Mais Blog

Os impressionantes benefícios da meditação para controlar o estresse, melhorar a saúde e alcançar a alta performance (comprovados cientificamente)

banner-beneficios-da-meditacao

Quem pratica regularmente, já conhece muito bem os benefícios da meditação.

Mas para muitos esta ainda é uma prática desconhecida ou que não faz parte da rotina.

E se você ainda não pratica pode estar desperdiçando muito do seu potencial!

Márcia é uma mulher bastante atarefada. Divide seu tempo entre a gestão de sua agência de publicidade, seus dois filhos pequenos e um mestrado em uma das universidades mais conceituadas do país.

Quem olha de fora não consegue entender como ela consegue dar conta de todos seus compromissos e ainda manter o bom humor e a disposição. E sem perder prazos e desapontar seus clientes ou sua família.

Mas nem sempre foi assim!

Há meses atrás, para ela era normal acordar cansada, explodir com seus funcionários ou com os filhos e negligenciar sua saúde.

A transição para um comportamento equilibrado só aconteceu após um momento delicado: um infarto que quase custou sua vida!

O seu médico na época sugeriu que Márcia mudasse completamente seus hábitos e adotasse uma nova prática para auxiliar no controle do estresse: a meditação.

A princípio ela não conseguiu entender como sentar em um local silencioso, fechar os olhos e prestar atenção na respiração poderia ajudá-la a lidar com a ansiedade e o nervosismo. Fato tão constante em seu dia a dia.

O começo foi bastante tumultuado, difícil e ela chegou a pensar em desistir. Mas ela decidiu continuar.

Aos poucos foi vendo pequenas mudanças acontecendo, tanto no seu humor quanto no seu nível de produtividade

Na verdade, sua vida continuou sendo a mesma correria de antes. Com mil compromissos e uma agenda bastante conturbada.

Ainda assim, não só ela, mas também as pessoas que a cercavam, começaram a conviver com uma pessoa muito mais paciente, tranquila e feliz.

Alguém que vive todo o seu potencial, antes escondido.

A Márcia, personagem desta história, não existe.

Mas garanto que você deve conhecer alguém muito parecido com ela. Ou talvez até você mesmo(a) se identifique com a descrição que fiz acima.

E seja para a Márcia ou para você, os benefícios da meditação estão disponíveis para quem quiser. Basta começar a praticar!

Ficou curioso(a) para conhecer os benefícios da meditação? Então continue lendo este artigo para aprender mais sobre:

Gostou do que está por vir? Então compartilhe com seus amigos e vamos juntos promover mais saúde, mais performance e mais felicidade através da meditação.

Meditação é a nova moda?

beneficios-meditacao-001

A palavra “meditação” vem do latim “meditatum”, que significa ponderar. A primeira vez que o termo foi utilizado foi pelo Monge Guigo II, no século 12.

Os primeiros registros da prática eram geralmente associados a um contexto religioso. Especialmente em alguns registros pré-históricos, onde as civilizações mais antigas entoavam mantras e entravam em uma espécie de êxtase durante os rituais de oferenda para seus deuses.

Escrituras na Índia sugerem que a forma de meditação mais próxima do que conhecemos hoje surgiu há cerca de 3 mil anos antes de Cristo.

Com o passar do tempo, a prática se espalhou pela Ásia.  E foi sofrendo pequenas transformações ao ser adotada por diversas religiões como o Budismo, o Hinduísmo e o Judaísmo.

Apesar dos métodos serem diversos, o objetivo da meditação era um: entrar em contato com a essência e evoluir.

Durante muito tempo, a meditação ficou restrita a países orientais.

Somente no século 20  a meditação foi popularizada nos Estados Unidos por Paramehansa Yogananda, guru indiano que definiu como propósito de vida difundir a prática no Ocidente.

Como a meditação ganhou tanta popularidade

beneficios-meditacao-002

Hoje, se você não pratica meditação com regularidade, certamente conhece alguém que é adepto.

São inúmeras academias de Ioga e escolas de meditação espalhadas por todo lugar. O que faz parecer que meditar é apenas uma modinha para parecer “cool“.

Mas nem sempre foi assim.

A princípio houve uma grande resistência à prática da meditação no Ocidente. Tanto pela sua associação com religiões não praticadas no Ocidente, quanto pela crença de que para praticar seria necessário se isolar do mundo. Exatamente como os monges budistas.

Foi somente a partir de 1960 que os benefícios da meditação começaram a ser seriamente estudados por pesquisadores como o professor de Harvard, Dr Hebert Benson.

Em 1967,  ele descobriu que pessoas em estado meditativo usavam cerca de 17% menos oxigênio. Além disso,  apresentavam menor pressão sanguínea e aumento na produção de ondas cerebrais. Essenciais para  ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Os benefícios da meditação foram validados pela ciência através de inúmeros estudos.

Assim, a prática foi sendo adotada por celebridades como os Beatles na década de 70. E mais tarde, já nos anos 90, por atores de Hollywood, atletas de alta performance e empreendedores.

Ao invés de focar apenas no desenvolvimento espiritual, a meditação passou a ser utilizada como ferramenta para promover o relaxamento, obter mais saúde e afiar a mente.

Provando que veio para ficar.

Mas o que é meditação exatamente?

beneficios-meditacao-003

Se você perguntar a qualquer pessoa o que é meditação, ela certamente saberá responder.

No entanto, você vai ouvir respostas como: “sentar de pernas cruzadas”, “fazer silêncio” e “não pensar em absolutamente nada”.

Mas eu pergunto: você já tentou não pensar em nada?

Se ainda não tentou, eu garanto, é uma missão impossível!

Meditar nada tem a ver com esvaziar a mente de pensamentos. No mínimo você teria que pensar para não pensar : )

Mais do que isso, a meditação é um exercício de foco e concentração que promove relaxamento físico e equilibra o psicológico de quem pratica.

Algumas linhas de meditação usam mantras como instrumento para entrar no estado de flow, enquanto outras focam em apenas observar a respiração.

Nossa mente, especialmente em um mundo cheio de estímulos, tende a desfocar rapidamente.

E durante a prática da meditação, principalmente se você está iniciando, isso também acontece com bastante frequência.

Uma lição que aprendi quando estava ainda começando minha prática diária de meditação, foi justamente prestar atenção na minha respiração.

E toda vez que percebia minha mente divagando para outros pensamentos, voltava minha atenção à respiração.

Com treino, você consegue se concentrar cada vez mais facilmente e por mais tempo.

Mas se ainda assim parece impossível, deixe os pensamentos fluírem pela sua mente. Porém seja apenas um observador; não julgue e não se envolva, apenas deixe que passem.

Você vai começar a perceber que conseguir usufruir dos benefícios da meditação não é nem de longe tão difícil como contaram para você.

Mindfulness: a meditação do ponto de vista da ciência

beneficios-meditacao-004

Você conhece o termo “Mindfulness” ou Atenção Plena?

Pois a popularidade da meditação que vemos hoje tem muito a ver com o conceito de Mindfulness.

O novo tipo de meditação separou, de uma vez por todas, a parte mística e religiosa da prática vinda do Oriente. E decidiu focar somente nas descobertas científicas sobre os benefícios da meditação.

O Mindfulness não usa mantras, não tem a intenção de elevar o espírito e nem de ser uma maneira de encontrar Deus. Não está ligada ao budismo, hinduísmo ou taoismo, já que não leva em consideração o lado religioso.

O foco está em prestar atenção às sensações do corpo. Em especial à respiração para assim interromper a bagunça de pensamentos desordenados e acalmar a “monkey mind“, ou seja, a mente lotada de pensamentos desordenados.

Atualmente é usada em hospitais, clínicas, escolas, bases militares, em treinamentos de atletas de elite e em empresas.

O médico americano Jon Kabat-Zinn criou um programa chamado “Redução de estresse com Mindfulness em 1979. O intuito era tratar de pacientes com dores crônicas que não respondiam aos tratamentos convencionais.

Apesar dele ter usado como base seus conhecimentos prévios em meditação e Ioga, a espiritualidade e nem a religião foram considerados requisitos básicos para iniciar a prática.

Se você quiser começar a usufruir dos benefícios da meditação Mindfulness, você não precisa de mais nada além da atenção plena.

Benefícios da meditação para a saúde

beneficios-meditacao-005

Mais do que uma prática religiosa ou mística, hoje a meditação é prescrita por médicos.  Sua aplicação vai desde o tratamento auxiliar em casos de dores persistentes, doenças crônicas como hipertensão e diabetes e até mesmo para tratamento de diversos tipos de câncer.

Existem centenas de estudos para embasar os benefícios da meditação na saúde.

O estudo feito pela Unifesp, em parceria com o Hospital São Matheus, contou com um grupo de 140 idosos praticando meditação por 2 meses, 2 vezes por semana.

Metade dos participantes que seguiu a risca a prática da meditação duas vezes por semana e relataram resultados bastante significativos:

  • 71,19% relataram melhorias na postura;
  • 64,41% afirmaram estar respirando melhor;
  • 62,71% conseguiram aumentar a disposição;
  • 57,63% experimentaram redução de dores físicas
  • 45,76% tiveram melhorias em doenças crônicas (junto com o tratamento convencional);
  • 37,29% relataram mudanças no hábito intestinal.

A meditação também pode ser um alívio para uma das dores mais chatas que existem: a dor de cabeça.

Segundo o estudo da Universidade de Harvard, 19 pessoas que sofriam com crises de enxaqueca constante começaram a meditar, por 8 semanas.

Os resultados foram animadores: a dor foi ficando menos intensa e as crises mais curtas. O que não dispensou totalmente a necessidade de aliar aos remédios para este tipo de dor.

Meditar é algo completamente natural para o nosso corpo.

Se você seguir uma prática correta, a tendência é que seu organismo faça uma espécie de autocura. Irá livrar sua mente do estresse e da ansiedade, dois fatores responsáveis pelo aparecimento de diversas doenças.

Você está sentindo dificuldade de começar ou manter a prática da meditação diária? Então não deixe de clicar aqui embaixo para conhecer as 15 dicas que funcionaram para mim e que com certeza vão ajudar você também.

banner-beneficios-da-meditacao

Benefícios da meditação contra o envelhecimento

beneficios-meditacao-006

Além de dar um up na sua saúde no geral, a meditação pode deixar você mais jovem e mudar a forma do seu cérebro.

Dependendo das áreas que ativamos ao longo da vida, o cérebro possui a capacidade de aumentar ou encolher algumas regiões.

Essa flexibilidade explica o por quê da meditação realmente interferir no formato do órgão (e logicamente em suas capacidades).

Com o passar dos anos, o córtex cerebral, aquela parte que você e eu tanto usamos para criar ideias e guardar memórias, vai diminuindo.

Você começa a esquecer onde deixou a chave do carro, de tomar seu remédio pela manhã…

Mas a neurocirurgiã do Hospital Geral de Massachusetts, Sara Lazar, descobriu em um estudo com praticantes de meditação versus não praticantes dados bastante interessantes.

A região do córtex pré-frontal de praticantes de meditação que já haviam passado dos 50 anos tinha a mesma quantidade de massa cinzenta de jovens de 25 anos!

Em seguida, a pesquisadora realizou um segundo estudo. Dessa vez com pessoas que nunca haviam praticado meditação, para verificar se a prática realmente aumentava a densidade da massa cinzenta.

Depois de 8 semanas, o grupo que meditou regularmente apresentou aumento em áreas do cérebro que regulam a capacidade cognitiva, a memória e as emoções.

Além de uma mente muito mais jovem. E isso em apenas 8 semanas!

Um cérebro mais jovem e menos estimulado é o primeiro passo para a alta performance.

Benefícios da meditação para a alta performance

beneficios-meditacao-007

Manter a mente concentrada e focada é pré-requisito para quem deseja atingir o máximo de resultados possível.

Mas confesso que nem sempre foi fácil manter minha mente clara e sem pensamentos aleatórios. O que vivia atrapalhando minha produtividade.

Só depois que comecei o projeto de meditar por 365 dias que percebi que estava, literalmente, jogando tempo fora ao me distrair com coisas sem nenhuma importância.

A mente desfocada pula de um pensamento para outro. Além disso, mistura lembranças do passado com idealizações de futuro e, principalmente, nos tira do momento presente.

Você vive o ontem e o amanhã, mas o hoje fica esquecido, dando espaço para procrastinação. E se você sofre com esse problema, sabe o quanto pode ser frustrante viver deixando planos importantes para amanhã.

Eu descobri, por experiência própria que um dos benefícios da meditação é o aumento da alta performance.

No entanto, uma pesquisa feita pelo departamento de psicologia da Universidade de Santa Bárbara comprovou que, em apenas algumas semanas, a meditação melhorou a capacidade de concentração e de memória dos participantes.

Além de proporcionar uma mente atenta, um dos benefícios da meditação é a melhora da criatividade e da capacidade de inovar.

Como a meditação exige que você preste atenção aos pensamentos que surgem, mas de uma forma não caótica, ajudando até mesmo em episódios de bloqueio criativo.

É mais fácil olhar para aquelas ideias que surgem ao “acaso” mas que podem vir a gerar um imenso valor para sua vida, seu trabalho ou seu negócio.

Para entender o mensurável, a mente precisa estar extraordinariamente quieta, parada – Jiddu Krishnamurti

A meditação traz um benefício que é essencial para uma comunicação efetiva em nossa dia-a-dia: a clareza. Até falei um pouco a respeito nesse vídeo aqui embaixo:

Grandes empreendedores também reconhecem os benefícios da meditação

beneficios-meditacao-008

A vida de um empreendedor não é nada fácil. Lidar com riscos, alta carga de trabalho e gerenciar pessoas são tarefas que exigem muito do nosso físico e da mente.

Para conseguir ser bem-sucedido e manter a mente clara e criativa, muitos empreendedores estão aproveitando os benefícios da meditação.

Uma prática que não leva mais que alguns minutos é ideal para quem não tem tempo a perder e um dia a dia lotado de compromissos.

Steve Jobs, dono de uma das mentes mais inovadoras que o mundo já viu, começou a praticar meditação em 1973, antes mesmo da criação da Apple.

Pioneiro não só nos negócios mas também na maneira de expandir sua consciência e usar sua criatividade, Jobs acreditava que, ao meditar, estaria mais aberto a ouvir sua intuição. E claro, estar mais presente no momento.

Além de Steve Jobs, outros notáveis empreendedores como a apresentadora Oprah Wifrey, Arianna Huffington, presidente do Huffington Post Group e Pat Flynn, autor do blog Smart Passive Income, são adeptos da meditação como forma de aumentar seus resultados.

E não só empreendedores decidiram praticar meditação para aumentar sua performance nos negócios.

Grandes empresas como Google, Ford e General Mills também passaram a ensinar seus funcionários a formar grupos de meditação e praticar em intervalos no trabalho.

O interesse das empresas vem das mudanças favoráveis para seus negócios trazida pela mudança interna dos seus colaboradores, como o aumento na velocidade da tomada de decisão e maior produtividade.

Mas como já vimos, os benefícios da meditação transcendem o mundo dos negócios e promovem transformações em todos os aspectos da vida de quem pratica.

Seja para melhorar o relacionamento com seus familiares ou colegas de trabalho, não se estressar com o trânsito ou ter mais paciência com o cachorro do vizinho que não para de latir, a meditação pode ser um santo remédio.

Você está sentindo dificuldade de começar ou manter a prática da meditação diária? Então não deixe de clicar aqui embaixo para conhecer as 15 dicas que funcionaram para mim e que com certeza vão ajudar você também.

banner-beneficios-da-meditacao

Conclusão

beneficios-meditacao-009

Eu decidi escrever sobre os benefícios da meditação porque realmente senti mudanças profundas em minha vida.

A melhor coisa da prática é que ela é acessível a todos. Você não precisa comprar nenhum equipamento especial. Não precisa fazer cursos. Nem dedicar horas e horas do seu dia para ter acesso aos resultados.

É incrível como apenas 15, 20 minutos pela manhã podem mudar todo o seu dia, sua semana e até sua maneira de enxergar a vida.

Mas se você ainda sente que meditar não é uma tarefa fácil e precisa de ajuda para começar a mudar sua realidade, não deixe de conhecer o curso Meditar Transforma, da Amanda Dreher. Com apenas 8 minutos por dia você já conquista resultados impressionantes.

Agora eu quero saber de você. Se você medita, conte aqui nos comentários quais os maiores benefícios da meditação na sua vida.

Se ainda não começou a praticar, o que está impedindo você de experimentar todo seu potencial e descobrir um futuro memorável?

Você deseja aprender a produzir conteúdos memoráveis 2 vezes mais rápido e com 10 vezes mais poder de viralização e vendas, mesmo que você não tenha o dom da escrita? Conheça o curso de produção de conteúdo do Viver de Blog. Clique aqui embaixo e saiba mais!

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

vive exclusivamente de blog desde seus 23 anos e quer ajudar você a Viver de Blog também. Saiba mais aqui →

  • Ceiça

    Parabéns pelo artigo, Henrique! A poucos meses comecei nesse mundo digital e venho acompanhando seu trabalho e, realmente, seu Blog é uma obra de arte, pelo cuidado com que ele é feito e principalmente pelos conteúdos de grande valor que entrega a sua audiência e, sem dúvida, a palavra que melhor define tudo isso, é sim “Memorável”. Falando desse artigo especificamente, apesar de não praticar com a frequência que eu gostaria, já li muito a respeito de meditação e por tantos relatos que já vi e ouvi, acredito que ela é uma fonte inesgotável para quem decide com firmeza expandir seu potencial e alcançar uma qualidade de vida antes, inimaginável. Abraço.

    • Opa Ceiça! Obrigado pelo feedback! Fico muito feliz que nos acompanhar e goste dos nossos conteúdos! o/

      Quanto à meditação, recomendo que experimente! Acredito que gostará bastante dos resultados!

      Abração! 😀

  • Leonardo Polak

    Excelente Henrique!
    Artigo bem completo e com informações bem precisas.
    Ao meu ver, apenas faltou algumas dicas de como começar a meditar. Talvez alguns aplicativos ou vídeos no youtube que você recomenda.
    De qualquer forma, os meus parabéns pelo conteúdo!!

    • Opa Leonardo! Eu que agradeço pela leitura! Que bom que gostou!

      Obrigado também pela sugestão!

      Abração! 🙂

  • Atos Pedro

    Penso eu que o uso da meditação é base para uma decidir corretamente os passos em que devo prosseguir para o sucesso. Parabéns pelo ótimo artigo.

    • Com certeza, Pedro! Ela favorece seu equilíbrio interior e em consequência, as decisões tomadas serão muito mais equilibradas também! 🙂

  • Gerson Herbele

    Parabéns, HC, excelente post, se todas as pessoas meditassem, teríamos um mundo mais tolerante e menos egoísta, com certeza a meditação nos ajuda a ser pessoas melhores!

    OBS: ( o banner do ebook com 15 passos) não está Linkando, ok! Sucesso!!!

    • Gabriel Jacoby

      Ao clicar ele abre um popup Gerson. Abre sim.

    • Opa Gerson! Que bom que gostou! Se todos meditassem teríamos um mundo certamente muito melhor!

      Obrigado! Abração e sucesso! 🙂

  • Franciele Priebe

    Olá Henrique! Gosto muito dos seus artigos, mas confesso que nenhum me chamou tanto a atenção como este! Não sou adepta a esta prática(ainda?), talvez porque tinha muitas crenças a respeito pelo fato de ser evangélica. Acompanhei a High Stakes Week e fiquei bem instigada para começar a praticar, mas ainda sentia que algo me bloqueava. E agora percebo que era apenas falta de informação. Grata por compartilhar seus conhecimentos! Estou pronta para praticar e ver os resultados. Grande abraço.

    • Nossa Franciele! Que bom receber um comentário como o seu! Fico muito feliz por ter ajudado você a aprender mais sobre este importante recurso e por saber que agora irá se permitir experimentar!

      Espero que goste bastante, e que os resultados sejam maravilhosos pra você como são pra mim! 😀

      Abração! 🙂

  • Lutchy

    Boa tarde Henrique,
    Eu comecei a meditar há quase um mês e estou começando a sentir os benefícios. A qualidade do meu sono melhorou significativamente. Com o tempo, creio que a minha concentração no trabalho vai aumentar também.
    Parabéns pelo texto!

    • Olá Lutchy! É isso mesmo, as melhorias que começamos a vivenciar nos estimulam a meditar cada vez mais e melhor!

      Obrigado pelo comentário!

      Abração! 🙂

  • William Câmara

    Excelente artigo Henrique!
    Grande abraço

    • Opa William! Obrigado pelo comentário! Que bom que gostou!

      Abração e sucesso! 😀

  • Rogério Peixoto

    Opa! Excelente material Henrique! Parabéns!
    Sou praticante de meditação faz 5 anos e sinto na pele os benefícios! Já passei por experiências incríveis praticando Vipassana (que oferece alguns centros pelo Brasil e diversos espalhados pelo mundo).
    E há outras formas de meditação que vão além da Mindfulness, que é muito boa também (todas são).
    Eu, por exemplo, pratico a Meditação com Tapping (e você pode saber mais sobre isso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dEu6oZxeu3c )
    O ideal é manter-se atuante na prática, mesmo que por alguns poucos minutos diariamente!
    Grande abraço!
    #experimenteapaz

    • Rogério Peixoto

      Desculpe pela imagem. Achei que ia apenas o link para saber mais sobre a Meditação com Tapping.

    • Olá Rogério! Obrigado por compartilhar com a gente a sua experiência e pela sugestão de informação adicional! 🙂

      Vamo que vamo!!! Tão importante quanto começar é perseverar e permanecer na prática da meditação diária!

      Abração! Sucesso pra você! 😀

  • Alex Yogoro

    Obrigado pelo ótimo texto, Henrique! Estou iniciando a prática de meditação e realmente percebo vários benefícios. Torço para que muitas pessoas possam experimentar e adquirir este hábito. Aproveito para dizer que os princípios e benefícios do estado meditativo podem ser experimentados não apenas sentado em silêncio, mas em diversas situações do cotidiano, como em um ônibus a caminho do trabalho, em uma caminhada ao ar livre, ou durante sua refeição. Para começar, basta estar focado no momento presente, relaxar suas tensões físicas (a testa franzida e os ombros, principalmente!), sentir sua respiração, sentir o clima ao seu redor e acalmar os pensamentos.

    • Boa Alex! Que bom que já começou a praticar e principalmente, a sentir os benefícios na sua vida!

      Obrigado pelo comentário e por compartilhar sua experiência com a gente!

      Abração! 😀

  • ROSANGELA CUSTODIO RIBEIRO ANI

    Maravilha, veio no momento exato que eu preciso! estava tentando encontrar um jeito de descansar a mente, controlar tantos pensamentos que me desconcentram, me tiram do foco…pronto, meditação foi o bálsamo que eu precisava. Obrigada Henrique, a sua gentileza em sempre compartilhar conosco coisas boas, é memorável!

    • Que bom Rosangela! Fico muito feliz por saber que este artigo te ajudou e que a meditação te proporcionará melhora no seu descanso mental! Desejo que fique muito bem e que consiga sentir os resultados incríveis que ela te trará!

      Obrigado por acompanhar nossos conteúdos! Abração! 😀

  • Adriana Berti Costa

    Henrique, muito bom o artigo. Também senti falta das dicas, livros e de apps para iniciar a prática!

    • Olá Adriana! Fico feliz que tenha gostado do artigo! Espero que possa praticar o quanto antes e sinta os muitos benefícios que ela nos traz!

      Sobre opção de app, uma boa possibilidade o Headspace! Talvez você goste! 🙂

      Abração!

  • Gabriel Jacoby

    Excelente Henrique, como sempre.

  • Fabíola Inajá

    Olá Henrique! Parabéns pela qualidade do conteúdo.
    Minha prática é recente, contudo já noto melhoras significativas na postura, aumento de foco, concentração, criatividade e resiliência emocional.
    Os benefícios parecem surreais, dada a simplicidade de execução, o ínfimo desprendimento de tempo e o pequeno- ou nenhum- investimento financeiro.
    De fato, a meditação tem contribuído no reconhecimento e promoção de momentos memoráveis durante o dia.
    Obrigada por compartilhar conosco essas informações!

    • Olá Fabíola! Obrigado pelo comentário!

      A meditação realmente nos traz muitos benefícios! Fico feliz que tenha começado a praticar e te asseguro: você vai descobrir e perceber cada vez mais mudanças positivas na sua vida!

      Abração! 🙂

  • Iranilde Moreira Xavier

    Artigo super interessante. Vou começar a meditar, os benefícios que você, Henrique, menciona são incríveis. Parabéns.

    • Olá Iranilde! Obrigado pelo comentário!

      Desejo que goste e que os resultados sejam maravilhosos pra você como são pra mim!

      Abração! 😀

  • Priscila Yukie Sakahara

    Saudações Henrique!
    Artigo leve, completo e super bem escrito!
    Pratico meditação desde 2010 e posso dizer com certeza que houve uma grande melhora na minha qualidade de vida.
    A mente ansiosa, insegurança e inquieta foi se dissipando e aos poucos me vi focada, mais saudável, criativa e feliz!
    Além de meditar diariamente em casa, pratico todas as sextas-feiras na Happy Science de São Paulo e uma das minhas paixões é atuar como instrutora de um método chamado Movimento Perfeito (acredito que você vai gostar: movimentoperfeito.com.br)
    Gratidão por divulgar essa prática às pessoas através de seu artigo!
    Que essa cultura de compartilhar ações e práticas benéficas se expanda!
    Abraços e sucesso,

    Priscila Yukie Sakahara

    • Woooow Priscila!!!! Que bacana seu comentário e sua experiência! Fico muito feliz que tenha tido resultados tão bons com a meditação! Ela realmente transforma as pessoas e traz melhorias muito possibilitadoras!

      Obrigado também pela leitura e por reforçar nossa ideia de mostrar como ela é um recurso tão valioso!

      Abração e sucesso pra você também! 😀

  • Ótimas dicas Henrique. Tenho muita vontade de começar com a meditação porem sempre me pego adiando rsrs… Mas agora me comprometo a começar, já que você deixou claro que os benefícios são grandes. Obrigado pelo excelente conteúdo. Abraços.

    • Opa Mateus! Que bom que gostou e que agora se permitirá experimentar! Desejo que seja tão incrível pra você como tem sido pra mim! O compromisso faz toda a diferença para que persevere e consiga bons resultados! o/

      Abração e sucesso na sua jornada! 🙂

  • Os textos do Viver de Blog sempre são de muita qualidade, eu adoro! Mas sinto que os artigos de uns tempos para cá se afastaram do tópico central e estão focando em produtividade, motivação, etc. Por que essa estratégia?

    • Opa Luiz! Obrigado pelo comentário!

      Como você já deve ter percebido, ensinamos tudo o que praticamos e para ter resultados assim todo o entorno e tudo o que fazemos no nosso dia influencia. Não adiantaria ensinarmos somente as técnicas e deixar de lado toda esta parte estratégica que afeta diretamente os resultados. Então, fazemos questão de ensinar tudo que fazemos para viver de blog! 😉

      Abração e sucesso!

  • Pedro Ponzo

    Olá, Henrique, tudo bem? Meditação é para mim a chave mais importante para superar as limitações do raciocínio lógico, que muitas vezes pode descambar para o pessimismo. Meditar ajuda a ver além do óbvio, e fico muito feliz que o marketing de ponta esteja percebendo, junto com a ciência mais moderna, os grandes benefícios que se escondem em práticas milenares, antes tratadas como superstição ou fantasia. Acredito que muitas novidades e avanços ainda estão por vir, e poderemos testemunhar, mais cedo ou mais tarde, a confirmação de outros princípios defendidos pelas tradições místicas. O que isso pode trazer de bom para o marketing? As possibilidades são infinitas! Um grande abraço!!

    • Woooow Pedro! Muito bacana o seu comentário! Realmente, cada vez mais se evidenciam os inúmeros resultados positivos da meditação na melhora da qualidade de vida de quem a pratica!

      Concordo totalmente com você sobre as possibilidades! São infinitas e podemos ir cada vez mais longe! o/

      Abração! 😀

  • Fabiano Benassi

    Muito bom o artigo como sempre!
    Muito legal você abordar esse tema aqui e dar um conteúdo muito conciso e ao mesmo tempo rico para aqueles que não conhecem.
    Acho que meditação deveria ser uma matéria obrigatória na escola. Com certeza o mundo seria muito melhor!
    Abração

    • Opa Fabiano! Seria excelente mesmo!

      Obrigado pelo comentário e por acompanhar nossos conteúdos!

      Abração! 😀

  • Pryzus

    MELHOR BLOG DO MUNDO!!! . Vc é o cara Henrique!

  • Adilson Pereira Silva

    Muito bom você ter entrando nesse assunto. É uma grande ferramenta que ainda é pouca usada pelas pessoas e pode ajudar a passar a outro nível mentalmente.
    Eu estou impressionado como podemos nos fortalecer nossas crenças com a meditação.
    Grande abraço e obrigado por sua missão.
    ojardineirosonhador.com

    • Opa Adilson! Eu que agradeço a sua leitura! Felizmente, cada vez mais pessoas estão tendo acesso a informações sobre meditação e se permitindo experimentar e vivenciar seus benefícios!

      Grande abraço e obrigado pelo comentário! 😀

  • Artur

    Parabéns Henrique, como sempre uma matéria que gerou muito valor, muito bem elaborada. Fica como sugestão para uma próxima matéria sobre o tema, métodos, exemplos, ou recomendes para uma boa meditação. Abraço

    • Olá Artur! Fico feliz que tenha gostado e obrigado pela sugestão! 🙂

      Abração!

  • Alice Costa

    Só agora tive um tempinho para ler. E passou um filme na minha cabeça enquanto fui lendo e lembrado que eu fazia meditação aos 14 e sem saber que era isso. Conseguia uma paz interior incrível. Meus dias ganhavam o dobro de horas e dormia tão bem que todos os dias acordava no horário que decidia (normalmente bem cedo) sem precisar de desertador. Vou voltar a ter esses momentos comigo mesma. =}

    • Opa Alice! Muito obrigado pelo comentário!

      Fico feliz que o artigo tenha contribuído para que você pudesse relembrar o quanto este hábito sempre te fez tão bem!

      É isso aí! Meditar é vida! 😀

      Abração!

  • Nuno Teixeira

    Henrique grande artigo.

    Tenho uma pequena dúvida: nesses teus 20 minutos de sessões de meditação como fazes para saber que o tempo já passou? “Acordas” naturalmente, ou tens algum tipo de despertador? Caso tenhas algum tipo de despertador, o barulho que ele faz para te “acordar” não é um pouco oposto à vibe da meditação?

    Grande abraço diretamente de Portugal

    • Opa Nuno! Obrigado pelo comentário! Fico feliz por saber que gostou e que nos acompanha de tão longe! 😀

      Sobre a sua dúvida, com a prática da meditação e o uso de aplicativos que ajudam no processo, você consegue naturalmente se adaptar e “despertar” adequadamente!

      Grande abraço!

  • Karla Maria

    Post muito interessante. Parabéns!

  • deise

    Henrique tudo bem? Só tenho uma coisa a dizer todas as vezes que passo pelo seu blog,você me surpreende… Como passo todo dia por aqui vivo surpreendida rsrs.. Parabéns penso que hum dia chegarei lá também se meu Deus quiser, e eu me esforçar é claro. Obrigado por Você ser uma referencia incontestável, bejinhos carinhos da Deise..

    • Olá Deise! Muito obrigado pelo feedback! 😀

      Fico muito feliz por saber que nossos conteúdos te surpreendem e que somos uma referência pra você!

      Espero que cada vez mais possamos te ajudar em sua jornada! 🙂

      Grande abraço e sucesso!

  • Bruno Oliveira

    UAU ! Você escreve muito bem ! E parece conhecer bem sobre meditação.

    Eu estou – à décadas – à procura da posição perfeita para meditar. Eu tinha uma “tara” em tentar meditar deitado e de olhos fechados – mas isso é impossível, já que em 10 minutos a pessoa certamente estará dormindo ! E caso a pessoa “gaste” todo o sono e insistir em meditar deitado, vai bagunçar com o relógio biológico, e não terá sono quando for a hora de dormir.

    • Olá Bruno! Obrigado por comentar e contribuir com a sua opinião!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo! 🙂

      Grande abraço!