close

Mais Presença

7 Elementos Indispensáveis na Nova Era do Marketing Digital: Repense sua estratégia antes que seja tarde demais

Henrique Carvalho Escrito por Henrique Carvalho em 31 de maio de 2016
Estratégia de Marketing Digital

7 dicas para conquistar sua audiência

Seu arquivo está pronto.

Baixe gratuitamente seu material

file_downloadBaixar material.

Marketing Digital é um conceito tão presente em nossas vidas, que parece ter sempre existido, apesar de ter sido criado apenas há pouco mais de 20 anos.

Mas e o que é o Marketing Digital exatamente?

Marketing Digital é a reunião de estratégias de marketing, com o intuito de identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores, porém feito de forma online.

Inclusive, esta vertente do marketing não é um exclusividade de negócios online ou de blogs e sites, mas também bastante utilizado para promover negócios físicos.

O Marketing Digital envolve algumas atividades como:

  • Gerar valor através do Marketing de Conteúdo;
  • Criar relacionamento com audiência através do Email Marketing;
  • Aumentar alcance usando SEO (Search Engine Optimization);
  • Melhorar o lado social através da Gestão de Mídias Sociais;
  • Construção e manutenção de blog e/ou site;
  • Produção de vídeos e outros materiais visuais.

O maior diferencial do Marketing Online é que não é você ou sua empresa que irão atrás dos consumidores, mas justamente o contrário.

Você precisa dar um motivo para que as pessoas cheguem até você.

E como?

Gerando real valor através da produção de conteúdo de qualidade, seja o seu cliente o consumidor final ou outras empresas.

Outra característica típica do Marketing Online é o baixo investimento, especialmente se comparado com as mídias tradicionais como televisão, rádio ou jornais e revistas.

Além de claro ser muito mais fácil de mensurar os resultados de todo investimento.

Apostar no Marketing Digital é a garantia de sucesso do seu empreendimento, seja ele online ou não.

Portanto continue lendo este artigo para saber mais sobre:

A história por trás do conceito de Marketing Digital

O termo Marketing Digital foi usado pela primeira vez em 1990, junto com o surgimento da internet que conhecemos hoje.

A Plataforma Web 1.0, usada na época, permitia que usuários encontrassem a informação desejada, porém não existia a possibilidade de interação.

A relação dos usuários com a internet era totalmente passiva.

Modelo muito semelhante ao marketing tradicional, onde o consumidor não tem o poder de interferir e opinar sobre o conteúdo que está consumindo.

Aos poucos essa realidade começou a ser desenhada para o caminho que conhecemos hoje e em 1993 os primeiros banners clicáveis e o Yahoo são criados.

O Google aparece em em 1998 assim como o buscador do Yahoo e da Microsoft, permitindo o usuário ter um pouco mais de participação no ambiente online.

Mas apenas em 2006 que mundo do Marketing Digital começou a expandir de verdade, quando o tráfego de buscas online cresceu para 6.4 bilhões em apenas um mês.

Percebendo a grande oportunidade que tinha nas mãos, de avaliar o conteúdo e criar anúncios baseados nos termos pesquisados, o Google começa a expandir seu portifólio de produtos e cria o Google Adwords e o Google Adsense e assim se torna o maior buscador do mercado.

Uma nova era começou com a Web 2.0.

Agora os usuários não só poderiam consumir conteúdo, mas também aumentar sua participação na internet e interagir com outras pessoas do seu círculo social e com as marcas de sua preferência.

Plataformas e redes sociais como WordPress, Facebook e YouTube surgiram, estreitando ainda mais os laços de interação que já estavam acontecendo.

O cenário do Marketing Digital estava se mostrando cada vez mais promissor.

Outras duas inovações que mudaram e muito o Marketing Online e o aproximou do que experimentamos hoje, foram a chegada dos Cookies e a invenção do Iphone.

Um jeito fácil de descobrir o que é um Cookie: você entra em algum site, procurando por um produto ou serviço, por exemplo.

Ao continuar navegando normalmente , começará a ser “perseguido” por banners anunciando exatamente aquele produto que você pesquisou.

Coincidência? Certamente que não!

Apenas uma maneira encontrada para trackear suas buscas e oferecer promoções sob medida para você.

Quanto ao Iphone, nós todos já conhecemos a história. Até por que cada vez mais navegamos, usamos redes sociais e compramos em nossos smartphones.

O Marketing Digital evoluiu muito e rapidamente ao longo desses 20 anos e essas mudanças certamente serão cada vez mais rápidas

Daí a necessidade de manter-se sempre atualizado e prestar atenção nas novas tendências para se manter competitivo na internet, seja com seu empreendimento digital ou offline.

Por que as empresas estão apostando cada vez mais no Marketing Online

marketing-digital-04

Não há grandes dúvidas de que o Marketing Digital já é o presente e será o futuro do Marketing.

Isso por si só já justifica a corrida, seja de grandes empresas ou de pequenos empreendedores que querem conquistar seu espaço no concorrido mercado.

Mas se não bastasse, ainda existem muitas vantagens adicionais.

O Marketing Digital funciona tão bem em processos de compra porque os consumidores conseguem acessar a informação que desejam a qualquer momento.

E não apenas quando as empresas decidem.

Além disso, ficamos conectados grande parte do nosso tempo na internet, seja conversando com amigos, consumindo conteúdo ou jogando online.

Ficou muito mais fácil conquistar seu público-alvo, pois não importa a que nicho de mercado seu consumidor pertence, ele certamente estará online também.

Não só ele: mas seus amigos, parentes, colegas de trabalho, praticamente todo o seu círculo social.

E essas pessoas também estarão dividindo impressões sobre produtos que compraram e se são clientes satisfeitos de uma marca ou não.

Não será só você falando da sua própria marca, blog ou negócio online, mas sim muitas e muitas pessoas.

Se o trabalho de divulgação for bem feito, até mesmo os formadores de opinião terão algo positivo a dizer sobre seu produto.

E claro: a opinião de pessoas próximas é muito mais confiável do que uma empresa falando bem do seu próprio produto.

Os consumidores desejam marcas confiáveis, que saibam se comunicar com sua audiência, entendam seus problemas e ofereçam soluções personalizadas.

E só conseguirão fazer isso porque conhecem e se conectam de forma especial com seu cliente.

Muitas e muitas oportunidades estão por ai, se você souber como explorar com inteligência e se posicionar com clareza.

Isso sem falar da maior facilidade de obter métricas, especialmente quando comparadas às campanhas tradicionais de marketing.

Você consegue monitorar com precisão quantas pessoas estão acessando seu site, quantas assinam sua lista de emails e quanto o investimento em Facebooks Ads está dando de retorno em vendas.

E sem mencionar o fato de que investir em Marketing Digital é infinitamente mais econômico do que gastar rios de dinheiro em campanhas na mídia tradicional.

Apesar da grande importância, implementar uma estratégia pode não ser tão simples e ter um passo a passo na hora de montar seu Plano de Marketing Digital, pode ser essencial para o sucesso do seu blog.

Os motivos para investir cada vez mais no Marketing Digital e nas táticas de Inbound Marketing estão todos aí.

E esse é um movimento tão forte, que até mesmo Philip Kotler concorda que se você quer fazer parte do hall de empreendimentos bem sucedidos, deve fazer mudanças na sua estratégia de marketing.

7 dicas para conquistar sua audiência
Estratégia de Marketing Digital

7 dicas para conquistar sua audiência

Revolução do marketing: o novo marketing 3.0 na visão de Philip Kotler

marketing-digital-05

A excelência em marketing é rara e difícil de obter, pois é ao mesmo tempo arte e ciência – Philip Kotler

Quando falamos de marketing, não podemos ignorar o conhecimento de um dos maiores especialistas no assunto: Philip Kotler.

O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Ou seja, supre as necessidades e gera lucros. Uma relação onde todos tendem a ganhar.

De acordo com Kotler, a grande maioria das empresas está no estágio do Marketing 1.0, e fazem um bom serviço, sendo eficientes, lucrativas e focadas em produtos para o mercado de massa.

Outras empresas, no entanto, se preocupam em não só serem lucrativas, mas também querem conhecer melhor seu consumidores, entender como funciona seu processo de compra e como podem atender suas necessidade de uma forma melhor. Esse é o Marketing 2.0.

No entanto, o Marketing 3.0 vai além dessas duas versões do marketing.

As empresas que estão no estágio 3.0, não apenas querem fazer produtos que atendam necessidades ou conhecer o seu consumidor um pouco melhor.

O marketing 3.0 quer saber quem é a pessoa por trás da figura que compra seus produtos ou serviços.

Querem conhecer seus anseios diante de um mundo bastante instável, onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos e assim mostrar que também se interessam pelo futuro do meio ambiente e partilham das mesmas preocupações.

Querem fazer a diferença na mente do consumidor ao se conectar com ele. Em outras palavras, fazer do mundo um lugar melhor.

marketing-digital-38

Claro que esta mudança é gradativa e apenas poucas empresas já atuam com o Marketing 3.0.

Não é possível, na visão de Kotler, pular das estratégias praticadas no marketing 1.0 direto para o 3.0.

Os outros pilares precisam estar sólidos para que uma verdadeira mudança aconteça.

Mas não há dúvidas: os negócios que se importarem com pessoas e não com números e souberem utilizar de forma ética as armas da persuasão, serão aqueles que terão um lugar no mercado atual.

Os 4 Ps de Marketing ganham reforço

marketing-digital-06

A base de qualquer estratégia de Marketing Digital ou não, deve levar em consideração os 4Ps de Jerome Mc Carthy. São eles:

  • Produto: aquilo que será vendido para o cliente;
  • Preço: estratégias de precificação, produtos com diferencial maior tendem a ser mais caros;
  • Praça: onde e como esse produto será distribuído e vendido;
  • Propaganda: como o público-alvo tomará conhecimento do produto.

E essa é uma estratégia que costuma ser definida de dentro para fora da empresa, sem necessariamente levar em consideração a opinião de seus clientes.

Porém, é justamente essa parte que está mudando com a adição de um item que não pertencia a essa fórmula: a co-criação.

Os clientes verdadeiramente apaixonados por sua marca, querem contribuir com ideias não só de produtos, mas de propagandas e até mesmo na definição de preços.

Um exemplo bastante interessante é o da marca de salgadinhos Doritos.

Ao invés de contratar uma agência de publicidade para fazer sua campanha, a marca decidiu ir até seu público e lançar um desafio.

Produzir um vídeo de 30 segundos, com uma ideia fantástica para o seu próximo comercial a ser exibido no SuperBowl, um dos maiores eventos esportivos dos Estados Unidos e também um dos locais mais importantes para se anunciar um produto, devido à grande audiência.

O ganhador levaria não só um prêmio de 1 milhão de dólares mas também um contrato de trabalho com a Universal Pictures. Nada mal!

Este é o vídeo que a marca Doritos chama os seus consumidores a participar:

O resultado tem sido tão favorável para a empresa, que há cerca de 8 anos essa é a maneira usada para divulgar a marca.

Prova de que, cada vez mais, a interação com o público-alvo é o que fará o verdadeiro diferencial do seu produto ou serviço.

O marketing tradicional, conhecido como aquele que empurra produtos e serviços está perdendo cada vez mais espaço para o novo marketing, onde você produz algo relevante e instiga o cliente a vir até você.

Outbound Marketing x Inbound Marketing: dê adeus a velhos conceitos

marketing-digital-08

As pessoas não querem mais sofrer interrupções em momentos de lazer e descanso, quando assistem TV, leem seu jornal preferido ou navegam pela internet.

O velho modelo de marketing, ou o Outbound Marketing, se apoia em 3 pilares básicos:

  • Informar;
  • Persuadir;
  • Relembrar.

Esses pilares se traduzem em ações como uso de banners em sites, outdoors, publicidade em vídeo ao invés de conteúdo em vídeo, email com classificação de spam, propagandas pagas em televisão, rádio e meios impressos, telemarketing, mala direta e muito mais.

A comunicação é feita de apenas um lado, sem a permissão do outro e só existe enquanto houver investimentos, geralmente bastante altos.

Ninguém mais têm paciência para ouvir inúmeros argumentos de vendas ou ser quase forçado a consumir algo que nem é tanto do seu interesse.

Muito pelo contrário.

O consumidor moderno nunca esteve tão exigente e consciente daquilo que deseja.

E a participação do Marketing Digital nesse processo de mudança é incontestável.

Mais do que serem apenas persuadidos, os clientes querem ser encantados.

O novo modelo se apoia em outros 3 pilares, mas completamente diferentes:

  • Demonstrar;
  • Envolver;
  • Empoderar.

O novo marketing, ou o também chamado de Inbound Marketing, tem como objetivo conquistar o interesse dos consumidores, ao invés de gastar todo seu orçamento em anúncios pagos, para comprá-los.

Para conhecer melhor as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing, veja o infográfico: “Inbound Marketing: a estratégia que está mudando a comunicação nos negócios.”

Não basta pagar para chegar no consumidor, é preciso estabelecer credibilidade e ganhar confiança para ser ouvido de verdade.

Se você não tem nada para oferecer, seu público nem o levará em consideração.

Melhor ainda, você sequer terá uma audiência.

Os consumidores desejam uma conexão verdadeira com a marca, querem produtos feitos sob medida para atender suas necessidades e desejos.

Esse é o fator determinante do verdadeiro Marketing 3.0: colocar os indivíduos e seus ideais na frente dos lucros.

E não se engane, sua audiência sabe muito bem quando você está demonstrando cuidado genuíno com ela ao invés de fingir para apenas concretizar meia dúzia de vendas.

E você será testado a todo momento neste mercado. Um deslize e todo seu trabalho para construir sua imagem no mercado desmorona em pouco tempo.

Se você parece mentir ou tem intenção de empurrar um produto, se preocupando apenas com a comissão, elas irão sentir isso e a confiança delas por você irá cair.

Porém, faça um trabalho de qualidade e se preocupe de verdade com quem irá receber e garanto que você estará no caminho certo.

Precisando de mais algum incentivo para apostar de vez no Inbound Marketing junto com sua estratégia de Marketing Digital?

Conheça alguns números bastante interessantes:

  • O Inbound Marketing é responsável por mais de 90% dos cliques na internet enquanto o Outbound Marketing fica com os outros 10%;
  • O Inbound Marketing é 62% mais barato do que o Outbound Marketing;
  • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;
  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de Inbound Marketing.

E que maneira melhor de entrar na onda do Inbound Marketing, se não através do Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo

marketing-digital-09

Marketing de Conteúdo é uma forma de comercialização de produtos e/ou serviços direcionados a um público-alvo através da criação de conteúdo relevante e valioso que atrai, envolve e, possivelmente estimula a ação do cliente, gerando uma maior receita.

Através da criação, do talento e do trabalho é possível gerar conteúdo relevante que encanta e leva o leitor a tomar uma ação.

Que não necessariamente se restringe a uma venda. Pode ser também curtir sua publicação, compartilhá-la nas redes sociais ou cadastrar na sua lista de emails.

Muitos que começam a apostar nesse modelo desanimam, pois os resultados demoram um pouco mais a aparecer, é verdade.

No entanto, aquilo que você conquistar será infinitamente mais sólido do que se fosse feito o Marketing Digital, mas utilizando estratégias de Outbound Marketing.

Fora que você não irá parar de crescer.

Apesar de ser infinitamente mais barato do que o marketing tradicional em termos financeiros, o seu tempo será a moeda de troca.

Investir em Marketing de Conteúdo funciona tão bem porque os clientes chegam até você através de ferramentas de busca, referências e mídias sociais.

Você é procurado e não o contrário.

E se você quiser aprender como atrair tráfego orgânico para seu blog ou site, através dos mecanismos de busca, sugiro a leitura do artigo “O que é SEO: o guia básico para iniciantes na arte de rankear conteúdos épicos.”

marketing-digital-10

Isso aumenta a confiança entre o produtor e seu público. Informações que solucionam um problema, facilitam um processo ou motivam a alcançar um objetivo são valiosas e fazem com que as pessoas se lembrem de quem as escreveu com sentimento de gratidão.

O gatilho mental da reciprocidade explica bem esse fenômeno.

Essa conexão leva algum tempo para acontecer, pois é necessário que o autor seja visto e lembrado como referência no assunto.

Só depois de atrair e envolver o público, é possível (e aconselhável) estimular a ação do mesmo, isto é, levá-lo a comprar algum produto ou serviço.

Para avaliar seu desempenho em Marketing de Conteúdo, veja se você está prestando atenção a esses elementos:

  • Quem é seu público-alvo? Não apenas em dados geográficos e demográficos, mas também quem é o ser humano, quais seus sonhos, desejos e medos. Só assim para produzir conteúdo personalizado;
  • Conhecer sua audiência já é meio caminho andado para produzir conteúdo que gere valor. Mostre que você domina o assunto. Para isso, foque em qualidade, não quantidade.
  • Divulgue seu conteúdo. Produzir conteúdo sem fazer com que ele alcance as pessoas é apenas publicar de graça, portanto, promova seu conteúdo nas plataformas adequadas para atingir seu público.

Depois de interagir e conversar suficientemente com seu público, você deve se perguntar: será que alguém pagaria pelo meu conteúdo? Se sim, então você pode oferecê-lo como produto ou serviço.

Seus leitores estarão prontos para receber suas ofertas e, diante de tanto material de alta qualidade que você já ofereceu, vão querer lhe retribuir de alguma maneira.

Para não restarem dúvidas sobre a importância de adotar um plano de Marketing Digital baseado em conteúdo, veja a seguir algumas estatísticas que certamente chamarão a sua atenção:

  • 75% das pessoas não acreditam em anúncios;
  • 60% dos consumidores se sentem mais confiantes a respeito de uma companhia depois de ler conteúdo personalizado em seu site;
  • 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca;
  • 84% das pessoas de 25 a 34 anos abandonam um site favorito por causa de anúncios intrusivos;
  • 68% dos consumidores vão às redes socais para lerem publicações sobre produtos.
7 dicas para conquistar sua audiência
Estratégia de Marketing Digital

7 dicas para conquistar sua audiência

Os 7 elementos indispensáveis para a sua estratégia de Marketing Digital

marketing-digital-11

A melhor propaganda que existe é aquela feita por alguém de sua confiança. Se for de seu círculo social, melhor ainda.

O Marketing Digital feito com excelência jamais irá ignorar o poder da propaganda boca-a-boca e do Marketing Viral.

Portanto, se você quer alcançar sua audiência através do novo marketing e ao invés de atrapalhar, gerar valor, conheça os 7 elementos do Marketing Online:

Blog

marketing-digital-12

Você sabia que empresas que possuem blog geram 67% mais leads que as empresas que não possuem?

O blog é a ferramenta mais importante do Marketing Digital porque consegue estabelecer uma conexão com a audiência, onde você não é o único que emite opiniões. Seu público também participa!

Quem ainda não possui um blog está perdendo o grande benefício de toda essa interação: feedbacks valiosos sobre o seu trabalho. E se você ainda não tem um blog, confira este artigo aqui sobre como criar um blog do absoluto zero.

Só assim você descobre se está no caminho certo.

Mesmo que você já tenha um site, considere a possibilidade de fazer um blog e assim se aproximar de seus clientes.

Além disso, o blog é o seu espaço, é onde você dita as regras do jogo e não se torna totalmente dependente das constantes mudanças em redes sociais.

eBook

marketing-digital-13

Se você pretende crescer sua lista de emails, precisa ter um tipo de material que chamamos de isca digital.

Nada mais é do que oferecer um conteúdo de muito qualidade e em troca pedir para que a pessoa se cadastre em sua lista de emails.

E eBooks costumam funcionar muito bem para esse propósito.

Geralmente são conteúdos bem mais aprofundados que um artigo em seu blog e contam também com um design especial, sendo assim um motivo justo para que alguém de fato forneça seu email.

Se quiser que seu eBook seja altamente compartilhado, não esqueça de caprichar, especialmente no design e sempre use uma chamada para a ação específica. Veja mais detalhes como escrever um eBook ideal para sua estratégia de Marketing Digital aqui.

Email Marketing

marketing-digital-14

O melhor ativo de um empreendedor digital é a sua lista de email.

Com ela, é possível estreitar o relacionamento com a audiência, seja através de campanhas exclusivas para quem assina sua newsletter ou até mesmo a melhor forma de vender seus produtos.

E os números são bastante atraentes e justificam toda essa importância do email no Marketing Digital.

  • 92% dos usuários de internet possuem pelo menos uma conta de email;
  • Ou seja, 3.5 bilhões de usuários;
  • Quem recebe uma oferta por email gasta em média 83% a mais nas compras online;
  • As chances de uma pessoa que assina sua lista comprar um produto seu é muito maior, pois ele já o conhece e confia em você.

Se você ainda acha que são os banners que trarão resultados financeiros para seu blog, está completamente enganado.

Ao invés de anúncios, você precisa espalhar caixas de captura de email em seu blog. Lembrando sempre de respeitar a usabilidade do seu site.

Quando já tiver sua lista, use o princípio da reciprocidade e sempre distribua conteúdo grátis para aqueles que assinaram.

Esse é o seu público mais engajado, não tenha dúvida.

Use sempre o seu bom senso e não lote a caixa de entrada de seus leitores.

Mas use sua lista para promover produtos próprios e afiliados a fim de gerar receita para seu empreendimento online.

Venda, mas sem vender sua alma.

Infográficos

marketing-digital-15

Infográfico é um tipo de conteúdo visual que apresenta informações complexas de forma extremamente simples.

Por isso gosto muito de publicar este formato de conteúdo no Viver de Blog, como esse sobre a “Psicologia das Cores no Marketing e no dia a dia.”

Outra vantagem de usar infográficos, é que este tipo de conteúdo tem 30 vezes mais chance de ser consumido, já que 40% das pessoas respondem melhor a formatos visuais.

Muito fácil de entender essa preferência em um mundo altamente conectado, onde chegamos a sofrer com o excesso de informações que recebemos todos os dias.

Nada como um material fácil e rápido de assimilar.

Além disso, marcas que utilizam infográficos crescem seu tráfego 12% mais que marcas que não utilizam.

Mídias Sociais

marketing-digital-16

Uma das melhores maneiras de divulgar seu blog ou site, é através das redes sociais.

Isso se deve ao simples fato de todos os seus possíveis clientes estarem presentes não em uma, mas várias das redes sociais mais populares.

Além de desejarem se conectar com pessoas, os indivíduos também se interessam por conteúdos publicados por marcas. Mas por apenas um motivo.

Obter conteúdo relevante e de qualidade.

Você precisa estabelecer sua presença nas redes sociais, mas jamais deve apoiar toda sua estratégia de Marketing Digital nelas, pois construir seu negócio em um lugar onde você não dita as regras pode ser bastante perigoso, como discutimos melhor neste artigo aqui.

Além disso, a todo momento surgem novas mídias sociais e justamente aquela, que você tinha toda sua base de clientes, pode desaparecer da noite para o dia, junto com o seu negócio.

Duvida? Então é só lembrar do Orkut…

Se usadas com inteligência e com um bom planejamento de conteúdo, tendem a trazer benefícios significativos para seu blog ou site, como boas estratégias para ganhar seguidores no Instagram.

Para não correr o risco de falhar na estratégia de divulgação do seu blog, marca ou negócio nas redes sociais, recomendo estes dois infográficos do Viver de Blog:

Antes de começar a gerar conteúdo nessas mídias, pesquise sobre o comportamento do seu público, saiba o melhor horário para postar e também a frequência ideal com que fazer isso, para não se tornar escasso ou maçante.

Para conhecer qual o melhor método para divulgar seu conteúdo, se comunicar com sua audiência e vender seus produtos, veja o infográfico “Email Marketing x Mídias Sociais: descubra de uma vez por todas em qual investir para impulsionar a divulgação do seu conteúdo”.

Video Marketing

marketing-digital-17

Em 2017, vídeos serão responsáveis por 69% de todo o tráfego do consumidor na internet.

Um bom motivo para começar a investir neste tipo de mídia hoje mesmo.

Como se esse argumento já não fosse suficiente, um blog que tem links com vídeos atraem 3x mais tráfego.

Isso claro, quando os vídeos não são feitos eventualmente, mas sim com a mesma frequência que você publicaria artigos em seu blog, por exemplo, respeitando um planejamento de conteúdo.

Para aumentar o alcance da sua estratégia de video-marketing você precisa aplicar técnicas de SEO, escolher um título que leve o usuário a clicar e assistir, um conteúdo bem construído e baseado em um roteiro e boa apresentação.

Além disso, outros estudos mostram que aqueles que assistem vídeos estão muito mais propensos a comprar do que aqueles que não assistem, uma vez que os vídeos são mais explicativos que outras formas de conteúdo.

Excelente alternativa para quem não gosta ou sente que não escreve tão bem.

Webinários

marketing-digital-18

Considero os webinários uma das melhores formas de interagir com a minha audiência.

Para quem não sabe, são palestras ao vivo, transmitidas via internet, onde quem está assistindo pode participar fazendo perguntas e dando sugestões, desde que estejam relacionadas ao tema do encontro.

Um webinário serve tanto para passar conteúdo gratuito, para apresentar algum produto seu ou de um afiliado para sua audiência e principalmente para matar as objeções das pessoas em relação ao produto que está sendo vendido.

Você pode criar um webinário de graça através do Google Hangouts. É simples e você não vai precisar de um estúdio profissional para isso.

Com antecedência, defina o tema, data e divulgue sua palestra ao vivo. A escolha do assunto tem a ver com seus objetivos.

Duas semanas antes da palestra, você deve estar com sua landing page pronta e continuar a divulgação por email, redes sociais, mídias pagas e, claro, no seu blog/site.

Depois do webinário gravado, você ainda poderá divulgá-lo para as pessoas que não puderam participar.

Está curtindo esse artigo? Então coloque seu email abaixo e junte-se a vários leitores inteligentes do Viver de Blog e ser o primeiro a receber novos conteúdos memoráveis.

As 8 melhores Ferramentas de Marketing Digital

marketing-digital-19

Todo o excesso de tecnologia ao qual temos acesso hoje pode ser tanto prejudicial quanto benéfico. A diferença entre o antídoto e o veneno está em sua dose.

Porém, não podemos negar que, quando falamos da tecnologia como um meio facilitador de atividades diárias, ela certamente se mostra uma aliada na busca pela excelência.

Principalmente para os profissionais que trabalham na internet, o uso de ferramentas de marketing se torna indispensável.

Seja para construir um blog ou site, divulgar conteúdo, administrar redes sociais ou reunir informações importantes, fica cada vez mais difícil imaginar trabalhar sem o auxílio delas.

Vou apresentar algumas que fazem parte do meu dia a dia e que considero essenciais para quem quer trabalhar com Marketing Digital.

#1 Design profissional para seu blog com o tema Athena

marketing-digital-20

Você tem apenas 8 segundos para conquistar a atenção de uma pessoas que chega para visitar seu site.

Agora me responda: o que você acha que alguém consegue avaliar neste curto espaço de tempo?

Certamente não é a qualidade do seu conteúdo, mas sim o design do seu blog/site.

Mesmo que o seu conteúdo seja melhor do que o de todos os seus concorrentes juntos, se você não causa uma boa impressão, o usuário nunca ficará sabendo disso e irá embora sem nem pensar.

A primeira impressão no seu site é muito importante para você desperdiçá-la através de um design que não é exatamente o que seu leitor espera.

Portanto, para um design profissional em minutos, que além de bonito e funcional é voltado para garantir aos seus leitores a experiência de leitura que eles merecem e o destaque que você deseja, eu indico o Athena, template cuidadosamente criado pelo Time VDB.

#2 Produza o melhor conteúdo para seu público descobrindo seus interesses

marketing-digital-21

O Keyword Planner é o planejador de palavras-chave do Google, gratuito e perfeito para análises de volume de buscas mensais, concorrência, previsões de tráfego e histórico.

E por que considero o uso desse tipo de ferramenta tão importante?

Ao invés de produzir textos baseado apenas na sua intuição, que tal se apoiar em números?

A maior parte do tráfego do Viver de Blog, algo em torno de 60%, vem do Google, ou seja, do tráfego orgânico.

Sabendo quais as palavras e termos mais pesquisados, consigo produzir um conteúdo de qualidade que seja do interesse de muitas pessoas.

#3 Faça seus próprios infográficos com o Canva

marketing-digital-22

Como vimos acima, infográfico é um dos melhores formatos de apresentação de conteúdo.

São visualmente atraentes, de fácil compreensão e ao mesmo tempo reúnem informações valiosas e complexas. As pessoas simplesmente adoram!

A boa notícia é que você não precisa ser um designer para produzir infográficos atraentes e que farão sucesso com a sua audiência.

Principalmente para quem não tem conhecimento em design, recomendo o Canva.

Uma ferramenta bastante intuitiva, que disponibiliza muitos recursos visuais como fotos, tipografias e ícones. E tudo isso de graça!

Uma grande parte da biblioteca é de itens gratuitos, e mesmo os pagos ficam em torno de $1.

#4 Construa Landing Pages com Unbounce

marketing-digital-23

Unbounce é um aplicativo web para criação e análise de landing pages, páginas com foco específico em conversão.

Aém de oferecer uma grande quantidade de templates gratuitos, possibilita a total customização de uma landing page e é fácil de usar, seja para montar ou testar a landing page.

Isso sem falar que o design das páginas é totalmente responsivo!

#5 Gerencie suas redes sociais com o Buffer

marketing-digital-24

O Buffer distribui conteúdo de forma prática e fácil para diversas redes sociais, como Facebook, Twitter, Google+ e Linkedin, na conta gratuita, e Pinterest na conta paga.

A grande vantagem de usar o Buffer, seja na conta gratuita ou paga, é a possibilidade de agendar várias postagens em suas redes sociais, sem precisar ficar preocupado(a) em atualizá-las diariamente.

#6 Crie conexão com sua lista de email com o MailChimp

marketing-digital-25

MailChimp (link afiliado) é um software de email marketing voltado tanto para blogueiros, pequenas empresas, como para grandes empresas.

Usamos essa ferramenta para gerenciar nossos cadastros de email, assim como enviar campanhas e definir sequências de emails automáticos.

Obs: O link afiliado acima garante a você um recebimento de US$ 30 de desconto assim que você passa do plano inicial grátis para qualquer plano pago.

#7 Use o Hotmart para vender seus infoprodutos

marketing-digital-26

Hotmart é uma plataforma para produtores e afiliados venderem seus produtos na internet.

Todos os cursos e produtos da Viver de Blog são comercializados através desta plataforma online, bem como o recebimento do pagamento.

Você pode utilizar o Hotmart não só para vender seus produtos, mas também os de afiliados, uma excelente maneira de ganhar dinheiro online.

#8 Emita notas fiscais com o Enotas

marketing-digital-27

Enotas (link afiliado) é um programa de emissão de notas eletrônicas, totalmente integrado com o Hotmart.

Usamos essa ferramenta para emitir de forma praticamente automática nossas notas fiscais.

Essas são apenas algumas entre muitas ferramentas utilizadas no Marketing Digital.

Caso queira conhecer muitas outras para alavancar seu negócio ou blog, baixe nosso eBook de Ferramentas de Marketing Digital.

» Quero baixar grátis o eBook com as 87 extraordinárias ferramentas de marketing digital!

5 previsões para o Futuro do Marketing Digital

O Marketing Digital veio para ficar. Alguém ainda duvida disso?

Porém, você realmente acredita que as estratégias para atuar com sucesso no mundo online, que evolui constantemente, serão sempre as mesmas?

Certamente que não.

Todo empreendedor, digital ou não, tem o dever de se manter atualizado, sempre prestando atenção nas novas tendências.

Portanto, se você não quer ver seu negócio sumindo da internet em alguns anos, fique atento à essas tendências para o futuro do Marketing Digital.

Mobile Marketing: a internet na palma da sua mão

Pense em sair de casa sem seu celular. Você consegue? Difícil não?

A evolução dos smartphones nos abriu um mundo de possibilidades, onde podemos estar conectados 24 horas por dia. E de fato estamos até mesmo quando fazemos outras atividades, como assistir TV e ler jornais.

Com o uso massivo da tecnologia mobile, o movimento natural é termos cada vez mais conteúdo, seja em texto, seja em vídeo, sendo consumidos em formatos adaptados para mobile.

O aumento do número de smartphones está criando uma nova onda de consumo, não só de informação, mas de produtos e serviços também.

Portanto, se seu site/blog ainda não possui um tema responsivo, você está cometendo um grave erro.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, veja o infográfico “Mobile Marketing: o futuro do marketing através dos aparelhos móveis”.

Conteúdo gerado por consumidores

marketing-digital-30

Os conteúdos produzidos pelos próprios consumidores, como reviews de produtos, posts em mídias sociais e artigos em blogs, serão cada vez mais consumidos.

Outro fato importante: não basta apenas ouvir sua audiência. É preciso participar, responder comentários e sugestões. Produza conteúdos virais se quiser aumentar seu alcance e não ficar restrito apenas àqueles que já conhecem seu trabalho.

Marketing de conteúdo nunca sairá de moda

marketing-digital-31

O interesse por consumir conteúdo de qualidade e passar a evitar o marketing de interrupções só tende a aumentar entre os consumidores.

Porém, conteúdos visuais, como vídeos e infográficos, que são mais facilmente consumidos, vão conquistar a preferência dos usuários na web.

Quanto mais criativos e fora do padrão, mais interesse irão gerar. E se forem feitos de forma cada vez mais rápida, mas sempre com qualidade, melhor ainda.

A base do Marketing Digital está na coleta de dados

marketing-digital-32

O Marketing Digital mistura arte e ciência, dados concretos e emoção.

Nenhuma estratégia eficaz é baseada apenas em intuições, mas sim em métricas e análises, já bem mais facilmente obtidas na era do Marketing Online.

No entanto, o segredo estará em unir os dados coletados, como números de cliques, de emails cadastrados, de como os usuários gastam seu tempo em seu site e a partir disso conseguir criar estratégias para alcançar essas pessoas.

Descobrir como é o comportamento do consumidor e fazer uma conexão emocional através de conteúdo, design e mídias sociais, baseado naquilo que foi coletado em estudos. Além de usar as técnicas de Copywriting de maneira mais eficiente.

Esse é o segredo.

DESCUBRA OS SEGREDOS DA ALQUIMIA DA MENTE

Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Quero acesso ➜
Transforme sua vida com insights semanais sobre Mentalidade, Maestria e Marketing

Conclusão: você está pronto para atuar no novo mundo do Marketing Digital?

O Marketing Digital abriu as portas para que muitos pequenos empreendedores, com orçamentos mais modestos, pudessem conquistar seu espaço no mercado.

Um avanço, principalmente para o mercado consumidor, que tem à sua disposição produtos e serviços de maior qualidade e com preços mais competitivos.

Porém, para o empreendedor digital, esse também pode ser um obstáculo, já que com os custos de administração mais baixos, a concorrência tende a ser maior.

Outro desafio encontrado no mundo do Marketing Online é a gestão de múltiplos canais de comunicação, como blog, email, redes sociais diversas, chat e outros.

Isso sem falar nas mudanças de algoritmos em buscadores como o Google ou de regras nas próprias redes sociais.

Sei que, ao colocar dessa forma, o cenário não parece promissor.

Mas garanto a você que é.

E todo investimento do seu tempo, para realizar seu sonho de construir um empreendimento digital, irá valer a pena.

Como em qualquer negócio, você precisará fazer a sua parte e mostrar seu empenho para sua audiência. E ela irá perceber!

O “novo marketing” está abrindo caminho para uma relação mais humanizada entre marcas e pessoas, onde cada consumidor será ouvido, tratado e respeitado da forma que merece.

De igual para igual.

Você está pronto(a) para dar à seu público tudo aquilo que ele merece? Se sim, seja muito bem vindo ao mundo do Marketing Digital!

E se você prefere conteúdos visuais, clique aqui embaixo para assistir o vídeo que está em nosso canal do YouTube:

Não deixe de fazer sua inscrição no nosso canal no YouTube para ver mais vídeos

Junte-se a mais de 250.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade