close

Mais Conversões

Guia completo: como ter um site WordPress otimizado para a melhor experiência

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 22 de janeiro de 2024
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você conhece as possibilidades e diferenciais de um site WordPress

Se você busca não apenas informações, mas uma visão clara de como essa plataforma pode transformar sua presença online, leia este artigo até o fim.

Antes que você saiba o porquê da hospedagem WordPress ser o sistema de gerenciamento de conteúdo mais fácil e otimizado para o seu caso, entenda por aqui:

  • O que exatamente é um site em WordPress? 
  • Como fazer sua instalação?
  • Quais são seus obstáculos técnicos?

Depois, apenas coloque em prática como ter um site WordPress otimizado que proporcione a melhor experiência possível aos seus leitores/compradores. Desde os primeiros passos no WordPress até a escolha do tema ideal, sabendo escolher a melhor hospedagem disponível no mercado. Aproveite a leitura!

O que é um site em WordPress?

Para começar, precisamos diferenciar WordPress.org do produto WordPress.com.

Em sua essência, o WordPress.org é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que simplifica a criação e a manutenção de páginas, e o qual nós recomendamos o uso.

Sua flexibilidade, facilidade para construir sites e amplitude no mercado tornam esta a escolha preferida de muitos que buscam uma presença online eficaz e personalizável.

No início, o WordPress.org foi muito usado como uma plataforma de hospedagem para blog. 

Com o tempo, milhões de usuários do WordPress entenderam que esse CMS é completo também para criar outros tipos de sites: portfólios, currículos, fóruns, portais de notícias, e-commerces, até todos os tipos de negócios para empresas diversas.

Quanto custa criar um site em WordPress?

O custo de criar um site varia, dependendo de suas necessidades. 

Por exemplo, o WordPress.org em si é gratuito e de código aberto. No entanto, há despesas associadas a elementos como domínio, hospedagem, temas e plugins premium

WordPress.com, produto da Automattic, oferece uma primeira versão gratuita. Este primeiro plano, gratuito, tem limitações significativas, como o armazenamento de apenas 1 GB disponível em seu site e a impossibilidade de utilizar um domínio personalizado. Além disso, o acesso a códigos, temas e plugins é restrito.

Os plugins tornam o WordPress uma plataforma tão versátil. Assim, é possível adicionar recursos extras com poucos cliques. 

Já a plataforma criada pela Automattic chamada WordPress.com surgiu para que usuários criassem seus sites em apenas alguns minutos, mas dispõe de diversas limitações, como veremos mais à frente. 

Qual WordPress é gratuito?

O WordPress.org é um software de código aberto desenvolvido pela comunidade WordPress. Logo, é gratuito para baixar, ser usado e personalizado, com maior liberdade aos usuários. 

No entanto, mesmo sendo gratuito, alguns pequenos investimentos são necessários para construir um site totalmente funcional. Vamos analisar esses custos:

    • Domínio: o domínio é o nome pelo qual os visitantes acessam seu site WordPress. Enquanto é um custo obrigatório, muitos domínios estão disponíveis a preços razoáveis. Alguns serviços de hospedagem, como a Hostinger, até oferecem domínios gratuitos em alguns de seus planos.

    • Hospedagem: pague pela hospedagem e adquira espaço em um servidor para armazenar os arquivos do seu site. A velocidade e segurança do seu site dependem do provedor de hospedagem escolhido.
    • Temas Premium: os temas premium oferecem personalização avançada e são essenciais para a apresentação da sua marca. O ideal para quem foge da variedade de temas gratuitos que deixam todos os sites iguais e prejudicam o desempenho online.
    • Plugins Premium: os plugins são cruciais para adicionar funcionalidades ao seu site. Enquanto o diretório oficial do WordPress oferece uma ampla seleção de plugins gratuitos, você também pode optar por plugins premium de terceiros, dependendo das suas necessidades específicas.

O que é preciso para criar um site no WordPress?

Agora que você já entendeu a diferença entre WordPress.com e WordPress.org, vamos focar no potencial do WordPress.org pelos seguintes motivos:

  • facilidade de personalização;
  • plataforma com código aberto que te oferece mais liberdade e muito mais opções com as instalações de plugin disponíveis;
  • milhares de guias e tutoriais feitos pela própria comunidade WordPress, que é gigantesca.

Iniciar no WordPress.org é surpreendentemente simples. Tudo o que você precisa é de um nome de domínio único e uma conta de hospedagem confiável para abrigar seu site. 

Escolha a empresa de hospedagem que te oferecer a instalação com um clique para o WordPress, facilitando a configuração inicial. Com esses elementos em mãos, você está pronto para começar a construir a presença online que deseja.

É fácil fazer um site no WordPress?

Sim, fazer um site com WordPress.org e ainda com um template WordPress de qualidade é fácil, especialmente com uma interface amigável e recursos intuitivos. 

A plataforma oferece uma vasta gama de temas e plugins que simplificam a customização. 

Além disso, a comunidade WordPress é vasta, proporcionando suporte e recursos úteis para usuários de todos os níveis de experiência. 

Mesmo aqueles sem conhecimento técnico avançado podem criar e gerenciar um site de forma eficaz, tornando o WordPress.org uma escolha popular entre iniciantes e profissionais.

Mas veja com o passo a passo como colocar em prática a partir de agora a criação de seu site da forma mais simples possível.

Como escolher a melhor hospedagem para o meu site?

Ao avaliar o quesito hospedagem, entenda os recursos necessários para o seu site. 

Isso inclui não apenas os requisitos atuais, mas também a projeção para os próximos 12 meses e o potencial crescimento do seu site. 

Considere também a necessidade de serviços adicionais, como e-mail corporativo. 

A Hostinger oferece uma variedade de planos que se adaptam às diferentes demandas, garantindo que você tenha o suporte necessário para o seu crescimento.

Por exemplo, esta é uma opção de um serviço de hospedagem estável e sempre disponível, essencial para o sucesso contínuo do seu site. 

Dessa forma, a Hostinger se destaca ao garantir alta disponibilidade e estabilidade operacional. Com servidores confiáveis, seus visitantes terão uma experiência consistente e positiva, independentemente do momento em que acessarem o seu site.

Quando surgem problemas, ter uma equipe de suporte competente e prontamente disponível faz toda a diferença. 

Com os planos de hospedagem da Hostinger, você pode contar com suporte em tempo real via chat. Isso significa que, se o seu site enfrentar problemas ou se precisar de assistência, um agente de sucesso do cliente estará pronto para ajudar em menos de um minuto.

Além disso, muitos proprietários de sites podem não possuir conhecimentos avançados de programação e não sabem como criar uma página do zero. 

Por isso, o painel de controle da sua hospedagem deve ser fácil e intuitivo. Os serviços de hospedagem da Hostinger são projetados para serem user-friendly, proporcionando uma experiência suave, mesmo para iniciantes.

Tudo isso a preços acessíveis, sem comprometer a qualidade premium.

Como instalar WordPress na hospedagem da Hostinger?

Siga estas etapas fáceis para hospedar e publicar seu site no CMS mais popular do mundo:

1. Contrate um plano de hospedagem WordPress e registre seu domínio

O primeiro passo é escolher um plano de hospedagem WordPress que atenda às suas necessidades. 

Ou seja, contrate um plano para ter a oportunidade de registrar um nome de domínio exclusivo para o seu site. A Hostinger oferece opções acessíveis e eficientes para esse propósito.

2. Use o instalador de apenas alguns cliques para configurar o WordPress

Após contratar o plano de hospedagem da Hostinger, basta instalar o WordPress com alguns cliques dentro do hpanel, o painel de controle do provedor, e simplifique o processo de configuração do WordPress. 

Assim, acesse o painel de controle da sua hospedagem, encontre a opção Auto Instalador  e, com apenas alguns cliques, o seu site WordPress será configurado em sua conta.

Aqui a Hostinger oferece um tutorial completo

Caso ainda fique com dúvidas, basta entrar em contato com a equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger pelo chat a qualquer hora.

O que falta? Escolher um tema profissional, com um visual atraente e que ofereça a melhor experiência de leitura.

Como instalar o template premium da Viver de Blog (Athena)?

Se você busca um tema profissional, moderno e com super poderes para o seu site WordPress, o Athena da Viver de Blog é a escolha ideal. 

Com recursos avançados e uma experiência de usuário excepcional, faça a instalação do Athena em seu site e deixe-o com a sua cara.

O nosso template premium Athena oferece uma gama de recursos para otimizar completamente o seu site/blog. Antes de começar seu processo de instalação, veja alguns benefícios exclusivos que o Athena proporciona:

  • Capturas de emails integrada:

Plugin específico para integrar uma área de captura com seu software de email preferido.

Elimina a necessidade de configurar códigos complexos, poupando seu tempo.

  • Estilo personalizado:

Personalize cores, ícones e fontes para destacar suas ideias na internet de acordo com a sua visão.

  • Crie áreas para consumo de materiais premium em seu site/blog:

Adicione páginas personalizadas com fácil inserção de ebooks, infográficos, vídeos ou podcasts.

Ou seja, com alguns cliques, direcione links estratégicos para seu leitor.

  • Plugue de maneira fácil os principais plugins para WordPress:

Plugue facilmente os principais plugins do WordPress para ampliar o potencial do seu site.

  • Compartilhamento social integrado:

Facilidade para espalhar seus artigos pela internet através de compartilhamento nas redes sociais e por e-mail.

  • Otimizado para SEO:

Garantia de um site veloz e moderno, otimizado para as tecnologias mais recentes de SEO, contribuindo para uma melhor posição nos resultados de pesquisa do Google.

 

Pronto, após garantir seu template premium Athena, basta seguir o passo a passo para instalação:

 

  • Acesse o Painel de Controle do Seu Site WordPress:

Faça login no painel de controle da sua conta WordPress.

  • Vá até a Seção de Temas:

Dentro do painel, navegue até a seção de “Aparência” e clique em “Temas”.

  • Adicione seu Novo Tema:

Selecione a opção para adicionar o novo tema e, em seguida, clique em “Fazer upload do tema”.

  • Faça o Upload do Arquivo do Athena:

Baixe o arquivo do tema Athena da Viver de Blog e faça o upload.

  • Ative o Tema Athena:

Após o upload, ative o tema Athena para que ele seja aplicado ao seu site.

  • Personalize as Configurações (Opcional):

Explore as opções de personalização para ajustar o tema de acordo com suas preferências.

 

Parabéns, você agora tem o Athena instalado e pronto para impulsionar a experiência do seu site WordPress

Aproveite os recursos avançados da hospedagem Hostinger e a estética com configurações profissionais proporcionados pelo template premium Athena.

 

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade