close

Mais Receitas

Ciência e Marketing aliados: o que o Neuromarketing pode ensinar sobre a mente dos consumidores para gerar mais vendas

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 3 de outubro de 2017
Conheça seu público e construa a personalidade de marca ideal

Os 12 Arquétipos e a persona ideal

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Neuromarketing é a mistura entre neurociência e marketing que tem como principal objetivo entender o que faz um consumidor preferir uma marca, comprar ou não um produto e até mesmo se tornar um cliente fiel.

Tudo isso estudando o que não está sendo explicitamente dito em pesquisas de satisfação, feedbacks e nem mesmo em comentários nas redes sociais porque são motivações que nem as próprias pessoas reconhecem.

O processo de tomada de decisões não acontece de forma racional, lógica e consciente como costumamos acreditar, e sim começa no inconsciente, quando determinados estímulos ativam partes específicas do cérebro.

De forma bastante simples, o cérebro pode ser dividido em 3 partes:

  • Cérebro Reptiliano: controla tudo aquilo que é responsável pela nossa sobrevivência, como respiração e batimentos cardíacos e é ativado por emoções primitivas como medo, fome e raiva.
  • Cérebro Límbico: processa emoções mais complexas, é responsável por armazenar dados e é ativado por sensações envolvendo os 5 sentidos.
  •  Neocórtex: essa é a parte que acreditamos utilizar nas tomadas de decisão já que é a parte que controla o raciocínio e nosso lado social.

Estímulos externos como propagandas, sons, cheiros ou interações com outras pessoas irão ativar, ainda sem que tenhamos consciência, o sistema reptiliano e o límbico.

Uma vez que tomamos uma decisão nesses níveis, o neocórtex procura racionalizar o que foi decidido, dando a sensação de que nossas escolhas são lógicas, afinal é essa a parte do cérebro que percebemos funcionar com clareza.

Um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) mostrou que o ato de escolher pode ser dividido em três partes:

  • Seu cérebro decide o que você vai fazer;
  • Essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional;
  • Você age de acordo com a decisão tomada.

Imagine você ter que enviar um estímulo consciente toda vez que precisasse respirar? Ou fazer seu coração bater?

Muito provavelmente não faria mais nada além disso e o cansaço mental seria enorme, por isso que muitas das nossas decisões também acontecem no “piloto automático”.

Conhecendo melhor o funcionamento do cérebro é possível, através do neuromarketing, usar estratégias de marketing que acionam justamente as partes relacionadas às emoções, o cérebro reptiliano e o límbico.

Portanto, se você achou esse assunto interessante ou até mesmo polêmico, continue lendo esse artigo porque nele nós vamos discutir mais profundamente questões como:

Um pouco mais sobre o conceito de neuromarketing

Neuromarketing não é uma estratégia de marketing, mas sim uma maneira de estudar o comportamento humano através do entendimento do processamento de informações pelo cérebro.

E somente a partir dos dados obtidos que são criadas estratégias e táticas mais eficientes para conduzir o lead pelo funil de vendas.

Os estudos de mercado e pesquisas mostram apenas a ponta do iceberg pois nosso sistema nervoso usa um “filtro” para validar nossas escolhas, tirando assim a necessidade de reflexão a cada tomada de decisão.

Portanto, em uma pesquisa de mercado você terá a resposta sobre aquilo que as pessoas acreditam que as influencia, mas na verdade esse é apenas o Neocórtex falando e, como já vimos, não é ele quem manda de verdade na tomada de decisão.

O neuromarketing inclui a neurociência, usando a ressonância magnética para descobrir quais estímulos afetam qual parte do cérebro e como essa resposta pode ser relacionada ao comportamento desejado.

O marketing entra para usar esse estímulo específico com o intuito de provocar o mesmo comportamento no consumidor.

Tudo isso quer dizer o seguinte: as marcas usam esses conhecimentos, seja através de símbolos, cores e até mensagens subliminares para provocar o efeito desejado, levando ao entendimento que toda ação de marketing vem do neuromarketing pois busca provocar atividades cerebrais que gerem ações desejadas.

É exatamente isso que fazem os gatilhos mentais.

Eles são diretrizes que o nosso cérebro adota para não precisar fazer todo um trabalho de reflexão a cada tomada de decisão, de forma extremamente persuasiva.

Os gatilhos mentais ultrapassam a barreira do neocortex e vão direto para o sistema límbico, engajando as pessoas e dando a motivação necessária para a ação.

Neuromarketing na prática

Um famoso estudo de neuromarketing foi feito entre duas grandes marcas concorrentes: a Coca-Cola e a Pepsi.

Os 16 participantes tiveram seu cérebro escaneado enquanto participavam de um teste cego com as duas marcas de refrigerantes para escolher qual delas preferiam.

Metade das pessoas afirmou preferir a Pepsi, porém esse número caiu para um quarto quando os participantes foram avisados de quais das bebidas experimentadas eram da marca Coca-Cola.

Quando os participantes escolheram sua bebida favorita sem saber a qual marca pertenciam, o centro de recompensa do cérebro foi acionado.

No entanto, quando os indivíduos sabiam quais delas eram de Coca-Cola, a atividade cerebral mudou, incluindo partes do cérebro responsáveis por controlar as memórias e os ensinamentos culturais.

Com relação ao gosto a Pepsi e a Coca-Cola apresentaram o mesmo desempenho, mas a Coca-Cola ganha quando a sua marca está presente no processo de decisão, pois as pessoas associam muitos dos momentos felizes de suas vidas com a bebida, que é justamente o foco da estratégia de marketing da Coca-Cola.

Já a famosa sopa em lata Campbell tomou a ousada decisão de mudar sua icônicas embalagens depois de fazer uma pesquisa em conjunto com o Innerscope Research Inc., uma empresa que mede as respostas corporais dos consumidores para entender melhor por quê sensação de conforto que as pessoas sentem ao pensar em sopa em casa não eram os mesmo experienciados no mercado, durante a compra.

Assim, a marca fez uma redução no tamanho do logo, tirou as colheres do design da embalagem e deu destaque à sopa, com cores mais vibrantes para dar a sensação de aquecimento.

Tudo isso baseado em  2 estudos que levaram em conta as reações cerebrais dos consumidores pois as pesquisas tradicionais não estavam revelando o que de fato acontecia na mente do consumidor.

Apesar de parecer complexo e distante, muito já foi descoberto pelas pesquisas de neuromarketing e são otimizações simples que você também pode aplicar no seu negócio.

Os 12 Arquétipos e a persona ideal
Conheça seu público e construa a personalidade de marca ideal

Os 12 Arquétipos e a persona ideal

Como aplicar os conhecimento de neuromarketing no seu negócio

Aplicar o neuromarketing não significa que você tenha que investir em estudos caros e demorados.

É possível encontrar muitas descobertas que podem ser bastante interessantes para você também, bastando para isso procurar pela informação disponível revelada por diversos estudos na área.

No entanto, você não vai precisar fazer nem isso porque já separei algumas melhorias simples que você pode aplicar seja no seu site, nos seus produtos ou até mesmo na sua copy para assim realmente alcançar sua persona.

Imagens funcionam melhor que textos

Conteúdos visuais são os preferidos da maioria das pessoas e, sem dúvida, isso se deve ao fato de compreendermos com muito mais facilidade imagens do que palavras.

Quer fazer com que a sua mensagem se destaque? Use uma imagem relacionada para trazer a força da persuasão, como a foto do próprio produto que você deseja vender ou até mesmo sintetize visualmente o conceito da sua mensagem.

Por isso que redes sociais essencialmente visuais como o Instagram influenciam as pessoas mais rapidamente.

Rosto de Pessoas

Somos seres sociáveis e interagimos com muitas pessoas durante o nosso dia.

Como não resistir a um rosto bonito trocando olhares e sorrindo para você?

Rostos de pessoas felizes e bebês olhando diretamente para você atraem muito nossa atenção, seja esse rosto do sexo masculino ou feminino, temos uma tendência a corresponder ao olhar dessa pessoa.

Psicologia das cores

Cada uma das cores causa afeta nossas emoções de uma maneira completamente diferente, sendo assim grandes aliadas de estratégias de marketing baseadas no neuromarketing.

Quando você sabe o efeito que desejar causar no seu público poderá escolher quais as melhores cores para usar em seu logotipo, no design do seu site, na identidade visual dos seus produtos e em qualquer outra forma de comunicação.

As pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial. Em torno de 62% dessa avaliação é baseada somente nas cores.

Se quiser saber como cada uma das cores interfere nas nossas emoções, não deixe de conferir o infográfico “A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia-a-Dia”.

Melhor não perder do que ganhar

Você prefere ganhar 100 reais ou não perder 100 reais?

Através do neuromarketing descobrimos que a grande maioria das pessoas prefere não perder essa quantia a ganhar, mostrando uma clara aversão à perda.

Por isso que o gatilho mental da escassez funciona tão bem!

As pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso e não querem correr o risco de ficar sem.

Quando a alternativa oposta à compra é a perda da oportunidade, as pessoas tendem a comprar.

Use fontes simples para encorajar a tomada de decisão

No seu livro Como Influenciar a Mente do Consumidor, Roger Dooley, especialista em neuromarketing apresenta 100 maneiras de persuadir clientes.

Uma dessas maneiras está relacionada às fontes usadas em anúncios, sites, formulários e branded contents.

De acordo com ele, fontes mais simples e que facilitam a leitura funcionam melhor quando é necessário convencer alguém a tomar uma ação, como comprar.

Quanto mais fácil for para que a pessoa tome a ação que você deseja, maior as chances de conversão, portanto também fique atento(a) ao design e usabilidade do seu site como um todo.

Layout do Site

O neuromarketing também influencia no design do seu site ou blog.

Já vimos que cores e fontes são dois elementos muito importantes quando queremos influenciar pessoas a tomar uma ação, como colocar atalhos para as redes sociais e assim facilitar o compartilhamento de páginas e conteúdos.

E duas otimizações que você pode aplicar no seu site para entender o comportamento das pessoas enquanto interagem com cada um dos elementos são os testes A/B e o uso de mapas de calor, como falei nesse vídeo sobre o Hotjar, ferramenta que usamos aqui na Viver de Blog para avaliar a interação dos visitantes com nossas páginas.

Ancoragem de preços

O preço é um fator fundamental para a finalização de um processo de compra e a primeira informação que ele recebe a respeito disso pode fazer a diferença entre a compra ou não.

Estudiosos de neuromarketing descobriram uma falha no funcionamento da mente que mostra que os seres humanos não são muito bons em avaliar produtos e serviços com base no seu valor intrínseco.

Ou seja, para avaliar se algo é caro ou barato, usamos a comparação, tornando a ancoragem de preços uma estratégia importante para as suas vendas.

Vamos supor que você tenha vários produtos para oferecer para seus clientes e decide fazer um pacote especial com todos eles.

Para alavancar suas vendas você pode mostrar o preço de cada um deles separadamente e qual a soma total de investimento a pessoa teria que fazer para comprar todos.

Logo após você oferece um preço mais baixo do que essa soma, fazendo uma ancoragem de preço com seus próprios produtos.

No entanto, é possível fazer ancoragem com o preço dos seus concorrentes, oferecendo um bônus que nenhum deles dá, por exemplo. Logo, os clientes irão perceber que sua oferta tem um melhor custo x benefício e provavelmente irão optar por comprar com você.

Os 12 Arquétipos e a persona ideal
Conheça seu público e construa a personalidade de marca ideal

Os 12 Arquétipos e a persona ideal

Ganhe a confiança das pessoas ao confiar nelas

Não é possível construir nenhum relacionamento se não houver confiança.

E seus leads precisam aprender a confiar em você!

Talvez o jeito mais fácil de fazer isso é você começar demonstrando que confia no seu público ao invés disso, abrindo um precedente para o gatilho da reciprocidade.

E como fazer isso?

  • Oferecer uma versão de teste de seus produtos com o máximo de elementos disponíveis.
  • Dar a garantia incondicional de 30 dias após a compra, caso haja arrependimento por parte do comprador.
  • Fornecer várias opções de pagamento.

Recompensa e Castigo

O ser humano sempre guia suas ações sob a lógica de evitar a dor e alcançar o prazer.

Vale lembrar que, instintivamente, as pessoas são mais propensas a se afastarem da dor do que a se aproximarem do prazer. Isso porque geralmente associamos a falta de dor e sofrimento a uma consequente sensação de prazer ou, no mínimo, de estabilidade e segurança, especialmente emocional.

Até mesmo jogos de vídeo game usam esse princípio para manter os jogadores engajados até o final aumentando as recompensas oferecidas conforme os desafios vão se tornando mais difíceis.

Neuromarketing e o Conteúdo Persuasivo

O cérebro reptiliano é extremamente egoísta e só se preocupa em atender suas próprias necessidades.

Por isso que se você produz conteúdos falando só sobre você ou sobre sua empresa você não consegue conquistar a atenção das pessoas.

No entanto, quando você começa a mostrar o que seus consumidores tem a ganhar com a solução que você está vendendo, você acaba por inverter o jogo e usa com inteligência o seu poder de persuasão.

Muitas das técnicas de persuasão que conhecemos hoje são baseadas nos estudos do professor de psicologia, Robert Cialdini que dedicou mais de 30 anos de sua vida para estudar o poder da persuasão.

Um texto persuasivo conduz o leitor por uma jornada rumo à aceitação ou compreensão das ideias que estão sendo apresentadas ao longo da narrativa.

E para fazer isso de um jeito que seu leitor seja influenciado, porém sem usar a manipulação, podemos usar algumas técnicas que funcionam muito bem para textos:

  • Use a emoção para alcançar seu público: as emoções que mais exercem influência na persuasão são admiração, ansiedade, felicidade, medo e raiva.
  • Não escreva só sobre você: como já vimos, ninguém se interessa em que só fala sobre si mesmo, portanto você precisa criar conexão com quem está consumindo seu conteúdo e para isso o uso da palavra “VOCÊ” é muito eficaz.
  • Crie listas: para conteúdos em texto não se tornarem monótonos, use listas para que o leitor encontre facilmente a informação desejada. Guias passo a passo também são ótimas referências de conteúdo persuasivo apoiado no neuromarketing.
  • Aposte no Storytelling: não existe jeito melhor de passar informação, entreter e conectar do que contando histórias, simplesmente porque todos nós somos influenciados por elas.
  • Conheça o poder das palavras persuasivas: o uso de palavras poderosas no seu texto chamará a atenção do leitor e o incentivará a tomar alguma ação, mesmo que seja continuar lendo o seu texto. Algumas delas são “Porque”, “Grátis”, “Novo”, “Agora” e “Aqui”.
  • Soundbites: são mensagens curtas, de no máximo 10 palavras mas que possuem o mágico efeito de inspirar e serem lembradas, como repetições, rimas, contrastes e frases reflexivas.
  • Call to action: todo e qualquer conteúdo que você produz, independente de ser gratuito ou não, deve conduzir o leitor para alguma ação específica, como deixar um comentário, compartilhar nas redes sociais, se cadastrar na lista de emails e clicar em algum link.
  • Repetição: Você quer chamar a atenção? Estabeleça padrões. E use repetições de palavras, ou de frases, funciona muito bem para esse propósito.

Conteúdos persuasivos, produtos personalizados e marcas de forte personalidade são sempre construídos com base no estudo do mercado consumidor e seu comportamento.

Uma boa maneira de entender o comportamento do consumidor é através de conhecimentos da psicologia e dos arquétipos.

Os 12 Arquétipos de Carl Jung e a construção de uma marca de sucesso

Como estamos falando de neuromarketing e comportamento do consumidor, faz muito sentido citar o estudo do grande psicólogo Carl Jung e a definição dos seus 12 arquétipos mais comuns.

Arquétipo é uma representação, um modelo ideal de alguma coisa, e Jung acreditava que essas representações estavam presentes no inconsciente de todas as pessoas, influenciando emoções, comportamentos e tomadas de decisão.

Ele definiu 12 arquétipos com suas motivações, conjunto de valores e características e apesar de cada pessoa possuir vários desses arquétipos sempre haverá um dominante.

As grandes marcas como Nike, Coca-Cola e a L´Oreal perceberam a importância desses modelos para a construção do seu branding e de uma personalidade de marca identificada com o público que deseja atingir.

Os 12 arquétipos mais comuns são:

  1. O Inocente: deseja ser feliz acima de tudo e acredita em um mundo melhor onde todos podem ser quem desejam.
  2. O Cara Comum: possui o desejo de pertencer ao grupo, sendo igual aos demais e por isso não expõem aquilo que realmente pensam e sentem.
  3. O Herói: acredita que com vontade, dedicação e coragem é possível conquistar qualquer coisa e, portanto, não mede esforços para isso.
  4. O Cuidador: tem o grande desejo de ajudar outras pessoas como faria consigo mesmo e teme por momentos difíceis não por si mas pelos outros.
  5. O Explorador: liberdade é o valor mais importante para esse arquétipo que procura fugir do tédio e sempre experimentar algo novo.
  6. O Rebelde: gosta de quebrar regras, chamar atenção para si e é fiel a seus próprios valores e não aqueles considerados certos pelos outros.
  7. O Amante: seu foco está em relacionar-se com outras pessoas e teme ficar sozinho, valorizando assim a beleza e o romance.
  8. O Criador: possui o dom da criatividade e precisa expressá-lo através de ações significativas.
  9. O Tolo: aposta no humor e na ideia de viver o momento, aproveitar ao máximo sem se importar com o que as outras pessoas vão pensar.
  10. O Sábio: deseja entender o mundo através do estudo e da auto reflexão, é metódico e detalhista e acredita que a verdade é libertadora.
  11. O Mágico: busca a visão das leis fundamentais do universo misturando conhecimentos ocultos, religião, ciência e tecnologia para fazer acontecer.
  12. O Governante: seu maior desejo é exercer o poder, não importa a esfera de atuação, é responsável e gosta de ter o controle.

O conhecimento sobre os arquétipos irá ajudar você a entender melhor o seu público e saber como se comunicar com ele da maneira mais adequada.

Ainda assim, há quem acredite que entender a psicologia humana e o funcionamento do cérebro para alavancar vendas, que é a promessa do neuromarketing, é algo que beira a manipulação.

Os 12 Arquétipos e a persona ideal
Conheça seu público e construa a personalidade de marca ideal

Os 12 Arquétipos e a persona ideal

Neuromarketing e Ética

Há quem ache que estudar os mecanismos inconscientes de tomada de decisão, como o neuromarketing faz, para influenciar vendas e outras ações não é algo ético.

No entanto, praticamente toda comunicação de marketing que nos impacta está apoiada nos princípios do neuromarketing, onde as marcas procuram através de gatilhos persuadir as pessoas a comprar seus produtos e serviços.

E persuasão e manipulação são conceitos confundidos com bastante frequência, apesar de possuírem uma diferença crucial entre eles:

Enquanto usar manipulação significa fazer outra pessoa tomar uma ação que seja contra sua vontade, ao usar a persuasão você só irá ajudar a convencer o outro a fazer aquilo que já estava em seus planos.

Nem você ao produzir um conteúdo persuasivo e nem uma marca gigante e poderosa como a Apple, Coca-Cola, Mc Donald´s, por exemplo, irão convencer você a consumir seus produtos a não ser que haja uma intenção da parte do consumidor.

Por mais que o marketing feito pela Coca-Cola seja impressionante, persuasivo, apele para emoções e use todos os elementos descobertos pelo neuromarketing, eu ainda assim não sou consumidor da marca, ou seja, a empresa não conseguiu me convencer a acreditar que seus produtos são saudáveis ou que eu preciso deles.

Assim como diversas outras pessoas estão antenadas com a proposta da marca e gostam do seu produto, estando muito mais propensas a serem convencidas através de argumentos persuasivos.

A persuasão e o neuromarketing funcionam simplesmente porque a mensagem certa chega ao público certo e nada mais.

Você concorda com essa visão ou acredita que a persuasão, os gatilhos mentais e os conhecimentos trazidos pelo neuromarketing são ferramentas manipuladoras?

Deixe sua opinião aqui nos comentários que eu vou adorar saber o que você pensa e juntos podemos enriquecer ainda mais essa discussão.

 

Como Evoluir 6 Anos em Apenas 6 Meses: A Ciência dos Negócios de Alto Crescimento...

Mentoria Evolution

Clique e Leia o Relatório ➜
Mentoria Evolution

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

246 thoughts on “Ciência e Marketing aliados: o que o Neuromarketing pode ensinar sobre a mente dos consumidores para gerar mais vendas

  1. Thank you a lot for sharing this with all of
    us you actually understand what you are speaking approximately!
    Bookmarked. Please also seek avice from my website =). We could have a hyperlink exchange agreement
    bertween us

    my web-site :: project management traiuning south
    afroca (Valencia)

  2. This is really fascinating, You’re a very skilled blogger.
    I have joined your feed and sit up for in the
    hunt for more of your fantastic post. Also, I have shared your web site in my social networks

  3. Greetings! This is my first comment here so I
    just wanted to give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading your articles.
    Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal with the same subjects?
    Thanks a lot!

  4. Howdy! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be okay.
    I’m definitely enjoying your blog and look forward
    to new updates.

  5. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate
    to this brilliant blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking
    and adding your RSS feed to my Google account. I look forward
    to brand new updates and will talk about this blog with my
    Facebook group. Chat soon!

  6. I’m really impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog.

    Is this a paid theme or did you customize it yourself?
    Anyway keep up the excellent quality writing, it is rare to see
    a great blog like this one nowadays.

  7. Treadmills are very bulky, and they have a tendency to occupy a lot of space with your house.
    Ritalin can be a medication prescribed most often to children to the treatment of Attention deficit disorder and attention deficit hyperactivity disorder.

    You can barely remember everything you did before you
    got to function, given it is part and parcel of your normal routine that is programmed in your mind just like a robot.

  8. Hey there! I’m at work surfing around your blog from my new
    apple iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts!
    Keep up the great work!

  9. It’s genuinely very complicated in this busy life to
    listen news on Television, therefore I just use
    web for that reason, and get the most recent information.

  10. watch movies online free, watch movies online, watch free movies online, watch
    movies online free full movie no sign up, watch movies free online,
    watch movies online for free, watch new release movies online free without signing up, watch hindi movies online, afdah watch movies online,
    watch movies for free online, watch free movies online free,
    watch movies online reddit, watch free bootleg movies online,
    watch bollywood movies online, watch new movies online free, tamil movies
    watch online, what is the best site to watch new movies online free, watch hindi movies online free,
    where can i watch free movies online for free, where can i watch movies online
    for free, watch free movies online streaming, watch movies online free streaming, watch movies online free reddit, watch movies with
    friends online, watch indian movies online, malayalam movies online watch, best site to watch
    bollywood movies online free, watch movies together
    online, watch hollywood movies online free streaming, watch online movies free,
    watch online movies, watch free movies online now, telugu movies watch online, watch free movies online without downloading,
    where can i watch new movies online for free, best sites to
    watch movies online free, watch new movies online,
    watch free online movies, watch hindi movies online hd quality free, watch hindi movies online free streaming, watch
    disney movies online free, watch movies still in theatres online for
    free, where to watch free movies online, watch
    free new movies online, where to watch movies online for free, sites to
    watch hindi movies online, free movies to watch online, watch free movies online for free, watch new movies free online, watch free movies online no bullshit, xname movies watch online,
    123 movies online watch free, where can i watch free hindi movies online, watch movies online free with english subtitles, watch movies online
    free downloads, watch new movies online free without signing up, channel watch movies online, watch
    movies online free no signup or downloads, watch movies online cinema, watch free movies on online, watch free movies online no downloads or sign up,
    watch new free movies online now without downloading, where i can watch free movies online without registering, watch stream movies free online,
    watch free movies in spanish online, watch movies online for free.net, watch movies
    online my ps3, danielle steel movies watch online
    free, watch movies online o, watch 35 free movies online, watch online kids movies,
    watch movies online dead poets society, telugu watch movies online
    2015, film hill watch movies online free, best place
    to watch hindi movies online, watch movies online now
    for free, watch latest hindi movies online free in hd quality,
    watch movies online viooz 2014, watch movies online a good day to die hard, watch
    movies online comcast xfinity, watch new hindi movies
    for free online, watch lmn movies free online,
    watch whole movies free online, watch movies online ninja turtles,
    watch tagalog movies online free full movie, watch youtube free movies online, watch inuyasha movies online free english dubbed, how do you watch movies online, watch movies online for free watchmovies.net, watch
    return of the jedi online free 123 movies, maze runner movies watch online, watch manga movies online free, watch united kingdom abc movies online free, watch latest
    hindi movies good newwz online free, watch free full hd porn movies online, watch jojo
    rabbit online movies 123, watch taxi zum klo online
    free 123 movies, watch the granny for free online 1 2 3 movies, freeborn watch movies online

  11. Superb blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything.
    Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are
    so many options out there that I’m totally overwhelmed ..
    Any recommendations? Appreciate it!

  12. Hi! I know this is kinda off topic however I’d figured I’d ask.

    Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring
    a blog article or vice-versa? My blog covers a lot of the same topics as yours
    and I feel we could greatly benefit from each other.
    If you might be interested feel free to shoot me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Wonderful blog by the way!

    Also visit my site: 188bet

  13. It’s appropriate time to make some plans for the future and it is time to be happy.

    I have read this post and if I could I desire to suggest you
    few interesting things or tips. Maybe you could write next articles referring to
    this article. I desire to read even more things about it!

  14. You could definitely see your skills in the work you write.
    The sector hopes for even more passionate writers like you
    who are not afraid to say how they believe. At all times go
    after your heart.

  15. Hi there, just became aware of your blog through Google,
    and found that it’s truly informative. I’m going to watch out for brussels.
    I will appreciate if you continue this in future. Numerous people
    will be benefited from your writing. Cheers!

  16. Greetings! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I’m getting tired of WordPress because I’ve
    had issues with hackers and I’m looking at
    alternatives for another platform. I would be great if you could point me
    in the direction of a good platform.

  17. I’m really impressed with your writing skills and also with
    the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Either way keep up the nice quality writing, it is rare to see a nice blog like this one
    today.

  18. My brother recommended I might like this blog. He was totally
    right. This post actually made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this
    information! Thanks!

  19. Hi, i read your blog from time to time and i own a similar one
    and i was just curious if you get a lot of spam feedback?

    If so how do you prevent it, any plugin or anything you can suggest?

    I get so much lately it’s driving me mad so any help is very much appreciated.

  20. Please let me know if you’re looking for a author for
    your site. You have some really good posts and I
    think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d absolutely love to write some articles for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please send me an e-mail if interested. Thanks!

  21. Wow, awesome blog format! How long have you ever been running a
    blog for? you make running a blog glance easy. The full glance of your site is wonderful, let alone the content
    material!

  22. It is the best time to make some plans for
    the longer term and it is time to be happy. I have learn this submit and if I could I desire to recommend you some fascinating
    things or suggestions. Maybe you can write subsequent articles relating to this article.
    I want to learn even more issues about it!

  23. I’m not sure where you are getting your info, but good topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding more.

    Thanks for great information I was looking for this info for
    my mission.

  24. Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures
    on this blog loading? I’m trying to determine
    if its a problem on my end or if it’s the blog.

    Any feedback would be greatly appreciated.

  25. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this blog.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to
    get that “perfect balance” between superb usability and
    visual appeal. I must say that you’ve done a superb job with this.
    In addition, the blog loads very fast for me on Internet explorer.
    Superb Blog!

  26. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you
    wrote the book in it or something. I think that you can do with some pics to drive
    the message home a little bit, but instead of that,
    this is magnificent blog. An excellent read.
    I’ll certainly be back.

  27. You really make it appear so easy with your presentation but I in finding this matter to be actually one thing which I think I would by no means understand.

    It sort of feels too complex and extremely large for
    me. I am looking forward for your next put up, I will attempt to get the hold of
    it!

  28. A digital forex utilized in tried other choices like Litecoin Dogecoin or Feathercoin. Sounds unreasonable
    to introduce a authorities-sponsored digital forex buying and selling at 100,000 a decade.
    Briefly term HODL will help the introduction of futures on Bitcoin buying and selling volume.
    It signifies that Bitcoin SV can already manage a excessive quantity of your
    transactions. Lovely stuff I think Bitcoin have witnessed a flood of attention measures both on the global scene.
    Barter and different governing authorities to disregard the
    safety measures taught on this paper it is. Parameters embrace the number
    of Chinese authorities to sign off on some cryptographic algorithm.
    Countries like China and Russia North Korea’s notorious Lazarus group
    seems to be. Some common brokers like etoro and Traderush are the names to
    reckon with. Cryptocurrencies based on the type of tradable assets appeared generically known as
    cryptocurrencies are becoming extraordinarily well-liked.
    This then leaves you with the lowest amount
    funding of just 5 cryptocurrencies Bitcoin and Ethereum.

  29. I blog quite often and I truly thank you for your information. This great article has really peaked my interest.
    I’m going to book mark your blog and keep checking for new details about once per
    week. I opted in for your RSS feed as well.

  30. Hello There. I discovered your blog the usage of msn. This is a really well written article.
    I’ll be sure to bookmark it and come back to read extra of
    your helpful info. Thanks for the post. I’ll definitely comeback.

  31. Someone necessarily help to make severely articles I’d state.
    This is the first time I frequented your web page and thus far?
    I amazed with the research you made to create this
    particular publish amazing. Great job!

  32. Woah! I’m really loving the template/theme of this website.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s tough to
    get that “perfect balance” between user friendliness and appearance.
    I must say you’ve done a excellent job with this. Additionally, the blog loads very quick for
    me on Internet explorer. Excellent Blog!

  33. We are a group of volunteers and starting a brand new scheme in our community.
    Your website provided us with helpful info to work on. You have performed a
    formidable activity and our whole neighborhood will be grateful to you.

  34. I’m not sure why but this web site is loading incredibly
    slow for me. Is anyone else having this issue or is it a issue on my end?
    I’ll check back later and see if the problem still exists.

  35. After cooking each tortilla, dip each within the chicken stock and cream mixture.
    Those who need to detox have numerous options and also lots of the regimes are made for detoxification for example doing away with
    impurities in the body. Soothe your stress by taking multiple stretching
    and deep-breathing breaks.

  36. I delight in, cause I discovered just what I used to be having a
    look for. You’ve ended my four day long hunt!
    God Bless you man. Have a great day. Bye

  37. We are a group of volunteers and opening a new
    scheme in our community. Your web site offered us with valuable info
    to work on. You have done a formidable job and our
    entire community will be grateful to you.

  38. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew
    of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter
    updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite
    some time and was hoping maybe you would
    have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly
    enjoy reading your blog and I look forward to your new
    updates.

  39. Hey would you mind letting me know which webhost you’re working
    with? I’ve loaded your blog in 3 completely different internet browsers
    and I must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you recommend a good web hosting provider at a fair price?
    Many thanks, I appreciate it!

  40. It is the best time to make some plans for the longer term and it is time to be happy.
    I have learn this post and if I may just I desire to counsel you some fascinating issues or tips.
    Maybe you can write subsequent articles relating to this article.
    I wish to read more things approximately it!

  41. Hey There. I discovered your blog the use of msn. This is a very smartly written article.
    I will be sure to bookmark it and return to learn extra of your helpful info.

    Thank you for the post. I will certainly return.

  42. You really make it seem so easy with your presentation but I find this
    matter to be really something which I think I would never understand.
    It seems too complex and extremely broad for me.
    I am looking forward for your next post, I will try to get the
    hang of it!

  43. We’re a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your website provided us with valuable info to work on. You’ve done an impressive job and our whole community will be
    grateful to you.

  44. hi!,I love your writing very so much! share we
    keep in touch more about your post on AOL? I require a specialist on this house to unravel my problem.
    May be that’s you! Having a look ahead to see you.

  45. Hello there, just became aware of your blog through Google, and
    found that it is truly informative. I am gonna watch out for
    brussels. I will be grateful if you continue this in future.
    Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  46. I used to be suggested this web site through my cousin. I’m now not positive whether this submit is written by him as
    nobody else recognize such precise approximately my difficulty.
    You are wonderful! Thank you!

  47. Link exchange is nothing else however it is
    simply placing the other person’s web site link on your page at proper place and other person will also do same in support of you.

  48. Другое дело когда тянет низ живота возможно
    оказывается слишком много простагландинов то
    матка будет больше сокращаться.
    Мало кто обращается за медицинской
    помощью если тянет низ живота и чем устранить симптом.
    5 Эмоциональные нагрузки Склонные к частым перепадам настроения и депрессиям
    девушки низ живота. Женская физиология такова что матка отклонена назад и тогда она проходит в
    течение. В течение нескольких недель или когда перебои
    в настроении жидкость в тканях молочных желез.
    Вывести лишнюю жидкость устранить дискомфорт возникает боль
    в порезанном пальце считает очень.
    Опасности это головная боль колющие боли в первые дни
    месячных болевые ощущения обычно проходят и месячных нет.
    Среди них есть вероятность развития воспалительных явлений в малом тазу будут ноющие болевые симптомы головные боли.
    Он облегчает головные боли до и после менструации то женщине нужно
    искать другие причины. Эти две недели в женском здоровье и
    возможность сексуальных контактов до рождения младенца.
    Обострение хронического воспаления Принимают за день до регул сделать разгрузочный
    день активных выделений.

  49. Thanks for finally talking about >Ciência e Marketing
    aliados: o que o Neuromarketing pode ensinar sobre a mente dos consumidores para gerar mais vendas – <Loved it!

  50. I like the valuable info you provide in your articles.

    I’ll bookmark your weblog and check again here frequently.
    I’m quite certain I will learn many new stuff right here!

    Best of luck for the next!

  51. Whats up very cool site!! Guy .. Excellent ..
    Wonderful .. I will bookmark your site and take the feeds additionally?
    I’m satisfied to seek out so many helpful info
    right here within the post, we want develop more strategies on this regard, thanks for
    sharing. . . . . .

  52. You’ve made some decent points there. I checked on the internet to learn more about the issue and found most individuals will go along with your views on this
    site.

  53. I like how you wrote about Ciência e Marketing aliados: o que o
    Neuromarketing pode ensinar sobre a mente dos consumidores para gerar mais vendas –.

    I want to share too, most trusted wholesale supplier list: https://bit.ly/31tTure (maybe it will help someone)
    Thanks and keep it up!

  54. I will immediately take hold of your rss feed as I can not in finding your e-mail subscription hyperlink
    or newsletter service. Do you’ve any? Kindly allow me know in order
    that I may just subscribe. Thanks.

  55. Good day! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I
    could find a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one?
    Thanks a lot!

  56. I have been surfing online more than 4 hours today, yet I never
    found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me.
    Personally, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the web will be
    much more useful than ever before.

  57. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to
    make your point. You definitely know what youre talking about,
    why throw away your intelligence on just posting videos to your blog
    when you could be giving us something enlightening to read?

  58. It’s the best a chance to make a few plans for the more time term and it’s a chance to be happy.
    I’ve read this publish of course, if I could I
    want to counsel you some interesting issues or advice.
    Perhaps you could write next articles concerning this short article.
    I want to learn more issues about it!

    My website KiethMMotton

  59. Great beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how can i subscribe for a blog
    website? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea

  60. May I just say what a relief to uncover someone who really understands what they’re talking about over the internet.
    You actually understand how to bring a problem to light and make it important.
    More people must read this and understand this side
    of your story. I was surprised you’re not more popular given that you certainly possess the gift.

  61. Great work! This is the kind of information that should be shared across the
    internet. Disgrace on the seek engines for now not positioning this submit upper!
    Come on over and talk over with my website .

    Thanks =)

  62. Amazing blog! Is your theme custom made or did you download
    it from somewhere? A design like yours with a few simple adjustements
    would really make my blog jump out. Please let me know where you got your theme.
    Many thanks

  63. I like the valuable info you supply on your articles.
    I will bookmark your blog and take a look at once more here frequently.
    I am rather certain I’ll be told lots of new stuff proper right
    here! Best of luck for the following!

  64. Wonderful beat ! I wish to apprentice whilst you amend your website, how could i subscribe for a blog website?
    The account aided me a appropriate deal. I were a little bit familiar of this
    your broadcast offered vivid clear concept

  65. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts.
    In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  66. Hello there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers?
    I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any suggestions?

  67. I was suggested this website via my cousin. I am
    no longer positive whether or not this put up is written by means
    of him as no one else know such precise about my problem.
    You are incredible! Thanks!

  68. Heya! I’m at work surfing around your blog from my new iphone 3gs!

    Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all
    your posts! Carry on the great work!

  69. Wow that was unusual. I just wrote an extremely long comment but after I clicked submit my comment didn’t
    appear. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyway,
    just wanted to say great blog!

  70. I think everything published was very reasonable. However, think on this, suppose
    you were to write a killer title? I mean, I don’t want to
    tell you how to run your blog, however what if you added a headline that makes people want
    more? I mean Ciência e Marketing aliados: o que o Neuromarketing pode ensinar sobre
    a mente dos consumidores para gerar mais vendas – is a little boring.
    You should glance at Yahoo’s home page and note how they
    create post titles to get viewers to open the links. You might add a related video or a picture
    or two to get readers interested about everything’ve got to say.
    In my opinion, it might make your posts a little bit more interesting.

  71. Hello There. I found your blog using msn. This is a really well written article.
    I’ll be sure to bookmark it and return to read more of your
    useful information. Thanks for the post. I’ll definitely
    return.

  72. Wow, incredible blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look
    of your web site is fantastic, as well as the content!

  73. I have learn a few just right stuff here.
    Certainly worth bookmarking for revisiting. I wonder how much attempt you set to make one of these great informative site.

  74. Hey there! Do you know if they make any plugins to help
    with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but
    I’m not seeing very good gains. If you know of any please share.

    Many thanks!

  75. Great post. I used to be checking continuously this blog and I’m inspired!
    Extremely helpful info specially the remaining phase 🙂 I take
    care of such information a lot. I was seeking this certain info
    for a very long time. Thanks and good luck.

  76. I’ve been surfing online greater than 3 hours today, but I by no means discovered any interesting article
    like yours. It’s beautiful value sufficient for me. In my view,
    if all web owners and bloggers made good content as
    you did, the net shall be much more helpful than ever before.

  77. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a
    comment is added I get several emails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service? Thanks a lot!

  78. Certamente um dos melhores artigos que li nos últimos tempos sobre um tema importante, indo além dos gatilhos mentais de forma simples e prática. Obrigadão.

  79. I would like to thank you for the efforts you’ve put in penning this website.
    I am hoping to see the same high-grade blog posts from you
    in the future as well. In fact, your creative writing abilities has
    motivated me to get my very own blog now 😉

  80. Just desire to say your article is as surprising.
    The clearness in your publish is just nice and
    that i could think you’re a professional in this subject.
    Well together with your permission allow me to take hold
    of your feed to keep updated with drawing close post.
    Thanks 1,000,000 and please continue the enjoyable work.

  81. Hi, Neat post. There’s a problem with your web site in internet
    explorer, might check this? IE still is the marketplace leader and a large section of other people will pass over your wonderful writing due to this problem.

  82. With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism
    or copyright violation? My website has a lot of exclusive content I’ve either written myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping
    it up all over the internet without my permission. Do you know any ways to help protect against content from being stolen? I’d certainly
    appreciate it.

  83. bones”-Worst gunman-Worst driver-No optional preps-worst hacker-get 750k at least-silent and sneaky but get detected instantly cause that’s what happens.-high level buyer-no helicopter. -no sewers. -oh and must be with one random and you can have only 1 friend with you.Edit:-Main entrance-Main exit-No decoy.-no clean vehicle. U too broke for thatGood luck 🙂

  84. Oh my goodness! Incredible article dude! Thank you so much, However I am experiencing problems with your RSS.
    I don’t understand the reason why I am unable to join it.

    Is there anybody else getting similar RSS
    issues? Anyone that knows the answer will you kindly respond?

    Thanks!!

  85. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or weblog posts
    in this kind of area . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this web site.

    Studying this info So i’m satisfied to show that I’ve an incredibly
    excellent uncanny feeling I found out just what I needed.
    I most without a doubt will make certain to do not disregard this
    site and give it a look regularly.

  86. This is really interesting, You’re an excessively skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to in quest of extra of your excellent post.

    Also, I have shared your website in my social networks

  87. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to far added agreeable from you!

    However, how can we communicate?

    Also visit my web-site w88

  88. Mais um artigo maravilhoso.
    De forma clara e objetiva. E assim como todos os outros, a vontade é de sair correndo e começar a colocar tudo em prática

    Obrigado Henrique!

  89. Excelente conteúdo Henrique! O Neuromarketing é hoje sem dúvida nenhuma imprescindível em qualquer empresa ou área que se relacione com as decisões do cliente.

  90. Fala Henrique! Rinaldo aqui, cara sensacional, eu sempre acreditei nisso, e sempre fui atraído pela neurociência e a psicanálise, já usei muito algumas dessas técnicas em vendas, quando era vendedor, eu sempre gostei de entrar na mente das pessoas e buscar seus desejos, sonhos, a partir dessas informações, eu criava projetos e apresentava exatamente aquilo que o cliente tinha em mente, mas de forma oculta, então só trazia pra fora. Quando vi sua matéria, eu pensei, cara o Henrique é muito foda, ele está sempre inovando e buscando ferramentas para gerar valor a todos nós que estamos em busca de peças fundamentais para alavancar nosso negócio. Obrigado por tudo, já estou ansioso para as próximas novidades, porque sei que você não para e não se cansa de buscar novidades. Abraços.

    1. Woow Rinaldo! Gratidão por suas palavras e pela confiança em nosso trabalho! 🙂

      Fico muito feliz em saber que os conteúdos da Viver de Blog proporcionam aprendizados e conhecimentos de valor para sua jornada!

      Vamos que vamos! Tem muito mais vindo por aí!

      Forte abraço!

  91. Brilhante como é costume.
    Ao arquétipo nº 12, hum,… hum,,, cheira mais a psicopata que a governante responsável,…

    1. Opa João! Obrigado pelo feedback e por acompanhar a gente!

      Sobre o arquétipo que comentou, de fato algumas pessoas que tendem a ter problemas desta natureza podem ter essas características. Se bem utilizadas, podem render também bons frutos, pois um poder que é bem utilizado alavanca grandes mudanças e pode beneficiar muitas pessoas! 🙂

      Grande abraço e sucesso!

  92. Artigo de qualidade tremenda como sempre Henrique, muito bom esse tema, ta muito bem explicado. Obrigado e Parabéns

        1. Sobre a confusão que muitas pessoas costumam fazer entre persuasão e manipulação, creio que a falta de entendimento de vários conceitos existentes na sociedade é o maior problema, ainda mais quando se fala tanto em marketing nos dias atuais; Aí é que a coisa pega , pois na visão dos brasileiros o marketing é uma ferramenta encarada como um “tiro no escuro”, principalmente para os micro – empreendedores, quando na verdade não o é. É graças ao marketing e todos os seus recursos técnicos que as empresas se mantêm de portas abertas vendendo seus produtos e ao mesmo tempo gerando novos empregos. Gostei
          a bessa da matéria. Sucesso, parabéns!

          1. Olá Lima Sousa! Muito obrigado por comentar e compartilhar com a gente as suas percepções. De fato, muitas pessoas confundem os conceitos e acabam se fechando para novos conhecimentos e possibilidades de uso de ferramentas que podem fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio.

            Gratidão por sua participação e feedback! 🙂

            Forte abraço e sucesso!

Os comentários estão desativados.

Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

>