close

Mais Conversões

Como convencer alguém sem usar a manipulação: conquiste o “sim” do seu cliente com essas simples 9 dicas

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 23 de janeiro de 2018
O verdadeiro poder da persuasão

9 maneiras de convencer alguém sem usar a manipulação

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

A arte de persuadir consiste tanto mais em agradar do que em convencer, quanto os homens se guiam mais pelo capricho do que pela razão.-Pascal

Como convencer alguém sem usar manipulação. Aprender a fazer isso parece possível para você?

Para a grande maioria das pessoas, persuasão e manipulação são apenas sinônimos.

Mas a minha tarefa neste artigo é provar para você e mostrar como você pode convencer alguém sem usar nenhum tipo de manipulação.

A linha ética entre esses dois conceitos é muito tênue, o que gera muitas interpretações erradas, levando muitos empreendedores a não aprenderem a ser mais persuasivos porque acreditam que, assim, estarão sendo desonestos.

Se você acompanha as publicações semanais do Viver de Blog, deve ter percebido que sempre falamos muito de assuntos como:

Todas elas são ciências ou técnicas persuasivas para você fazer com que o seu visitante diga SIM.

  • SIM para assinar sua lista de emails
  • SIM para baixar algum material
  • E SIM para comprar um de seus produtos.

A persuasão nem sempre é vista como algo positivo, mas da manipulação ninguém duvida: todos concordam que ela é extremamente negativa.

Portanto, se você não quer manipular sua audiência de jeito nenhum (e eu espero sinceramente que você não deseje fazer isso), mas quer aprender a ser mais persuasivo para melhorar seu negócio, então continue lendo para aprender:

Persuasão x Manipulação: pare de confundir os dois de uma vez por todas

Robin Dreeke, coordenador de análise de comportamento do FBI e autor do livro “It’s Not All About Me: The Top Ten Techniques for Building Quick Rapport with Anyone” (“Não é só sobre mim: as 10 melhores técnicas para criar conexão com qualquer pessoa”), afirma que tanto faz se você está tentando proteger seu país de ameaças ou quer atrair mais clientes, o maior desafio será sempre conquistar a confiança.

Ele afirma que não é possível gerar credibilidade quando você acredita que sabe como convencer alguém e coloca seus próprios interesses na frente das outras pessoas.

Manipulação= pensar somente nos próprios interesses

Persuasão= pensar no interesse de ambos

Como consequência disso, sentimentos negativos são gerados. Esse é o principal sinal de manipulação.

Imagine a seguinte situação: um amigo seu manda uma mensagem pelo WhatsApp perguntando se pode marcar um encontro com você depois do seu trabalho porque precisa de uma ajuda com um projeto.

Você topa, e marca um horário. Seu amigo pede para mudar o horário para uma data que seja melhor para ele, no dia chega atrasado e ainda quer que você pague pelo cafezinho.

Para ele a experiência foi ótima, mas, e para você?

A diferença entre manipulação e persuasão quando você quer convencer alguém está justamente no sentimento que a pessoa fica depois de concordar com o que você pediu. E mais: se ela estará disposta a ser convencida por você novamente.

Se o sentimento foi bom, você pode apostar que sim!

Manipulação= gera sentimentos ruins

Persuasão=gera bons sentimentos

Você diria que Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela foram líderes manipuladores?

Pois, eles foram verdadeiros mestres da persuasão, capazes de influenciar milhões de pessoas a mudarem suas crenças e atitudes em prol de um bem maior.

O que nos leva a concluir que para aprender como convencer alguém você precisa ter a intenção certa por trás das suas ações.

A diferença entre persuasão e manipulação é a intenção.

O que é manipulação: exemplos para você evitar a todo custo

A manipulação é feita através da geração de sentimentos negativos, causando, por consequência, ainda mais sentimentos negativos, sendo assim pouco provável convencer a mesma pessoa mais de uma vez através da manipulação.

Eu realmente não encorajo você a usar nenhuma dessas maneiras de convencer alguém, porque os resultados serão negativos no longo prazo, manchando a sua reputação e autoridade para sempre.

No entanto, esses são excelentes exemplos do que você não deve fazer de jeito nenhum. E também como você pode se proteger desse tipo abusivo de manipulação.

Pedir por algo simples e fácil para ganhar atenção e depois apresentar a verdadeira requisição

Conseguir a atenção das pessoas hoje em dia, mesmo que por apenas alguns minutos, parece uma missão impossível.

Mas vamos dizer que alguém na rua se aproxima de você e pergunta se você conhece alguma borracharia na região.

Por mais que você esteja com pressa, esse é um pedido fácil e rápido de atender.

Porém, a pessoa que faz essa aparentemente inofensiva pergunta começa a contar a história de como o seu pneu furou e como ela precisa chegar rapidamente a um compromisso e pede a você que a ajude fazer a troca de pneu, esse já é um pedido muito maior e mais demorado.

Ela já conseguiu um sim seu, portanto, seria mais fácil conseguir o segundo sim.

Esse tipo de técnica para convencer alguém funciona? Certamente que sim!

Mas tome muito cuidado com o seu segundo pedido, especialmente se for algo que pode fazer com que a pessoa que foi persuadida se sinta manipulada depois de atendê-lo.

9 maneiras de convencer alguém sem usar a manipulação
O verdadeiro poder da persuasão

9 maneiras de convencer alguém sem usar a manipulação

O uso do medo para convencer alguém

Não há nenhum argumento melhor do que o medo para manipular pessoas. Ok, talvez o argumento de ganhar dinheiro fácil…

Um exemplo está ocorrendo exatamente nesse momento. A mídia tradicional está divulgando massivamente casos de febre amarela que acarretaram mortes em algumas regiões do país e divulgando a vacinação obrigatória contra a doença.

Apesar da real ameaça, a manipulação através do medo tem sido tão grande que os estoques da vacina em muitos postos públicos e privados está esgotada. Algumas pessoas estão até tomando duas doses do medicamento, com a crença de que estarão mais protegidas!

O medo por si só já é uma enorme arma manipuladora, mas se usada em conjunto com uma técnica onde o medo é ativado e depois aliviado, ela se torna imbatível.

Primeiro, o estresse e o medo são potencializados ao máximo. Em seguida, o estresse é aliviado e a pessoa fica mais vulnerável, tornando-se assim menos racional.

Seria como você dar um susto em alguém e após a pessoa perceber que é apenas você e não uma verdadeira ameaça, ela relaxa ainda mais. E aproveitando desse momento, você faz um pedido sabendo que a pessoa estará muito mais disposta a ser convencida.

Gerando sentimento de culpa

Essa é, sem dúvida, a pior de todas se usada com a intenção clara de apenas levar vantagem.

Quando uma pessoa faz um favor para outra, pensando apenas em deixá-la com o sentimento de dívida, isso é considerado manipulação. A diferença aqui sempre vai estar na intenção por trás do favor.

Por exemplo, se alguém empresta dinheiro para você, uma dívida é automaticamente gerada. No entanto, se a pessoa começa a usar essa dívida como argumento para conseguir que você faça algo para ela, isso é manipulação.

Espero que esses exemplos tenham deixado bem claro o que pode ser considerado como manipulação e não persuasão e, porque não devem ser usados.

Agora então vamos ver como convencer alguém apenas usando a persuasão e sempre garantindo que a ética e o respeito ao próximo estejam presentes em uma relação onde ambos os lados têm a ganhar.

9 maneiras de convencer alguém sem usar a manipulação

Você não precisa da manipulação para ser convincente e conseguir o que deseja. Basta apostar nas técnicas persuasivas certas para conquistar a atenção e a lealdade das pessoas.

#1. Como convencer alguém a gostar de você na internet

Você pode começar contando sua história, como eu fiz nesse post aqui “Sobre quebrar a perna, largar a faculdade e ver meu pai chorar: a jornada de um jovem empreendedor”, onde contei toda a minha trajetória com a Viver de Blog e todas as dificuldades que enfrentei no caminho.

O storytelling é muito forte para criar uma conexão e convencer as pessoas a gostarem de você. Tanto funciona que esse é um dos artigos mais comentados do blog até hoje!

A história “nós somos parecidos” busca uma conexão rápida com a pessoa e reforça a ideia de que o contador da história assim como quem a escuta são muito parecidos e podem seguir juntos uma jornada de conhecimento.

#2. Como convencer alguém a confiar em você

Simples! Mostrando que você é uma autoridade no seu nicho de mercado.

E como mostrar que você é uma autoridade no seu nicho?

  • Ganhe a confiança de sua audiência ao dar conteúdo gratuito e de qualidade.
  • Peça para alguém falar bem do seu trabalho. Se for uma autoridade já reconhecida, melhor ainda.
  • Mantenha a coerência entre o que você diz e o que faz.
  • Não esqueça de citar fontes e referências que utiliza em seu conteúdo. Além de dar os devidos créditos, você gera credibilidade.

#3. Como convencer alguém a assinar sua lista de emails

A melhor maneira de convencer alguém a assinar sua lista de emails é dar algo em troca primeiro.

Você pode oferecer um conteúdo gratuito ou um presente, como um eBook, curso gratuito, um checklist ou qualquer outra coisa de alto valor percebido e que seja exclusivo para quem assinar a lista.

Basta o lead informar seu email para receber imediatamente o link para download. Exatamente como o nosso mini eBook com as dicas para aumentar seu poder de persuasão que listamos no artigo.

Clique aqui embaixo para fazer o download.

9 maneiras de convencer alguém sem usar a manipulação
O verdadeiro poder da persuasão

9 maneiras de convencer alguém sem usar a manipulação

#4.Como convencer alguém influente a ajudar você

Uma das melhores formas de potencializar seu conhecimento e seu negócio é conectar-se com pessoas influentes em sua área de atuação.

Além de emprestar um pouco da autoridade da pessoa, você vai diversificar seu público e pode até crescer a sua audiência. Para conseguir convencer uma pessoa influente a divulgar seu trabalho você precisa seguir 3 regras básicas:

  • Regra 1 – Não peça nada.
  • Regra 2 – Dê algo.
  • Regra 3- Tenha um trabalho que possa ser visto.

Se você se interessou pelo assunto, veja nosso infográfico “A Melhor Forma de Crescer no YouTube: Como Conseguir o Collab Ideal para Atingir Novas Audiências” mostrando o passo a passo para conquistar parcerias para crescer seu canal no YouTube.

#5.Como convencer alguém a não focar no preço do produto

Se seu visitante considera seu preço elevado demais pelo que você está oferecendo, talvez o seu benefício central ainda não esteja muito claro ou você não está oferecendo aquilo que a sua audiência necessita.

Para resolver isso, deixe o benefício da sua solução bem claro e faça uma ancoragem de preço.

Você precisa especificar que ao adquirir uma oferta, que poderia ser vendida por um preço superior ao que está sendo de fato oferecido , o comprador está levando uma enorme vantagem.

#6.Como convencer alguém  a comprar

Se você busca fazer com que alguém confie em você para depois comprar, especialmente se for um curso ou ebook, a maneira mais simples de conseguir isso é oferecendo um bônus relacionado a seu produto.

Vamos supor que você esteja vendendo um curso sobre como fazer email marketing. Por que não oferecer como bônus para quem comprar um checklist com o passo a passo para conteúdos melhores?

O prêmio é relacionado a seu produto, vai acrescentar valor percebido e ainda funciona como incentivo para a compra.

#7.Como convencer alguém a esquecer uma objeção

Boa parte das pessoas terá alguma objeção ao comprar de você, ainda que ela não tenha percebido de forma consciente a existência dessa barreira.

Em boa parte dos casos, essas simples dicas funcionam bem para derrubar as objeções mais comuns:

  • Saiba ouvir seu cliente: ouça realmente as reclamações de seus leads e não fique pensando apenas em como derrubar seus argumentos. Os melhores vendedores são aqueles que sabem ouvir e nem tanto falar.
  • Comunique-se de forma clara e verdadeira: não use mentiras, meias verdades ou argumentos que geram dúvidas e diversas interpretações. Seja o mais transparente possível quando estiver tentando vender algum produto ou serviço.
  • Coloque as necessidades do cliente acima da venda: caso você sinta que o que você oferece não é o que o seu lead precisa, indique outra solução para ele, mesmo que você não ganhe imediatamente com isso. Você estará gerando um sentimento de gratidão, que gera reciprocidade e que pode render a você uma venda no futuro.

#8.Como convencer alguém a comprar depois do primeiro não

Talvez você não tenha conseguido vencer as objeções mais comuns e ouviu um NÃO para o seu pedido.

Tudo bem, o jogo ainda não está perdido.

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir porque seu lead está dizendo não para a sua oferta.

As razões mais comuns são:

  • Falta de confiança em você ou no produto.
  • Não enxergar o valor na sua solução.
  • Ficar em dúvida se o que você promete irá funcionar.
  • Não ter certeza se conseguirá os mesmos benefícios que outras pessoas.
  • Acredita que não consegue os mesmos resultados por conta própria.
  • Acredita que não tem tempo para usar/aplicar a solução
  • Acha que não precisa do que você está oferecendo.

Procure entender exatamente o que levou a pessoa ao NÃO e descubra o que fazer para matar essa objeção específica nesse artigo aqui

9 maneiras de convencer alguém sem usar a manipulação
O verdadeiro poder da persuasão

9 maneiras de convencer alguém sem usar a manipulação

#9.Como convencer alguém a comprar novamente

Nada melhor do que um overdelivery ou uma entrega adicional, para realmente deixar seus clientes satisfeitos e querendo mais.

Sempre que possível, entregue mais do que você prometeu, para superar as expectativas das pessoas.

Você está prometendo dois bônus para quem comprar seu produto? Então entregue o dobro. E use sempre o fator surpresa para encantar seus clientes.

Espero ter convencido você que persuasão e manipulação são práticas absolutamente distintas e que, apesar de ambas funcionarem no curto prazo, você pode acabar com seu negócio e sua imagem pessoal se escolher o caminho mais duvidoso e antiético para convencer as pessoas.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Conta aqui para mim nos comentários!

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

 

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade