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[Infográfico] Gamificação: Leve Seu Negócio Para O Próximo Nível Com Essa Estratégia Vitoriosa

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 5 de janeiro de 2017
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Gamificação é utilizar o formato de jogos em situações não relacionadas a eles, como aprendizado, trabalho ou vendas.

O interesse pelo termo tem crescido, especialmente nas empresas, e com razão.

O uso desse formato torna as pessoas mais engajadas nas atividades que estão fazendo, e com uma maior motivação os resultados também passam a ser melhores.

A gamificação aumenta a produtividade, mas somente se for feita da forma certa.

Alguns deslizes comuns podem colocar todo o propósito da atividade por água a abaixo.

Aqui no Viver de Blog começamos a usar a gamificação no nosso curso Blog Memorável e tem sido uma experiência bem interessante.

É um processo que, sim, dá muito trabalho para ser executado mas, quando bem feito, traz resultados excelentes.

Para acompanhar os detalhes dessa ferramenta, veja o infográfico que montamos com todas as informações sobre:

  • Os benefícios da gamificação
  • Como implementá-la
  • Referências de grandes marcas que já adotaram esse processo

E outros dados que vão te ajudar a implantar esse recurso para subir o nível dos seus resultados.

Parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou veja a imagem abaixo para acompanhar tudo sobre gamificação.

infografico-gamificacao

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Criar Um Infográfico Memorável Nunca Foi Tão Fácil.

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Fatos e Estatísticas para Tweetar:

  1. (Tweet) A gamificação aumenta em cerca de 60% o engajamento.
  2. (Tweet) A gamificação aumenta em 9% a taxa de retenção de informação.
  3. (Tweet) A gamificação pode aumentar os comentários em 13%.
  4. (Tweet) A gamificação pode aumentar os compartilhamentos em 22%.
  5. (Tweet) A gamificação pode aumentar a descoberta de conteúdo no seu site em 68%.
  6. (Tweet) A gamificação pode aumentar o tempo de permanência no site em 140%.
  7. (Tweet) A gamificação pode aumentar os cliques para compra em 600%.
  8. (Tweet) 70% dos esforços de transformação nos negócios falha devido à falta de engajamento.
  9. (Tweet) A Stewart Agency dobrou os emails coletados em 3 anos em apenas 3 meses depois da gamificação.
  10. (Tweet) Mais de 5 milhões de pessoas jogam em média 45 horas de games por semana.

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe esse infográfico no seu site:

[compartilhe imagem=”http://viverdeblog.com/wp-content/uploads/2017/01/infografico-gamificacao.png” link=”http://viverdeblog.com/gamificacao” alt=”Infográfico sobre gamificacao”]

Hey,

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49 thoughts on “[Infográfico] Gamificação: Leve Seu Negócio Para O Próximo Nível Com Essa Estratégia Vitoriosa

  1. Excelente infográfico, Henrique!
    Para os colegas interessados em aprender mais, tenho grupos de mentoria em gamificação e estou com vagas abertas para o próximo grupo. Basta entrar em contato pelo Facebook, na minha página da Powerlevel Me. 🙂

    1. Opa Márcio! Na parte em que falo sobre os usos e como construir uma gamificação você poderá encontrar informações sobre as possibilidades de implementação no seu blog! 🙂

      Espero que consigamos te ajudar neste processo!

      Grande abraço e sucesso!

  2. Parabéns pelo artigo Henrique!
    Gamificação é um jeito infalível de motivar as pessoas, é da cultura humana!

    Se me permitem, quero deixar aqui modo bem fácil de começar a testar a gamificação em pequenos times: http://opusphere.com/rush

    É um aplicativo que desenvolvemos onde o time se desafia em objetivos de curto prazo, seja em ambiente de vendas, de pesquisa, de estudo… vale o teste, é grátis para equipes pequenas!

    Grande abraço!

    1. Gostei do app Marcel!
      Vejo que ele é bem mais voltado a vendedores.
      Se ele fosse mais flexível para outras áreas seria interessante.
      Estou procurando um para a equipe de suporte técnico por exemplo

    1. Opa Leonardo! 🙂

      A implementação não é inicialmente tão simples, mas as etapas seguintes são mais fáceis e o processo todo se torna mais tranquilo.

      Uma coisa é certa: os resultados são muito bons! 😀

      Forte abraço!

    2. Leonardo,
      Você pode pesquisar esses cases aqui:
      Bottle Bank Arcade – parte do projeto The Fun Theory da Volkswagen, eles fizeram um coletor de garrafas de vidro gamificado.
      Habitica – app para gestão pessoal de tarefas que te transforma num personagem de jogo.
      Superbetter – comunidade, site e app de melhoria pessoal que aplica vários conceitos gamificados.
      Nike Fuel – criado pela nike para gerar pontos conforme o usuário corre usando um tênis e app da marca.
      O Guaraná Antártica gamificou o site deles também (não sei se ainda está assim) e fez parcerias para os visitantes trocarem os pontos por recompensas.

      Se quiser saber mais, eu aplico gamificação aos meus processos de coaching e tenho grupos de mentoria em gamificação, é só entrar em contato. 😉

  3. Olá Henrique.. maravilhoso infográfico. Parabéns!
    E, se eu puder, gostaria de dar uma dica de um próximo post: Como criar página de membros?
    Indicar plugins, etc…

    Abraço,

    Gabriell.

  4. Excelente Conteúdo Henrique.
    Seu material vai me ajudar em um projeto que já estava pensando em utilizar a técnica, caiu com uma luva.
    Pergunta….. Você pode ajudar com o meu projeto?

  5. Parebéns pelo inforgráfico! É uma grande ajuda para mim encontrar um conteúdo desses sobre conceitos de gameficação com boas referências e detalhes importantes sobre os benefícios da técnica. Estou produzindo meu TCC e este assunto será de grande valia já que estou desenvolvendo uma metodologia a respeito do emprego de lógica de programação à matemática para torná-la mais dinâmica e atrativa aos alunos de escolas públicas. Se puder ajudar com próximos posts, gostaria que mostrasse técnicas de como empregar em sala de aula.

  6. Parabéns pelo infográfico, o assunto é bem legal e achei interessantes os mapeamentos de Técnicas, Usos e Motivadores.

    Uma observação: acima de “Usos da gamificação”, o item “Listas de atividades: 24%t”, está sobrando um “t” após a “%”.

    Abraços,

    Albert

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