close

Mais Receitas

Como escrever campanhas de vendas: 8 modelos infalíveis

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 18 de agosto de 2021
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Investir em campanhas de vendas já não é mais uma opção no cenário de marketing digital atual.

Quem quer acelerar seus resultados, precisa reservar parte do seu orçamento para investir em tráfego pago.

E para fazer com que cada real investido retorne para o seu negócio, selecionei os formatos mais eficientes de campanhas de vendas e captação de leads se inspirar e multiplicar seu faturamento.

Campanhas de vendas em texto ou vídeo?

Nós fazemos e testamos ambos os formatos, por isso podemos dizer que os dois funcionam.

Se você não tem nenhum problema em estar na frente das câmeras, faça ambos, mas sempre lembrando que tudo começa na escrita.

Mesmo nossas campanhas de vendas em vídeo são roteirizadas, seguindo um dos modelos que você vai conhecer abaixo e, depois gravados, palavra por palavra, para garantir que nenhuma informação importante fique de fora.

Não importa o modelo de campanha de venda que você optar, todos eles seguem essa mesma estrutura básica:

Estrutura das melhores campanhas de vendas

  • Título: fica logo abaixo da imagem e deve atrair a atenção do leitor.
  • Descrição: o corpo do anúncio, que traz as informações mais importantes, e está presente tanto em anúncios em imagem e texto quanto em vídeos.
  • Imagem ou vídeo: elementos visuais são poderosos quando você tem pouquíssimos segundos para chamar a atenção de quem navega pelas redes sociais.
  • Botão com chamada para ação: a mais usada é a “Saiba Mais”.

Copys curtas x longas: quem converte mais?

Sinto dizer, mas não existe resposta pronta.

Você só descobre o que funciona para sua audiência depois de testar muito. Na Viver de Blog usamos o seguinte critério:

  • Anúncios de captação de leads, para baixar um ebook, por exemplo: copys mais curtas.
  • Se for uma campanha de vendas, onde além de chamar a atenção é preciso criar desejo, mostrar benefícios e apresentar a oferta, a copy acaba sendo mais longa pela quantidade de elementos a serem apresentados.

Agora, você vai conhecer os 8 modelos de campanhas de vendas mais bem-sucedidos da nossa história para você adaptar e usar para o seu próprio negócio.

1. História

Contar histórias é a maneira mais antiga que as pessoas têm de se conectar umas com as outras.

Há milhares de anos os seres humanos transmitem conhecimento através delas. Mais que isso, a visão de mundo que temos é simplesmente a soma das histórias sobre aquilo que acreditamos ou não.

Sendo assim, uma narrativa bem contada pode envolver o público criando a sensação de “nós” em oposição a “eles” (os vilões, os problemas). E o que torna as histórias um excelente gatilho mental?

Elas mexem com as nossas emoções e ativam partes do cérebro associadas aos nossos sentidos.

Ao ouvir uma história, a mente subconsciente cria uma experiência interna, fazendo com que sintamos as emoções daquela narrativa, mesmo que não a estejamos vivenciando diretamente.

Assim, quando há identificação com a história contada, a conexão entre você e o leitor é muito mais forte, pois se baseia em emoções.

O leitor vê você como um cúmplice e não como alguém vendendo um produto.

Por isso campanhas de vendas em formato de histórias são as mais poderosas.

2. Assuntos em alta

Você deve lembrar que por conta de um aplicativo, as pessoas começaram a postar uma foto simulando o seu “eu  mais velho”.

Aproveitando o gancho, fiz essa manipulação em uma foto minha e na headline chamei a atenção do leitor dizendo que tinha vindo do futuro para trazer um importante aviso.

Essa é uma campanha de vendas poderosa para quem já viu a página de vendas, quem já teve um contato com o produto, mas por algum motivo ainda não comprou.

Assim como essa febre circulou nas redes sociais, tantas outras também acontecem e são ótimas oportunidades de usar algo que está em alta, ou algum assunto que está em evidência, e fazer campanha de vendas com base nesse assunto, para surfar na onda.

3. Depoimentos

As campanhas de vendas anteriores foram escritas e publicadas em formato de texto mais imagem.

Já os anúncios em depoimento foram veiculados no formato de vídeo, pois aproxima e gera mais credibilidade para a sua prova social.

Fizemos um carrossel com 8 depoimentos de alunos, mostrando o que eles tem a dizer sobre o nosso Treinamento de Escrita Profissionalizante, Escritor Milionário, e como o curso mudou a sua relação com a escrita.

Apesar de depoimentos em vídeo serem mais poderosos, toda campanha de venda em vídeo também precisa de um texto de descrição.

Esse estilo de campanha de venda é direcionada para quem já conhece o produto ou pelo menos viu a página de vendas, mas ainda está com alguma resistência à compra, que pode ser quebrada com os depoimentos certos.

4. Foco nos benefícios

Você precisa saber que existe uma diferença muito importante na hora de vender bem seu produto ou serviço.

Os consumidores imaginam como o seu produto irá trazer benefícios reais para eles. É somente nisso que eles se interessam. Recursos são secundários.

Usamos campanhas de vendas focadas em benefícios para reforçar os motivos para a compra (em geral focamos em apenas cinco) e também reforçamos o diferencial do Escritor Milionário frente os demais cursos de escrita do mercado.

5. Oferta Especial

O Lançamento Meteórico é uma fórmula criada por Talles Quinderé em 2016 para aproveitar o potencial de vendas da ferramenta de comunicação mais utilizada no Brasil: o WhatsApp.

É ideal para divulgar produtos e serviços para quem já conhece sua marca ou já é seu cliente a fim de gerar um pico de vendas em um único dia.

Nós usamos essa estratégia para fazer ofertas especiais do nosso produto principal, o Escritor Milionário.

Essa campanha de vendas consiste em convidar pessoas da nossa audiência, logo aquelas que já nos conhecem, para participar de um grupo no WhatsApp onde uma oferta será disponibilizada por um único dia.

É importante deixar claro que uma oferta para um produto será apresentada, mas somente para quem estiver dentro do Grupo VIP no WhatsApp.

Também é importante reforçar a escassez e a urgência, dizendo que essa oferta estará disponível por um tempo bastante limitado.

Durante a campanha de aquisição de interessados para entrar nos grupos, você pode dar detalhes sobre o produto que será vendido, mas não deve revelar a oferta.

6.AIDA

AIDA é uma técnica bem simples para explicar os 4 elementos necessários que uma campanha de vendas, texto, ou até título precisa ter para atrair a atenção do usuário.

O acrônimo AIDA pode ser traduzido como:

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

A- Atenção

Procure se destacar na multidão com um anúncio que só você tem ou, pelo menos, uma forma de abordar que seja só sua.

Apresente uma novidade, um segredo, guia, manual, advertência ou brinde (as pessoas adoram alguma coisa grátis!)

Fazer uma afirmação contrária ao senso comum, gerar curiosidade ou fazer uma pergunta também são ótimas formas de chamar a atenção de quem está rolando a timeline em busca de algum conteúdo que o interesse.

I – Interesse

Agora que você despertou a atenção do seu público, mantenha-o interessado com algum benefício. Ofereça a solução de um problema ou o ajude-o a realizar algum sonho.

D- Desejo

A vontade de começar a ler seu anúncio deve ser estimulada através da combinação entre as vantagens que ele oferece e senso de urgência.

A- Ação

Sempre convide o leitor a uma ação. A mais comum será o Saiba Mais. E não se esqueça que, dentro do seu texto, você também deve chamar o leitor a tomar uma ação, seja se cadastrar na sua lista, baixar algum tipo de material, assistir a um video, etc.

7. Future Pacing

O “Future Pacing” é uma técnica de copywriting onde você leva a pessoa a imaginar como seria sua vida hoje com os benefícios que ela irá adquirir no futuro.

Também é bom começar a campanha de venda chamando a atenção da pessoa para algo, e perguntas são perfeitas para esse fim.

Se a pessoa responde “SIM”, significa que ela faz parte do seu público-alvo, então também é um filtro perfeito.

8. Curiosidade

De acordo com a teoria do intervalo de informação, de George Loewenstein, quando existe um espaço em branco entre aquilo que sabemos e aquilo que queremos saber, somos motivados a buscar informações para preenchê-lo.

O gatilho da curiosidade torna-se ainda mais poderoso quando está aliado a uma polêmica.

Quando você afirma algo controverso, desperta o interesse das pessoas.

Exemplo: Pesquisas indicam que pessoas que comem mais vezes ao dia emagrecem mais rápido.

De acordo com tudo que sempre se falou sobre emagrecimento e a respeito de diversas dietas restritas que as pessoas fazem para perder peso, essa parece uma afirmação contra intuitiva, certo?

Sendo assim, despertará a curiosidade do seu público.

Mas nem sempre a curiosidade é gerada com uma informação polêmica. Apenas não dar toda a informação logo de cara já é suficiente para ativar o desejo de saber mais na sua audiência.

Estou começando agora: qual dessas campanhas de venda devo escolher?

Para quem está começando sugiro iniciar pelas campanhas de vendas em texto no formato AIDA.

A ideia depois é encontrar a sua “campanha controle” aquela que melhor performa, testando os outros formatos apresentados.

Uma vez que você encontrou uma campanha de vendas campeã, não pare nela.

Use-a como um objetivo a ser superado, usando todo seu potencial criativo e a sua habilidade de escrita para criar outras campanhas de vendas campeãs.

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

>