close

Mais Blog

Como manter o foco e concentração na hora de escrever

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 14 de julho de 2021
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Um dos desafios que mais recebo de escritores é esse aqui:

“HC, como manter o foco e a concentração na hora de escrever, sem qualquer distração?”

Eles me dizem o seguinte:

  • “Começo a escrever, mas meu celular vira uma árvore de natal apitando com notificações e mensagens.”
  • “No meio da escrita perco a criatividade e aproveito para abrir o Facebook, Instagram e Youtube”.
  • “Quando percebo que me distraí já se passou uma hora e estou assistindo ao 12º vídeo recomendado no Youtube.”

Parece familiar?

Então você precisa aprender como manter o foco na hora de escrever entrando no estado de flow.

Como manter o foco e entrar em estado de flow

Flow é aquele estado de fluxo de ideias, de criatividade e de execução, muito comum em atividades artísticas e esportes em que parece que o tempo parou e você está fazendo muita coisa.

Porém, não é um estado fácil de alcançar.

Hoje somos mais dominados pelos caprichos da nossa mente do que a dominamos para obedecer nossas vontades.

Ao mesmo tempo, sabemos que é de extrema importância manter a mente concentrada para escrever, criar ou estudar.

Tente dominar a sua mente e seus impulsos cedendo por recompensas imediatas, que você descobrirá uma força contrária que vai resistir com todas as suas forças antes de ser disciplinada.

O mais importante passo para entrar no estado de flow é mostrar quem está no controle: você ou seus desejos.

Uma batalha difícil de vencer, mas bastante possível se você conhecer e dominar as 3 fases ou estágios que antecedem o auge do estado de flow.

Fase 1. Ambiente

É fundamental deixar seu ambiente de trabalho pronto e organizado na véspera do seu momento de escrita.

Não chegue para escrever com sua mesa toda desorganizada, cheia de lixo, papel jogado para lá e para cá ou computador cheio de abas abertas.

Se necessário, desligue o wi-fi para desbloquear 100% da sua mente para a escrita e não cair na tentação de se perder nas redes sociais.

E também evita que você caia na armadilha de pesquisar durante o processo de escrita.

Deixe isso para a revisão. Não coloque um quebra-molas durante essa via rápida que é a criatividade da escrita.

Por ambiente, entenda também o editor de textos que você escolhe.

O único trabalho o seu editor de texto é te AJUDAR a escrever. Não atrapalhar.

Porém, editores de texto são carregados com um zilhão de opções para você formatar texto, aumentar o tamanho da fonte e colorir seu texto. Esqueça tudo isso.

Coloque seu editor em tela cheia, esconda o máximo de opções e foque apenas no que interessa: seu texto.⠀

Ambiente desorganizado= pensamentos desorganizados.

Ambiente organizado= mente clara.

Por falar em mente, a segunda fase para alcançar o flow passa justamente por ela.

Fase 2. Mente

Uma recomendação muito legal para quem quer escrever com mais criatividade e clareza é fazer uma meditação antes de escrever.

Basicamente ficar 10 minutos sozinho, consigo mesmo, sem celular e de preferência sem colocar uma música no fundo. Só você e seus pensamentos até que a sua mente se acalme e o número de pensamentos reduza pouco a pouco.

Você vai que, apesar da tempestade de pensamentos que causam um clima nublado e confuso na sua mente, o sol tende a aparecer no fim da meditação.

Ainda na parte da mente, deixar todo o trabalho de pesquisa que antecede a escrita, estruturar seu texto co todos os tópicos sobre os quais você pretende escrever organizando melhor suas ideias, ajuda a chegar mais rápido no flow.

Caso contrário, o que acontece? Você começa escrevendo sobre o assunto A, e, de repente, você escreve uma curva para a direita para o assunto B. E depois você desvia  para o assunto C e a sua escrita já se perdeu junto com a atenção do seu leitor.

Para manter o foco durante a escritae na vida, aposte na meditação, oração ou qualquer exercício para esvaziar a mente todos os dias.

Fase 3. Emoções

Trabalhar as emoções é essencial para calar aquela vozinha que fica dizendo que seu texto não está bom, que alguém vai criticar esse texto, que você não é bom o suficiente…

Isso acontece com todo escritor, e é nosso dever desligar esse crítico interno.

Essa frase final ilustra muito bem sobre o processo da escrita no pensamento:

Você não pensa para escrever; você esvazia a sua mente para escrever. E na hora de escrever, que você começa a pensar.

Como mágica, as ideias vão começar a aparecer. Mas bastante atenção: não são ideias diferentes. São ideias que vão levando você mais para frente naquele mesmo tema. Sempre seguindo um GPS para não se perder no meio do caminho.

Quanto mais rápido e consistente você atingir o flow, mais você consegue escrever com leveza, profundidade e assertividade.

Entrar no estado de flow permite que você faça o melhor tipo de trabalho ou escrita que existe: o trabalho profundo.

Deep Work (trabalho profundo)

Existe um ótimo livro chamado “Deep Work” sobre o trabalho que importa, aquele que não atira para todos os lados, mas que busca aprofundar em um único lugar.

Estamos em um momento histórico onde a pressa é cada vez mais inimiga não da perfeição, mas da evolução.

As pessoas querem uma pílula mágica para engolir e resolver seus problemas sem precisar se esforçar, em pouquíssimo tempo e, de preferência, sem precisar pensar.

É cada vez mais raro encontrar profissionais que trabalham focados em um assunto; aqueles que fazem uma boa pesquisa, estruturam seu texto, escrevem com profundidade e não montam 3 dicas sobre uma coisinha ali que elas leram na internet.

Para fazer um trabalho profundo, e até mesmo se manter no estado de flow, é necessário evitar interrupções e distrações com o máximo da sua força de vontade.

Como manter o foco evitando distrações

Um trabalho que é interrompido a cada 5 minutos, não é um trabalho profundo.

Isso está mais para uma colcha de retalhos, onde você pega um pedaço aqui e outro ali, como migalhas de pão até conseguir formar um texto, que por não ter coesão de pensamento se torna raso.

A pesquisa é parte importante de textos profundos, junto com uma boa reflexão sobre o que você encontrou, porém, para sua escrita fluir, toda a pesquisa deve ser feita ANTES para você focar em escrever AGORA.

Logo, você não precisará da internet enquanto estiver escrevendo, pois já tem todo o material que precisa. E acredite: essa é uma das principais fontes de distrações de escritores que não conseguem manter o foco nem por alguns minutos.

Desligar o wi-fi permite você desbloquear 100% da sua mente para a escrita e ignorar todas as notificações.

Períodos longos de foco sem interrupções

Além de evitar essas interrupções, é necessário focar por longos períodos de trabalho. Como eu falei, não adianta escrever de 5 em 5 minutos se você quer fazer um trabalho profundo.

O ideal é ter uma hora ou duas ininterruptas e trabalhar em uma única tarefa.

Se você está escrevendo, não revise, pesquise, leia mensagens ou entre nas redes sociais durante esse tempo que você mesmo estipulou.

Escolha o melhor horário possível dentro da sua rotina para escrever e também não esqueça de:

  • Colocar seu celular no silencioso.
  • Fechar a porta do seu ambiente sagrado de escrita.
  • Usar um fone de ouvido para isolar qualquer barulho externo.
  • E fazer o exercício que vou propor para você manter o foco enquanto escreve.

Como manter o foco e aumentar sua concentração em 10 x com um simples exercício

Esse exercício para manter o foco na hora de escrever nada mais é do que um compilado das ideias que você aprendeu nesse artigo.

E tudo começa com a organização da sua mesa de trabalho, bem como da área de trabalho do seu computador.

Depois, você vai abrir o seu editor de textos e vai deixá-lo livre de distrações, escondendo menus e barras laterais. Você encontra indicações de editores de texto que já são livres de distração nesse artigo.

Uma vez que o ambiente externo está em ordem, você escolhe um período do seu dia e quanto de tempo consegue escrever sem interrupções.

Eu faço 55 minutos de escrita e 5 minutos de descanso, onde aproveito para beber água, ir ao banheiro e esticar as pernas dando uma volta pela casa.

Mas você pode começar com um tempo menor e ir aumentando conforme fica mais fácil manter a concentração e o foco. Seja por 10 ou 30 minutos, lembre que tudo que você pode fazer nesse período é escrever (revisões e pesquisas estão proibidas).

E por fim, você vai escrever livremente, sem o senso crítico, sem ego, sem o medo da exposição, do julgamento e até a síndrome do impostor.

E lembre-se sempre que nenhum texto nasce perfeito. Ele chega perto da perfeição quanto mais você ganha experiência, quanto mais você pratica, quanto mais você usa boas técnicas de revisão.

No começo será difícil, como toda prática, e lembre-se que terá que dominar as vontades de sua mente.

Mas sua concentração certamente apresentará melhoras. Claro que é preciso disciplina, dedicação e frequência. Como qualquer exercício precisa para gerar resultados. Porém, se você ama escrever, esses serão os melhores resultados da sua vida.

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

>