Mais Tráfego

Como o Viver de Blog conseguiu atrair 25.100 visitas em apenas 1 mês de vida

Man with Chart

É hora de celebrar! No dia 07/06, o Viver de Blog completou 1 mês de “vida”.

Apesar do pouco tempo, a movimentação por aqui foi, no mínimo, agitada. 🙂

Em apenas 1 mês, o site apresentou os seguintes números:

  • 25.100 visitas (sendo 17.203 visitas únicas).
  • 54.257 páginas visitadas.
  • 3.174 emails na lista.

Somente no dia do lançamento (07/05), o site teve 10.148 páginas visitadas, batendo o recorde de todos os meus sites em um único dia.

Antes de iniciar esse artigo, gostaria de agradecer a cada um de vocês, meus queridos leitores (e leitoras), por tornarem esse sonho uma realidade.

Nem mesmo as minhas estimativas mais ambiciosas e exigentes poderiam imaginar que no primeiro dia esse blog bateria diversos recordes.

Muito Obrigado!

Pensando em uma pequena forma de retribuir essa fantástica ajuda de vocês, resolvi compartilhar as estratégias por trás desses números.

Como são várias, preferi criar uma série de 5 artigos, que serão compartilhados até o final do mês.

Essa série está separada em 5 partes, relembrando os 5 pilares de todo site bem-sucedido, para facilitar o entendimento de como o Viver de Blog alcançou esses números tão rápido. São elas:

No artigo de hoje, iremos entender todas as estratégias relacionadas a tráfego que levaram o Viver de Blog a alcançar a marca de 25.100 visitas em 1 mês.

Pré-Lançamento: O “Segredo” do Viver de Blog Revelado

Toda a estratégia de lançamento do site foi montada para garantir uma alta visitação logo no dia de estréia.

Essa fase antes do lançamento de um site ou produto é fundamental para o seu sucesso/fracasso.

Entretanto, muitos empreendedores/webmasters esquecem totalmente de aplicar planos e estratégias para essa parte.

Depois de estudar a fundo estratégias de lançamento e aplicá-las no meu eBook sobre investimentos, gerando R$ 8.295,22 em menos de 14h (detalhes aqui), foi a vez de aplicar os mesmos conceitos para o Viver de Blog.

Veja abaixo como foi o planejamento de pré-lançamento até o lançamento do site.

pre-lancamento-1

Nem todas as tarefas estão dentro desse planejamento, mas ele é importante porque me mostrava o nível mais alto de estrutura (organização) desse projeto.

Em uma janela de menos de 3 semanas, eu precisava cumprir todos os itens para ter um lançamento de sucesso.

Escrever artigos, cuidar da parte operacional, preparar campanhas de email, estreitar parcerias, programar tweets, desenvolver a página no Facebook e programar seu conteúdo… E, claro, o lançamento em si…

E para melhorar sua estratégia com o Facebook, recomendo dar uma estudada nesse curso aqui.

pre-lancamento-2

Ao longo desse artigo irei detalhar melhor as principais tarefas que permitiram gerar mais tráfego e números como as 25.100 visitas no primeiro mês do blog.

Como o Viver de Blog conseguiu atrair tráfego, gerando 25.100 visitas?

O problema inicial de todo site que está começando é atrair tráfego. Afinal, começar do zero é como se você tivesse apenas a sua mãe lendo seus artigos. Obrigado mãe!

Porém, eu já tinha estratégias prontas para atrair tráfego de fontes importantes.

Abaixo, compartilho 4. São elas:

  1. Criar uma lista de emails para o pré-lançamento do Viver de Blog
  2. A força do Facebook para atrair tráfego
  3. Como um blog de marketing atraiu a atenção da comunidade de design?
  4. Como criar conexões (networking) rapidamente?

1. Criar uma lista de emails para o pré-lançamento do Viver de Blog

No meu site sobre investimentos, o HC Investimentos, eu recebia mensagens com perguntas relacionadas a criar um site, administrá-lo e rentabilizá-lo.

Havia, portanto, um público que, além de acompanhar meus artigos sobre investimentos, estava disposto também a entender como funcionava os “bastidores” do HC Investimentos. Como montar um site, posicioná-lo e monetizá-lo.

Desse modo, criei uma nova lista de email no Mailchimp (link afiliado) direcionada apenas para esse público interessado nos “bastidores”.

Enviei uma campanha para os leitores do HC Investimentos e uma boa parcela gostou da ideia e se inscreveu na lista de pré-lançamento do Viver de Blog. Veja o resultado abaixo:

lançamento-viver-de-blog-mailchimp

No dia do lançamento do Viver de Blog, a lista de pré-lançamento já tinha um pouco mais de 1.000 leitores interessados. Na verdade, MUITO interessados, porque a taxa de abertura do primeiro email enviado foi de 78% e a taxa de clique de 63,8%.

Dica para você aplicar: Antes de qualquer tipo de lançamento, crie uma lista exclusiva para ele. Crie expectativa para esse lançamento, solte teasers do novo projeto ao longo do tempo e capture emails para essa lista de pré-lançamento.

2. A força do Facebook para atrair tráfego

Embora o tráfego vindo do Facebook não tenha mesma qualidade do tráfego vindo do email, não podemos ignorar essa rede social de 1 Bilhão de usuários.

Para o Facebook, a estratégia de atrair tráfego envolveu:

  • Divulgar na página do HC Investimentos a nova página no Facebook do Viver de Blog.
  • Apresentar a nova página para os amigos.
  • Criar anúncios para atrair mais likes e leads para a nova página. (por aqui o custo por like está em torno de R$ 0,03-0,04).
  • Publicar artigos em grupos relacionados ao tema marketing digital

Talvez a estratégia mais eficaz entre as 4 acima tenha sido a publicação em grupos relacionados.

Veja, por exemplo, como foi o resultado da divulgação do artigo sobre como gerar mais tráfego no grupo de SEO, com mais de 3.000 usuários:

facebook-grupo-seo

37 likes e 25 comentários. Pode não parecer muito, mas lendo os comentários é possível perceber que a comunidade de SEO adorou o artigo. Um exemplo através desse comentário:

Esse artigo matou uns 200 cursos de SEO por ai. Ou fez o conteúdo de mais uns 200 novos cursos por ai. ~Maudy

A maioria desses leitores se cadastraram no site e, melhor, divulgaram o artigo para seus leitores, criando uma nova rede de contatos e visitas para o novo Viver de Blog.

Veja como foi a divulgação no dia 08/05, quando juntei todas as forças para divulgar esse artigo sobre atrair mais tráfego:

bit.ly facebook trafego

409 visitas em um único dia, para um único artigo, em um novo blog. Great!

Dica: Antes de começar a espalhar de qualquer maneira seu artigo pelos grupos no Facebook, pense:

  • Como posso ajudar de verdade essa comunidade (veja que falei apenas dos pontos #1, #2 e #4 para SEO). Seu artigo deve ser relevante para o grupo.
  • Não copie e cole a mesma mensagem em todos os grupos. Crie mensagens personalizadas para cada um deles. Novamente, relevância é a palavra-chave.
  • Se o artigo não for realmente MUITO bom, não divulgue. As pessoas estão cansadas do “mais do mesmo”.

Dica para você aplicar: Explore grupos no Facebook. Teste anúncios para crescer sua página e sua base de leitores rapidamente. Aproveite a divulgação em outras páginas e seus próprios contatos.

Ah, e a página do Viver de Blog no Facebook já está com mais de 50.000 leitores. Visite nossa fanpage aqui.

Está gostando desse artigo?

Aproveite e cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

3. Como um blog de marketing atraiu a atenção da comunidade de design?

Você lembra do meu artigo sobre o fator #1 que pode destruir a credibilidade do seu site?

Esse artigo mostra que, através de um estudo da pesquisadora Elizabeth Sillence pela universidade de Nortúmbria (UK), 94% são as chances de um novo visitante não confiar em seu site “apenas” pelo seu design.

Qual designer não gostaria de ouvir isso e valorizar ainda mais seu trabalho?

Voce acertou: TODOS!

Pensando nisso, fiz uma grande lista de contas de designers no twitter e sites importantes que falam sobre design.

Depois, fui pessoalmente em cada um deles e mostrei esse estudo para eles.

A conclusão:

Uma chuva de tráfego para o Viver de Blog. Inclusive, de “estrelas” do design, como o @Abduzeedo, visual designer do Google.

Veja o resultado da divulgação abaixo:

bit.ly-twitter-design

590 cliques no total e 128 cliques somente no dia de maior movimentação desse artigo.

Experiências como essa me lembram de um erro muito comum que vejo nos blogs.

Escrever e publicar um artigo é apenas o primeiro passo. Você também precisa pensar em como divulgá-lo de maneira eficiente.

É por esse motivo que aqui no Viver de Blog gasto, às vezes, um dia inteiro para planejar e escrever um único artigo. Dá muito trabalho, mas vale a pena.

Dica para você aplicar: Ao invés de publicar 5 artigos por semana, teste publicar apenas 1 ou 2 artigo(s) por semana e gaste mais tempo pensando em como promover seus artigos.

4. Como criar conexões (networking) rapidamente

O Viver de Blog é um blog sobre marketing digital, empreendedorismo online e, claro, sobre blog.

Porém, o meu networking nessa área era limitado, já que meu principal ramo de atividade era o nicho de finanças e investimentos, através do HC Investimentos.

Entretanto, isso não me impediu de atrair a atenção de nomes como o André Siqueira (Resultados Digitais), Felipe Cortes (Jovem Empresário), Rafael Seabra (Quero Ficar Rico), Bruno Picinini (Empreendedor Digital), Marcos Rezende (Insistimento), Seiiti Arata (Arata Academy), entre vários nomes que tenho profunda admiração.

E como pessoas tão atarefadas e preocupadas com seus próprios projetos pararam um pouco para saber mais sobre o Viver de Blog?

Simples. No artigo sobre os 30 melhores sites e artigos sobre marketing digital, eu fiz questão de citar o site deles, o melhor artigo deles e o porquê admiro o trabalho deles.

Quem não gostaria de ser citado em uma lista super selecionada dos 30 melhores do marketing digital? Eu adoraria, você também!

Logo, esse artigo une o útil ao agradável. Ao mesmo tempo que mostrava para meus leitores minhas principais fontes de conhecimento aqui no Brasil eu também criava um laço mais forte de conexão com grandes nomes do marketing digital.

E adivinha quando eu publiquei esse artigo dos 30 melhores?

No dia 07/05. Sim, exatamente no dia de lançamento do Viver de Blog. Essa é uma das explicações pelo alto número de páginas visitadas nesse dia.

Foram 10.148 páginas visitadas somente nesse dia. Um recorde que provavelmente demorarei para bater novamente.

Perceba que tudo aqui no Viver de Blog é pensado com muito cuidado para garantir resultados efetivos.

Veja quais foram as páginas mais visitadas nesse dia (07/05):

Páginas-mais-visitadas-no-dia-de-lançamento

Analisando apenas os artigos do site (excluindo a homepage e as páginas, como a “sobre”), esse artigo sobre os 30 melhores sites e artigos obteve o maior número de pageviews nesse dia.

“Coincidências no ecxistem!”

Dica para você aplicar: Se o seu blog é novo e/ou você ainda não tem um laço forte de amizade com grandes nomes do seu nicho experimente fazer um post com uma lista desse tipo “Os (X) melhores sites e artigos sobre o (nicho Y)”.

Você verá na prática o conceito de reciprocidade. Mas lembre-se: não force nada. Não espere nada em troca. Caso contrário, pode parecer que você está querendo apenas se aproveitar do sucesso de outra pessoa. E tenho certeza de que você não seria capaz disso.

Conclusão – Recapitulando

Man with Chart

Quando um site é novo ou pequeno, pensar em formas de atrair tráfego é mais do que importante. É essencial.

Portanto, ao invés de sair escrevendo novos artigos como um louco sem planejamento: Pare, Pense e Divulgue.

Nessa fase, você precisa mais do que nunca de artigos memoráveis para criar autoridade, para criar novas parcerias e, claro, atrair mais tráfego.

Abaixo, listo novamente as 4 dicas aplicadas aqui no Viver de Blog que você pode replicar no seu próprio site:

  • Dica 1: Antes de qualquer tipo de lançamento, crie uma lista exclusiva para ele. Crie expectativa para esse lançamento, solte teasers do novo projeto ao longo do tempo e capture emails para essa lista de pré-lançamento
  • Dica 2: Explore grupos no Facebook. Teste anúncios para crescer sua página e sua base de leitores rapidamente. Aproveite a divulgação em outras páginas e seus próprios contatos.
  • Dica 3: Ao invés de publicar 5 artigos por semana, teste publicar apenas 1 ou 2 artigo(s) por semana e gaste mais tempo pensando em como promover seus artigos.
  • Dica 4: Se o seu blog é novo e/ou você ainda não tem um laço forte de amizade com grandes nomes do seu nicho experimente fazer um post com uma lista desse tipo “Os (X) melhores sites e artigos sobre o (nicho Y)”.

Você verá na prática o conceito de reciprocidade.

Mas lembre-se: não force nada. Não espere nada em troca. Caso contrário, pode parecer que você está querendo apenas se aproveitar do sucesso de outra pessoa. E tenho certeza de que você não seria capaz disso.

Para continuar a série, leia o artigo sobre como consegui criar uma lista de 3.174 emails em apenas 1 mês. Você irá adorar! 🙂

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

vive exclusivamente de blog desde seus 23 anos e quer ajudar você a Viver de Blog também. Saiba mais aqui →