close

Mais Conversões

Email Marketing Criativo: 9 otimizações para engajar sua lista de emails e fazer mais vendas

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 7 de novembro de 2017
Melhore a comunicação com sua audiência

9 ideias para a construção de campanhas de email criativas

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Como criar um email marketing criativo pode ajudar você a conquistar mais clientes?

E-mail marketing é uma forma de marketing direto, onde é possível, através do envio de emails com uma determinada frequência, construir um relacionamento mais próximo, educar e informar os clientes e também vender.

Talvez você já tenha visto em algum lugar por aí pessoas afirmando que o email irá morrer.

Se esse cenário será verdadeiro em um futuro muito distante, não é possível prever, mas uma coisa é certa, essa ferramenta poderosa de marketing digital não dá sinais de cansaço próximo.

Na verdade, na minha opinião, e na de muitos especialistas do mercado, o email marketing criativo continua sendo a melhor forma de alcançar seu público.

Os números não me deixam mentir:

  • O número de usuários com uma conta de email irá ultrapassar a barreira dos 3 bilhões em 2020 (The Radicati Group, 2016)
  • 3/4 das empresas dizem que o email marketing oferece um ROI que varia entre o excelente e bom (Econsultancy, 2016)
  • 72% dos usuários checam a sua caixa de entrada de emails 6x ou mais todo dia.
  • Clientes que recebem uma newsletter por email gastam 83% mais do que não cadastrados.

Os motivos para investir na criação e manutenção de uma lista de emails são os mais diversos, como:

  • Vender produtos próprios ou de afiliados;
  • Divulgar a publicação de novos conteúdos;
  • Interagir de forma mais próxima com a audiência.

Claro que, para alcançar todos esses benefícios, não basta mandar um email qualquer ou uma newsletter sem graça e acreditar que está fazendo a coisa certa.

Você precisa usar todo seu potencial de inovação e criar um email marketing criativo. Ou melhor, vários!

A qualidade do que você vai entregar para seu público começa logo na escolha da ferramenta de email marketing.

Desde quando tudo começou na Viver de Blog, usamos o MailChimp (link afiliado) e essa é a nossa recomendação.

Caso você se interesse pelo MailChimp, basta clicar nesse link aqui para ganhar 30 dólares para começar na conta Pro.

Quer aprender mais sobre como fazer um email marketing criativo? Então continue lendo para encontrar dicas e ideias inovadoras para melhorar a sua comunicação com sua audiência. Algumas delas são:

E muito mais!

1.Ganhe a confiança das pessoas

Se você tem um nome para a sua empresa, já deve ter pensado que a melhor coisa a se fazer é usar o nome da sua marca para assinar seus emails, certo? Para parecer mais profissional…

E de fato irá passar essa sensação. Mas isso não é o que o seu cliente deseja.

Portanto, utilize o seu nome ao invés do nome da empresa ou do site.

Pessoas se conectam com pessoas. Hoje em dia, as pessoas se interessam em saber quem está por trás de um negócio.

A rede de farmácias Ultrafarma, usa o nome do seu fundador, o empresário Aparecido Sidney de Oliveira como remetente de todas as suas campanhas de email marketing para criar uma conexão mais forte com os clientes, deixando o email mais pessoal.

2.Envie campanhas personalizadas

A taxa de abertura para emails com mensagens personalizadas é de 17,6% comparado com 11,4% dos emails sem personalização alguma.

A personalização mais simples é usar o nome da pessoa no corpo do email. Para isso você precisa criar um formulário de captura onde seja possível para o visitante preencher o nome e o email.

Porém, você pode ir além e criar um email marketing criativo e ainda oferecer algo de valor para quem recebe, como uma oferta especial para aquelas pessoas que já são seus clientes.

A Air France adota essa estratégia e oferece um desconto de 200 reais na compra de uma passagem aérea como presente de aniversário para seus clientes.

Já o Booking usa a personalização para mostrar ofertas de seu site relacionadas às preferências do usuário, através de pesquisas de destinos ou viagens anteriores, criando assim um email mais atraente e personalizado para quem recebe.

3.Título impossível de ser ignorado: todo email marketing criativo precisa de um

Em praticamente todos os tipos de conteúdo, o título é o elemento mais importante. E no email, para você conseguir maiores taxas de abertura, não é nada diferente.

E a maior taxa de abertura resulta em maior probabilidade de você ter cliques no seu email para o seu conteúdo, para o seu vídeo de vendas, seu site ou para a sua landing page.

Mas nem sempre é possível saber se dentre as diversas opções de título que você criou, a escolhida será realmente a preferida de quem recebe.

Na verdade, existe sim uma maneira de descobrir: fazendo um teste A/B.

Nós sempre usamos essa estratégia para aumentar a taxa de abertura dos nossos emails.

Primeiro, enviamos duas opções de título para somente 20% da nossa lista, para fazer o teste A/B. Metade desses 20% irá receber o título A e a outra metade o B.

Depois, o título vencedor é enviado para os 80% restantes da lista.

Se o leitor falhar em abrir seu email, de nada adiantará ter um conteúdo maravilhoso que nunca será lido.

Portanto, não pense duas vezes antes de gastar tempo com o seu título e de fazer testes A/B.

Veja alguns exemplos de títulos usados nos últimos emails da VDB:

  • “Produção de Conteúdo: 1 ano de resultados em apenas 9 semanas”
  • “Como Escrever Menos Irá Forçar Você a Vender Mais: A Fórmula FK”
  • “Há 10 Anos Essa Apresentação fazia História…
9 ideias para a construção de campanhas de email criativas
Melhore a comunicação com sua audiência

9 ideias para a construção de campanhas de email criativas

4.Mime os usuários cadastrados na sua lista de email

A Invision, plataforma de design de produtos, sabe fazer um email marketing criativo que conquista e engaja.

A empresa recebe os novos assinantes da sua lista com uma mensagem de boas vindas e uma prova social com o número de pessoas que fazem parte da sua audiência.

Mas o principal é que a empresa já oferece, logo de cara, conteúdos gratuitos para gerar ainda mais valor para quem acabou de se cadastrar.

E para manter essa lista de emails engajada, toda semana a Invision manda atualizações dos conteúdos publicados no blog, uma curadoria com os designs favoritos e uma oportunidade de ganhar uma camiseta da marca toda semana.

Se você quer fazer o mesmo, você pode oferecer diversos tipos de recompensa como:

  • eBooks
  • Webinários
  • Vídeos gravados
  • Minicursos online gratuitos
  • Infográficos
  • Planilhas e Checklists
  • Ou itens físicos, como sorteios de brindes

Quanto mais exclusivo for o prêmio, como um conteúdo que só quem assina a sua lista ganha, melhor.

5.Aproveite as datas comemorativas

O Halloween, Dia das Bruxas acontece todo 31 de outubro e apesar de ser uma data comemorativa americana acabou se popularizando aqui no Brasil.

De olho na oportunidade de mandar um email marketing criativo para a sua base de assinantes, a Lush, fabricante de cosméticos, aproveitou a data para selecionar e vender produtos relacionados ao tema, como o sabonete de abóbora, através de um email temático e divertido.

Você pode adaptar essa ideia para datas como Natal, Ano Novo, Carnaval e usar esses temas como pretexto para divertir os leitores, fornecer um conteúdo de qualidade e, por que não, impulsionar as vendas online.

6.Deixe sua Call To Action visível

A sua call to action (chamada para ação) é o seu link, o seu botão que irá direcionar o leitor para a página que você deseja.

Ao invés de colocá-la somente no final do email, estando invisível para os leitores que não rolarem para baixo, repita sua call to action ao longo do email.

Você pode até mesmo colocá-la logo no começo, como fizemos recentemente na campanha de divulgação do lançamento do curso Produção de Conteúdos Memoráveis.

O foco desse email é vender o curso, pois a campanha é direcionada para leads já aquecidos, então logo no começo do texto eu já reforço a oferta, o preço e coloco a call to action em destaque direcionando para a página de vendas.

Como esse é um email longo que explica todo o conteúdo e os bônus que estamos oferecendo, a call to action no começo irá evitar que o possível cliente deixe de comprar porque não achou o link do produto.

7.Faça somente campanhas segmentadas

É importante segmentar o público para o envio de campanhas de email marketing criativo para manter uma lista saudável e engajada.

Você pode começar já perguntando para os novos usuários, no email de boas vindas, por exemplo, que tipo de conteúdo a pessoa se mais interessa em receber.

A habilidade de segmentar campanhas é a tática de personalização mais eficiente que você pode aplicar. Sem falar que emails segmentados geram 58% de toda a receita vinda de vendas por email.

E aqui na VDB nós estamos percebendo cada vez mais os efeitos positivos da segmentação.

O MailChimp mostra um gráfico com a reputação das pessoas e empresas que fazem campanhas de email através da sua plataforma.

Com isso você pode avaliar o seu desempenho de taxa de abertura, cliques e marcações de spam em comparação ao resto do mercado.

E quando passamos a segmentar mais a lista da Viver de Blog, pudemos perceber que, hoje, a nossa reputação está melhor do que a maioria dos usuários do MailChimp, mesmo aumentando a frequência de envio.

Não é a alta frequência de email que, necessariamente, vai baixar a sua reputação, mas sim a qualidade do seu conteúdo e os critérios de segmentação que você aplica. Os mais usados são:

  • Quem já comprou algum produto seu.
  • Quem nunca comprou.
  • Por taxa de cliques e abertura de email.
  • Por assuntos de interesse.
9 ideias para a construção de campanhas de email criativas
Melhore a comunicação com sua audiência

9 ideias para a construção de campanhas de email criativas

8.Storytelling em emails longos

Emails longos são ignorados pelas pessoas? Não necessariamente!

A Marie Forleo, empreendedora americana de sucesso certamente não acredita nessa afirmação.

Quem assina a lista de emails dela sabe muito bem disso.

Mas também sabe que não é qualquer conteúdo que funciona para manter a atenção de quem lê até o final, mas sim um email marketing criativo que junta muitas otimizações que já vimos nesse artigo com outro ingrediente infalível para criar conexão: o storytelling.

Como esse exemplo aqui, com o curioso título: “zumbis, brunch na Oprah e minha nova carreira”.

Somente esse título já é mais do que suficiente para atrair a atenção para o clique.

E logo de cara ela já chama o leitor para participar de uma ação onde ele(a) pode receber uma ligação da própria Marie durante a gravação de um de seus programas, engajando ainda mais a audiência a participar.

O texto continua e ela começa a contar a história de como passou por um momento que precisava parar todas as suas atividades para se dedicar à escrita do seu livro em um retiro.

Toda essa história serve como introdução para chamar o leitor para o site, em especial para um episódio do Marie TV.

Como você pode ver na imagem abaixo, o único elemento visual de todo o email é um print do vídeo, uma imagem clicável que direciona o leitor para o site dela.

E mais um vez ela termina com uma chamada para ação e o link direcionando o usuário para o site e incentivando que cada pessoa dê sua opinião nos comentários.

Um email visualmente muito simples, com texto longo, uma única imagem, mas com um título que gera curiosidade e uma história que faz você querer ler até o final, fazendo dele um email marketing criativo.

9. Vire o jogo do abandono de compra

Se você possui um e-commerce ou usa plataformas de vendas online, como o Hotmart, já deve ter se deparado com a situação onde o potencial cliente seleciona produtos e chega até o checkout ou carrinho de compras e para por aí.

Ao contrário do que possa parecer, essa não é uma venda perdida para sempre.

Você pode, através de um email marketing criativo, reverter esse jogo e até mesmo fazer mais vendas, já que emails sobre carrinhos abandonados tem uma impressionante taxa de abertura de 40,5%.

Um exemplo simples, mas eficiente, é o que a loja de produtos naturais online, a Natue faz quando encontra um carrinho de compra abandonado.

Praticamente logo após a saída do lead do site, o email com a foto e o preço dos produtos é enviado, como um lembrete para impulsionar a venda.

Além disso, alguns outros produtos já consultados em visitas passadas ou relacionados aos produtos selecionados são sugeridos ao final do email.

Algumas empresas passam a oferecer descontos ou promoções para que o cliente finalize a compra iniciada se o primeiro email não gerar o resultado esperado.

O que falta para você produzir um email marketing criativo?

Um email marketing criativo é uma ferramenta poderosa para aumentar a taxa de conversão do seu negócio mantendo os custos bem baixos.

Mas para que você continue sempre colhendo os resultados, você precisa manter a imaginação, a qualidade e a proximidade com seu público.

Não há limites para a criatividade que você pode colocar nas suas campanhas de email e nem no conteúdo que você irá enviar para a sua audiência.

No entanto, o que vimos até aqui é somente uma introdução sobre o que você pode fazer para garantir que está produzindo o melhor conteúdo possível para seus emails.

Se você quiser saber mais sobre como produzir conteúdos memoráveis para emails criativos e com 10 vezes mais poder de vendas em seus emails esse artigo é só o começo.  Se você deseja se aprofundar mais no assunto, clique aqui embaixo para conhecer um de nossos cursos.

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade