close

Mais Presença

Como crescer no Instagram sem virar refém das redes sociais

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 30 de junho de 2021
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Como crescer no Instagram sem precisar passar 4,5,6 ou até 8 horas por dia nessa rede social.

Será que é possível?

Nesse artigo, eu vou mostrar como atraímos mais de 315 mil pessoas para nosso perfil no Instagram investindo apenas alguns minutos por dia.

A ditadura do Instagram

Não é porque você abre o Instagram e vê uma enxurrada de vídeos que eles são o melhor caminho para atrair uma audiência.

E não é porque alguém possui milhões de seguidores que isso significa que essa pessoa é popular.

Uma nova geração de criadores de conteúdo pode cair facilmente na ilusão que só existe essa possibilidade para crescer no Instagram.

Antes de prosseguir, preciso reforçar que número de seguidores não é uma métrica de progresso ou autoridade, mas sim uma métrica da vaidade.

Você paga boletos com números de seguidores ou curtidas?

Claro que não. Mas muita gente acredita que ter milhões de seguidores é um sinal de importância e até de riqueza.

Até hoje me lembro de uma influencer com 2 milhões de seguidores que se ofereceu para divulgar um curso digital.

Apesar dela ter feito posts e também stories, sabe quantas visitas ela trouxe para esse treinamento digital?

2!

E nem estou falando de vendas, porque como já dá para imaginar, elas nem aconteceram.

Além das métricas da vaidade, outro mito que alimenta a ditadura do Instagram é a necessidade  dos conteúdos em vídeo em tempo real para crescer audiência.

Apesar de lives e stories funcionarem muito bem para crescer no Instagram, há um preço bem caro em alimentar esse monstro todos os dias, o tempo tempo.

Quando mais Lives e Stories você faz, mais ele exige de você essa consistência para manter sua audiência.

Por esse motivo algumas pessoas passam 9 horas dentro do Instagram.

Nada de errado se elas estão felizes com esse caminho.

Mas, e se não for o seu? Será que não existe uma alternativa?

O Instagram não é mais o mesmo (e isso é ótimo!)

Uma mudança que pode ser facilmente observada no comportamento de consumo de conteúdo no Instagram é  a popularização dos famosos “textões”.

São quase como textos para blog, mas que acabam por gerar bastante engajamento; afinal, quem lê um texto mais extenso, mostra que possui maior interesse naquilo que você está publicando.

No entanto, não é só no feed que as publicações mais “densas” e em formato textual são relevantes.

Inclusive, os Stories em texto, ou no formato de vídeos com legenda, recebem um número maior de visualizações, justamente porque as pessoas nem sempre podem assistir conteúdos com som.

Ou preferem não gastar seu pacote de internet móvel com vídeos.

Apesar de o Instagram ser uma mídia visual, descobrimos que vídeos no nosso perfil do Instagram não são campeões de alcance.

Olhando nossos 100 posts com maior alcance, NENHUM é vídeo. TODOS são textos com imagens.

O que antes era uma rede conhecida apenas por seus conteúdos visuais, e de rápido consumo, se transformou em uma ótima plataforma para profissionais dos mais diversos nichos, incluindo empreendedores digitais.

Mesmo para os extremamente tímidos, que não suportam a ideia de falar para uma câmera, o Instagram pode ser uma rede social interessante para a construção de audiência usando apenas textos.

O que fez nosso Instagram crescer além dos 300 mil seguidores focando em textos

Antes de contar como chegamos aos 315mil seguidores, preciso reforçar que essa não é uma métrica de progresso ou autoridade.

No entanto, muitas pessoas consideram esse número como o reflexo do sucesso de uma estratégia.

Mas agora vamos ao que interessa: o que fez com que a VDB ultrapassasse a marca dos 315 mil seguidores no Instagram usando apenas textos e com uma dedicação diária dentro da realidade da maioria dos empreendedores, escritores e profissionais liberais.

1. Produzimos conteúdo para o nosso público ideal

Apesar de lives e Stories funcionarem para crescer uma marca pessoal ou profissional, há um preço bem caro em alimentar o monstro do Instagram todos os dias.

Lives e Stories são aproveitadas dentro de 24 horas. Depois caem no esquecimento.

Cada vez mais estamos focando nosso posicionamento na escrita e não só faz sentido usá-la como forma de atrair audiência, como as próprias pessoas que se identificam com nossos conteúdos preferem textos a vídeos.

Para descobrir o que funcionava fizemos duas coisas: optamos por nos manter firmes no nosso posicionamento, ainda que fosse contra todas as diretrizes de especialistas em Instagram e ouvimos o que nossa audiência queria.

Ou seja, olhamos para as métricas certas, que nos ajudaram a entender qual era o melhor caminho para crescer no Instagram.

2. Olhamos para as métricas certas

Semanalmente compilamos as métricas mais importantes em uma planilha para saber se estamos avançando ou não e, quais conteúdos trazem melhor resultado.

Em agosto de 2019, quando começamos um programa especial para crescer no Instagram,  paramos de investir em conteúdos em vídeo e focamos mais nos conteúdos escritos, que é o que fazemos de melhor.

E para saber se o projeto estava avançando na direção correta, optamos por acompanhar de perto as seguintes métricas:

  • Alcance
  • Impressões
  • Salvamento

3. Apostamos na simplicidade

Conteúdos em formato de lista em preto e branco, que chamamos de Notes, são os campeões de alcance, curtidas e salvamentos.

E não existe formato de conteúdo mais simples do que esse para produzir: sem um design complexo, mas com textos e dicas de muito valor.

4. Quebramos padrões com frequência

Anos de produção de conteúdo para o Instagram nos ensinou uma coisa muito importante: não existe jogo ganho.

Não é porque uma estratégia ou tipo de conteúdo está funcionando hoje, que vai funcionar sempre.

No passado, tínhamos a grid do Instagram perfeitamente organizada e só usávamos as mesmas cores e padrões para manter o rigor estético.

Sem perceber, caímos em uma armadilha. Apesar do efeito estético agradável para quem entra no perfil pela primeira vez, os seguidores, que costumam rolar a tela quase no piloto automático, passavam batido pelas nossas postagens, afinal, elas pareciam todas iguais.

A primeira providência foi quebrar o padrão estético. E já tivemos um ótimo resultado.

Porém, com o passar dos meses, voltávamos a um platô de crescimento.

Segunda providência foi criar uma linha editorial com diversos formatos de conteúdos:

  • Pockets (conteúdos mais curtos);
  • Carrosséis (conteúdos mais longos);
  • Postagens com fotos pessoais.

Mais uma vez, um crescimento rápido, seguido de um novo platô após alguns meses.

Percebemos que isso sempre acontece depois de um determinado tempo. Portanto, para crescer no Instagram continuamos sempre usando a criatividade e quebrando padrões.

Como crescer no Instagram com textos que bombam

Hoje em dia, eu gravo vídeos sem muita dificuldade. Ainda assim, essa é uma atividade que eu procrastino até o último minuto, porque, ao contrário da escrita, essa não é minha paixão.

Talvez não seja a sua também.

Pode ser até que você simplesmente não queira se expor na internet. Seja qual for sua razão, nosso Instagram está aqui para provar que textos são muito bem aceitos nessa plataforma.

Artigos de blog são mais focados em conseguir tráfego gratuito vindo de pesquisas por determinados termos no Google. O foco principal é atrair novas visitas em busca da resposta certa para uma pergunta ou problema.

Por conta disso, são criados com base nos termos usados pelas pessoas que fazem essa pesquisa na internet.

Postagens para mídias sociais visam algo completamente diferente: geração de relacionamento e conexão. O objetivo é gerar compartilhamentos e fazer com que as pessoas salvem e comentem.

Logo, se o objetivo é fazer uma aproximação entre você e sua audiência, ser extremamente técnico não é o ideal. O que não significa que não se deve gerar valor e informação para a audiência, mas sim que isso precisa ser feito de maneira mais pessoal.

E nada funciona melhor para criar proximidade do que contar histórias.

Use as suas próprias narrativas, vivências e aprendizados para gerar valor para sua audiência.

Crie um contexto usando como exemplo algo que aconteceu, ou acontece, na sua vida, na de seus clientes e use essa informação para dar uma dica valiosa para quem lê seu texto no Instagram.

O Instagram também exige que você use todo seu pode de síntese por causa do espaço limitado.

Veja como fazer isso:

  • Use o poder das imagens para ajudar a explicar o assunto do seu texto. Muitas vezes elas funcionarão como o título do seu texto.
  • Aposte as listas, que são eficientes porque transmitem a necessidade de ler o próximo item.
  • Use emojis para expressar alguma emoção ou resumir uma ideia.
  • Faça perguntas, especialmente no começo do texto da legenda, para chamar a atenção de quem rola o feed do Instagram.
  • Pensamentos e frases: são fortes, inspiradores e capturam a atenção do leitor através de uma conexão emocional.
  • Use Calls-to-action em suas postagens: peça para que seus seguidores marquem um amigo, deixem comentários ou leve-os para uma página externa.

Como crescer no Instagram com 30 minutos por dia

Com uma escrita que flui e com os métodos que desenvolvi ao longo de vários anos e que ensino no meu treinamento Escritor Milionário, consigo criar 14 conteúdos em texto ao longo de uma única manhã.

Ou seja, mesmo se publicar 2 conteúdos por dia, teria posts para uma semana inteira usando apenas a manhã de um único dia.

Caso o objetivo seja fazer um post por dia, teria 14 dias (2 semanas) com conteúdo já programado. Isso porque a escrita permite rascunhos rápidos, edições ligeiras e um pensamento claro, preciso objetivo.Logo, é possível escrever e programar todas essas postagens sem nem mesmo entrar no Instagram.

Sabemos que há muito conteúdo útil nele, como é nossa missão nessa mídia compartilhar alto valor, mas também sabemos que pode ser um buraco negro em que algumas pessoas passam 3 horas sem nem perceber.

Escrever gera clareza. Clareza gera ideias melhores. Ideias melhores geram mais interesse.

Mais interesse atraem uma audiência maior. Uma audiência maior tem mais chance de confiar no seu trabalho. Mais pessoas confiando no seu trabalho garante mais vendas do seu produto ou serviço. E, além disso, a escrita é muito mais rápida, barata (é gratuita) e fácil do que gravar vídeos.

Logo, você ganha direção e velocidade. E sem comprometer todo o seu tempo para crescer seu Instagram e ter um negócio sustentável.

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade