close

Mais Presença

6 passos incrivelmente fáceis para descobrir seu nicho de mercado e construir uma autoridade incontestável na internet

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 10 de maio de 2016
Seu lugar no mercado

Descubra o nicho certo para seu negócio

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Nicho de mercado: você realmente reconhece a importância de definir onde vai focar seus esforços para ter um negócio online de sucesso?

A internet trouxe, tanto para consumidores como para empreendedores, um mundo de possibilidades.

Através da web é possível achar praticamente qualquer tipo de produto ou serviço, em qualquer lugar do mundo, a apenas um clique de distância.

E atuar em um nicho de mercado é basicamente oferecer uma solução “quase perfeita” para um problema de um grupo específico de pessoas. Ou de empresas.

Por seu caráter específico, o volume de vendas em nichos tende ser mais baixo, mas as margens de lucro geralmente são mais altas.

Outra vantagem: grandes empresas e sites não se interessam por mercados de nicho pois não enxergam reais possibilidades de ganhos, deixando o terreno livre para pequenos empreendimentos online.

Pense na grande dificuldade para alguém que está querendo conquistar um lugar de destaque em um mercado de massa, com grandes players já estabelecidos.

Como você esperaria se destacar e alcançar a sua concorrência em um mercado tão amplo?

Produzindo conteúdo sobre absolutamente tudo? Moda, entretenimento, culinária, relacionamentos e saúde?

Ou sendo apenas mais um peixe em um vasto oceano lotado de tubarões?

Será viável começar seu negócio online dessa maneira? Pense a respeito…

Você quer conquistar o seu espaço de destaque e fazer o seu blog, site ou negócio ser reconhecido por seu valor?

Então continue lendo este artigo, para saber mais sobre:

Pense grande e execute pequeno: empresas que começaram atuando em mercados de nicho

nicho-de-mercado-01

O que a maior loja de produtos online do mundo, a Amazon e a enorme rede de hóteis e resorts Marriott têm em comum?

Além de serem negócios bem sucedidos e multi milionários, ambas começaram de forma bastante parecida: como um pequeno negócio focado em um nicho de mercado.

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, criou sua livraria online na garagem de sua casa.

O casal J. Willard e Alice Marriott começou com um pequeno negócio em Washington, especializado na venda de um refresco chamado “Root Beer” (mistura de sorvete de baunilha com refrigerante).

Muito provavelmente nem teríamos ouvido falar dessas empresas se seus fundadores não tivessem começado seus negócios em nichos menores e aos poucos fossem aumentando sua atuação no mercado.

Foram necessários anos, até mesmo décadas para crescer esses impérios e ganhar destaque.

Somente após se consolidar como uma loja online de livros que a Amazon começou a oferecer a mais diversa variedade de produtos que vemos hoje.

E isso quando já tinha dominado o seu nicho inicial e juntado capital suficiente para investir na ampliação do negócio .

Então, mesmo que você queira atuar em um mercado mais amplo, guarde essa lição das grandes: comece pequeno, focado em um mercado de nicho, conquiste seu lugar e só depois suba para o próximo degrau.

As maiores dificuldades em encontrar seu nicho de mercado

nicho-de-mercado-02

Você até compreende e aceita a ideia de que atuar em um mercado de nicho faz sentido e é a melhor maneira de começar a construir sua autoridade no mundo online.

No entanto, pode ser que você ainda pense: será que realmente preciso escolher um nicho de mercado?

Ou posso continuar “falando de tudo um pouco”, já que que me considero um generalista, tenho vários interesses e não tenho conhecimento aprofundado em nenhuma área.

Mas, pense comigo: será que você realmente já não produz ou deseja produzir um conteúdo específico?

Se você já tem um blog, analise tudo que já publicou até hoje. Não reconhece nenhum padrão?

E se você ainda não começou e nem faz ideia do que gostaria de produzir, será que já não possui alguns interesses mais direcionados? É só observar seu estilo de vida, gostos e preferências para enxergar coisas em comum.

Sem dúvidas, escolher um nicho de mercado não é tarefa fácil.

Precisamos levar em consideração alguns fatores como:

  • Seu interesse/paixão pelo nicho de mercado;
  • Seu conhecimento sobre os problemas específicos do nicho;
  • Tamanho e demanda do nicho de mercado.

O grande segredo do sucesso em um nicho de mercado é descobrir quais necessidades não estão sendo supridas em mercados maiores e identificar se as pessoas estariam dispostas a pagar um valor a mais por um produto/serviço que atenda àquela demanda específica.

Inclusive é bastante comum que um nicho seja iniciado por alguém que não encontrou a solução ideal para seu problema e decidiu fazê-la e oferecê-la para quem mais partilhasse das mesmas dores e desejos.

Então, esteja sempre atento ao que está sendo dito nas entrelinhas e quem sabe você não acabará por descobrir verdadeiras minas de ouro praticamente inexploradas.

Isso não significa que você precisa prestar atenção a todo mercado consumidor, mas sim em uma parcela específica dele.

E para descobrir quem é ou será sua audiência, primeiro faça uma segmentação de mercado.

Segmentação de mercado para não errar na escolha do nicho

nicho-de-mercado-03

Quem quer agradar a todos acaba por não agradar ninguém.

Você conhece sua audiência? Ou por quê ela escolhe acessar seu blog, comprar seus produtos ou contratar seus serviços ao invés de optar pelos seus concorrentes?

Mesmo que ainda não tenha audiência, sabe com quem gostaria de se comunicar de forma mais eficaz?

A segmentação de mercado é feita através da divisão do mercado consumidor em grupos com características,desejos e necessidades parecidas entre si e para qual você deseja oferecer alguma solução.

Como vimos no artigo anterior “Como definir o posicionamento estratégico da sua marca e se tornar inabalável no seu nicho de mercado”, os critérios de segmentação mais utilizados são:

  • Segmentação geográfica:local físico onde seu público/audiência se encontra. Pode ser classificado por país, estado, cidade e até mesmo bairro. No mundo online podemos dizer que esse é o critério menos relevante;
  • Segmentação demográfica: inclui características como idade, sexo, classe social, profissão, grau de instrução, religião, raça, nacionalidade e tamanho da família;
  • Segmentação psicográfica: divisão por estilo de vida, personalidade e valores. Muitas vezes dentro de uma segmentação demográfica encontramos diversas subdivisões;
  • Segmentação comportamental: relacionados ao comportamento com relação a um produto ou a seu conteúdo. O quanto seu público conhece do assunto que você escreve, onde procuram por essas informações, conhecimentos, sua atitude, uso e resposta a um produto ou serviço.

Quanto mais você sabe sobre seu público, maiores as chances de produzir algo que seja exatamente aquilo que ele precisa.

E por isso fazer a segmentação de mercado é tão vital, já que facilita o processo de definição de persona.

Definir uma persona, um avatar, alguém que represente as características do público em geral, facilita o processo de entender como “funciona a cabeça do cliente”.

Outra vantagem em fazer uma boa segmentação do mercado é a possibilidade de descobrir oportunidades, novos nichos de atuação, que ainda não estão sendo bem atendidos pelos grandes competidores.

Como fazer uma simples segmentação de mercado para descobrir sua audiência

nicho-de-mercado-04

Vamos supor que você queira iniciar seu blog/site sobre alimentação, um mercado bastante atraente mas ao mesmo tempo também muito concorrido.

As possibilidades de assuntos e abordagens são infinitas, especialmente se você decide apostar em uma postura “generalista” e escrever um pouco de tudo para qualquer pessoa.

Você poderia ensinar receitas a seu público, ou quem sabe publicar conteúdo sobre alimentação vegetariana, dicas de onde encontrar os restaurantes mais renomados do Brasil ou ainda como tornar a cozinha saudável e algo atraente para crianças.

Percebe um problema aqui?

Com quem você está falando? Com jovens universitários que seguem o vegetarianismo, com o público de alto poder aquisitivo de São Paulo ou com mães que querem alimentar melhor seus filhos?

Veja, você ainda está publicando artigos relacionados a seu mercado principal, o da alimentação, mas se seu público não se conecta com o que você publica, por que ele voltaria para ler outros artigos ou se interessaria em comprar algo de você?

E se, ao invés de tentar cobrir todos os assuntos, você decidisse começar a filtrar seu público-alvo, afunilando um pouco a abrangência do seu mercado.

Alimentação – Alimentação saudável.

Ao restringir à alimentação saudável, você conseguirá se comunicar com mais clareza.

Mas ainda assim será um “generalista”, que sabe de tudo um pouco.

E que tal alimentação saudável fora de casa?

Nós sabemos como é difícil se alimentar com qualidade quando temos que comer fora de casa. Um problema que faz parte do dia a dia de muitas pessoas.

Muitas mesmo. Tanto que é possível ser ainda mais específico.

Alimentação saudável fora de casa para universitários.

Nesse ponto já temos uma boa segmentação. E o conteúdo surtirá mais efeito, pois será bem direcionado.

E claro, é possível restringir ainda mais, e escrever sobre alimentação saudável fora de casa para universitários vegetarianos.

Quanto mais segmentado seu público, melhor você conseguirá entendê-lo e oferecer soluções feitas quase sob medida.

Obviamente só será interessante segmentar seu público até um determinado nível enquanto ainda houver demanda. E somente enquanto ainda for possível produzir conteúdos virais.

Descubra o nicho certo para seu negócio
Seu lugar no mercado

Descubra o nicho certo para seu negócio

Passo a passo para encontrar seu nicho para um negócio online rentável

nicho-de-mercado-05

Quando falamos de nichos de mercado online, devemos pensar em dividir nosso público além dos critérios de segmentação de mercado e considerar também o que esse público precisa e busca resolver na internet.

Critérios de segmentação geográfica, por exemplo, podem nem ser tão relevantes, pois posso comercializar serviços e produtos sem as mesmas barreiras geográficas que um negócio físico teria, por exemplo.

Mais importante do que saber a idade, sexo e local de residência de sua possível audiência para descobrir o seu nicho de mercado ideal, é responder a essas perguntas:

  • Quem mais precisa daquilo que tenho a oferecer?
  • Para quem eu gostaria de produzir conteúdo?
  • Quais benefícios posso oferecer para as pessoas através da minha habilidade única?
  • Quem eu já ajudei? (não necessariamente clientes, podem ser amigos, parentes)
  • O que eles têm em comum?
  • Quais desejos, problemas e necessidades das pessoas que ajudei?
  • Qual é o tipo de linguagem mais adequado para esse público: formal ou informal
  • O que irá se conectar melhor com esse público: dicas práticas? Frases inspiracionais? Histórias que geram reflexão?
  • Por que eles devem ler o meu blog ou site?
  • Qual é a proposta única de valor do meu blog ou site?
  • Quais são os maiores sonhos e medos do meu público-alvo?

Tire a atenção do que você considera importante  para ouvir o que as pessoas necessitam.

Não esqueça que você está produzindo conteúdo, gratuito ou pago, não para você, mas sim para sua audiência. Então preste menos atenção no que você pensa ou quer e foque nas outras pessoas.

Permita que sua audiência seja o herói através de histórias memoráveis!

Passo 1: descubra assuntos relacionados ao mercado que deseja explorar

Comece do jeito mais fácil e óbvio: faça uma pesquisa por seu assunto de interesse no Google.

Continuaremos com o nosso exemplo anterior de um blog sobre alimentação.

Vá até o final da primeira página de resultados e perceba que você encontrará outras sugestões de pesquisas relacionadas ao termo pesquisado.

Entre as sugestões encontramos algumas bastante interessantes, como alimentação saudável, alimentação equilibrada e alimentação e saúde.

Veja que somente com essa simples pesquisa já conseguimos identificar assuntos que estão sendo bastante pesquisados e que seriam ótimos mercados para se atuar.

Mas vamos para o próximo passo para verificar a demanda real pelos termos encontrados.

Passo 2: faça pesquisas por termos relacionados ao nicho de mercado

Os-maiores-segredos-da-produção-de-conteúdo(5)

Vamos usar o Google Keyword Planner para descobrir mais palavras-chave relacionadas ao nicho que estamos estudando.

Além de fazer a pesquisa para o termo “alimentação” para garantir uma lista de novas ideias, veja qual o volume de buscas para as palavras encontradas nas buscas relacionadas no final da pesquisa no Google.

Selecione os resultados mais atrativos, com maior pesquisa mensal e menor concorrência.

Mas não tome como base apenas o indicativo no Google Adwords para saber se a concorrência é alta ou baixa.

Faça uma pesquisa em uma Guia Anônima do Google pela mesma palavra-chave mas com a MOZ Bar instalada e descubra o grau de dificuldade para rankeamento.

Anote todos os dados de volume de buscas mensais e concorrência em uma planilha à parte.

Ao escolher em quais mercados pretende aprofundar seu estudo lembre-se que: nichos muito pequenos e com pouca concorrência tendem a não ser lucrativos, pois se ninguém está explorando é possível que não haja público interessado.

Selecione somente os resultados com pelo menos 5 mil pesquisas mensais.

Passo 3: analise a procura pelo termo ao longo do tempo

Os-maiores-segredos-da-produção-de-conteúdo(5)

No Google Trends você irá encontrar gráficos para os termos pesquisados que mostram a frequência de pesquisa através do tempo, globalmente.

A ferramenta fornece a popularidade do termo dividida por cidades, regiões, países e linguagem.

Você pode comparar o volume de pesquisas dentro de algumas opções de condições específicas.

Procure conhecer a flutuação dos termos mais relevantes encontrados na pesquisa feita no Keyword Planner.

Certamente você fará uma boa escolha ao dar preferência aos termos que vêm apresentando um aumento no volume de buscas ao longo do tempo.

Passo 4: procure por problemas sem soluções

nicho-de-mercado-07

O fórum de Perguntas e Respostas do Yahoo é o lugar perfeito para encontrar as maiores frustrações da sua audiência.

Muitas vezes esses usuários não tiveram suas dúvidas respondidas por buscas online e recorrem a fóruns como um “último recurso”.

Se um tópico apresentar algum engajamento você pode estar diante de uma oportunidade de nicho de mercado não explorada.

Passo 5: review de produtos

nicho-de-mercado-08

Se o nicho de mercado que você escolheu for lucrativo, você certamente irá encontrar produtos e serviços sendo vendidos, físicos ou digitais.

Portanto, faça uma busca em sites como Buscapé, Amazon, Lojas Americanas ou quaisquer outros grandes varejistas online.

Faça uma pré seleção dos produtos com alto número de reviews (no mínimo 50) e preste atenção no sentimento das pessoas em relação ao produto que adquiriram.

Estão satisfeitas? Suas expectativas foram atendidas? O que poderia ser melhorado?

Anote todos os insights que parecem importantes.

Este tipo de pesquisa irá revelar as brechas do mercado, que serão melhor atendidas por empresas de nicho.

Repita a busca por produtos, mas dessa vez para os digitais, no Hotmart.

Procure pelos produtos mais vendidos, de preferência aqueles que atingiram 150 graus na área que você quer atuar.

Passo 6: leia comentários em blogs e sites

nicho-de-mercado-09

Faça uma busca por sites e blogs que já possuem posição de destaque em seu nicho de mercado.

O que seus leitores estão dizendo? Sentem falta de algo?

Também anote todas essas impressões.

Sendo esses seus maiores concorrentes não se limite apenas ao site. Vá explorar as redes sociais desses blogs. E leia atentamente cada comentário.

Você pode conseguir uma dica preciosa.

O sucesso de seu negócio online em um nicho de mercado depende de basicamente 3 fatores:

  • O tamanho do nicho (muito pequeno, pouca lucratividade);
  • O grau de concorrência (pouca concorrência pode indicar que não há oportunidade);
  • Sua habilidade para se tornar uma autoridade respeitada em seu nicho de mercado.

10 dicas para se tornar uma autoridade em seu nicho de mercado

nicho-de-mercado-10

Entregar valor através de seu site ou blog e estabelecer sua autoridade no seu nicho de mercado é mais que uma obrigação; é a base do marketing digital.

Mesmo que você esteja apenas começando em seu nicho de mercado, saiba que sim, é possível, fazer com que sua audiência perceba você como uma autoridade no assunto.

Não espere conseguir aumentar seus seguidores, sua lista de emails e concretizar vendas de seus produtos sem ao menos ser respeitado por sua audiência.

Isso não vai acontecer.

Ao se tornar uma autoridade, as pessoas vão ouvir o que você tem a dizer.

Além de se tornarem mais interessados em conhecer a sua história. Por isso não deixe de elaborar uma página “Sobre” para seu site ou blog.

E vão acreditar em sua palavra e seguir suas recomendações. Porque confiam em você.

E claro, porque você mereceu ganhar essa confiança.

Estabelecer autoridade em um nicho ou até mesmo sub-nicho de mercado é infinitamente mais rápido do que tentar fazer a mesma coisa em um mercado não segmentado.

Quanto menor o nicho, mais você conseguirá entender os anseios de seu público, será mais fácil estudar sobre o assunto e assim produzirá muito mais conteúdos de qualidade na área.

E por qualidade de conteúdo podemos entender:

  • Conteúdo detalhado e aprofundado. Esqueça textos rasos, de 500 palavras ou menos;
  • Temas bem pesquisados;
  • Conteúdo difícil de ser encontrado em seu nicho com o mesmo grau de qualidade.

Portanto, seu dever como proprietário de um blog, negócio ou site é criar algo no estado da arte, com o objetivo de encantar as pessoas ao ponto de elas falarem sobre você naturalmente.

Quer se tornar uma autoridade em seu nicho? Então não ignore essas 10 dicas:

  1. Saiba como você quer ser visto por seu público em comparação a seus concorrentes;
  2. Identifique os blogs, sites e influenciadores mais populares de seu nicho de mercado. Estude tudo a seu respeito, desde o design do site, cores utilizadas, estilo de escrita, quais os artigos mais populares, que tipo de material produzem ou se são conhecidos por usar alguma gíria ou expressão próprias;
  3. Para ser um especialista em um assunto você só precisa saber mais do que a maioria das pessoas sabe. E isso não é um feito tão difícil de conquistar, basta estudar seu nicho (e não falo de anos e anos de estudo);
  4. Seja pessoal ao escrever seu texto. Converse com seu leitor, use bastante a palavra”você”, pois isso irá aumentar a conexão entre você e sua audiência e os encorajará a comentar e participar;
  5. Use dados, números e estatísticas para embasar seus argumentos. Você, automaticamente estará acrescentando valor e aumentando sua credibilidade;
  6. Faça uso de palavras assertivas, dê instruções e diga o que seu leitor deve fazer em seguida, através de calls to action. Quando você passa confiança e assertividade as pessoas tem maior tendência a seguir seus conselhos;
  7. Se você produzir conteúdo sobre o qual não possui tanto conhecimento, use citações de experts na área para adicionar valor a seu material;
  8. Apresente suas melhores métricas para sua audiência: número de inscritos em sua lista de email, depoimentos de nomes influentes em seu nicho de mercado a respeito do seu trabalho ou número de visitas orgânicas mensais do seu blog.
  9. Se você palestra ou participa de eventos importantes em seu nicho não hesite em tirar fotos. Aliás, aparecer ao lado de pessoas de sucesso em seu mercado automaticamente aumenta sua credibilidade;
  10. Comece a coletar provas de sua autoridade. Tente conseguir o testemunho de alguém relevante em seu mercado sobre seu trabalho. Ou mesmo que você ainda não tenha vendido nenhum produto ou serviço, peça para seus amigos contarem como você conseguiu, com sua habilidade única, ajudá-los a resolver algum problema.

Se você pretende ser uma autoridade e conquistar o sucesso com seu blog ou site, precisa dominar a arte da persuasão e aumentar seu poder de influenciar pessoas. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo.

Descubra o nicho certo para seu negócio
Seu lugar no mercado

Descubra o nicho certo para seu negócio

Fatos e estatísticas para Tweetar

  1. (tweet) O grande segredo do sucesso em um nicho de mercado é descobrir quais necessidades não estão sendo supridas.
  2. (tweet) A segmentação de mercado é feita através da divisão do mercado consumidor em grupos com características,desejos e necessidades parecidas.
  3. (tweet) Quanto mais segmentado seu público, melhor você conseguirá entendê-lo e oferecer soluções feitas quase sob medida.
  4. (tweet) Tire a atenção do que você considera importante para ouvir o que as pessoas necessitam.
  5. (tweet) Ao se tornar uma autoridade, as pessoas vão ouvir o que você tem a dizer.

E se você prefere conteúdos visuais, clique aqui embaixo para assistir o vídeo que está em nosso canal do YouTube:

Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal no YouTube para ver mais vídeos

Conclusão: aposte em um nicho de mercado lucrativo e alcance o sucesso

nicho-de-mercado-11

Não importa se você está começando agora na jornada rumo ao descobrimento de sua habilidade única ou se já vem trilhando esse caminho.

Lembre-se: nenhuma decisão precisa ser definitiva. Você pode moldar sua história de acordo com o que desejar.

Portanto, não desanime.

Se encontrar obstáculos em seu caminho, desvie, passe por cima, mas siga até chegar exatamente onde sempre sonhou.

Comece fazendo o necessário; depois faça o possível; e de repente você estará concretizando o impossível – Francisco de Assis

É hora de conquistar seu lugar no mundo.

Livre-se de todas as suas crenças limitantes e acredite que você pode ir longe.

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade