Mais Presença

[Infográfico] A Jornada do Herói: Transformando sua audiência em heróis através de histórias memoráveis

hero_journey

Histórias são um tipo particular da comunicação humana com o objetivo de persuadir uma audiência sobre a visão de quem as conta.

O tipo mais famoso de história é a Jornada do Herói. Joseph Campbell é considerado um dos maiores estudiosos e propagadores da jornada do herói.

Ela já provou sua importância muitas vezes explicando os sucessos de lendas e histórias milenares, como a Odisseia de Homero, Bhagavad Gita e Avatar, o filme de maior bilheteria de todos os tempos.

George Lucas usou a fórmula como um passo-a-passo para a elaboração do universo de Star Wars, uma marca que até agora faturou mais de 20 bilhões de dólares.

E se você é fã de super-heróis ou a adaptação deles no cinema, como a trilogia do cavaleiro das trevas (Batman), você irá adorar esse infográfico.

Veja todos os detalhes sobre a Jornada do Herói no infográfico logo abaixo.

Nesse infográfico, irei compartilhar:

  • O poder das histórias e a jornada do herói
  • A fórmula da jornada do herói em 12 simples passos
  • A jornada do herói segundo a trilogia do cavaleiro das trevas (Batman)

Pensando na importância do assunto, o Viver de Blog produziu um rico infográfico com absolutamente tudo sobre A Jornada do Herói.

Clique aqui na imagem abaixo para baixar uma versão em alta qualidade desse infográfico:

infografico_jornada_do_heroi_600px

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Compartilhe esse Infográfico no seu site (copie e cole o código HTML)

Você gostou desse Infográfico sobre A Jornada do Herói?

Espero que você tenha gostado das informações no infográfico para transformar sua audiência em verdadeiras heróis através de histórias memoráveis.

Com esse passo-a-passo do infográfico, você precisa apenas adaptar a sua história dentro dos 12 passos e dos 3 atos da jornada do herói.

E não deixe de ler o infográfico sobre a jornada de sucesso de um jogo que está pegando todo mundo: Pokémon.

E para receber mais infográficos como esse, basta se cadastrar na nossa lista de email para ser o primeiro a receber novas atualizações!

Até o próximo artigo!

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

A Jornada do Herói – Transformando sua audiência em heróis através de histórias memoráveis

jornada 1

Parte #1: O poder das histórias e a Jornada do Herói

jornada 2

Histórias são um tipo particular da comunicação humana com o objetivo de persuadir uma audiência sobre a visão de quem as conta.

As pessoas que contam e acreditam em histórias iguais possuem valores semelhantes. A visão de mundo que temos é, simplesmente, uma coleção de histórias sobre fatos que acreditamos. Logo, uma boa história é fundamental para criar uma sensação de “nós”.

Histórias compartilhadas, valores compartilhados, visões de mundo compartilhadas. A ideia de pertencer a um grupo específico. Sem uma história, não há conflito, porque não é possível existir “nós” se não houver “eles”.

O tipo mais famoso de história é a Jornada do Herói. Ela já provou sua importância muitas vezes explicando os sucessos de lendas e histórias milenares que valeram a pena, como a Odisseia de Homero, Bhagavad Gita e Avatar, o filme de maior bilheteria de todos os tempos.

George Lucas usou a fórmula como um passo-a-passo para a elaboração do universo de Star Wars, uma marca que até agora faturou mais de 20 bilhões de dólares.

Você pode criar ressonância em todos os seus esforços de comunicação e marketing utilizando as ideias de Joseph Campbell, considerado o maior estudioso sobre histórias e mitos, identificando um padrão chamado de “A Jornada do Herói”.

Parte #2: A Fórmula da Jornada do Herói em 12 simples passos

jornada 3

Ato I

  1. Mundo comum – Consciência limitada de um problema
  2. O chamado à aventura – Aumento da consciência
  3. Recusa ao chamado – Relutância à mudança
  4. Encontro com o mentor – Superação da relutância

Ato II

  1. Cruzamento do limiar – Comprometimento com a mudança
  2. Testes, aliados e inimigos – Experimentando a primeira mudança
  3. Aproximação da caverna profunda – Preparação para uma grande mudança
  4. Provação – Tentativa de uma grande mudança
  5. Recompensa – Consequências da tentativa (melhorias e retrocessos)

Ato III

  1. Estrada de volta – Rededicação à mudança
  2. Ressurreição – Última tentativa de uma grande mudança
  3. Retorno com Elixir – Domínio final do problema

Parte #3: A Jornada do Herói, segundo a trilogia do Cavaleiro das Trevas (Batman)

jornada 4

AVISO: A seção abaixo contém spoilers da trilogia do filme “Batman, o Cavaleiro das Trevas” (Batman Begins, O Cavaleiro das Trevas, O Cavaleiro das Trevas Ressurge)

Ato I: Partida – Batman Begins

1. O Mundo Comum – Aqui vemos o homem que se tornará o herói em seu ambiente normal, onde há um problema implorando por solução.

jornada 5

Em Batman Begins, vemos uma Gotham que é acometida pela pobreza e invadida por criminosos e corrupção. Bruce cresceu nesta cidade e até perdeu seus pais por conta desses problemas.

Gotham está clamando por alguém para consertar as coisas, mas tal proeza parece impossível. Bruce é levado a agir precipitadamente para vingar seus pais. Ele não age como um herói, mas como um covarde, que atacaria um homem sem se preocupar com as conseqüências, sendo, nesse momento, insensível ao mundo.

2. O Chamado à Aventura – Algo muda tão drasticamente que chama o herói à ação. Ele sente a necessidade de tornar-se algo mais do que um homem comum.

jornada 6

Quando Bruce não consegue matar o assassino de seus pais, ele procura o vilão Falcone que lhe mostra o quão impotente ele realmente é. Bruce, então, sai por conta própria e se junta aos criminosos do mundo, um pequeno passo em direção à luta por justiça.

3. Recusa ao Chamado – O herói não quer ser um herói, não quer a responsabilidade, ele tem medo do que está por vir.

jornada 7

Bruce se encontra na prisão, se escondendo do mundo e não querendo assumir qualquer responsabilidade, ele prefere “praticar” luta com prisioneiros como uma forma de treinamento.

4. Encontro com o mentor – O herói encontra alguém para ajudá-lo em sua transformação de homem comum a herói. Ele é seu mentor, o homem sábio que ensina mais ao homem sobre si mesmo do que ele jamais soube.

jornada 8

Bruce está perdido na prisão até que Henri Ducard (Ra’s al Ghul) aparece para levá-lo embora e ensiná-lo a dominar o medo, dominar seu próprio destino e tornar-se o homem o qual ele sempre foi destinado a ser.

5. O Cruzamento do limiar – O herói aceita que ele deve deixar seu mundo comum para trás, que ele deve entrar em um novo mundo e tornar-se um novo ser.

jornada 9

Ele vai atrás dos vilões, retornando a Gotham para ajudar a livrar sua querida cidade do mal. Bruce cria uma nova identidade, incapaz de ser corrompida.

Nasce a figura do Batman, um morcego, símbolo do medo que ele próprio aprendeu a dominar, buscando agora compartilhar esse medo com seus inimigos.

6. Testes, aliados e inimigos – O herói agora está a sua altura, lutando com seus inimigos, sendo testado fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.

jornada 10

A batalha final para Gotham, no final de Batman Begins, obriga Bruce a lutar contra o seu mentor e lutar contra seu próprio medo.

Ato II: Iniciação – O Cavaleiro das Trevas

7.1  Aproximação da caverna profunda (A estrada de Ensaios) – O herói ainda é um soldado e luta por seus princípios.

jornada 11

Batman está mais forte e poderoso, buscando lutar contra os maiores criminosos. Ele é capaz de cruzar oceanos para trazer Lau de volta. Ele ainda não se encontrou com o Coringa. Porém, seu poder e sua influência já estão começando a incomodar.

7.2. Aproximação da caverna profunda (Abordagem) –  É quando o herói reúne aliados e se prepara para a batalha final, a batalha que vai mudar tudo. O herói descobre que não pode salvar o mundo sozinho.

jornada 12

Batman vê que não pode salvar Gotham por conta própria e busca ajuda de Gordon e Dent, considerando que eles podem ser a única forma legítima de trazer Gotham de volta à sua antiga glória. O melhor exemplo disso é a perseguição no centro de Gotham, quando os três trabalham juntos para pegar o Coringa.

8. Provação – O meio da história se dá quando o herói deve enfrentar seu maior medo, muitas vezes a morte, e aprender que da morte surge uma nova vida.

jornada 13

Essa fase começa na cena do interrogatório quando Batman perde a paciência e sua mente ao descobrir que Rachel, seu amor, foi apanhada e ele deve, de alguma forma, salvá-la, porém falha. Batman e Bruce ficam emocionalmente abalados ao terem que lidar com a morte de Rachel e não encontram forças para seguir em frente.

9. Recompensa – O herói, tendo enfrentado a morte, tornou-se mais do que apenas um homem, ele é capaz de lutar contra o mal como nunca antes e é recompensado, muitas vezes, por deificação.

jornada 14

Esta é a parte em que o diretor Nolan brinca um pouco conosco, porque não é o herói Batman que recebe recompensas e aplausos, mas sim Harvey Dent, o homem de duas caras.

Bruce deve sacrificar-se para salvar a cidade que ele ama. Ele deve se tornar o vilão para que a verdadeira paz possa reinar em Gotham.

Batman é o herói que Gotham merece, mas não o que ela precisa agora. Então, é preciso caçá-lo. Porque ele pode aguentar. Porque ele não é o herói. Ele é um guardião silencioso. Um protetor vigilante. Um Cavaleiro das Trevas.

Ato III: Retorno – O Cavaleiro das Trevas ressurge

10.1. A Estrada de Volta (Recusa do Retorno) –  Tendo alcançado seu objetivo, o de ter salvo o seu povo, o herói não vê necessidade de voltar à vida normal e à dor.

jornada 15

Quando o Cavaleiro das Trevas Ressurge começa, Bruce é, agora, um recluso, se escondendo em sua mansão, uma fonte de histórias e contos dele sendo desfigurado e decrépito. Bruce não quer voltar a participar do mundo, porque ele fez o que precisava ser feito para Gotham e tudo funcionou como era de se esperar.

10.2. A Estrada de Volta (A Luta Mágica) – Algo está ameaçando a recompensa que o herói recebeu. Algo ameaça tomar de volta tudo o que criou a paz, normalmente uma força maior do que se pode esperar.

jornada16

 

Bruce é convencido a voltar ao mundo por Blake e os outros que veem que algo está por vir, algo que está ameaçando Gotham. Bruce percebe que Batman deve retornar, porém ele encontra um homem muito mais forte e poderoso para este velho herói lutar.

Batman é quebrado espiritualmente e fisicamente por Bane e jogado de volta em uma prisão, em paralelo com o início de sua jornada.

10.3 A Estrada de Volta – As necessidades do herói o ajudam a voltar para casa. Ele precisa encontrar seu caminho de volta. Muitas vezes, uma cena de perseguição está envolvida.

jornada 17

Nessa última seção do último filme da trilogia, Bruce está trancado na prisão e é forçado a assistir a destruição de sua própria cidade. Ele precisa encontrar seu caminho de volta, consertando seu corpo e seu espírito, ao declarar que o medo é quem o tem levado desde o início.

Ele recebe a ajuda de colegas de cela que lhe ensinam que um homem não pode viver sem dor e medo, que ele deve conviver com eles, porque isso é o que torna a vida digna de ser vivida. Bruce finalmente realiza a escalada e volta para casa, onde ele junta forças com Selina e Blake.

11 e 12. Ressurreição / Retorno com Elixir – O clímax final da história é quando o herói é testado pela última vez, diferente de qualquer outra luta que ele teve antes, que o empurra a seus limites e faz com que ele use todo o conhecimento que ganhou ao longo dos anos. O herói é, finalmente, transformado.

jornada 18

Na batalha final para salvar Gotham, Batman e Bruce retornam para retomar o controle da cidade. Ele deve lutar contra o tempo e a força destrutiva final. Batman não só deve enfrentar o seu adversário mais terrível em Bane, mas também lidar com a traição por Talia, até que, finalmente, ele deve sacrificar-se para salvar sua cidade.

Batman não é mais um vilão que Gotham necessita no final de O Cavaleiro das Trevas. Ele foi, finalmente, transformado em mártir final para a justiça, um verdadeiro herói.

12.1 Liberdade para Viver – A jornada do herói está feita, ele pode, finalmente, viver feliz sabendo que o mundo está seguro.

jornada 19

Batman está morto e enterrado, permitindo a Bruce, finalmente, viver a vida que ele nunca soube que poderia ter, tranquila e apaixonada como o vemos vivendo nas cenas finais do filme.

O herói da Trilogia de O Cavaleiro das Trevas não é Batman, mas sim um ser humano em carne e osso que vai além de si mesmo e se move para salvar sua cidade. Bruce é falho, danificado e cheio de cicatrizes, o que o torna mais do que um homem durante sua jornada.

O verdadeiro herói é aquele que percebe que o mundo é maior do que ele, do que seus desejos egoístas e que possui um objetivo pelo qual vale a pena lutar: Um mundo melhor para todos.

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

vive exclusivamente de blog desde seus 23 anos e quer ajudar você a Viver de Blog também. Saiba mais aqui →

  • Agnaldo Santos

    Parabéns. É muito fácil se tornar um admirador dos trabalhos apresentados no Viver de Blog. Tudo é apresentado com muita elegância, competência e objetividade.

    • Muito obrigado pelas palavras gentis Agnaldo!

      Sempre que puder, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Forte Abraço e sucesso!

  • valeu Henrique.

  • Chris

    Muito bom esse infográfico Henrique! Aliás, só vejo material de qualidade por aqui! Tb acompanhei sua apresentação no CDA do Victor Damásio e foi DEMAIS! Bem esclarecedora, cheia de dicas muito úteis! Parabéns pelo trabalho q vc vem fazendo, e obrigada por compartilhar um pouco com a gente! Isso, com certeza, faz a diferença! Abraços! 😀

    • Obrigado Chris!

      É uma hora poder colaborar.

      Sempre que puder, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Forte Abraço e sucesso!

  • Renato Rosa

    Excelente Henrique, a medida que lia minha estratégia se reformulou em minha cabeça.

    Um forte abraço!

  • WWWOOOUUU!!! TOP d+ 😀 Parabéns HC!!

  • Marcio Eugenio

    wow!! Muito animal!

  • Cosso

    Excelente artigo, abordou de uma forma muito direta e clara a jornada do herói, show… Henrique, só acho interessante citar “Joseph Campbell” para quem quiser buscar mais informações sobre esse rico tema. Mas animal a abordagem.

    • Obrigado pelo comentário!

      Inclui uma citação ao Wikipedia do Joseph Campbell para aqueles que buscarem mais informações sobre o tema.

      Além disso, as fontes desse infográfico trazem 2 livros sobre storytelling fantásticos, que citam o trabalho dele.

      Abraços!

      • Cosso

        Excelente. Abraços.

  • Marcelo Cambio

    Muito Bom ! Aprendizado garantido! O resumo dos sonhos para leigos como eu !

  • Luizinho Papadoc

    Rapaz… que ousado que você é!!!! Isso é muito mais do que um artigo Henrique! É uma ousadia em forma de invasão mental e quem sabe até mesmo espiritual… de minha parte NUNCA vida nada igual em nenhum blog! E isso só poderia vir mesmo de vc até pq tudo o que faz é de extrema qualidade! Tens maestria! OBRIGADO por compartilhar isso conosco! Abraços! 🙂

    • Oi Luiz!

      Muito obrigado pelas palavras gentis. Sobre maestria e o estado da arte, adoro essa frase:

      “We are what we repeatedly do; excellence, then, is not an act but a habit.” ~ Aristotle

      Sempre que puder, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Forte Abraço e sucesso!

      • Luizinho Papadoc

        Thanks man! Claro, sempre que posso estou por aqui lendo e observando o seu blog que é um dos mais interessantes que conheço! Deixar um comentário por aqui é um ato prazeiroso pois seus conteúdos são de altíssima qualidade Henrique! Abraços!

        • Obrigado mesmo Luiz!

          Essas palavras significam o mundo para mim.

          Forte Abraço!

    • Lucas

      Boa noite

      Você está atualmente à procura de financiamento para suas atividades ou reiniciar ou projeto ou para comprar um apartamento, mas infelizmente o banco pede-lhe para condições onde você é incapaz de responder. Mais preocupação, eu sou uma pessoa que concedeu empréstimos que variam de 1.000€ a 7.000.000€ para todas as pessoas aptas a cumprir os seus compromissos. Além disso, a taxa de juros é de 2% ao ano. Ou você precisa de dinheiro para outras razões, hésiteras contactar-me para mais informações.

      Para mais informações não deixe de me responder diretamente pelo e-mail: lucasjanvier@outlook.com

    • Roberto

      Estamos contratando pessoas para trabalhar via internet na melhor empresa do País, requisitos: Conhecimentos básico em Internet.
      Salário de 3.000 a 10.000 mil dependendo do seu desempenho você poderá ganhar muito mais e ainda contamos com vários benefícios.
      Acesse agora mesmo e de um rumo em sua vida financeira:
      http://www.informacoesdavaga.webnode.com

      09.09.14.14.38DSDSDS

    • Malcriado

      É Luizinho, pelo jeito vc conhece pouco do mundo. Isso não do ‘viverdeblog’ esse é o estudo do Joseph Campbell chamado a Jornada do Herói. Não pague mico.

  • Parabens henrique! demais, seu infografico!

  • Eu vou falar o que todo mundo aqui quer falar: o HC é um monstro (no ótimo sentido)!

  • João Marcelo Souza

    Ensino no “estado da arte”: transmitir conhecimento de maneira que pareça fácil (e não é, pois precisa de muito tempo de PREPARAÇÃO e EXPERIÊNCIA – tentativas e erros) para entender. Parabéns. Seus materiais são um dos melhores que eu conheço. Obrigado de coração e continue semeando o conhecimento empreendedor.

    • Muito obrigado pelas palavras gentis e inteligentes João!

      Sempre que puder, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Forte Abraço e sucesso!

  • Árion Aleixo

    Conseguiu explicar de uma maneira muito interessante a “jornada do herói”, eu sempre soube da existência desse conceito, mas nunca tinha tido paciência para parar um pouco do meu dia e ler sobre. A informação em sua forma imagética é muito mais interessante e prende mais o leitor. Parabéns pelo artigo.

  • Excelente! Mais um guia para ser impresso.

  • A ideia do infográfico é boa e a analise do filme é interessante, mas acho meio triste falar da Jornada do Herói de forma tão superficial, sem mencionar a obra de Joseph Campbell. É triste quando a Jornada acaba se tornando uma mera fórmula para criar histórias apenas adaptando os 12 passos. Quem conhece as ideias de Campbell, que criou este conceito, sabe que vai muito além disso. Mas parece que a superficialidade de criar fórmulas fáceis é sempre mais atraente. Então, para quem se interessar em se aprofundar no assunto, deixo as recomendações: “O Herói de mil faces” e “O poder do mito” (livros de Joseph Campbell), A Jornada do Escritor (livro de Christopher Vogler, o culpado pela popularização da Jornada do Heroi em Hollywood) e a entrevista com Campbell tb chamada O Poder do mito. Fácil achar com legenda. E se querem realmente se aprofundar nas questões técnicas da arte de contar historias, recomendo o livro Story, de Robert McKee.

    • Opa, tudo bem?

      Agradeço pelas referências adicionais que colocou aqui nos comentários.

      As fontes usadas para esse infográfico se resumiram a livros mais recentes que citam bastante as obras de Campbell.

      Adicionei no início desse post a Wikipedia de Joseph Campbell caso o pessoal deseje se aprofundar um pouco mais.

      Forte Abraço!

  • cristina

    Excelente!Parabens henrique! demais como sempre!!!

  • Olá, Henrique!

    Arrasou!!! Eu sigo passo a passo suas dicas e está dando muito resultado no meu Blog.
    É claro, que estou aprendendo e todos os dias e mais uma “coisinha” que aprendo.

    Vlw pela ajuda!

    Forte Abraço.,
    Erick.

    • Muito obrigado Erick!

      Fico feliz demais em saber que seu blog está colhendo bons resultados.

      Abraços!

      • Henrique,

        Estou indicando seu blog para amigos que querem empreender, e não sabe por onde começar.
        Vou pedir um favor seu, poderia dar uma olhada no meu blog e dar uma dica de ouro? (risos…)

        Blog: http://litoralecia.com/

        Abraços!

  • Teste

    teste

  • Roselene Filié

    Simplesmente o melhor dos melhores! você é fera Henrique!
    Abraço

  • Roselene Filié

    Oi Henrique,
    gosto tanto de vc e de seu VIVIR DE BLOG, que se pudesse viveria 24horas aqui! amoooo. Obrigada pela oportunidade
    vc é incrível…..Abraço

    • Obrigado pelo comentário!

      Sempre que possível, deixe sua opinião aqui Rose. Ela me ajuda bastante a entender se estou seguindo no caminho certo. 🙂

      Abraços e sucesso!

  • Só você mesmo para conseguir juntar de forma brilhantes conteúdos tão geniais que ensinam mais que fazer um curso ou uma pós… Por isso sou sua fã!

    Beijos!!

    • Muito obrigado Priss! 🙂

      Beijão!

    • Henrique Lique

      mas esse é o tipo de material que a gente tem acesso em uma pós xd a diferença que aqui é free…
      tem um livro mto interessante do Doc Comparato que lista todos elementos necessários para uma estória, aconselho.

  • Hiroxima Blasina

    Tenho lido rapidamente os materiais, pois passo por um momento de “correria” com uma pessoa em hospital, mas acho muito legal o quê e como tu escreve! Quero não apenas eu aprender, mas quero que todos meus alunos queridos que tento fazer “seguir para a luz” da compreensão de que a internet tem muito mais que videozinhos do facebook possam um dia ler e entender um poukinho dessa mensagem. Parabéns Henrique, mais do que o quanto vc esteja ganhando – que sempre é bom; Ter uma mente brilhante não tem preço! E compartilhar com os outros…nossa isso é Divino. Obrigada.

    • Muito obrigado!

      É uma honra enorme saber que de alguma forma estou colaborando com esses materiais. 🙂

      Força para você e muita luz para seus alunos.

      Abraços!

  • Caio Phidávera

    Impressionante entender como o StoryTelling pode conectar tão forte com o Avatar instantaneamente. Parabéns por mais uma arte.
    Abraço, Henrique!

  • Roberto Pantoja

    O único blog brasileiro que consegue manter uma constância de posts de alto nível, provavelmente por optar pela qualidade e não pela quantidade. Parabéns, mais um artigo incrível. Achei um infográfico seu até no Stumble Upon, na opinião, o lugar mais impressionante que existe na internet, com a nata da informação, e sim, você estava lá. Trabalho escrevendo, praticamente, e a Jornada do Héroi vai mudar meus textos, obrigado! Excelente trabalho, sou seu fã!

    • Muito obrigado Roberto!

      Fico feliz demais em saber disso. Acredito plenamente que só devemos “falar” ou escrever quando temos algo de útil para transmitir.

      Por esse motivo, a qualidade está na frente da quantidade aqui no Viver de Blog.

      Sempre que puder, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Eles são meu melhor indicador se estou seguindo no caminho correto.

      Forte Abraço e sucesso para você!

      • Roberto Pantoja

        🙂

  • Parabéns Henrique, seu blog é criativo, ousado, se destaca muito, já sou sua fâ! é uma pena eu ter pouco tempo e não conseguir acompanhar mais seu artigos que são exelentes.

    • Obrigado pelas palavras gentis Andrea!

      Sempre que puder, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Eles são meu melhor indicador se estou seguindo no caminho correto.

      Forte Abraço e sucesso para você!

  • Marcelo Pinheiro

    Um dos melhores conteúdos da Internet !!! Muito Show….. Parabéns Henrique!!!

  • elaele

    Seus infográficos são animais cara. Aliás, seu blog como um todo é muito bom. Gostaria de convidar você para conhecer meu site também: http://elaele.com.br

  • Lucas

    Boa trade

    Obter um pedido de empréstimo em 24 horas.

    (lucasjanvier@outlook.com)

    Visando reduzir as dificuldades financeiras em todo o mundo, que eu associo com alguns

    grandes personalidades para o estabelecimento de uma estrutura de financiamento, que fornece

    crédito para pessoas que necessitam de financiamento no mundo tem uma taxa de 2% a mais de 20 anos.

    Então, se você está em necessidade, aqui estão as áreas em que podemos ajudá-lo:

    * Financeira

    * Home loan

    Empréstimo de investimento

    * Dívida consolidação

    * Linha de crédito

    * Segunda hipoteca

    * Crédito Redenção

    * Empréstimo pessoal

    Você está registrado, banco proibido

    e você não tem a favor dos bancos, ou melhor, você tem um projeto e precisa

    financiamento, um mau crédito arquivo ou precisa de dinheiro para pagar as contas,

    carros, fundos para investir em negócios.

    simplesmente contacte-me através deste E-mail: lucasjanvier@outlook.com

  • Muito Top Esse post.
    Obrigado mesmo!

  • clebio

    muito mais que bom já compartilhei na minhas paginas muito sucesso pra ti

  • Carla Basílio

    Muito muito muito bom! Parabéns! Indiquei pra minha professora de Criação para Mídias Contemporâneas, assim fica bem mais fácil aprender a contar histórias interessantes. 🙂

  • Carla Basílio

    Muito muito muito bom! Parabéns! Indiquei pra minha professora de Criação para Mídias Contemporâneas, assim fica bem mais fácil aprender a contar histórias interessantes. 🙂

    • Só não vale ter lido o ato III no infográfico sem ter visto o último filme da trilogia comigo. 😉

      Espero que sua professora goste do material.

      Beijão minha linda!

      • Carla Basílio

        Não, amor. Quero surpresas até o último filme. (haja sangue frio pra não ler até o final!)
        Mas mesmo sem ter lido, tenho certeza que o ato III está ótimo também, isso sim não é surpresa nenhuma.

        Beijo!

  • CAMILA

    IMPRESSIONADA! PARABÉNS PELA HABILIDADE DE EXPLICAÇÃO E CONSISTÊNCIA NA INFORMAÇÃO!

  • Joseph Luiz

    Me encontrei no infográfico, estou no cruzamento do limiar 🙂

    Fantástico como sempre Henrique.

    Curiosidade: Quanto tempo leva para fazer um post como os seus?
    Cara! São todos impecáveis

    Abraço e obrigado.

    • Muito obrigado pelo comentário Joseph!

      Depende do post: Infográficos e eBooks podem levar até meses, embora não esteja trabalhando neles 100% do tempo.

      Artigos de 4.000+ palavras levam em torno de 3-4 dias.

      O importante é ter um bom planejamento, um cronograma de publicação e só publicar algo após várias e várias revisões. O artigo sobre como escrever bem recebeu em torno de 50 revisões minhas.

      Forte Abraço!

      • Joseph Luiz

        Está explicado a perfeição (ou quase rs).

        Valeu mais essa dica Henrique e de novo, parabéns pelo trabalho.
        Você acabou de me mostrar que preciso de mais dedicação 🙂

        Abraço

  • Gildo

    Parabéns pelo conteúdo e principalmente por este em especial. A algum tempo me debrucei na leitura da, Jornada do Herói, realmente fantástica. Abridor de mentes em todos os aspectos e cita-lo como forma de referencia de como a mente humana se comporta em relação a “vida” ou seja nossa jornada é o mínimo.
    Todos deveriam ler antes de qualquer outra obra. (A jornada do Herói) de Joseph Campbell

  • Rafa7786

    Olá Henrique. Bom artigo. Confiro depois outros artigos. Abraço.

  • Parabéns pelo conteúdo. Excelente!

  • Muito boa a ideia de apresentar a Jornada do Herói por meio dos filmes dessa fantástica trilogia. No entanto, discordo de alguns pontos do início da jornada.

    O chamado à aventura é algo que pulsa na história (ou que fica martelando na cabeça do futuro herói) desde que os pais de Bruce são assassinados. Ele aceita esse chamado tão logo recebe o “sermão” de Falconi. Após isso, pode até ser que ele tenha medo do que está por vir, mas ele já está decidido a ser herói, a enfrentar a criminalidade em Gotham (embora não saiba exatamente como). Sua jornada junto aos criminosos é parte de seu plano para entender a mente criminosa (OK, é uma forma de treinamento) mas está longe de ser uma fuga de responsabilidades. Para mim, quando deixa Gotham para viajar pelo mundo, ele já está decidido, já deixou a recusa para trás.

    No resto, ficou bem interessante mesmo e certamente vou usar como referência para um livro que escrevo.

    Parabéns pelo trabalho de pesquisa e adaptação realizado.

    • Oi Alexandre!

      Todo filme tem sua jornada do herói dentro deles, muito mais visível no primeiro filme, como você colocou no seu comentário.

      Porém, a ideia de juntar os 3 filmes foi mostrar cada passo dessa jornada com mais detalhes, ajudando o leitor a gravar melhor cada fase.

      Forte Abraço e sucesso com o seu livro!

  • Amanda Menezes

    Olá gostei muito mesmo, acabou me ensinando muito sobre formas melhores de se escrever !

    http://virtualparadisee.blogspot.com.br/

    • Obrigado pelo comentário Amanda!

      Sempre que puder, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Eles são meu melhor indicador se estou seguindo no caminho correto.

      Forte Abraço e sucesso para você!

  • Dan Cortazio

    Muito bom. Obrigado pelo conteúdo da mais alta qualidade!

    PS.: Falta um link para compartilhar no Linkedin mais facilmente. =)

    Abraço.

    • Obrigado pelo comentário Dan!

      Sempre que puder, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Eles são meu melhor indicador se estou seguindo no caminho correto.

      Forte Abraço e sucesso para você!

  • Chico Levandowski

    Olá Henrique, admiro e leio com atenção seus posts. Além de úteis para nós, são portadores de muita sabedoria.
    Abri uma pasta especial para arquivar tudo que você me envia. Abraços! Chico.

    • Obrigado pelo comentário Chico!

      Sempre que puder, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Eles são meu melhor indicador se estou seguindo no caminho correto.

      Forte Abraço e sucesso para você!

  • Ricardo Moraes

    Sempre nos surpreende com seu conteúdo! A comunidade do Marketing Digital agrace a enorme contribuição que você distribui em forma de conhecimento. Uma inspiração pra todos nós! Abraço! 😉

  • Raul Medici Ferreira

    Olá. Estou procurando um plugin de WP que me permita compartilhar os conteúdos de meu blog em forma de embed, exatamente como você esta fazendo neste post. Você poderia compartilhar comigo se você esta utilizando um plugin para isso ou se escreveu o código na unha?

    Obrigado
    Raul

  • Em um único artigo você conseguiu: passar uma estratégia de comunicação fantástica, fazer uma analise profunda da minha trilogia favorita e ensinar uma lição de auto-desenvolvimento (pelo menos eu acredito que todos nós podemos ser ‘heróis’, e por isso a jornada do herói pode ser aplicada em nossas vidas).

    Parabenizar você pelo trabalho fantástico já se tornou repetitivo :D, mas vamos lá: parabéns Henrique, você se supera a cada artigo.

    • Mutíssimo obrigado pelas palavras gentis Yann!

      A jornada do herói é de fato uma estratégia de comunicação fantástica. Escolher o Batman para analisá-la foi uma diversão enorme, porque também é minha favorita. 🙂

      Já vi dezenas de vezes e não canso de me surpreender. Até já li o roteiro do segundo filme para buscar uma visão adicional a do filme.

      Abraços!

  • Henrique. Você é uma das poucas pessoas no mundo do blog sobre blog que realmente vale à pena ler. Geralmente o povo é de uma enrolação sem tamanho. Estou colocando seu infográfico em meu blog, primeiro porque você disse que pode. Segundo porque eu li este livro umas 10 vezes antes de escrever o meu livro. Obrigadão mesmo. – Victor

    • Muito obrigado pelo comentário!

      Sinta-se à vontade em compartilhar o infográfico no seu blog Victor.

      Forte Abraço e sucesso!

  • Eduardo Tavares

    Cada filme tem a sua jornada completa. Não fez muito sentido essa análise. Mas valeu pela iniciativa. Foi divertido de ler.

  • Cara, genial colocar Campbell num infográfico e de forma tão brilhante e com um exemplo tão claro do Batman! Parabéns Henrique!

  • Leandro Lourenço de Almeida

    Meus parabéns! Mesmo! Isso foi genial! Estou anotando porque descobri, graças a você, que isso pode me ajudar em pesquisas futuras!

    • Que bom poder ajudar, Leandro!

      Obrigado pelo comentário aqui.

      Abraços!

  • Dominique

    Assisti sua palestra no RD Summit e fiquei imensamente curiosa por esse artigo, fiz bem em vir ler, INCRÍVEL! Sou fascinada pela “jornada do herói” e ainda mais por toda a mitologia que circunda Batman. Meu trabalho de conclusão de curso abordou a mitologia na trilogia do Nolan, em vários momentos alguns conteúdos esbarram no seu artigo. Se estiver interessado em dar uma olhada posso enviá-lo pra você, e assim trocamos bat figurinhas 🙂

    • Obrigado pelo comentário, Dominique!

      E também por ter assistido à palestra.

      Grande abraço!

  • Ronaldo Gomes

    Recentemente, tenho me dedicado a procurar por estruturas que me ajudem a escrever melhor os meus roteiros.
    Fui indicado por um amigo ator a procurar sobre: “A jornada do herói” , prontamente entrei no pai Google e me deparei com o seu blog fantástico, que material bem trabalhado e simples ao mesmo tempo.
    Espero um dia poder retribuir todo o conhecimento que me foi passado através deste conteúdo em seu blog, abraços e sucesso meu caro!

    • Muito obrigado pelo comentário, Ronaldo!

      Fico feliz que tenha gostado desse conteúdo e do blog.

      Abraços e sucesso!

  • Katia Motta

    Muito, muito bom! Usarei nas minhas aulas com Jovens e Adultos!

    • Muito obrigado pelo comentário, Katia!

      Abraços e sucesso com as aulas!

  • Mario Ribeiro

    Muito bom, gostei da decupação. Faz todo sentido. Parabéns!

  • Juan Herdez

    Você é mesmo um Super Herói “Kick”, a força sempre contigo! Estamos orgulhosos, Obrigado

  • Mauriti Cunha

    Parabéns garoto, muitooo bom, vem completar a obra de Campbell com infográficos rsrs. ” É justamente nos abismos da vida que encontramos os verdadeiros tesouros” Joseph Campbell – Sou devotado a obra dele e vou as roundtable que ocorre algumas vezes ao ano em SP. Abço, parabéns!!

  • Maria Helena Mota

    Bom; Henrique! Como dizer em, poucas palavras, tudo o que sinto depois de ter lido alguns dos seus artigos, incluindo este com “A Jornada do Herói?” Você é, realmente, muito inteligente, muito estudioso, muito generoso. Pois oferece-nos o seu saber sem nos pedir nada em troca. E, como se não fosse bastante, ainda arranja tempo para responder a todos os comentários! Só Encontro uma frase que se pode aplicar às suas atitudes, em relação a este artigo e a todos os outros que já li: É MUITO LOUVÁVEL DA SUA PARTE. O HENRIQUE É UM GÉNIO!
    Quanto mais não fosse – mas é por todos os motivos – pela maneira como nos transmite as suas mensagens para que possamos compreendê-las. Em português, às pessoas que conseguem que o seu interlocutor compreenda a mensagem, dizemos que é um PEDAGOGO. E sabe porquê? Porque, uma pessoa pode ser muito instruída, muito inteligente, muito sábia, mas pode não saber transmitir a mensagem para a pessoa que escuta.
    Muito obrigada pelas lições, pelo seu tempo, pelo seu carinho que se lê em cada palavra dirigida aos comentaristas e por tudo. E, 113 comentários num artigo, não é para todos.
    As minhas felicitações.
    Grande abraço.
    PS. E muito sucesso para o Blog.

  • Denise Lima

    Mil vezes bravo!!! Estou encantada com tamanha clareza e didática,parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento,Eu amo o Viver de Blog

  • Julio Zartos

    Esta sacada da jornada do herói é TOP absoluto. Faz todo o sentido! Coisa de Gênio, Henrique!! Parabéns e muito obrigado, sempre!! º/

    • Wooow Julio! Obrigadao cara 🙂
      Fico feliz que tenha gostado!

      Abraçao e sucesso!