/03/Vdb_otimizacao_de_sites_600px.jpg” link=”https://landing.viverdeblog.com/infografico-otimizacao-de-sites/” alt=”Infográfico Otimização de Sites”]

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Fatos e Estatísticas para Tweetar:

  1. (tweet) Se um site de e-commerce ganha 100 mil dólares por dia, um segundo de atraso na página pode custar 2.5 milhões de dólares em perdas de vendas todos os anos.
  2. (tweet) Testes de usabilidade têm mostrado que o usuário está disposto a esperar, em média, no máximo 8.6 segundos antes de abandonar um site.
  3. (tweet) 47% dos consumidores esperam que uma página carregue em 2 segundos ou menos.
  4. (tweet) Um estudo da Mozilla, concluiu que, quando a homepage do Firefox carregava 2.2 segundos mais rápido, as conversões (número de downloads) aumentavam em 15.4%.
  5. (tweet) Um atraso de 200 ms resulta em 36% menos buscas após 6 semanas, enquanto um atraso de 400 ms resulta em 76% menos buscas após transcorrido este mesmo tempo.
  6. (tweet) 40% das pessoas abandonarão um site que demora mais que 3 segundos para carregar.
  7. (tweet) A gigante Amazon descobriu que sua receita total poderia ser aumentada em 1% a cada 100ms de melhoria na velocidade do site.
  8. (tweet) O Yahoo aumentou seu tráfego em 9% para cada 400ms de melhoria de velocidade do site.
  9. (tweet) A cada meio segundo adicional no carregamento de um site, ele perde, em média, 0,4% de tráfego nas buscas.
  10. (tweet) 60% dos usuários da web móvel tiveram um problema ao acessar um site no ano passado. O tempo de carregamento lento era o problema número 1 enfrentado por quase 75% deles.
  11. (tweet) Um site que carrega em 10 segundos experimenta 46% menos páginas visualizadas e uma taxa de rejeição de 135% maior. Impacto sobre conversões: -42%.
  12. (tweet) 1 segundo de atraso (ou 3 segundos de espera) diminui a satisfação do consumidor em, aproximadamente, 16%.

Você gostou desse Infográfico sobre Otimização de Sites?

Espero que você tenha gostado das informações no infográfico e aplique no seu site e na sua empresa.

Como você percebeu, o tempo de carregamento de um site é muito mais importante do que você imagina. Uma das dicas no infográfico é contratar um servidor mais rápido e confiável.

Eu utilizo e recomendo a hospedagem na Media Temple (link afiliado com 20% de desconto), que utilizo há anos nos meus sites sem uma única queda sequer, mesmo recebendo mais de 200.000 visitas mensais.

E se você quiser aprender como atrair tráfego orgânico para seu blog ou site, através dos mecanismos de busca, sugiro a leitura do artigo ” O que é SEO: o guia básico para iniciantes na arte de rankear conteúdos épicos.”

Otimização de Sites: Como subir para o topo do Google, aumentar conversões e vender mais

otimizacao_de_sites_1

Você quer subir no ranking das buscas no Google? Ter um site mais rápido irá ajudá-lo

otimizacao_de_sites_2

Se o tempo de carregamento da página ultrapassar de 8 a 10 segundos, aumenta a frustação do usuário. Pesquisas recebtes mostraram que cerca de 1/3 de todos os usuários de banda larga não gostam de aguardar mais de 4 segundos para que uma página carregue. Para usuários de banda normal, quase a metade deles não espera mais de 6 segundos.

  • A cada 1/2 segundo adicional no carregamento de um site, ele perde, em média, 0,4% de tráfefo nas buscas
  • Usuários que experimentam uma redução na velocidade de um site de 2 segundos fazem 2% menos consultas, clicam com 3.75% menos frequência e relatam ter significativamente menos satisfeitos com sua experiência global.
  • Um atraso de 200 ms resulta em 36% menos buscas após 6 semanas, enquanto um atraso de 400 ms resulta em 76% menos buscas após transcorrido esse mesmo tempo.
  • 1 em cada 100 pesquisas têm sérios problemas de tempo de carregamento que podem afetar drasticamente a posição de uma página no ranking de buscas.
  • O Google recomenda se precoupar seriamente com a velocidade de carregamento de um site quando ela é mais lenta do que 95% dos sites.
  • Seguindo as recomendações do Google Page Speed, você pode aumentar a velocidade do seu site de 25% a 60%.
  • Dois fatores que podem ajudar na velocidade são:
    • (1) Pré-carregamento: rastreia a maioria das páginas visitadas e, então, pré-carrega a informação em antecipação a visita dos usuários a estas páginas;
    • (2) Diferimento: adiar o carregamento de recursos menos importantes ou não-essenciais para depois que a página já estiver carregada.

Ter um site mais rápido aumento a experiência e a usabilidade dos usuários

otimizacao_de_sites_3

Com o intuito de deixar uma boa impressão sobre os visitantes, você deve construir experiências de usuário bem atraentes. E a usabilidade é o fator mais importante para determinar como usuário irá experimentar o seu site.

O tempo de carregamento dos sites é um dos fatores mais importantes que afetam a sua usabilidade, já que a maioria dos usuários da internet irá ignorar um site totalemente se ele falhar em abrir em poucos segundos.

Se você quer construir uma presença na web que sobreviva e prospere,a usabilidade é, então, o elemento fundamental para isto.

otimizacao_de_sites_4

  • Teste de usabilidade têm mostrado que o usuário está disposto a esperar, em média, no máximo 8.6 segundos antes de abandonar um site.
  • E expectativa de seus visitantes é alta: 47% dos consumidores esperam que uma pégina carregue em 2 segundos ou menos
  • 40% das pessoas abandonarão um site que demoara mais que 3 segundos para carregar.
  • Um estudo da Mozilla concluiu que, quando a homepage do Firefoz carregava 2.2 segundos mais rápido, as conversões (número de downloads) aumentavam em 15.4%.
  • A gigante Amazon descobriu que sua receita total poderia ser aumentada em 1% a cada 100ms de melhoria na velocidade do site.
  • O Yahoo aumentou seu tráfego em 9% para cada 400ms de melhoria na velocidade do site.
  • De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, os telefones móveis foram responsáveis por 17% do uso da web até julho de 2013.
  • 16% dos consumidores têm feito compras via telefones celulares ou smartphones , mas 27% deles afirma que não estão satisfeitos, pois a experiência de compra móvel é demasiada lenta.
  • 1/3 dos consumidores relatam que querem fazer compras através de seus smartphones no futuro, com 5% indicando que este será um aspecto importante para sua fidelidade com os comerciantes online.
  • 60% dos usuários da web móvel tiveram um problema ao acessar um site no ano passado. O tempo de carrehamento lento era o problema número 1 enfrentado por quase 3/4 deles.Usuários de internet móvel são ainda mais impacientes e, muitos deles, são limitados pela conectividade de rede lenta.

otimizacao_de_sites_5

Com o consumo de conteúdo móvel crescendo a cada dia, as experiêcias móveis vão ganhar mais tração do que experiências web tradicionais.

Nesta situação, a velocidade de carregamento da página, associada a usabilidade dos sites, se tornarão fatores críticos para o sucesso.

As pessoas estão cada vez mais ocupadas e tem muito pouco tempo para adquirir informação e, muitas dessas, são adquiriras em movimento.

Por isso, elas esperam ter uma experiência de usuário online super rápida e se o site não é capaz de cumprir sua expectativa, elas o abandonarão.

Páginas de carregamento rápido são a base para a usabilidade de um site. Seus visitantes são seus clientes potenciais e a primeira immpressão que eles tem de usabilidade de seu site é o tempo de resposta.

Aumente suas vendas com um site mas rápido (e um servidor confiável)

otimizacao_de_sites_6

O tempo de carregamento do seu site tem um impacto direto sobre suas conversões. Se você quer aumentar sua rentabilidade, certifique-se que ele é rápido.

Uma queda no serviço de hospedagem do seu site pode afetar

  • Rentabilidade: a receita líquida da Amazon.com em 2013 fpo próxima de 75 bilhões de dólares, ou, aproximadamente, 204 milhões de dólares por dia. Imagine o prejuízo da empresa se o site ficasse um dia inteiro fora do ar?
  • Satisfação dos consumidores: quando um site cai, o consumidor vai para outro site comprar o item que deseja, essa quada não só afetará as vendas, como também terá impacto sobre a satisfação e fidelização dos clientes.
  • Ranking em ferramentas de busca: se seu site está constantemente fora do ar por grandes períodos de tempos (24 horas ou mais), seu rankemaneto nas ferramentas de busca vai sofrer muito. quedas frequentes e falta de acessibilidade do site estão entre os top 5 fatores negativos de rankeamento.

otimizacao_de_sites_7

  • 79% dos compradores que estão insatisfeitos com o desempenho de um site são menos propensos a comprar nele de novo.
  • 52% dos compradores online aformam que o carregamento rápaido das péginas é importante para sua fidelização.
  • 1 segundo de atraso (ou 3 segundos de espera) diminui a siatisfação do consumidor em, aproximadamente, 16%.
  • 44% dos compradores online contarão aos amigos sobre uma experiência online ruim.
  • Se um site de e-commerce ganha 100 mil dólares por dia, um segundo de tarso na página pode custar 2.5 milhões de dólares em perdas de vendas todos os anos.

    Um site carrega em:

otimizacao_de_sites_8

  • 3 segundos: experimenta 22% menos páginas visualizadas e uma taxa de rejeição 50% maior do que um site que carrega em 1 segundo. Impacto sobre as conversões: -22%.
  • 5 segundos: experimenta 35% menos páginas visualizadas e uma taxa de rejeição 105% maior do que um site que carrega em 1 segundo. impacto sobre conversões: -38%.
  • 10 segundos: experimenta 46% menos páginas visualizadas e uma taxa de rejeição 135% maior do que um site que carrega em 1 segundo. Impacto sobre conversões: -42%.

10 dicas para deixar seu site voando de tão rápido

#1 Contrate um servidor melhor

otimizacao_de_sites_9

Se você cuida de seu site como se fosse seu empreendimento e dedica-se bastante a melhorá-lo, um excelente servidor é mais do que necessário para ajudar você a melhorar o tempo de carregamento do site e até mesmo melhorar seu ranking do Google.

Escolha seu provedor de hospedagem com sabedoria. seu site é tão bom quanto o provedor de hospedagem que você utiliza.

Utilizar um servidor gratuito só irá trazer problemas para você. Prepare-se para quedas intermináveis, experiências para o usuário negativas, dificuldades para rankeamento e indexação no Google e, sobretudo, uma perda nas receitas do site.

Para saber as exatas ferramentas que o Viver de Blog utiliza clique aqui.

#2 Habilite GZIP

otimizacao_de_sites_10

Todo o conteúdo textual (HTML, CSS e JS) é comprimido antes de ser enviado para o cliente. Isso chega a reduzir mais de 50% do tráfego total.

#3 Manifique Javascript e CSS

otimizacao_de_sites_11

Um código JS bem feito é bem documentado, todo identado e possui nomes de variáveis legíveis. Mas nada disso conta na execução do script, e trafegar esse monte de bytes é desperdício.

Ferramenta: YUI Compressor, Google Closure e Compiler ou UglifyJS.

#4 Comprima o HTML

otimizacao_de_sites_12

Através da remoção dos espaços, comentários e até certas aspas.

Ferramenta: HTML Compressor.

#5 Não redimensione imagens no HTML

otimizacao_de_sites_13

Nunca deixe para diminuir imagens setando o width e o height no HTML ou CSS. Sempre redimensione o arquivo original e referencie o tamanho direto.

#6 Otimize as imagens

otimizacao_de_sites_14

Dentro de um arquivo PNG pu JPG muitos dados são guarados. Nada disso é necessário para renderizar a imagem na tela e podem ser removidos. Esse tipo de otimização é chamada de lossless, ou seja, sem perda de qualidade visual.

Ferramenta: Smush.it

#7 Pense no formato das imagens

otimizacao_de_sites_15

Os formatos de imagens usáveis na web são PNG, JPEG e GIF.

PNG e GIF mantém fidelidade da imagem; já o JPEG é um formato lossy, cjua compressão sempre causa perda de qualidade. De modo geral, PNGs hoe são superiores a GIFs e o único motivo para usar o último é quando há animações.

#8 Diminua cookies na requisição e na resposta

otimizacao_de_sites_16

Os cookies costumam ser o pior vilão, pois são enviados a cada request entre o cliente e o servidor.

#9 Use um plugin para cache

otimizacao_de_sites_17

 

Páginas inteiras e, inclusive, diferentes elementos delas podem ser salvos no servidor e carregadas previamente.

Ferramenta: W3 otal Cache

#10 Não exagere na quantidade de plugins e widgets

otimizacao_de_sites_18

Provavelmente, seu site não precisa de mais de 30 plugins ou 10 widgets. Portanto, procure usar plugins apenas essenciais.

otimizacao_de_sites_19

Dica bônus: monitore a velocidade do seu site através do site pingdom.
Faça um teste e veja em quanto tempo seu site carrega.
Identifique qual tipo de conteúdo demora mais para carregar, para que você saiba onde está o problema.

Você gostou desse Infográfico sobre Otimização de Sites?

Espero que você tenha gostado das informações no infográfico e aplique no seu site e na sua empresa.

Como você percebeu, o tempo de carregamento de um site é muito mais importante do que você imagina. Uma das dicas no infográfico é contratar um servidor mais rápido e confiável.

Eu utilizo e recomendo a hospedagem na Media Temple (link afiliado com 20% de desconto), que utilizo há anos nos meus sites sem uma única queda sequer, mesmo recebendo mais de 200.000 visitas mensais.

Se você gostou desse artigo e infográfico, por favor compartilhe com seus amigos.

E para receber mais infográficos como esse, basta se cadastrar na nossa lista de email para ser o primeiro a receber novas atualizações!

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade