close

Mais Presença

[Infográfico] Chefe x Líder: Como Gerenciar Sua Equipe Para Alcançar Resultados Surpreendentes

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 24 de novembro de 2016
Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que torna uma pessoa um chefe ou um líder? Qual é a grande diferença?

Uma equipe precisa de uma liderança, alguém que irá tomar a frente dos projetos e orientar todos os envolvidos.

Um chefe pode ser a pessoa responsável pelo trabalho a ser realizado, mas a forma como guia o time por esse processo não é nada saudável, e deixa as pessoas frustradas e estressadas.

O melhor rendimento de qualquer equipe é encontrado através da função de um líder que busca o melhor de cada um dos envolvidos e coloca o projeto e o profissionalismo acima de vaidades pessoais.

Liderar um grupo não é uma tarefa fácil, mas precisamos sempre tomar o cuidado de não cair em maus hábitos que nos tornam o tão odiado chefe.

Todo chefe tem capacidade de crescer para se tornar um líder, e consequentemente melhorar os resultados e satisfação de sua equipe.

Mas para isso é importante identificar as características que são um problema e precisam ser melhoradas.

Para isso montamos para você um infográfico com os principais aspectos de um chefe em comparação a um líder.

Se você identificar comportamentos típicos de um chefe, é bom prestar atenção no seu time e nos seus projetos, pois as chances são grandes de seus funcionários estarem infelizes e o trabalho não estar atingindo o potencial que poderia.

Parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou veja a imagem abaixo para entender as diferenças entre um chefe e um líder.

infografico-chefe-x-lider

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Como Evoluir 6 Anos em Apenas 6 Meses: A Ciência dos Negócios de Alto Crescimento...

Mentoria Evolution

Clique e Leia o Relatório ➜
Mentoria Evolution

Fatos e Estatísticas para Tweetar:

  1. (Tweet) Um chefe coloca-se na posição de superior.
  2. (Tweet) Um líder trata os membros da equipe como iguais.
  3. (Tweet) Um chefe faz fofoca e elege favoritos.
  4. (Tweet) Um líder desaprova fofocas e procura unir a equipe.
  5. (Tweet) Um chefe pressiona e estressa os funcionários.
  6. (Tweet) Um líder motiva a equipe.
  7. (Tweet) Um chefe procura culpados.
  8. (Tweet) Um líder trabalha para corrigir o erro.
  9. (Tweet) Um chefe controla pelo medo.
  10. (Tweet) Um líder conquista respeito e admiração.

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe esse infográfico no seu site:
[compartilhe imagem=”http://viverdeblog.com/wp-content/uploads/2016/11/infografico-chefe-x-lider.jpg” link=”http://viverdeblog.com/chefe-x-lider/” alt=”Infográfico Chefe X Líder”]

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

51 thoughts on “[Infográfico] Chefe x Líder: Como Gerenciar Sua Equipe Para Alcançar Resultados Surpreendentes

  1. O infográfico está bem legal! =) Apresento algumas observações:

    Hitler e Steve Jobs foram líderes para muitos, como também não foram para outros. A percepção de liderança é particular e contextual. Minha linha de pensamento é de que não existem características que definem uma liderança. Uma pessoa pode possuir todos os aspectos mencionados no infográfico e ainda sim, não ser líder em determinado contexto. O momento (carregado dos mais diversos fatores) faz a liderança, e a presença ou ausência das características e dos comportamentos acima mencionados podem potencializar o bom exercício da liderança ou dificultar. Lembrando que a liderança existe tanto para objetivos bons quanto para maus, considerando principalmente a percepção de quem os segue. Dessa forma, Hitler, Steve Jobs e tantos outros foram líderes para alguns e não para outros. Outro ponto é que não curto essa relação de diferença usando o termo chefe, mas é a minha percepção. 😉

  2. Olá, Henrique!

    Adorei o infográfico, mas vc já reparou que não colocou nenhuma imagem de mulheres em situação de poder? Tanto no “chefe” quanto no líder. A única maneira que a mulher aparece é na situação de subordinada e na hora em que vc retrata fofocas no ambiente de trabalho, confirmando um esteriótipo muito mentiroso e injusto.

    Mandei a mensagem só para dar uma refletida e para não cometer as mesmas injustiças nas próximas postagens.

    Se quiser conversar sobre, estou a disposição!

    1. Olá Marina! Obrigado pelo feedback! 🙂

      Fico feliz em saber que gostou do infográfico e entendemos a sua observação. Seu comentário já foi direcionado internamente para nossa equipe de criação. Agradecemos pela oportunidade de perceber uma necessidade de melhoria. 🙂

      Grande abraço!

  3. Bom infográfico!
    Porém a escolha de Steve Jobs como exemplo de líder foi extremamente equivocada. Ele tinha muito mais características de chefe (daqueles bem escrotos) do que de líder.

    1. Sim, a questão é que Hitler pode ser considerado um líder na verdade, pela lavagem cerebral que conseguiu fazer em toda uma nação. Enquanto que o Jobs está muito mais para chefe que ninguém curtia muito de trabalha com. Não tem tudo é o que parece. Só porque você faz coisas boas, não quer dizer que seja um líder e só porque você faz coisas ruins quer dizer que você é chefe. E vice-versa =P

  4. Fala Henrique! Beleza?

    Show de bola este infográfico!!

    Estas boas características de liderança são cada vez mais necessárias para que as equipes possam manter um bom nível de resultados a médio e longo prazo.

    Vemos exemplos em diversas áreas de atuação, onde equipes “chefiadas” até conseguem bons resultados, mas por tempo limitado, apenas no curto prazo!

    Com o passar do tempo, os relacionamentos começam a se deteriorar e mesmo que a equipe e o gestor possuam boa capacidade técnica, fatores externos de comunicação e relacionamento acabam impactando negativamente nos resultados do time…

    Parabéns pela qualidade do conteúdo e pela iniciativa de abordar este tema, ainda visto como tabu por muitas pessoas!

    Abraços!!!

  5. Ser um líder nem sempre foi uma tarefa fácil e preciso entender bem as pessoas. ser um líder não e ser um chefe o chefe manda o líder diz vamos fazer líder ajuda os outros a crescerem o chefe cresce sozinho bom artigo Henrique.

  6. Muito bom HC! Como o Mateus falou logo abaixo, vc e sua equipe também me inspiram a ser cada dia pelo menos 1% melhor… Um tempo atrás fiz um post em meu blog sobre os líderes de sucesso. Vou colocar o código html para compartilhar e enriquecer o material ! Abraaaaços!!

  7. Desculpe mas, você está equivocado com este infográfico, O STEVE JOBS foi o contrário da maior parte do que está aí em cima, no caso do Hitler eu concordo, agora o Steve Jobs? eu também o admiro por ter criado o império tecnológico chamado Apple, mas se você já leu os livros e assistiu os filmes sobre a vida do Steve, vai saber muito bem que: Ele Nunca fez reconhecimento público do talento seus companheiros, Ouvi-los muito menos, Dá créditos aos membros da equipe?, ensinava? você tá de brincadeira.

  8. Excelente infográfico, Henrique! Há muito chefe por aí que precisa (e muito!) refletir suas atitudes para que suas equipes não fiquem perdidas ou desmotivadas. E o infográfico aqui postado já dá uma ótima orientação nesse sentido.

    Parabéns pelo trabalho! Grande abraço e sucesso!

  9. Sensacional HC. O excelente trabalho (como de costume) realizado por você e sua equipe me inspira a cada dia querer me tornar uma referência como você e o VDB! Abraço.

    1. Wooow Mateus! Muito bom receber um feedback como o seu! Em meu nome e da equipe Viver de Blog agradeço por você nos acompanhar e pelo gentil comentário!

      É sempre muito gratificante saber que o trabalho que desenvolvemos gera impacto positivo em quem nos segue! 🙂

      Vamo que vamo! o/

      Grande abraço!

  10. Como sempre Henrique e sua equipe trazem um conhecimento brutal e poderoso.
    Informações precisas, claras e com excelente qualidade visual.
    Fico impressionado sempre que entro aqui…
    Parabéns! Grande abraço

  11. Brutal, mais uma vez a equipa VDB a fornecer informação poderosa e inteligível !
    Muito obrigado Henrique e sua equipa 🙂
    Forte abraço 🙂 !

  12. Achei demais! Já compartilhei até. COMO já fui chefe! E já tive chefes! E graças a Deus pelo acesso ao conhecimento, em uma época em que ser líder é tão imprescindível!

    1. oi Henrique você e muito bom no que faz parabéns pelo seu trabalho seu blog e muito bonito eu gostaria de ter uns botoes de compartilhamento para meu blog eu achei bem legal esse que você tem no seu blog você poderia me dizer onde eu consigo esses botoes

Os comentários estão desativados.

Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

>