close

Mais Presença

Como produzir conteúdos que geram autoridade instantânea e uma reputação inabalável

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 27 de fevereiro de 2018
E duas dicas extras

Como gerar autoridade instantânea em 10 passos

clear

Download

Baixe gratuitamente seu material.

O que você pode dizer a respeito da sua reputação online?

A: Tenho uma autoridade reconhecida no meu nicho de mercado

B: Ninguém sabe quem sou ou o que faço

C: Minha imagem na internet não é nada positiva

D: Não faço a menor ideia

Seja qual for o seu caso, é sempre possível melhorar, construir ou potencializar sua reputação na internet, afinal sem uma autoridade sólida em seu nicho de mercado, não é possível manter ou criar um negócio online de sucesso.

Especialmente se você é a sua marca, o famoso eu-presa, ou se sua empresa foi construída com base na sua imagem pessoal.

Mesmo que você esteja apenas começando em seu nicho de mercado é possível, fazer com que sua audiência perceba você como uma autoridade no assunto.

E ao trabalhar sua reputação online e se tornar uma autoridade, automaticamente as pessoas vão querer saber o que você tem a dizer.

Mas não só isso. Elas também vão procurar suas recomendações de produtos e serviços, seus ou de outros que você indica. Tudo isso porque passarão a confiar em você.

Ter autoridade significa também ter responsabilidade com outras pessoas e usar a influência da melhor maneira possível para evitar destruir a sua reputação e, nos casos mais graves, causar prejuízos a quem confiou em você.

Estabelecer autoridade em um nicho de mercado é infinitamente mais rápido do que tentar fazer a mesma coisa em um mercado não segmentado.

Quanto menor o nicho, mais você conseguirá entender os anseios de seu público, será mais fácil estudar sobre o assunto e assim produzirá muito mais conteúdos de qualidade na área.

Além de escolher um nicho de atuação (se você ainda não o fez), você precisa colocar a mão na massa para construir sua reputação. E a melhor forma de fazer isso é, como você pode imaginar, oferecendo valor para a sua audiência através da publicação de conteúdos de qualidade.

Portanto, se você tem interesse em construir sua autoridade e criar uma reputação positiva, continue lendo esse artigo porque nele nós vamos falar sobre:

A importância da construção de autoridade e cuidado com a reputação na internet

Qualquer informação a seu respeito pode ser facilmente encontrada na internet, o que pode aumentar drasticamente o alcance do seu negócio, desde que a sua reputação online seja positiva e você seja visto(a) como uma autoridade.

Não só é possível aumentar o alcance, como também ter mais:

  • Longevidade: você ganha mais por mais tempo. Não é aquele que faz um grande lançamento e depois some do mapa, mas o que se mantém, ano após ano;
  • Poder e Influência: com o posicionamento de autoridade, você pode fazer mais e ter mais pessoas lutando pela sua causa, para ajudar você a tornar esse mundo um lugar melhor, seja lá o que você tenha a oferecer;
  • Valor percebido: o simples gatilho de autoridade possibilita a você, quase que automaticamente, cobrar mais pelo que oferece. Com o aumento na percepção de valor, as pessoas naturalmente pagarão mais pelo que você tem a oferecer.

Vale ou não vale a pena cuidar da sua reputação e autoridade?

Porém, antes de sair produzindo conteúdos com o intuito de transformar a sua reputação da noite para o dia, você precisa identificar a sua proposta única de valor.

7 estilos de persona para o seu negócio: crie a sua reputação única

Antes de mais nada, comece respondendo:

  • No que você acredita?
  • O que você é totalmente contra?

Esses são seus valores principais e tudo, absolutamente tudo que você fizer precisa estar alinhado com eles. A sua comunicação precisa estar integrada e você precisa ser o que diz e acredita ser.

Existem vários estilos para criar a sua proposta de valor e uma delas é escolher qual a persona que você mais se identifica e que está mais adequada a seus valores centrais.

1. Pioneiro

Aquele que desbrava novos caminhos, que explora conceitos, estratégias e novas visões que poucos ousariam pensar.

2. Rebelde

Aquele que existe para desafiar as normas, que pensa diferente e procura a destruição criativa do status quo. Não só aponta os problemas, como também as soluções. Quebra paradigmas.

3. Mágico

Acreditam que sua imaginação pode mover montanhas. Não acreditam no impossível e lutam com unhas e dentes para defender suas ideias.

4. Capitão

Aquele líder que adora inspirar novos talentos. São ótimos comunicadores e sabem como persuadir através da clareza de sua visão e habilidade de ser compreendido.

5. Defensor

Aquele que luta para defender os mais fracos, as ideias e valores que estão sendo esquecidos.

6. Inspirador

Aquele cujo objetivo é inspirar pessoas a desenvolver seu máximo potencial. É parecido com o estilo “capitão”. Porém, se diferenciam pelo fato de não serem líderes.

7. Arquiteto

Aquele que adora um desafio, que transforma complexidade em simplicidade. Ele adora sistemas, modelos e todo tipo de organização estratégica.

Ao adotar uma personalidade única fica muito mais fácil atingir o público que se identifica com essa imagem, desde que você mantenha a consistência como eu falei anteriormente.

Outra excelente forma de criar uma personalidade única para a construção da sua reputação é identificar qual arquétipo mais se encaixa com a sua marca pessoal. Para saber sobre assunto não deixe de ler os artigos:

Como construir a sua autoridade e reputação através de conteúdos memoráveis

Seu sucesso dentro e fora na internet depende da construção da sua autoridade. A boa notícia é que o investimento em marketing de conteúdo vai resolver esse problema para você, basta seguir algumas orientações na hora de criar conteúdos memoráveis para seu negócio.

Desenvolva ou tenha clareza sobre o seu super poder

Os super-heróis são personagens lendários e totalmente fabricados pela imaginação.

Assim que você pensa no Super Homem vai lembrar da sua incrível força e da sua habilidade de voar.

A Mulher-Maravilha é veloz e também muito forte.

O Wolverine tem um enorme poder de regeneração, o que possibilitou que ele tivesse garras poderosas.

Mesmo quem não gosta muito de super-heróis conhecem as características desses personagens e de outros igualmente famosos.

Isso porque todos eles são criados seguindo uma fórmula muito parecida que inclui os elementos:

  • Identidade;
  • História de origem;
  • Causa, luta e missão;
  • Super poder.

O principal ingrediente dessa receita é o super poder ou a habilidade única.

Que você também tem!

Logo, sua reputação precisa ser simples e estar baseada nessa habilidade que é só sua. Ao pensar em você, a pessoa teria que pensar nessa qualidade. E vice-versa.

Descubra qual é a sua habilidade única, seja o seu dom de oratória, de persuasão ou talvez uma sensibilidade que fala com a emoção das pessoas.

Seja qual for, faça dela a sua marca registrada presente em todo conteúdo que você criar.

Deixe claro para seu público a diferença entre você e seus principais concorrentes

Saiba como você quer ser visto por seu público em comparação a seus concorrentes.

Identifique os blogs, sites e influenciadores mais populares de seu nicho de mercado. Estude tudo a seu respeito, desde o design do site, cores utilizadas, estilo de escrita, quais os artigos mais populares, que tipo de material produzem ou se são conhecidos por usar alguma gíria ou expressão próprias.

Depois de reunir todas essas informações, veja o que você pode oferecer que seja diferente e que, obviamente, seja algo que a sua audiência enxergaria como valor.

Não escreva só sobre você

Coloque sua marca pessoal em tudo que você faz, mas nunca fale somente sobre você mesmo.

Isso não cria autoridade alguma e nem melhora sua reputação online, simplesmente porque você não gera empatia com quem está do outro lado da tela.

Portanto, escreva conteúdos quase personalizados, para que sua audiência sinta que você está falando diretamente com ela.

E como fazer isso? Usando a palavra “VOCÊ”, que depois do nosso nome é a palavra que mais gostamos de ouvir.

Como gerar autoridade instantânea em 10 passos
E duas dicas extras

Como gerar autoridade instantânea em 10 passos

Seja uma fonte confiável de informação

Criar autoridade implica em ter responsabilidade com a sua audiência, lembra?

Certamente que essa responsabilidade se estende à informação que você passa para as pessoas na internet.

Se você usa fontes nada confiáveis, de péssima reputação apenas para provar seu ponto de vista, você não está fazendo do jeito certo.

Se você traz dados ou conteúdo que não agrega em nada para o seu público, você também está fazendo a coisa errada.

Use dados, números e estatísticas para embasar seus argumentos. Você, automaticamente estará acrescentando valor e aumentando sua credibilidade.

No entanto, você precisa ter o cuidado de filtrar, escolher e checar aquilo que passa adiante se quiser ser a fonte confiável que a sua audiência procura toda vez que precisa de uma opinião a respeito de um assunto. Coloque 100% da sua intenção para ser essa pessoa.

Reconheça seus erros e seja rápido para corrigi-los

Um único erro grave pode fazer com que você destrua a sua reputação e autoridade da noite para o dia.

Claro que você é humano e vai cometer erros, mas se isso acontecer, sempre se prontifique a resolver imediatamente. É melhor reconhecer que errou do que fingir que nada está acontecendo.

Algumas empresas que enfrentaram problemas de reputação online simplesmente porque ignoraram as reclamações de seus clientes, fingindo que não havia nada de errado.

O problema não está em errar, mas sim em não corrigir o dano. Não há problema em mostrar sua vulnerabilidade.

Mostre o seu lado vulnerável

É muito comum fazer associação entre autoridade e pessoas de reputação impecável como sendo alguém perfeito, que teve uma jornada de vida linear para chegar onde chegou.

Mas a verdade é que a perfeição não cria conexão. Por dois motivos:

1.Ninguém é realmente perfeito.

2.A perfeição é inatingível

Adote a postura de um humano, e não de um deus, se você quer ser respeitado como autoridade, afinal para ser referência em um assunto você teve que fazer esforços e errar muito no caminho. Não tenha medo de mostrar isso.

Mostre que se você conseguiu, e que a sua caminhada foi cheia de obstáculos. Quem está na mesma situação que você esteve um dia vai se inspirar em você. E respeitar ainda mais o que você tem a dizer porque sente que tem algo em comum com sua trajetória e com você. Há identificação!

Use e abuse do storytelling para contar a sua jornada para a sua audiência. Nada gera mais empatia do que o poder das histórias.

Simplique o que for complexo

“A simplicidade é o último grau de sofisticação”- Leonardo Da Vinci

Já diziam grandes gênios como Leonardo Da Vinci e Albert Eistein, que se você não pode explicar algo de forma simples é porque não entende o suficiente sobre o assunto.

Não significa que as pessoas não tenham a capacidade de entender assuntos complexos, mas se você realmente é uma autoridade em um assunto, não só você consegue compreender como também passar a informação adiante de forma descomplicada e fácil de entender.

Como gerar autoridade instantânea em 10 passos
E duas dicas extras

Como gerar autoridade instantânea em 10 passos

Reúna provas sociais

Apresente suas melhores métricas para sua audiência: número de inscritos em sua lista de email, depoimentos de nomes influentes em seu nicho de mercado a respeito do seu trabalho ou número de visitas orgânicas mensais do seu blog.

Se você palestra ou participa de eventos importantes em seu nicho não hesite em tirar fotos. Aliás, aparecer ao lado de pessoas de sucesso em seu mercado automaticamente aumenta sua credibilidade.

Comece a coletar provas de sua autoridade. Tente conseguir o testemunho de alguém relevante em seu mercado sobre seu trabalho. Ou mesmo que você ainda não tenha vendido nenhum produto ou serviço, peça para seus amigos contarem como você conseguiu, com sua habilidade única, ajudá-los a resolver algum problema.

“Empreste” a autoridade alheia

Uma das melhores formas de potencializar seu conhecimento e seu negócio é conectar-se com pessoas influentes em sua área de atuação.

Além de aprender bastante, você vai “roubar” parte da autoridade dessa pessoa** e transmitir esta reputação para seus leitores e clientes.

Um dos maiores exemplos de alguém que soube emprestar autoridade de outras pessoas para criar a sua própria reputação é Napoleon Hill, autor do best-seller Pense e Enriqueça.

Ele é conhecido como um dos maiores especialistas em desenvolvimento pessoal e financeiro de todos os tempos. E isso sem ele mesmo ter sido rico.

O segredo?

Hill dedicou mais de 20 anos de sua vida entrevistando e investigando personalidades ricas de seu tempo e suas carreiras, para compreender e ensinar para outras pessoas o segredo do sucesso de milionários.

O resultado desta pesquisa foi um dos livros mais importantes sobre formação de líderes e até hoje está entre os mais estudados do mundo.

Se você produzir conteúdo sobre o qual não possui tanto conhecimento, use citações de experts na área para adicionar valor a seu material.

Seja assertivo(a)

Pessoas que utilizam bastante a persuasão têm consciência e entendimento sobre seu poder e , por isso jamais usam sua agressividade para tentar convencer outra pessoa.

No entanto, sabem ser assertivas, apresentando seus argumentos de forma firma e segura.

Faça uso de palavras assertivas, dê instruções e diga o que seu leitor deve fazer em seguida, através de calls to action. Quando você passa confiança e assertividade as pessoas tem maior tendência a seguir seus conselhos.

Como gerar autoridade instantânea em 10 passos
E duas dicas extras

Como gerar autoridade instantânea em 10 passos

Seja mais que uma autoridade com uma reputação impecável

Não há você afirmar que é uma autoridade se o público não enxerga o seu posicionamento da mesma forma.

Apenas ser um especialista em um assunto, não é suficiente, é preciso ser percebido(a) e reconhecido(a) como tal. 

No entanto, deseje ser mais que uma autoridade com uma reputação invejável.

Seja uma verdadeira lenda!

A lenda junta a autoridade com o status de celebridade, que é amplamente reconhecido pelo público.

Você certamente conhece pessoas que atingiram esse status:

  • Bill Gates
  • Walt Disney
  • Pelé
  • Cleópatra
  • Napoleão Bonaparte
  • Platão
  • E muitos outros.

Algumas dessas pessoas viveram há muitos e muitos anos atrás. No entanto, seus feitos e seu legado continuam sendo passados de geração em geração até os dias de hoje.

São pessoas únicas, verdadeiras lendas.

Mas lendas não nascem prontas. Elas constroem sua história dia após dia, incansavelmente e, principalmente seguem seu coração para conquistar o sucesso que nunca morre com elas.

Apresentando: a maneira mais fácil e profissional de entregar uma experiência memorável em educação online para sua comunidade.

Apollo

Conheça o Apollo →
Apollo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

15 Compart.
Compartilhar8
Compartilhar3
Twittar4
WhatsApp