close

Mais Blog

12 passos para vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 5 de dezembro de 2017
Derrote seu maior inimigo

12 formas de vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis (e 6 dicas extras)

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Escrever textos é um prazer ou um sofrimento para você?

Toda vez que você precisa produzir um novo conteúdo escrito, você sofre com o bloqueio criativo, branco total, falta de ideias ou qualquer outro nome que você queira dar para a falta de inspiração?

Sim?

Pois é, eu também sofro com esse problema uma vez ou outra.

Eu, você e até mesmo escritores famosos enfrentam esse inconveniente de vez em quando. Tanto que em inglês bloqueio criativo é chamado de “writer´s block“.

O termo surgiu na década de 40, criado pelo psiquiatra Edmund Bergler. Por aproximadamente 20 anos, ele estudou escritores que sofriam de um mal que chamou de “inibições neuróticas da produtividade”.

Um nome nada bonito para descrever aquela sensação de frustração, de raiva e o desejo enorme de procrastinar que a acompanha.

Algumas pessoas podem até ficar surpresas ao me ver falando de bloqueio criativo e de como isso também me afeta, afinal, quem acompanha o Viver de Blog com frequência, sabe publicamos uma grande quantidade de conteúdos semana após semana.

E muitas vezes nem imaginam que, nos bastidores, onde a coisa realmente acontece, as dificuldades também aparecem.

No entanto, esses obstáculos que podem aparecer no processo de escrever textos nunca nos impediu de entregar conteúdos memoráveis para você.

Você quer saber qual o segredo para vencer o bloqueio criativo, acabar com a procrastinação e ainda aumentar a produtividade na hora de escrever textos?

Então continue lendo esse artigo porque eu vou, de forma prática e direta, contar como você pode escrever textos sem ser dominado(a) pelo vazio de ideias.

Você também vai ver mais informações sobre:

Os maiores vilões do bloqueio criativo

O bloqueio criativo é apenas o reflexo de um estado emocional alterado de alguma forma.

Seja pela ansiedade, depressão, falta de motivação pessoal ou excesso de autocrítica.

Você já parou para analisar seu estado emocional no momento em que você senta para escrever textos?

Você está preocupado(a) com as outras tarefas que precisa fazer?

Ou talvez esteja alimentando pensamentos negativos, acreditando que não é uma pessoa criativa, ou que escrever textos é uma tarefa difícil e demorada e parece que sempre que você senta e se concentra para escrever…nada acontece.

Você já parou para pensar se realmente gosta de escrever textos ou se preferia produzir conteúdos em outros formatos?

Todas essas dúvidas, esses pensamentos, podem sim estar atrapalhando seu desempenho e causando o bloqueio criativo na hora de escrever textos.

Além de vencer o bloqueio criativo, você quer escrever textos que são verdadeiras obras primas, mas quer fazer isso da maneira mais rápida possível? Então não deixe de ler o artigo “Como escrever mais rápido e melhor: Os 7 maiores obstáculos da alta performance ( e como resolvê-los)”

Além do estado emocional que você se encontra na durante ou antes de escrever textos, outras razões que podem estar colaborando para a falta de ideias:

Medo da não-aceitação

O novo é visto como algo ameaçador. E geralmente reagimos com medo a ele.

Eu sempre gosto de citar a analogia do paraquedas.

Você precisa entrar em um avião, sobrevoar a 10 mil metros e, de repente, quando abrem a porta para você pular você percebe que você nunca esteve em um avião com a porta aberta antes.

E quando você está nessa situação inusitada, nova e alguém começa fazer a contagem 1, 2, 3 para o salto, o medo aparece.

O fato curioso é, para quem nunca saltou antes (eu mesmo nunca saltei, sei disso porque amigos me contaram), as pessoas são empurradas quando a contagem está no 2 porque no 3 elas se agarram ao avião, com medo.

Porém, pelos vários relatos que eu já ouvi, esse é o momento em que você sente menos medo (se você já saltou, conta como foi nos comentários).

E antes, no avião, é o momento em que você tem o maior medo. Então como pode o momento de maior risco, quando você está fora do avião, em queda livre, ser o momento em que tem menos medo?

Porque tudo que fazemos de novo gera medo. Será que vai dar certo? Será que meu público vai gostar? Será que as pessoas vão ler, comentar, compartilhar e por aí vai.

Inúmeros cenários de fracasso e não aceitação são desenhados sem que você tenha escrito uma única palavra sequer. E o medo trava, faz com que você se agarre no avião e talvez não se permita viver uma experiência única.

Muitos escritores e produtores lutam contra o medo de serem julgados de forma negativa, evitando expor suas criações por medo de serem criticados. E esse pode ser um grande vilão na hora de escrever textos.

12 formas de vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis (e 6 dicas extras)
Derrote seu maior inimigo

12 formas de vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis (e 6 dicas extras)

A Paralisia do Perfeccionismo

Esse outro vilão é um efeito colateral da autocrítica em exagero.

Você acha que vai escrever um texto e ele sairá perfeito logo no primeiro rascunho.

Quem é perfeccionista demais pode acabar acreditando que as condições para começar a escrever nunca estarão perfeitas, tamanho o nível de exigência.

E o que acontece? Paralisia total!

Como você pode eliminar a paralisia pelo perfeccionismo?

Aplicando a regra dos 5 segundas, da Mel Robbins.

A regra dos 5 segundos é um livro que fala sobre a janela da tomada de decisão, que como já deve estar clara, é de 5 segundos.

Isso quer dizer que você sabe que precisa fazer alguma coisa, como acordar bem cedo, e que não pode hesitar.

Eu aplico essa regra dos 5 segundos em várias situações da minha vida e tem sido graças a esse insight que consegui mudar um hábito e passei a acordar às 5 da manhã.

Toda vez que em despertador toca, eu olho para ele e em 5 segundos a minha janela de decisão acontece, em que eu posso escolher entre levantar e seguir o meu caminho ou hesitar e voltar a dormir.

E basta eu contar até 5 para tomar uma decisão rápida sem racionalizar desculpas para continuar dormindo e pronto, a mágica acontece e a procrastinação desaparece.

E por que isso funciona? Porque a nossa mente entra em um estado lógico em que ela sabe o que é bom. Então eu sei que é bom eu acordar cedo, eu me programei para isso, eu quero fazer isso. Só que, se eu ficar no campo das emoções e sentimentos eu vou acabar criando desculpas para procrastinar.

Então toda vez que pensar que precisa de algo a mais para começar de forma perfeita, conte de 5 a 1 e veja se você não vai começar a escrever textos imediatamente.

E por falar em procrastinação, ela, juntamente com o bloqueio criativo são os piores pesadelos dos produtores de conteúdos.

Procrastinação: vilã ou mocinha?

Difícil saber o que começa primeiro: o bloqueio criativo ou a procrastinação!

Você perde às vezes uma hora, duas horas navegando pelas redes sociais, assistindo vídeos quando você sabe que deveria estar escrevendo textos.

Depois vem aquele sentimento que você não tem tempo para escrever ou ter boas ideias.

Todos temos a mesma quantidade de tempo. Todo mundo tem 24 horas no dia.

É o que você decide fazer com esse tempo que vai diferenciar você. Por isso que a procrastinação é um grande vilão, porque quem executa mais, quem tem mais sucesso, procrastina menos.

Portanto, quanto menos você adia escrever textos menos o bloqueio criativo te afeta.

E, infelizmente, a procrastinação costuma ser a vilã de muitos projetos que nunca acontecem.

Mas não tenha medo de usar deste artifício uma vez ou outra. Principalmente em momentos de exaustão física e mental, afinal o cansaço é sim um causador do bloqueio criativo.

Use o seu bom senso, mas se o cansaço for grande e sua agenda permitir, deixe para escrever textos depois. Procure favorecer o ócio criativo de vez em quando.

Conhecer os maiores vilões que impedem que você escreva textos memoráveis com mais frequência já ajudará você a vencer de uma vez por todas o bloqueio criativo.

Porém, nada como dicas prática e simples para você eliminar esse fantasma da sua produção de textos.

12 formas de vencer o bloqueio criativo para escrever textos memoráveis

O bloqueio criativo apareceu e você não faz ideia como pode se livrar dele?

Sem problemas, porque com essas 12 formas de vencer o bloqueio criativo você nunca mais vai deixar de encantar sua audiência com conteúdos memoráveis.

1.Mude completamente de atividade

Foque em outra tarefa ou até mesmo descanse se sentir que o cansaço está prejudicando sua criatividade.

Mudar de uma tarefa criativa para outra operacional pode dar o descanso que a sua mente necessita para voltar a escrever textos sem o fantasma do bloqueio criativo.

Se achar válido medite por alguns minutos. A meditação ajuda não só a manter o foco diante das distrações externas, mas das internas também.

2.Encontre seu horário de ouro

Você já deve ter percebido que “funciona” melhor durante um certo período do dia.

Portanto, não deixe para escrever textos à noite se você é uma pessoa mais criativa na parte da manhã. Saiba reconhecer seu relógio biológico interno e priorize trabalhar nesses horários.

3.Não gaste sua energia antes de começar a escrever textos

O bloqueio criativo tende a aparecer em situações de desequilíbrio emocional.

Por isso, se você tem alguma tarefa que sabe que irá exigir da sua energia e até do seu humor, deixe, se possível, para executá-la depois de produzir seu conteúdo.

4.Crie um planejamento de escrita

Você não precisa escrever um pouco todos os dias se achar que essa não é uma opção boa para você, mas dedique pelo menos um ou dois dias da semana totalmente à escrita.

De preferência escolha o horário de ouro para começar a tarefa. Aos poucos seu cérebro vai entendendo, por exemplo, que as quartas e sextas são dias dedicados à escrita, o que já coloca você no estado mental ideal para escrever textos.

Se para você funcionar melhor, escreva um pouco por dia, algo como 500 palavras, todos os dias.

12 formas de vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis (e 6 dicas extras)
Derrote seu maior inimigo

12 formas de vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis (e 6 dicas extras)

5.Teste a técnica Pomodoro

Divida seu tempo dedicado para escrever textos em períodos de 60 a 90 minutos. E faça pausas de 10 a 15 minutos.

É mais fácil manter a alta performance por períodos de 60 minutos e assim conseguir escrever textos do que ficar 8 horas praticamente sem descanso ou alternando tarefas.

6.Use o momento de bloqueio criativo para aprender

Seja de conteúdos relacionados ou não ao assunto sobre o qual você irá escrever, você certamente encontrará bons insights se você mantiver a mente aberta e alerta.

Quando perceber que não consegue sair do lugar, pare por alguns minutos para ler algo interessante e tente voltar à sua produção. Você certamente irá perceber ideias inovadoras chegando.

Mas não espere chegar no momento de bloqueio ao escrever textos para aprender mais.

Determine um dia de sua semana ou horários específicos para consumir novos conteúdos.

Caso se depare com alguma informação interessante mas que não será útil naquele momento, guarde-a para depois. .

7.Remova as distrações e diga adeus à multitarefa

Ter que conviver com os “ladrões de atenção”, como redes sociais, email e celular só torna o bloqueio criativo mais provável. Se a internet é o problema, que tal desligar seu wi-fi enquanto escreve?

Além de eliminar as distrações, faça uma coisa de cada vez.

Apostar em múltiplas tarefas para ganhar tempo terá o efeito oposto, já que ser multitarefa resulta em 40% de queda na produtividade bem como aumento de 10% no nível de estresse.

8.Aposte nas músicas para foco

Nem todas as músicas irão ajudar você a encontrar a concentração necessária para escrever textos.

Obviamente músicas com vocais e instrumentos que emitam sons próximos à voz humana não servem para focar.

As músicas para foco são sons específicos para incentivar a concentração. São ruídos que se fundem ao barulho do ambiente a tal ponto que não se presta mais atenção.

9.Defina os temas dos seus textos com antecedência

A falta de ideias para novos conteúdos pode ser o primeiro obstáculo para manter a frequência das publicações do seu blog.

Sua audiência não irá esperar pacientemente que sua inspiração decida aparecer e você volte a produzir novos conteúdos.

Para saber como ter ideias infinitas para produzir conteúdos, leia o artigo “Crie um estoque infinito de ideias inovadoras através dessas 14 maneiras nada convencionais (e ainda mais 21 tipos de conteúdo)”.

10.Crie um checklist para agilizar produção de textos

Publicar um artigo no seu blog envolve muito mais do que o processo de escrever texto, certo?

Para não desperdiçar energia lembrando de todos os passos que você precisa cumprir para que o conteúdo chegue até seu leitor, faça um checklist e vá marcando as etapas concluídas.

Além de funcionar como um guia, você terá a sensação de dever cumprido a cada etapa finalizada.

11.Use a tecnologia a seu favor:

Apesar da internet ser responsável por tanta falta de concentração nos dias de hoje, ela também pode ser uma grande aliada.

Por exemplo, a extensão para o Chrome chamada “Stay Focusd” restringe o tempo que você passa na internet e quais sites são permitidos ou não. Você mesmo que programa as preferências e não se distrai na hora de escrever textos.

12.Use mapas mentais

Quando vou criar um novo artigo ou roteiro para um vídeo do YouTube, sempre procuro organizar minhas ideias em mapas mentais.

Através de elementos visuais e uso de cores diferentes, fica fácil montar a estrutura do seu texto.

Você já consegue ir definindo a hierarquia de tópicos e subtópicos com maior facilidade.

Recomendo MindMeister criação de mapas mentais. Se você quiser conhecer melhor essa ferramenta, assista esse vídeo aqui abaixo:

12 formas de vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis (e 6 dicas extras)
Derrote seu maior inimigo

12 formas de vencer o bloqueio criativo e escrever textos memoráveis (e 6 dicas extras)

E essas foram as 12 dicas formas de você se livrar do bloqueio criativo para sempre e não ter que procrastinar atividades tão importantes para o crescimento do seu negócio.

Se você quiser se aprofundar ainda mais no poder da produção e conteúdos memoráveis e nas técnicas para viralizar seus textos, conheça um de nossos cursos clicando aqui abaixo:

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade