close

Mais Receitas

Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê-los)

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 9 de março de 2014
Fuja das distrações na internet

Os maiores vilões da produtividade

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Trabalhar pela internet parece ser o sonho de 10 em cada 10 pessoas.

Afinal, quem não deseja poder trabalhar no conforto de sua casa, no horário que desejar e sem nenhum chefe para lhe dar ordens? Eu tenho certeza que você também deseja.

A grande maravilha moderna, chamada de internet, possibilita você compartilhar suas habilidades com todo o mundo e ainda ser remunerado para isso. Parece um sonho de liberdade.

Porém, essa liberdade pode rapidamente se tornar seu pior pesadelo, se você cair em tentação e escutar as maiores mentiras sobre ganhar dinheiro online, não mantendo a disciplina necessária para trabalhar em casa pela internet.

Nesse artigo, eu separei os 5 maiores vilões da produtividade que podem afastar você do seu caminho rumo à liberdade financeira e como você pode evitá-los. Acredite, as soluções são bem mais simples do que você possa imaginar.

Continue lendo esse artigo para desafiar (e vencer) os maiores vilões da sua produtividade no trabalho pela internet. Você irá saber mais sobre:

Parece interessante? Continue lendo.

Vilão #1: As Redes Sociais

redes-sociais

Você está concentrado escrevendo um artigo quando, sabe-se lá o porquê, resolve abrir o Facebook (o mais maléfico de todos os vilões) para procurar alguma coisa.

Por “coincidência”, uma atualização imperdível aparece no topo do seu feed de notícias que você simplesmente não pode deixar de ler. Aquele notícia bombástica de última hora, as fotos com seus amigos na casa de praia, a data daquele evento que você está aguardando há anos. Você escolhe…

Uma hora depois, você está com o artigo pronto e publicado no seu site, exatamente como você havia programado. Ou será que não?

Definitivamente não… Você não apenas viu essa atualização, como clicou em outras notícias, abriu várias abas no seu navegador, conversou com aquele seu amigo de longa data pelo chat e, quando se deu conta, já havia esquecido o porquê você abriu o Facebook.

Essa história parece familiar? Eu aposto que sim, infelizmente. E poderia acontecer em qualquer outra rede social, como o Twitter, Google+, Youtube, Instagram, Whatsapp ou a nova e promissora rede social que irá surgir para desbancar ou abocanhar algumas dessas.

Você não quer se isolar de tudo e de todos, mas também sabe que as redes sociais podem matar e destruir a sua produtividade no trabalho, principalmente quando esse trabalho é feito na sua própria casa, onde nada é bloqueado, tudo está ao seu alcance e você é livre para ceder e cair em tentações. Logo…

Como encarar esse grande vilão, se transformar em um super-herói da produtividade e vencer na internet?

trabalhar-pela-internet-batman

Você não precisa de nada além do que já esteja dentro de você, como, por exemplo, uma boa dose de disciplina.

Disciplina é uma linda palavra, ao menos na teoria. Porém, a tentação em saber o que está acontecendo com nossos amigos, familiares e as novidades no mundo é tão grande que resistir acessar essas redes sociais é um desafio enorme, até mesmo para os maiores mestres em produtividade. Um desafio tão grande que é muito provável que você precise de um sistema produtivo.

E como fonte de inspiração para manter a disciplina, ninguém melhor do que o grande campeão brasileiro, Ayrton Senna.

Eu já sofri por mais de 5 longos anos trabalhando exclusivamente através de internet, do meu próprio quarto e, felizmente, eu encontrei um sistema que funciona muito bem para mim e quero compartilhar com você, na esperança de que também o ajude.

Esse sistema pode ser divido em várias (são mais de 15) dicas gratuitas que podem mais que dobrar sua produtividade online. Sem prolongar, vamos a elas:

Dica #1: Quando trabalhar pela internet, mantenha o mínimo de janelas abertas no seu navegador

trabalhar-pela-internet-janela-unica

Parece simples, mas é tão fácil abrirmos várias janelas em nosso navegador, que podemos nos perder na ilusão de que estamos realizando várias tarefas ao mesmo tempo. A verdade sobre as multitarefas (multitasking), segundo estudos como esse (em inglês), é que:

As pessoas que abrem várias janelas em navegadores não estão sendo mais produtivas. Elas apenas se sentem emocionalmente mais satisfeitas achando que estão trabalhando.

Pare de enganar a você mesmo achando que está sendo produtivo. Mantenha o mínimo de janelas abertas quando estiver focado trabalhando. Caso contrário, será muito fácil você ficar pulando de uma aba para outra, como um macaco pulando de galho para galho, sem rumo ou objetivo.

Ah, como eu pratico o que ensino, veja como minha tela está nesse exato momento enquanto escrevo esse artigo:

texto-vejo-texto-escrevo

(Existem diferenças entre o texto da imagem e o texto atual, que você está lendo porque eu o edito, adiciono novas ideias e o reviso antes de apertar o botão de publicar).

O que você vê na imagem acima? O mínimo de distrações possíveis. Tela cheia do editor de texto WordPress no Safari, dentro de uma tela cheia no próprio Mac. Texto é o que vejo. Texto é o que escrevo. Nada mais.

Não importa se você for um monge budista ou alguém com déficit de atenção, quanto menos opções você der para sua mente se distrair, mais focado você estará para completar suas tarefas mais importantes.

Eu me distraio muito facilmente com um mosquito dentro do meu quarto, não conseguindo fazer nada até que eu finalmente o mate (desculpe sociedade protetora dos mosquitos). Por esse motivo, eu preciso de um ambiente todo limpo, organizado e, de preferência, todo branco.

Eu espero sinceramente que você não precise dessas necessidades não tão convencionais para trabalhar online (ainda tenho outras piores…), mas achei válido mencionar aqui para você perceber que ser produtivo na internet é muito difícil, até mesmo para quem já trabalha com ela, exclusivamente, há mais de 5 anos.

Dica #2: Desabilite chats e qualquer tipo de notificação em tempo real das Redes Sociais enquanto estiver trabalhando

trabalhar-pela-internet-facebook-notificacao

Se você é como a maioria da população, é bem provável que você não conseguirá seguir a dica #1 acima (eu realmente torço para o contrário). A realidade é que você acabará voltando para o Facebook no meio de uma importante tarefa de trabalho.

Para evitar uma perda de foco ainda maior, feche hoje mesmo o chat do Facebook/Twitter/Google+, assim como qualquer notificação que possa chegar através do seu celular ou computador em tempo real, no meio do seu trabalho.

A menos que você não queira produzir de maneira organizada, você precisa se concentrar totalmente na tarefa que está executando. Basta olhar uma “inocente” mensagem para você perder todo o ritmo e o fluxo de trabalho.

Quando você voltará para sua tarefa, irá se perguntar “onde eu estava mesmo?” Parece comum?

Se sua resposta for sim, está na hora de começar a se organizar melhor para ser mais produtivo. Um bom começo é seguir essas dicas nesse artigo. Não se preocupe, ainda temos mais de 10 dicas pela frente que irão ajudar você.

Dica #3: Use um navegador somente para as redes sociais (lazer) e outro somente para trabalho

trabalhar-pela-internet-google_chrome

Nossa mente funciona de forma curiosa, inteligente e, até mesmo, estranha algumas vezes. Uma dessas curiosidades, é a criação de tarefas repetitivas, que se tornam hábitos em nossas vidas.

Dica: Liberte todo o poder da sua mente através dos gatilhos mentais. Mas lembre-se de usá-los de forma honesta. Afinal, grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

Usando um único tipo de navegador, como o Google Chrome, por exemplo, você pode acabar misturando trabalho com lazer nas suas abas, destruindo sua produtividade no momento enquanto trabalha.

Porém, se você usar, por exemplo, o Google Chrome somente para trabalho e o Firefox somente para lazer, você programa a sua mente para pensar e reconhecer o que você deve fazer em cada um desses navegadores, criando novos hábitos quando você estiver na internet.

Após um tempo, quando você abrir o Google Chrome, sua mente já irá saber que você está trabalhando e não tentará atrapalhá-lo tanto porque ela não lembrará mais que você navega em redes sociais no Google Chrome, porque você só faz isso agora no Firefox.

Essa é uma dica extremamente simples, mas muito poderosa. Experimente usar dois navegadores para atividades diferentes e verá como sua produtividade irá aumentar após um tempo aplicando essa diferenciação entre trabalho e lazer.

Dica #ninja: Dois plugins para quem precisa de uma forte disciplina produtiva

trabalhar-pela-internet-dica-ninja

Se nenhuma dica acima funcionar, ou você quiser levar seu sistema de produtividade anti-redes-sociais para o próximo nível, você pode usar dois plugins para exercer o seu foco ninja.

Aqui está o problema: Se você tem um site ou um negócio digital, é bem provável que você tenha uma fanpage no Facebook e que várias pessoas enviem mensagens para você, além dos seus próprios amigos.

Esses dois plugins que citarei logo abaixo, irão ajudar você a realizar suas tarefas no Facebook sem cair na tentação de ver o seu feed de notícias e terminar em um bate-papo de horas e horas com seus amigos, no momento em que você deveria estar trabalhando.

Ao atualizar sua fanpage, Você não tem como fugir do Facebook, mas poderá fugir do seu feed de notícias. Existe um plugin chamado News Feed Eradicator for Facebook, que substitui todo o seu feed de notícias por uma frase inspiradora. Veja como ele funciona na imagem abaixo:

news-feed

Diga adeus ao seu feed de notícias. Desse modo, você pode trabalhar com sua fanpage e anúncios sem ser bombardeado por notícias que o Facebook julga “relevante” para você. Se não gostar ou cansar dele, você pode removê-lo quando quiser.

O outro plugin que pode ajudar você com o vício no Facebook é o SeenBlock. Você provavelmente já passou por uma situação em que você leu a resposta de alguém, mas não teve o tempo (ou a paciência) necessária para respondê-la naquele momento.

O problema é que a pessoa que mandou a mensagem para você sabe que você a leu e a primeira coisa que ela irá pensar é que você a ignorou por completo.

O que esse plugin faz é desabilitar a opção de outra pessoa saber que você já leu a mensagem e até mesmo de saber quando você está digitando, mostrando que você está online naquele momento.

Se você recebe muitas mensagens ou simplesmente quer a privacidade de poder ler e responder quando você quiser sem que outra pessoa saiba, esse plugin é ideal para você.

Com esses dois plugins instalados no Google Chrome, você pode ficar tranquilo para trabalhar no Facebook sem ser bombardeado por mensagens, notificações e notícias no seu precioso momento de trabalho.

Os maiores vilões da produtividade
Fuja das distrações na internet

Os maiores vilões da produtividade

Vilão #2: O Email

email

Ah, o email… Terra de oportunidades para novos negócios, parcerias e atualizações de artigos que podem mudar nossa vida. Para empreendedores e donos de sites como nós, um único email pode transformar nossos sonhos em realidade.

Talvez por isso, nós somos tão viciados nele, abrindo-o de hora em hora para ver uma novidade, ou pior, recebendo uma notificação em tempo real quando alguém nos enviou um email.

O problema do email é que tendemos a colocar nossas principais atividades de lado para ceder ao vício de olhar novas mensagens.

Sabendo que mais de 3.5 Bilhões de pessoas (fonte nesse infográfico aqui) possuem um email (são mais de 3 vezes a quantidade de contas em redes sociais combinadas), você provavelmente receberá uma “tonelada” de mensagens, muitas das quais nem gostaria de ter recebido.

O resultado disso é que você acumula centenas e milhares de emails sem saber exatamente o que fazer com eles, misturando emails importantes com aqueles emails que seu tio envia com fotos de gatos ou aquelas mensagens de auto-ajuda.

Sim, eu acredito que o email ainda é a forma online mais direta e eficiente de contato. É por esse motivo que criar uma lista de email para seu site e ter um ótimo relacionamento com seus leitores é muito importante.

Porém, se não soubermos lidar com nossa caixa de emails, estaremos em grande perigo, vendo o dia passar e você perceber que pouco produziu.

Dica #1: Tenha horários pré-definidos para olhar emails

trabalhar-pela-internet-horarios-definidos

Esqueça as notificações de novos emails. Esqueça olhar seus emails de hora em hora. Para ser eficiente e produtivo, você precisa definir horários para olhar e responder emails.

Como disse anteriormente, nós achamos que estamos produzindo mais realizando múltiplas tarefas (o email incluído), mas a verdade é que estamos sendo iludidos, já que a maior produtividade só é alcançada quando conseguimos focar em uma única ação.

Portanto, separe um tempo somente para cuidar da sua caixa de entrada de emails. Respondendo 20 emails de uma só vez em 20 minutos é muito mais eficiente do que verificar seu email 20 vezes ao longo de 20 minutos, tentando achar uma solução sobre o que fazer com eles.

Dica #2: Sempre tome uma ação ao verificar seus emails

trabalhar-pela-internet-acao-email

O problema de olhar seus emails a todo momento é que você não tomará nenhuma ação na maioria das vezes. Você só tem a curiosidade em saber o que estão enviando para que você, talvez, responda-as no futuro.

Esse “talvez” é o maior vilão da produtividade no email. Ele é conhecido como re-trabalho. Você lê uma mensagem inteira, não sabe exatamente o que faz com ela e deixa para decidir depois.

Quando esse momento “depois” chega, você lê novamente a mensagem e aí sim decide o que fazer com ela, seja deletar, responder ou clicar em um link.

Esse trabalho dobrado é um tempo precioso que você perde na produção do seu dia-a-dia. Portanto, a dica aqui é simples: Sempre tome uma ação ao verificar seus emails.

Por aqui, eu costumo receber mais de 100 emails por dia de clientes, leitores, parceiros e amigos. São essas duas dicas acima que me permitem tomar conta da minha caixa de email sem perder a sanidade.

Além dessas dicas, complemento a produtividade no email com mais duas dicas extras abaixo.

Dica #3: Um aplicativo para facilitar e organizar seus emails no smartphone

Uma das coisas que mais causa arrepios em muitas pessoas, até mesmo nos mais desorganizados, é a famosa caixa de email lotada.

A sensação que se tem é de que nunca vai ser possível terminar de ler e responder a tudo.

Para resolver o interminável problema, ou pelo menos ajudar a organizar a caixa de entrada, o Inbox, pode ser a solução

Com esse app gratuito, que é integrado à sua conta no Gmail, você poderá usar seu iPhone ou iPad para organizar o seu email rapidamente com gestos simples e rápidos.

Você pode utilizar o Inbox para categorizar seus emails por assuntos similares , e se quiser, pode excluir tudo de uma vez. Ótimo para aquelas promoções nas quais você não está interessado.

Outra vantagem, é que ele já mostra todas as suas fotos, sem nem precisar abrir seu email. E suas reservas em restaurantes e detalhes de suas viagens também!

Um extra bem legal do Inbox é que ele possui uma aba de pesquisa, então nada de ter que procurar de mensagem em mensagem, em um mar de emails, aquela informação que você tanto precisa.

Para quem é usuário do Mac, recomendo o Spark. Saiba mais sobre ele aqui nesse vídeo:

Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal no YouTube para ver mais vídeos

Dica #4: Um plugin no Gmail para saber os detalhes da pessoa que enviou o email para você

rapportive-front-page-header

Existe um plugin para Gmail chamado Rapportive que mostra alguns detalhes da pessoa que enviou o email para você, como:

  • Suas redes sociais;
  • O que ela faz e sua localização (se ela colocou pública);
  • Se ela já enviou algum email para você.

Com essas informações, você pode responder de forma mais adequada o email dela.

Se você quiser surpreendê-la, vale a pena colocar alguma atividade recente dela na sua resposta.

Imagine que essa pessoa tenha o costume de correr e na sua última corrida ela tenha percorrido 5km. Envie na despedida do seu email uma gratificação para ela do tipo: “Ah, e parabéns pelos 5km na última corrida. Acabei de ver sua publicação. :)”.

Você pode ter certeza que, a menos que você faça isso de uma maneira estranha, ela irá adorar essa mensagem extra e personalizada que você enviou para ela.

Vilão #3: Notificações, Mensagens e Celulares

notificações

Sim, aqueles toques e barulhos que estão tão enraizados em sua mente que você os escuta até mesmo quando eles nem estão de fato tocando. Não, você não ficou maluco. Esse é o vício moderno de nossa sociedade, carente por mensagens, curtidas e atenção.

Quando você está trabalhando pela internet, esse tipo de vilão irá persegui-lo a todo momento.

Notificações de email, atualizações do Facebook, mensagens de amigos no Whatsapp e ligações indesejadas do telemarketing de alguma empresa que insiste em tentar convencê-lo a mudar de tv por assinatura ou oferecê-lo um cartão de crédito com maior limite.

A pergunta é: Como você pode se proteger desse monstro da sociedade moderna para focar no seu trabalho sem distrações?

Dica #1: Horário de trabalho é horário de trabalho

trabalhar-pela-internet-tempo

Você não precisa se isolar do mundo e de todos, mas quando estiver trabalhando, deixe claro para as pessoas ao seu redor que você realmente está trabalhando e só poderá ser interrompido por algo urgente ou muito importante.

Eu não sei você, mas eu sou bem radical com essa ideia. Não atendo telefonemas e coloco todos os meus aparelhos no silencioso. A única forma de me encontrar disponível é sendo um contato favorito no meu iPhone, que passa por cima de todos os critérios acima. Afinal, urgências não podem esperar.

Se você não definir esse próprio tempo produtivo para você, ninguém o fará. Saber dizer não ou não estar presente a todo momento, é essencial para você conseguir trabalhar com produtividade.

Portanto, defina claramente quando você está ou não trabalhando. Trabalhar pela internet transmite essa ideia de que podemos parar a qualquer momento, mas esse é um trabalho como qualquer outro e requer sua plena concentração.

Assim como horário de trabalho é horário de trabalho, horário de lazer é horário de lazer. Geralmente, misturar os dois ao mesmo tempo, por mais divertido que seu trabalho seja, pode trazer problemas a você dos dois lados: No trabalho e no lazer. (mais sobre isso adiante)

Dica #2: Você tem um iPhone? Então use a função “Do not disturb” (também vale para Macs)

trabalhar-pela-internet-do-not-disturb

A função “não me perturbe” talvez seja a melhor, mais simples e minha preferida função no iPhone.

Ao começar minha “jornada” no trabalho, ligo essa função. Parei para comer, tomar um ar fresco ou sair, desligo essa função. É muito simples.

Ao invés de você usá-la somente para manter um sono tranquilo, sem receber ligações indesejadas durante a madrugada, experimente usar a função “não me perturbe” no seu dia-a-dia, quando precisar focar no seu trabalho.

Ligações, mensagens e qualquer notificação ficarão armazenadas sem fazer qualquer barulho e você poderá vê-las em detalhes no seu momento de pausa.

Provavelmente, existe uma função parecida em Androids ou PCs. Não deixe de usá-la quando estiver focado no seu trabalho pela internet.

Vilão #4: A Falsa Sensação de Que Você É Totalmente Livre Trabalhando pela Internet

liberdade

Trabalhar pela internet significa que você pode trabalhar quando, onde e da maneira que você quiser, certo?

Sim. Porém, se você não quiser ver o seu site ou negócio indo por água abaixo, você precisa ter a disciplina para saber muito bem quando e como aproveitar bem esses sagrados momentos de pura liberdade.

Você é livre para dormir, ir à praia e viajar quando quiser trabalhando online. Entretanto, se você só fizer isso, tentando encaixar o trabalho como uma brecha nesses momentos, você passará por algumas dificuldades.

O caminho mais ideal é fazer justamente o contrário. Usar essas fugas, rumo à liberdade, como válvulas de escape após um período muito cansativo de trabalho.

Trabalhar pela internet é um trabalho como qualquer outro. Se você só imaginar o tempo de lazer ao invés do trabalho necessário, é possível que você não consiga manter nem um nem outro.

Dica #1: O equilíbrio é fundamental para manter sua produtividade em alta

trabalhar-pela-internet-equilibrio

Trabalhar demais e curtir demais podem baixar drasticamente seu nível de produtividade. Curtir demais a vida parece mais simples de entender, mas o trabalho em excesso também poderá causar danos à qualidade do seu trabalho.

Nós que trabalhamos pela internet precisamos ser altamente criativos, seja você uma pessoa criativa ou não.

Escrever um artigo que traz uma nova visão sobre determinado assunto, escrever títulos impossíveis de serem ignorados, criar histórias que praticamente se vendem sozinhas.

Essas são tarefas que parecem simples, mas que necessitam do exercício de sua mente criativa, conectando fatores não tão lógicos em algo único, que só você seria capaz de criar.

Quando você trabalha demais, você fica muito restrito a um determinado assunto, impedindo sua mente de realizar novas conexões, que são a base para a criatividade livre e espontânea.

Esse próprio artigo poderia falar apenas sobre como ser produtivo trabalhando na internet. Porém, antes de começar a escrevê-lo,  eu estava jantando, quando percebi o meu olhar se fixar em um boneco do Batman que fica na cozinha aqui de casa (sou super-fã da história).

Nesse mesmo momento, me lembrei de super-heróis. Pensando em super-heróis, me lembrei de vilões. Com a palavra “vilões” na minha mente, eu consegui associar os piores fatores que podem atrapalhar sua produtividade na internet, um assunto que há tempos estava na minha lista de artigos.

Perceba que a conexão entre um simples boneco do Batman com “trabalhar pela internet” já foi suficiente para criar um interessante ângulo para esse artigo.

Criatividade é a arte de conectar ideias – Steve Jobs

Para realizar mais conexões, você precisa se afastar de vez em quando do seu trabalho, buscando maior equilíbrio entre trabalho e lazer. Somente desse modo, você será capaz de conectar ideias e transformá-las em algo novo.

E claro, sempre procurar manter a motivação em alta!

Dica #2: Descubra o seu horário ou período mais produtivo durante o dia

trabalhar-pela-internet-produtividade

Você já percebeu que existem certos horários ou períodos durante o dia em que você está super energizado, criativo e bem-humorado para realizar qualquer tipo de tarefa? Quais são esses períodos para você?

Para algumas pessoas, esse momento ocorre logo após tomar um bom e longo café da manhã. Para outras, é a silenciosa madrugada, livre da correria normal do dia-a-dia.

Para mim, esse momento ocorre após um banho, principalmente após uma atividade física, como futebol, corrida ou academia. É uma momento que me sinto mais relaxado e as ideias fluem com mais qualidade e rapidez.

Portanto, eu costumo deixar as tarefas mais difíceis, como a produção de um novo conteúdo, como esse, sempre para fazer no meu ritual pós-banho.

Um exemplo, foi esse infográfico aqui sobre os 80 erros gramaticais que fazem você parecer um idiota, que demorou mais de 3 semanas para ficar pronto e precisou de um foco ninja para não deixar passar nada em branco.

Defina o melhor horário para o seu trabalho e faça com que você sempre consiga trabalhar sem interrupções nesse períodos. Dependendo da sua produtividade e qualidade de trabalho, 3 horas de trabalho por dia podem resolver todas as suas tarefas pendentes para esse dia.

É impressionante o que uma mente livre, produtiva e criativa consegue fazer em tão pouco tempo.

Vilão #5: A falta de ferramentas produtivas para organizar suas ideias e conhecimento e trabalhar pela internet

ferramentas-online

Você que já trabalha (ou pretende trabalhar) pela internet sabe que um dos maiores problemas atuais é o excesso de informação.

Na atual era da informação, você não depende mais de uma única fonte de conhecimento. A internet possibilita você aprender praticamente tudo o que quiser, com quem você quiser e quando você quiser.

Porém, com uma quantidade cada vez mais saturada de informações, você precisa, mais do que nunca, saber filtrar muito bem o que você lê e quem você acompanha. Caso contrário, ficará perdido com informações de valor duvidosas e não saberá qual direção seguir.

Não me lembro do livro agora, mas me lembro de uma parte que dizia que existem dois tipos de inteligência. Aquela que você domina o assunto e aquela que você não domina o assunto, mas sabe exatamente onde ir para conseguir esse conhecimento.

A minha função nesse tópico é mostrar a você onde ir na internet para que você possa organizar melhor suas ideias e ser mais produtivo ao trabalhar pela internet.

Dica #1: Dropbox

trabalhar-pela-internet-dropbox

Se você trabalha em múltiplos computadores ou lugares, o Dropbox pode salvar a sua vida ao manter seus arquivos atualizados em qualquer computador, mesmo se você tiver um Mac e um PC.

Caso você seja um produtor de conteúdo, e/ou deseja hospedar e compartilhar um arquivo, você pode usar o Dropbox para só ter de disponibilizar o link para seus leitores.

Todos os meus materiais educativos sobre marketing digital ficam hospedados em uma pasta pública no meu Dropbox. O usuário só precisa cadastrar o seu email na página do link e baixá-los, que o arquivo é transferido da minha conta no Dropbox para o computador dele, na forma de download.

Dica #2: Evernote

trabalhar-pela-internet-evernote

Todas as suas ideias e anotações em um só lugar. Ao invés de guardar tudo em sua mente e esquecer a maioria de suas ideias apenas um minuto depois, você pode usar o Evernote para guardar e procurar rapidamente qualquer ideia.

Alguns usuários dizem que o Evernote é a sua mente, online. É uma afirmação que faz sentido já que colocar novas ideias e a procura por informações nesse aplicativo é muito fácil.

Como comentei acima sobre criatividade e conexões, esse aplicativo irá ajudá-lo a fazer conexões melhores, encontrando fragmentos de ideias que você anotou porque achou que seriam importantes algum dia para você.

Dica #3: 1Password

trabalhar-pela-internet-1password

Talvez esse seja o aplicativo que mais pode salvar o seu tempo na internet e também aumentar a sua segurança.

O 1Password permite que você crie zilhões de senhas, mas tenha que se lembrar de apenas uma única senha mestre. Você nunca mais precisará se lembrar de nenhuma senha após esse aplicativo. Eu mesmo não sei de cor minha senha no Google, Facebook e inclusive esse site, porque eu só preciso lembrar de uma única senha e ele faz todo o trabalho restante.

Os benefícios do 1Password que eu adoro:

  • Crie senhas seguras para qualquer site, como essa que acabei de gerar com ele: 4c,Ma,ioRKB4t]D (ter uma única senha para tudo é o maior risco que você pode ter online);
  • Protege todas as suas senhas em uma encriptação de 256-bit;
  • Mantém todas as suas senhas sincronizadas em qualquer aparelho;
  • Auto-completa suas senhas na hora de fazer logins em sites (basta um clique para você já entrar em qualquer site que precise de login).

“Falando” desse jeito sobre o aplicativo até parece que trabalho para a empresa. Porém, sou apenas um grande fã pelo tempo que economizo todo dia usando esse aplicativo.

Os maiores vilões da produtividade
Fuja das distrações na internet

Os maiores vilões da produtividade

Dica #4: Pocket

trabalhar-pela-internet-pocket

Você já deve ter ouvido falar sobre marketing de conteúdo. Se não, deveria. Veja o infográfico sobre marketing de conteúdo aqui.

Porém, o que pouco falam, é sobre como encontrar e organizar preciosos artigos para você ler, aprender e usar como referência nos seus artigos futuros.

O aplicativo Pocket (antigo read-it-later) faz isso muito bem, permitindo você:

  • Salvar artigos na internet para ler depois (online ou offline);
  • Organizar sua lista de artigos por tags e favoritos;
  • Ler esses artigos em um layout sem propagandas e com uma melhor experiência de leitura.

Uso esse aplicativo praticamente todo dia para ler artigos que já estavam na minha lista de leitura, assim como salvar novos artigos e procurar referências de ideias para os artigos que escrevo aqui no Viver de Blog.

Gravei um vídeo para você mostrando como uso o Pocket. Clique aqui embaixo para assistir:

Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal no YouTube para ver mais vídeos

Dica #5: Mapas Mentais

trabalhar-pela-internet-mindnode

Mapas mentais são uma das formas mais eficientes para você organizar seus pensamentos rapidamente.

Pense, por exemplo, nesse artigo. Ele possui em torno de 5.500 palavras, sendo um dos maiores artigos que já escrevi. Começar escrevendo do zero um artigo, sem planejamento algum, é uma péssima ideia.

Você precisa, pelo menos, ter algumas seções do seu artigo bem definidas e o principal assunto de cada uma delas. Caso contrário, a sua escrita será prolixa demais. Ou seja, você irá escrever, escrever e escrever, mas não transmitirá nada de valor para seu leitor. Como diz o poeta:

Escrever é a arte de cortar palavras

Frase contraditória para um artigo grande como esse, é o que você pensa? Na verdade, não… Você não deve limitar os valores e ideias que você traz para um artigo seu (até porque o Google adora isso), mas deve limitar ideias vagas, sem valor.

Veja o mapa mental abaixo que montei para escrever esse artigo.

trabalhar-pela-internet-mapa-mental

O software (para Mac) que utilizo aqui é o Mindnode. Porém, se você não tem um Mac ou quer um aplicativo diferente, a versão online do Mindmeister é bem interessante.

Dica extra: Aprenda 19 simples regras “infalíveis” para você escrever bem e melhor. Leia esse artigo aqui.

Dica #6: Listas de Tarefas

trabalhar-pela-internet-things

É claro que elas não poderiam ficar de fora. O que seria de nós, empreendedores, sem a grande lista de tarefas para perseguirmos e concluirmos?

Listas de tarefas são a maneira mais fácil e prática de “corrermos” atrás de nossos projetos. Todos nós temos metas em nossas vidas, por mais que elas não estejam escritas na forma de projetos ou tarefas.

“Ajudar n pessoas online”, “Criar uma nova startup de sucesso”, “Lançar um novo produto digital no mercado”.

Essas são grandes tarefas (podemos chamá-las de projetos) que precisam ser divididas em várias tarefas para que possamos alcançá-las.

Nesse momento, entra a lista de tarefas para você colocar tudo o que é importante e que você precisa fazer para manter seu foco e não se perder no caminho.

Por aqui, uso o software de tarefas Things (para Mac) e o Basecamp para projetos online. Um aplicativo gratuito e online para colocar suas tarefas é o Wunderlist.

Se você possui um site ou blog e deseja saber todas as ferramentas que utilizo no meu dia-a-dia para administrar o meu negócio online, basta clicar aqui.

Fatos e Estatísticas para Tweetar:

  1. (tweet)As pessoas que abrem várias janelas em navegadores não estão sendo mais produtivas. Elas apenas se sentem emocionalmente mais satisfeitas achando que estão trabalhando.
  2. (tweet) Saber dizer não ou não estar presente a todo momento, é essencial para você conseguir trabalhar com produtividade.
  3. (tweet) Trabalhar pela internet transmite essa ideia de que podemos parar a qualquer momento, mas esse é um trabalho como qualquer outro e requer sua plena concentração.
  4. (tweet) Criatividade é a arte de conectar ideias – Steve Jobs
  5. (tweet) O equilíbrio é fundamental para manter sua produtividade em alta

Conclusão – Recaptitulando

trabalhar-pela-internet-batman-joker

Eu preciso dizer: Se você chegou até esse ponto do artigo, você provavelmente já estará à frente de 99% das pessoas que trabalham de alguma forma com a internet.

Talvez você não se torne o super-herói mais produtivo e consiga vencer todos esses terríveis vilões, que só atrapalham o seu trabalho. Porém, você tem em mãos um mapa, um caminho para onde deve ser guiado.

Eu gostaria de escrever apenas 500 palavras para esse artigo e acabei escrevendo em torno de 5.500 (ponto à favor do inbound marketing). Porém, dobrar sua produtividade demanda uma grande transformação. Afinal, você é esse super-herói lutando contra os vilões da internet.

Assim como o Batman, você terá de escolher entre desistir dessa luta e deixar essas tarefas nas mãos de outras pessoas, ou endurecer, aceitar o desafio e continuar essa batalha, não importa o que acontecer. Qual é o caminho que você deseja escolher?

Aceitar o desafio, é claro. Esse é o papel do verdadeiro super-herói. Portanto, sempre que você precisar, volte aqui nesse artigo para relembrar algumas dicas para mais que dobrar sua produtividade ao trabalhar pela internet.

Lembre-se, você não está sozinho nessa jornada. Portanto, ajude mais pessoas serem mais produtivas, para que elas possam oferecer seus melhores talentos e habilidades a quem precisa.

Compartilhe esse artigo e colabore para um mundo mais produtivo, mais criativo e menos viciado pela busca de atenção à qualquer custo.

Relembre abaixo os 5 maiores vilões da produtividade e como você pode vencê-los:

Vilão #1: As Redes Sociais

  • Dica #1: Quando estiver trabalhando pela internet, mantenha o mínimo de janelas abertas no seu navegador
  • Dica #2: Desabilite chats e qualquer tipo de notificação em tempo real das Redes Sociais enquanto estiver trabalhando
  • Dica #3: Use um navegador somente para as redes sociais (lazer) e outro somente para trabalho
  • Dica #ninja: Dois plugins para quem precisa de uma forte disciplina produtiva

Vilão #2: O Email

  • Dica #1: Tenha horários pré-definidos para olhar emails
  • Dica #2: Sempre tome uma ação ao verificar seus emails
  • Dica #3: Um aplicativo para facilitar e organizar seus emails no smartphone
  • Dica #4: Um plugin no Gmail para saber os detalhes da pessoa que enviou o email para você

Vilão #3: Notificações, Mensagens e Celulares

  • Dica #1: Horário de trabalho é horário de trabalho
  • Dica #2: Você tem um iPhone? Então use a função “Do not disturb” (também vale para Macs)

Vilão #4: A Falsa Sensação de Que Você É Totalmente Livre Trabalhando pela Internet 

  • Dica #1: O equilíbrio é fundamental para manter sua produtividade em alta
  • Dica #2: Descubra o seu horário ou período mais produtivo durante o dia

Vilão #5: A falta de ferramentas produtivas para organizar suas ideias e conhecimento

  • Dica #1: Dropbox
  • Dica #2: Evernote
  • Dica #3: 1Password
  • Dica #4: Pocket
  • Dica #5: Mapas Mentais
  • Dica #6: Listas de Tarefas

Espero que esse artigo e suas dicas tenham sido úteis para você aumentar sua produtividade.

Se você quiser aumentar ainda mais a sua performance com alta produtividade, indico o curso do Bruno Picinini, chamado a Universidade da Alta Performance (link afiliado).

Além de parceiro e amigo, o Bruno é a pessoa mais produtiva que conheço, com várias técnicas, ferramentas e mindsets que poucos tem acesso.

Poucas horas vendo ele trabalhar ao vivo já me ensinaram ótimas dicas, como algumas compartilhadas que compartilhei aqui.

Até o próximo artigo!

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade