close

Mais Tráfego

SEO Copywriting: como escrever para convencer pessoas e algoritmos ao mesmo tempo

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 13 de março de 2021
Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quem disse que ao escrever você precisa persuadir só seus leitores?

O SEO Copywriting, ou seja, a escrita persuasiva voltada para pessoas e algoritmos dos mecanismos de busca,  está se tornando cada vez mais importante na jornada da conquista pela atenção.

Com essa técnica, você controla melhor como os leitores e o Google vão reagir às palavras e ao conteúdo que você está apresentando.

Só existem duas formas de atrair a atenção das pessoas usando os mecanismos de busca (e nenhuma razão para você não usá-las):

1. Através do tráfego orgânico, ranqueando sua página de vendas, de captura ou conteúdo nas primeiras posições de pesquisa por um termo, sem que você precise pagar por isso.

2. Fazendo a mesma coisa, mas investindo em Google Ads, focando nas palavras-chave que seus possíveis clientes usam para procurar produtos ou serviços como o seu.

Nesse artigo vou focar exclusivamente na n.º1 e, por isso, vamos falar de SEO Copywriting.

O que é SEO Copywriting

SEO é a abreviação para Search Engine Optimization pode ser traduzido como otimização de sites para mecanismos de busca.

São esses mecanismos, como o Google e o Yahoo que decidem se o seu conteúdo vai ser entregue, ou não, para as pessoas que estão ativamente buscando pelo assunto.

Copywriting é um termo em inglês que não tem uma tradução específica para português, mas também é conhecido por redação publicitária.

São técnicas de escrita persuasiva usadas com o objetivo de guiar o leitor para uma única ação – geralmente a venda.

O SEO Copywriting une as duas técnicas no conteúdo online, levando em consideração como o Google funciona, mas  também satisfazendo a intenção de busca do visitante.

Se SEO e Copywriting já são poderosas ferramentas para quem quer dominar seu espaço no mercado digital, o que diria quando as duas são usadas em conjunto?

Sucesso na certa!

Mas antes de mostrar como aplicar essa estratégia, preciso deixar claro o que SEO Copywriting não é…

SEO Copywriting X Produção de Conteúdo

É normal confundir SEO Copywriting com SEO para Blog.

Os dois exigem que se saiba escrever bem e envolver, tanto os leitores humanos como os leitores robôs, para atrair visitantes.

No entanto, o objetivo de um conteúdo, como um artigo para blog, é gerar informação de qualidade para os futuros clientes, enquanto o SEO Copywriting é usado para atrair visitantes e vender um produto ou marca.

Por isso, desenvolver essa habilidade é tão importante, não só para quem é copywriter ou empreendedor, mas também redator, produtor de conteúdo e escritor de qualquer área.

Dominando a técnica, você atrai os usuários certos (aqueles que já estão mais dispostos a comprar) e finaliza sua argumentação com uma copy bastante persuasiva.

Qual a importância do SEO Copywriting?

Acrescentar um blog à sua estratégia, seja para divulgar seu site, um livro ou sua marca pessoal, aumenta suas chances de conseguir tráfego orgânico, já que o Google ama novidades, ou seja, conteúdos fresquinhos.

O blog favorece a autoridade de domínio do site como um todo, facilitando a atração de novos visitantes não só para os artigos, mas para as páginas de cursos e ferramentas, que fazem parte do site.

Usando as técnicas de SEO Copywriting, ganhamos posições de destaque no ranking do Google para palavras e frases-chave importantes na estratégia de marketing digital dos nossos produtos.

Temos como um exemplo prático a estratégia que usamos para divulgar e vender  o curso Escritor Milionário, onde ensinamos escritores, redatores, copywriters, empreendedores e qualquer outro profissional que queira viver da escrita ou usar a escrita para ganhar dinheiro, a ser bem remunerado por sua habilidade.

Ao fazer uma rápida pesquisa no Google, é possível ver que praticamente todos os resultados orgânicos mostrados pelo Google na primeira página direcionam para links do nosso produto, seja a página de vendas ou algum artigo que menciona o curso.

4 passos para implementar o SEO Copywriting

1. Defina o objetivo

O objetivo da sua página, artigo ou ebook é:

  • Atrair novos visitantes?
  • Conseguir novos leads para a lista de email, WhatsApp ou Telegram?
  • Fazer uma venda?

Importante que você tenha claro em que ponto da jornada de compra está o cliente que você deseja atrair para aquele conteúdo ou página específica.

Por exemplo, uma página de vendas terá uma maior taxa de conversão se o seu objetivo for atrair pessoas que já entraram em contato com a sua marca antes.

No exemplo do Escritor Milionário, o visitante que chega procurando pelo termo já está mais avançado no funil de vendas, seja por já conhecer o produto ou estar buscando ser ele mesmo um escritor milionário.

Para aqueles que podem estar buscando por cursos de escrita, mas ainda não conhecem a Viver de Blog, criamos conteúdos de valor para atrair pessoas com interesse no tema “escrita”, para, em um segundo momento, apresentá-la ao nosso curso.

Após definir o objetivo, você pode começar a fazer uma lista de todos os termos de pesquisa (palavras-chave) pelos quais deseja que seu site seja encontrado.

2. Antes de escrever sempre faça uma pesquisa de palavras-chave

A estratégia de SEO Copywriting não começa pela escrita, mas sim pela pesquisa.

Planejar o conteúdo de SEO Copywriting com antecedência pode ajudar a encontrar:

  • A melhor escolha de palavras.
  • A intenção de pesquisa dos leitores.
  • Lacunas sua concorrência não está enxergando.

Faça uma lista com as 20 palavras-chave mais importantes para o seu negócio, aquelas que fortalecem sua marca e favorecem suas vendas.

Você realmente precisa entrar na cabeça de seu público. Como é provável que eles o encontrem? O que eles pesquisariam no Google?

Para saber como escolher as palavras-chave para a sua estratégia de SEO Copywriting, recomendo a leitura desses dois artigos:

3. Entender a intenção do usuário e criar uma copy focada nela

Mais importante do que uma palavra-chave é a intenção da pessoa por trás da busca.

Por isso é tão importante conhecer bem a sua persona ideal, porque você conseguirá compreender nas entrelinhas aquilo que ela realmente deseja.

Uma única página ou conteúdo pode ranquear para diversas palavras ou frases-chave, desde que todas elas respondam à mesma pergunta, por isso a intenção é mais importante do que o termo.

Outras duas formas de descobrir o que as pessoas realmente estão procurando no Google:

1. Olhar o teor dos conteúdos ranqueados na primeira página, principalmente nas primeiras posições.

2. Avaliar outros termos que surgem nas buscas relacionadas, como podemos ver aqui abaixo:

As estratégias de SEO para Google devem focar em responder às dúvidas que as pessoas têm, que giram em torno de 4 tipos de pesquisadores de intenção que podem ser:

1. Obter informação sobre um assunto.

2. Acesso a um site ou conteúdo específico

3. Pesquisa antes da compra para avaliar se o investimento vale a pena, se o site é confiável e se o produto vai atender suas expectativas.

4. Para comprar após ter feito a pesquisa.

4. Crie páginas para cada assunto

O último passo é criar várias páginas e conteúdos focando nas palavras-chave que você listou no passo 2.

Certifique-se de que seus visitantes possam navegar em seu site ou blog a partir daí, por meio do menu ou de links internos e uma barra de pesquisa.

Para o curso Escritor Milionário, temos as seguintes páginas ranqueadas para a mesma palavra-chave, no caso, “escritor milionário”

Essas páginas e artigos também devem estar otimizados para SEO. Para ajudar você nessa missão, separei alguns dos nossos melhores artigos sobre SEO:

E para entender mais sobre as técnicas de copywriting:

Como se manter no topo do ranking

Não perder a tão suada posição de destaque no ranking do Google também faz parte de uma estratégia de SEO Copywriting bem-sucedida.

Veja como manter o lugar conquistado para continuar atraindo futuros clientes:

1. Monitore sua colocação nos rankings de pesquisa, usando a ferramenta Google Search Console. Se notar que seu site está recebendo visitas de palavras diferentes daquelas que escolheu originalmente, acrescente subtítulos ou texto para focar nesse público que está chegando através da nova intenção de busca.

2. Se perceber que está perdendo importantes posições para termos importantes, atualize o conteúdo para que ele não perca sua relevância, nem sua capacidade de atrair pesquisas.

3. Adicione mais valor ao seu antigo conteúdo, consertando links quebrados, substituindo informações que não são mais válidas e adicionando novas seções para aprofundar o assunto e atrair novos visitantes.

Só assim você conseguirá manter sua colocação no topo do ranking do Google e dos seus clientes.

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade