close

Mais Emails

Como o Viver de Blog Capturou 3.174 emails para sua Lista em apenas 1 mês

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 19 de junho de 2013
Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

capturar-emails

Capturar emails é uma tarefa obrigatória se você deseja levar o seu site ou empreendimento digital para outro nível.

No guia sobre como criar uma lista de email, vimos números que comprovam que email marketing ainda é o canal mais rentável, apesar do forte crescimento das mídias sociais.

É por esse motivo que o Viver de Blog foi cuidadosamente projetado para otimizar a conversão de emails.

Nesse artigo, mostrarei a você como esse site capturou 3.174 emails em apenas 1 mês de vida.

São estratégias eficazes que você pode aplicar no seu próprio site hoje mesmo.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

Evolução dos emails: Criando um ativo para o Viver de Blog

Criar um ativo é investir em algo que tende a gerar benefícios para você no futuro.

Criar um ativo é solidificar as bases do seu site/negócio.

Montar e cuidar de uma lista de email é, para mim, criar um ativo valioso.

Através de uma lista de emails, você consegue:

  • Promover seus artigos do blog
  • Interagir com seus leitores
  • Melhores Conversões
  • Obter mais receitas na venda de seus produtos ou de afiliados

Portanto, ao capturar emails você aumenta as suas chances de  gerar mais tráfego, mais conversões e até mesmo mais receitas para seu site.

Veja agora como foi a evolução do número de emails da lista Viver de Blog em apenas 1 mês de vida:

evolucao-cumulativa-lista-email

Todas as barras refletem um dia. Notem que o primeiro foi bastante agitado, com quase 1.000 cadastrados. Depois, a lista foi crescendo naturalmente, até atingir os 3.174 emails.

Se você notar com atenção, o gráfico possui mais do que 30 dias. O período analisado é de 02/05/2013 até 06/06/2013.

Resolvi incluir os 5 dias antes do lançamento do blog no dia 07/05/2013 para vocês verem como a estratégia de pré-lançamento ajudou bastante a criar a lista do Viver de Blog, antes mesmo do blog ser publicado. (falarei melhor sobre esse tema no próximo tópico)

O gráfico acima reflete a evolução cumulativa (número total de emails) que o Viver de Blog alcançou no período.

Veja agora, como foi a evolução diária, ou seja, quantos emails foram cadastrados na lista diariamente.

evolucao-diaria-lista-email

BOOM! Logo no primeiro dia da fase de pré-lançamento do site, 893 emails foram cadastrados.

A segunda barra alta, com 267 emails cadastrados em um dia, aconteceu justamente no dia do lançamento do blog, 07/05/2013.

A terceira barra alta, com 309 emails, ocorreu no dia 14/05/2013, dia extremamente agitado e obteve um número de visitas muito próximo do lançamento.

Nesse dia, a publicação do artigo sobre 18 problemas de usabilidade que deixam seus leitores furiosos e as estratégias de divulgação para geração de tráfego foram as principais responsáveis pelo grande número de visitas e emails cadastrados.

Retirando esses 3 dias “atípicos”, a média por dia no Viver de Blog nesse período até o dia 06/06/2013 é de 52 emails capturados.

Estimando que essa média conseguirá se manter constante até o final do ano, o que acredito ser uma estimativa razoável, já que o HC Investimentos consegue números muito próximos, poderei ter uma lista acima de 10.000 emails, ou mais precisamente em torno de 13.195 emails.

Não seria nada mal para um blog com apenas 7 meses de vida. (porém, a minha meta ambiciosa é muito maior!)

A estratégia de pré-lançamento: Criando uma lista antes mesmo do blog nascer

Já comentei um pouco de como foi a estratégia geral de pré-lançamento no primeiro artigo dessa série sobre o primeiro mês do Viver de Blog.

Para relembrar você e colocando o foco nos emails e não nas visitas, segue o resumo da estratégia por trás dos 1.117 emails coletados antes do lançamento do Viver de Blog.

No meu site sobre investimentos, o HC Investimentos, eu recebia mensagens com perguntas relacionadas a criar um site, administrá-lo e rentabilizá-lo.

Havia, portanto, um público que, além de acompanhar meus artigos sobre investimentos, estava disposto também a entender como funcionava os “bastidores” do HC Investimentos. Como montar um site, posicioná-lo e monetizá-lo.

Desse modo, criei uma nova lista de email no Mailchimp (link afiliado) direcionada apenas para esse público interessado nos “bastidores”.

Enviei uma campanha para os leitores do HC Investimentos e uma boa parcela gostou da ideia e se inscreveu na lista de pré-lançamento do Viver de Blog. Veja o resultado abaixo:

lançamento viver de blog mailchimp Como o Viver de Blog conseguiu atrair 25.100 visitas em apenas 1 mês de vida

No dia do lançamento do Viver de Blog, a lista de pré-lançamento já tinha um pouco mais de 1.000 leitores interessados. Na verdade, MUITO interessados, porque a taxa de abertura do primeiro email enviado foi de 78% e a taxa de clique de 63,8%.

Dica para você aplicar: Antes de qualquer tipo de lançamento, crie uma lista exclusiva para ele. Crie expectativa para esse lançamento, solte teasers do novo projeto ao longo do tempo e capture emails para essa lista de pré-lançamento.

No artigo anterior, o leitor Guilherme Nunes deixou esse comentário:

Henrique, caso não se tenha um projeto anterior como vc tem o HC investimentos, qual seria uma boa estratégia pra fazer o pré-lançamento do site? Na lista de email pessoal seria um tiro no pé? Abraço.

E eu respondi dessa maneira:

Oi Guilherme!

Uma estratégia que considero eficaz:

1. Crie uma landing page no seu site com objetivo de capturar emails.
2. Nessa landing page, mostre que seu site irá lançar em X dias e os motivos pelos quais os leitores devem colocar seu email para acompanharem seu novo site.
3. Escreva guest posts em sites relacionados, colocando links estratégicos para essa landing page.

Pronto! Se tudo sair como esperado, você já criará uma lista de email do zero ANTES mesmo de lançar seu blog. Quando chegar o grande dia, envie uma campanha para esse pessoal do pré-lançamento e já comece com uma vantagem competitiva. Abraços!

E ainda complementei:

Oi Guilherme!

Existe um site que faz praticamente todo esse trabalho para você. É o LaunchRock. Abraços!

Design: Otimizando conversões (e os números por trás dos 3.174 emails)

Você já deve ter percebido que o design do Viver de Blog foi projetado com o principal objetivo de otimizar a captura de emails.

Acredite, foram meses de pesquisa, reuniões com o Márcio, o antigo designer  (PageLab é o site dele) no Skype e muitas novas interações e resolução de pequenos problemas até chegar à essa versão final.

Nessa seção, mostrarei a você como o design otimizado para capturar emails do Viver de Blog performou na prática. Número por número.

Afinal, todos os campos de captura de emails são devidamente trackeados aqui no Viver de Blog e compartilharei com você exatamente quais são os locais mais “quentes” para capturar emails.

1. The Featured Box (53,11%)

A Featured Box É um termo utilizado pelo Derek Halpern do site Social Triggers para o grande campo de captura de email logo no topo da homepage do seu site.

Veja como a utilizo aqui no Viver de Blog:

lista de email featured box O Poder do Email Marketing: Como Criar uma Lista de Email Poderosa

Esse grande campo de captura de email é responsável por, nada mais nada menos, que 53,11% (ou 1.674 emails) de captura de TODOS os emails cadastrados na lista do Viver de Blog. (todos os números serão detalhados no final dessa seção)

Sim, você leu corretamente. 53,11%!

E pensar que essa é uma solução inovadora que praticamente nenhum blog aqui no Brasil está utilizando… #ficadica

Não é todo site que você conseguirá implementá-la com facilidade, mas nada que contratar um designer não resolva. No longo prazo, os custos serão invisíveis em comparação com os benefícios.

Os temas da StudioPress (link afiliado), turbinados pela framework Genesis, oferecem boas soluções para implementação dessa funcionalidade.

Inclusive, a Genesis da StudioPress é a framework que utilizo aqui mesmo no Viver de Blog.

Se você deseja um tema pronto que já venha embutido com essa funcionalidade, uma boa opção é o “Generate Theme“, com a possibilidade de customização.

2. Na Página “Sobre” (15,1%)

lista de email sobre O Poder do Email Marketing: Como Criar uma Lista de Email Poderosa

A página “sobre” é uma página com muitas visitas em diversos blogs.

Isso ocorre porque o leitor de primeira viagem quer saber mais sobre quem escreve o site e porque esse site irá ajudá-lo.

Aqui no Viver de Blog ela é estrategicamente planejada para atrair tráfego e otimizada para conversão, com 3 áreas para captura de email.

Essa página, somando as 3 áreas de captura dentro da página (não incluindo a sidebar e a caixa no topo), foram responsáveis por 15,1% (ou 476 emails) de todos os emails coletados.

Se você ainda não possui uma página sobre em seu site ou não utiliza todo seu potencial, acredito que os dados acima são suficientes para você pensar com mais carinho nessa importante página.

3. Sidebar (13,83%)

lista de email sidebar O Poder do Email Marketing: Como Criar uma Lista de Email Poderosa

Se você estiver lendo esse artigo em qualquer dispositivo com mais de 600px de largura, você está vendo essa “linda” caixa ao lado esquerdo para captura de emails.

Ela foi responsável por 13,83% (ou 436 emails) das conversões na captura de email desse site.

Auto-promoção: Se você ainda não cadastrou seu email nesse site, aproveite essa oportunidade e seja o primeiro a receber todas as novidades do Viver de Blog. 🙂

O fato dela correr junto com a página era algo que eu estava muito ansioso para testar e os resultados mostram que ela tem sido muito efetiva na geração de novos emails para a lista.

Além disso, como ela é visível na homepage, nos artigos e nas páginas, ela tem grandes chances de capturar mais emails do que as demais alternativas.

4. No topo de cada artigo (10,76%)

lista de email article header O Poder do Email Marketing: Como Criar uma Lista de Email Poderosa

Confesso que essa foi uma grande surpresa para mim.

Apesar de saber que ela teria boas chances de gerar mais emails para a lista do Viver de Blog, não imaginaria que poderia gerar 10,76% (ou 339 emails) em apenas 1 mês.

Afinal, ela é visível apenas no topo dentro de cada artigo.

A minha hipótese era de que antes do leitor colocar seu email nesse campo, ele gostaria de ler o artigo primeiro e, provavelmente, só converter pela caixa de captura na sidebar ou no final do artigo.

Entretanto, o design focado na conversão parece ter atraído efetivamente a atenção dos leitores.

Por esse motivo, faço questão de repetir um dos mantras desse site: Always Be Testing (Esteja Sempre Testando). Não importa o que você acha ou o quanto forte é a sua hipótese. Se você não testar, nunca saberá se funcionará na prática.

Apresentando: Os resultados detalhados:

Como vimos acima, as áreas mais “quentes” para capturar email foram:

  1. featured-box (home-header): 53,11%
  2. Dentro da página Sobre: 15,10%
  3. Sidebar: 13,83%
  4. No topo dos artigos (post-header): 10,76%

Veja os 10 lugares que mais capturaram emails abaixo:

email-botão

Algumas observações:

  • Os números após “sobre” refletem a posição da caixa de captura. “1” é a primeira caixa e “3” é a terceira e última caixa, por exemplo.
  • after-post” é a caixa de captura de email no final de cada artigo.
  • “7-passos-mais-trafego-1” é a primeira caixa de captura de email dentro do artigo sobre os 7 passos para gerar mais tráfego.
  • “mais-trafego” e “mais receitas” são caixas de captura de email dentro das respectivas páginas: Mais Tráfego e Mais Receitas.

Recentemente, tive uma conversa com o Márcio Duarte, designer responsável pelo design do Viver de Blog.

O bate-papo foi basicamente sobre esses resultados que estou compartilhando com você aqui, analisando na prática as hipóteses que bolamos juntos para a ideia e implementação do design do Viver de Blog.

Um dos temas que discutimos por alguns minutos foi a caixa de captura de email no final de cada post.

Olhando rapidamente, ela só converteu 1,90% (ou 60 emails) de todos os emails da lista.

Eu acreditava que esse número iria ser bem maior, assim como também não imaginava que

As really with viagra meaning very have lotion: scrubber calories http://spikejams.com/female-viagra a feeling do shopping feet viagra uk than the hair blueberry cialis no prescription wouldn’t. Usally life be cheap viagra online years completely was live because discount cialis look that, this for cialis online is have Better female viagra week absorbed So viagra dosage Refiner favorite.

o número de captura através da caixa no topo dos artigos (post-header) fosse tão alto (10,76%).

Conversa vai, conversa vem, concluímos que a “baixa” conversão do final do post não se deve apenas pelo local, mas sim pela quantidade de caixas que o leitor já teria visto anteriormente.

Suponha o seguinte exemplo:

  1. Um novo leitor entrou através da homepage e já viu a grande caixa de captura logo de cara. Ignorou.
  2. Vendo na sidebar as informações sobre os R$ 8.295,22 gerados em menos de 14horas clicou na página sobre para ler mais. Dentro dela, encontrou 3 caixas para captura de email. Novamente, ignorou.
  3. Depois, clicou em no artigo sobre os 7 passos para gerar mais tráfego e, dentro desse post, viu a caixa no topo do artigo. Ignorou.
  4. Ao longo da leitura, a caixa da sidebar flutuante deu novamente mais opções para ele cadastrar seu email. Para variar, ignorou.
  5. Ainda na leitura do artigo, ele recebeu mais duas opções para cadastrar seu email no meio do conteúdo. Novamente, nada.
  6. Finalmente, após todo esse caminho, ele vê a caixa de captura no final do artigo e resolve colocar seu email. Ufa!

A conclusão:

Não é que a conversão da caixa no final do artigo seja baixa, mas são tantas opções oferecidas aqui no Viver de Blog antes do leitor chegar nesse ponto, que torna-se natural o baixo número de emails através desse canal.

Voltando à nossa análise geral, se os dados compartilhados acima não fossem suficientes, ainda é possível analisá-los sob uma nova perspectiva.

Dessa vez, buscando entender qual página trouxe mais emails. Veja os dados abaixo:

email-página

A primeira página na imagem (“/”) é a homepage, responsável por 56,85% de conversão de todos os emails capturados.

A página sobre vem em segundo, com 24,90%.

Somente essas duas páginas correspondem por mais de 80% de captura de emails do site inteiro!

Os menos de 20% restantes vem através de artigos.

Se você já está achando essa análise completa, saiba que ainda é possível aumentar o nível de segmentação, buscando entender qual campo de captura de email funcionou melhor em cada uma dessas páginas.

Na homepage:

email-home

  • 93,36% através da grande caixa de captura
  • 6,64% através da sidebar

Números avassaladores. A featured-box é uma “máquina” de captura de emails.

Na página sobre:

email-sobre

  • O topo do artigo (post-header) teve 20,51% de conversão.
  • A sidebar, 18,85%.
  • E dentro do artigo, 60,64%.

Gosto desses números porque refletem que muita gente está lendo até o final essa página, que é uma das mais importantes no Viver de Blog, já que transmite um pouco da minha história e o que o blog tem a oferecer de valor para seu público.

Na página dos 7 passos para gerar mais tráfego:

email-7-passos-mais-trafego

  • 35,82% através da sidebar
  • 33,58% ao longo do artigo
  • 26,12% no topo do artigo
  • 4,48% no final do artigo

Talvez nesse momento você esteja coçando a cabeça e pensando:

Meu deus! O Henrique faz o tracking de TUDO aqui no Viver de Blog. Por quê?

Se me permite responder, esse tracking reflete exatamente a direção para a qual o blog deve ir.

São números como taxa de conversão de uma caixa de email, comentários em um artigo, visitas únicas, metas cumpridas e diversas análise customizadas que me permitem ter em mãos um mapa (um guia).

Se você não olha nenhum número no seu site, nem que seja ao menos visitas, bounce rate e metas cumpridas, é como se você estivesse dirigindo em uma longa estrada, porém, sem um mapa, totalmente cego.

A passagem abaixo representa exatamente essa metáfora do mapa.

como ganhar dinheiro online

Alice: Poderia dizer-me, por favor, que caminho devo tomar agora?
Gato: Depende muito de onde está querendo chegar.
Alice: Não me importo muito para onde …
Gato: Então não importa que caminho irá tomar.

~ Gato Risonho, em “Alice no País das Maravilhas”

“Roubei” essa famosa passagem da página sobre do Bruno (Empreendedor Digital).

Faz sentindo, não é mesmo?

Portanto, se você deseja alcançar um objetivo, seja atrair mais tráfego, mais emails ou mais vendas, você precisa de um mapa em mãos.

Esse mapa só pode ser conseguido se você se dedicar a analisar números como esses analisados aqui no Viver de Blog (acredite, essa é apenas uma pequena parte do que analiso).

Com uma base sólida do que funciona e não funciona, você poderá adaptar o rumo para o qual o seu blog deve ir.

Escute seus leitores, analise números e leia muito.

Às vezes, alguém chegará para você e dirá que o seu sucesso foi mera sorte, mas como bem sabemos:

Sucesso é apenas uma questão de sorte. Pergunte a qualquer fracassado. ~ Earl Wilson

Para conhecer qual o melhor método para divulgar seu conteúdo, se comunicar com sua audiência e vender seus produtos, veja o infográfico “Email Marketing x Mídias Sociais: descubra de uma vez por todas em qual investir para impulsionar a divulgação do seu conteúdo”.

Conclusão – Recapitulando

capturar-emails

Esse artigo foi além do que eu esperava. Já são mais de 2.700 palavras aqui no editor de texto.

Eu ainda gostaria de colocar uma nova seção sobre a importância das landing pages, páginas de verificação e thank-you pages, mas deixarei elas para um artigo mais adequado, sobre conversões. (a ser publicado no dia 26/06)

As lições que você pode tirar desse artigo são:

  • Sempre que for lançar um site/produto/serviço não esqueça de criar uma lista de pré-lançamento e soltar teasers sobre o que está por vir.
  • Não tenha receio de colocar campos de captura de email em diversas áreas do seu blog.

As regiões que conseguiram capturar mais emails aqui no Viver de Blog nesse primeiro mês foram:

  1. Featured-box (home-header): 53,11%
  2. Dentro da página Sobre: 15,10%
  3. Sidebar: 13,83%
  4. No topo dos artigos (post-header): 10,76%
  • Busque entender o funcionamento do seu site por completo. Cada clique, cada comentário, cada visita tem seu propósito. Junte todas as informações possíveis sobre o que está ou não funcionando para você ter um mapa do caminho a percorrer.
  • Esteja sempre testando. Não se prenda a hipóteses pessoais. Busque experimentar. Você poderá se surpreender com pequenas mudanças ou ideias.
  • Finalmente, lembre-se de que o email marketing continua sendo o principal canal para direcionar visitas e vendas.

Independente do número de emails que o Viver de Blog capturou no seu primeiro mês de vida, o importante é me aproximar cada vez mais com você, querido(a) leitor(a).

Espero que as dicas compartilhadas até hoje tenham ajudado você de alguma forma e também espero que futuramente possam ajudar ainda mais.

Confesso que a vida corrida me impede de escrever e compartilhar com você o tanto que gostaria e busco otimizar o meu dia-a-dia para que artigos como esse sejam publicados mais frequentemente.

Portanto, se você tiver qualquer tipo de comentário a fazer, seja dúvida, crítica ou elogio, sinta-se à vontade para expressar sua opinião.

Eu adoraria saber de você o que você achou desse artigo, quais tipos de conteúdo você gostaria de ver aqui no Viver de Blog e suas estratégias favoritas para atrair mais pessoas para sua lista de email.

Você acredita que criar um blog é pra quem entende de ferramentas e softwares? Eu vou te mostrar o passo-a-passo para você criar um blog do zero ao longo de 7 aulas práticas (100% grátis). Comece agora mesmo!

Curso 100% grátis! Crie seu blog do zero até o lançamento ao longo de 7 dias com 7 aulas totalmente grátis.

Blog do Zero

Conhecer
Blog do Zero

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • Marco Aurelio Lang

    Legal Henrique… parabéns! Estou implementando diversas de suas dicas no meu site.

    ABRAÇO

    • Que ótimo Marco!

      Espero que os resultados sejam fantásticos.

      Forte Abraço!

  • João-DinheiroPT

    Excelente artigo Henrique… Definitivamente uma boa lista de emails é um dos maiores activos que qualquer blogger deve possuir. Não basta apenas possuir um blog com um bom número de visitas, pois estas vão e vêm, no entanto, um lista de emails possui maior permanência.
    De salientar ainda que, li num estudo por ai, o endereço de email é bem mais duradouro que o próprio endereço fisico, ou seja, as pessoas tendem a mudar de casa varias vezes ao longo de uma vida, mas raramente mudam o endereço de email…
    Quem se preocupa com a manutenção e gestão de blogs sabe que possuir uma lista de emails é fundamental, não só para garantir o futuro do mesmo, mas também para criar relações com os leitores.
    Se formos falar de dinheiro é, indiscutivelmente, a melhor forma de converção adoptando alguns técnicas de content marketing.
    Em suma, concordo com tudo o que dizes e saliento que fizeste um excelente trabalho em demonstrar uma boa forma de monitorizar e controlar a estratégia de captação de emails.

    Abraço.

    • Oi João!

      Interessante esse estudo. A única vez que mudei meu email foi a transição do hotmail para o gmail, assim que o gmail foi se tornando mais robusto.

      Obrigado pelo seu comentário amigo. A lista de email é um ativo que deve ser cuidado com muito carinho por nós webmasters.

      Forte Abraço!

  • Maicon

    Olá Henrique!

    Venho visitando diariamente o Viver de Blog e não teria mais como não deixar de parabenizá-lo pelos excelentes artigos.

    Todos os artigos foram sensacionais! Até mesmo eu que já tenho 3 anos nesta área, fico surpreso com cada novo artigo publicado.

    Até tomarei a liberdade de lhe dar algumas sugestões, fica a seu critério adotar, claro. Seria interessante também acompanharmos a evolução do site nos mecanismos de pesquisa, pois logo percebe-se que é um site que fideliza seus leitores pela qualidade.

    Outro ponto, por quais motivos você não complementa sua renda com o Adsense?

    Abraços!

    • Oi Maicon!

      Muito obrigado! Ótimo saber que o Viver de Blog está ajudando você, mesmo já tendo boa experiência no assunto.

      Estou acompanhando algumas keywords aqui para o Viver de Blog e buscando otimizar cada artigo novo para elas.

      Entretanto, SEO é uma estratégia de longo prazo e, como o site é novo, os resultados demoram a aparecer.

      Até o final do ano terei uma ideia melhor do tipo de busca orgânica que traz visitas aqui pro site e continuarei buscando melhorar a captação desse tipo de tráfego.

      O modelo de monetização do Viver de Blog é bem “soft sell”. Utilizo links afiliados de produtos que uso e conheço muito bem no meu dia-a-dia.

      Prefiro deixar de ganhar mais dinheiro com Adsense para fidelizar mais leitores e entregar uma experiência de leitura fantástica.

      Forte Abraço!

      • Alisson Leles de Sousa

        olá Henrique, já que a monetização do seu blog são os produtos que usar, você poderia cria tutoriais de como utilizar melhor cada produto, por que a maioria são em inglês.
        Deus te abençoe!
        Sucesso!

        • Oi Alisson!

          Sim, estou com um projeto em explicar melhor (em vídeo) como utilizo essas ferramentas para me ajudar a otimizar meus sites.

          Abraços!

  • Mais um excelente artigo Henrique!

    Fiquei curioso para saber como você rastreia os forms que capturam os emails,seria deste link https://support.google.com/analytics/answer/1033867?hl=pt-BR ? Ou é pelo mailchimp mesmo?

    O form que captura mais e-mail até faz sentido,porque é bem destacado e principalmente a pessoa que no momento não pode ler coloca seu e-mail para ficar por dentro das atualizações.Outro fator é o belo layout que chama a atenção,não tem como não admirar a simplicidade e beleza/harmonia das cores.Eu mesmo, não sabendo que o conteúdo seria tão bom, me cadastrei só por ter gostado do layout e principalmente o page sobre hehe.

    Abraço!

    • Oi Rafael!

      Legal o comentário sobre as caixas de captura de email. O trabalho do Márcio (designer) foi fantástico para mesclar beleza e conversões.

      O código é colocado dentro da form em HTML, desse tipo aqui:

      onclick=”_gaq.push([‘_trackEvent’, ‘inscricao-email’, ‘lista-principal’, ‘7-passos-mais-trafego-1’]);”

      Se muita gente estiver com dúvidas sobre como fazer esse tracking posso escrever um post detalhando como fazer.

      Abraços!

      • Obrigado pela dica! Eu gostaria de um artigo completo ensinando a colocar “tracking” em todos os links e ferramentas que usamos.Embora muitos não saibam da importância disso eu venho notando que fica muito mais fácil focar todos os esforços onde você vê que tem mais retorno.

        Abraço!

        • Beleza Rafael!

          Posso escrever um post bem completo sobre como fazer esse tracking, assim como montar as campanhas UTM para aparecerem de forma correta no Google Analytics.

          Abraços!

          • Arlindo Armando

            Quero ver um artigo sobre isso também 😀

            Mensurar resultados é extremamente importante 🙂

            Abraços, Arlindo Armando

          • Maravilha Arlindo! Anotada a sua sugestão também. 🙂

            Abs!

      • Gustavo

        Henrique, seria muito bom um post desses, porquê sinceramente, quando eu vi o seu tracking no Google Analytics fiquei muito interessado.

        Parabéns pelo conteúdo.

        Abraço.

        • Obrigado pelo comentário Gustavo!

          Assim que arranjar uma brecha aqui no editorial planejo e escrevo esse artigo.

          Abraços!

  • Fabio

    Henrique, muito legais as suas dicas. Realmente mostram como seu trabalho é consistente.

    Poderia me dar uma dica de onde você busca as imagens que ilustram o seu blog?
    São imagens free ou paga por elas?

    Obrigado e parabéns

  • Neemias

    Me parece que algo que, a partir daqui pode continuar gerando mais tráfego é o resumo do artigo no final, e a expectativa gerada pela divulgação da data do próximo post da série . Eu mesmo to ancioso pelo dia 26.

    • Oi Neemias!

      Obrigado pelo comentário. Essa é uma das técnicas de um pré-lançamento. Soltar uns teasers sobre o que está por vir e a data de lançamento.

      Legal que pode ser aplicada em tudo: novo produto, novo site, novo artigo.

      Criar antecipação é um recurso importante e efetivo do marketing. 🙂

      Abraços!

  • josiani

    olá henrique parabéns! estou a pouco tempo no ramo fico feliz por ter o privilégio de receber seus artigos .
    uma pergunta!
    Pra colocar uma pagina de capitura em “sobre” posso fazer eu mesmo ou tenho que contratar um cerviço.
    obrigada

    • Olá!

      Normalmente, o próprio serviço de email marketing que você utiliza possui um código HTML que você pode colocar dentro de qualquer artigo/página para tornar a caixa de captura de email visível e funcional.

      Abraços!

  • Puxa! É muita coisa para se pensar! Você deve ter uma equipe trabalhando com vc, né?

    • Oi Kleber!

      Obrigado pelo comentário! Na verdade não. Eu sou “one-man-army” por aqui. rsrs

      Apenas busco conhecimento em todos os 5 pilares para melhorar meus sites e empreendimentos online.

      Eu AMO o que faço e essa é a força que me move para aprimorar meu trabalho ainda mais. 🙂

      Abraços!

  • Olá Henrique,

    bem legal você compartilhar todos esses dados. Olhando seu blog por inteiro achei que a caixa flutuante na sidebar geraria mais e-mails para sua lista, também errei. rsrs.

    Outra coisa, compartilha com a gente como faz todo esse tracking de cada parte do seu blog. 🙂

    Abraço,

    • Oi Felipe!

      Pois é… por isso é importante estar sempre testando.

      Sim, vou planejar um artigo mostrando como fazer esse tipo de tracking, assim como outros importantes que não mencionei aqui.

      Abraços!

  • William Andrade

    E ai Henrique!

    Parabéns por mais este artigo, sempre abro seus e-mails, olha que tenho inscrição com vários blogueiros, mas curto pra caramba seu modo de escrever e desenvolver o assunto! Seu e do Bruno, fiz o curso dele e ele aborda muito isso!

    A criação da lista com certeza ajuda muito, pois, SEO como já foi dito demora um pouco pra dar resultados, se você cresce em relevância, interação e em redes sociais, automaticamente melhoram as chances de estar bem posicionado no Google! “Claro, trabalhando o SEO em paralelo”, conteúdo realmente é tudo!

    Abraço !

    • Oi William!

      Valeu mesmo por acompanhar o meu trabalho e o do Bruno. Ele manda muito bem, em uma linguagem muito próxima, parecendo que você está pessoalmente com ele.

      Exato, é importante se adaptar conforme o atual estágio. Como dizem:

      “You can’t direct the wind, but you can adjust your sails.”

      Abraços!

  • Fabio

    Nossa! Acompanho os conteúdos do Henrique desde o HC Investimentos, que sempre teve um ótimo conteúdo sobre finanças, e agora com essas dicas para implementar um site está muito, mas muito boa a qualidade dos conteúdos publicados aqui. Sempre que recebo um e-mail do Viver de Blog, entro logo para ler. Estou criando um site e já queria lançar logo, mas essas dicas estão me dando outras ideias, então vou ter que esperar mais um pouco para aprimorar mais o site para o seu lançamento. Eu estou apanhando um pouco para criar uma campanha e colocar uma pagina para captar os e-mails no Chimpmail. Henrique, meus parabéns.

    • Oi Fabio!

      Adoro quando citam o HC Investimentos. Muito obrigado! Aprecio quem já conhece meu trabalho desde lá e agora também está aqui, embora sejam nichos diferentes.

      Empreender é muito disso. Já apanhei bastante, principalmente da tecnologia, que muda a todo instante, mas faz parte do caminho.

      Forte Abraço!

  • Leo Castro

    Oi Henrique, belo artigo.
    Sobre a featured box que fica na parte superior, é algum widget adaptado em html? gostei muito e gostaria de colocá-lo no meu futuro blog. Outra coisa, vc mensura os resultados apenas com o GA ou utiliza outra ferramenta?

    Abs
    Leonardo

    • Oi Leo!

      A featured box é um widget adaptado pelo meu designer.

      Faço a mensuração principalmente com o GA, mas ainda utilizo outras ferramentas adicionais para pequenas mensurações.

      Forte Abraço!

  • Antonio Carlos

    Olá Henrique!!

    Você abandonou o HC Investimentos? O último artigo interessante foi “Como investir em Ouro: O Guia Completo”.

    • Oi Antonio!

      Não abandonei. Estou mantendo as atualizações mensais e já estou com grandes planos para o próximo mês (julho).

      Apenas optei por me dedicar de corpo e alma ao Viver de Blog nos meses de maio e junho.

      No mês de julho (ou agosto) o HC Investimentos irá apresentar uma grande surpresa, inclusive, com novos e interessantes artigos.

      Forte Abraço!

  • Leandro

    Olá henrique, tudo bem?
    Puxa vida cara, parabéns pelo blog. O design é sem dúvida o que mais me encanta! Seu blog ta muito bonito. Isso deve ajudar muito na conversão também né?!
    Li apenas alguns artigos ainda, mas sem dúvida vou continuar acompanhando, pois, diga-se de passagem, também estão muito bons…
    Rapaz, eu até queria, mas não posso deixar de perguntar. ^^
    Pagar pra “isso tudo acontecer”, sai/saiu muito caro? Desculpas a pergunta e eu entenderei caso não queira responder…
    Note, não estou falando de custo benefício, isso sem dúvida é indiscutível.
    Mas é pq sou iniciante do iniciante, e não tenho muita ideia de valores. Não pra algo tão suntuoso como o VdB. E por ser algo que tem me dado uma tara muito grande – o tal do blogar – as vezes penso em investir mesmo…
    fica a ideia inclusive pra um artigo… ^^

    Novamente parabéns!
    E aquele abraço.

    • Oi Leandro!

      Obrigado pelo comentário e sinta-se sempre à vontade para tirar dúvidas, fazer críticas e elogios aqui no Viver de Blog!

      O design do Viver de Blog saiu em torno de R$ 2.500. Porém, mais importante do que o preço em si, é você ter em mente exatamente o que deseja.

      Por esse motivo pesquisei durante 1 mês tudo o que gostaria de implementar em cada pedacinho do site. Também é importante procurar um designer de qualidade, porque ele economizará muito tempo acertando várias vezes o que você teve como ideia.

      Além disso tudo, mais de 30 modificações foram realizadas a partir do design original, porque eu não gostaria de um design muito bom, eu gostaria de um design inovador e que impressionasse os leitores.

      Espero ter ajudado um pouco. Dá trabalho, custa dinheiro, mas vale muito a pena.

      Forte Abraço!

      • Leandro

        puxa vida, muito obrigado pela resposta!

        Caramba, você disse: uma adaptação do tema “Eleven40″ da StudioPress

        Meu chegado, seu site não tem nada de “Eleven40” ^^ rsrs
        Que adaptação foi essa!? Mandou muito bem!

        Agora, é interessante seu conceito de não querer monetizar seu blog, por hora. Ainda acho um pouco difícil de entender mas imagino que você deva ter um projeto violento em mente hein!?

        Mas é isso aí, brigado novamente, e espero ansioso pelos artigos… especialmente os de design. 😉

        Aquele abraço.

        • Oi Leandro!

          Muito obrigado pelo comentário.

          A adaptação realmente parece enorme olhando apenas o tema original. O designer Márcio Duarte fez um excelente trabalho.

          Existem formas bem amenas de monetizar um site e até falarei melhor sobre a que estou utilizando aqui no Viver de Blog, parecendo “invisível”.

          Quanto ao “projeto violento” hahaha tenho vários em mente. Minha cabeça ferve de ideias todos os dias para todos meus sites. Porém, uma coisa posso garantir. Eu não recomendo, nem vendo produto meia-boca, porque eu não gosto de perder meu tempo e dinheiro com eles.

          Portanto, quando apresentar algo próprio ou de terceiros aqui no blog, pode ter certeza de que muitos “nãos” foram ditos para um único “sim”.

          Opa, design e conversões são assuntos que com certeza serão melhor abordados aqui no site.

          Forte Abraço!

  • Guilherme Nunes

    Henrique, vc pode me explicar como “linkar” a landing page q desenvolvi no LaunchRock com o meu site? Talvez isso seja util pra varias pessoas q estao tentando fazer a mesma coisa que eu. Queria colocar os usuarios para ao digitar o endereço do meu site cairem na landing page criada e após preencherem com o email passar pra minha página de conteudo (isto é, se é assim q funciona esse processo).
    Pelo q vi la tenho q copiar e colar um codigo fonte gerado por eles e colocar em algum lugar do meu site, so q é isso q tá pegando. Se puder me ajudar, fico grato!!!

    • Olá Guilherme!

      Como foi o meu designer que fez algumas integrações, não consigo te ajudar tão especificamente como neste caso, entende? Você já buscou na wp-escola? Talvez lá você ache algum material interessante sobre isso. 🙂

      Abraços e sucesso!

  • Ricardo

    Olá, Herinque!

    Primeiro, parabéns pelo Blog e pelo aprofundamento e alto nível das publicações.

    Vi que neste artigo você cita algumas conversões no Google Analytics e, não sei se poderia me ajudar, mas estou tentando configurar uma Meta (Goal) de Evento que nada mais é do que medir a ação de um clique no botão que leva a página do Facebook do meu site. Vi que é necessário usar um tracking no botão como no exemplo: onclick=”_gaq.push([‘_trackEvent’,’SocialMidia’,’PerfilFacebook’]);” e depois configurar o ‘SocialMidia’ como uma categoria, e o ‘PerfilFacebook’ como uma ação na Meta de Evento. Fiz essas configurações, mas não houve nenhuma conversão, mesmo eu clicando várias vezes no botão do Facebook do meu site durante alguns dias.

    Já pesquisei muitos artigos, mas não vi nada que me desse uma clareada a mais do que estou fazendo. Gostaria de saber, se possível, se pode me ajudar. Fica até uma dica para o blog de criar uma artigo mais aprofundado sobre metas de conversão no Google Analytics.

    Muito obrigado pelas boas dicas que já vem nos passando!

    Um abraço,

    Ricardo

  • Marcelo Vitor

    Bom dia Henrique! Que blog lindo, em todos os aspectos, descobri via HotMart e com toda certeza é um dos melhores!

    Venho aqui nesse exato post por uma seguinte dúvida: Você conseguiu capturar essa lista em pouco tempo, tudo bem, mas isso varia de nicho pra nicho ou é capaz de conseguir algo assim em uma diversidade grande de nichos?

    O porque da minha dúvida é que meu nicho é educação, então fico com o pé atrás e NUNCA dou o pontapé inicial, sempre adquirindo informações e criando meus conteúdos porém sem fazer nada a respeito, a famosa “masturbação cerebral”. *Risos*

    Sucesso e muito obrigado pelo blog!

    • Oi Marcelo!

      Esse nicho pode tanto atrapalhar como ajudar. Por exemplo: O público de marketing digital e blogs é mais “savy”, mais cascudo na internet e, por esse motivo, pode não ceder o email facilmente.

      No meu outro blog, por exemplo, a lista está próxima dos 20.000.

      Acredito ser possível conseguir sim esses números para outros nichos também, como o de educação. As pessoas irão ceder seus emails se você prometer e de fato entregar conteúdo de qualidade.

      Abs!

  • Mateus Ramos

    Henrique, parabens pelo post. Pelo conteúdo percebe-se que você realmente se dedica no que se propõe.

    A minha curiosidade é como você fez para rastrear a captura de e-mails. Como você faz para saber de onde vem cada captura de e-mail?

    Outra coisa que eu gostei bastante foi da forma de confirmar o e-mail. Mas ficou uma dúvida. Se o e-mail não for hotmail, gmail ou yahoo a sua confirmação cai muito?

    Abraços e sucesso

    • Oi Mateus!

      Agradeço pelo comentário gentil. Eu coloco um tracking desse tipo:

      onclick=”_gaq.push([‘_trackEvent’, ‘inscricao-email’, ‘lista-principal’, ‘7-passos-mais-trafego-1’]);”

      Mais pra frente farei um post sobre como fazer isso.

      A confirmação deve cair sim, mas ao menos a pessoa já está alerta e sabe (eu espero rs) que precisa confirmar seu email antes de receber as atualizações.

      Abs!

  • Weslley Felix

    Olá Henrique,

    cara quando descobri esse seu site tornei ele meu wikipedia hehe! MUITO BOM O CONTEUDO!!

    mas como faço para capiturar email no meu blog teria algum tutorial, algum plugin wordpress que faria essa captura de emails?

    • Olá Weslley! Muito obrigado 🙂

      Existem duas coisas: o tema que proporciona a caixa de captura e o software que armazena a lista de e-mail.

      Sobre o tema, uso o Épico da Uberfácil no Viver De Blog.

      Super fácil de configurar, sendo responsivo, bonito e preparado para SEO.

      A Uberfácil é uma startup que montei com o designer Márcio Duarte, designer responsável e muito atenciosos no suporte, para levar temas totalmente profissionais e personalizados para qualquer pessoa que deseje elevar o nível de seus negócios com um blog/site.

      Tenho certeza que você irá se surpreender! 🙂

      Para conhecer, basta acessar aqui: http://www.uberfacil.com/temas/epico/

      Sobre o software para captar e-mails, sugiro você ler este artigo: http://viverdeblog.wpengine.com/como-criar-lista-de-email/

      Abraços!

  • André Vieira

    Olá Henrique.
    Eu estou há duas semanas lendo e relendo o conteúdo do seu site e, realmente você fez um trabalho muito de alta qualidade e profissional. Parabéns! Por isso que fiz questão de comprar o tema do StudioPress através do seu link afiliado (espero que tenha computado pra você). Ainda estou estudando e aprendendo sobre o Marketing Digital e a criação de negócios na internet mas, já te adianto que você é uma referência muito boa para mim. Muito obrigado por seu trabalho! Espero acompanhar o seu sucesso e aprender com ele! Vou tentar ser bem presente na divulgação do seu trabalho. Um grande abraço ! André Vieira (Jovem Profissa)

    • Oi André!

      Fantástico. Muito obrigado por utilizar meu link afiliado para o StudioPress.

      Fico muito feliz em saber que estou nas suas referências de marketing digital e espero contribuir ainda mais para o seu site.

      Desejo sucesso com esse projeto. Lembre-se que o primeiro passo é sempre o mais difícil. Depois, é como se tivesse em um carro descendo uma ladeira. A própria gravidade dará conta de acerelá-lo.

      Abraços!

  • Aurino Jr

    Mais um excelente artigo. Tenho um favorito onde guardo artigos q preciso reler de vez em quando e, praticamente, todos os artigos do seu site estão lá. Tb gosto da sinceridade que vc usa nos links que recomenda expondo os que são de afiliado. Seus artigos não são apenas para serem lidos, são para serem estudados em cada parágrafo.

  • Rychellon

    Eu achei que você ia computar os e-mails capturados nas suas abas em sua página no Facebook também – a lista gerada através do Facebook Ads. Se não coube como tópico aqui, pode ser um assunto para incluir num próximo artigo!
    “one-man-army”, somos guerreiros cara! Parabéns pelo desempenho e por compartilhar os dados!

  • Olá Henrique!
    Parabéns pelo excelente artigo (mais um)! rsrs

    Criei meu site em poucos dias e a minha intenção é igual a sua, ou seja, capturar e-mails.

    Vejo muitas pessoas focando em apenas em redes sociais, como o Facebook para gerar vendas e trafego, porem isso é um erro, o Facebook sim, pode e têm que ser mais “uma” opção, porem o e-mail marketing é essencial. Afinal as redes sociais não são nossas, porem o e-mail marketing é nosso. =D

    Obrigado!
    Afonso Lopes

    • Exatamente Afonso!

      Redes Sociais mudam regras quando querem. Tendo um site próprio e uma lista de email você tem muito mais controle sobre seu negócio.

      Abraços!

  • Sayonara

    Amei!

  • Afonso

    Olá Henrique, essa Featured Box é uma máquina de capturar e-mails mesmo, é atentador colocar o e-mail nela! rsrs
    Da para eu pegar uma imagem e colocar um formulário de captura nela? Vc sabe sobre algum artigo que fala sobre isso?
    Abraços,
    Afonso Lopes

    • Oi Afonso!

      Foi o meu designer que integrou tudo com o MailChimp. Então não sei exatamente se é possível.

      Abraços!

  • Gilvane Sabino

    Olá Henrique, excelente artigo!

    Tenho um Blog recém criado e fiquei bastante interessado em focar na captura de emails, gostaria de saber como você fez para caixa de subscrição da sidebar “acompanhar” o artigo.

    Você utiliza algum plugin ou é alguma programação especifica?

    • Olá Gilvane!

      Uso o tema Épico da Uberfácil no Viver De Blog.

      Super fácil de configurar, sendo responsivo, bonito e preparado para SEO.

      A Uberfácil é uma startup que montei com o designer Márcio Duarte, designer responsável e muito atenciosos no suporte, para levar temas totalmente profissionais e personalizados para qualquer pessoa que deseje elevar o nível de seus negócios com um blog/site.

      Tenho certeza que você irá se surpreender! 🙂

      Para conhecer, basta acessar aqui: http://www.uberfacil.com/temas/epico/

      Abraços!

  • Alexandre

    Olá, Henrique!

    Comprei há alguns dias esse tema que você indicou (pelo seu link, espero que tenha recebido a comissão rs).

    Ele vem com dois temas: O Genesis e o Generate (alguma coisa assim).

    Achei que ia ter problemas com o Framework (nem sei direito o que é isso), mas foi tudo tranquilo.

    O que deu mais trabalho foi integrar o autoresponder da Aweber na Featured Box, mas agora tudo ok.

    Vou começar a usar essa máquina capturadora de emails em meus projetos.

    Muito obrigado pela indicação, você é um dos poucos caras que ponho a mão no fogo!

    abraços

  • Igor

    Henrique, você falou da importância de começar a divulgar antes do lançamento e de conseguir um grupo de emails antes do lançamento.
    Mas você já tinha um blog antes desse, o que facilitou o seu trabalho já que você já tinha um publico que te acompanhava.
    Qual a dica pra conseguir emails se estamos começando do zero?
    Att

    • Oi Igor!

      A lista antiga facilitou um pouco o novo trabalho, mas não foi em 1/4 das visitas iniciais do primeiro dia.

      As estratégias de divulgação e posicionamento (estão presentes nos artigos do blog) foram fundamentais para esse crescimento inicial.

      Abraços!

  • David Carvalho

    Oi Henrique!

    Nota 10, como sempre.

    O print “Veja os 10 lugares que mais capturaram emails abaixo” é de qual ferramenta? MailChimp?

    Abraço!

  • Paula Jordão

    Seu trabalho é sensacional, visito seu site regularmente e sempre tem ótimos materiais. Parabéns e sucesso sempre!

    • Obrigado Paula!

      Fico feliz em saber que você gostou do VDB.

      Forte abraço

  • Fábio Mello

    Muito bom parabéns! já tive a oportunidade de complementar minha receita mensal com publicidade em uma plataforma Ning, dedicado para um nicho de mercado bem definido, (www.corresponda.com.br) mas não cheguei nem perto de usar tanta estratégia para gerar leads.

    Realmente estou bastante impressionado, parabéns.

    Henrique, eu estou envolvido em um novo projeto, agora na plataforma WordPress e gostaria de saber se você presta serviço consultaria?

    Obrigado e sucesso!

    • Fábio Mello

      Errata: onde se lê contultaria, por favor lêia-se consultoria.

      Obrigado!

      • Olá Fábio!

        Infelizmente, neste momento, não presto consultorias.

        Já tenho mais projetos do que consigo lidar nas minhas mãos nesse momento e preciso me dedicar 110% à eles.

        Abraços e sucesso!

  • Diego Nascimento

    Muito bom!

  • Antonio

    Henrique,
    Você recomenda algum plugin para inserir a feature box no WP?

    • Olá Antonio!

      Uso o tema Épico da Uberfácil no Viver De Blog.

      Super fácil de configurar, sendo responsivo, bonito e preparado para SEO.

      A Uberfácil é uma startup que montei com o designer Márcio Duarte, designer responsável e muito atenciosos no suporte, para levar temas totalmente profissionais e personalizados para qualquer pessoa que deseje elevar o nível de seus negócios com um blog/site.

      Tenho certeza que você irá se surpreender! 🙂

      Para conhecer, basta acessar aqui: http://www.uberfacil.com/temas/epico/

      Abraços!

  • Lya

    Olá Por gentileza, como sou leiga no assunto…podem me informar se posso usar pagina de captura de email no blogspot??? Obrigado

    • Olá Lya!

      Não conheço muito do blospot e recomendo fortemente que você migre para o wordpress.org. Ele é a melhor plataforma e a mais simples de usar 🙂

      Abraços e sucesso.

  • Elias Marciano

    Ola Henrique , obrigado pela orientação, estava pensando de colocar uma landi page nos artigos do meu blog, e esse artigo veio de emcontro: http://ganhardinheirocasa.net

  • Patricia Behrensmann

    Olá Henrique!

    De todos os Blog visitados em todos esses anos, o Viver de Blog, desculpa a expressão é o Fodástico! !! Estou viciada e com overdose de informação. É tudo tão clean, tão intuitivo!

    Estou organizando tudo na minha memória e colocando em prática na minha empresa. Quando penso que não vou encontrar a resposta para minha pergunta…..logo acho um artigo seu explicando tudo.

    Sua abordagem é ótima!

    Parabéns e Sucesso!

    • Oi Patrícia,

      Que bacana que você curtiu o Viver de Blog!

      Espero que ele continue útil para você,

      Forte abraço

  • paulo santos

    Olá HC,acabei de criar um blog e descobrir seu site??? Nooossa sem palavras,tem me dado muito suporte e conhecimentos “preciosos”,estou muito satisfeito com os conteúdos postados no VIVERDEBLOG!!! obg…

    • Oi Paulo,

      Obrigado! Espero que o seu blog esteja muito bem 🙂

      Forte abraço

  • Fábio Vilarino

    Muito bom Henrique,

    Tem um erro no texto na seguinte parte: “Se você notar coma atenção” na parte de evolução dos emails.

  • Emanuel

    otimo conteudo me ajudou muito http://www.jlcclass.com

  • Sebastião Silva

    Olá Henrique, muito bom seu blog! Conteúdo de extrema qualidade sem enrolação. Parabéns!

  • Leonardo Caetano

    Olá Henrique, beleza?

    Eu entendi o quanto a análise das métricas são importantes para o desenvolvimento de um site, porém tenho tido dificuldades com isso, não entendo praticamente nada do Google Analytics, a única coisa que consigo ver é o número de visitas e cliques em certos links através do PrettyLink.

    O que vc me aconselha estudar para poder aprender a analisar as métricas do meu site? Vc aconselha algum curso em específico? Um artigo? Qualquer coisa rsrsrsrs

    Abraço,

    Leonardo Caetano

  • Janaina Macedo Calvo

    Henrique querido! adorei a matéria. Parabéns

    estou iniciando meu blog e sigo minuciosamente suas dicas

    obrigado

    bjos

    http://cafeefinancas.blogspot.com.br/

    http://www.palestrafinanceira.com.br

  • Guilherme Lacerda

    Cara, estou há horas lendo seu blog. Realmente sensacional. Informações MUITO úteis. Muito obrigado!

  • Luiz

    Olá Henrique, você já ouviu falar de uma ferramenta na qual você entra em um e-commerce, olha alguns produtos, coloca-os no carrinho e antes de fazer o cadastro decide não comprar. Mesmo sem informar o e-mail você abre o seu e-mail e lá está um e-mail de marketing com os produtos que tinha adicionado no carrinho. Estou procurando matérias sobre esta ferramenta e não estou tendo muito sucesso, já ouviu falar?

    • Olá Luiz!

      Talvez seja algum plugin que identifica o usuário através de IP ou algo do tipo… Não sei te informar com precisão qual ferramenta é… :/

      Abraços e sucesso!

  • Rogério Dariux

    Henrique, que material impressionante, rico e esclarecedor!!! Obrigado por compartilhar.

    Tenho uma dúvida em relação à captura dos emails.

    É possível que todos os emails capturados sejam colocados em uma lista ou planilha do excel, de maneira que eu consiga editar essa lista mais tarde?

    Muito obrigado.

    • Olá Rogério!

      Muito obrigado por comentar! É importantíssimo para nós 🙂

      Através do Mailchimp é possível sim inserir os e-mails em uma lista e, quando você achar necessário, pode exportá-la.

      Abraços e sucesso.

      • Rogério Dariux

        Ah ok, muito bom! Obrigado. Conhece outras ferramentas?

  • Adriane Zimerer

    Olá Henrique, boa tarde! Gostaria de saber qual dica você me dá nesse caso: estou pensando em montar um curso online sobre determinado assunto, mas não sei quanto tempo levarei para montar o curso, mas já gostaria de ir captando emails. Você aconselha montar uma landing page para ver quem se interessa pelo curso, mesmo sem ter uma data para lança-lo? Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!!

    • Olá Adriane!

      Pode fazer uma landing page sim, mas acredito que seja mais interessante ainda se você criar um blog, pois poderá criar autoridade e construir uma base sólida de leitores 🙂

      Espero ter ajudado.

      Abraços e sucesso.

  • Carlos

    Fala Henrique blz? Rapaz, qual é o plugin que vc usa para os botões de compartilhamentos nas redes sociais e esse que aparece quando se escreve um comentário?

    • Opa Carlos! O de redes sociais é do próprio tema que uso, que é o Épico. E o dos comentários é o Disqus 🙂

      Abraçao man!

  • Henrique Rodrigues de Sousa

    Show! Gostei muito de visualizar um pouco das suas métricas. Muito obrigado pelo conteúdo excelente e verdadeiro.

    Abraço!

    • Opa xará! Que bom que gostou 😀

      Tamo junto!

      Abração e sucesso!

  • Dayse Cristina Magalhães

    Boa tarde, Henrique. Qual o plugin você utiliza para os popups do blog?

  • Wilson Correia Júnior

    Como obtenho estas estatísticas do meu blog? Gostaria de saber quais locais e artigos convertem mais leads!

    • Opa Wilson! Você pode obter estatísticas bem interessantes através do Google Analytics!

      Abraço!

Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

651 Compart.
Compartilhar286
Compartilhar321
Twittar44
WhatsApp