Mais Receitas

Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê-los)

4.9K Flares Twitter 329 Facebook 4.1K Google+ 125 4.9K Flares ×

vilão Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Trabalhar pela internet parece ser o sonho de 10 em cada 10 pessoas.

Afinal, quem não deseja poder trabalhar no conforto de sua casa, no horário que desejar e sem nenhum chefe para lhe dar ordens? Eu tenho certeza que você também deseja.

A grande maravilha moderna, chamada de internet, possibilita você compartilhar suas habilidades com todo o mundo e ainda ser remunerado para isso. Parece um sonho de liberdade.

Porém, essa liberdade pode rapidamente se tornar seu pior pesadelo, se você cair em tentação e escutar as maiores mentiras sobre ganhar dinheiro online, não mantendo a disciplina necessária para trabalhar em casa pela internet.

Nesse artigo, eu separei os 5 maiores vilões da produtividade que podem afastar você do seu caminho rumo à liberdade financeira e como você pode evitá-los. Acredite, as soluções são bem mais simples do que você possa imaginar.

Continue lendo esse artigo para desafiar (e vencer) os maiores vilões da sua produtividade no trabalho pela internet. Você irá saber mais sobre:

  • Quem são os 5 maiores vilões da produtividade na internet;
  • A ciência comprova: A multitarefa é prejudicial à sua produtividade (saiba porquê);
  • Como realizar tarefas online livre de distrações com foco ninja;
  • Qual é o melhor horário para você trabalhar online (noite? dia? ou nenhum dos dois?);
  • A falsa sensação da liberdade 100% online e a importância do equilíbrio na vida;
  • A criatividade e o poder das conexões para criar obras-de-arte;
  • As 6 ferramentas dos empreendedores digitais mais produtivos.

Parece interessante? Continue lendo.

 

Vilão #1: As Redes Sociais

redes sociais Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Você está concentrado escrevendo um artigo quando, sabe-se lá o porquê, resolve abrir o Facebook (o mais maléfico de todos os vilões) para procurar alguma coisa.

Por “coincidência”, uma atualização imperdível aparece no topo do seu feed de notícias que você simplesmente não pode deixar de ler. Aquele notícia bombástica de última hora, as fotos com seus amigos na casa de praia, a data daquele evento que você está aguardando há anos. Você escolhe…

Uma hora depois, você está com o artigo pronto e publicado no seu site, exatamente como você havia programado. Ou será que não?

Definitivamente não… Você não apenas viu essa atualização, como clicou em outras notícias, abriu várias abas no seu navegador, conversou com aquele seu amigo de longa data pelo chat e, quando se deu conta, já havia esquecido o porquê você abriu o Facebook.

Essa história parece familiar? Eu aposto que sim, infelizmente. E poderia acontecer em qualquer outra rede social, como o Twitter, Google+, Youtube, Instagram, Whatsapp ou a nova e promissora rede social que irá surgir para desbancar ou abocanhar algumas dessas.

Você não quer se isolar de tudo e de todos, mas também sabe que as redes sociais podem matar e destruir a sua produtividade no trabalho, principalmente quando esse trabalho é feito na sua própria casa, onde nada é bloqueado, tudo está ao seu alcance e você é livre para ceder e cair em tentações. Logo…

 

Como encarar esse grande vilão, se transformar em um super-herói da produtividade e vencer na internet?

trabalhar pela internet batman Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Você não precisa de nada além do que já esteja dentro de você, como, por exemplo, uma boa dose de disciplina.

Disciplina é uma linda palavra, ao menos na teoria. Porém, a tentação em saber o que está acontecendo com nossos amigos, familiares e as novidades no mundo é tão grande que resistir acessar essas redes sociais é um desafio enorme, até mesmo para os maiores mestres em produtividade. Um desafio tão grande que é muito provável que você precise de um sistema produtivo.

Eu já sofri por mais de 5 longos anos trabalhando exclusivamente através de internet, do meu próprio quarto e, felizmente, eu encontrei um sistema que funciona muito bem para mim e quero compartilhar com você, na esperança de que também o ajude.

Esse sistema pode ser divido em várias (são mais de 15) dicas gratuitas que podem mais que dobrar sua produtividade online. Sem prolongar, vamos à elas:

 

Dica #1: Quando trabalhar pela internet, mantenha o mínimo de janelas abertas no seu navegador

trabalhar pela internet janela unica Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Parece simples, mas é tão fácil abrirmos várias janelas em nosso navegador, que podemos nos perder na ilusão de que estamos realizando várias tarefas ao mesmo tempo. A verdade sobre as multitarefas (multitasking), segundo estudos como esse (em inglês), é que:

As pessoas que abrem várias janelas em navegadores não estão sendo mais produtivas. Elas apenas se sentem emocionalmente mais satisfeitas achando que estão trabalhando.

Clique aqui para tweetar essa ideia.

Pare de enganar a você mesmo achando que está sendo produtivo. Mantenha o mínimo de janelas abertas quando estiver focado trabalhando. Caso contrário, será muito fácil você ficar pulando de uma aba para outra, como um macaco pulando de galho para galho, sem rumo ou objetivo.

Ah, como eu pratico o que ensino, veja como minha tela está nesse exato momento enquanto escrevo esse artigo:

texto vejo texto escrevo Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

(Existem diferenças entre o texto da imagem e o texto atual, que você está lendo porque eu o edito, adiciono novas ideias e o reviso antes de apertar o botão de publicar).

O que você vê na imagem acima? O mínimo de distrações possíveis. Tela cheia do editor de texto WordPress no Safari, dentro de uma tela cheia no próprio Mac. Texto é o que vejo. Texto é o que escrevo. Nada mais.

Não importa se você for um monge budista ou alguém com déficit de atenção, quanto menos opções você der para sua mente se distrair, mais focado você estará para completar suas tarefas mais importantes.

Eu me distraio muito facilmente com um mosquito dentro do meu quarto, não conseguindo fazer nada até que eu finalmente o mate (desculpe sociedade protetora dos mosquitos). Por esse motivo, eu preciso de um ambiente todo limpo, organizado e, de preferência, todo branco.

Eu espero sinceramente que você não precise dessas necessidades não tão convencionais para trabalhar online (ainda tenho outras piores…), mas achei válido mencionar aqui para você perceber que ser produtivo na internet é muito difícil, até mesmo para quem já trabalha com ela, exclusivamente, há mais de 5 anos.

 

Dica #2: Desabilite chats e qualquer tipo de notificação em tempo real das Redes Sociais enquanto estiver trabalhando

trabalhar pela internet facebook notificacao Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Se você é como a maioria da população, é bem provável que você não conseguirá seguir a dica #1 acima (eu realmente torço para o contrário). A realidade é que você acabará voltando para o Facebook no meio de uma importante tarefa de trabalho.

Para evitar uma perda de foco ainda maior, feche hoje mesmo o chat do Facebook/Twitter/Google+, assim como qualquer notificação que possa chegar através do seu celular ou computador em tempo real, no meio do seu trabalho.

A menos que você não queira produzir de maneira organizada, você precisa se concentrar totalmente na tarefa que está executando. Basta olhar uma “inocente” mensagem para você perder todo o ritmo e o fluxo de trabalho.

Quando você voltará para sua tarefa, irá se perguntar “onde eu estava mesmo?” Parece comum?

Se sua resposta for sim, está na hora de começar a se organizar melhor para ser mais produtivo. Um bom começo é seguir essas dicas nesse artigo. Não se preocupe, ainda temos mais de 10 dicas pela frente que irão ajudar você.

 

Dica #3: Use um navegador somente para as redes sociais (lazer) e outro somente para trabalho

trabalhar pela internet google chrome Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Nossa mente funciona de forma curiosa, inteligente e, até mesmo, estranha algumas vezes. Uma dessas curiosidades, é a criação de tarefas repetitivas, que se tornam hábitos em nossas vidas.

Usando um único tipo de navegador, como o Google Chrome, por exemplo, você pode acabar misturando trabalho com lazer nas suas abas, destruindo sua produtividade no momento enquanto trabalha.

Porém, se você usar, por exemplo, o Google Chrome somente para trabalho e o Firefox somente para lazer, você programa a sua mente para pensar e reconhecer o que você deve fazer em cada um desses navegadores, criando novos hábitos quando você estiver na internet.

Após um tempo, quando você abrir o Google Chrome, sua mente já irá saber que você está trabalhando e não tentará atrapalhá-lo tanto porque ela não lembrará mais que você navega em redes sociais no Google Chrome, porque você só faz isso agora no Firefox.

Essa é uma dica extremamente simples, mas muito poderosa. Experimente usar dois navegadores para atividades diferentes e verá como sua produtividade irá aumentar após um tempo aplicando essa diferenciação entre trabalho e lazer.

 

Dica #ninja: Dois plugins para quem precisa de uma forte disciplina produtiva

trabalhar pela internet dica ninja Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Se nenhuma dica acima funcionar, ou você quiser levar seu sistema de produtividade anti-redes-sociais para o próximo nível, você pode usar dois plugins para exercer o seu foco ninja.

Aqui está o problema: Se você tem um site ou um negócio digital, é bem provável que você tenha uma fanpage no Facebook e que várias pessoas enviem mensagens para você, além dos seus próprios amigos.

Esses dois plugins que citarei logo abaixo, irão ajudar você a realizar suas tarefas no Facebook sem cair na tentação de ver o seu feed de notícias e terminar em um bate-papo de horas e horas com seus amigos, no momento em que você deveria estar trabalhando.

Ao atualizar sua fanpage, Você não tem como fugir do Facebook, mas poderá fugir do seu feed de notícias. Existe um plugin chamado News Feed Eradicator for Facebook, que substitui todo o seu feed de notícias por uma frase inspiradora. Veja como ele funciona na imagem abaixo:

news feed Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Diga adeus ao seu feed de notícias. Desse modo, você pode trabalhar com sua fanpage e anúncios sem ser bombardeado por notícias que o Facebook julga “relevante” para você. Se não gostar ou cansar dele, você pode removê-lo quando quiser.

O outro plugin que pode ajudar você com o vício no Facebook é o SeenBlock. Você provavelmente já passou por uma situação em que você leu a resposta de alguém, mas não teve o tempo (ou a paciência) necessária para respondê-la naquele momento.

O problema é que a pessoa que mandou a mensagem para você sabe que você a leu e a primeira coisa que ela irá pensar é que você a ignorou por completo.

O que esse plugin faz é desabilitar a opção de outra pessoa saber que você já leu a mensagem e até mesmo de saber quando você está digitando, mostrando que você está online naquele momento.

Se você recebe muitas mensagens ou simplesmente quer a privacidade de poder ler e responder quando você quiser sem que outra pessoa saiba, esse plugin é ideal para você.

Com esses dois plugins instalados no Google Chrome, você pode ficar tranquilo para trabalhar no Facebook sem ser bombardeado por mensagens, notificações e notícias no seu precioso momento de trabalho.

Se as dicas desse artigo até esse ponto estão sendo úteis para você, cadastre seu email abaixo para ser o primeiro a receber novidades desse site e aprenda preciosas dicas sobre como Viver de Blog.

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

 

Vilão #2: O Email

email Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Ah, o email… Terra de oportunidades para novos negócios, parcerias e atualizações de artigos que podem mudar nossa vida. Para empreendedores e donos de sites como nós, um único email pode transformar nossos sonhos em realidade.

Talvez por isso, nós somos tão viciados nele, abrindo-o de hora em hora para ver uma novidade, ou pior, recebendo uma notificação em tempo real quando alguém nos enviou um email.

O problema do email é que tendemos a colocar nossas principais atividades de lado para ceder ao vício de olhar novas mensagens.

Sabendo que mais de 3.5 Bilhões de pessoas (fonte nesse infográfico aqui) possuem um email (são mais de 3 vezes a quantidade de contas em redes sociais combinadas), você provavelmente receberá uma “tonelada” de mensagens, muitas das quais nem gostaria de ter recebido.

O resultado disso é que você acumula centenas e milhares de emails sem saber exatamente o que fazer com eles, misturando emails importantes com aqueles emails que seu tio envia com fotos de gatos ou aquelas mensagens de auto-ajuda.

Sim, eu acredito que o email ainda é a forma online mais direta e eficiente de contato. É por esse motivo que criar uma lista de email para seu site e ter um ótimo relacionamento com seus leitores é muito importante.

Porém, se não soubermos lidar com nossa caixa de emails, estaremos em grande perigo, vendo o dia passar e você perceber que pouco produziu.

 

Dica #1: Tenha horários pré-definidos para olhar emails

trabalhar pela internet horarios definidos Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Esqueça as notificações de novos emails. Esqueça olhar seus emails de hora em hora. Para ser eficiente e produtivo, você precisa definir horários para olhar e responder emails.

Como disse anteriormente, nós achamos que estamos produzindo mais realizando múltiplas tarefas (o email incluído), mas a verdade é que estamos sendo iludidos, já que a maior produtividade só é alcançada quando conseguimos focar em uma única ação.

Portanto, separe um tempo somente para cuidar da sua caixa de entrada de emails. Respondendo 20 emails de uma só vez em 20 minutos é muito mais eficiente do que verificar seu email 20 vezes ao longo de 20 minutos, tentando achar uma solução sobre o que fazer com eles.

 

Dica #2: Sempre tome uma ação ao verificar seus emails

trabalhar pela internet acao email Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

O problema de olhar seus emails a todo momento é que você não tomará nenhuma ação na maioria das vezes. Você só tem a curiosidade em saber o que estão enviando para que você, talvez, responda-as no futuro.

Esse “talvez” é o maior vilão da produtividade no email. Ele é conhecido como re-trabalho. Você lê uma mensagem inteira, não sabe exatamente o que faz com ela e deixa para decidir depois.

Quando esse momento “depois” chega, você lê novamente a mensagem e aí sim decide o que fazer com ela, seja deletar, responder ou clicar em um link.

Esse trabalho dobrado é um tempo precioso que você perde na produção do seu dia-a-dia. Portanto, a dica aqui é simples: Sempre tome uma ação ao verificar seus emails.

Por aqui, eu costumo receber mais de 100 emails por dia de clientes, leitores, parceiros e amigos. São essas duas dicas acima que me permitem tomar conta da minha caixa de email sem perder a sanidade.

Além dessas dicas, complemento a produtividade no email com mais duas dicas extras abaixo.

 

Dica #3: Um aplicativo para facilitar e organizar seus emails no smartphone

MailboxLogo+Wordmark Horiztonal BLUE Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Arquivar, deletar, adiar e colocar uma email em uma lista. Essas são as 4 tarefas que o aplicativo Mailbox ajuda você a fazer para alcançar o sonhado “Inbox Zero”, quando sua caixa de entrada fica zerada, sem nenhum email.

Pergunte-se a você mesmo: Há quanto tempo você não consegue zerar sua caixa de email? Com esse aplicativo gratuito, que é integrado à sua conta no Gmail, você poderá usar seu iPhone ou iPad para organizar o seu email rapidamente com gestos simples e rápidos.

Antes de entrar na parte mais “braçal” da sua caixa de email, você pode utilizar o Mailbox para categorizar e organizar seus emails para que, quando você estiver na frente do computador, o processo de responder emails seja muito mais rápido.

Um extra bem legal do Mailbox é que ele mostra a você uma nova imagem a cada dia, mas somente quando você consegue zerar a sua caixa de entrada de emails. É um aplicativo bem legal de usar e a empresa foi comprada há pouco tempo pelo Dropbox.

 

Dica #4: Um plugin no Gmail para saber os detalhes da pessoa que enviou o email para você

rapportive front page header Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Existe um plugin para Gmail chamado Rapportive que mostra alguns detalhes da pessoa que enviou o email para você, como:

  • Suas redes sociais;
  • O que ela faz e sua localização (se ela colocou pública);
  • Se ela já enviou algum email para você.

Com essas informações, você pode responder de forma mais adequada o email dela.

Se você quiser surpreendê-la, vale a pena colocar alguma atividade recente dela na sua resposta.

Imagine que essa pessoa tenha o costume de correr e na sua última corrida ela tenha percorrido 5km. Envie na despedida do seu email uma gratificação para ela do tipo: “Ah, e parabéns pelos 5km na última corrida. Acabei de ver sua publicação. :)”.

Você pode ter certeza que, a menos que você faça isso de uma maneira estranha, ela irá adorar essa mensagem extra e personalizada que você enviou para ela.

 

Vilão #3: Notificações, Mensagens e Celulares

notificações Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Sim, aqueles toques e barulhos que estão tão enraizados em sua mente que você os escuta até mesmo quando eles nem estão de fato tocando. Não, você não ficou maluco. Esse é o vício moderno de nossa sociedade, carente por mensagens, curtidas e atenção.

Quando você está trabalhando pela internet, esse tipo de vilão irá perseguí-lo a todo momento.

Notificações de email, atualizações do Facebook, mensagens de amigos no Whatsapp e ligações indesejadas do telemarketing de alguma empresa que insiste em tentar convencê-lo a mudar de tv por assinatura ou oferecê-lo um cartão de crédito com maior limite.

A pergunta é: Como você pode se proteger desse monstro da sociedade moderna para focar no seu trabalho sem distrações?

 

Dica #1: Horário de trabalho é horário de trabalho

trabalhar pela internet tempo Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Você não precisa se isolar do mundo e de todos, mas quando estiver trabalhando, deixa claro para as pessoas ao seu redor que você realmente está trabalhando e só poderá ser interrompido por algo urgente ou muito importante.

Eu não sei você, mas eu sou bem radical com essa ideia. Não atendo telefonemas e coloco todos os meus aparelhos no silencioso. A única forma de me encontrar disponível é sendo um contato favorito no meu iPhone, que passa por cima de todos os critérios acima. Afinal, urgências não podem esperar.

Se você não definir esse próprio tempo produtivo para você, ninguém o fará. Saber dizer não ou não estar presente a todo momento, é essencial para você conseguir trabalhar com produtividade.

Portanto, defina claramente quando você está ou não trabalhando. Trabalhar pela internet transmite essa ideia de que podemos parar a qualquer momento, mas esse é um trabalho como qualquer outro e requer sua plena concentração.

Assim como horário de trabalho é horário de trabalho, horário de lazer é horário de lazer. Geralmente, misturar os dois ao mesmo tempo, por mais divertido que seu trabalho seja, pode trazer problemas à você dos dois lados: No trabalho e no lazer. (mais sobre isso adiante)

 

Dica #2: Você tem um iPhone? Então use a função “Do not disturb” (também vale para Macs)

trabalhar pela internet do not disturb Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

A função “não me perturbe” talvez seja a melhor, mais simples e minha preferida função no iPhone.

Ao começar minha “jornada” no trabalho, ligo essa função. Parei para comer, tomar um ar fresco ou sair, desligo essa função. É muito simples.

Ao invés de você usá-la somente para manter um sono tranquilo, sem receber ligações indesejadas durante a madrugada, experimente usar a função “não me perturbe” no seu dia-a-dia, quando precisar focar no seu trabalho.

Ligações, mensagens e qualquer notificação ficarão armazenadas sem fazer qualquer barulho e você poderá vê-las em detalhes no seu momento de pausa.

Provavelmente, existe uma função parecida em Androids ou PCs. Não deixe de usá-la quando estiver focado no seu trabalho pela internet.

 

Vilão #4: A Falsa Sensação de Que Você É Totalmente Livre Trabalhando pela Internet

liberdade Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Trabalhar pela internet significa que você pode trabalhar quando, onde e da maneira que você quiser, certo?

Sim. Porém, se você não quiser ver o seu site ou negócio indo por água abaixo, você precisa ter a disciplina para saber muito bem quando e como aproveitar bem esses sagrados momentos de pura liberdade.

Você é livre para dormir, ir à praia e viajar quando quiser trabalhando online. Entretanto, se você só fizer isso, tentando encaixar o trabalho como uma brecha nesses momentos, você passará por algumas dificuldades.

O caminho mais ideal é fazer justamente o contrário. Usar essas fugas, rumo à liberdade, como válvulas de escape após um período muito cansativo de trabalho.

Trabalhar pela internet é um trabalho como qualquer outro. Se você só imaginar o tempo de lazer ao invés do trabalho necessário, é possível que você não consiga manter nem um nem outro.

 

Dica #1: O equilíbrio é fundamental para manter sua produtividade em alta

trabalhar pela internet equilibrio Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Trabalhar demais e curtir demais podem baixar drasticamente seu nível de produtividade. Curtir demais a vida parece mais simples de entender, mas o trabalho em excesso também poderá causar danos à qualidade do seu trabalho.

Nós que trabalhamos pela internet precisamos ser altamente criativos, seja você uma pessoa criativa ou não.

Escrever um artigo que traz uma nova visão sobre determinado assunto, escrever títulos impossíveis de serem ignorados, criar histórias que praticamente se vendem sozinhas.

Essas são tarefas que parecem simples, mas que necessitam do exercício de sua mente criativa, conectando fatores não tão lógicos em algo único, que só você seria capaz de criar.

Quando você trabalha demais, você fica muito restrito a um determinado assunto, impedindo sua mente de realizar novas conexões, que são a base para a criatividade livre e espontânea.

Esse próprio artigo poderia falar apenas sobre como ser produtivo trabalhando na internet. Porém, antes de começar a escrevê-lo,  eu estava jantando, quando percebi o meu olhar se fixar em um boneco do Batman que fica na cozinha aqui de casa (sou super-fã da história).

Nesse mesmo momento, me lembrei de super-heróis. Pensando em super-heróis, me lembrei de vilões. Com a palavra “vilões” na minha mente, eu consegui associar os piores fatores que podem atrapalhar sua produtividade na internet, um assunto que há tempos estava na minha lista de artigos.

Perceba que a conexão entre um simples boneco do Batman com “trabalhar pela internet” já foi suficiente para criar um interessante ângulo para esse artigo.

Criatividade é a arte de conectar ideias – Steve Jobs

Para realizar mais conexões, você precisa se afastar de vez em quando do seu trabalho, buscando maior equilíbrio entre trabalho e lazer. Somente desse modo, você será capaz de conectar ideias e transformá-las em algo novo.

Se as dicas desse artigo até esse ponto estão sendo úteis para você, cadastre seu email abaixo para ser o primeiro a receber novidades desse site e aprenda preciosas dicas sobre como Viver de Blog.

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

 

Dica #2: Descubra o seu horário ou período mais produtivo durante o dia

trabalhar pela internet produtividade Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Você já percebeu que existem certos horários ou períodos durante o dia em que você está super energizado, criativo e bem-humorado para realizar qualquer tipo de tarefa? Quais são esses períodos para você?

Para algumas pessoas, esse momento ocorre logo após tomar um bom e longo café da manhã. Para outras, é a silenciosa madrugada, livre da correria normal do dia-a-dia.

Para mim, esse momento ocorre após um banho, principalmente após uma atividade física, como futebol, corrida ou academia. É uma momento que me sinto mais relaxado e as ideias fluem com mais qualidade e rapidez.

Portanto, eu costumo deixar as tarefas mais difíceis, como a produção de um novo conteúdo, como esse, sempre para fazer no meu ritual pós-banho.

Defina o melhor horário para o seu trabalho e faça com que você sempre consiga trabalhar sem interrupções nesse períodos. Dependendo da sua produtividade e qualidade de trabalho, 3 horas de trabalho por dia podem resolver todas as suas tarefas pendentes para esse dia.

É impressionante o que uma mente livre, produtiva e criativa consegue fazer em tão pouco tempo.

 

Vilão #5: A falta de ferramentas produtivas para organizar suas ideias e conhecimento e trabalhar pela internet

ferramentas online Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Você que já trabalha (ou pretende trabalhar) pela internet sabe que um dos maiores problemas atuais é o excesso de informação.

Na atual era da informação, você não depende mais de uma única fonte de conhecimento. A internet possibilita você aprender praticamente tudo o que quiser, com quem você quiser e quando você quiser.

Porém, com uma quantidade cada vez mais saturada de informações, você precisa, mais do que nunca, saber filtrar muito bem o que você lê e quem você acompanha. Caso contrário, ficará perdido com informações de valor duvidosas e não saberá qual direção seguir.

Não me lembro do livro agora, mas me lembro de uma parte que dizia que existem dois tipos de inteligência. Aquela que você domina o assunto e aquela que você não domina o assunto, mas sabe exatamente onde ir para conseguir esse conhecimento.

A minha função nesse tópico é mostrar a você onde ir na internet para que você possa organizar melhor suas ideias e ser mais produtivo ao trabalhar pela internet.

 

Dica #1: Dropbox

trabalhar pela internet dropbox Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Se você trabalha em múltiplos computadores ou lugares, o Dropbox pode salvar a sua vida ao manter seus arquivos atualizados em qualquer computador, mesmo se você tiver um Mac e um PC.

Caso você seja um produtor de conteúdo, e/ou deseja hospedar e compartilhar um arquivo, você pode usar o Dropbox para só ter de disponibilizar o link para seus leitores.

Todos os meus materiais educativos sobre marketing digital ficam hospedados em uma pasta pública no meu Dropbox. O usuário só precisa cadastrar o seu email na página do link e baixá-los, que o arquivo é transferido da minha conta no Dropbox para o computador dele, na forma de download.

 

Dica #2: Evernote

trabalhar pela internet evernote Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Todas as suas ideias e anotações em um só lugar. Ao invés de guardar tudo em sua mente e esquecer a maioria de suas ideias apenas um minuto depois, você pode usar o Evernote para guardar e procurar rapidamente qualquer ideia.

Alguns usuários dizem que o Evernote é a sua mente, online. É uma afirmação que faz sentido já que colocar novas ideias e a procura por informações nesse aplicativo é muito fácil.

Como comentei acima sobre criatividade e conexões, esse aplicativo irá ajudá-lo a fazer conexões melhores, encontrando fragmentos de ideias que você anotou porque achou que seriam importantes algum dia para você.

 

Dica #3: 1Password

trabalhar pela internet 1password Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Talvez esse seja o aplicativo que mais pode salvar o seu tempo na internet e também aumentar a sua segurança.

O 1Password permite que você crie zilhões de senhas, mas tenha que se lembrar de apenas uma única senha mestre. Você nunca mais precisará se lembrar de nenhuma senha após esse aplicativo. Eu mesmo não sei de cor minha senha no Google, Facebook e inclusive esse site, porque eu só preciso lembrar de uma única senha e ele faz todo o trabalho restante.

Os benefícios do 1Password que eu adoro:

  • Crie senhas seguras para qualquer site, como essa que acabei de gerar com ele: 4c,Ma,ioRKB4t]D (ter uma única senha para tudo é o maior risco que você pode ter online);
  • Protege todas as suas senhas em uma encriptação de 256-bit;
  • Mantém todas as suas senhas sincronizadas em qualquer aparelho;
  • Auto-completa suas senhas na hora de fazer logins em sites (basta um clique para você já entrar em qualquer site que precise de login).

“Falando” desse jeito sobre o aplicativo até parece que trabalho para a empresa. Porém, sou apenas um grande fã pelo tempo que economizo todo dia usando esse aplicativo.

 

Dica #4: Pocket

trabalhar pela internet pocket Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Você já deve ter ouvido falar sobre marketing de conteúdo. Se não, deveria. Veja o infográfico sobre marketing de conteúdo aqui.

Porém, o que pouco falam, é sobre como encontrar e organizar preciosos artigos para você ler, aprender e usar como referência nos seus artigos futuros.

O aplicativo Pocket (antigo read-it-later) faz isso muito bem, permitindo você:

  • Salvar artigos na internet para ler depois (online ou offline);
  • Organizar sua lista de artigos por tags e favoritos;
  • Ler esses artigos em um layout sem propagandas e com uma melhor experiência de leitura.

Uso esse aplicativo praticamente todo dia para ler artigos que já estavam na minha lista de leitura, assim como salvar novos artigos e procurar referências de ideias para os artigos que escrevo aqui no Viver de Blog.

 

Dica #5: Mapas Mentais

trabalhar pela internet mindnode Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Mapas mentais são uma das formas mais eficientes para você organizar seus pensamentos rapidamente.

Pense, por exemplo, nesse artigo. Ele possui mais em torno de 5.500 palavras, sendo um dos maiores artigos que já escrevi. Começar escrevendo do zero um artigo, sem planejamento algum, é uma péssima ideia.

Você precisa, pelo menos, ter algumas seções do seu artigo bem definidas e o principal assunto de cada uma delas. Caso contrário, a sua escrita será prolixa demais. Ou seja, você irá escrever, escrever e escrever, mas não transmitirá nada de valor para seu leitor. Como diz o poeta:

Escrever é a arte de cortar palavras

Frase contraditória para um artigo grande como esse, é o que você pensa? Na verdade, não… Você não deve limitar os valores e ideias que você traz para um artigo seu (até porque o Google adora isso), mas deve limitar ideias vagas, sem valor.

Veja o mapa mental abaixo que montei para escrever esse artigo.

trabalhar pela internet mapa mental Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

O software (para Mac) que utilizo aqui é o Mindnode. Porém, se você não tem um Mac ou quer um aplicativo diferente, a versão online do Mindmeister é bem interessante.

Dica extra: Aprenda 19 simples regras “infalíveis” para você escrever bem e melhor. Leia esse artigo aqui.

 

Dica #6: Listas de Tarefas

trabalhar pela internet things Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

É claro que elas não poderiam ficar de fora. O que seria de nós, empreendedores, sem a grande lista de tarefas para perseguirmos e concluirmos?

Listas de tarefas são a maneira mais fácil e prática de “corrermos” atrás de nossos projetos. Todos nós temos metas em nossas vidas, por mais que elas não estejam escritas na forma de projetos ou tarefas.

“Ajudar n pessoas online”, “Criar uma nova startup de sucesso”, “Lançar um novo produto digital no mercado”.

Essas são grandes tarefas (podemos chamá-las de projetos) que precisam ser divididas em várias tarefas para que possamos alcançá-las.

Nesse momento, entra a lista de tarefas para você colocar tudo o que é importante e que você precisa fazer para manter seu foco e não se perder no caminho.

Por aqui, uso o software de tarefas Things (para Mac) e o Basecamp para projetos online. Um aplicativo gratuito e online para colocar suas tarefas é o Wunderlist.

Se você possui um site ou blog e deseja saber todas as ferramentas que utilizo no meu dia-a-dia para administrar o meu negócio online, basta clicar aqui.

 

Conclusão – Recaptitulando

trabalhar pela internet batman joker Os 5 Maiores Vilões da Produtividade: Eles não querem ver você trabalhar pela internet (e como vencê los)

Eu preciso dizer: Se você chegou até esse ponto do artigo, você provavelmente já estará à frente de 99% das pessoas que trabalham de alguma forma com a internet.

Talvez você não se torne o super-herói mais produtivo e consiga vencer todos esses terríveis vilões, que só atrapalham o seu trabalho. Porém, você tem em mãos um mapa, um caminho para onde deve ser guiado.

Eu gostaria de escrever apenas 500 palavras para esse artigo e acabei escrevendo em torno de 5.500 (ponto à favor do inbound marketing). Porém, dobrar sua produtividade demanda uma grande transformação. Afinal, você é esse super-herói lutando contra os vilões da internet.

Assim como o Batman, você terá de escolher entre desistir dessa luta e deixar essas tarefas nas mãos de outras pessoas, ou endurecer, aceitar o desafio e continuar essa batalha, não importa o que acontecer. Qual é o caminho que você deseja escolher?

Aceitar o desafio, é claro. Esse é o papel do verdadeira super-herói. Portanto, sempre que você precisar, volte aqui nesse artigo para relembrar algumas dicas para mais que dobrar sua produtividade ao trabalhar pela internet.

Lembre-se, você não está sozinho nessa jornada. Portanto, ajude mais pessoas serem mais produtivas, para que elas possam oferecer seus melhores talentos e habilidades à quem precisa.

Compartilhe esse artigo e colabore para um mundo mais produtivo, mais criativo e menos viciado pela busca de atenção à qualquer custo.

Relembre abaixo os 5 maiores vilões da produtividade e como você pode vencê-los:

Vilão #1: As Redes Sociais

  • Dica #1: Quando estiver trabalhando pela internet, mantenha o mínimo de janelas abertas no seu navegador
  • Dica #2: Desabilite chats e qualquer tipo de notificação em tempo real das Redes Sociais enquanto estiver trabalhando
  • Dica #3: Use um navegador somente para as redes sociais (lazer) e outro somente para trabalho
  • Dica #ninja: Dois plugins para quem precisa de uma forte disciplina produtiva

Vilão #2: O Email

  • Dica #1: Tenha horários pré-definidos para olhar emails
  • Dica #2: Sempre tome uma ação ao verificar seus emails
  • Dica #3: Um aplicativo para facilitar e organizar seus emails no smartphone
  • Dica #4: Um plugin no Gmail para saber os detalhes da pessoa que enviou o email para você

Vilão #3: Notificações, Mensagens e Celulares

  • Dica #1: Horário de trabalho é horário de trabalho
  • Dica #2: Você tem um iPhone? Então use a função “Do not disturb” (também vale para Macs)

Vilão #4: A Falsa Sensação de Que Você É Totalmente Livre Trabalhando pela Internet 

  • Dica #1: O equilíbrio é fundamental para manter sua produtividade em alta
  • Dica #2: Descubra o seu horário ou período mais produtivo durante o dia

Vilão #5: A falta de ferramentas produtivas para organizar suas ideias e conhecimento

  • Dica #1: Dropbox
  • Dica #2: Evernote
  • Dica #3: 1Password
  • Dica #4: Pocket
  • Dica #5: Mapas Mentais
  • Dica #6: Listas de Tarefas

Espero que esse artigo e suas dicas tenham sido úteis para você aumentar sua produtividade. Se você quiser realmente se tornar um mestre ninja no assunto, eu indico de olhos fechados o curso que realizei da Arata Academy, o Produtividade Ninja (link afiliado). Ele mudará completamente não só a sua forma de trabalhar, mas a sua maneira de pensar e agir, para melhor.

Por último, não deixe de colocar o seu email abaixo e se inscrever para ser o primeiro a receber novidades do Viver de Blog.

Até o próximo artigo!

(crédito das imagens: shutterstock.com)

Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Sobre o autor

é o criador do primeiro infoproduto a alcançar os 150º no Hotmart, ganhando R$ 8.295,22 em menos de 14h. Continue Lendo aqui!

  • Janse Romero

    Dicas realmente muito boas, o hábito que realmente te colocará nos eixos e não te deixará achando dificuldade neste método. Definir bem suas tarefas diariamente é muito importante, e concluí-las será seu sucesso.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Grande Janse!

      Obrigado pelo comentário meu amigo. Sem dúvida, planejar as tarefas logo antes de dormir ou logo no início do dia, é fundamental para fazermos mais em menos tempo.

      Forte Abraço!

  • Nicolas Fürst

    É impressionante como o teu conteúdo sempre traz muita qualidade e informação útil, exposto de forma atraente e criativa. Obrigado Henrique.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Nicolas!

      Forte Abraço!

  • Fabrício

    Cara, fantástico o teu texto. Sou novato nesse campo e confesso que uma pessoa pode ter muitas ideias, um nicho que é uma verdadeira mina de ouro, o produto mais cobiçado no mercado, mas se não souber ter autogoverno coloca tudo a perder. Um um mar de tentações que não tem como fugir dele. Costumo dizer que a internet é uma espada que poucos manejam com graça; é fácil errar a mão.
    Valeu!!!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado pelo comentário Fabrício!

      A internet realmente é uma faca de dois gumes. Fugir desse mar de tentações não é fácil, mas quem o souber fazer, está diante de uma mina de ouro, como você falou.

      Abraços!

  • Fabrício Oliveira

    Valeu apena parar para ler esse artigo!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Fico feliz que tenha gostado Fabrício!

      Abraços!

  • Debora

    Valioso e útil… compartilhando com meus colaboradores. Parabéns!!!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Debora!

      Abraços!

  • Thiago Diniz

    ProteGe rs

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Ops… corrigido. :) rsrs

  • http://www.segurancadotrabalhonwn.com/ Nestor – Segurança do Trabalho

    Mais um obra prima de artigo!
    Não perco um.

    Sou um dos que sofrem para manter a rotina de trabalho. Espero com essas dicas conseguir me tornar mais produtivo e organizado.

    Abração

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado pelo comentário Nestor!

      Abraços!

  • Paulo Amaral

    Eu leio todos os artigos, agradeço pois estas me ajudando muito. Parabéns.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Paulo!

      Abraços!

  • Larissa Lima

    Artigos sempre muito valiosos!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Larissa!

      Grande Abraço!

  • http://dicasetecnologia.com.br Adriano

    Muito bom o artigo, como sempre têm sido. Parabéns.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Valeu Adriano!

      Forte Abraço!

  • Yuri Y

    Parabéns Henrique pelo excelente artigo. E conseguir enumerar os principais problemas de quem deseja ser produtivo no empreendedorismo digital, mas isto serve também para as pessoas que trabalham em empresas no dia a dia, que fazem muito isso, no local onde trabalho, um dos grandes males que poderia citar em que impacta e muita a produtividade na empresa é a utilização de redes sociais.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado pelo comentário Yuri!

      Sim, as dicas, embora mais focadas para o empreendedor digital, podem ser aplicadas no mundo “offline” também.

      Abraços!

  • Charles

    INCRIVEL!!! Exatamente o que eu precisava ler. Hora de tomar algumas ações.
    VLW HC

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Charles!

      Agora é colocar a “mão na massa”. :)

      Abraços!

  • Luizinho Papadoc

    Grande Henrique! dicas valiosas de um cara que “aprendeu a aprender”. Thanks man! :)

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Luiz!

      Abração!

  • Marcos Almeida

    Fascinante Henrique! Parabéns, cada vez mais profissional! Queria trocar uma ideia (tem um email?), trabalhei com Sergio Beleza na PETRA em 2010, acho que você era estagiário dele certo?

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Marcos!

      Abs!

  • Ricardo Caetano

    Bem completo e prático o artigo Henrique, um excelente guia tanto pra quem está pensando em trabalhar quanto pra quem já trabalha pela internet. Merece a 1° posição para os termos de pesquisas pertinentes! Vou indica-lo no meu blog.. Sucesso cara :)

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado pelo comentário e pela indicação Ricardo!

      Forte Abraço!

  • Thiago Barros

    Henrique, como de praxe, sempre entregando um excelente conteúdo. Muito valioso este arigo, colocarei algumas dicas em prática para aumentar minha produtividade.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Que ótimo poder colaborar Thiago!

      Abraços!

  • http://www.agenciasonica.com/ Diogo Caixeta

    Eu sou fan de produtividade na internet, e sei que é muito difícil focar completamente, achei seu artigo bem interessante e produtivo ;)

    A sua dica dos 2 navegadores, não sei porque mas faço isso a anos, mas o contrário uso o chrome ara lazer e o FF para trabalho, porque sou desenvolvedor e ele é melhor para trabalhar com códigos, meu cérebro automaticamente sabe quando estou muito tempo no chrome, ele já avisa que estou procrastinando lol, então ele me manda automaticamente de volta pro FF, maior viajem isso, mas é a verdade, tudo automático.

    As sua dica dos plugins do facebook foram matadoras, já instalei os dois, agora não vou mais perder tempo no fb com besteira, e agora toda hora que entrar tem uma quote legal que motiva a algo.

    E digo o mesmo, sigam o mestre Arata que da certo.

    Valeu pelas dicas!!

    Abraço

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      O Seiiti realmente arrebenta. Além de excelente profissional, que pode ser comprovado pelos cursos dele, é extremamente inteligente, com uma visão clara de planejamento e altamente produtivo. :)

      No exemplo do artigo falei do Chrome e Firefox, mas pessoalmente uso o Safari para trabalho e Chrome para lazer.

      Abraços Diogo!

  • Alexandre Dias

    Ótimo artigo, como sempre!!!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Alexandre!

      Abraços!

  • Fernando Salaroli

    Ótima leitura, acompanho o blog a algum tempo e sempre tem conteúdo de qualidade.

    O curso produtividade ninja, você realmente recomenda? Fui fazer a inscrição e vi que é necessário um grande investimento, então fiquei na dúvida.

    Obrigado pela ajuda.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Fernando!

      Qualquer curso da Arata Academy posso recomendar de olhos fechados, até porque fiz a maioria deles. Sobre Produtividade, o Produtividade Ninja, não seria diferente. Vale bem mais do que o investimento necessário.

      Só o que ele já me economizou em tempo, organização e mentalidade de trabalho, é um valor que não tem preço.

      Forte Abraço!

  • Murilo Martell

    Henrique, meu caro. Parabéns pelo artigo. Apenas uma questão de metalinguagem: você escreve um artigo sobre como ser produtivo na internet, como tentar fazer uma coisa de cada vez e concentrar no que está fazendo, mas o tempo todo fica testando nossa concentração. Do lado direito tem os ícones do facebook, google, twitter. No texto, há várias sugestões para cadastrar e-mail ou twittar a ideia além de links para outros artigos. Você não acredita que a própria característica da internet nos dificulta concentrar em uma coisa só?

    Em tempo, para ter uma produtividade ninja, me concentrei em seu texto e cliquei CTRL antes de abrir alguns links sugeridos no próprio texto. Mas é um atarefa complicada.

    Sem mais, parabéns novamente!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Murilo!

      Sim, a própria característica da internet nos dificulta a concentrar em uma coisa só. No caso desse site, fiz questão de deixar a caixa de email flutuante e os ícones de redes sociais “fecháveis”, para ler sem distrações. :)

      Os links e a captura de emails dentro do artigo são indicados para leituras adicionais (que podem ser salvas no Pocket) e para receber novos artigos, como esse.

      Abraços!

      • Murilo Martell

        Valeu, Henrique. Vou continuar lendo os textos por aqui. Produtividade é algo raro hoje em dia. Abraço

        • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

          Obrigado! Sempre que puder e quiser, só deixar um comentário, combinado?

          Abraços!

    • http://www.fuiviajar.com.br/ Camille Habib

      Murilo, concordo com você… e quando quero (ou preciso) ler algum artigo até o final sem que nada me atrapalhe, uso um plugin pro chrome da família do Evernote, o Clearly – ele te mostra apenas o texto daquela página específica e ainda te dá recursos para grifar partes importantes e adicionar uma nota lá no Evernote ;)

      • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

        Oi @camillehabib:disqus!

        O Clearly também é uma ótima ferramenta. Obrigado por compartilhá-la conosco!

        Abraços!

  • Felipe Lopes Ferreira

    Ótimo artigo, já instalei o 1password 4 e realmente é muito mais fácil e rápido aplicar senhas do que lembrá-las ou digitá-las. Os aplicativos de Facebook também são bastante úteis pra quem é viciado e trabalha com monitoramento de mídias sociais. Gerar conteúdo com tanta distração e possibilidade de procrastinação é no mínimo difícil, e a dica para gerar conteúdo (o tal de pocket) me lembrou do flipboard que eu tenho originalmente no software do meu celular. Parabéns pelo sucesso em produtividade, espero um dia explorar meu potencial tão plenamente quanto você.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Felipe!

      Esses plugins do Facebook ajudarão bastante, mesmo quem não é muito viciado. Uma “mão na roda”. E o 1Password (ou qualquer aplicativo de senhas) é essencial para trabalhar pela internet. Save-timer. :)

      Abraços!

  • Samantha Dutra

    Muito bom Henrique. Eu tb tenho falado muito sobre produtividade no meu blog. É sempre desafiador.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Samantha!

      Realmente é um desafio constante, mesmo para quem já está bem acostumado a esse estilo de vida. :)

      Abraços!

  • Natanael de Souza

    Sensacional!!!
    Gostei da imagem do cachorro ali na dica 2 kkkk
    Abração grande Henrique!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Cachorro tava boladão de ver aquela quantidade enorme de emails. :)

      Abraços!

      • Natanael de Souza

        kkkkkk, só pode mesmo!

        Abração cara.

  • Anderson Oliveira

    Ótimas dicas , parabéns pelo artigo de excelente qualidade e inspirador para todos nos .

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Anderson!

      Forte Abraço!

  • Leonildo Durães

    Henrique, Muito bacana!!

    Acredito que o processo para mudança da forma de trabalho ainda é uma incógnita para maioria das pessoas que estão enraizadas na cultura de um trabalho formal (crachá), e se torna um desafio sair do desejo ou sonho de ser dono do próprio nariz para “Independência”. Das infinidades de artigos, mensagens, blogs e afins é assustador o tamanho desse mundo. Do outro lado muitos “utópicos” querem se tornar celebridades e serem donos do palco sem serem experimentados e forjados.

    Porém, pessoas como você é agulha no palheiro.

    Prática e Conteúdo. São pra poucos. Poucos nessa imensidão de aventureiros.

    Um abraço, Muito bom!!!

    Leonildo Durães

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado pelas palavras gentis Leonildo!

      Fico feliz de poder compartilhar um pouco desse aprendizado constante que é o empreendedorismo digital.

      Forte Abraço e sucesso!

  • Fillipe Bastos

    Como sempre me surpreendendo a cada artigo. Imensuráveis dicas que só beneficiam o mercado.
    Abraços

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Fillipe!

      Abraços!

  • http://www.yupastudio.com Yuri Santos

    Como sempre, Henrique escrevendo “pure gold”. Mandou bem, como sempre. Curti bastante, mas sou suspeito pra falar, por ser fã. Boa!!!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Grande Yuri!

      Valeu mesmo pelas palavras parceiro. Tamo junto nessa!

      Abração!

  • insistimento

    Só pela dica do bloqueador do feed do Facebook você salvou horas da minha vida. Se alguém soubesse como desabilitar a checagem automática dos e-mails pelo Gmail seria ainda mais fantástico, pois eu queria poder entrar no Gmail e responder meus e-mails sem ficar recebendo novas mensagens caindo loucamente. :)

    Obrigado pelo post Henrique.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Oi Marcos!

      Esse plugin pra bloquear o feed é uma mão na roda mesmo. O que faço com o Gmail é o seguinte:

      Só o uso para o meu email pessoal e procuro só receber emails realmente importantes, me descadastrando de tudo que não vejo grande valor. Olhando o email apenas 1 ou 2 vezes por dia, é difícil receber tanta notificação de novo email a todo tempo.

      Para trabalho, uso o Help Scout em todos meus sites. É uma ferramenta (paga) muito profissional e livre de distrações como o Gmail.

      Forte Abraço!

      • insistimento

        Boa Henrique. Já estava indo para o ZenDesk, pois precisava mesmo de uma ferramenta de suporte mais eficiente porque estou agregando mais pessoas na equipe de suporte dos meus cursos.

        Obrigado mesmo por mais uma dica bônus!

        • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

          De nada! Dá uma olhada no Help Scout ao menos para considerá-lo. Eu não consigo me imaginar em outra ferramenta de suporte. :)

          Abraços!

          • insistimento

            Já praticamente contratei! :)

      • Rafael Palermo de Araújo

        Olá Henrique. Você tem gente para suporte ou faz tudo sozinho? Pelo que li do Help Scout, ele faz mais sentido quando 2 ou mais pessoas recebem as mesmas mensagens e alguém deve responder.

        Abraços!

        • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

          Oi Rafael!

          Depende do projeto. No geral, tenho uma amiga que me ajuda a filtrar todas as mensagens e eu mesmo respondo quando posso. O ideal é ter respostas já pré-prontas (como um FAQ) para você agilizar o processo.

          Recebo notificação de novos comentários no Disqus.

          Abraços!

          • Rafael Palermo de Araújo

            Jóia. Uma dica: trabalho com desenvolvimento mobile e gerenciamento de projetos de software. O Basecamp assim como o Asana são muito bons, mas talvez para o seu perfil o Trello funcione até melhor, depois dá uma sacada: http://www.trello.com

            Abraço!

          • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

            Oi Rafa!

            Conheço o Trello e já usei, mas o Basecamp ainda é meu lugar favorito para gerir meus projetos. :)

            Abraços!

  • Marcelo Quirino

    Henrique,

    Mais uma vez um artigo excepcional! Mudar nossa forma de pensar em produtividade é o nosso maior desafio, e acredito que com essas dicas, isso vai ficar muito mais fácil.

    Tenho acompanhado seus artigos e infográficos, e esse com certeza foi um dos seus artigos memoráveis!

    Um grande abraço!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Marcelo!

      Fico muito feliz por poder contribuir.

      Forte Abraço!

  • Leandro Mattera

    Grande Henrique, parabéns por mais um ótimo artigo. Dicas bastante relevantes sobre um tema cada vez mais importante na atual Era da Distração, como diz o Leo Babauta. Realmente sensacional!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Liam!

      Foco na vida. Entender e otimizar nossa produtividade ajuda. :)

      Abraços!

  • Alessandra Ungaro

    Henrique, adoro seus posts, acho seu blog super bem-feito, etc etc….Um de seus primeiros posts era sobre a eficiência do email, pq tínhamos que fazer uma lista de emails, etc etc….Mas o que eu não tenho entendido nos últimos tempos é que a maioria de vcs que trabalham com negócios virtuais, olha que eu sigo alguns (Conrado Adolpho, Seiiti Arata, André Massaro, Rafael Seabra), mandam um email para falando o que vai ter no próximo artigo e simplesmente sempre tenho que entrar no site…Ora se já estou cadastrada (porque o conteúdo me interessa) porque tenho que entrar no site para ler? Existe algum motivo para isso (alguns tem canais de vídeo, compreensível)? Alguma pesquisa, estimativa? Gostaria de entender….não sei se já explicou por aqui, se sim é só me indicar o texto.Obrigada.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Oi Alessandra!

      Porque o site é o centro de toda a nossa comunicação. Imagina se eu colocasse esse artigo de mais de 5.500 palavras no email? Além da maior distração, seria horrível para lê-lo lá.

      Abraços!

      • Alessandra Ungaro

        Entendo, mas discordo. Acho que o site tem mais chance de dispersão. Obrigada pelo retorno!

        Abraços

  • Marcio Eduardo Veloso

    Dicas matadoras, eu tenho um problema incrível de produtividade e com certeza esse artigo vai ajudar muito a minha caminhada, parabéns HC, um grande abraço
    sucesso

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Marcio!

      Ser produtivo não é fácil e requer muita disciplina, mas com um mapa nas mãos, fica bem mais fácil seguir esse caminho.

      Abraços!

  • Paulo Moraes

    Ótimo artigo. este é um tipo de postagem que serve como cartilha obrigatória no uso de mídias sociais, não somente para profissionais liberais, mas também para uso nas empresas..

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado pelo comentário Paulo!

      Forte Abraço!

  • Ricardo Zugno

    E ai Henrique, Cara SENSACIONAL! Estes dias estava comentando contigo que iria empreender de vez on -line, umas das minhas preocupações era justamente com a PRODUTIVIDADE, dai vem VOCÊ e ARREBENTA mais uma VEZ com um ARTIGO digno de APLAUSOS! Ajudará muito… Obrigado!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Oi Ricardo!

      Que bom que o artigo veio em boa hora. Realmente, não é fácil se manter produtivo podendo a qualquer clique parar no Facebook, Twitter, Youtube…

      Sucesso nessa nova fase!

      Abraços!

  • http://www.diadamudanca.com/ Diego Mangabeira

    Excelente post, meu caro Henrique!
    Parabéns, riqueza de conteúdo e design. Curti a referência aos super heróis, bem original! ;)
    Sucesso!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Grande Diego! Muito obrigado.

      Legal que curtiu a referência aos super heróis. Por aqui, o Batman é insuperável. Meu preferido, de longe. :)

      Forte Abraço!

  • David Silva

    Grande Henrique!
    Li tudo que eu precisava aqui agora, e você consegue acertar as coisas de forma indireta.
    Muito obrigado por mais uma fantástica aula dessa!
    Já cansei de te parabenizar mas é impossível não parabeniza-lo novamente!
    Forte abraço!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado David!

      Eu que agradeço por estar sempre presente aqui nos comentários.

      Grande Abraço!

  • Adriana

    Parabéns pelo Conteúdo, com Informações de estrema Importância e que irá ajuda no Caminho aonde Almejo. Grata! ;)

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado pelo comentário Adriana!

      Abraços!

  • Maria Clara Germano

    Achei o artigo excelente!! Conteúdo muito bom.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Maria Clara! :)

      Continue acompanhando novos artigos aqui no Viver de Blog.

      Abraços!

  • Luitame Oliveira

    Muito bom o conteúdo passado nesse post. Sou novo no freelance e estou com este sério problema uma maior produtividade e através desse artigo já vejo melhoras com a inserção dos plugins em meu navegador espero que a produtividade aumente ainda mais. Obrigado. :)

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Excelente Luitame!

      Fico feliz em poder ajudar. :)

      Abraços!

  • biiah22

    Eu não sei se é ser drástica demais, mas eu resumo isso tudo em duas coisas:

    1 – Trabalhar numa janela anônima: Ela não vai estar logada em nada além do blogger, não vai ter barra de favoritos, não vai ter as cores que escolhi como tema do chrome, enfim, vai estar crua.

    2 – Desligar o wi-fi do celular: Se eu não for precisar de nada que esteja em um app que precise da internet, desligo a wi-fi (eu não tenho 3G nele). Assim, todas as notificações que pertubariam também se desligam junto. Raramente alguém me liga, então o fato dele tocar já vai ser uma emergência rsrs

    Quanto ao feed do Facebook, eu simplesmente escolho usar o Facebook como a página. Assim o meu feed pessoal some. Mas essa coisa de trabalhar com mapas de ideias eu preciso aprender ;)

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Oi Bia!

      1. No Safari (pra Mac), a tela é toda cinza, sem distrações, como postei a imagem nesse artigo. Também ajuda. :)

      2. A função do not disturb retira qualquer ligação e notificação possível. A menos, que seja importante (de algum favorito seu)

      Mapas de ideais são essenciais para organizar nossas ideias. Teste e verá um resultado bem legal!

      Abraços!

  • http://eduardomalzone.carbonmade.com/about Eduardo Malzone

    Excelente “MANTRA”… parabéns Henrique.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Boa Eduardo!

      Sucesso com sua produtividade.

      Abraços!

  • Johanna Beringer

    Ótimo artigo. Ajudou bastante! Muito obrigada =)

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Johanna!

      Abraços!

  • levi almeida

    Excelente artigo Henrique, você é um dos poucos que eu sigo aqui no Brazil, pois você sempre está focado em produzir algo de valor para as pessoas. em um mundo cheio gente querendo apenas vender a qualquer custo, você é um dos poucos que realmente manda e-mail com conteúdo de alto valor, tanto que quando vejo um e-mail seu em minha caixa de entrada é o primeiro que abro para ler, mesmo estando lá na ultima posição. Você tem conquistado credibilidade por se preocupar realmente em fornecer as pessoas conteúdo de alto valor.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Levi!

      É uma honra poder colaborar para seu crescimento profissional (e pessoal).

      Acredito que qualquer comunicação só deve ser feita quando tiver algo de valor a ser compartilhado. Caso contrário, é melhor ficar quieto e trabalhar mais para ser capaz de gerar alto impacto na vida das pessoas. :)

      Abraços!

  • http://www.rendafrpromotora.com rendafrp

    Realmente trabalhar em casa pela internet é uma tarefa apenas para pessoas extremamente organizadas, ter um local apropriado, horário pré definido, organização e ter um material para ajudá-lo é muito importante…Eu trabalho em casa a 3 anos e sei como isso tudo é importante…

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado pelo comentário!

      Organização e disciplina é tudo.

      Abraços!

  • https://www.facebook.com/marcelodegois Marcelo de Gois

    Instalei várias sugestões. Algumas delas já reduziram, na mesma hora, o tempo de leitura deste artigo. Bloquear o feed de notícias do FB é poderoso. Obrigado mas uma vez, Henrique. A produtividade ficou em pauta por aqui hoje.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Fantástico Marcelo!

      É sempre muito bom saber que as lições do artigo foram úteis na prática.

      Abraços!

  • http://www.tallieven.com.br Tal Lieven

    Faltou um vilão: a FOME que dá quando estamos trabalhando em algo criativo no computador em casa, rsrsrs! :P

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      hahaha

      Ah, mas quem é produtivo consegue ser produtivo até quando come. Quando trabalho de casa, faço praticamente todas as refeições em casa.

      Estando sozinho, eu pego meu iPad ou iPhone e escuto um podcast ou vejo um vídeo enquanto estou comendo. :)

      Abraços!

  • Eduardo Silva

    Poxa vida, isso que é artigo de qualidade!
    Há muito tempo que não lia artigos de tanta qualidade, parabéns Henrique!

    Já aguardo o próximo artigo!
    Abraços

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Eduardo!

      Estou preparando novidades bem bacanas aqui para a comunidade no Viver de Blog. :)

      Abraços!

  • Rodrigo Lucindo

    Muito Bom Artigo!
    Vou fazer bastante proveito no meu dia a dia!
    Produtividade realmente é o que precisamos melhorar nos dias atuais.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Rodrigo!

      Grande Abraço!

  • http://www.matheusmatos.com/ Matheus Matos

    Parabéns pelo artigo Henrique, é de muita utilidade. Na sugestão dos dois navegadores, fui mais além: utilizo duas contas de usuário no Windows. Tudo diferente, papel de parede, organização dos arquivos, navegador, etc. Em uma conta o Facebook e redes sociais não logam, assim como os emails pessoais, apenas o de trabalho. O cérebro automatiza o momento certo para cada coisa ;) Abraços

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito bom Matheus!

      Excelente estratégias.

      Abraços!

  • Alexandre Medeiros

    Ótimo artigo!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Alexandre!

      Abraços!

  • Tiago

    Muito bom artigo, ajudou bastante.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Tiago!

      Abs!

  • William Roger

    Henrique você é um dos poucos que conseguem escrever um texto “Longo” porém não cansativo onde eu leio o texto completamente com muita atenção e aprendo muito com suas dicas obrigado por compartilhar conhecimento conosco!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado William!

      O importante não é a quantidade de palavras, mas sim como você escreve e como apresenta suas ideias.

      Como dizem, não existe conteúdo longo, apenas conteúdo chato. :)

      Abraços!

  • http://bizzinvest.com.br/ Christian Fernandes

    Olá Henrique,
    Excelente artigo! Esse é daqueles que vira “guia”, agora eu tenho aonde ir quando tiver alguma necessidade de melhorar minha produtividade.
    Um abraço!
    Christian

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Que ótimo Christian!

      Fique à vontade para voltar nesse artigo. :)

      Abraços!

  • Ricardo Araújo

    Henrique, seus artigos são simplesmente TOP e sempre recomendo para os amigos. Parabéns pelo trabalho.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Ricardo!

      Forte Abraço!

  • Srta Thel Kodama

    Adorei o site! Irei acompanhá-lo sempre que puder, eu como a maioria das pessoas, nos dias atuais, se distraem facilmente por conta das redes sociais, e-mails, etc. As dicas foram excelentes, vou por em prática. Obrigada ;)

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado! :)

      Abraços!

  • Shirley Gomes

    Uau! Que artigo bom! Parabéns! Como sempre, ler seus artigos, agrega conhecimento! Muito obrigada por compartilhar suas dicas.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Shirley!

      É sempre gratificante receber elogios como esses.

      Forte Abraço e sucesso!

  • Layses Silva

    Como sempre excelente conteúdo!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Layses! :)

      Abraços!

  • Aister Gonçalves

    Parabéns Henrique! Artigo sensacional, mesmo extenso, uma vez que a relevância do conteúdo exige a riqueza de detalhes apresentada.

    O material é um verdadeiro roteiro de alavancagem de produtividade, além de simples, atualíssimo e muito bem disposto – óbvio.

    Estou apenas iniciando meus estudos em Marketing Digital, inclusive – ano passado – adquiri o Produtividade Ninja (Recomendo). Considero seu trabalho inspirador para meus projetos futuros, obrigado. :D

    Ah, desafio aceito! ;]

    Abraços Henrique!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Aister!

      Desejo sucesso com seus estudos em Marketing Digital e que o Viver de Blog possa ajudá-lo.

      Forte Abraço!

      • Aister Gonçalves

        Muito obrigado Henrique, sucesso a você também! Já está ajudando!

        Abração!

        • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

          De nada :)

  • Caio Phidávera

    Cada vez que passo por aqui, fico mais convencido que o “bom” não basta pra você. Realmente você consegue mostrar excelência sempre.

    Ótimas ferramentas que você recomenda. O Evernote e o Wunderlist já uso a séculos e também recomendo.

    Grande abraço, Henrique! :)

    Ps.: Se descobrir algum “bloqueador de vizinhos”, me avise ;)

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Oi Caio, gosto muito dessa frase:

      “We are what we repeatedly do; excellence, then, is not an act but a habit.” ~ Aristotle

      Muito obrigado pelo comentário. Se estiver no computador, um bom fone de ouvido (gosto da marca Bose) pode isolar qualquer barulho.

      Aqui mesmo no prédio a família de baixo tem 3 crianças que tocam o terror o dia inteiro. :)

      Abraços!

  • http://fabiodasilva.net/ Fabio Lopes da Silva

    Olá Henrique,

    As dicas passadas neste artigo são fundamentais para quem quer trabalhar de forma produtiva pela Internet. Realmente, temos vários sugadores de produtividade e, quando pensamos que ao realizar várias tarefas é algo positivo, estamos é enganando a nós mesmos.

    Nem sempre tenho a meu lado um computador e, por isso uso uma ferramenta que não foi citada: um bloco de anotações com caneta, que são de grande utilidade para anotar ideias que eventualmente surgem. Depois, ao chegar em casa, basta colocar essas ideias num mapa mental e daí surge um roteiro de vídeo, um artigo ou uma apresentação de slide. Claro, aprendi a me disciplinar fazendo isso usando o mínimo de conexão possível (um diretório de pesquisa ou site de fotos, para ilustrar).

    E quanto ao curso recomendado, foi a partir dele que comecei a gostar de produtividade, aplicando os ensinamentos. Recomendo que sigam também o Seiiti, pois seus produtos são marcados pela excelência na qualidade.

    Obrigado pelas dicas desse excelente artigo! Grande abraço e sucesso sempre!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado pelo comentário Fabio!

      A dica do bloco com anotações e canetas também é bem válida. Acho que por ser da nova geração, eu raramente os uso, preferindo ter todas minhas anotações no digital.

      O Seiiti é fantástico. Um exemplo de empreendedor e mestre que vale a pena ser seguido.

      Abraços!

  • Gabriel Vianna

    Wow! Muito bom esse artigo, Henrique. Achei as dicas muito válidas, mesmo para quem não trabalha “de casa”.

    Eu trabalho com mídias sociais (e outras questões de MKT Digital também) para uma agência e sei o quanto é difícil manter a produtividade quando o seu “ambiente” de trabalho é o Facebook ou o Twitter. Disciplina, foco e uma boa gama de plugins e aplicativos úteis (como os que você indicou) são essenciais para se conseguir algum êxito.

    Confesso que ainda tenho alguma dificuldade para me manter focado, ainda mais quando você soma isso a gerenciar uma equipe. Mas isso não impede de procurar formas de manter a concentração. Seu artigo será muito útil e vou compartilha-lo com minha equipe também.

    Valeu mesmo pelas dicas, curti bastante. =)

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Gabriel!

      Fico feliz que o artigo tenha sido útil e espero de verdade que ajude você e sua equipe.

      Trabalhando diretamente com mídias sociais, deve requerer uma produtividade de mestre ninja mesmo. :)

      Abraços!

  • Aleandre Costa

    Parabéns Henrique Carvalho por mais um grande artigo. Não existe milagre na internet, todos temos que trabalhar bastante para alcançar o sucesso. Produtividade é muito importante para não desperdiçarmos nosso precioso tempo.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado pelo seu comentário Alexandre!

      Grande Abraço!

  • Lucio

    Sobre a dica dos 2 navegadores, faço algo semelhante. Utilizo Linux e criei um usuário “Pessoal” e outro “Trabalho”. Esse detalhe me ajudou bastante, pois cada usuário tem os arquivos que interessa para cada contexto, de trabalho ou lazer. Outra coisa interessante, que tem relação com os navegadores diferentes, é que não me sinto a vontade de ter no histórico do navegador do usuário “Trabalho” sites que não tem relação com meu trampo… Funciona bem.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Ótima dica Lucio!

      Obrigado por compartilhá-la conosco.

      Forte Abraço e sucesso!

  • http://xlipe.com/ Filipe Carvalho

    Vc que ilustrou o artigo, Henrique? Adorei os desenhos!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Oi Filipe!

      Eu usei alguns sites para encontrar essas belas imagens do artigo, sendo o principal deles o Shutterstock.

      Os outros sites para imagens, você pode ver nesse artigo:

      http://viverdeblog.com/imagens-para-blog/

      Abraços!

  • Iago Melanias

    Opa Henrique, beleza?

    Testei o 1Password… E aí notei que teria que fazer uma configuração de sincronização com o Dropbox para poder usar em vários aparelhos ao mesmo tempo. Aí acabei descobrindo o Last, gostei bastante! :D

    Ele vem integrado com sincronização online e tem muitos outros recursos bem bacanas também (vale a pena testar). Por apenas $1/mês, você consegue integrar com todos os aparelhos móveis. Achei bem completo, hehe.

    Artigo fodástico! Abraços.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado pelo comentário Iago!

      Sou fã do 1Password. Essa integração com o Dropbox é boa porque posso ter acesso as minhas senhas no iPhone, iPad, Mac, onde quiser… e não preciso pagar nada mensalmente. :)

      Abraços!

  • http://www.sergipehoje.com.br Daniel Costa

    Poxa Henrique esse foi com certeza um artigo que me reanimou, vou continuar lendo mais artigos do seu blog para montar uma estratégia consistente e profissional para criar um blog também. Parabéns cara, eu tinha perdido o gosto pela leitura por causa das muitas porcarias que encontrei pela grande rede, mas esse artigo conseguiu me prender, não consegui ler o texto inteiro durante o dia, pois sou proprietário de uma Casa de Jogos, porém, favoritei e terminei de ler agora a pouco sossegado.

    Um forte abraço amigo, vou inserir todas as suas dicas no meu cotidiano.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Fico muito feliz por trazer essa inspiração e energia para você Daniel!

      Vamo que vamo!

      Abração!

  • Fred

    Parabéns pelo Blog Henrique, conteúdo útil e aplicável exatamente como buscamos.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Fred!

      Abraços!

  • Daniel Rocha

    Cara, Parabéns pelo Blog, hoje passei bom tempo aqui, adorando as dicas. Meus parabéns e meu obrigado ;) to começando e são dicas que tem ajudado

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Daniel!

      Grande Abraço!

  • lmcosta

    Henrique na boa, você me inspira! Ficou meio estranho esse comentário rsrs mas é serio, já te acompanho a um tempo, novamente parabéns pelo trabalho.

    E para quem visitar aqui, realmente o Produtividade Ninjá é um ótimo curso, eu fiz antes mesmo de conhecer o trabalho do Henrique. Seitti é outro cara que eu admiro.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado!

      É sempre uma honra receber comentários gentis como esse.

      Forte Abraço e sucesso!

  • Natasha Belus

    Bendito seja o dia que divulgaram o seu livro sobre cores e eu me cadastrei nesse site.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Fico feliz em poder ajudar Natasha!

      Abraços!

    • fabiane

      Trabalhe em casaTrabalhe em casa ou em qualquer lugar do Brasil e obtenha ganhos semanais superiores a R$ 150,00 e ganhos mensais superiores a R$ 1.500,00. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/45101335

  • André Ribeiro

    Muita boa são essas dicas por tem coisas na internet que não agrega valor algum e se chega no email ou e redes sociais para nos que olhamos por olhar mas toma o nosso tempo e com essas ferramentas livramos de não desviar do foco e a produtividade aumentar.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado André!

      Forte Abraço!

  • Dimitry

    Belo artigo e dicas valiosíssimas para quem trabalha, também, fora da Internet.
    As dicas de aplicativos foram sensacionais e já separei alguns para ver melhor e estudar se aplicam ao meu dia a dia.

    Os navegadores eu já separo, usando o Chrome para lazer e Firefox para trabalho.

    As vezes, ao mexer com minhas fotos, me perco facilmente na internet procurando algum tratamento diferente ou alguma vídeo aula para me ajudar naquela foto, mas esqueço que tenho outras tantas para tratar também. O que me ajuda a manter o foco é colocar o fone de ouvido e ligar uma música.

    Abcs

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Olá!

      Uma música de fundo (sem vocal) também me ajuda bastante. :)

      Legal demais saber que as dicas foram úteis.

      Abraços!

  • Francisco Humberto

    parabéns!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado!

  • Rodolfo

    Essas dicas foram muito boas para mim! Estava precisando melhorar minha produtividade!
    Excelentes dicas! Seus artigos sempre são muito bons! Parabéns mais uma vez!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Rodolfo!

      Forte Abraço!

  • http://ocomeconainternet.blogspot.com.br/ Lia Diniz

    achei muito legal esse artigo pois eu faço uma boa parte disso tudo ai kkkkkkkkkkkkkk é horrivel mesmo, eu trabalho na internet sou afiliada a 3 lojas no qual to começando a andar agora, e realmente tenho que começar a achar mas equilibrio porque o horario que eu mas fico é de madrugada , e de dia que era pra divulgar afinal as pessoas estão mas acordada esse horario ne…….eu to dormindo rsrs

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Fico feliz que tenha gostado das dicas Lia!

      Acho que nós que trabalhamos mais com internet acabamos passando um pouco do horário e invadindo a madrugada… rsrs

      Abraços e sucesso!

  • Lis Meire

    Parabéns, finalmente eu vejo um conteúdo que realmente presta. Toda vez que você pensa em mkt digital certamente se depara com as pirâmides financeiras da vida e um monte de venda de e-book. Este blog vou seguir com amor, compartilhar com pessoas que merecem ler estes artigos e usar como minha Bíblia!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Lis!

      Fico honrado de verdade em poder colaborar. :)

      Abraços e sucesso!

  • http://sergiofrancisco.com/ Sergio Francisco

    Henrique,
    Não tenho outra palavra pra esse post a não ser dizer: fantástico! Este post ficou muito bacana mesmo e merece um comentário caprichado que levou alguns bons minutos para ser escrito.

    Tenho este artigo favoritado na minha conta do Pocket (que já uso desde quando era Read It Later e recomendo a todos). Sempre gosto de relê-lo vez ou outra para checar se não estou esquecendo de nenhuma dessas preciosas dicas. Produtividade Digital é um tema que me fascina demais!

    O plugin bloqueador do Feed de Notícias do Facebook é fantástico! Tem me salvado horas de distração e já percebi isto no relatório semanal do RescueTime (app para track do tempo que você gasta no computador, recomendo bastante para quem é aficionado por estatísticas) onde a cada semana gasto menos tempo no Facebook.

    Uma dica bem bacana para notificações é desligar o WiFi/3G/4G do celular/tablet que o número de notificações cai absurdamente. Desativar notificações de aplicativos de e-mail e redes sociais também, mas a mais HARDCORE que eu uso quando preciso de muito foco mesmo é colocar o celular em “Modo Avião” e virar a sua tela para baixo. Assim não me distraio com ele. Melhor que isso, só desligando o aparelho (rs).

    Para quem não abre mão do Chrome de jeito nenhum (eu!) há uma forma de ter perfis de navegação diferentes configurados em uma mesma conta do Windows/Mac, que possuem favoritos, extensões e histórico diferentes. São 2 ambientes completamente isolados que funcionam como se fossem 2 navegadores distintos. É só ir em “Ferramentas > Configurações > Adicionar novo usuário…” e separar um perfil para trabalho e outro para lazer. Prefiro desta forma do que ter 2 contas no Sistema Operacional pela rapidez entre trocar de ambientes.

    No perfil de trabalho, uso também a extensão pro Chrome chamada “Stayfocusd”. Algumas vezes o cérebro tenta sabotar nossa produtividade acessando redes sociais ou e-mails e quando não consegue tenta nos jogar para outros sites distrativos (sites de notícias principalmente) então, depois de um tempo, você já consegue mapear quais são esses sites e inseri-los na lista de sites bloqueados do Stayfocusd para ele negar o acesso e te exibir uma mensagem inspiradora: “Shouldn’t you be working?”.

    Para complementar, alguns bloqueadores de pop-up como AdBlock Plus também auxiliam, mas quem trabalha com Ads deve saber habilitar para alguns sites do Google, Facebook, etc. Tudo isto, com uma boa ferramenta de tarefas (uso o Todoist) e um framework de produtividade (uso o GTD) elevam nossa produtividade a lua!

    E, finalizando esse imenso comentário, deixo um link para uma thread no Quora onde há um debate de altíssimo nível sobre os melhores hacks de produtividade. Vez ou outra aparecem novos comentários com novas dicas quentíssimas que podemos aproveitar a adaptá-la ao nosso dia-a-dia.
    http://www.quora.com/Productivity/As-a-startup-CEO-what-is-your-favorite-productivity-hack

    Abraço, Henrique!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Excelentes dicas Sergio!

      Muito obrigado por engrandecer esse artigo com suas sugestões. :)

      Produtividade digital é um assunto fascinante mesmo. É também um tema que precisaremos cada vez mais ficarmos atentos, com o rápido crescimento e facilidade das redes sociais.

      Abraços!

  • Cremilson Maciel

    Realmente
    fantásticas as dicas!

    O trabalho pela
    internet é o futuro do mercado, eu trabalho com uma empresa de Marketing
    Multinível séria e o planejamento para esse negócio tem que ser muito bem feito,
    com esforço e determinação para haver resultados consistentes. Venham
    conhecer a oportunidade dessa gigantesca do varejo que é a POLISHOP e com
    grande credibilidade no Brasil, 100% Brasileira e registrada na ABVD órgão que
    regulariza as empresas de vendas diretas, para mais informações: http://www.sistemawinner.com.br/cmbarroso

  • Lucas Pinheiro

    tem algum gerador de feed pro mozilla firefox tbm?

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Deve ter Lucas, mas não uso o Mozilla, então não posso recomendar.

      Abraços!

  • Gabriel Carvalho

    Sigo desde o começo do blog e me surpreendo a cada artigo novo. Só a dica de fazer o feed do face sumir vai me dar umas duas horas a mais por dia. Valeu, Henrique!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado por acompanhar esse trabalho há tanto tempo Gabriel!

      Abração!

  • Francisco

    Trabalhe em casa ou em qualquer lugar do Brasil e obtenha ganhos semanais superiores a R$ 150,00 e ganhos mensais superiores a R$ 1.500,00. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/franciscochagas45084157

  • Francisco

    Grande oportunidade de Renda Extra! Você não precisa comprar nada, apenas divulgar os serviços da empresa. Nesse sistema você terá ganhos semanais e mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Você terá total suporte da empresa e direito ao material de apoio e divulgação. Saiba mais através do sitehttps://www.frpromotora.com/franciscochagas45084157

  • Otávio Gomes

    Parabéns pelo excelente artigo e dicas valiosas. Acredito que podem ser aplicadas de várias formas e em vários modelos de trabalho.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Otávio!

      Fico feliz em poder ajudar com essas dicas. :)

      Abraços!

  • http://www.mercadoimportados.com.br/ Dilnei Soethe Spancerski

    caracaaa muitooo foda, você é o cara, parabéns irmão!! Posso colocar uma cópia em meu blog com mensão a esse artigo? http://www.dilneiss.blog.br

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Valeu Dilnei!

      Pode reproduzir no seu blog sim, desde que faça a linkagem para esse artigo em alguma parte do seu post. :)

      Abraços!

  • Claudete Nogueira

    Olá!
    Sou CLAUDETE, conheci essa oportunidade de desenvolver uma atividade a partir de casa e obter uma ótima Renda Extra junto a uma empresa séria e com mais de 13 anos de mercado, achei fantástica e quero lhe indicar para que você, assim como eu, tenha a oportunidade de ganhar dinheiro aproveitando suas horas livres.
    A empresa é a FR Promotora, ela nos oferece a oportunidade de obter ganhos semanais que podem rapidamente passar dos R$ 150,00 e ganhos mensais superiores a R$ 1.500,00 , tudo isso sem ter que comprar e nem vender nada, apenas divulgar!
    O funcionamento é muito simples:
    Consiste em ganhar dinheiro divulgando os Serviços e o sistema de Renda Extra da empresa.
    Ao cadastrar-se você recebe um código de participação, um site personalizado com seus dados, a empresa lhe ensina a divulgar e você ganha dinheiro com o resultado da sua divulgação.
    Além de garantirmos uma ótima Renda Mensal e Ganhos Semanais, a empresa ainda garante a nós participantes, os seguintes benefícios:como chip da nextel,plano de saúde e previdencia privada,uma moto honda 125 e

    além dos ganhos mensais e semanais.Aproveite seu tempo livre sem prejudicar suas atividades normais. Você terá total apoio da empresa.

    Vale a pena! Conheça já esse lucrativo negócio clicando no link:
    https:// w w w .frpromotora. com/45033110 (tire os espaços)
    Qualquer dúvida entre em contato comigo:
    claudete_donato@hotmail.com
    Meu cadastro na empresa é:https:// w w w .frpromotora. com/45033110 (tire os espaços)
    Sucesso e muita felicidade!
    Esclarecimento:
    CLAUDETE sou cadastrada no sistema de Renda Extra…

  • João Batista

    Muito bom. Compartilhei pois realmente acredito que pode mudar pra melhor os hábitos e resultados de muita gente. Parabéns.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado por compartilhar João!

      Abraços!

  • Abel

    Parabens! Leio esse artigo a partir de Mocambique, em Africa! Valeu.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado por acompanhar daí de Moçambique Abel!

      Forte Abraço e sucesso amigo!

  • Thiago Aguiar

    Bom dia Henrique, gostaria de sabe como eu paço para trabalhar pela internet em casa porque eu li todo seu site e gostaria de mais informações porque me interessou muito, fico aguardando

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Basta querer e seguir uma boa estratégia.

      Existem diversos cursos com conteúdo de alta qualidade na internet para ajudar você.

      Abraços!

  • fabiane

    Trabalhe em casaTrabalhe em casa ou em qualquer lugar do Brasil e obtenha ganhos semanais superiores a R$ 150,00 e ganhos mensais superiores a R$ 1.500,00. Saiba mais através do site https://www.frpromotora.com/45101335

  • Nelson Vega

    Você prendeu minha ateção mesmo com mil abas abertas… Esse texto foi um divisor de aguas pra mim! Obrigado e parabéns!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Nelson!

      Forte Abraço e sucesso!

  • Danielle A. M. Matteo

    Nossa, adorei seu artigo! Eu sei que vai estranhar, mas vou usar suas dicas para meus estudos. Amei a ideia de ter dois navegador (um para lazer, outro para estudo). Continue assim!! :D

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Danielle!

      Essa dica sobre os 2 navegadores é mesmo matadora. :)

      Ótimos estudos para você.

      Abraços e sucesso!

  • Cesar Franklin Costa

    Fantástico o artigo. Realmente um divisor de águas, como citou o amigo anteriormente, para quem busca manter o foco e melhorar seus resultados na web. Muito obrigado, Henrique.
    Gostaria de saber mais sobre consultoria em marketing digital, seria interessante se você explicasse como funciona e como começar. Como profissional de marketing eu ficaria grato em ler sobre este assunto.
    Muito obrigado!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado pelo comentário e pela sugestão Cesar!

      Forte Abraço!

  • Fernando Camilo

    Conheci o blog (exatamente hoje) por acaso pesquisando sobre o WordPress, e para ser sincero, nunca vi um blog tão foda como esse, estou devorando todos os artigos e os infográficos (virou favorito) :)

    Parabéns Henrique!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado mesmo Fernando!

      É muito bom saber disso.

      Sempre que puder e quiser, só deixar um comentário, combinado?

      Abraços!

      • Fernando Camilo

        Combinado

  • Maicon Bosio

    Henrique, muito obrigado por compartilhar essas informações. Aprendi mais coisas lendo seu post em 1 hora do que em milhares de paginas e páginas que venho lendo a longa data. Estava precisando ter um norteamento para seguir, já que com tantas ferramentas e visões de muitos blogueiros e desenvolvedores do marketing digital, ficamos confusos e queremos SIM fazer tudo ao mesmo tempo e acabamos realizando nem metade o que é necessário. Valeu mesmo, vou indicar seu Blog nas aulas de leciono de softwares para Design. Abração!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Excelente Maicon!

      Fico muito feliz em poder ajudar.

      Deixe um comentário sempre que desejar por aqui, combinado?

      Abraços!

  • Lucas Vinicius

    Gostei muito… ferramentas concretas para se disciplinar. Obrigado.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Obrigado Lucas!

      Grande Abraço!

  • jucinei

    Parabéns Henrique ótimo artigo,muito bem falou sobre tudo que todos devem saber como trabalhar na internet de forma eficiente e produtiva.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Jucinei!

      Forte Abraço!

  • João Coelho Tavares

    Caro Henrique,

    Parabéns pelo excelente artigo! A qualidade superior do seu trabalho (neste em em outros posts) traz conteúdos realmente memoráveis. São artigos detalhados, ricos e de leitura agradável. Verdadeiros exemplos a serem seguidos.

    Este é um assunto pelo qual me interesso muito. Não por trabalhar no ambiente online (ainda), mas por entender que produtividade afeta as nossas vidas de forma constante; às vezes, incisiva. Utilizo algumas das ferramentas que você recomendou, e atesto a sua eficiência, tais como o Evernote, o Things e os Mapas Mentais (uso o iThoughtsHD). Como pretendo, até o próximo ano, oferecer serviços na área de educação por meio do empreendedorismo digital, organização e foco mostram-se primordiais.

    Tracei algumas estratégias para conseguir lançar o meu próprio negócio em 2015, tais como concluir um grande projeto e realizar algumas capacitações importantes. Aprender sobre produtividade estava, digamos, no segundo grupo de cursos a fazer. Havia pesquisado sobre o curso Produtividade Ninja, da Arata Academy, e a abordagem me pareceu bastante honesta e coerente. Apesar de pretender realizá-lo mais adiante, vi no seu artigo que eu preciso aprender mais sobre produtividade agora, antes de ser completamente envolvido pelas intensas atividades de aprendizagem que estarei envolvido até o primeiro trimestre de 2015.

    Farei a inscrição no curso Produtividade Ninja, da Arata Academy, através do seu link de afiliado, uma vez que o seu artigo foi decisivo para que eu tomasse essa decisão agora.

    Portanto, agradeço pela qualidade do seu artigo (incluídos aqui os demais trabalhos brilhantes que você tem disponibilizado neste Blog) e agradeço por ter me ajudado na decisão de investir mais na aprendizagem sobre produtividade.

    Um grande abraço!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado pelo seu comentário João!

      É uma honra saber disso. Fico grato pelas palavras mais que gentis.

      Sempre que puder e desejar, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Eles são meu maior indicativo de que estou caminhando na direção correta.

      Forte Abraço e sucesso!

  • http://www.ganhosnainternet.com/ Renato

    Otimo artigo, parabéns. Antes mesmo de encontrar e ler esse artigo, já estava organizando horários e regras (que inclusive imprimi e fixei no meu mural) para seguir no meu dia a dia. Horário de trampo normal…horario de descanso….de trampo na internet…até mesmo de folga….

    Por acaso encontrei esse artigo (só não me lembro onde agora) e ao ler, clareou ainda mais as idéias e vi que estava no caminho certo. Facebook, Twitter e outras redes sociais são um veneno mesmo. Rede social é lazer, confraternização, e Lazer é lazer, trabalho é trabalho. Logo, primeiro vem as obrigações, depois o lazer.

    Qdo vou trabalhar, desligo tudo, nem abro o face, twitter e o telefone fica desligado. E outras distrações que podem me atrapalhar também ficaram de lado. Que esperem!

    Só dessa forma dá para focar a atenção, não há outro caminho.

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado pelo seu comentário Renato!

      Sempre que puder e desejar, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Eles são meu maior indicativo de que estou caminhando na direção correta.

      Forte Abraço e sucesso!

  • Fernando

    Obrigado você me ajudou bastante com suas ideias e formas de nos organizarmos se quisermos alcançar as nossas metas! Parabéns pelo artigo inspirador!

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado pelo seu comentário Fernando!

      Sempre que puder e desejar, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Eles são meu maior indicativo de que estou caminhando na direção correta.

      Forte Abraço e sucesso!

  • http://www.oportunidadeganhardinheiro.com Renato Jacobsen

    Estas dicas firam porretas,como fiz um bom amigo baiano que tenho. Ótimo trabalho! Inspirador! Me ajudou muito…

    • http://viverdeblog.com/ Henrique Carvalho

      Muito obrigado Renato!

      Sempre que puder e desejar, deixe um comentário aqui no blog, combinado?

      Eles são meu maior indicativo de que estou caminhando na direção correta.

      Forte Abraço e sucesso!

  • http://radardofutebol.com Rafael Silva

    Algo que distraía a gente, já vira vilão mesmo. Rs. Abraço.

  • jader

    Ola, meu nome é jader sou de brasilia e ja venho a muito tempo tentando trabalhar e ganhar dinheiro com a internet a partir de casa, ja fui enganado muitas vezes com falsos negocios e hoje em dia ja perdi ate as esperanças e nem sei se realmente da pra ganha dinheiro trabalhando pela internet, por acaso alguem aqui trabalha assim ou sabe de algum negocio rentavel que da pra fazer pela internet se alguem souber.. favor me informe.

  • Mônica Carvalho

    Amei! Me ajudou MUITO!! Anotei todas as dias em um lembrete e deixei em frente meu PC rs. Super obrigada!

  • http://inspiradouro.com.br/ Bruno Vigatto

    Henrique, antes de qualquer coisa, gostaria de falar que tinha preguiça de ler seus textos por serem muito grandes, mas depois que comecei, não consigo parar. Você escreve muito bem e passa a ideia de uma forma única. Parabéns!

    Já uso alguns aplicativos para me organizar e só me faltava algum de mapas mentais, que, por incrível que pareça, desenhava-os em papéis até hoje, em pleno século XXI, e nunca imaginei que existe aplicativo para isso. Santa ignorância.

    Sem querer ser chato, mas só um detalhe: tem uma parte do texto que está escrito “É uma momento…”, mas tenho certeza que é só um erro de digitação, já que você escreve absurdamente bem. Quando eu crescer, quero ser como você. Muito obrigado pelas dicas. (:

  • Erika

    Henrique conheci seu site a pouco tempo, e gostaria de parabeniza-lo, ja que o conteúdo e sempre de qualidade!

4.9K Flares Twitter 329 Facebook 4.1K Google+ 125 4.9K Flares ×