close

Mais Blog

17 dicas de filmes e séries sobre escrita e marketing para aprender, se inspirar e se motivar

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 22 de dezembro de 2021
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quem diria que bons filmes e séries, além de documentários, poderiam ser mais que uma ótima fonte de diversão e distração, mas também que trariam lições valiosas para empreendedores?

Fizemos uma seleção com  dicas de filmes, séries e documentários sobre escrita e marketing para você aprender mais sobre marketing e vendas, sem nem parecer que está estudando.

Vamos começar pelas dicas de filmes

1.Fome de Poder

Apesar de não ser o criador do processo de produção em série de hamburguers que popularizou o Mc Donalds, foi Ray Kroc que fez a marca se tornar esse grande império do fast food.

Determinado e inteligente, Kroc usou métodos controversos, muitos deles amorais para crescer o negócio.

Nesse filme, conhecemos um pouco mais sobre os bastidores e a real história, mas também aprendemos sobre construção de marca, o aspecto mais importante no sucesso mundial do Mc Donalds.

2.Meia noite em Paris

Imagine que você é um aspirante a escritor e consegue, por alguma razão inexplicável, durante sua estadia em Paris, consegue voltar aos anos 20?

Mas o melhor de tudo: você conhece pessoalmente escritores como Ernest Hemingway, T. S. Eliot, Gertrude Stein e Scott Fitzgerald?

E mais, ainda ganha conselhos literários para reencontrar motivação escrever o seu próprio livro?

Pois esse é o enredo de Meia Noite em Paris, uma comédia que vai dar aquela dose de inspiração para escrever.

3.Syrup

O filme não tem intenção de ensinar boas práticas de marketing, mas de mostrar exageradamente como são criadas as estratégias de marca e vendas de produtos bastante populares.

De forma cínica, o filme apresenta formas de comercializar produtos recém-criados.

4.Barton Fink

O bloqueio criativo que virou filme.

Um filme escrito em um momento de bloqueio criativo durante a escrita de outro filme e que tem como tema central a própria falta de inspiração e o processo de escrita.

Apesar do tema não parecer nada interessante, os irmãos Coen conseguiram criar e contar essa história com maestria.

O protagonista, que dá nome ao filme, após escrever seu primeiro grande sucesso, uma peça na Broadway, é convidado a ir para Hollywood.

Contratado por um grande produtor para escrever roteiros de cinema, ele decide se hospedar no Hotel Earle.

É nesse lugar, caindo aos pedaços, cheio de figuras estranhas e acontecimentos catastróficos, que o escritor vai se confrontar com seu medo de falhar e a ansiedade de não saber se será capaz de escrever outro sucesso.

Até mesmo se será capaz de escrever qualquer coisa.

Sentimentos tão comuns entre artistas e que são retratados de forma fantástica, onde não se sabe o que é real e o que é fruto das próprias inseguranças do nosso escritor.

Para descobrir, é só assistir ao filme completo no YouTube.

5.Steve Jobs

Steve Jobs foi uma das mente mais brilhantes do mundo dos negócios e do marketing e um dos maiores visionários desse século.

Nesse filme conhecemos um pouco mais da personalidade do empreendedor, mas também vemos a trajetória de fracassos e sucessos que fizeram da Apple uma das marcas mais desejadas do mundo.

6.A rede social

Nesse filme acompanhamos todas as etapas da criação do gigante da tecnologia Facebook.

Desde a ideia, os primeiros passos, o protótipo do projeto e as muitas brigas que aconteceram entre os membros fundadores, vamos acompanhando a evolução de uma simples rede social até um dos maiores conglomerados de tecnologia de hoje.

7.O homem que mudou o jogo

Como um time pequeno e sem recursos financeiros conseguiu vencer o maior número de jogos consecutivos na história do beisebol, competindo com grandes times?

Os dirigentes do time tomaram decisões baseadas em dados.

Ao contratar jogadores baratos e subvalorizados com base em estatísticas e análises de desempenho, eles obtiveram o máximo retorno de seus investimentos para cada dólar gasto.

Foram contra a regra tradicional do mercado de ter jogadores-estrela com altos salários, para escolher aqueles que se adequavam a uma posição para formar um conjunto vencedor.

8.Joy: o nome do sucesso

Joy é a história do personagem-título, que se tornou fundador e matriarca de uma poderosa dinastia de negócios familiares.

O filme Joy mostra como a vida empreendedor é cheia de obstáculos de todos os tipos:

  • Falta de apoio das pessoas próximas;
  • Problemas pessoais;
  • Falta de dinheiro;
  • Rejeição atrás de rejeição
  • Muitos pequenos fracassos até o sucesso.

Joy projeta um novo esfregão revolucionário e a partir disso, sua complicada vida muda. Mas não para melhor.

Pelo menos não por um bom tempo.

Ela é obrigada a lutar contra enormes adversidades para fazer com que sua ideia brilhante não seja apenas uma ideia.

Se ela vai ser bem-sucedida? Bom, aí você vai precisar assistir ao filme para saber.

9.Obrigado por fumar

Entre as nossas dicas de filmes, essa é para você que quer aprender sobre persuasão e criação de narrativas para vender ideias e produtos, esse filme da lista é obrigatório.

Nick Naylor é um talentoso lobista da indústria tabagista americana.

Ele consegue, através de técnicas persuasivas e de storytelling, convencer as pessoas de que um produto nocivo, como o cigarro, pode ser bom para elas, tamanho seu dom.

10.Do que as mulheres gostam

O filme mostra o desejo secreto de todo empreendedor e profissional de marketing: poder ler a mente de seus clientes.

O protagonista é um publicitário que após um acidente passa a ouvir tudo que todas as mulheres que cruzam seu caminho pensam.

Apesar de criar campanhas para esse público, ele vai aprender que sabia muito pouco sobre sua persona.

Erro bastante comum principalmente entre aqueles que estão há muito tempo no mercado e se recusam a acompanhar as mudanças do público porque acham que já conhecem tudo.

11.As palavras

Quantos escritores não sonham em publicar seus livros, mas como não encontram formas de viver disso acabam em trabalhos que não os satisfazem?

O protagonista desse filme, Rory Jansen, tenta sem sucesso, publicar seu próprio livro por diversas vezes enquanto trabalha em uma editora.

Até que um dia sua sorte muda, porém, não do jeito que um escritor realmente gostaria.

Ele compra um pasta em um antiquário e nela encontra páginas escritas a mão de uma história que ele não consegue parar de ler.

Ele transcreve tudo para seu computador para guardá-la, porém, sua esposa lê, acredita que ele escreveu todas aquelas palavras e o convence a publicá-la.

Resultado? Uma carreira de sucesso como escritor.

Mas é claro que essa história não termina aí. E para descobrir, você vai ter que assistir ao filme.

Continuando nossa lista, agora vamos para as melhores séries e documentários sobre marketing, escrita e copywriting.

Dicas de séries e documentários

12.Mad Men: inventando a verdade

A série mostra os bastidores de uma agência de publicidade dos anos 60 e como acontecem a criação de conceitos que transformam marcas desconhecidas em sucessos de venda através da publicidade.

Ao longo da série, você terá dicas sobre os desafios, as estratégias e até mesmo as intrigas em uma empresa de publicidade. Dizem, inclusive, que o protagonista e dono da agência, Don Drapper, foi inspirado em David Ogilvy.

13.Por dentro da Pixar

Se você te curiosidade em conhecer os bastidores de uma das empresas mais criativas do mundo, esse documentário vai te dar o acesso.

Ele vai mostrar como são criadas as histórias da Pixar, desde à criação da ideia, a execução e toda integração dos talentos da empresa, trabalhando juntos para criar histórias fantásticas.

14.Fyre Festival (fiasco no Caribe)

Uma jogada de marketing frustrada ou golpe?

Até hoje, não há certeza sobre a real intenção do Fyre Festival.

Os criadores do evento foram brilhantes ao criar a estratégia de divulgação do festival de música eletrônica que aconteceria em uma ilha do Caribe.

Com ingressos que custam até US $ 100.000, eles prometeram uma experiência luxuosa jamais vista e repleta de celebridades.

Os convidados que pagaram dezenas de milhares de dólares pelo festival foram recebidos em um canteiro de obras, tiveram que dormir em barracas e colchões encharcados pela chuva e comer pão com queijo.

Vale assistir para acompanhar cada etapa de um dos maiores fracassos de marketing da história.

15.Art & Copy

Sem dúvidas, uma das melhores indicações dessa lista.

O documentário vai mostrar como funciona a mente dos grandes gênios da publicidade dos anos 60.

Vamos conhecer o processo criativo por trás de campanhas que causam impacto até os dias de hoje, como “Just Do It” da Nike e “Think Different” da Apple, entre outras.

16.O melhor filme já vendido

O criador do documentário de sucesso Super Size Me, traz uma nova proposta: fazer um filme sobre o mundo da publicidade, completamente financiado por marcas e produtos.

A ideia é mostrar, sempre com muito humor, como a indústria do cinema se tornou dependente da publicidade e como somos influenciados por táticas de venda invisível sem perceber.

17.O poder da coragem – Brené Brown

Muitos escritores e empreendedores deixam de colocar suas ideias no mundo por conta do medo do julgamento alheio.

Perseguem a falsa ideia de perfeição para não receberem as críticas que tanto temem.

Sem nunca escrever ou publicar nada, acabam atolados em um lamaçal de sonhos não realizados.

Como essa é uma das maiores dores de quem quer trabalhar na internet, ou viver de escrita, o VDB Indica de hoje é a palestra da pesquisadora e escritora Brené Brown – O Poder da Coragem, disponível na Netflix.

Na palestra, ela fala sobre o conceito da vulnerabilidade como a verdadeira coragem.

Coragem de se expor, seja na vida, seja na internet, sem medo e sem esperar um resultado específico.

Apenas abrir o coração para o que vier.

Quem está tentando e fazendo o que acredita, não corre o risco de falhar: é certo que, em algum momento, vai experimentar o fracasso e a dor.

E se colocar vulnerável diante dessa verdade é onde está a verdadeira coragem.

Mas também é nesse lugar onde acontecem as experiências mais fortes de crescimento e inovação.

Ninguém realiza nada grandioso se não estiver disposto a ser vulnerável.

Se você ainda tem medo da exposição e não assistiu a esse vídeo, recomendo que tire uma hora do seu fim de semana para fazer isso.

Não só é uma experiência muito engraçada, como também faz você refletir se está vivendo a vida de verdade.

Essas são as nossas dicas de filmes e séries para você se divertir e aprender. Já assistiu a alguns desses? Tem alguma dica extra para compartilhar aqui nos comentários?

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade