close

Mais Blog

Markerly: Uma Forma Inteligente de Compartilhar Online

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 22 de julho de 2013
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

markerly-logo

Se você já passou o mouse em cima de uma imagem ou selecionou um texto aqui no Viver de Blog você já deve ter visto o aplicativo Markerly.

Ele permite compartilhar pedaços únicos do site, seja na forma de texto ou imagem.

Esse artigo é dedicado a ele porque se trata de uma ferramenta online que poucos sites ainda estão utilizando e que vejo grande potencial. O Markerly é grátis e não ganho nada por recomendá-lo.

Apesar de ser uma startup nova, trata-se de um recurso inovador. Com o avanço da internet, nós não compartilhamos da mesma forma que antigamente.

Muitas vezes, você encontra uma imagem que gostaria de compartilhar, mas não gostaria de compartilhar o artigo inteiro. O mesmo vale para pequenos textos e ideias.

Esse aplicativo soluciona de forma simples esse problema, sendo útil tanto para o leitor como para o produtor de conteúdo.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

Como o Markerly funciona?

Experimente selecionar essa frase e você verá algumas opções para compartilhá-la.

O mesmo vale para a imagem do gato de botas implorando para ser compartilhado abaixo. (passe o mouse pela imagem para ver as opções de compartilhamento)

markerly-gato-de-botas

No caso do Viver de Blog, optei pelo compartilhamento em redes sociais como o Facebook, Twitter e Pinterest, mas você pode selecionar outros serviços como Email, Google+, Evernote, LinkedIn, entre outros.

O link gerado pelo compartilhamento direciona um usuário exatamente para essa área que foi compartilhada, ressaltando-a com um amarelo “marca-texto” em seu fundo.

Logo, se você compartilhou a imagem do gato de botas acima, a página irá deslizar até ele quando o usuário clicar no link compartilhado, ressaltando as bordas da imagem com essa cor amarelada de marca-texto.

Portanto, ao invés desse usuário ser direcionado simplesmente para essa página, ele é direcionado exatamente para o conteúdo compartilhado. A mesma lógica vale para textos.

Você percebe os benefícios do Markerly para leitores e produtores de conteúdo?

Benefícios do Markerly para o Leitor

Quem não gosta de compartilhar uma excelente ideia ou algo que possa realmente fazer a diferença na vida de uma pessoa? Todos gostam. Somos sociais por natureza.

Porém, a maioria dos sites hoje permitem apenas o compartilhamento de um artigo inteiro e não a exata parte que o leitor gostaria de compartilhar.

Pode ser um imagem sobre landing pages, como esta abaixo:

396226290203

Ou então uma ideia:

Alice: Poderia dizer-me, por favor, que caminho devo tomar agora?
Gato: Depende muito de onde está querendo chegar.
Alice: Não me importo muito para onde …
Gato: Então não importa que caminho irá tomar.

~ Gato Risonho, em “Alice no País das Maravilhas”

Ambas podem ser compartilhadas através dos botões disponibilizados pelo aplicativo.

Para o leitor, significa uma facilidade de poder compartilhar um determinado conteúdo no momento que ele deseja e exatamente a parte específica desse conteúdo.

Benefícios do Markerly para Produtores de Conteúdo

Produtores de conteúdo desejam que suas ideias sejam compartilhadas. Adicionando uma opção de compartilhamento “invisível” para cada item, ajuda (e muito) a aumentar os compartilhamentos do seu site.

Digo “invisível” porque, ao contrário de vários aplicativos de compartilhamento social, o Markerly só aparece no momento que deve aparecer, ou seja, quando existe uma possibilidade do usuário compartilhar conteúdo.

Para textos, ele só aparece quando selecionamos uma parte do conteúdo do artigo. Para imagens, apenas quando você passa o mouse por cima dela.

É uma forma efetiva e ao mesmo tempo não-intrusiva de compartilhar ideias segmentadas.

Desse modo, o produtor consegue aumentar a visibilidade de seu site online e ainda melhorar a experiência do usuário, sem prejudicar sua usabilidade na web.

Como obter o Markerly para o seu site?

Se você usa WordPress, eles possuem um plugin que pode ser baixado gratuitamente aqui.

Veja abaixo algumas imagens do analytics do Viver de Blog e descubra quais são os conteúdos mais compartilhados do site e que geraram maior engajamento entre os leitores.

Como o Markerly é utilizado no Viver de Blog?

Este é o processo de markar e divulgar:

1. Selecione o conteúdo que deseja compartilhar

markerly-mark

Os botões para compartilhar só aparecem após o texto selecionado e você pode alterar a cor deles de acordo com o design do seu site.

Depois, veja como fica o compartilhamento no Twitter…

markerly-share-twitter

Perceba que ele não faz tratamento do texto, extrapolando os 140 caracteres. Portanto, você precisa retirar o “grosso” antes de divulgar conteúdos de texto mais largos.

Agora, no Facebook…

markerly-share-facebook

Você ainda pode comentar sobre o texto selecionado.

Perceba que o título (em negrito) refere-se a página compartilhada e a descrição é exatamente o texto selecionado para compartilhar.

E finalmente no email:

markerly-share-email

O assunto do email é o título da página e a mensagem é o texto compartilhado.

Depois de algum tempo com o Markerly rodando no seu site, você pode acessar o Analytics e entender como os usuários estão compartilhando seu conteúdo.

Visão Geral

markerly-overview

O Analytics ainda não é lá essas coisas, mas eles divulgam um número de engajamento por dia que acredito ser o número de interações com o Markerly por dia.

Na imagem, vemos que 12.18 é a média de interação no Viver de Blog.

Contextual

markerly-contextual

Em contextual, você pode analisar quais são os textos que geram maior engajamento.

Páginas com maior visitação tendem a gerar um resultado maior. Entretanto, você descobre blocos de texto que não imaginava que pudessem atrair tanta atenção dos usuários.

No Viver de Blog, o texto com maior engajamento se refere a página sobre, onde mostro um pouco da história por trás do dia em que o meu eBook sobre investimentos gerou R$ 8.295,22 em menos 14 horas.

O segundo item que falo sobre o ranking em #1 na frente do Sebrae e Baixaki para o termo “planilhas financeiras” também teve um ótimo engajamento. (todos os detalhes sobre esse ranking aqui)

Pages

markerly-pages

Na análise de páginas, você pode descobrir quais páginas promovem o maior engajamento entre os leitores.

Resultados altos com uma audiência não tão alta, indicam que o post está gerando uma forte engajamento, como o artigo sobre os problemas de usabilidade.

Images

markerly-images

Para finalizar, você pode analisar exatamente quais imagens estão sendo mais compartilhadas.

Se você publica muitas imagens e infográficos, essa é uma ótima forma para entender quais são mais populares entre seus leitores.

Além disso, sabemos que compartilhar algo no Pinterest (ainda não popular aqui como nos EUA) gera certo trabalho ou a necessidade de botões adicionais. O Markerly permite você compartilhar qualquer imagem no Pinterest de forma bem fácil.

Conclusão – Recapitulando

markerly-logo

Espero que vocês tenham gostado desse “review” do Markerly.

Eu não tenho nenhuma relação com os fundadores e não ganho nada pela divulgação. (se ganhasse, estaria bem claro nesse artigo)

Gosto de compartilhar ideias que julgo inovadoras, que ainda são desconhecidas por muita gente e, claro, que possam trazer um benefício direto para o seu site e empreendimento.

São ideias simples que podem aumentar o tráfego do seu site, assim como melhorar a experiência do usuário, sem interferir no design ou na inserção de muito código.

Update: mudanças no uso do Markerly

Na época da publicação deste artigo, o Markerly era uma plataforma para compartilhamento de conteúdo, conforme descrevi ao longo do texto.

Infelizmente (realmente essa ferramenta era muito boa), a empresa percebeu que não era a melhor maneira de atuar em seu mercado e decidiu se reinventar ,virando uma espécie de intermediadora entre blogueiros e empresas anunciantes.

Apesar do plugin ainda estar disponível para download, não recomendamos mais o uso do Markerly, visto que as atualizações não são feitas há algum tempo.

Você gostou dessa review?

Aqui no Viver de Blog, eu compartilho em detalhes como utilizo algumas ferramentas e aplicativos para você ter sucesso com seus site e empreendimento online.

A página de ferramentas para blog é um exemplo de sucesso que comprova diversas recomendações. (tanto gratuitas como pagas)

Se você quiser saber exatamente como utilizo alguma dessas ferramentas recomendadas aqui no Viver de Blog e nos meus outros sites, deixe um comentário. Dependendo da demanda sobre uma ferramenta, posso criar um artigo ou vídeo com dicas valiosas que podem levar o seu site para outro patamar.

Você deseja aprender a produzir conteúdos memoráveis 2 vezes mais rápido e com 10 vezes mais poder de viralização e vendas, mesmo que você não tenha o dom da escrita? Conheça o curso de produção de conteúdo do Viver de Blog. Clique aqui embaixo e saiba mais!

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade