close

Mais Receitas

Como faturar 6 dígitos como um copywriter freelancer

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 5 de maio de 2021
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você já é um copywriter freelancer, deve ter passado ou está passando por isso…

Lembra daquele dia que você achou que não ia conseguir pagar as contas no fim do mês?

Do momento que você pensou em desistir de tudo e voltar para seu antigo emprego? Aquele que você secretamente odiava?

Esse dia vai ficar no passado…

Os clientes vão correr atrás de você.

O saldo da sua conta vai chegar a valores que você nunca esperou alcançar fazendo justamente aquilo que você mais ama: escrever.

A sensação de realização…essa vai ser a melhor parte.

Mas não sem que você faça as mudanças necessárias.

Não se trata de mágica, mas sim de aprender a usar as técnicas certas para ser um copywriter freelancer bem pago.

O que faz um copywriter

O copywriter não surgiu com a internet, como muitos imaginam.

Seja nas vendas através de meios tradicionais, como jornais e revistas, e até mesmo escrevendo para TV e rádio, a figura do copywriter sempre foi fundamental para que empresas pudessem alcançar e convencer seus clientes a comparem através da persuasão.

Além de ser uma profissão cada vez mais valorizada, tanto no meio digital, quanto no meio tradicional das agência de publicidade, todos os negócios, sem exceção, precisam dos serviços de um copywriter freelancer ou fixo.

Uma necessidade que não vai diminuir com o passar do tempo…pelo contrário.

Quem trabalha como copywriter freelancer tem uma outra vantagem: a liberdade de tempo e de poder escolher seus clientes, a liberdade geográfica de poder trabalhar de casa ou de qualquer lugar e, também, a liberdade de ganhar o quanto desejar.

Sem falar que as únicas ferramentas que um copywriter freelancer precisa para começar são:

  • Um computador;
  • Acesso à internet;
  • Um editor de texto da sua escolha;
  • Conhecimento;
  • Uma mente criativa e disciplinada.

Tarefas que um copywriter freelancer pode fazer

Nem sempre é fácil para os clientes entenderem quais tipos de serviço você oferece como copywriter freelancer.

A vantagem é que, como o negócio é seu, você quem decide que tipos de serviços deseja prestar, como:

  • Anúncios para redes sociais e para o Google;
  • Anúncios em mídias tradicionais;
  • Email Marketing através de campanhas e sequências de emails com os mais diversos objetivos;
  • Páginas de captura, de vendas, de obrigado, de confirmação, etc.
  • Homepages e páginas sobre.
  • Vídeos de vendas
  • Webinários
  • Descrição de produtos e serviços
  • Conteúdos (redes sociais, artigos para blog, newsletters e roteiros para vídeos);
  • Construção de funil completo.
  • Consultoria de marketing e vendas.

Como se tornar um copywriter freelancer

Você já deve ter ouvido que o copywriter freelancer é o escritor com maior probabilidade de ter uma renda mensal na casa dos milhares.

Porém, antes de pensar em como aumentar sua renda fazendo aquilo que mais gosta, é preciso dar os primeiros passos. De modo geral, você pode começar a desenvolver sua habilidade em copywriting seguindo esses passos:

1.Aprenda o básico sobre copywriting através de livros. Você encontra uma lista de recomendações nesse artigo.

2.Aprofunde seus conhecimentos com cursos de escrita, copywriting, storytelling e marketing. Ou busque um curso mais completo que ensine sobre todas essas áreas.

3.Comece a escrever copys para amigos, conhecidos e até para você mesmo. Uma ótima forma de treinar enquanto você não tem clientes, é fazer Marketing de Afiliados.

4.Busque pelos seus primeiros clientes pagos em sites de freelancing, em Comunidades Digitais, como a Comunidade Escritores Milionários, entre seus amigos, familiares e colegas.

A ideia é que você comece a ter mais experiência e conseguir indicações para conquistar novos clientes.

Mas esse é apenas o começo se você deseja ser realmente bem pago como copywriter freelancer.

Como cobrar pelos serviços de copywriting

Essas duas opções são mais recomendadas para quem está começando

1.Por hora

Ideal para projetos menores e pontuais que não exijam pesquisa e prévia e reuniões, como revisão e edição e consultoria.

A desvantagem desse modelo de precificação é que o cliente pode querer que você faça tudo mais rápido para entregar o trabalho finalizado em menos tempo.

O ideal é que você calcule um valor para a sua hora de trabalho e faça uma projeção de quantas horas necessita para finalizar todo o projeto, usando o método de precificação a seguir.

2.Por projeto

Esse é um ótimo método de precificação para projetos pequenos ou com começo, meio e fim, como criação de todo funil de vendas ou apenas de uma parte dele, como sequências de email.

Se você já possui mais experiência de mercado e já tem um nome conhecido, pode partir para os dois outros método de precificação que vãofazer com que você seja um copywriter freelancer bem pago sem precisar trabalhar cada vez mais horas.

3.Cliente fixo

Os clientes que começam contratando seus serviços como copywriter freelancer para um único projeto podem se tornar clientes fixos, afinal, o trabalho de otimização de campanhas e páginas nunca termina.

A vantagem desse método é a renda recorrente todo mês.

4.Porcentagem sobre o lucro

Cada vez mais raro e restrito, esse modelo é uma parceria entre o copywriter e a empresa, onde você recebe uma porcentagem do lucro resultando das vendas geradas através dos materiais que você escreveu.

Apesar de mais arriscado, existe a possibilidade de se tornar uma fonte de renda passiva, além de possibilitar maiores ganhados do que um valor fixo fechado por mês.

Como se tornar o copywriter freelancer que todos desejam contratar

Depois que você entendeu o mercado, estudou a arte de criar textos persuasivos e já conquistou seus primeiros clientes, é preciso sempre aprimorar sua habilidade como copywriter freelancer.

Leia muito

O copywriter Claude Hopkins revoluiconou o mercado de cremes dentais mostrando que escovar os dentes diariamente não só era um hábito saudável, como mantinha os dentes brancos. Hábito diário que as pessoas da época não tinha.

Só depois de ler diversos artigos sobre saúde bucal que ele se deparou com a ideia das placas de tártaro e usou-as como o grande vilão para quem queria ter dentes mais bonitos.

No comercial, ele convida o consumidor a passar a língua nos dentes e sentir o filme formado pelo tártaro. Depois, ele argumenta que esse é o responsável pelas manchas e até perda dos dentes.

Um problema que pode ser facilmente combatido usando a pasta de dentes Pepsodente, a marca cliente de Hopkins, todos os dias. Brilhante, sim ou com certeza?

Aprenda com quem chegou onde você deseja

Primeiro, é preciso se manter atualizado ao que está acontecendo no mercado e não parar de estudar nunca.

Além disso, é importante escolher bem seus mentores, participar de imersões e estar próximo a grandes copywriters e escritores que já alcançaram o lugar que você deseja.

Seja um observador da vida cotidiana

As respostas já estão espalhadas por aí, basta ser um bom observador para encontrá-las.

Preste atenção no que está funcionando e tente fazer a engenharia reversa para descobrir o porquê e depois descubra formas de adaptar para sua realidade e de forma que pareça uma ideia inovadora (mas nem tanto).

Escreva todos os dias

Tanto outros copywriters, escritores, redatores e poetas de sucesso também não passam um dia sem escrever, mesmo depois de terem alcançado a fama e o sucesso financeiro que a maioria das pessoas não consegue nem vislumbrar.

No entanto, eles sabem a importância do estudo, treino e hábito e afiam seu machado todos os dias, tornando-se cada vez melhores naquilo que amam fazer.

Copywriting é um jogo de números: quanto mais você escreve, melhor fica.

Estratégia de marketing para copywriters e escritores

Todo copywriter bem -sucedido não se vê como um prestador de serviços, mas sim como uma empresa.

E nenhuma marca de sucesso deixa de investir no seu próprio marketing.

Ainda que a sua agenda esteja lotada, encontre tempo para sempre investir no seu próprio marketing, para que você vá de copywriter freelancer iniciante para um dos profissionais mais bem pagos do seu nicho.

Descubra oportunidades escondidas no seu negócio

Todos os negócios tem oportunidades escondidas e recursos mal aproveitados. Sabendo prestar atenção, pode ser que se descubra uma mina de ouro.

Você pode agregar outros serviços ao ser portfólio, tornando-se a solução ideal para seus clientes, como gerenciamento de projetos e consultoria de marketing.

Tenha fontes de receita diversas

Apoiar as bases de um negócio em uma única fonte de renda pode deixar sua carreira em risco.

Busque diversificar os meios de precificação, com clientes fixos e também com parcerias por porcentagem. E não deixe de negociar bônus para suas copys que ultrapassarem a expectativa de resultados.

Há também a possibilidade de escrever e publicar seus próprios livros na Amazon e até produzir conteúdo monetizável com Adsense, Patreon, venda de afiliados e parcerias com marcas.

O que você tem diferente dos demais copywriters

Ser diferente, aos olhos do consumidor, é uma vantagem e tanto, já que você deixa de competir e passa ser a única opção.

Por isso que ser conhecido como especialista é importante para fazer seu nome ser lembrado no meio da multidão de profissionais generalistas.

Seja um gerador de ideais

Mais do que escrever de forma persuasiva e atraente, os top-copywriters são aqueles capazes de gerar e executar boas ideias com frequência.

Se você é capaz de trazer inovações, como Claude Hopkins fez, e ver aquilo que o seu cliente não consegue sobre seu produto, você sai da multidão para brilhar entre os copywriters freelancers ou não mais disputados do mercado.

Pode parecer que esse é um mercado concorrido, mas eu garanto para você que ele é bastante escasso de bons profissionais e que a procura por copywriters cresce muito mais do que a oferta de mão de obra no mercado.

Até porque não se torna um copywriter freelancer de sucesso, e capaz de gerar resultados fora da curva, da noite para o dia.

Portanto, a hora de começar é agora.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

  • Junte-se a mais de 250.000 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    >