close
Viver de Blog

Athena: Novidades e atualizações

➡️ Athena 16.0 e 16.1, Março 2020.

A versão 16.0 chegou cheia de ajustes e melhorias sugeridos pela nossa comunidade. Além disso, duas grandes novidades para facilitar e te ajudar a ganhar tempo.

Aviso de proteção de dados nativo (GDPR)

Adicione um aviso sobre a proteção de dados e uso de cookies em seu site/blog facilmente. Para habilitar basta ir em: painel > marketing > proteção de dados

Botão flutuante para mensageiros (Whatsapp e Telegram)

Adicione facilmente um botão de contato para seu Whatsapp ou Telegram a partir do painel do Athena. Para habilitar basta ir em: painel > marketing > botão flutuante

➡️ Athena 14.0, Julho 2020.

Exiba o Promobar onde desejar

Agora você pode selecionar onde quer exibir o promobar em seu tema.

Menu mobile flutuante

A navegação mobile agora ficou mais fácil e te acompanha por toda página sem ter a necessidade de rolar para o topo.

Identificamos e Corrigimos

  • Alinhamento de vídeos no editor clássico
  • Remoção de aquivos desnecessários
  • Melhoria na pesquisa de materiais

➡️ Athena 13.0, Junho 2020.

A versão 13.0 chegou cheia de ajustes e melhorias sugeridos pela nossa comunidade. Além disso, como prometido, liberamos um template exclusivo que vai te ajudar a gerenciar links para suas contas no Instagram.

Template exclusivo para sua Bio no Instagram

Agora você pode gerenciar, personalizar e criar quantos links desejar para sua bio no Instagram. Gerencie seus links com facilidade.Exiba e atraia mais audiência para seus os conteúdos mais recentes.

Você pode personalizar como desejar

Identificamos e Corrigimos

  • Exibição menu mobile
  • Integração com Mailchimp
  • Título SEO duplicado, novo controle de títulos
  • Bloco Mídia e Texto, editor Gutemberg
  • Bloco imagens, editor Gutemberg
  • Vitrine de vídeo

➡️ Athena 12.0, Maio 2020.

Chegando na versão 12 do Athena, decidimos que era hora de melhorar o que já era bom. Fizemos uma rodada inteira de melhorias de performance geral no tema

Mais Performance

Melhoramos a forma como o Athena carrega as imagens. Carregando somente o necessário e no momento certo. Além disso nosso tema agora conta com os melhores padrões para facilitar o carregamento das suas páginas.

Menos é mais

Agora todo o tema é carregado com apenas dois arquivos. Exigindo ainda menos do seu servidor e agilizando o tempo de carregamento do Athena.

Suporte para Editor Clássico

Usa o editor clássico? Nesta versão adicionamos suporte para diversos elementos usados no editor antigo para seu conteúdo legado.

Identificamos e Corrigimos 

  • Layout da pesquisa
  • Topo de landing pages de materiais
  • Exibição de thumbnails no mobile
  • Exibição do menu mobile
  • Suporte para tabelas em artigos
  • Remoção de arquivos desnecessários

➡️ Athena 11.0, Abril 2020.

  • Novo – Tópicos flutuantes, guia de tópicos nos artigos
  • Novo – Suporte para opções de customização dos blocos Gutemberg.
  • Novo – Suporte da FontAwesome 5.0
  • Ajuste – Remoção de arquivos desnecessários
  • Ajuste – Correção de exibição do artigo e blocos Gutemberg
  • Ajuste – Ajustes de layouts e responsividade
  • Ajuste – Centralização de widgets de rodapé

➡️ Athena 10.0, Março 2020.

Seguindo com ajustes sugeridos pela nossa comunidade, nesse release temos um melhor controle sobre a exibição dos thumbnails na páginas de artigo, podendo desabilitar completamente se desejado.

Para isso basta acessar no menu esquerdo a opção Painel > Layout > Artigos

Além disso, agora também é possível customizar a palavra de ação dos materiais educativos. Se a opção padrão “baixar material” não faz o seu estilo, solte a criatividade e crie o seu próprio CTA customizado.

Essa opção está disponível na página de edição individual de um material.

➡️ Athena 9.0, fevereiro 2020.

Foram feitas melhorias de SEO, inserimos as tags Open Graph agora é possível inserir scripts de topo e rodapé isoladamente por páginas, posts e materiais. Tudo isso nativamente e sem a necessidade de instalar nenhum plugin.

  • Melhoria – Suporte para tags Open Graph quando não houver nenhum plugin de SEO
  • Melhoria – Suporte para scripts de topo e rodapé isoladamente por artigos, páginas e materiais.
  • Ajuste – Correções e ajustes finos no layout do tema

➡️ Athena 8.0, janeiro 2020.

Na primeira atualização de 2020, o Athena recebe um novo modelo de gestão de imagens dentro dos artigos, possibilitando novos formatos de exibição e posicionamento. Agora você pode deixar o seu artigo exatamente como você queria 🙂

➡️ Athena 7.0, dezembro 2019

Na última versão do Athena em 2019, nós aumentamos nossas integrações com serviços de e-mail para que você possa trabalhar com suas listas de e-mail através do seu cliente favorito. Nessa edição, adicionamos as integrações com:

  • E-goi
  • Campaign Monitor
  • SendinBlue

Com estes 3 novos serviços, a nossa lista de integrações ficou ainda mais completa, contando com 11 integrações e crescendo.

  1. Mailchimp
  2. Active Campaign
  3. Convert Kit
  4. Lead Lovers
  5. Mautic
  6. Get Response
  7. Mailer Lite
  8. RD Station
  9. E-goi
  10. SendinBlue
  11. Campaign Monitor

Além disso, também fizemos as já tradicionais pequenas melhorias que englobam ajustes visuais, correção de bugs e melhorias de performance e otimizações.

Em 2020 continuamos com os releases mensais de melhorias e novidades, e vem muita coisa boa por aí! 🙂

➡️ Athena 6.0, novembro 2019

Em novembro, trazemos 3 grandes novidades para o Athena:

  1. Bloco de captura de e-mails dentro do artigo.
  2. Melhorias no filtro anti-spam e compatibilidade com o plugin Akismet
  3. Novo player de podcasts.

Bloco de captura de e-mails dentro do artigo.

Um novo bloco exclusivo do Athena que permite linkar um material educativo diretamente no seu artigo, com a captura instantânea do e-mail do leitor, sem a necessidade de levar para uma nova landing page.

Com esse bloco a experiência de baixar um material complementar fica muito mais fluída e pratica, ajudando a aumentar sua lista de e-mails.

Melhorias no filtro Anti-spam e compatibilidade com o Akismet.

Pra quem estava recendo muito spam, seja nos comentários, ou mesmo nos formulários de captura de e-mail, essa é uma grande novidade. Melhoramos o nosso filtro nativo, e também passamos a ser compatível com o Akismet, o plugin mais renomado para filtrar spam que existe atualmente. Você pode instalar e ativar o plugin através desse link: https://akismet.com/

Novo player de Podcast.

Agora temos um novo player, com um novo visual. Mais moderno e simpático 🙂

➡️ Athena 5.0, outubro 2019

Na atualização de outubro, o Athena ganha novas opções de personalização, com maior controle sobre as cores aplicadas no template. Além disso, agora nós sugerimos uma série paletas de cores pré-definidas caso você esteja precisando de uma inspiração extra para o visual do seu blog!

Mas não se preocupe, se você não gostar de nenhuma das nossas sugestões, ainda pode optar pelo modo “personalizado” e escolher cada uma das cores individualmente.

Modo Dark

Parece que tudo tem um modo escuro hoje em dia né? E o Athena não fica de fora! Se você desejar, agora já pode selecionar o modo dark e trocar as cores de fundo e texto do seu site, criando um template mais escuro e instigante.

Não esqueça que ao selecionar essa opção, alguns componentes serão atualizados para trabalhar com um fundo escuro. Então você precisa escolher uma das paletas escuras, ou manualmente trocar a cor do fundo do seu blog para um tom mais escuro.

Todas estas configurações podem ser acessadas no menu Painel > Aparência > Cores.

Roadmap público

O Athena recebe uma nova versão por mês, e nós queremos que você nos ajude a construir as novas versões. Por isso, criamos um board no Trello onde você pode sugerir melhorias no produto, votar nas sugestões que você tem mais interesse, e ajudar a gente a criar o melhor template para WordPress possível!

Para acessar o board e deixar suas sugestões, veja este link.

➡️ Athena 4.0, setembro

Chegando na versão 4 do Athena, decidimos que era hora de melhorar o que já era bom. Fizemos uma rodada inteira de melhorias de performance geral no tema. Colocamos o nosso código em uma grande dieta e conseguimos reduzir o carregamento inicial do template em 54%, chegando em apenas 784kb.

Também otimizamos as dependências do tema, e reduzimos o total de requisições de 82 para apenas 30, garantindo um carregamento mais ágil e simplificado, principalmente para servidores que ainda são dependentes de protocolos antigos como o HTTP 1.1.

Você também precisa fazer a sua parte.

No entanto, um ponto super importante de ressaltar é que o tema escolhido é apenas uma parte do processo para ter um site realmente veloz. Nós estamos trabalhando sempre para otimizar ao máximo essa parte, mas você também precisa fazer sua parte:

  1. Escolha um servidor de qualidade, e fuja das ofertas muito baratas.
  2. Faça uma boa configuração de cache no seu servidor.
  3. Aproveite as vantagens de um CDN.
  4. Otimize o tamanho dos arquivos que você faz upload. O inimigo número um de um bom tempo de carregamento são imagens muito pesadas. Se a sua imagem possui mais de 500kbs, provavelmente ela deve ser otimizada.
  5. Não exagere nos scripts externos que você adiciona ao tema. Google Analytics e Pixel do Facebook tudo bem, mas lembre-se que cada novo script que você adiciona, são segundos extras que seus visitantes precisam esperar.

O Athena 4 trouxe melhoras incríveis pro desempenho do tema, mas somos realmente obcecados por performance, então não estranho se nos próximos meses a gente conseguir melhorar ainda mais estes números!

➡️ Athena 3.0, agosto 2019

Na nossa terceira versão do Athena, trazemos mais novidades relacionadas a integrações com serviços de e-mail. Agora o Athena também possui integração nativa com:

  • Get Response
  • MailerLite

Além disso, temos outra super novidade: template de cards.

Template de cards.

Muitas pessoas nos perguntam como fazer uma página de cursos igual a que temos na Viver de Blog, e a resposta chegou. Através do template de cards você pode adicionar quantos cards desejar, linkando para conteúdos externos ou internos do seu site.

E isso não se restringe a divulgação de cursos. Os cards são flexíveis o suficiente para você divulgar qualquer tipo de conteúdo.

Apollo + Athena

Se você possui também a nossa área de membros Apollo, você pode ir ainda mais longe! Apresentamos, Athena Blocks Apollo. Um novo bloco de conteúdo onde você pode integrar diretamente com a sua vitrine pública do Apollo. Esse bloco permite que você liste todos os cursos públicos da sua vitrine diretamente em um post do Athena.

 

➡️ Athena v 2.0, julho 2019

Algumas semanas atrás lançamos a versão 1.0 do nosso tema, e tem sido uma experiência incrível. Recebemos dezenas de feedbacks e sugestões de melhorias, e estamos escutando cada uma com muita atenção. Várias delas, inclusive, já estão disponíveis na versão 2.0 do Athena que foi lançado dia 1º de julho.

Aliás, essa é uma novidade legal. Caso você ainda não saiba, todo dia 1º teremos atualização do tema. Algumas maiores, outras menores, mas todo mês terá novidade. Além disso, durante esses primeiros meses do nascimento do produto, estamos com um rítmo rápido de pequenas atualizações que corrigem bugs e erros menores. Esses updates podem sair a qualquer momento, não apenas uma vez por mês.

Apresentando, Athena Blocks!

Com o lançamento do WordPress 5.0, alguns meses atrás, o editor de conteúdos do WordPress foi completamente remodelado, dando muito mais flexibilidade para os desenvolvedores. Agora eles possuem algo chamado “Blocos”, que são pequenos trechos de código que podem ser facilmente inseridos no meio do seu conteúdo e acrescentam novas funcionalidades. É a evolução dos antigos “shortcodes”.

Na versão 2.0 do Athena nós estamos lançando dois blocos exclusivos que facilitam muito a vida dos autores:

  1. Índice de conteúdos
  2. Captura de e-mail avulsa.

Com estes dois blocos, fica super fácil automatizar algumas tarefas que estam feitas a mão no passado. Você pode saber mais a respeito deles no vídeo acima.

Integrações nativas com e-mail marketing

Existem literalmente centenas de ferramentas de e-mail marketing por aí. O Athena 1.0 já permitia uma integração básica com diversos destes sistemas, mas na V2 nós fomos além. Agora já está disponível uma integração nativa com 5 dos sistemas mais populares: Mailchimp, Active Campaign, Convert Kit Leadlovers e Mautic.

Essa integração nativa possibilita adicionar facilmente um lead em uma lista de e-mail específica sem precisar carregar uma página externa.

Nós continuamos trabalhando nesse item e seguiremos adicionando suporte a outros serviços de e-mail marketing.

Pequenas correções e bugfixes

Como todo produto nos seus estágios iniciais, nosso tema ainda apresenta alguns pequenos problemas, errinhos e incompatibilidades com o universo gigantesco de possibilidades que a plataforma do WordPress permite. A cada versão nós lançamos dezenas de pequenas correções e melhorias diversas em itens que a gente acredita que pode ser melhor. Então não estranhe se notar mais algumas diferenças entre a versão 1.0 e a 2.0 que não estão listadas aqui!

Nos vemos na V3 em Agosto 🙂