close

Mais Conversões

12 Ações de Marketing Digital infalíveis para o seu negócio prosperar na internet (e fora dela)

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 18 de julho de 2017
Como aplicar recursos em ações digitais certas para gerar impacto

12 ações de Marketing Digital (e 3 dicas extras) para o seu negócio

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Você está apostando nas ações de marketing digital certas para ter sucesso com seu negócio?

São tantas opções, tantos lugares para investir que não é raro ver empresas focando naquilo que não traz e nem trará resultado algum.

Nenhum planejamento de estratégia de marketing irá dizer claramente quais as ações de marketing que precisam ser feitas para que as metas definidas sejam alcançadas.

Enquanto o plano de marketing pensa de forma estratégica, as ações de marketing se referem à parte de realmente “colocar a mão na massa”.

Ou seja, é a descrição exata do que você precisa fazer para alcançar o seu objetivo de marketing.

Como não faz sentido você definir “como fazer” sem ter um motivo pelo qual fazer, sugiro que você leia primeiro esse artigo sobre “A estratégia de marketing infalível para criar a imagem de marca que você deseja na mente do seu público”.

Resumindo, você primeiro define uma estratégia de marketing, parte para o plano de marketing e, por fim, define quais serão as ações de marketing, digital ou tradicional, que farão parte desse plano para alcançar o objetivo definido antes mesmo da estratégia.

Nesse artigo nós vamos focar nas 12 ações de marketing digital que você precisa colocar em prática no seu negócio. Portanto, continue lendo para saber mais sobre:

1.Criar ou crescer sua lista de emails

Se você é leitor(a) assíduo(a) do Viver de Blog já deve estar cansado(a) de ler isso, mas uma das mais importantes ações de marketing é a criação de uma lista de emails.

As principais razões pelas quais você precisa criar e cultivar a sua lista de emails são:

  • Para promover seus artigos do blog;
  • Para criar um relacionamento mais próximo com sua audiência;
  • Para conseguir conversões melhores;
  • Para ter a fonte de tráfego mais qualificada possível;
  • Para obter mais receitas na venda de seus produtos ou de afiliados.

Trata-se de uma parcela da audiência que confirmou a inscrição na sua lista, que cedeu a você autorização para entrar em contato quando desejar.

Mas a maior vantagem de ter uma lista de emails está no fato de que você é o dono ou dona dessa lista. E esse é um investimento que só rende mais e mais conforme o tempo passa, já que a tendência é de crescimento.

Para criar ou aumentar sua lista de emails, invista em:

  • Caixas de captura em lugares estratégicos, como no topo do seu site, na página Sobre ou no meio de artigos;
  • Ofereça algo de valor, como um ebook, em troca do email da sua audiência;
  • Use um bom software de email marketing, como o MailChimp (link afiliado).

Mesmo se um software de email marketing falir, você poderá exportar a sua lista de email para uma planilha e importar em outro software.

Você precisa enviar pelo menos uma mensagem por semana para sua lista, mesmo que você não tenha publicado um novo conteúdo neste período.

Esta mensagem pode ser para um novo artigo publicado, para promover um produto próprio ou afiliado ou simplesmente para um conteúdo relevante de terceiros, como fazemos no email da Sexta Casual, com indicações de livros, produtos e conteúdos exclusivos para quem é assinante da nossa lista.

Mais do que gerar tráfego e receita, sua lista precisa permanecer ativa, sob pena da sua taxa de abertura cair consideravelmente porque as pessoas vão esquecer de você.

Portanto, se você quer se manter sempre na mente do seu público, você pode apostar também na sequência automática de emails como uma de suas principais ações de marketing digital.

2.Sequência automática de emails

Autoresponder é uma sequência automática de emails que você envia para uma pessoa a partir do momento em que ela executa uma ação específica, como se cadastrar na sua lista de email ou até mesmo clicar em um link enviado em uma campanha de email.

A partir desse momento, a pessoa passa a receber uma sequência de emails com conteúdos enviados em uma determinada ordem, quase personalizada, que atenda aos desejos desse leitor.

O autoresponder é uma das melhores ferramentas para criar um relacionamento de longo prazo com qualquer audiência, desde que implementado da forma correta.

Vamos supor que a pessoa tenha clicado em um link dentro de um email “normal”, demonstrando assim o interesse em saber mais sobre marketing de conteúdo para pequenas empresas.

A partir desse momento, você passa a enviar um email a cada 4 dias, ou uma vez por semana, levando esse lead através de uma jornada de conhecimento sobre marketing de conteúdo, indo do básico até o avançado.

E você não precisa escrever todo esse conteúdo do completo zero. Basta organizar de forma lógica os conteúdos já publicados sobre o assunto em seus canais de mídia, apenas auxiliando seu lead por uma jornada de conhecimento que faça sentido para ele.

Isso é bem diferente, por exemplo, de enviar uma campanha para falar sobre um novo conteúdo que você acaba de publicar ou mesmo promover um produto.

Usando o autoresponder como uma das suas ações de marketing digital, você vai alcançar tanto aquelas pessoas que já conhecem você e acompanham seus emails quanto pessoas que acabaram de se inscrever em sua lista.

Isso pode fazer com que esta campanha seja pouco efetiva para estas novas pessoas, já que o conteúdo pode não fazer muito sentido naquele momento ou a oferta de um determinado produto pode incomodar, pois essas pessoas ainda não estão preparadas para recebê-la.

Um autoresponder que realmente funciona:

  • É entregue automaticamente em uma sequência planejada;
  • Usa storytelling e gatilhos mentais para entregar mensagens mais poderosas;
  • Não “vende” para sua audiência. Em vez de fazer ofertas, suas mensagens recomendam soluções de valor para os problemas que sua audiência precisa resolver.

Saiba que não existe uma “fórmula pronta” para isso. Você pode enviar emails quando quiser e por quanto tempo quiser.

12 ações de Marketing Digital (e 3 dicas extras) para o seu negócio
Como aplicar recursos em ações digitais certas para gerar impacto

12 ações de Marketing Digital (e 3 dicas extras) para o seu negócio

3. Lista de transmissão via WhatsApp

As taxas de abertura e de cliques de uma mensagem no WhatsApp são muito maiores que estas mesmas taxas para um email, por exemplo.

Existe uma teoria que o email será substituído pelo número de telefone e o WhatsApp é um dos maiores candidatos atualmente para ser esta ferramenta de comunicação.

Ainda não há sinais claros sobre isso, portanto eu recomendo que você invista nesses dois canais de comunicação poderosíssimos.

Nós usamos o Whatsapp como uma das nossas principais ações de marketing digital,  para fazer listas de transmissão, com o envio periódico de novos conteúdos e até mesmo de vídeos e áudios meus para quem faz parte da nossa lista, como outra maneira de estreitar o relacionamento com nossa audiência.

Outra funcionalidade que você precisa ter no seu site ou blog é um botão social de compartilhamento para o WhatsApp. O nosso tema para WordPress, o Athena, já possui essa facilidade. Clique aqui embaixo para saber mais:

4.Faça o upgrade de conteúdo

Se você quiser usar seu conteúdo de uma maneira bastante específica para crescer o número de assinantes da sua lista de emails aposte no Upgrade de Conteúdo.

Upgrade de conteúdo nada mais é do que oferecer um material premium criado especificamente para capturar mais emails, uma boa opção entre várias ações de marketing digital.

O Upgrade de conteúdo digital envolve um material exclusivo, que precisa ser gratuito e que gere valor, de alguma forma, para o seu público.

Nós costumamos fazer o Upgrade de conteúdo oferecendo ebooks completos, como o de “87 Ferramentas de Marketing Digital”, um verdadeiro guia completo com tudo que há de melhor no mercado online.

Também usamos os infográficos para fazer Upgrade de conteúdo, já que é possível, em troca do seu email, baixar a versão em alta resolução de todos os nossos infográficos e também de mini-ebooks com resumos e exercícios relacionados a nossos artigos, como esse aqui embaixo:

12 ações de Marketing Digital (e 3 dicas extras) para o seu negócio
Como aplicar recursos em ações digitais certas para gerar impacto

12 ações de Marketing Digital (e 3 dicas extras) para o seu negócio

5.Invista em tráfego direto

O tráfego direto é aquele que você recebe quando a pessoa digita o endereço do seu blog ou site diretamente no navegador e também é considerada uma entre as possíveis e eficazes ações de marketing digital.

Quando você quer acessar o Facebook, por exemplo, tenho certeza que não procura pelo link no seu email ou faz uma busca no Google pelo termo “Facebook”.

Você abre seu navegador preferido, digita “Facebook.com” e aperta “Enter”. Se alguém faz o mesmo em relação a seu site, você recebe tráfego direto.

E o tráfego direto está relacionado ao seu branding, pois seus leitores decoraram a URL do seu blog e passam a acessá-lo diretamente.

Atualmente, cerca de 46 mil pessoas acessam o Viver de Blog digitando nosso endereço, e esse número só cresce a cada mês, mostrando que estamos fazendo um bom trabalho ao gerar brand equity para nossa marca.

Para aumentar seu tráfego direto, sua URL precisa ser fácil de decorar, usar um domínio conhecido, como o .com e o .com.br (recomendo que você tenha os dois).

6.Call to action

Todos nós precisamos de um pequeno incentivo para tomar uma ação. E a na internet isso não é diferente.

Todo conteúdo que você produzir precisa ter uma “call to action” clara.

A Call to Action guiará as pessoas para fazerem o que você deseja, então, primeiramente você precisa definir o objetivo que quer atingir com ela.

Prefere que o leitor cadastre-se em sua lista de emails? Peça para que ele faça isso.

Para ser uma ação de marketing efetiva, a call to action precisa obedecer alguns critérios básicos, como:

  • Limitar o número de caracteres entre 90 e 150;
  • Ter clareza sobre o próximo passo que o lead precisa dar, seja clicar em um botão específico, um banner, um link ou cadastrar um email;
  • Encorajar a audiência a realizar a ação naquele momento, através do senso de urgência e instigando a curiosidade do cliente;
  • Utilizando casos de sucesso, números de inscritos e outras provas sociais para conquistar a confiança da audiência, como vamos falar no item 12.

A call to action é parte importante de um conteúdo estratégico e persuasivo, uma das ações de marketing digital que usa técnicas de Copywriting para convencer as pessoas.

7.Copywriting

Copywriting é um termo em inglês que não tem uma tradução específica para português, mas significa o uso das palavras corretas para se comunicar com seu público, no intuito de guiá-lo para uma tomada de decisão.

A Copy efetiva, de forma geral, pode ser constituída por até seis características básicas. São elas:

  • Imediatismo/urgência;
  • Conexão;
  • Especificidade;
  • Transformação;
  • Chamada para ação;
  • Exclusividade.

Não significa que todas necessitem estar presentes em uma única Copy para funcionar.

A combinação entre alguns ou todos esses elementos, desde que não seja forçada e faça sentido no contexto geral, que é a chave do sucesso.

As técnicas de Copywriting precisam fazer parte das suas ações de marketing e vendas para que você aumente o seu número de conversões, o que envolve saber escrever emails que são lidos até o final, comunicar-se melhor com sua audiência e até realizar vendas de forma mais efetiva.

Para saber como melhorar sua habilidade em Copywriting, recomendo esses 3 conteúdos sobre o assunto:

8.Banners em lugares estratégicos

A ação de marketing #8 inclui o uso de banners em lugares estratégicos do seu site ou dentro de seus conteúdos.

Infelizmente, estamos tão acostumados a ver banners nos diversos sites que já criamos uma defesa própria contra eles e acabamos por ignorá-los quase que completamente.

Mas se você usa banners com moderação, em locais estratégicos para chamar a atenção do leitor e acompanhados de uma call to action irresistível, essa cegueira não acontece e essa se torna uma das melhores opções de ações de marketing digital.

Como é o caso da Hello Bar (link afiliado), uma barra de aviso é praticamente impossível de ser ignorada.

No topo do site, com uso de animações e um botão como call to action, seus leitores irão notá-la e, alguns deles, clicar nessa chamada para ação.

A simples adição dessa barra no seu blog/site apontando para um produto seu ou de afiliado, pode gerar uma quantidade de cliques que você nem imagina.

Por não ser tão utilizada como os banners, os usuários tendem a prestar mais atenção nela. Veja vídeo sobre essa ferramenta aqui abaixo:

Mas a Hello Bar não é a única opção para o uso de banners estratégicos. Como no Viver de Blog nós não espalhamos anúncios por toda a parte para não comprometer a usabilidade do visitante, quando há um banner ele se destaca e tende a ser clicado.

Em boa parte de nossos artigos e infográficos, usamos esse recurso no final do conteúdo para direcionar o leitor para a página de vendas de algum de nossos cursos, como esse banner do curso Produção de Conteúdos Memoráveis, sempre acompanhado de uma call to action:

Você deseja aprender a produzir conteúdos memoráveis 2 vezes mais rápido e com 10 vezes mais poder de viralização e vendas, mesmo que você não tenha o dom da escrita? Conheça o curso de produção de conteúdo do Viver de Blog. Clique aqui embaixo e saiba mais!

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

9.Tráfego Pago

O Facebook Ads é a melhor e mais acessível fonte de tráfego paga existente no mercado para quem está começando.

Geralmente apenas o tráfego do Facebook Ads é suficiente para alcançar seu público-alvo, então não há necessidade de buscar outras fontes num primeiro momento.

Trata-se de uma forma efetiva e de baixo custo para adquirir tráfego e de executar ações de marketing digital.

Já outra fonte de tráfego pago muito utilizada, o Google Adwords, tem um alcance muito maior que o Facebook Ads, mas atualmente é uma fonte de tráfego bem mais cara e que deve ser usada quando você realmente sabe o que está fazendo.

Como vantagem, ela tem uma conversão maior que o Facebook Ads, quando você a utiliza para resultados de busca ou remarketing.

Com o remarketing, é possível alcançar pessoas que já acessaram seu blog ou site.

Os visitantes ou usuários anteriores podem ver seus anúncios enquanto navegam em websites que fazem parte da Rede de Display do Google ou pesquisam termos relacionados aos seus produtos ou serviços no Google.

10.Fontes de Tráfego Offline

Às vezes nos esquecemos, mas existe um mundo fora da internet. E, neste mundo, também existem pessoas que consomem conteúdo nos mais diversos formatos e através dos mais diferentes eventos.

Publicar um livro impresso é uma excelente estratégia de autoridade. Apesar de pouquíssimos escritores realmente viverem da renda de suas publicações, um livro é uma excelente forma de gerar autoridade, sendo considerada também uma excelente opção entre as ações de marketing digital para a sua estratégia.

Mais que tráfego, ele também pode capturar muitos emails para você, quando você oferece como complemento ao livro, como uma ação de marketing de Upgrade de Conteúdo.

Participar de eventos, tanto como ouvinte quanto como palestrante, é uma excelente maneira de fazer networking e conhecer parceiros potenciais.

Quando palestrante, você pode mencionar seus projetos e principais produtos ao longo da sua palestra, trazendo tráfego qualificado para seu site e clientes em potencial.

E, por fim, uma ação de marketing offline muito interessante, apesar de não ser muito barata, é a contratação dos serviços de uma assessoria de imprensa, pois essa é uma ótima estratégia para conseguir entrevistas em sites, jornais e até programas de TV com bastante audiência.

Não há qualquer garantia de sucesso, mas quando dá certo, uma assessoria de imprensa pode colocar seu negócio em outro patamar de autoridade e reconhecimento de marca,

11.Testes A/B

Um teste A/B é aquele em que você consegue dividir o tráfego de uma determinada página em duas versões: a original e uma outra versão da mesma página.

O elemento a ser testado pode ser a inclusão de uma seta, uma imagem diferente, uma posição de elementos à esquerda ao invés da direita, a cor de um botão. Esse critério fica totalmente por sua conta.

E por mais que possa parecer insignificante, um detalhe pode converter mais leads sem que você precise se preocupar em gerar mais tráfego para aquela página.

Como uma simples seta vermelha.

Em 2014, fiz um teste com as landing pages que dos infográficos publicados no Viver de Blog até então.

Essas páginas recebiam, em média, 10.000 visitas por mês.

A taxa de conversão média das landing pages era de 50% para as versões originais (versão A), significa que, das 10.000 visitas, 5.000 usuários cadastravam seus emails na lista do Viver de Blog por mês.

Porém, com o teste A/B da seta vermelha apontando para o formulário de email, consegui aumentar essa conversão em 10%. Ou seja, a conversão que antes era de 50% passou a 55%.

Logo, das 10.000 visitas por mês nas landing pages sobre infográficos, passamos a capturar 5.500 emails todo mês. Um aumento de 10% ou 500 emails adicionais.

Tudo isso por conta de um “pequeno detalhe”.

Esse é o poder dos testes A/B e o motivo pelo qual adotamos a prática deles ao longo de diversos canais, como landing pages, email, barras de aviso, anúncios e artigos do blog.

  • Para testes A/B em emails, você pode testar: título, nome, conteúdo e horário.
  • Dentro do seu blog, você pode testar: títulos dos artigos, barra de avisos (Hello Bar) e Pop-Ups.

Algumas otimizações em landing pages tendem a converter melhor, como:

  • Designs mais centralizados (verticais) tendem a converter melhor do que elementos organizados de forma horizontal;
  • Uma setinha de download no botão pode aumentar ligeiramente a conversão de uma landing page;
  • Títulos que evoquem emoções tendem a performar melhor do que títulos que citam benefícios.

Você deve esperar pelo menos 100 conversões e uma semana do teste rodando para evitar falsos resultados, fora da confiança estatística.

Para fazer os testes A/B, uma das ótimas opções de ações de marketing digital, recomendo os seguintes softwares:

12.Depoimentos de clientes

A prova social é um dos gatilhos mentais mais poderosos, que nos faz ficar horas na fila de um restaurante, mesmo sabendo que do lado existe um restaurante vazio.

Da mesma forma, depoimentos são muito importantes para negócios online.

Ter o depoimento, de preferência em vídeo, de um cliente falando sobre o seu produto transmite enorme credibilidade, assim como autoridade e autenticidade, sendo uma excelente escolha entre as ações de marketing digital.

Quando um aluno fala sobre os resultados específicos que seu curso o trouxe, assim como a transformação causada em sua vida, o depoimento é genuíno, íntegro e totalmente transparente.

Isso conecta as pessoas que assistem esses depoimentos.

Elas se identificam com a jornada percorrida pelo aluno até chegar no ponto em que ele deseja estar e o curso será a ponte necessária para ele alcançar o sucesso.

Logo, sempre que possível, procure coletar depoimentos de leitores, alunos e parceiros que adoram o seu trabalho.

12 ações de Marketing Digital (e 3 dicas extras) para o seu negócio
Como aplicar recursos em ações digitais certas para gerar impacto

12 ações de Marketing Digital (e 3 dicas extras) para o seu negócio

Ações de Marketing que você não deve fazer

Você conhece as métricas da vaidade?

  • Número de curtidas em uma publicação no Facebook.
  • Número de seguidores no Instagram.
  • Número de visualizações em um vídeo no Youtube.

Todas elas são apenas números que não dizem nada sobre ter um negócio realmente sólido no mercado digital. E investir apenas em ações de marketing que aumentem as métricas da vaidade não trarão resultados realmente importantes para a saúde do seu negócio a longo prazo.

Ter uma audiência gigantesca não é o mesmo que ter um público engajado. De nada adianta investir em ações de marketing que irão aumentar o seu número de seguidores no Facebook ou até mesmo investir na compra de seguidores, se as suas postagens continuarem não incentivando a participação das pessoas.

Curtidas também não são sinais de engajamento, pois exigem pouco comprometimento e nenhuma exposição por parte da sua audiência.

Picos de tráfego também não devem ser o foco de suas ações de marketing digital.

Certamente que, ao fazer uma ação de marketing, você irá identificar um aumento significativo de acessos, pois esse é um resultado esperado.

Porém, não se dê por satisfeito somente com isso. Apesar de gerar mais reconhecimento de marca para o seu negócio, o que realmente importante é a taxa de conversão das ações de marketing digital.

Ao investir em tráfego orgânico e pago para uma página de vendas, certamente eu desejo aumentar o tráfego e também o número de visualizações do vídeo de vendas, mas mais importante do que isso é que as pessoas cliquem no botão de compra.

Essa é a conversão que eu desejo para essa página.

No entanto, seguidores, visualizações e tráfego não são, nem devem ser, o objetivo de um negócio.

Para atestar o resultado de suas ações de marketing você precisa verificar:

  • Se as pessoas se tornaram leads interessadas no que você tem a oferecer após a ação?
  • Se elas compraram algum produto ou serviço de você?
  • Se elas se tornaram promotores da sua marca?
  • Qual o ROI de cada uma das ações de marketing digital

Infelizmente, muitos iniciantes no marketing digital colocam seu foco nas KPIs erradas e continuam investindo em ações de marketing digital sem futuro.

Portanto, garanta que você não está fazendo somente aquilo que é fácil e que promove um sucesso “aparente” e foque nos resultados que realmente geram valor para a sua empresa.

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade