close

Mais Presença

[Infográfico] A Jornada De Pokémon, O Fenômeno Que Transformou O Universo Dos Jogos E Está Capturando O Mundo Todo

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 18 de agosto de 2016
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pokémon tem sido um dos assuntos mais recorrentes na mídia ultimamente.

O lançamento do jogo Pokémon Go causou uma revolução no mundo todo, juntando milhares de jogadores e transformando as rotinas das cidades.

A Nintendo, empresa com parte na distribuição do game, aumentou muito seu faturamento. Pokémon Go bateu vários recordes de downloads e rapidamente estava instalado em um número assustador de telefones.

Os empresários mais antenados não ficaram parados. Usar o jogo para atrair pessoas para pontos comerciais não só é viável, como bastante acessível.

É possível encontrar, até mesmo, tutoriais sugerindo como aproveitar melhor os recursos do jogo para atrair possíveis clientes.

Mas todo esse sucesso não surgiu do dia para noite. A marca Pokémon comemorou 20 anos em 2016, e em todo seu tempo de vida trouxe muitas novidades.

Constantemente liberando novos jogos, filmes e diversos outros produtos, os fãs de Pokémon tem muitas opções de entretenimento.

A excelente aceitação do projeto foi a realização de um sonho para o criador dos jogos, Satoshi Tajiri.

Essa jornada é uma inspiração e exemplo de êxito no mercado digital, e por isso montamos um infográfico com o percurso de Pokémon desde sua criação até o sucesso viral de Pokémon Go.

Acompanhe para conhecer todos os passos que construíram esse sucesso mundial.

Parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou veja a imagem abaixo para conhecer em detalhes a jornada de Pokémon.

vdb-infografico-pokemon-6

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Criar Um Infográfico Memorável Nunca Foi Tão Fácil.

Infográficos Memoráveis

Quero Criar o Meu →
Infográficos Memoráveis

Fatos e Estatísticas para Tweetar:

  1. (Tweet) A ideia para Pokémon surgiu porque o criador, Satoshi Tajiri, gostava de capturar insetos.
  2. (Tweet) O nome Pokémon é uma contração do nome inicial da marca: Pocket Monsters.
  3. (Tweet) O primeiro filme de Pokémon foi lançado em 1998, mas até hoje já foram produzidos 19 filmes.
  4. (Tweet) Uma comemoração de 20 anos de Pokémon foi com um comercial no Super Bowl de 2016.
  5. (Tweet) Hoje já existem mais de 700 Pokémons.
  6. (Tweet) Foram feitos mais de 7.5 milhões de downloads de Pokémon Go nas primeiras 3 semanas.
  7. (Tweet) Em apenas 5 dias Pokémon Go já era o jogo mais popular em dispositivos Android.
  8. (Tweet) A média de tempo gasto por dia em Pokémon Go é maior que no Instragram ou Whatsapp.
  9. (Tweet) Pokémon Go Plus é uma pulseira com bluetooth que identifica Pokémons e Pokestops na área.
  10. (Tweet) Pokémon Go quebrou o recorde da Apple Store de lançamento mais baixado na primeira semana.

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe esse infográfico no seu site:

[compartilhe imagem=”https://viverdeblog.com/wp-content/uploads/2016/08/vdb-infografico-pokemon-5.png” link=”https://viverdeblog.com/pokemon/” alt=”Infográfico Pokémon”]

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • pokemon yellow se nao estou enganado nao e spin off, e uma versão do pokemon green, so que a diferença e que tem o pikachu te seguindo como no desenho

  • ótimo infográfico, mas senti falta de informações sobre ‘Pokemon Trading Card Game’, jogo de cartas da série que também fez e ainda faz muito sucesso. 🙂

  • Quero casar com a pessoa que faz esse infográficos. A representação de Moltres é a parte mais bonita deste, em especial. hahah XD

  • Henrique, muito bom e bem legal seu infográfico, só tenho algumas ressalvas, mas seu trabalho está incrível! Acho que faltou falar da febre que foi o Guaraná Antártica Caçulinha, foi um marco nos anos 90. Poderia ter especificado qual o Game Boy e ter mudado o ícone, já que nem todos foram o Game Boy, nem o Game Boy Color, pois também teve o Game Boy Advanced que é bem diferente. Última coisa é que poderia ter colocado o ícone das 3 equipes do Pokémon Go, quando você fala delas, não só a do Valor, já que as três são importantes. Parabéns mais uma vez!

    • Opa Eduardo! Obrigadão man pelo comentário!

      De acordo com as nossas referências, todos chegaram no mesmo ano, sendo que o Red e Green primeiro, depois o Blue, mas o Green só foi lançado no Japão… Né isso? 🙂

      Tamo junto!

      Abração!

  • Erro no ano de 2000. Desde o primeiro Pokémon, de 1996 que é possível trocar e batalhar usando cabo link. E é por isso que o jogo foi lançado com 2 versões. Só é possível completar a Pokedex trocando. A novidade do Crystal foram as animações e a primeira vez que era possível escolher uma personagem feminina no inicio do jogo.

  • Tenho uma dúvida.. A promoção do Guaraná Antártica caçulinha e os bonecos de pokémon foram somente no BR, por isso não estão no infográfico?

  • Henrique, você e sua equipe utilizam a essência da excelência na execução dos seus trabalhos. E querendo preservar essa excelência, vou deixar aqui duas informações que pod estar incorretas em seu infografico. O primeiro jogo de Pokemon foi Pokemon Green, lançado apenas no Japão e não há tradução para o inglês dessa versão. Desde as primeiras versões dos jogos de Pokemon para Game Boy: Green, Red e Blue, já existia a interatividade entre os jogadores que através do Cabo Game Link batalhavam entre si e trocavam seus Pokemons. Espero que essas informações tenham ajudado. Abraços e parabéns!

    • Opa Marisson! É isso ai man! No ano de 2000 procuramos apenas destacar que as trocas passaram a ser possíveis também por wireless 🙂

      Obrigadão pelo carinho, tamo junto!

      Abração!

  • ÓTIMO infográfico, mas algumas informações tão erradas… o primeiro mangá foi lançado em 1996: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pocket_Monsters_(mang%C3%A1)

    E desde o primeiro jogo já dava pra trocar Pokémon e batalhar, inclusive as versões paralelas tinham Pokémon exclusivos que só eram possíveis de ser obtidos trocando com alguém que tinha a outra versão. Também já era possível escolher o gênero do protagonista, e o sexo dos Pokémon vieram em Gold/Silver.

    A única coisa realmente nova do Crystal foram as animações.

  • Só corrigindo: nas versões red e blue já dava pra fazer trocas de pokémon, tanto que alguns deles só evoluem quando são trocados (haunter, graveler, machoke, kadabra…)

  • HC, muito interessante este infográfico, mostra a persistência e a constância necessárias para um negócio de sucesso !!! Jorge Serpa

  • Muito boa matéria. Sensacional mesmo, mas gostaria de apenas apontar uma pequena imprecisão. Desde os primeiros jogos era possível batalhar e trocar pokémons através do cabo link. Tanto que alguns bichinhos só evoluiam por troca. A inovação de Crystal foi “apenas” os bichinhos se mexendo e a possibilidade de escolha do gênero.

    De resto, novamente meus parabéns.

  • Olá
    Houve um pequeno engano no artigo. A empresa responsavel pelo Pokemon GO é a Niantic a unica coisa que a Nintendo faz é pegar 32% dos lucros por causa de direitos autorais.

    • Opa Tulio! Obrigado por comentar… Mas quais informações estão incorretas? Buscamos em fontes bem confiáveis, mas podemos analisar e, se for o caso, ajustamos! Somos bem transparentes com isso man 🙂

      Abração e sucesso!

      • Olá, também percebi algumas informações incorretas, começando já no segundo Paragrafo do texto de introdução, onde diz que a Nintendo foi Responsável pelo Pokémon Go (Tendo sido na verdade a Niantic). No infográfico em si temos:
        1996→Os primeiros jogos a serem lançados foram Red & Green no Japão, sendo o Blue lançado posteriormente no mesmo ano
        2000→ Pokémon Crystal foi o primeiro a ter escolha entre gênero do personagem e animações dos pokémon, porém Trocas e batalhas são um ponto principal do jogo desde Red & Green
        2000→Pokémon Special (Chamado no ocidente de Pokémon Adventures), mangá mais Popular de Pokémon é de 1997 e ainda não é o primeiro (Talvez seja o “Pokémon Pocket Monsters” de 1996)

  • Fantástico Henrique, como sempre! Sou fã de Pokémon e curti muito o infográfico. Parabéns!

  • Fantástico infográfico. E muito legal saber de onde foi o ponta pé inicial dassa “bagunça” toda.
    Pelo jeito Pokemon nunca vai acabar e só evoluir de acordo com a tecnologia.
    Qual será a próxima heim?!

  • Fala pessoal! Curtiram esse novo infográfico do Viver de Blog? Impressionante o poder da marca Pokémon né? O que vcs acham dessas novas tendências no marketing e na nossa rotina?

  • Pokemom go representa um grande passo para começarmos a interagir com realidade aumentada.

  • Junte-se a mais de 250.000 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    >