close

Mais Blog

Qual é o curso de Marketing Digital ideal para você ( será que você precisa de um?)

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 12 de setembro de 2017
9 critérios de avaliação

Escolha seu curso de Marketing Digital

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Será que você precisa fazer um curso de Marketing Digital?

Essa é uma dúvida frequente até mesmo tanto para quem está começando a aprender sobre o assunto, quanto para quem já possui um determinado conhecimento na área.

O Marketing Digital vem evoluindo rapidamente ao longos desses cerca de 20 anos de história.

Uma estratégia que poderia ser bastante eficaz há poucos anos atrás, como as técnicas black hat de SEO, já não fazem mais sentido agora.

E ninguém duvida que essas transformações serão cada vez mais rápidas.

Daí a necessidade de manter-se sempre atualizado e prestar atenção nas novas tendências para ser competitivo na internet, seja você dono(a) de uma pequena empresa, agência digital ou um empreendedor que trabalha sozinho.

Graças à internet estamos vivendo um momento no qual o conhecimento se tornou muito mais democrático e acessível.

É possível aprender e muito sobre é Marketing Digital sem depender 100% de livros caros ou da educação tradicional, em escolas e faculdades.

Muitos cursos de Marketing Digital são oferecidos de forma 100% online, facilitando a vida das pessoas que não possuem muito tempo disponível ou que preferem estudar em horários mais flexíveis.

Há uma imensa quantidade de conteúdos gratuitos ou materiais e cursos por preços que cabem no bolso, permitindo que mais e mais pessoas tenham acesso a informações importantíssimas para seu crescimento profissional e pessoal.

Portanto, se você está pensando se deve ou não um curso de Marketing Digital, continue lendo esse artigo porque nele nós vamos falar sobre as dúvidas mais frequentes sobre o assunto, como:

Por que fazer um Curso de Marketing Digital?

Aqui no nosso site você vai encontrar diversos conteúdos descrevendo em detalhes a importância do Marketing Digital, seja para negócios que só existem no ambiente digital ou para negócios físicos.

Você pode conferir alguns deles clicando nesses links aqui abaixo:

Não só os profissionais de marketing, de agências de conteúdo ou infoprodutores precisam de cursos de Marketing Digital.

Portanto, seja seu empreendimento uma loja virtual ou uma padaria de bairro, seus resultados podem melhorar e muito se você se preocupa em conhecer mais sobre as estratégias de marketing.

Dados sobre mudanças no comportamento do consumidor vem demonstrando que as velhas táticas podem não surtir o mesmo efeito de alguns anos atrás:

  • 75% das pessoas não acreditam em anúncios;
  • 60% dos consumidores se sentem mais confiantes a respeito de uma companhia depois de ler conteúdo personalizado em seu site;
  • 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca;
  • 84% das pessoas de 25 a 34 anos abandonam um site favorito por causa de anúncios intrusivos;
  • 68% dos consumidores vão às redes sociais para lerem publicações sobre produtos.

O Marketing Digital pode trazer uma autoridade incontestável, um posicionamento único e tráfego, leads e vendas através do seu conteúdo digital.

As competências necessárias para quem deseja atuar nessa área, seja como prestador de serviços, contratado de uma empresa ou no seu próprio negócio, incluem conhecimentos de copywriting, mídias sociais, SEO, análise de métricas e muito mais.

E considerando a imensa quantidade de conteúdo disponibilizado de forma gratuita na internet, será que é possível aprender sobre tudo isso sem fazer um curso de marketing digital?

Escolha seu curso de Marketing Digital
9 critérios de avaliação

Escolha seu curso de Marketing Digital

Os conteúdos gratuitos da internet são suficientes para quem deseja aprender Marketing Digital

De acordo com o contador do site Worldometers, cerca de 3 milhões e meio de artigos são publicados diariamente sobre os mais diversos assuntos.

Certamente que no meio dessa vasta imensidão de informação você consegue encontrar muito conteúdo de qualidade.

Inclusive, o Viver de Blog tem como principal pilar a produção e publicação de conteúdos gratuitos diariamente, como artigos, infográficos e quizzes publicados toda terça, quinta e domingo no blog e vídeos toda segunda, quarta e sexta no YouTube.

Sem falar nos podcasts e nos conteúdos exclusivos em outras redes sociais como o Instagram e o Facebook.

É uma quantidade bastante relevante de conteúdo, que produzimos. E com igual dedicação que colocamos na produção dos nossos cursos.

No entanto, existe um diferencial bastante importante entre o conteúdo gratuito e um curso estruturado: a metodologia.

Com uma metodologia certa, você pode atrair a sua audiência ideal, encantar ela por meio de um excelente relacionamento e, como efeito colateral, vender muito mais.

Com muita disciplina e organização é possível aprender sobre Marketing Digital estudando os conteúdos gratuitos. Porém, essa pode não ser tarefa das mais fáceis para quem não tem tanto tempo à disposição e não conhece fontes confiáveis.

Não é fácil navegar no oceano de informações controversas do marketing. É preciso ter uma certa experiência para saber separar o que é mito do que é real.

Porque, infelizmente, no meio desse mar de conteúdos há muita coisa desatualizada e de qualidade duvidosa.

E mesmo que a sua fonte de estudo seja bastante confiável, você terá todo o trabalho de organizar essa informação de forma lógica e que possa ser colocada em prática.

Acredite: isso leva muito tempo, o que pode acabar até mesmo por desanimar ou incentivar a procrastinação de quem está começando e se depara com essa montanha gigantesca de dados.

Particularmente eu vejo o conteúdo gratuito como o início de um estudo mais aprofundado e também como complemento, mas considero importante para quem deseja de fato aprender, um curso de Marketing Digital, mesmo que gratuito também.

Sem mencionar que muitas informações são passadas de forma exclusiva e sempre atualizada somente para quem é aluno de um curso de Marketing Digital.

Portanto, se você decidiu que precisa fazer um curso de Marketing Digital, seja para aplicar em seu negócio ou iniciar uma nova carreira, surge a segunda dúvida: como escolher o curso de Marketing Digital adequado para as minhas necessidades?

Como escolher o curso de Marketing Digital ideal para você

Se você está procurando um bom curso de Marketing Digital, a primeira coisa que precisa avaliar é o conteúdo gratuito oferecido por aquela pessoa ou escola.

Qual a qualidade desse conteúdo? O que a audiência diz a respeito?

Informações de qualidade são compartilhadas abertamente ou técnicas infalíveis e segredos que vão “mudar sua vida” são escondidos, como uma promessa para o futuro?

Em todas as áreas existem profissionais que querem apenas fazer um dinheirinho e somem depois de algum tempo…

Porém, esse tipo de profissional é bastante fácil de identificar.

Se você sente que só com o conteúdo gratuito já conseguiu avançar em muito seus conhecimentos e até já obteve resultados, você poderá apostar em um curso de Marketing Digital.

Também não deixe de avaliar os resultados de quem está oferecendo o curso de Marketing Digital. Vá atrás de profissionais que são “walk the talk”, ou seja, que colocam em prática tudo que ensinam.

Além do fatores credibilidade, conhecimento e qualidade, leve em consideração também:

Objetivo: tenha em mente o porquê você precisa ou deseja fazer um curso de Marketing Digital. Seu objetivo é crescer seu negócio, melhorar suas habilidades para crescer na carreira ou apenas porque esse assunto parece bastante interessante para você? Cada curso pode atender um ou vários desses objetivos, portanto tenha clareza dos seus motivos.

Visão de futuro: tenha claras as suas metas SMART e veja se esse curso irá ajudar você a alcançá-las.

Seu nível de conhecimento: se você não conhece absolutamente nada sobre Marketing Digital, um curso avançado pode ser até mesmo frustrante. E o contrário também é verdadeiro, por isso busque a melhor opção sempre levando em conta o quanto de conhecimento prévio você já adquiriu.

Experiência de quem está ensinando: procure sempre por autoridades com vasta experiência em Marketing Digital para conseguir acesso aos melhores treinamentos.

Grade curricular: fique atento(a) ao currículo do curso, o que será ensinado e de quanto em quanto tempo o conteúdo será atualizado.

Duração: geralmente cursos online ficam disponíveis em uma plataforma com tempo de acesso indeterminado, como é o caso dos nossos cursos. Outros limitam de 1 a 2 anos. De qualquer maneira, a premissa é que você possa fazer o curso no seu ritmo, sem seguir um calendário rígido, como a maioria dos cursos presenciais. Porém, alguns eventos especiais, como aulas ao vivo podem ter data marcada. Fique de olho no tempo de duração do serviço de suporte do curso também.

Preço: gratuito ou pago? Pagamento à vista ou parcelado? Veja se o valor cobrado cabe no seu bolso, mas principalmente se a relação custo x benefício é realmente atraente. Lembre-se que um curso de Marketing Digital é um investimento e não um gasto e que você certamente irá colher os resultados em pouco tempo.

Comunidade de alunos: nada enriquece tanto quanto a troca de conhecimentos e experiências e as comunidades de alunos ou fóruns são ótimas ferramentas para essa troca tão importante, especialmente em cursos de Marketing Digital 100% online. Veja se o seu oferece esse adicional.

Aplicação dos conhecimentos: a teoria é parte importante do aprendizado em um curso de Marketing Digital. No entanto, se aliado à prática, temos a combinação ideal. Veja se o curso da sua escolha oferece esse tipo de atividade para enriquecer seu aprendizado.

Certificado: se você necessita de um diploma reconhecido pelo MEC, uma instituição de ensino tradicional deve ser a sua escolha.

Se você está verdadeiramente interessado(a) em fazer um curso de Marketing Digital, especialmente um curso pago, gaste seu tempo pesquisando e analisando as opções disponíveis no mercado, afinal você estará investindo não só seu dinheiro mas também o seu tempo durante a jornada de conhecimento.

Basta saber analisar e ficar do lado que mais faz sentido para você.

Escolha seu curso de Marketing Digital
9 critérios de avaliação

Escolha seu curso de Marketing Digital

Opções para quem quer estudar Marketing Digital pela internet

Você não precisa nem sair de casa para fazer um curso de Marketing Digital.

Basta um computador, acesso à internet e muita vontade de aprender para começar. Veja algumas opções que são oferecidas hoje no mercado, tanto pagas quanto gratuitas:

Ateliê Digital

Curso gratuito de uma das maiores autoridades da internet: o Google.

Antes de iniciar o curso você responder algumas questões para que o seu plano de aprendizagem seja o mais personalizado e voltado para atender suas necessidades.

Curso de Marketing Digital para o Empreendedor da Endeavor

A Endeavor oferece esse curso 100% gratuito para os empreendedores que querem crescer seu negócio implementando ações de marketing digital de acordo com uma estratégia bem desenhada, integrando Marketing e Vendas.

Escola RD da Resultados Digitais

A Resultados Digitais oferece diversos cursos em sua plataforma chamada Escola RD.

Os temas vão de Introdução ao Inbound Marketing até Como se tornar uma Agência Inbound.

Especialização no Marketing Digital da Coursera

Um curso de Marketing Digital voltado para tendências, sendo um dos cursos mais procurados da plataforma , contando com sobre os [canais de marketing] e qual o impacto da internet no [mercado consumidor].

LinkedIn Learning

A rede social LinkedIn também oferece cursos de vários assuntos relacionados ao Marketing Digital e com vários experts do mercado ensinando seus segredos no LinkedIn Learning.

Você pode testar a plataforma grátis por um mês e após esse período pagar a mensalidade de $24,99. Os cursos são em inglês.

Marketing Digital para o Empreendedor do Sebrae

Curso gratuito voltado para empreendedores que querem começar sua jornada no mercado digital.

Nível básico de conhecimento e indicado para quem está começando a se interessar pelo assunto.

Programa Nanodegree da Udacity

Esse curso de Marketing Digital pago da Udacity reúne conhecimentos de grandes especialistas como Google, Hubspot, Facebook e outros para que o aluno tenha um entendimento 360 graus dessa área

Cursos de Marketing Digital da Viver de Blog

Depois de mais  8 anos de experiência na área de Marketing Digital sempre colhendo bons resultados, decidimos expandir o alcance dos conhecimentos obtidos e criamos uma série de cursos de Marketing Digital que você pode conhecer aqui abaixo:

Blog do Zero

O Blog do Zero é o nosso curso 100% gratuito que ensina você como criar um Blog do Zero até o lançamento dele em apenas 7 dias.

Nele você irá aprender:

  • Como escolher o seu nicho de mercado.
  • Como entender melhor seu público-alvo.
  • Como definir o nome para o seu novo blog.
  • Como contratar seu domínio e seu servidor.
  • Como instalar e configurar o WordPress.
  • Como escolher um bom tema para design e experiência do usuário.
  • E como lançar o seu blog com maestria.

Produção de Conteúdos Memoráveis

O Produção de Conteúdos Memoráveis abrange o planejamento do conteúdo através da técnica PAPO (Preparação, Audiência, Pesquisa e Organização), técnicas de SEO, como escrever títulos para viralização, técnicas de redação, técnicas de storytelling, como superar o bloqueio criativo, o uso dos gatilhos mentais, como originar conteúdos novos a partir de um já existente e a divulgação do seu novo artigo.

O curso é projetado para a criação de conteúdos que possuem alto engajamento. São conteúdos planejados com dicas passo a passo para o aluno iniciante contemplando também avançadas técnicas para profissionais experientes.

Infográficos Memoráveis

Imagine criar infográficos fantásticos de maneira bem simples e rápida, sem depender de ferramentas e contratações.

E claro, criar uma lista de contatos interessados no seu trabalho e uma receita recorrente de clientes que adoram o que você tem a oferecer.

Esse é o poder de um infográfico bem pensado, estruturado e divulgado. E é justamente isso que você aprende no curso Infográficos Memoráveis.

Revolução do Conteúdo

O curso Revolução do Conteúdo ensina você a dominar rapidamente o melhor e mais eficiente tipo de marketing, o Marketing de Conteúdo, se conectar com sua audiência por meio de uma comunicação extraordinária gerando 3x mais leads e planejando todos os seus conteúdos com até 3 meses de antecedência.

Você vai conhecer estratégias e métodos passo-a-passo, novidades e tendências em marketing de conteúdo e como criar conteúdos melhores que produzem resultados fantásticos para seus negócios.

Você tem 12 minutos para absorver o conhecimento dos maiores autores de obras sobre carreira, negócios e desenvolvimento pessoal? Então conheça o aplicativo 12 minutos e acelere ainda mais seu aprendizado. Clique aqui e saiba mais.

Sua participação no processo de aprendizado é fundamental

Muito mais importante do que a escolha do curso de Marketing Digital que você deseja fazer é você ter em mente que você precisará ter disciplina e dedicação para realmente absorver o conteúdo que está sendo transmitido.

Vejo muitas pessoas comprando cursos caros e de ótima qualidade porém assistem a uma aula e não dão continuidade ao processo, literalmente jogando seu dinheiro na lata do lixo e perdendo excelentes oportunidades de crescer na sua carreira ou em seu negócio.

Portanto, independente de você escolher uma pós graduação em uma faculdade renomada ou decidir aprender através de conteúdos publicados em sites e blogs, o que você realmente precisa você já possui. Basta colocar em prática!

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade