Não existe um bom escritor que não seja um leitor voraz.
Minha paixão pela leitura começou de uma forma bem comum, como a de muitas crianças.
Desde a infância, eu e meu irmão éramos viciados em ler os quadrinhos da Turma da Mônica.
O hábito da leitura sempre fez parte da minha rotina e sei que grande parte da minha facilidade com a escrita nasceu por isso.
Também não conheço fonte de conhecimento mais rica e, ao mesmo tempo, mais barata, do que um bom livro.
Quem ama ler nem sempre desenvolve a habilidade da escrita.
Mas quem escreve, necessariamente deve ser apaixonado pela leitura.
Por isso, fiz uma lista com dicas de livros para quem quer aprender a escrever artigos para blog, livros de ficção, textos persuasivos ou qualquer outra forma de criação pensada para envolver pessoas através de palavras.
Dividi as dicas de livros em 3 categorias:
1. Para quem quer aprender mais sobre a escrita criativa.
2. Para quem quer dominar a escrita persuasiva para aumentar vendas.
3. Para quem quer contar melhores histórias e ser mais criativo.
A arte da escrita criativa
1. Sobre a escrita – Stephen King
Um dos mais famosos livros sobre escrita. Também um dos melhores do escritor mundialmente conhecido, Stephen King.
Entrelaçando a história de vida do autor com dicas práticas, é possível ver a habilidade de King tem de contar histórias envolventes e engraçadas usando uma linguagem bastante leve.
Você aprende com a própria escrita dentro do livro e, claro, com os muitos exemplos e lições que o autor colecionou após escrever e publicar 54 livros.
2. Palavra por palavra – Instruções para escrever e viver – Anne Lamott
Apesar de não ser uma escritora tão conhecida no Brasil, Anne Lamott tem uma longa carreira literária e divide sua experiência e conhecimento no livro chamado de “Bird by Bird“, em inglês.
Suas histórias pessoais ilustram os mesmos problemas que diversos escritores também enfrentam, como bloqueio criativo, falta de motivação, perfeccionismo e até inveja.
Além de autora, ela é professora de escrita criativa, então traz ensinamentos básicos, porém preciosos para que qualquer pessoa possa começar a escrever.
3. A arte de escrever – Arthur Schopenhauer
O grande filósofo alemão Arthur Schopenhauer influenciou o pensamento de outros grandes nomes como Freud e Nietzsche, além de criar tratados sobre a arte da escrita.
Nesse livro do século XIX, ele faz uma reflexão sobre a importância da leitura e da escrita, com dicas tão atemporais que podemos usar nos dias de hoje sem medo.
4. Como se encontrar na escrita: O caminho para despertar a escrita afetuosa em você – Ana Holanda
Além de mudar o olhar sobre a escrita, você vai transformar seu olhar sobre seu próprio cotidiano.
Ana Holanda diz que um texto bom é aquele que transforma, aproxima e afeta de alguma forma o leitor.
Se o seu texto não faz isso, ele deixa de ser uma conversa e passa a ser um monólogo desinteressante.
O livro não traz regras fechadas do que é um texto ruim ou excelente, mas convida você a olhar para sua própria escrita como forma de expressar aquilo que ninguém mais conseguiria fazer no seu lugar.
5. A arte de escrever ensinada em 20 lições- Antoine Albalat
Qualquer pessoa disposta a estudar e treinar, pode aprender a escrever, segundo Antoine Albalat.
E nesse livro, ele se propõe a ensinar, em 20 lições, como duplicar ou triplicar o talento de um escritor mediano, com muitos exemplos e dicas práticas.
6. O mundo da escrita: Como a literatura transformou a civilização
Para quem gosta de história e que conhecer a evolução e o impacto da escrita em alguns momentos históricos importantes, esse livro é um ótimo ponto de partida.
Conhecido como o “Sapiens”para quem gosta de literatura, nele vamos fazer uma viagem ao passado para entender como o ato de escrever mudou nosso presente e como irá impactar o futuro.
7. Zen na arte da escrita- Ray Bradbury
Ray Bradbury é o escritor por trás do famoso Fahrenheit 451, além de uma vasta obra que inclui roteiros de cinema, peças de teatro e outros livros de ficção e não-ficção.
Como Stephen King e Anne Lamott, ele escreve esse livro para ajudar escritores iniciantes a entrarem no mundo da escrita mostrando os bastidores do processo criativo das suas histórias.
Escrita persuasiva e Copywriting
8. Pré-suasão: a influência começa antes mesmo da primeira palavra – Robert Cialdini
O livro escrito pelo psicólogo Robert Cialdini mostra a técnica de pré-suasão.
O autor diz que se você guiar a atenção do seu ouvinte estrategicamente, antes mesmo de oferecer uma proposta, ele já estará pronto para dizer “sim”.
9. As armas da persuasão: como influenciar pessoas e não se deixar influenciar – Robert B. Cialdini
Outro livro de Cialdini aparece nessa lista de dicas de livros porque ele é um dos maiores especialistas em persuasão.
Nesta obra, escrita antes do livro “Pré-suasão”, ele decidiu investigar os mecanismos por trás da persuasão após passar anos caindo na lábia de vendedores de telemarketing.
O que ele descobriu está nesse livro para pessoas que querem aprender a influenciar outras ou para aquelas que não querem mais ser manipuladas por pessoas que conhecem a ciência da persuasão.
Para conhecer um pouco sobre os princípios da persuasão, recomendo também a leitura do artigo: “A ciência da persuasão com zero manipulação: a arte de influenciar pessoas e da venda invisível.
10. Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não – Chip Heath e Dan Heath
O livro Made To Stick é organizado em torno de 6 princípios fundamentais para uma ideia colar.
Eles são apresentados através do acrônimo SUCCESS, sigla dos elementos de uma ideia de sucesso.
11.Contágio: por que as coisas pegam – Jonah Berger
Por que as pessoas falam mais sobre certos produtos e ideias que outros?
Por que algumas histórias e boatos são mais infecciosos?
E o que faz um conteúdo online tornar-se viral?
O livro responde essas e muito mais dúvidas.
12. Rápido e Devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman
Quer aprender a conhecer a mente humana e o processo de tomada de decisões nos negócios e na vida pessoal e a influência das emoções nas nossas escolhas?
Esse é o livro ideal para aprofundar no assunto.
13. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie
Esse é considerado a bíblia dos relacionamentos interpessoais, com ensinamentos que resistem ao tempo e ao meio por onde a informação chega.
Por se tratarem de lições atemporais sobre comunicação, é leitura obrigatória para quem deseja ser mais persuasivo, seja em conversas ao vivo ou em textos.
14. A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos – Martin Lindstrom
Quem se interessa por estudo da área de neuromarketing e quer saber como essas descobertas são usadas na criação de propagandas, vai adorar esse livro.
Através de casos reais, você vai entender porque alguns produtos vendem mais do que outros.
15. Confissões de um publicitário- David Ogilvy
Um dos melhores livros sobre copywriting escrito por um dos maiores publicitários de todos os tempos.
David Ogilvy mostra como criar campanhas milionárias de um jeito leve e direto ao ponto, através de princípios servem também para vender produtos no mercado digital.
16. Acredite estou mentindo- Ryan Holiday
Um dos títulos mais incríveis que já vi para um livro.
Você irá aprender todos os “segredos” sobre como manipular a mídia, não para aplicar, mas sim para entender como funcionava(e ainda funciona) o modelo de manipulação de informações e narrativas na internet.
Storytelling e Criatividade
17. Story – Robert Mc Kee
Story é sobre forma, não fórmula.
Empregando exemplos de mais de cem filmes, McKee usa uma filosofia que vai além das regras rígidas para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem estórias de qualidade das outras.
18. Storybrand – Donald Miller
Contar histórias é a melhor forma de vender.
Não existe maneira mais simples e eficiente de explicar o que o seu negócio pode fazer pelos seus clientes do que através de uma boa história.
O livro ensina o passo a passo para você criar a história da sua própria empresa.
19. A Jornada do Escritor – Christopher Vogler
Esse livro é para escritores que querem entender e aplicar a jornada do herói na sua escrita.
Baseado na teoria de Joseph Campbell, o autor mostra como conhecer os grandes mitos da humanidade é fundamental para contar melhores histórias.
20. O caminho do artista – Julia Cameron
Foi esse livro que popularizou as famosas ‘Páginas Matinais”, que inclusive sugeri como um dos exercícios de escrita para quem quer escrever todos os dias, nesse artigo aqui.
Mais do que teorias sobre criatividade, o livro oferece um programa com 12 semanas de práticas e exercícios simples para você aplicar na sua rotina e resgatar seu potencial criativo, que faz parte de todo ser humano.
Como disse na introdução do artigo, todo escritor deve ser um leitor voraz. E jamais deve parar de estudar para manter sua mente afiada.
Porém, o que nenhum desses livros ensina, é como desenvolver todas as 5 habilidades necessárias para ser bem remunerado usando a escrita, seja para vender produtos, para vender seus próprios livros ou serviços
Pensando em quem quer acelerar seu aprendizado, criei uma aula online gratuita “Como Viver da Sua Escrita: 5 Formas Não-Convencionais de Quintuplicar Sua Renda Escrevendo”
Nessa palestra, você irá descobrir as 5 C.A.M.A.D.A.S de uma escrita poderosa. Ficar preso na primeira camada te obriga a sobrar mês pro seu salário.
Reserve seu lugar gratuitamente clicando aqui.