close

Mais Emails

Como construir uma lista de email lucrativa com 15 tipos de conteúdos poderosos

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 20 de fevereiro de 2018
Não deixe dinheiro na mesa!

15 conteúdos para construir uma lista de email lucrativa

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Você já possui uma lista de email? Ou quer construir a sua do completo zero?

Não importa em qual das situações você se encontra, porque você já sabe do valor que uma lista de email pode gerar para o seu negócio. Caso contrário não estaria lendo esse conteúdo agora.

Porém, você pode estar enfrentando um problema que eu vejo acontecer diariamente: você simplesmente não consegue fazer com que essa lista de email saia da estagnação total que ela se encontra no momento.

Talvez você sinta até mesmo uma certa frustração e ansiedade porque, além de saber que está perdendo dinheiro ao não transformar os visitantes do seu site em assinantes da sua lista de email, você não faz a menor ideia do que pode estar causando todos esses problemas.

Mesmo que você esteja considerando em começar a construir uma lista de email agora, pode estar perdido(a), sem saber por onde começar, acreditando que basta espalhar caixas de captura no seu site ou no meio de conteúdo que os assinantes começarão a brotar de todos os lados.

Seria ótimo se fosse assim, mas isso não acontece nem com quem já possui uma vasta autoridade na internet.

A audiência hoje é muito mais bem informada e sabe que a partir do momento que assinar uma lista de email vai receber conteúdos de venda o tempo todo porque esse é o padrão na internet.

Porém, o problema não está aí. Apesar das pessoas adotarem uma postura defensiva com relação às vendas na internet, não é essa a grande causa do crescimento lento da sua lista de email.

O que possivelmente está acontecendo é que você não está dando o incentivo ideal para que as pessoas queiram receber seus emails, sejam eles para vender ou não.

Você não está encantando sua audiência e nem entregando valor de verdade. Mas é justamente sobre isso que eu vou falar hoje, sobre como construir uma lista de email lucrativa usando o poder dos conteúdos.

Portanto, se esse assunto parece interessante para você, continue lendo, porque você vai aprender mais sobre:

Por que montar uma lista de email?

O email marketing é uma das ferramentas mais poderosas e eficientes no arsenal de todo empreendedor digital (e do meio físico também).

Nenhuma outra mídia possibilita a construção de um relacionamento tão próximo como faz a lista de email.

Por mais que a atenção dos usuários esteja dividida com as redes sociais, quando alguém abre seu email está concentrado naquela informação que está sendo passada.

Além disso, em termos de vendas, um nem se compara ao outro visto que no email as pessoas já estão mais preparadas para receber ofertas.

Se você quer conhecer melhor as diferenças entre as redes sociais e o email para saber quem ganha essa batalha, acesse esse infográfico “Email Marketing x Mídias Sociais: Descubra De Uma Vez Por Todas Em Qual Investir Para Impulsionar A Divulgação Do Seu Conteúdo”.

Mas voltando à lista de email, a plataforma GetResponse, especializada em automação de marketing, apontou que no mercado americano, a cada um dólar investido em email marketing, 38 dólares de receita são gerados.

Aqui na Viver de Blog nós focamos na produção de conteúdos gratuitos no blog para crescer (sempre com qualidade) nossa lista de email. E a comunicação com a nossa lista de email pode ser dividida em 3 frentes:

1.Divulgação: conteúdos gratuitos publicados nas mais diversas mídias, como blog e redes sociais.

2.Encantamento: conteúdo exclusivo para quem assina a nossa lista. Alguns deles são segmentados e enviados somente para assinantes acima de 3 estrelas, de acordo com a classificação do MailChimp (link afiliado).

3.Venda: toda semana fazemos uma campanha de venda por email para um de nossos produtos e a resposta do público é sempre muito boa. Também usamos a lista para fazer lançamentos maiores, como o do curso da Revolução do Conteúdo.

Portanto, a lista de email é uma parte fundamental do nosso negócio, especialmente porque ela nos aproxima da nossa audiência e garante a receita recorrente.

Nossa lista de email, com mais de 150 mil pessoas cadastradas, não foi construída somente com a colocação de caixas de captura no nosso site, apesar do uso e do posicionamento estratégico de cada um delas ser fundamental para aumentar a taxa de conversão.

No entanto, o que atrai os visitantes seja para o site ou para as redes sociais é sempre uma única coisa: conteúdo de valor. E é justamente sobre os tipos de conteúdo mais eficazes para construir uma lista de email que vamos falar agora.

Os 15 melhores tipos de conteúdos para construir ou crescer a sua lista de email lucrativa

Você está familiarizado com o termo isca digital? Se não, esse nada mais é o nome dado ao conteúdo de valor que você pode oferecer para seus visitantes em troca do seu email.

As opções são as mas diversas,portanto, você pode escolher uma ou mais delas que são tanto mais adequadas para o seu nicho de mercado quanto são aquelas que você mais vai gostar de produzir.

1. Ebook

Os ebooks são as iscas digitais mais usadas pela grande maioria dos sites e blogs.

A razão para isso está em sua eficácia, afinal, os ebooks funcionam muito bem para gerar leads.

Nós usamos os ebooks, especialmente nos primeiros anos do Viver de Blog para construir a audiência. Hoje em dia optamos pela produção de ebooks para a construção de listas específicas para lançamentos de cursos.

Isso porque o esforço por trás da produção de um ebook é bastante considerável, especialmente quando comparado com outros tipos de materiais que atraem muitos assinantes para a lista de email, como os checklists.

2. Checklist

As pessoas adoram checklists, especialmente se eles podem ser usados para transformar assuntos mais complexos em um passo a passo simples de seguir.

Por exemplo, vamos dizer que você escreveu um guia super completo sobre um assunto do seu mercado. Crie também um checklist com os principais passos, de forma resumida e em uma ordem lógica para que o leitor coloque aquele conhecimento em prática e ofereça esse material para quem chegar em seu guia completo.

O sucesso é garantido!

3.Resumos de artigos

Assim como checklists, você pode oferecer resumos dos seus principais conteúdos, especialmente os mais longos e complexos. Exatamente como fizemos nos dois artigos sobre Gatilhos Mentais aqui no blog.

O ideal, além de simplificar o conteúdo e oferecer em formato PDF para que o leitor possa baixá-lo para consultar sempre que quiser, é acrescentar alguma informação nova que não está no texto e deixar esse benefício claro no banner da sua isca para lista de email.

Ainda no exemplo dos gatilhos mentais, nós acrescentamos 4 gatilhos que não estavam em nenhum dos dois artigos.

4.Infográficos

Infográficos são ótimos não só para atrair visitantes e gerar mais compartilhamentos sociais, como são excelentes para aumentar a sua lista de email se você disponibilizar a versão em alta resolução para download.

Assim como os ebooks, são mais complexos de serem criados, pois exigem tanto um excelente conteúdo quanto um design impecável, mas funcionam muito bem com todo tipo de público.

Aqui na Viver de Blog, 3 dos infográficos mais populares já geraram juntos mais de 130 mil leads para a nossa lista de email:

  • Erros Gramaticais: 47.997
  • Psicologia das Cores: 54.518
  • Melhores horários para postar nas redes sociais: 27.721

Funcionam tão bem que criamos o curso Infográficos Memoráveis para ensinar você a produzir esse tipo de conteúdo também.

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

5.Cursos gratuitos em vídeo

Outra boa opção para construir uma lista de email lucrativa é fazer um curso online em vídeo totalmente gratuito, como o nosso Blog do Zero, um passo a passo para ensinar qualquer pessoa a montar seu próprio blog.

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

E não pense que você precisa fazer uma super produção hollywoodiana logo de cara. Se não tem câmera, use seu próprio celular ou até a webcam. Se não deseja aparecer, grave a sua tela, usando aplicativos como o Screenflow ou aTubeCatcher.

Caso você já possua um curso pago, pode liberar um aula de teste em troca do email. Você não só ganha um lead como aumenta a sua chance de vender online.

15 conteúdos para construir uma lista de email lucrativa
Não deixe dinheiro na mesa!

15 conteúdos para construir uma lista de email lucrativa

6.Cursos por email

Supondo que a ideia de fazer vídeos não seja do seu agrado, você pode oferecer um curso gratuito via email, em formato de sequência automática de emails.

Assim como no curso em vídeo, o conteúdo precisa ser inédito e exclusivo para quem assinar a sua lista de email.

Em ambos os casos você pode identificar algum tópico muito desejado por sua audiência e que, até mesmo tenha sido tratado em diversos conteúdos já publicados anteriormente, mas agora com uma abordagem completamente nova.

7.Lista de ferramentas

Outro tipo de conteúdo bastante popular são as listas de todos os tipos. No entanto, as listas de ferramentas funcionam muito bem para aumentar a captura de emails.

Você pode catalogar desde as ferramentas que você mesmo usa no dia a dia ou as mais usadas no seu nicho de mercado.

Um exemplo desse tipo de isca digital é o ebook “87 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer para um 2016 memorável (61 delas são grátis!)”

8.Templates

Quem não gosta de um template? Uma estrutura já pronta, mas que ainda assim permite personalização para o usuário, seja templates de títulos, de calendário editorial ou até filtros do Instagram.

Pense em algo que você faz e sua audiência adoraria ter ou fazer parecido. Ou então, identifique alguma necessidade não atendida, transforme em um formato adaptável e dê seu template em troca de emails para a sua lista.

Nós fizemos o “Planner 2018: A Melhor Ferramenta para Transformar a Sua Lista de Resoluções em Realidade” bem no começo desse ano para ajudar as pessoas a colocar em práticas suas metas para o ano.

9.Quizzes

Quizzes não só têm um alto potencial de viralização, como também funcionam muito bem para coletar emails.

Para isso basta você pedir o email antes da pessoa começar o teste ou depois, para ver seu resultado. A última opção pode até fazer algumas pessoas desistirem de dar seu email, porém apresenta melhores resultados do que o formulário de email apresentado logo de cara.

O nosso quiz de erros gramaticais foi um desses exemplos de viralização, trazendo 50 mil novos leads para a lista de email do Viver de Blog.

10.Webinários

Webinários são palestras ao vivo, transmitidas via internet, onde quem está assistindo pode participar fazendo perguntas e dando sugestões, desde que estejam relacionadas ao tema do encontro.

Um webinário serve tanto para passar conteúdo gratuito, para apresentar algum produto seu ou de um afiliado para sua audiência e principalmente para matar as objeções das pessoas em relação ao produto que está sendo vendido.

Funcionam melhor do que vídeos porque as pessoas não podem assistir quando desejarem, precisam ou estar disponíveis no dia da apresentação online ou terão acesso limitado ao material (geralmente 24 horas após a transmissão).

A urgência motiva a pessoa a agir, no caso assinar sua lista de email.

15 conteúdos para construir uma lista de email lucrativa
Não deixe dinheiro na mesa!

15 conteúdos para construir uma lista de email lucrativa

11.Video

Vídeos podem ser usados como forma de capturar leads para sua lista de email.

Você pode gravar um webinário, por exemplo e disponibilizá-lo em uma página dentro do seu site. Assim que o visitante der o play, ele consegue assistir a introdução do vídeo,

De repente, o vídeo para e, para continuar assistindo, é necessário colocar o email. Algumas pessoas podem até desistir, mas se o trecho inicial do seu vídeo for bom o suficiente para despertar a curiosidade de quem assiste, as pessoas vão querer dar o email.

A ferramenta Wistia Turnstile pode fazer essa caixa de captura no próprio vídeo.

12.Páginas com seus melhores conteúdos

Essa dica funciona melhor para quem já possui uma quantidade de conteúdos publicados que já seja possível categorizar por assunto e catalogar em uma página.

Além de ser uma ótima maneira de atrair acesso para conteúdos mais antigos, porém de alta qualidade e ainda relevantes, você pode conseguir mais inscritos para a sua lista

Para construir uma página como essa você precisa:

  1. Procurar por uma palavra-chave relevante no seu nicho (para atrair visitas)
  2. Reunir os conteúdos relacionados a essa palavra-chave (de 5 a 10)
  3. Crie uma call to action e uma caixa de captura de email ao final dessa página.

A Moz tem uma página que segue exatamente essa estrutura:

 

13.Conteúdos de qualidade exclusivos para assinantes da sua lista

Sempre recomendo oferecer conteúdos de qualidade, inéditos para quem assina a sua lista de email, afinal você manterá a audiência engajada por muito mais tempo com esse tipo de oferta.

Porém, você pode também crescer sua lista de email fazendo isso, bastando para isso duas simples otimizações.

A primeira delas é a inserção de botões de compartilhamento social no seu email junto com uma call to action.

A segunda é pedir para que as pessoas reenviem o email para amigos e conhecidos que poderiam se interessar pelo assunto. Se o conteúdo for realmente de qualidade, as pessoas vão querer fazer isso.

14.Tutoriais e Guias Completos

Criar tutoriais e guias completos é uma excelente forma de consolidar o conhecimento sobre um tema específico. Você pode criar guias de bolso, guias avançados, guias introdutórios, guias simples, etc.

As pessoas adoram acessar e baixar tutoriais sobre algo do seu interesse, bem como guias completos explicando, passo-a-passo, como executar determinada ação.

15.Kits

Outro tipo de conteúdo que é mais fácil de criar se você já possui uma biblioteca de materiais prontos. Mas isso não significa que você não possa criar um kit completamente do zero.

O apelo do kit está justamente na quantidade de materiais que você irá oferecer em troca de um único email, afinal um pacote com 5 ebooks é mais atraente do que um único exemplar.

No entanto, você não precisa se limitar a um único tipo de conteúdo. Aqui estão algumas ideias de kits:

  • Kit com ebook mais audiobook
  • Kit com todos os seus ebooks
  • Kit com todos seus áudios
  • Kit com imagens que você usa nos seus conteúdos
  • Kit com template, ebook e vídeo

Você pode montar um kit com o que achar interessante, desde que os assuntos desses materiais estejam relacionados.

15 conteúdos para construir uma lista de email lucrativa
Não deixe dinheiro na mesa!

15 conteúdos para construir uma lista de email lucrativa

Essas são as várias opções de conteúdos para crescer ou criar a sua lista de emails. Mas, e qual deles você deve escolher?

Faça testes e veja qual tipo a sua audiência prefere. Mais importante do que a escolha do conteúdo é a decisão de investir em uma lista de email para realmente ter um negócio online lucrativo.

E essa decisão você já tomou!

 

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade