close

Mais Presença

[Infográfico] O Que É Marketing Verde e Qual o Impacto dessa Estratégia no Mundo Digital

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 18 de maio de 2017
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você já ouviu falar do Marketing Verde, sabe que é uma estratégia para seus produtos e sua empresa voltada para o meio ambiente, seja reduzindo os impactos negativos ou buscando aumentar os positivos.

Por isso ele é fortemente associado a ações relacionadas a produtos físicos, como reduzir o gasto de papel, reciclar o lixo e usar sacolas retornáveis no supermercado.

Algumas pessoas começam a pensar de uma forma mais ampla quando consideram a taxa das suas emissões de carbono para a atmosfera.

Isso leva, muitas vezes, a buscar soluções digitais para nossas atividades.

Entretanto o trabalho no meio digital também gera impactos no meio ambiente, e precisamos levar isso em consideração ao pensar em como estruturar nossa estratégia.

Pensando nisso montamos esse infográfico para mostrar um pouco mais da importância do Marketing Verde e como ele se relaciona com o mercado digital.

Parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou veja a imagem abaixo para entender a influência do Marketing Verde no seu negócio digital.

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Como ser muito bem pago pelo que você AMA escrever.

Escritor Milionário

Torne-se um Escritor Milionário →
Escritor Milionário

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe esse infográfico no seu site:
[compartilhe imagem=”https://viverdeblog.com/wp-content/uploads/2017/05/Infografico-Marketing-Verde-6.png” link=”https://viverdeblog.com/marketing-verde/” alt=”Infográfico Marketing Verde”]

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • Fala Henrique! Como vai?

    Acho que ouve uma confusão na comparação entre livros físicos e ebooks quando você atribui “1 estrela” ao empate entre a quantidade de energia, água e materiais utilizados (break even) e “3 estrelas” para o caso em que a troca do aparelho é efetuada antes da leitura de 50 livros (antes do break even).

    Não seriam “3 estrelas” para o caso break even e “1 estrela” para o caso de maior impacto, antes do break even?

    Ainda gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo criado, que, sem dúvidas, influenciará milhares de pessoas pelo país, posicionando-as mais a favor dessa causa que julgo ser tão nobre.

    Apesar de sabermos que diversas empresas adotam o Greenwashing, acredito que as organizações que não forem transparentes o suficiente não sobreviverão ao modelo crescente de uma economia circular e um capitalismo consciente, onde a sustentabilidade é defendida não somente na esfera ambiental, mas econômica e principalmente social. De forma que a sociedade cada vez mais defende uma causa / propósito maior, resultando na necessidade das organizações de possuirem estratégias que sejam alinhadas com suas respectivas culturas e não sobreviverão aqueles que não forem “walk the talk”!

    • Opa Matheus! Obrigado por compartilhar com a gente a sua percepção!

      Sobre a transparência, concordo com você que a coerência é fundamental e cada vez mais as pessoas estão ligadas nisso, observando e principalmente cobrando que todas as ações estejam alinhadas ao discurso utilizado! “Walk the talk” totalmente!

      Vamos que vamos! ?

      Forte abraço e sucesso!

      • Show de bola Henrique! Mas continuo enfatizando o erro no infográfico na comparação entre livros físicos e ebooks. Seria interessante corrigir pra não confundir o público!

  • Oi, Henrique, tudo bem?

    O designer de vocês faz cada ícone e imagem dos infográficos ou você baixam os vetores de algum serviço pago?

    Se for a segunda opção, qual serviço usam?

    Um forte abraço.

  • Gostei do infográfico, apesar de ter demorado um pouco a entender a comparação. Rsrs. Eu tenho um Kindle e amo fazer leitura digital e nunca tinha imaginado essa questão do impacto ambiental. Mas eu certamente lerei mais de 50 livros no mesmo Kindle, então tá bom! ?

  • Henrique,

    Seu infográfico ficou muito bom. Após ler seu ebook sobre a importância do conteúdo visual, entendi melhor o motivo de você utilizar tantos infográficos. A imagem dos livros e do ebook reader nesse aqui, deixou isso muito claro.

    Ainda sobre livros, eu penso como o Felipe. Talvez os millennials se adaptem muito melhor aos livros digitais do que nós que fomos acostumados com livros de papel.

    Abraços,

    • Opa Simplicidade e Harmonia! Fico feliz por saber que gostou! Obrigado pelo feedback e por compartilhar com a gente a sua percepção! 🙂

      Gratidão por nos acompanhar e pelos comentários sempre colaborativos!

      Forte abraço!

  • Com relação ao livro, é uma questão difícil. Sou do grupo que prefere a leitura em papel, porque a experiência é muito mais agradável. É muito melhor poder manusear as páginas rapidamente para comparar textos. A percepção visual também é melhor em papel. É cientificamente comprovado que fazer anotações manuais facilita a absorção de conteúdo e o entendimento; muitos gostam de escrever ao longo do livro. E existem técnicas de leitura dinâmica que requerem o uso do dedo sobre o papel para percorrer as palavras; uma régua também ajuda. São elementos que no papel ficam muito mais satisfatórios e produtivos. Penso que nem tudo é tecnologia, como no caso do livro de papel. Tenho livros digitais e de papel, mas só leio digital quando não tenho a versão impressa.

    • Olá Felipe! Sim, muitas pessoas também preferem o livro físico aos meios digitais de leitura, pelos mesmos motivos que relatou. Cada um tem sua experiência então sempre haverá vantagens e desvantagens a considerar em cada opção! 🙂

      Obrigado pela leitura e por enriquecer os comentários com suas percepções!

      Grande abraço e sucesso!

      • Henrique! Há um tempo atrás você publicou um texto sobre storytelling, e comentou sobre um rapaz que contava histórias no youtube se não me engano sobre suas viagens. Eu procurei esse artigo mas não encontrei e queria lembrar o nome desse rapaz que você citou. Agradeço

  • Oi, @viverdeblog:disqus, tudo bem? Que legal você abordar esse tema no seu blog! Eu faço apenas uma observação: embora algumas das empresas citadas de fato façam “Marketing Verde”, é sempre bom lembrar que, na verdade, muitas delas praticam o chamado “Greenwashing”, que na verdade nada mais é do que “maquiar” seus impactos ambientais negativos com um discurso verde ou ações ambientais irrelevantes e de pouco resultado. Mitigar nossa “pegada” ambiental é algo não apenas desejável como necessário, mas isso inclui repensar os modelos de negócio como os conhecemos hoje.

    • Jéssica,

      O que você falou sobre greenwashing me lembrou os casos da Bombril e da VW. Além disso, as 2 empresas ficaram com suas imagens arranhadas perante os consumidores, as multas foram muito altas.

      Em relação a “pegada ambiental”, o consumo com reflexão e não por condicionamento ou impulsividade também são muito importantes. Há vários posts no meu blog que falo sobre esse assunto, sobre o excesso de consumo atual, sobre a preponderância do TER sobre o SER, etc.

      Abraços,

      • Com certeza, @Simplicidade_e_Harmonia:disqus, concordo plenamente!

        Abraços,

  • Fala Henrique! Primeira vez que leio sobre o “Marketing Verde”. Não entendi muito bem a parte do eBook x Livro Físico. Explica melhor =D
    Abraço!

    • Opa Aleson! Obrigado pela leitura!

      Sobre a sua dúvida, considerando fatores como energia, água e materiais, o gasto para produzir um aparelho de leitura digital (como um tablet ou um e-reader) é o mesmo que para produzir de 40 a 50 livros físicos. Já quando pensamos em emissões, é equivalente a 100 livros físicos.

      Esta é a base para a comparação de que se você troca seu aparelho antes de ler 50 livros nele, na verdade não está favorecendo o meio ambiente. Tudo depende de quantos livros você lê. Se trocar de aparelho antes de ler 50 livros é melhor para o meio ambiente ler os livros físicos, mas se você lê 200 livros antes de trocar de aparelho, certamente será melhor o leitor digital.

      Espero que tenha ajudado a compreender melhor! 🙂

      Grande abraço e sucesso!

  • Junte-se a mais de 250.000 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    >