Como fazer um eBook vai muito além de escrever o conteúdo.
Como eu expliquei no artigo anterior, a escrita do conteúdo é uma tarefa difícil, trabalhosa e demorada. Mas ela é apenas o começo.
Portanto, se você ainda precisa de uma ajudinha para escrever seu eBook, leia primeiro o artigo que indiquei acima e só depois continue a leitura.
Só quando você chegar ao ponto de estar satisfeito(a) com o resultado da sua produção de texto podemos dar andamento ao projeto.
Nessa segunda parte eu vou falar sobre outra etapa importante do processo de como fazer um eBook.
Você ainda tem muito pela frente antes de começar a vender seu livro digital. Ou até mesmo de oferecer gratuitamente para a sua audiência.
No entanto, você não precisa ficar preocupado(a) se não tem menor ideia do que será necessário fazer depois de ter finalizado a primeira etapa. Eu vou guiar você através dessa jornada.
Quer saber como fazer um eBook arrasador, que irá deixar seus leitores apaixonados? Então continue lendo este artigo. Nele, você vai aprender mais sobre:
- Como fazer um eBook de sucesso: veja o Design como um investimento que precisa ser feito
- A importância de uma Landing Page para seu eBook
- 8 meios de divulgação essenciais para fazer seu eBook chegar até sua audiência
Como fazer um eBook de sucesso: veja o Design como um investimento que precisa ser feito
Um bom design faz mais do que tornar seu eBook visualmente agradável: ele encanta.
Basta pensar nos perfumes. Na hora da compra, muitas vezes somos atraídos primeiro pelo design do frasco, para somente depois ver se o aroma nos agrada ou não.
Simplesmente porque a primeira impressão sempre será baseada no visual, seja de uma pessoa, de um lugar ou de um produto.
Portanto, não negligencie essa parte importante se você se preocupa em como fazer um eBook.
No meu primeiro eBook, o Alocação de Ativos , eu optei por terceirizar o design porque apesar de gostar do assunto e entender um pouco da teoria eu não tinha os conhecimentos necessários para criar um visual interessante para o meu livro digital.
Como eu acreditava no potencial do meu produto, resolvi investir na contratação do Márcio Duarte depois de ficar bastante impressionado com alguns dos trabalhos dele.
E apesar do preço acima da média dos outros profissionais que procurei, acreditei que este investimento valeria muito a pena.
E como valeu!
Depois de meses trabalhando juntos até chegar no resultado que eu considerava perfeito, lancei o eBook com sucesso e recuperei tudo que havia investido logo no primeiro dia de vendas.
Mérito não só do conteúdo, mas também do design.
Mais do que uma simples embalagem, um bom design torna a vida das pessoas mais simples.
O valor do seu material estará em ter informações valiosas concentradas em um único local organizadas de forma fácil e com um visual agradável, facilitando inclusive a leitura.
Muitas pessoas me consideraram louco por apostar tudo que eu tinha no design do meu eBook.
No entanto, essa foi a melhor decisão que eu poderia tomar!
Mas não significa que você precise fazer o mesmo. Existe sim a opção de usar templates prontos, como os disponíveis no Canva.
Ou quem sabe, se você possuir conhecimentos em softwares como InDesign da Adobe pode conseguir um resultado ainda mais profissional. Esse é o programa que nosso designer, o Saulo, usa para fazer todos os eBooks publicados no Viver de Blog.
Não interessa se você irá contratar um designer ou se irá fazer tudo por conta própria, você ainda precisa conhecer alguns princípios de um bom design para pelo menos saber como fazer um eBook.
Começando pela própria produção do texto.
E se você ainda sente alguma dificuldade na fase da escrita ou deseja aprender a produzir conteúdos memoráveis 2 vezes mais rápido e com 10 vezes mais poder de viralização e vendas, Conheça o curso de produção de conteúdo do Viver de Blog. Clique aqui embaixo assistir uma aula gratuita!
A escolha do editor de textos ideal
A preocupação com design já começa logo na parte da escrita. Quanto mais organizado for seu processo de produção de texto, mais fácil será a diagramação futura.
Tanto o Word quanto o Pages (MAC) são os editores mais utilizados para a edição de texto.
Eu pessoalmente acho que tantos menus de navegação e tantas ferramentas acabam por tirar o foco da atividade principal, que é a escrita.
Nem o Pages e nem o Word são os editores de texto mais apropriados, já que pode haver uma certa perda de formatação quando você copia e cola seu texto feito Pages ou no Word e cola em outra plataforma, como o InDesign ou o WordPress (no caso de artigos.
De repente alguns espaços adicionais aparecem, o tamanho da fonte pode sofrer alterações e o layout que você havia pensado inicialmente muda, sendo necessário fazer os ajustes novamente.
Sem falar na quantidade de opções e ícones que não serão necessários, mas que poluem sua tela.
O Ulysses (MAC), editor de texto em formato Markdown, é o melhor programa disponível, na minha opinião, especialmente por ser “Distraction Free” ou seja “Livre de Distração”.
Se você quer saber um pouco mais sobre escrita Markdown, assista esse vídeo aqui:
Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal do YouTube para ser avisado toda vez que sair um vídeo novo.
No início a escrita Markdown parece um pouquinho complicada, pela quantidade de códigos.
Porém, é uma linguagem muito simples, mas que pode assustar um pouco quando você os códigos e as cores diferentes, sem uma formatação a qual estamos acostumados.
Mas com a escrita Markdown eu consigo facilmente ver como o texto está organizado, ir diretamente para cada um dos capítulos e ver o número de caracteres.
Por falar em número de caracteres, dependendo do layout que você escolher, haverá um limite de caracteres em cada página, por isso essa contagem é tão importante.
Além disso, o Ulysses possibilita várias opções de exportação, inclusive para PDF e ePub, que são os formatos mais adequados quando falamos em como fazer um eBook.
Para quem não possui MAC e quer utilizar Markdown para a escrita, indico o Stackedit, que funciona online ou o Markdown Pad 2, que pode ser baixado para seu computador.
Outra opção é o Google Docs, que apesar de não oferecer a opção de escrita Markdown é perfeito caso você queira fazer um eBook em parceria com uma ou mais pessoas.
Com o texto finalizado, chega a hora de partir para a diagramação, parte fundamental do processo de como fazer um eBook.
Como fazer um eBook com um layout memorável
Além da função estética, o design do seu eBook tem como função facilitar a leitura. Manter a mesma coerência na diagramação traz a sensação de organização e até de hierarquia de conteúdo.
Um layout coerente padroniza tipos e tamanhos de fonte por todo o material.
Por exemplo, todos os títulos H1 usam o mesmo tipo e o mesmo tamanho de fonte, o espaçamento de linha se mantém o mesmo por todo o eBook e até os espaços em branco obedecem padrões que se repetem ao longo de todo o material.
Atualmente publicamos nossos eBooks em tamanho A4 (297x210mm) na posição de paisagem.
Não existe uma regra rígida aqui, apenas optamos pelo tamanho A4 para facilitar a impressão do material, caso o leitor deseje, e na posição horizontal para melhorar a leitura em tablets e smartphones.
Não esqueça de considerar margens de segurança para seu eBook para não correr o risco do conteúdo ser cortado em caso de impressão. Um tamanho entre 1 e 1,5 cm já previne acidentes.
Também não tenha medo de deixar bastante espaços em branco em sua folha.
A leitura fica mais agradável, já que ninguém gosta de ler um texto que mais parece um amontoado de letras.
Para conquistar, divida o texto em colunas, use bullet points e um espaçamento mais largo entre linhas.
Manter o contraste entre a cor da fonte e a cor de fundo também é muito importante para facilitar a leitura.
Mesmo que usar um azul brilhante de fundo com uma letra amarela pareça visualmente interessante para você, a leitura será bastante prejudicada. Procure priorizar a funcionalidade à estética.
Se está em dúvida sobre como fazer um eBook usando as cores mais adequadas, recomendo a leitura deste infográfico sobre Psicologia das Cores.
Ao contrário de livros tradicionais, imagens são muito bem bem-vindas em eBooks, principalmente por proporcionar um descanso para os olhos.
Se você precisa de imagens para fazer um livro digital, vá a alguns destes sites:
E muito importante, não esqueça de de usar o rodapé da folha do seu eBook para numerar as páginas e colocar o link para seu site.
Se você não é um designer profissional, prefira garantir um visual limpo e simples, porém funcional ao invés de tentar algo sofisticado sem ter o conhecimento necessário para tal.
O mesmo vale para a capa, a parte mais complicada. Se você puder investir em apenas um item, sua escolha lógica é a capa do seu eBook.
Mesmo para quem não tem muito dinheiro para investir, a possibilidade de contratar um profissional em sites como o 99 designers pode ser considerada.
Design pronto é hora de colocar seu eBook no ar. Mas antes você precisa construir uma Landing Page para ele.
Como fazer um ebook: sem uma Landing Page não dá
Landing Pages são páginas com um único objetivo, sendo o mais comum deles, a captura de leads para uma lista de e-mail.
Elas fazem parte de toda estratégia de marketing bem sucedida e podem aumentar em até 47% as vendas de uma empresa.
São páginas com design clean e apenas com elementos essenciais para levar o usuário a tomar uma ação e a matar todas as objeções que possam existir em relação ao seu produto.
Existem dois tipos principais de Landing Pages:
- Landing Pages para geração de leads.
- Landing Pages para obter cliques.
Landing Pages para geração de leads
Construir uma lista de emails faz parte de uma estratégia de marketing digital realmente eficiente.
A função desse tipo de Landing Page é coletar dados de seus potenciais clientes, principalmente seu endereço de email para conseguir estreitar a conexão com seu público através de uma linha de comunicação mais direta.
Porém, apenas pedir pelo endereço de email reduz suas chances de consegui-lo.
No entanto, se você oferece um incentivo, um bônus, seu leitor torna-se muito mais propenso a dar seu email em troca de algo.
Por isso que aprender como fazer um eBook como isca digital é tão importante.
Se você produziu seu eBook com intenção de gerar leads, sua Landing Page precisa ter uma caixa de captura com campos de digitação para email e nome (se essa informação for importante para sua estratégia).
Veja o exemplo da Landing Page que construímos para o livro 87 ferramentas de marketing digital:
Landing Pages para cliques
Landing Pages para cliques têm o objetivo de convencer o visitante a clicar para ir para outra página.
Normalmente, são utilizadas em funis de e-commerce, para descrever um produto ou oferecer detalhes suficientes para levar um visitante até o ponto em que eles estarão mais perto de tomar uma decisão de compra.
Geralmente, o tráfego vindo através de um anúncio é enviado diretamente para uma homepage ou alguma página de registro, o que acarreta em péssimas conversões.
Páginas de registro não fornecem informações suficientes para que o usuário tome uma decisão bem informada e as homepages fornecem muitas opções para escolha.
É nesse ponto que as Landing Pages para cliques são extremamente eficientes.
A informação extra na Landing Page para clique aquece o cliente, oferecendo-lhe os detalhes que ele precisa saber, sem distrações.
Ao invés de direcioná-los diretamente para a página de vendas do meu eBook, eu utilizo essa landing page para cliques para aquecê-los, transmitindo informações importantes para o usuário antes de destiná-lo para o processo de vendas.
Design para a Landing Page
O seu eBook precisa de um design bonito e funcional.
A Landing Page ou página onde você fará a captura de emails ou o direcionamento para a página de vendas, mais ainda.
O usuário precisa entrar na página e tomar uma ação e suas chances só aumentam quando você investe no design.
Importante ressaltar que o design da Landing Page precisa ter elementos em comum com o visual do eBook.
Portanto, use a mesma paleta de cores, se possível até fontes parecidas e lembre de usar uma cor contrastante e chamativa para o botão com a call to action, seja para fazer o download do material ou para comprar.
Se possível, faça a URL da sua Landing Page usando a ou as mesmas palavras-chave do título do seu eBook.
No nosso livro de 87 ferramentas de marketing digital a URL ficou assim: https://landing.viverdeblog.com/ebook-87-ferramentas-marketing-digital/, possibilitando a identificação imediata entre a página e o produto.
Seja sua Landing Page para a captura de emails ou para cliques, 4 elementos básicos estarão presentes em ambas:
- Título: O único propósito do título de sua Landing Page é comunicar qual é a sua principal proposta de valor. Esse título deve descrever exatamente como sua oferta é forte.
- Imagem principal:Para você ter uma Landing Page efetiva, você precisará de uma imagem poderosa (ou um vídeo) que mostre o melhor do seu produto ou serviço.
- Caixa de Captura de email: Utilize uma caixa que envolva todo o formulário de e-mail e um texto que reforce porque o usuário deve deixar seu e-mail em sua Landing Page.
- Chamada para a ação: A chamada para ação é o principal objetivo que você deseja que o usuário cumpra em sua Landing Page.
Se você quiser montar sua própria Landing Page, recomendo alguns dos softwares abaixo:
Você ainda pode adicionar os benefícios que consumidores imaginam que seu eBook irá trazer e elementos de prova social.
Quanto mais você convence as pessoas de que o seu eBook tem valor, melhor.
Portanto, depoimentos de clientes ou pessoas influentes de sua área são muito bem-vindos para complementar sua Landing Page.
Consiga depoimentos de nomes influentes em seu mercado: a importância da prova social
Mesmo que o leitor já conheça seu trabalho, ele não sabe ao certo se o seu eBook é bom ou não, até que ele veja outra pessoa opinando sobre o conteúdo em questão.
Mais importante ainda se você está comercializando o eBook.
No entanto, mesmo que você queira apenas captar mais emails para sua lista, vale oferecer uma segurança adicional para a pessoa realmente tomar a ação que você deseja.
Independemente do motivo (medo, curiosidade, hesitação), quanto mais pessoas optam por determinada opção, mais somos influenciados a tomar a mesma atitude.
Esse é o poder gatilho mental da prova social, que está intimamente ligado ao da autoridade.
O que significa que, se você conseguir gravar depoimentos de pessoas famosas ou especialistas falando bem do seu produto, o efeito certamente será otimizado.
Com o seu conteúdo definido, design pronto e Landing Page no ar você já terá avançado bastante, Porém, ainda está longe de acabar.
Chegou a hora de atrair seu público-alvo e mostrar o resultado de todo esse processo de como fazer um eBook.
Informe, encante e divirta
30 dicas para fazer um ebook
8 meios de divulgação essenciais para fazer seu eBook chegar até sua audiência
Não tenha medo de divulgar seu eBook. Colocar um link em seu blog e esperar que sua Landing Page bombe de acessos é ilusão.
Sem essa última etapa, de nada adianta todo o trabalho que você teve até aqui de pesquisar, escrever, se preocupar em ter o melhor design e construir uma página perfeita para converter mais.
As pessoas precisam conhecer seu trabalho. E para isso você terá que ir atrás delas primeiro.
Os canais de divulgação que mais utilizamos aqui na Viver de Blog são:
Através de conteúdos já publicados
Se você já possui um blog, site ou canal no YouTube, provavelmente já produziu uma certa quantidade de conteúdo.
Portanto, não há motivos para não aproveitar o tráfego que esse conteúdo já gera para divulgar seu novo eBook.
Aproveite para inserir dentro do contexto de um artigo ou na descrição de um vídeo no seu canal do YouTube o link e uma pequena chamada para a página de captura do seu projeto.
Se esse conteúdo estiver otimizado para SEO, certamente o número de visitas, principalmente orgânicas, será uma excelente porta de divulgação.
Não existe um público mais interessado no que você publica do que aquele que se cadastrou em sua lista de emails para receber as suas novidades.
Portanto, crie uma campanha de email para promover o seu eBook.
Novamente, essa é a forma mais básica de divulgação que você pode fazer. E um dos elementos mais importantes do Marketing Digital.
Sequência de emails para novos cadastrados
Essa estratégia vale principalmente para os novos cadastrados em sua lista.
Para todo novo usuário, você pode enviar uma sequência de emails com uma seleção de seus melhores conteúdos relacionados ao tema do seu eBook.
E ao final do envio dessa sequência, você faz um convite para o leitor conhecer a sua página que está hospedando o seu novo eBook.
Redes Sociais
Também não deixe de aproveitar sua presença nas redes sociais.
Se você já usa esse meio para divulgar novos tipos de conteúdo, o eBook pode ser divulgado da mesma forma.
Use o Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Google+, LinkedIn e qualquer outra rede onde você já tem audiência para divulgar o link do seu livro digital.
Lembre-se que a maioria das redes sociais possui grupos onde é possível divulgar seu trabalho por lá também. Basta prestar atenção se as regras permitem ou não que você divulgue seus materiais por lá.
Guest Posts
Guest posts podem ser uma ótima forma de divulgação.
Além de você conseguir tráfego para a página que desejar, que neste caso seria a Landing Page para seu eBook ou o artigo dentro do seu próprio blog com o link para a Landing Page.
Você gera consegue mais cadastrados na sua lista de email porque você pode apontar um link para eBook no seu site que necessite do cadastro de email para baixá-lo.
Sem falar no repasse de autoridade que o Guest Post traz para a sua página, desde que o site escolhido para a parceria tenha bons números de Page Authority e Domain Authority.
Se quiser saber mais sobre PA e DA, leia este artigo sobre o que é SEO.
Webinários
Webinários também funcionam como ótima ferramenta de vendas e possuem um alto poder de persuasão para gerar mais conversões.
Se o foco for vender seu eBook, tenha sempre uma data definida para o “fechamento do carrinho” de vendas, criando assim uma escassez verdadeira.
O que impossibilitará futuras compras, mas aumentará e muito a taxa de vendas durante o webinário, sendo possível usar essa estratégia somente no momento de lançamento do seu eBook e depois disponibilizar a venda perpétua.
Ou ainda vender seu eBook somente em alguns períodos do ano.
Push Notifications
A principal função desta ferramenta é notificar o usuário, seja pelo computador ou pelo celular toda vez que um novo conteúdo é publicado ou um novo produto começa a ser vendido.
Como a notificação chega até o usuário, independente dele entrar na sua caixa de email ou na sua conta de alguma rede social, a possibilidade dele tomar uma ação no momento em que recebe a notificação é muito maior.
A mensagem de aviso aparece na tela do usuário e ao ser clicada irá direcionar para uma página escolhida, neste caso a Landing Page do seu eBook.
Nós usamos o Push Crew, que serve não só para aumentar a taxa de cliques mas também de visitas.
Click Pop Up
Mas melhor ainda do que uma Landing Page é um Click Pop Up.
O Click Pop Up possui as mesmas características de uma Landing Page, porém seu modo de acesso é diferente.
O visual é o mesmo de uma Landing e apenas dois botões para ação são disponibilizados. Um para voltar ao site que o usuário acessou e outro para entrar em uma página de vendas, por exemplo.
Com o OptinMonster você consegue criar pop-ups e programá-los para abrir quando o usuário estiver para sair da sua página.
Um tipo de pop-up muito menos intrusivo do que os que interrompem sua leitura.
Além do Click Pop Up, você pode usar barra de notificações em seu site ou blog, como a Hello Bar.
Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal no YouTube para ver mais vídeos
Toda vez que temos algum lançamento de produto ou alguma mensagem importante para os leitores, utilizamos essa ferramenta, que gera números consideráveis de conversões.
Banners estratégicos em seu site ou blog, como na barra lateral e no meio de conteúdos relacionados também são excelentes meios de atrair tráfego para a Landing Page do seu eBook.
Especialmente se essas páginas conseguem atrair uma boa quantidade de tráfego orgânico por estarem muito bem rankeadas no Google.
Informe, encante e divirta
30 dicas para fazer um ebook
Conclusão
Se você aprender como fazer um eBook, terá uma ferramenta poderosa tanto para atrair mais cadastros para sua lista como gerar mais receitas para seu negócio.
No entanto, este pode não ser o produto ideal para todos os empreendedores digitais.
A facilidade de planejar e executar o lançamento de um eBook é infinitamente menor do que outros tipos de produto com preços mais altos, que exigem maior poder de persuasão da sua parte.
Como o valor de um eBook não passa de 100 reais, você precisa somente de uma página de vendas, que pode ou não ter um vídeo para incentivar a compra.
Se este será o seu primeiro lançamento digital, recomendo fortemente que você faça um eBook para começar com força total no mercado de Marketing Digital.
E se você prefere conteúdos visuais, clique aqui embaixo para assistir o vídeo que está em nosso canal do YouTube:
Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal no YouTube para ver mais vídeos