close

Mais Presença

[Infográfico] Chefe x Líder: Como Gerenciar Sua Equipe Para Alcançar Resultados Surpreendentes

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 24 de novembro de 2016
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que torna uma pessoa um chefe ou um líder? Qual é a grande diferença?

Uma equipe precisa de uma liderança, alguém que irá tomar a frente dos projetos e orientar todos os envolvidos.

Um chefe pode ser a pessoa responsável pelo trabalho a ser realizado, mas a forma como guia o time por esse processo não é nada saudável, e deixa as pessoas frustradas e estressadas.

O melhor rendimento de qualquer equipe é encontrado através da função de um líder que busca o melhor de cada um dos envolvidos e coloca o projeto e o profissionalismo acima de vaidades pessoais.

Liderar um grupo não é uma tarefa fácil, mas precisamos sempre tomar o cuidado de não cair em maus hábitos que nos tornam o tão odiado chefe.

Todo chefe tem capacidade de crescer para se tornar um líder, e consequentemente melhorar os resultados e satisfação de sua equipe.

Mas para isso é importante identificar as características que são um problema e precisam ser melhoradas.

Para isso montamos para você um infográfico com os principais aspectos de um chefe em comparação a um líder.

Se você identificar comportamentos típicos de um chefe, é bom prestar atenção no seu time e nos seus projetos, pois as chances são grandes de seus funcionários estarem infelizes e o trabalho não estar atingindo o potencial que poderia.

Parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou veja a imagem abaixo para entender as diferenças entre um chefe e um líder.

infografico-chefe-x-lider

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Criar Um Infográfico Memorável Nunca Foi Tão Fácil.

Infográficos Memoráveis

Quero Criar o Meu →
Infográficos Memoráveis

Fatos e Estatísticas para Tweetar:

  1. (Tweet) Um chefe coloca-se na posição de superior.
  2. (Tweet) Um líder trata os membros da equipe como iguais.
  3. (Tweet) Um chefe faz fofoca e elege favoritos.
  4. (Tweet) Um líder desaprova fofocas e procura unir a equipe.
  5. (Tweet) Um chefe pressiona e estressa os funcionários.
  6. (Tweet) Um líder motiva a equipe.
  7. (Tweet) Um chefe procura culpados.
  8. (Tweet) Um líder trabalha para corrigir o erro.
  9. (Tweet) Um chefe controla pelo medo.
  10. (Tweet) Um líder conquista respeito e admiração.

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe esse infográfico no seu site:
[compartilhe imagem=”http://viverdeblog.com/wp-content/uploads/2016/11/infografico-chefe-x-lider.jpg” link=”http://viverdeblog.com/chefe-x-lider/” alt=”Infográfico Chefe X Líder”]

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • O infográfico está bem legal! =) Apresento algumas observações:

    Hitler e Steve Jobs foram líderes para muitos, como também não foram para outros. A percepção de liderança é particular e contextual. Minha linha de pensamento é de que não existem características que definem uma liderança. Uma pessoa pode possuir todos os aspectos mencionados no infográfico e ainda sim, não ser líder em determinado contexto. O momento (carregado dos mais diversos fatores) faz a liderança, e a presença ou ausência das características e dos comportamentos acima mencionados podem potencializar o bom exercício da liderança ou dificultar. Lembrando que a liderança existe tanto para objetivos bons quanto para maus, considerando principalmente a percepção de quem os segue. Dessa forma, Hitler, Steve Jobs e tantos outros foram líderes para alguns e não para outros. Outro ponto é que não curto essa relação de diferença usando o termo chefe, mas é a minha percepção. 😉

  • Olá, Henrique!

    Adorei o infográfico, mas vc já reparou que não colocou nenhuma imagem de mulheres em situação de poder? Tanto no “chefe” quanto no líder. A única maneira que a mulher aparece é na situação de subordinada e na hora em que vc retrata fofocas no ambiente de trabalho, confirmando um esteriótipo muito mentiroso e injusto.

    Mandei a mensagem só para dar uma refletida e para não cometer as mesmas injustiças nas próximas postagens.

    Se quiser conversar sobre, estou a disposição!

    • Olá Marina! Obrigado pelo feedback! 🙂

      Fico feliz em saber que gostou do infográfico e entendemos a sua observação. Seu comentário já foi direcionado internamente para nossa equipe de criação. Agradecemos pela oportunidade de perceber uma necessidade de melhoria. 🙂

      Grande abraço!

  • Bom infográfico!
    Porém a escolha de Steve Jobs como exemplo de líder foi extremamente equivocada. Ele tinha muito mais características de chefe (daqueles bem escrotos) do que de líder.

  • Fala Henrique! Beleza?

    Show de bola este infográfico!!

    Estas boas características de liderança são cada vez mais necessárias para que as equipes possam manter um bom nível de resultados a médio e longo prazo.

    Vemos exemplos em diversas áreas de atuação, onde equipes “chefiadas” até conseguem bons resultados, mas por tempo limitado, apenas no curto prazo!

    Com o passar do tempo, os relacionamentos começam a se deteriorar e mesmo que a equipe e o gestor possuam boa capacidade técnica, fatores externos de comunicação e relacionamento acabam impactando negativamente nos resultados do time…

    Parabéns pela qualidade do conteúdo e pela iniciativa de abordar este tema, ainda visto como tabu por muitas pessoas!

    Abraços!!!

  • Ser um líder nem sempre foi uma tarefa fácil e preciso entender bem as pessoas. ser um líder não e ser um chefe o chefe manda o líder diz vamos fazer líder ajuda os outros a crescerem o chefe cresce sozinho bom artigo Henrique.

  • Muito bom HC! Como o Mateus falou logo abaixo, vc e sua equipe também me inspiram a ser cada dia pelo menos 1% melhor… Um tempo atrás fiz um post em meu blog sobre os líderes de sucesso. Vou colocar o código html para compartilhar e enriquecer o material ! Abraaaaços!!

  • Desculpe mas, você está equivocado com este infográfico, O STEVE JOBS foi o contrário da maior parte do que está aí em cima, no caso do Hitler eu concordo, agora o Steve Jobs? eu também o admiro por ter criado o império tecnológico chamado Apple, mas se você já leu os livros e assistiu os filmes sobre a vida do Steve, vai saber muito bem que: Ele Nunca fez reconhecimento público do talento seus companheiros, Ouvi-los muito menos, Dá créditos aos membros da equipe?, ensinava? você tá de brincadeira.

  • Excelente infográfico, Henrique! Há muito chefe por aí que precisa (e muito!) refletir suas atitudes para que suas equipes não fiquem perdidas ou desmotivadas. E o infográfico aqui postado já dá uma ótima orientação nesse sentido.

    Parabéns pelo trabalho! Grande abraço e sucesso!

  • Sensacional HC. O excelente trabalho (como de costume) realizado por você e sua equipe me inspira a cada dia querer me tornar uma referência como você e o VDB! Abraço.

    • Wooow Mateus! Muito bom receber um feedback como o seu! Em meu nome e da equipe Viver de Blog agradeço por você nos acompanhar e pelo gentil comentário!

      É sempre muito gratificante saber que o trabalho que desenvolvemos gera impacto positivo em quem nos segue! 🙂

      Vamo que vamo! o/

      Grande abraço!

  • Como sempre Henrique e sua equipe trazem um conhecimento brutal e poderoso.
    Informações precisas, claras e com excelente qualidade visual.
    Fico impressionado sempre que entro aqui…
    Parabéns! Grande abraço

  • Brutal, mais uma vez a equipa VDB a fornecer informação poderosa e inteligível !
    Muito obrigado Henrique e sua equipa 🙂
    Forte abraço 🙂 !

  • Achei demais! Já compartilhei até. COMO já fui chefe! E já tive chefes! E graças a Deus pelo acesso ao conhecimento, em uma época em que ser líder é tão imprescindível!

  • Junte-se a mais de 250.000 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    >