close

Mais Receitas

Trabalhar na Internet: você está comprometido com seu sucesso ou está iludido por um conto de fadas?

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 24 de maio de 2016
Opções para quem quer trabalhar pela internet

Como ganhar dinheiro com blog

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Trabalhar na internet: Quem não sonha com essa realidade?

Mais do que ganhar rios de dinheiro, comprar uma mansão com piscina e ter o carro no ano, as pessoas preferem ter mais qualidade de vida.

Principalmente quem mora em grandes cidades e enfrenta o trânsito caótico, a violência e o estresse diário sonha em trabalhar em casa.

É o melhor jeito de começar o dia sem ter que enfrentar situações nada agradáveis.

Por não perder um precioso tempo logo no começo do dia e não sofrer com a constante interrupção de telefonemas e de colegas de trabalho, naturalmente a produtividade aumenta.

Outra grande vantagem de trabalhar na internet.

Além disso, quem trabalha em casa, por ter um horário mais flexível, pode escolher o período de dia em que se sente mais ativo para trabalhar e tem mais tempo para outras atividades, como fazer exercícios, cuidar da alimentação ou passar mais tempo com quem você ama.

Em média, trabalhamos 90 mil horas ao longo de nossas vida. Então como separar nossa felicidade e motivação pessoal do trabalho, se essa é uma tarefa que nos toma tanto tempo?

Se o trabalho assume um papel tão importante em nossas vidas, por que não fazê-lo da melhor forma possível, transformando este período do dia em algo prazeroso, além de ser uma fonte de realização pessoal?

Muitos sonham com essa possibilidade, mas não tem ideia de como podem fazer da internet seu local de trabalho.

Se esta é uma resposta que você gostaria de saber, continue lendo esse artigo para parar de odiar a segunda-feira e encontrar o equilíbrio perfeito entre trabalho e vida pessoal.

Você irá aprender mais sobre:

Será que é possível ganhar dinheiro trabalhando em casa?

Apesar de ser o desejo de muitos, trabalhar na internet parece ser uma realização para poucos.

Atualmente, apenas 34% da população mundial faz algum tipo de trabalho em casa, de acordo com a Customer Contact strategies

Muitas pessoas acreditam que esse privilégio só está disponível para os sortudos, para aqueles que não precisam se sustentar ou para os pouquíssimos que conseguiram conquistar seu espaço e ganhar dinheiro online.

A verdade é que muito dessa desconfiança vem da crença que é muito difícil ganhar dinheiro na internet.

E também está relacionada à grande quantidade de falsos gurus espalhados pela internet que prometem enormes quantidades de dinheiro com pouco esforço.

O que já adianto: se é isso que você deseja quando pensa em trabalhar na internet, esqueça. Não existe a possibilidade de ganhar dinheiro dormindo.

Quem quer trabalhar na internet precisa ter algo muito claro em sua mente: você terá que suar a camisa se quiser conquistar seu espaço.

Talvez até muito mais do que faria se estivesse em um escritório das 9 às 18 horas. Especialmente no começo.

Ficou surpreso(a)? Pois é, muitos acreditam que quem trabalha na internet tem vida mansa, pode acordar tarde e parar tudo para curtir um dia na praia.

Em partes, é verdade. Você pode fazer isso!

No entanto, acredite: você nunca vai ser bem sucedido se não souber levar a sério suas responsabilidades.

Minha intenção não é fazer com que você desista de encontrar seu lugar para trabalhar na internet, mas sim apresentar a verdadeira realidade e não um conto de fadas que muitos insistem em continuar contando.

Ganhar dinheiro na internet é possível?

Claro, é completamente possível. E ser criativo(a) na hora de gerar ideias para ganhar dinheiro irá garantir que esse sonho vire realidade.

Inclusive esta é minha realidade há mais de 7 anos. Assim como a de muitos outros amigos meus que também são empreendedores digitais.

No entanto, essa jornada exige muita persistência e paciência, porque o sucesso não vem da noite para o dia, salvo em raríssimas exceções.

Outro desafio: lidar com as distrações, que são muitas. Afinal você está trabalhando em sua casa, onde a cama, a TV e o video-game estão ali à sua disposição 24 horas por dia.

As chances de você procrastinar suas tarefas mais importantes aumentam consideravelmente.

E você não tem um chefe para cobrar por resultados.

Você é responsável por executar, se automotivar e vender seu trabalho.

O que exige uma disciplina infinitamente maior, como a do grande piloto Ayrton Senna. Portanto, pense se é isso que você deseja de fato ou está apenas interessado em dormir algumas horas a mais por dia.

Porém, se você compreende que esta jornada pode ser longa e árdua, e está disposto a dar o seu melhor mesmo assim, então você está no caminho certo e pronto(a) para conhecer as melhores opções para trabalhar na internet.

5 opções para quem deseja trabalhar em casa

Trabalhar-na-internet-02

A evolução da tecnologia, em especial da própria internet, foi o fator crucial, que possibilitou que muitos empreendedores e até mesmo funcionários de grandes corporações pudessem trabalhar na internet, no conforto de suas casas.

Tudo que é necessário para conseguir montar seu próprio home office é um computador, se for um notebook ainda melhor, acesso à internet e só.

As possibilidades são tantas que uma nova categoria de pessoas que trabalham nesse modelo flexível surgiu: os nômades digitais.

Assim chamados porque podem levar seu escritório móvel, composto apenas do seu próprio notebook, para todo e qualquer lugar do mundo que tenha uma conexão wi-fi ou de rede móvel de dados razoável.

Desse modo, muitos estão realizando o sonho de viajar o mundo sem ter que abandonar suas carreiras ou empresas.

Ponto para a qualidade de vida no trabalho!

Com todo esse cenário favorável para quem quer trabalhar na internet, as opções para gerar renda estão se tornando cada vez mais interessantes, diversificadas e principalmente mais acessíveis.

Ainda sem ideia no que você poderia trabalhar para fazer da internet o seu local de trabalho?

Então vou te apresentar algumas das mais confiáveis fontes de renda que você pode ter se dedicar tempo e energia para fazer dar certo.

#1 Crie um blog

Trabalhar-na-internet-03

Nem preciso dizer que esse é o meu método favorito e justamente aquele que me garante viver o sonho de trabalhar na internet.

Acredito que produzir conteúdos gratuitos e de qualidade, para um público de um nicho específico de mercado e assim conquistar uma audiência engajada seja o melhor caminho para começar a ganhar dinheiro com blog.

Começar a monetizar seu blog logo nos primeiros meses pode ser complicado, pois você precisa produzir uma certa quantidade de conteúdo, fazer com que seu trabalho seja reconhecido e conquistar seu público.

No entanto, é um trabalho pelo  qual você será recompensado no futuro. E o melhor de tudo, terá uma base sólida, um espaço que é seu e onde você dita as regras.

Inclusive neste artigo falo da importância de não investir todo o seu tempo, energia e dinheiro em terreno alugado, como as redes sociais.

E se você quer ganhar dinheiro na internet, veja por que um blog pode ser sua melhor opção:

  • 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca;
  • 92% das empresas já adquiriram um cliente através do seu blog;
  • Estratégias com blogs são 62% mais baratas e geram 3 vezes mais leads qualificados para um site.

Trabalhar-na-internet-04

Eu comecei a trabalhar na internet com um blog de investimentos, o HC Investimentos.

O blog foi crescendo até o ponto de bater o número de 1 milhão de visitas. Além disso foi através dele que vendi meu eBook sobre Alocação de Ativos, meu primeiro infoproduto.

Porém, nada disso aconteceu de um dia para outro. Foram anos focado em trabalhar na internet.

Já o Viver de Blog nasceu da curiosidade dos leitores do HC Investimentos por saber como eu conseguia rentabilizar meu blog sem ter um anúncio sequer, na época era o jeito mais comum de monetizar um empreendimento digital.

E os números do Viver de Blog se tornaram ainda mais expressivos, virando meu projeto principal, registrando mais de 150 mil pessoas inscritas na lista de emails, 5 milhões de visitas e faturamento anual na casa dos 7 dígitos.

Para quem se interessar em conhecer um pouco mais da minha trajetória com o blog, indico esses artigos:

E a melhor forma de crescer um blog e realizar vendas?

Através da construção de sua lista de emails, seu bem mais precioso.

Gerando mais visitas e mais leads na sua lista de emails, você possui maiores chances de realizar uma venda, seja indicando um produto afiliado ou um produto próprio. Vamos falar disso mais para frente.

E se você ainda não tem um blog, confira este artigo aqui sobre como criar um blog do absoluto zero.

Como ganhar dinheiro com blog
Opções para quem quer trabalhar pela internet

Como ganhar dinheiro com blog

#2 Consultoria e Coaching

Trabalhar-na-internet-05

Você é uma autoridade reconhecida em alguma área? Quando alguém precisa de alguma ajuda a respeito de um assunto específico, vem falar com você?

Você gosta de ensinar e ajudar outras pessoas com seus problemas?

Se você respondeu sim a essas questões, então pode ser que sua oportunidade de trabalhar na internet seja através da oferta de serviços de consultoria ou coaching.

O conceito de Coaching surgiu nas universidades americanas, sendo usado para se referir a um instrutor que ajuda seu cliente a melhorar em algum aspecto de sua vida.

Praticamente qualquer expertise, desde que seja real e que haja vontade de realmente auxiliar o outro na jornada de auto-conhecimento, pode ser trabalhada no processo de coaching.

Apesar de alguns coaches oferecerem seus serviços de forma presencial, boa parte deles trabalha na internet, utilizando ferramentas como Whatsapp e Skype para conversar com seus clientes.

Obviamente este não é um tipo de negócio escalável, já que depende muito de quantos clientes você consegue atender, com toda sua atenção, mas pode ser a solução ideal para quem gosta de trabalhar mais próximo de outras pessoas e quer ajudar outros a encontrarem seu próprio caminho.

De acordo com o IBC- Instituto Brasileiro de Coaching, é recomendado fazer o curso de formação de coaching e não há pré-requisitos além desse para quem deseja ingressar na carreira.

Algumas pessoas já possuem uma grande autoridade em seu nicho de mercado e oferecem este tipo de serviço como um “complemento”, ou seja, vendem sua hora para pessoas-chave a preços acima da média do mercado.

Isso não significa que para começar nesta carreira você tenha que, necessariamente, construir um status de celebridade na internet.

Dependendo de seus conhecimentos e de sua imagem, você pode cobrar valores mais acessíveis para a maioria das pessoas, por sua hora e ir aumentando conforme ganha destaque no mercado.

#3 Profissional Freelancer

Trabalhar-na-internet-06

Todos nós temos um talento, uma habilidade única.

Você pode considerar em vender seus serviços para outras pessoas e empresas, sendo um profissional freelancer.

A quantidade de opções neste campo é enorme e essa é uma das maneiras mais populares de se começar a trabalhar na internet.

Claro que, para iniciar nessa carreira você deverá primeiro criar um portfólio com seus melhores trabalhos e ter um currículo atualizado no LinkedIn.

E a melhor forma de divulgar seu trabalho e todo seu portfólio é criando um blog e estabelecendo sua autoridade no mercado.

Claro que criar um blog não é requisito básico, principalmente para quem está em início de carreira, mas acredite, fará toda a diferença na hora de conseguir clientes e cobrar um preço mais alto.

Para conseguir ser bem sucedido nessa carreira você precisa ter paixão pelo que faz. Aliás, qualquer trabalho fica melhor quando se gosta do que está fazendo.

Algumas sugestões para quem está pensando em trabalhar como freelancer:

  • Redator Web
  • Tradutor
  • Fotógrafo
  • Designer Gráfico
  • Designer de Interiores
  • Web Designer
  • Agente de viagens
  • Contador
  • Video Maker
  • Locutor de vídeos
  • Gestor de mídias sociais
  • Vendedor

Assim como começar um blog, a carreira de freelancer não acontece da noite para o dia.

É preciso investir tempo, estudo e até dinheiro para divulgar seu trabalho e conquistar seus primeiros clientes.

Uma desvantagem deste tipo trabalho quando queremos ganhar dinheiro trabalhando em casa, é que assim como a profissão de coach não é escalável porque depende da demanda que você consegue atender.

Quem se interessar por seguir esse caminho pode encontrar algumas vagas no site 99freelas.

#4 E-commerce

Trabalhar-na-internet-07

Começar uma loja virtual é a maneira mais “tradicional” de se trabalhar na internet.

Você pode tanto abrir uma loja online para complementar sua estratégia de um comércio físico quanto vender seus produtos exclusivamente pela internet.

Para começar seu e-commerce há diversas plataformas disponíveis, como o próprio WordPress. Você pode vender também através de sites de vendas coletivas como o Mercado Livre, Elo 7 ou o Hotmart no caso de infoprodutos.

Para aumentar suas chances de sucesso, invista em um nicho ao invés de tentar competir com os grandes varejistas já estabelecidos no mercado.

Crie seu diferencial, venda somente produtos de qualidade e mantenha uma variedade que seja interessante para sua clientela e que você consiga gerenciar.

Pode ser uma boa pedida para quem gosta de fazer trabalhos manuais como bijuterias, móveis, artesanato, roupas, etc.

Claro que seu e-commerce terá muito mais alcance se você investir na construção de autoridade e no marketing de conteúdo através de um blog.

#5 Home Office

Trabalhar-na-internet-08

Você ama seu trabalho atual em um escritório mas gostaria de não ter que enfrentar o trânsito infernal todos os dias?

Também existe uma opção para você!

Algumas empresas, como o Banco do Brasil e a Dell, oferecem programas de trabalho em home office, onde o funcionário pode trabalhar pelo menos alguns dias em sua casa, desde que cumpra as regras da empresa.

Mesmo que sua empresa não ofereça essa saída, mas você identifique que existe uma possibilidade de fazer seu trabalho de forma remota, que tal conversar com seu chefe e fazer uma proposta?

Afinal, não é todo mundo que resiste a uma argumentação de redução de custos…

Ficou surpreso em descobrir que existem boas opções para quem quer realizar o sonho de trabalhar na internet e ter mais qualidade de vida? Ou você já vive essa realidade?

Espero que agora você consiga realmente olhar para esse mundo sob uma nova perspectiva e comece a acreditar que viver uma vida com mais satisfação não está fora do seu alcance.

Por isso mesmo, gostaria de conversar com você um pouco mais sobre uma dessas opções que apresentei. A minha favorita, a que acredito ser a mais eficaz e claro a que vivencio no meu dia a dia: viver de blog.

Como ganhar dinheiro na internet através de um blog

Trabalhar-na-internet-09

Vou repetir o que já falei neste texto: a vida de quem decide produzir conteúdo para um blog e monetizá-lo não é só glamour, mas também muito trabalho duro.

Alguns pouquíssimos blogueiros realmente vivem a vida trabalhando de pijama, por poucas horas por semana, frequentando festas com famosos e ganhando cachês altíssimos.

Essa não é a realidade da grande maioria dos produtores de conteúdo.

No entanto, é bastante possível ter uma vida confortável e trabalhar na internet com um blog.

Então esqueça o pijama, as festas e viagens e foque no que você precisa fazer para que seu blog vire um sucesso: produção de conteúdo e na geração de valor.

Antes de pensar em ganhar dinheiro online, você precisa seguir um caminho:

  • Produzir conteúdo;
  • Gerar tráfego;
  • Crescer a lista de emails;
  • Aquecer os leads;
  • E finalmente criar fontes de receitas.

Primeiro vou apresentar as formas de monetização que mais funcionam em minha opinião e que uso no Viver de Blog: a venda de produtos próprios e de produtos afiliados.

Como ganhar dinheiro com blog
Opções para quem quer trabalhar pela internet

Como ganhar dinheiro com blog

Marketing de Afiliados

Trabalhar-na-internet-10

Para quem ainda está no começo da jornada e não sabe exatamente o que sua audiência deseja consumir, vender produtos de outros produtores pode ser um bom caminho.

Porém, você precisa ter bom senso na escolha dos produtos que vai vender para a sua lista de emails, construída através do blog.

Mantenha a coerência. Se você escreve sobre esportes radicais, concorda que não faz sentido nenhum comercializar um curso de maquiagem, por exemplo.

Pode até ser que algumas pessoas da sua lista tenham um certo interesse pelos dois assuntos, mas sua audiência ficará bastante confusa, e até irritada, com esse posicionamento indefinido.

E nem preciso dizer que suas vendas não serão significativas, neste caso.

O produto precisa resolver algum problema ou oferecer algo que interesse a sua audiência.

Outro ponto que você precisa prestar atenção ao escolher é a qualidade do produto em si.

Por favor, não venda nada que você mesmo não compraria, apenas porque a comissão é boa. Lembre-se que será seu nome, seu blog e sua autoridade que sofrerão com a oferta de um produto ruim.

A popularidade de um produto, bem como a avaliação feita pelos clientes que já adquiriram, são fatores que você deve levar em consideração também.

Se o produto tem uma alta taxa de conversão para o produtor e está adequado para o seu próprio público, suas chances de fazer boas vendas são mais altas.

No Hotmart você certamente irá encontrar algum produto que se preenche esses requisitos acima e que seja perfeito para o seu nicho de mercado.

Venda de produtos próprios

Se vender produtos de parceiros é uma boa opção, principalmente quando as comissões são mais altas, vender seus próprios produtos pode ser melhor ainda e esse deve ser uma passo natural na evolução do seu blog.

Pode ser um eBook, um curso em vídeo ou até mesmo um aplicativo para celular.

Apesar de exigir muito mais esforço de sua parte, os resultados também serão bem superiores, principalmente porque seu público, que já acompanha seu trabalho de perto, estará muito mais propenso a comprar algo oferecido por você.

A primeira parte do processo sempre começa da produção de conteúdo gratuito. Gere valor para manter sua audiência engajada.

Antes de desenvolver o produto, pergunte para sua audiência quais são seu maiores desejos, as necessidades não atendidas e se possível descubra suas objeções. A partir das respostas você certamente terá uma, se não muitas, ideias de futuros produtos.

Tenha em mente que a responsabilidade na entrega do conteúdo do produto é toda sua, inclusive se a venda online for feita por afiliados. O suporte também fica em sua conta, bem como o combate à pirataria.

Mas ainda assim é o melhor caminho para monetizar seu blog. Então, mantenha essa ideia no seu radar.

Para conhecer qual o melhor método para divulgar seu conteúdo, se comunicar com sua audiência e vender seus produtos, veja o infográfico “Email Marketing x Mídias Sociais: descubra de uma vez por todas em qual investir para impulsionar a divulgação do seu conteúdo”.

Nenhum dos modelos de venda de produtos que apresentei são perfeitos.

Tudo depende do tipo de jogo que você deseja jogar.

Portanto, o modelo de negócio que considero mais interessante para trabalhar com marketing digital é a mistura dos dois.

Utilize a venda de afiliados para gerar renda sem tanto estresse e venda seus produtos, mesmo com os riscos atrelados, para faturar muito mais.

Aqui na VDB temos diversos cursos próprios que você pode conhecer aqui nessa página.

Só tome cuidado para não desgastar sua lista de emails com uma oferta interminável de produtos.

Outras opções para trabalhar na internet com blogs para ficar no seu radar:

Assinatura de Newsletters

Trabalhar-na-internet-11

Se você tiver conteúdo de valor que deseja oferecer, seja semanalmente ou mensalmente, desde que seja regular, você pode criar uma assinatura de newsletters ou de uma revista digital e cobrar uma taxa a cada envio desse produto.

Banners e links

Trabalhar-na-internet-12

Esse é o jeito mais antiquado de ganhar dinheiro trabalhando na internet e já está se tornando o menos eficiente também.

As pessoas aprenderam a ignorar os anúncios ao longo do tempo, havendo uma queda massiva na quantidade de cliques em banners, dando origem ao termo “banner blindness”.

Outra desvantagem é que, para ganhar uma pequena quantidade de dinheiro com cliques, você precisa de um tráfego enorme.

Mas, alguns blogs ainda fazem uso desta estratégia e espalham banners e links de produtos afiliados pelo seu site/blog para vender produtos de parceiros.

Os links de afiliados funcionam bem quando inseridos de maneira sutil no conteúdo, o que chamamos de venda invisível.

Conteúdo exclusivo para membros

Trabalhar-na-internet-13

Você pode criar uma área com conteúdo exclusivo para membros em seu blog, mediante um pagamento recorrente de mensalidade.

Muitas pessoas gostam de fazer parte de grupos seletos e ficarão interessadas em ter acesso àquilo que o resto não têm. Você pode oferecer tanto artigos, quanto vídeos e materiais em PDF.

Posts patrocinados

Posts patrocinados ainda são considerados bastante polêmicos.

Muitos blogueiros recebem para falar de um produto ou serviço e fazem a recomendação sem sequer sinalizar que aquele foi um artigo pago pela empresa anunciante, o que é considerada uma prática antiética.

Você pode sim aceitar ser contratado por um empresa, mas escolha somente produtos e serviços que você conhece ou se identifica e ao sinalizar um acordo, deixe claro que fará a resenha baseada em sua opinião verdadeira.

Esta é uma linha tênue de monetização: se você não for honesto pode correr o risco de irritar sua audiência e em algum caso pode acabar com suas possibilidades de futuras parcerias por detonar alguma empresa contratante.

Você também precisa de muito tráfego para começar a aparecer no radar de grandes empresas.

YouTube

Muitas pessoas estão conseguindo trabalhar na internet através da criação de videos para o YouTube.

Acesse o infográfico “Video Marketing: um minuto vale mais que 1.8 milhões de palavras!” para conhecer o poder dos videos na internet.

Com o programa de parceria do YouTube, você pode ganhar por inserir anúncios em seus vídeos. Quanto mais visualizações, maior a renda.

Claro que o seu sucesso no YouTube vai depender de alguns fatores, como a qualidade dos vídeos, a criatividade do conteúdo e o número de assinantes do seu canal.

Não se esqueça: faça vídeos e não esqueça de publicá-los em seu próprio blog.

Além de ajudar a divulgar seu conteúdo, nós sabemos muito bem o perigo de investir todos seus esforços somente nas redes sociais.

Para trabalhar na internet e obter resultados expressivos, a primeira coisa que você precisa fazer é montar o perfil da sua persona. Para isso recomendo o infográfico “Como definir sua persona: desvende a mente da sua audiência para criar o produto perfeito e turbinar suas vendas” para traçar corretamente o perfil do seu público-alvo.

Como ganhar dinheiro com blog
Opções para quem quer trabalhar pela internet

Como ganhar dinheiro com blog

Não deixe seu sonho de trabalhar na internet para depois

Trabalhar-na-internet-14

Os caminhos para ganhar dinheiro trabalhando na internet e principalmente fazendo aquilo que amamos através de nossa habilidade única estão ai.

Minha recomendação para você é confiar no blog como o centro de sua estratégia de marketing digital e procurar aprender mais sobre Copywriting para trabalhar na internet e no conforto de sua casa.

Recapitulando as grandes vantagens de se ter um blog como fonte de renda:

  • O blog e a sua lista de emails são suas conquistas, e ninguém poderá tirá-las de você;
  • As redes sociais são ótimas para divulgar seu conteúdo, porém apostar todas as fichas nelas pode ser bastante perigoso, principalmente por conta das constantes mudanças sobre as quais você não exerce nenhum controle;
  • Apesar de exigir muito mais esforços no início, o blog é uma base sólida e que a longo prazo traz resultados expressivos;
  • Você pode encontrar diversas maneiras de monetizar um blog;
  • E por fim, você vai poder fazer do seu trabalho sua fonte de satisfação e felicidade.

E claro, para seu negócio virtual alcançar um novo patamar, você com certeza precisará contar com um time de profissionais e saber como liderar essa equipe para obter resultados fantásticos.

E você? Já trabalha na internet?

Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal no YouTube para ver mais vídeos

Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.

Vamos adorar saber se você já está trilhando esse caminho e de que forma está conseguindo ganhar dinheiro na internet.

Se ainda não chegou lá, deixe sua mensagem contando quais os planos para o seu futuro na web.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

6K Compart.
Compartilhar6K
Compartilhar60
Twittar4
WhatsApp