close

Mais Receitas

21 maneiras simples de aumentar suas vendas online, gerar mais receita e crescer seu negócio

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 19 de setembro de 2017
Com 3 dicas bônus

As 21 maneiras de aumentar suas vendas online

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Fazer mais vendas online é o desejo de todos os empreendedores que atuam na internet seja através de um e-commerce, vendendo infoprodutos em plataformas como o Hotmart ou em seu próprio site.

A competição está ficando cada vez maior, mas se você já tem um produto ou serviço diferenciado e posicionado de forma adequada, metade do trabalho já está feito.

Certifique-se que a sua lição de casa já está feita antes de conhecer as 21 maneiras de aumentar as suas vendas online que vou apresentar nesse artigo, pois elas são a cereja do bolo para alavancar aquilo que já está funcionando.

Portanto, se você quer crescer mais seu negócio e gerar muito mais receita, veja algumas das melhorias que vamos apresentar no artigo de hoje:

E muito mais!

Se você se interessa por esse assunto, continue lendo e não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos na sua rede social favorita.

#1.Capture emails para sua lista de lançamento

Será que você precisa ter o seu produto pronto para começar a criar uma lista de emails?

A resposta é não!

Muita gente acredita que precisa primeiro desenvolver um produto para somente depois construir sua audiência. Porém, o ideal é fazer justamente o contrário.

Capture emails para uma lista que inclua leads com potencial para virarem clientes. E como? Atraindo pessoas que demonstram interesse na sua solução.

A vantagem de fazer uma lista de lançamento ou de pré-lançamento, seja de um site, aplicativo ou produto, é que você pode além de captar, fazer a nutrição desses leads enquanto desenvolve seu produto.

Assim, até o momento do lançamento, esses leads estarão plenamente aquecidos, aumentando ainda mais a sua chance de fazer vendas online.

Nós usamos muito essa estratégia antes de lançamentos de cursos, oferecendo materiais relacionados. Inclusive, é uma ótima forma de testar o interesse do público naquilo que você irá oferecer, permitindo que você faça ajustes no seu produto ou até mesmo mude completamente sua ideia inicial caso perceba que não há interesse do seu público.

#2.Fique de olho no seu público-alvo

Criar uma persona para seu negócio e conhecer bem seu público é um pré-requisito básico para quem deseja sucesso nas vendas online.

No entanto, você precisa não só entender essas pessoas uma única vez e pronto.

Periodicamente avalie suas métricas, a interação dos visitantes com seu site e páginas de venda, faça pesquisas de satisfação e preste atenção no cenário que está sendo desenhado à sua frente.

Não deixe para tomar atitudes para melhorar suas vendas online somente quando elas começarem a cair.

Construindo uma base de dados e recebendo feedback constante do seu público, você pode antecipar melhorias e evitar futuros transtornos e até crises no seu negócio.

#3.Monte um Funil de vendas online

Um funil de vendas é um plano de etapas por onde as pessoas passam desde que conhecem sua marca até o momento da compra e é perfeito para unificar as ações de marketing e vendas.

O funil é usado porque melhora o controle sobre os investimentos e ações tomadas durante toda a jornada de compra, melhorando e muito a taxa de conversão e reduzindo o churn para produtos e serviços recorrentes. Saiba mais aqui.

Imagine um funil como sendo o caminho mais provável a ser percorrido pela maioria de seus futuros clientes. Antecipando seu comportamento, você consegue propor ações adequadas para fazer com que eles avancem até a concretização da venda.

Para saber como montar seu funil de vendas, acesse nosso infográfico sobre o assunto aqui.

#4.Conte com a ajuda de afiliados para fazer mais vendas online

Para quem ainda está no começo da jornada e não sabe exatamente o que sua audiência deseja consumir, vender produtos de outros produtores pode ser um bom caminho.

Com o Marketing de afiliados, você tem duas opções para aumentar suas vendas:

1.Vender os produtos de outras pessoas sendo você o afiliado e ganhando comissão.

2.Contar com o apoio de parceiros para virarem afiliados do seu produto, onde quem paga a comissão é você.

Principalmente em produtos de maior valor, o Marketing de Afiliados é uma excelente forma de aumentar as vendas online.

Seus parceiros ganham uma parte da venda, mas em troca oferecem tráfego e emprestam sua autoridade para sua empresa e seus produtos.

Na prática você precisa criar um link exclusivo para cada afiliado para identificar de quem veio aquele cliente e assim registrar as vendas online corretamente.

E claro, quanto melhor for a sua política de comissões, mais parceiros de qualidade estarão interessados em participar.

#5.Envie amostras do seu produto para influenciadores do mercado

De bloggers a youtubers, empreendedores e profissionais das mais diversas áreas, a internet é o lugar onde influenciadores são facilmente encontrados.

Não estou falando somente de pessoas com um canal no YouTube com mais de 1 milhão de inscritos nem de perfis do Instagram com 500 mil seguidores, mas sim de pessoas que possuem sua própria audiência, ainda que menor, e que mantenham um bom relacionamento com ela.

Se você quer vender um produto físico, pode enviar uma amostra para pessoas chave no seu nicho de mercado e se for um serviço ou um produto virtual, você também pode liberar o acesso para teste. Caso seja bem aceito, grandes são as chances dessas pessoas divulgarem em seus canais de marketing.

Esse tipo de estratégia não só possui um custo baixo como gera tráfego para seu site, amplia o alcance da sua marca e, claro, gera mais vendas online.

As 21 maneiras de aumentar suas vendas online
Com 3 dicas bônus

As 21 maneiras de aumentar suas vendas online

#6.Venda invisível

Quando você começar a vender pela internet encontrará uma das maiores barreiras: a resistência à venda.

O que eu quero dizer com isso?

As pessoas já se acostumaram a conseguir conteúdo gratuito na internet. E muitas sentem-se verdadeiramente ofendidas se precisam pagar para obter algo.

Se a estratégia de venda for executada de forma errada então, pior ainda.

Portanto, você já tem que partir do princípio que as pessoas não estão preparadas para comprar enquanto consomem conteúdo pela internet.

No entanto, isso não significa que você não possa “preparar o terreno” para que a venda aconteça da melhor maneira possível. E fazer uma venda invisível é justamente isso.

Produzir um, ou de preferência vários conteúdos de qualidade relacionados a seu produto ou mercado e fazer inserções discretas mas altamente persuasivas que direcionem para a venda, mas sem pressionar o visitante.

Assim, as pessoas não só irão confiar em você como vão ter a vontade de comprar algo seu, pelo princípio da reciprocidade.

#7.Crie uma copy que responda todas as dúvidas e acabe com as objeções

Por mais que você tenha trabalhado de maneira brilhante a venda invisível de seus produtos, em algum momento você terá que deixar claro que está fazendo uma oferta.

E é exatamente aí que começa a surgir a resistência. É o instinto de defesa gritando no inconsciente do seu visitante. Especialmente se ele nunca ouviu falar de você.

Seu público pode até não se dar conta do real motivo da estranha sensação de desconfiança que está sentindo.

Mas você antecipar e entender essas razões. Além disso sempre tenha em mente que o potencial cliente não conhece o seu produto e seu mercado como você e sabendo disso você consegue evitar que restem dúvidas na cabeça das pessoas ao antecipar as respostas.

Considere as dúvidas mais comuns que podem surgir e responda cada uma delas na sua copy. Faça o mesmo com as objeções mais frequentes como as que estão listadas neste artigo aqui.

#8.Crie senso de urgência

Uma das piores sensações para o ser humano é a impossibilidade de escolher.

Como odiamos nos sentir impotentes, agimos o mais rápido possível. Isto porque quando algo demanda urgência, não pensamos muito, apenas agimos no ato inconsciente de nos resguardarmos de um perigo iminente.

Seu principal objetivo é capturar a atenção do visitante, aguçando sua curiosidade e lembrando que uma atitude rápida é necessária para não ficar para trás.

Para criar o senso de urgência você pode fazer promoções temporárias, dar cupons de desconto válidos por um prazo determinado ou até mesmo limitar o período de vendas do seu produto.

#9.Ofereça garantia de compra irresistível

Você já deve ter ficado com um pouco de receio de comprar algum produto ou serviço na internet, certo?

E se a empresa com a qual você estava pensando em fechar um negócio oferecesse uma garantia de 30 dias para você testar o produto ou serviço com o direito de ter todo o seu dinheiro de volta sem dar maiores explicações?

Você certamente compraria com mais tranquilidade, certo? O seu cliente também!

Quem já é aluno de um dos cursos da Viver de Blog sabe que nós sempre oferecemos esse tipo de garantia porque preferimos manter em nossa base de alunos as pessoas que realmente desejam participar e usufruir dos benefícios que oferecemos.

E claro, se o seu produto ou serviço é bom a taxa de devolução será baixíssima ou até mesmo inexistente.

#10.Aposte no estímulo visual para vender mais

Cerca de 65% das pessoas têm mais facilidade para entender uma informação se ela estiver acompanhada de uma explicação visual, ou seja, uma imagem, desenho, foto, mapa, e assim por diante.

Conteúdos visuais são muito mais atraentes. Informações valiosas aliadas a um poderoso design chamam a atenção antes que o conteúdo seja entendido pelo cérebro.

Portanto, investir tanto em um design para seu site que seja não só adequado para melhorar a experiência do usuário, mas que também seja esteticamente agradável , é um requisito básico.

Junto ao design para blog você precisa ter belas fotos de seus produtos. E acredite, uma foto profissional valoriza seu produto e pode ajudar você a fazer muito mais vendas online.

Nós também temos um artigo só sobre como escolher as melhores imagens para seus anúncios no Facebook. Para ler o conteúdo na íntegra, clique aqui.

As 21 maneiras de aumentar suas vendas online
Com 3 dicas bônus

As 21 maneiras de aumentar suas vendas online

#11.Faça otimizações de SEO

SEO On Page envolve qualquer estratégia para melhorar o desempenho do seu blog perante os mecanismos de busca.

E ao melhorar a atração de visitantes para o seu site (de forma gratuita e orgânica), suas chances de vender mais aumentam e muito, afinal, é o cliente que está indo até você e não o contrário.

Por isso que Inbound Marketing, que foca na permissão ao invés da interrupção é a estratégia que vem obtendo mais sucesso no mercado atual.

As principais otimizações de SEO envolvem elementos como:

  • Títulos atraentes e meta-descrição voltados para o ranqueamento no Google;
  • Uso de tópicos e subtópicos para quebrar a leitura e aumentar o tempo de permanência na página.
  • Seleção e aplicação de palavras-chave tanto nas páginas do site quanto em conteúdos.
  • Uso de estratégia de link building.
  • Otimização e redirecionamento de URLs.
  • E muito mais!

Se você quiser conhecer em detalhes as otimizações e SEO para atrair mais pessoas para o seu site, leia o artigo “10 simples otimizações de SEO para blog que você precisa aplicar hoje mesmo para alavancar sua autoridade no seu nicho”.

#12.Impulsione as vendas online com vídeos

Por se assemelhar muito mais a uma conversa olho no olho, fazer vídeos pode ser uma ótima maneira de acabar com as principais objeções da sua audiência.

A receita de empresas que apostam em fazer vídeos para divulgar seus produtos pode crescer em até 49%, já que esse tipo de conteúdo ajuda a vender mais e a taxa de conversão de uma página de vendas pode aumentar em até 80% com um único vídeo.

Para usar vídeos para impulsionar suas vendas online, você pode produzir conteúdos dentro das 3 categorias abaixo:

  • Vídeos educativos: vídeos de “como fazer”, demonstração de uso, comparação entre produtos e guia visual do usuário são ótimas ideias para ajudar você a vender mais.
  • Solução de problemas: as pessoas usam a busca do YouTube para encontrar soluções para seus problemas. Vídeos ensinando como resolver queixas relacionadas a seu mercado serão sucesso garantido.
  • Entrevista com especialistas: pode ser tanto um conversa informal porém rica em conteúdo ou uma entrevista. O formato não importa, mas ter a participação de outras pessoas do seu mercado em seus vídeos irá aumentar sua autoridade e atrair a audiência da pessoa que topou fazer esse “colab” com você.

E mais uma dica (ou melhor, duas) para você fazer vendas online através do YouTube: coloque links para seu site ou direto para a sua página de vendas no campo de descrição do vídeo em seu canal e não esqueça de medir a performance de seus vídeos com frequência.

Se você deseja saber como otimizar seus vídeos no YouTube para que eles sejam mais facilmente encontrados pelo seu público, não deixe de ler o artigo “15 etapas de uma estratégia de sucesso de SEO para Youtube: é hora de dominar os vídeos e expandir seu canal”.

#13.Não foque em vendas no Facebook

Sua página do Facebook não serve apenas para você falar sem parar da sua empresa e dos seus produtos. O objetivo da fanpage é compartilhar artigos e links incentivando a visita do site, o cadastramento do email, divulgação nas redes sociais, entre outros.

Uma das melhores formas de garantir que seus fãs continuem engajados é produzindo conteúdo de qualidade sobre:

  • Histórias (usando o storytelling emocional);
  • Frases inspiracionais;
  • Tendências e novidades do seu mercado;
  • Imagens e vídeos inspiradores;
  • Dicas exclusivas.

E assim como a publicação de conteúdos gratuitos em outras plataformas como o blog e outras redes sociais, essa é uma ótima forma de ganhar a confiança dos seus futuros clientes.

Nessa entrevista que fiz com uma das maiores especialistas em Facebook para negócios, a Camila Porto, ela conta em detalhes como você deve administrar sua página do Facebook para fazer mais vendas online.

#14.Invista no Google Adwords

o Google Adwords, tem um alcance muito maior que o Facebook Ads, mas atualmente é uma fonte de tráfego bem mais cara e que deve ser usada quando você realmente sabe o que está fazendo.

O Adwords permite que você anuncie seus produtos e serviços em quase qualquer página de resultados do Google e vídeos do YouTube.

Como vantagem, a conversão maior que o Facebook Ads, quando você o utiliza para resultados de busca ou remarketing.

Nenhuma outra rede de anúncios consegue fornecer resultados tão rápidos pois com ele sua marca pode estar na primeira página do Google em questão de minutos.

#15.Não deixe o visitante esquecer da sua marca com o Remarketing

Com o remarketing, é possível alcançar pessoas que já acessaram seu blog ou site.

Os visitantes ou usuários anteriores podem ver seus anúncios enquanto navegam em websites que fazem parte da Rede de Display do Google ou pesquisam termos relacionados aos seus produtos ou serviços no Google.

Não importa se você está investindo em uma campanha de PPC ou em anúncios do Facebook, toda estratégia de marketing digital leva tempo e dificilmente você conseguirá fazer uma venda online através de um anúncio logo de primeira.

Para que sua marca fique na cabeça do lead não basta aparecer na tela do seu computador ou celular uma única vez, especialmente se ele nunca ouviu falar de você e da sua empresa.

E é justamente para cumprir o papel de relembrar o consumidor que o remarketing deve ser usado se você tem o objetivo de aumentar suas vendas online.

As 21 maneiras de aumentar suas vendas online
Com 3 dicas bônus

As 21 maneiras de aumentar suas vendas online

#16.Para produtos físicos, aposte em sistemas de comparação de preços

Se você trabalha com a venda de produtos físicos, considere usar os sistemas de comparação de preços como Google Shopping e Buscapé, os mais usados no Brasil, onde vários usuários fazem pesquisas quando desejam adquirir algum produto específico.

Quem lista seus produtos nesses buscadores pode ver suas vendas online aumentarem consideravelmente.

No entanto, a grande maioria dos sistemas de comparação de preços é pago, geralmente a cada vez que alguém clica no seu anúncio, e você precisa considerar se esse investimento é válido ou não para o seu negócio no momento.

Para fazer o cadastro no Google Shopping você pode acessar o Merchant Center.

#17.Facilite a jornada do lead até o carrinho de compras

De acordo com o Business Insider mais de 4.6 trilhões em produtos foram deixados para trás em carrinhos de compra abandonados no ano de 2016, sendo que 63% de todas essas vendas online não realizadas poderiam ser recuperadas.

Boa parte desse aumento de compras abandonadas se deve ao maior uso de aparelhos mobile, pois apesar da facilidade para fazer a pesquisa de produtos e serviços, preencher formulários em um celular ainda não é tarefa das mais agradáveis em boa parte dos sites.

Para evitar que isso aconteça com as suas vendas online, elimine passos desnecessários no checkout, como formulários extensos e com dados pouco importantes. E principalmente tenha um site responsivo.

Também não limite o tempo de preenchimento do formulário de compra, pois caso ele acabe, o consumidor terá que começar todo o processo novamente, aumentando e muito as chances de desistência.

#18. Venda mais produtos com o Upsell

Um cliente que percorreu todo seu funil de vendas e finalizou uma compra está muito mais disposto a comprar outro produto seu do que aquele que ainda não converteu.

Para não desperdiçar essa oportunidade de melhorar ainda mais suas vendas online, você pode criar um “upsell”.

Upsell é a oferta de um produto ou serviço relacionado aquele que já foi adquirido por seu cliente, ou como um complemento para a compra já feita ou como algo superior.

A Amazon, usa o Upsell com frequência. Para o cliente que compra um Kindle, o leitor de livros digitais da empresa, ela oferece como Upsell os acessórios, como capa e carregador.

Nós também usamos essa estratégia, oferecendo produtos complementares e até de maior valor que o primeiro produto comprado. Quando uma pessoa acabou de gastar quase 2 mil reais em um curso, uma oferta de 400 reais, por exemplo, pode não representar um gasto tão grande em comparação

E mais, você pode usar vários “Upsells” na mesma jornada de compra. Portanto, caso o cliente tenha adquirido o primeiro upsell, ele é direcionado para o próximo, aumentando ainda mais a chance de uma nova venda.

#19.Suporte ao cliente e Pós-venda

As empresas que se preocupam em criar um relacionamento com seus clientes conseguem fazer muito mais vendas não só para os mesmos clientes como também para seus amigos, familiares e conhecidos.

As empresas que tratam seus clientes mais lucrativos de uma forma especial, para garantir que eles não só comprassem novamente como também recomendassem a empresa a seus amigos.

Quem cuida do pós-venda precisa estar preocupado com o sucesso do cliente ao utilizar seu produto, inclusive porque vender para um cliente já fidelizado é muito mais barato do que atrair e converter novos leads.

Por isso procure facilitar as formas de contato entre você e seus clientes, seja através do seu site, com um formulário de contato fácil de ser encontrado, através de um endereço de email e até mesmo uma linha telefônica. E responda as dúvidas e feedbacks sempre o mais rápido possível.

Nós damos tanto valor ao pós-venda aqui na VDB que criamos um curso só sobre isso, o Pós-Venda Revolucionário. Se você quiser saber mais sobre o assunto, é só clicar nesse link.

#20.FAQ e Chat Ativo

Uma sessão de FAQ (Frequent Asked Questions) ou Perguntas Frequentes já economiza muito o seu tempo e principalmente o tempo do cliente, que encontra facilmente a resposta para as suas maiores dúvidas.

Já o chat nativo é uma ótima forma de automatizar uma parte das conversas com seu público mas sem tornar o relacionamento robótico e frio (quando bem usado).

Alguns serviços de chat, como o Jivochat permitem que você use a função no Facebook e em suas páginas de venda ou site.

Você pode salvar as respostas para as perguntas mais frequentes no aplicativo para agilizar o atendimento das pessoas e sem deixar o toque pessoal de lado.

Como já falamos aqui, um cliente sem dúvidas e com menos objeções se torna muito mais propício a comprar de você.

As 21 maneiras de aumentar suas vendas online
Com 3 dicas bônus

As 21 maneiras de aumentar suas vendas online

#21.Monitore as conversas sobre sua marca nas redes sociais

Através de softwares como o Google Alerts e o Hootsuite você consegue descobrir o que está sendo dito sobre sua marca na internet.

Através do “social listening” você consegue identificar quais as principais problemas apontados por seus clientes insatisfeitos, possibilitando que você corrija as falhas e impeça que fatos negativos ganhem proporções gigantescas com a força do boca a boca.

E claro, saber o que os seus clientes realmente pensam pode ser ótimo para as suas vendas online, afinal você conseguirá descobrir melhorias e oportunidades que sequer imaginava e que não seriam apontadas em uma pesquisa de mercado tradicional.

Conclusão

As 21 maneiras de melhorar suas vendas online representam apenas uma pequena parcela das inúmeras melhorias a serem feitas em seu negócio para que você aumente sua receita.

Com muita criatividade, ainda mais estudo e principalmente conhecimento profundo do seu mercado e do seu público, você conseguirá descobrir muitas outras formas de conquistar ainda mais clientes, portanto o ciclo de evolução precisa ser constante para quem pretende crescer sempre.

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade